Page 1

Mostra 2014 Guia de conteĂşdos


realização

curadoria


SUMÁRIO

A magia do olhar 2 Apresentação comKids 3 Mostra comKids 4 Agradecimentos 5 Sessão comKids Pequenos 6 Sessão comKids Mundo 10 Sessão comKids 7 a 12 anos 13


A magia do olhar

É com alegria que o Sesc realiza a Mostra ComKids 2014, e, desse modo, reitera seu compromisso com a difusão de conteúdos audiovisuais de qualidade voltados ao público infantojuvenil. A Mostra contempla uma vasta produção audiovisual que contribuirá para a ampliação do universo cultural das crianças, adolescentes e adultos por meio da possibilidade de estabelecer um debate aberto e inovador sobre temas diversos, pertinentes à cultura da infância. Criar condições para que a criança e o adolescente manifestem suas ideias e opiniões é fundamental para fortalecer sua capacidade de leitura de mundo, a percepção das diferenças e, sobretudo, a formação do pensamento crítico. Sabemos que o audiovisual é uma linguagem artística dinâmica, cada vez mais presente nos tempos atuais, capaz de sensibilizar e despertar inúmeros olhares sobre questões contemporâneas. Então, é com prazer que convidamos o público para entrar nessa viagem, fruir a beleza e a poesia dos filmes da Mostra ComKids, que revelarão um universo sedutor, provocando a reflexão sobre questões da infância, mas, sobretudo encantamento. Sesc SP 2

Mostra comKids


Apresentação

O comKids é uma iniciativa para a promoção e a produção de conteúdos audiovisuais e digitais para crianças e adolescentes. Os espaços comKids trabalham a favor da infância, buscando uma abordagem especializada e um olhar cuidadoso a partir de visões contemporâneas dessa etapa da vida. Entendemos que ela é uma passagem singular na vida das pessoas, pautada pelo tempo presente e por toda a riqueza de possibilidades que traz consigo. ComKids é o amadurecimento de um trabalho de mais de 14 anos do Midiativa – o Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, em parceria com a Singular, Arquitetura de Mídia. Dentre as suas principais atividades estão o portal www.comkids.com.br, o festival ibero-americano e os seminários e mostras que nos inspiram na missão de criar espaços e pontos de encontro para premiar, fomentar e debater a produção infantojuvenil de qualidade.

Guia de conteúdos

3


Mostra comKids

Voltada para crianças e famílias frequentadoras das unidades Sesc, esta mostra comKids é mais um espaço gratuito de difusão de conteúdos audiovisuais de qualidade produzidos na América Latina e em diferentes pontos do mundo. Com o propósito de difundir novas produções, dá acesso democrático a elas. Acreditamos na força criativa das obras audiovisuais que revelam mundos desconhecidos, narrativas e personagens inspiradores para estimular as crianças a serem eles mesmos, em toda as suas potencialidades. Em três sessões especialmente pensadas para diferentes faixas etárias e para as unidades do Sesc, o comKids destaca tons e temas diversos para debate e entretenimento. Os conteúdos aqui reunidos estiveram entre os finalistas dos festivais de produção audiovisual promovidos pelo comKids nos últimos seis anos e foram destaque de outras premiações de relevância mundial no setor.

4

Mostra comKids


Agradecimentos

A edição 2014 da mostra comKids pelas unidades do Sesc São Paulo foi possível graças ao contínuo e amplo relacionamento que mantemos com produtores independentes, canais produtores de conteúdo, festivais nacionais e internacionais, fundações culturais e educativas, além - é claro - da importante parceria do Sesc, colaborador fiel dos eventos e festivais realizados pelo comKids e Midiativa. Graças a um trabalho de catalogação, atualização e curadoria realizado sobre nosso acervo audiovisual infantojuvenil, a equipe comkids realizou a produção da mostra, trazendo conteúdos atuais e de qualidade desse universo. Agradecemos também a disposição dos realizadores envolvidos em cada uma das produções audiovisuais, pela autorização do uso das obras a serem vistas nos espaços Sesc. Desejamos a todos um bom divertimento!!

Guia de conteúdos

5


Sessões

Sessão comKids Pequenos

Sessão comKids Pequenos Para crianças de até seis anos

Sessão comKids mundo Sessão comkids 7 a 12

6

Mostra comKids

Voltada para a primeira infância, essa sessão contém produções audiovisuais para crianças de até seis anos de idade. Histórias simples, cheias de desafios e lindos personagens. Belos contos, que estimulam a imaginação dos pequenos.


Brincando com a água – Neve Jugando con el agua – Nieve Dir. Juan Manuel Costa, Prod. Lucia Colombo, Pakapaka (Buenos Aires), Argentina, 2012, 2 min 40 seg, ganhador do Festival comKids 2013.

Lila e Nico são dois irmãos curiosos que brincam com diversos materiais, experimentando e construindo diferentes sistemas relacionados à água. O pássaro Enrique é quem acompanha os meninos, que se divertem em uma brincadeira na neve. A aventura os levará a encontrar um inesperado lago, escondido debaixo de uma grande iceberg.

Julieta de Bicicleta Dir. Marcos Flávio Hinke, Prod. Jaqueline M. Souza, Usina Audiovisual (Curitiba), Brasil, 2012, 10 min 31 seg, finalista do Festival comKids 2013.

Julieta é uma menina certinha, que gosta de tudo no seu devido lugar, meticulosamente calculado. O seu único medo é o inesperado. No dia de seu aniversário, ganha uma bicicleta e sai para passear pelo parque. Mas o inesperado está logo à frente, virando a esquina.

Guia de conteúdos

7


De conto em conto – O convite De cuento en cuento – La Invitación Dir. Makena Lorenzo, Prod. Lucia Colombo, Banda Aparte (Buenos Aires), Pakapaka, Argentina, 2012, 12 min 50 seg, premiado no Festival comKids 2013.

Um menino chamado Wang Li quer convidar um terrível dragão para o seu aniversário. Claro que é impossível fazer esse convite chegar até ele, explica sua mãe, pois em sua vila nenhuma pessoa tinha visto o dragão até então. Mas Wang Li não acredita, e decide ir, ele mesmo, ao encontro do dragão.

8

Mostra comKids

Hora da Yoga – Pati e Ani: com confiança Yoga para niños – Pati y Ani: con confianza Dir. Diana Rico e Richard Décaillet, Prod. 4direcciones audiovisual (Bogotá), SeñalColombia, Villegas Editores, Pakapaka, CNTV/ Colômbia, 2012, 7 min 53 seg, finalista do Festival comKids 2013.

Nessa série animada, oito vacas de diferentes raças praticam yoga. Um gato guru, flexível e indiferente, é o instrutor dos exercícios de yoga. No episódio, convida as crianças a praticar yoga com Paty e Ani, duas vacas artistas e artesãs. O amor que o mundo precisa está guardado no coração de cada um.


Trudi e Kiki

Sonhando passarinhos

Dir. Eva Furnari, Prod. Arnaldo Galvão, Um Filmes (São Paulo), Brasil, 2010, 7 min, premiado no Festival comKids 2011.

Dir. Bruna Carolli, Prod. Iberê Carvalho, Pavirada Filmes (Brasília), Brasil, 2011,12 min, finalista do Festival comKids 2011.

Uma menina e uma bruxinha da mesma idade trocam de famílias por acidente. Quando seus caminhos se cruzam, Trudi e Kiki se encontram com a divertida experiência que é conviver com gostos, hábitos e vidas bem diferentes.

Era uma vez uma menininha que olhava para o céu e nele enxergava a felicidade. Uma felicidade feita de sonhos, passarinhos e pregadores de roupa...

Guia de conteúdos

9


Sessão comKids mundo Para crianças e pré-adolescentes de sete a doze anos

Filmes infanto-juvenis japoneses, colombianos, brasileiros e uruguaios se revezam para nos apresentar os muitos matizes que existem no mundo, além de trazer também aquilo que nos aproxima.

10

Mostra comKids

Design Ah! Masakazu Sato, Japão, NHK, 2011, 15 min, finalista do Festival Prix Jeunesse Internacional 2012.

Design ah!, série de não ficção da TV pública japonesa NHK, apresenta para as crianças o conceito artístico e funcional do desenho industrial de objetos, mostrando como essas invenções criativas podem tornar a vida das pessoas mais prática, divertida e bela.


Migrópolis Karolina Villarraga, Carlos Smith, Hierroanimación, Señalcolombia, Colômbia (Bogotá), 2012, 7 min, premiado no Festival comKids 2013.

Tomi, um menino de origem colombiana, compartilha suas experiências com outras crianças que, como ele, foram viver em outro país. Assim, constroem um universo fantástico chamado Migrópolis. As vozes das crianças são resultado de um processo de entrevistas sobre as quais se constrói um mundo audiovisual de vivências e personagens.

O Velho Aquecedor El viejo calefón Tunda Prada, Lamano Estudio (Montevidéu), TNU, Uruguai, 2011, 09 min 40 seg, premiado no Festival comKids 2011.

Em uma casa normal, um acontecimento mágico ocorre: alguns utensílios de louça do banheiro se comunicam com o menino Mateo e pedem sua ajuda para que o velho aquecedor de água não morra de tristeza. Uma fábula sobre ecologia nos traz, ao longo da história, informações sobre a importância da água na vida de todos.

Guia de conteúdos

11


Minha Avó Mi Abuela Carlos Eduardo Smith Róvira, Hierroanimación (Bogotá), Colômbia, 2012, 8 min 8 seg, finalista do Festival comKids 2013.

Uma menina de sete anos passa um fim de semana na casa da sua avó, no campo. Ela está com medo da pele enrugada da avó e imagina a velhinha como se fosse uma grande árvore nodosa. A pequena terá que superar seu medo para estar perto da avó.

12

Mostra comKids

João, o galo desregulado Camila Carrossine e Alê Camargo, Buba Filmes (São Paulo), música Hélio Ziskind e Ivan Melo, Brasil, 2013, 10 min, finalista do Festival comKids 2013.

Musical que narra a história de João, um galo com um comportamento um tanto diferente, que chegou a ficar famoso por cantar na hora que bem queria. Foi surpreendido pelas mudanças no tempo e por uma inesperada transferência de morada. Porém, a vizinhança não imaginava a tristeza que a falta do galo causaria. Baseado em fatos reais.


Sessão comkids 7 a 12 Para crianças e pré-adolescentes de 7 a 12 anos

Alguns dos conteúdos mais interessantes e belos que participaram do comKids 2013. Uma mostra do que vem sendo produzido de conteúdos infantojuvenis de qualidade na América Latina dos dias de hoje.

O Gigante Julio Vanzeler, Luís da Matta Almeida, Igor Pitta Simões, Pilot Design, Zeppelin Filmes, Sparkle Animation, Abano Producións, Brasil/ Portugal, 2012, 10 min 30 seg, finalista do Festival comKids 2013.

Uma menina viaja no coração de seu pai, que é um gigante. E o coração dele é aberto precisamente para que possa abrigar toda a ternura que ele tem para dar a ela. Ela conhece a realidade através daquilo que o gigante lhe oferece, e dos desenhos que ele faz. Mas chega o momento em que ela quer conhecer a realidade por si mesma e traçar os seus próprios caminhos.

Guia de conteúdos

13


Menina Pimenta – Popular ou normal? Niña Ají - ¿Popular o normal?

Passe e Repasse - Providencia La Lleva Internacional – Providencia

Ximena Stahelin e Daniel Arce, Domo Animato e Ministerio de Tecnologías de la Información y las Comunicaciones, Colômbia, 2013, 2 min, finalista do Festival comKids 2013.

Claudia Bautista Arias, Claudia Patricia Rodríguez, Ministerio de Cultura de Colombia, Señalcolombia, Canal Pakapaka, Habitación 15, Universidad de Guadalajara, Canal 44, Funglode, Colômbia, Argentina, México e República Dominicana, 2011, 24 min, premiado no Festival comKids 2013 e do Festival Prix Jeunesse Internacional 2010.

Nina é uma menina de 13 anos que tem que lidar com seu peculiar coração: uma pimenta vermelha, daquelas bem apimentadas. O curta traz uma mensagem sobre autoestima e tolerância. Neste capítulo, ela se diverte entre seus desenhos quando um guaxinim aparece e descobre o potente efeito da pimenta.

14

Mostra comKids

Nesse reality de aventura e cultura, meninos e meninas conhecem lugares que nunca imaginaram, fazem novos amigos e aprendem a valorizar a riqueza da diversidade cultural de seus países. No episódio, Camilo nos mostra seu cotidiano e conta que quer estudar medicina.


Família Imperial 7 de Setembro Cao Hamburger, Gabriel Barros, Teo Poppovic, Renata Wolter, Primo Filmes, Globo Filmes, Canal Futura, Brasil, 2012, 24 min 40seg, finalista do Festival comKids 2013.

Iara é uma menina diferente, que gosta muito dos livros de história, tem roupas de brechó e discos de vinil. Encontra a Penteadeira Encantada, um móvel velho e misterioso através do qual conhece Lucrécia Imperial, sua tatatataravó. Mesmo separadas por 200 anos, as duas meninas têm o mesmo desejo: fugir de suas realidades, e fazem isso levando junto seus irmãos caçulas, Jonas e Alphonso.

Disque Quilombola David Reeks, Renata Meirelles e Gabriela Romeu, Ludus Videos e Estúdio Veredas (São Paulo).

Em Disque Quilombola, crianças do Espírito Santo conversam, de um jeito divertido, sobre as diferenças de se viver em uma comunidade quilombola e em um morro na cidade de Vitória. Por meio de uma brincadeira infantil, os dois grupos falam de suas raízes e revelam o quanto a infância tem mais semelhanças do que diferenças.

Guia de conteúdos

15


Equipe comKids Direção geral e editorial Beth Carmona Coordenação de comunicação Geraldo Leite Coordenação geral e editorial Vanessa Fort Coordenação administrativa Sandra Alves Revisão e edição Daniel Leite Giovana Botti Assistente de produção Ana Beatriz Gonçalves Leila Baesso Programação visual e design Thereza Almeida

16

Mostra comKids

Sesc – Serviço Social do Comércio Administração Regional no Estado de São Paulo Presidente do Conselho Regional Abram Szajman Diretor do Departamento Regional Danilo Santos de Miranda Superintendências Técnico-social Joel Naimayer Padula Comunicação Social Ivan Paulo Giannini Administração Luiz Deoclécio Massaro Galina Assessoria Técnica e de Planejamento Sérgio José Battistelli Gerências Ação Cultural Rosana Paulo da Cunha Adjunta Kelly Adriano de Oliveira Assistentes Rodrigo Gerace e Talita Rebizzi Programas Socioeducativos Maria Alice Oieno de Oliveira Nassif Adjunta Flávia Roberta Costa Assistentes Lucy Nobre Franco Estudos e Desenvolvimento Marta Colabone Adjunto Iã Paulo Artes Gráficas Hélcio Magalhães Adjunta Karina C. L. Musumeci Araraquara Daniel Eiji Hanai Adjunto Rafael Barcort Tintor Bauru Celina Kunie Tamashiro Adjunto Jorge Luís Moreira Belenzinho Marina Avilez Adjunta Patrícia Piquera Vianna Birigui Silvio Luis França Campinas Evandro Marcus Ceneviva Adjunta Vilma de Marchi Catanduva Luiz Roberto Kuschnaroff Adjunto Marcos Roberto Martins Itaquera Érika Mourão Trindade Dutra Adjunto Fabio Luiz Vasconcelos Osasco Ana Paula Malteze Adjunta Patrícia Dini Pinheiros Flávia Andréa Carvalho Adjunto Ricardo de Oliveira Silva Piracicaba José Roberto Ramos Ajunto Jonadabe Ferreira da Silva Pompeia Elisa Saintive Adjunto Sérgio Pinto Presidente Prudente Renata Cristina Salvador Adjunto João Roberto Vicentini Ribeirão Preto Hideki Milton Yoshimoto Adjunto Thomas Veras Castro Rio Preto Sebastião Eduardo Costa Martins Adjunta Fabíola Gaspar das Dores Santana Lilia Marcia Barra Adjunto Mario Fernandes da Silva Santo Amaro Claudia Darakjian Tavares Prado Adjunta Vania Rangel dos Santos Santo André Jayme Paez Adjunto Robson Silva Santos Luiz Ernesto Alvarez Figueiredo Adjunta Maracelia Ramos Teixeira São Carlos Mauro Cesar Jensen Adjunto Fabio Jose Rodrigues Lopes São José dos Campos Oswaldo Almeida Junior Adjunto João Omar Gambini Sorocaba Cláudia de Figueiredo Adjunta Nidia Regina Araujo Vila Mariana Oscar Rodrigues Filho Adjunta Denise Lacroix Rosenkjar

Folder mostra comkids 2014  

Folder informativo contando com informações sobre obras e produtores dos conteúdos que participaram da Mostra comKids 2014 realizada nas uni...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you