Page 1

Professora

Deputada Estadual

EDILZA FONTES

PT

13113

Caros amigos (as),

Minha história

É com imensa alegria que me apresento como candidata a deputada estadual, nas próximas eleições.

Vários motivos me levaram à decisão de almejar uma vaga na Assembleia Legislativa (ALEPA). Primeiramente, minha história me credencia a ser candidata. Possuo graduação em História pela UFPA (1982), Mestrado (1993) em História e Doutorado (2002) em História social pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente sou professora adjunta II da Faculdade de História da UFPA e membro da Associação Nacional dos Professores de História – ANPUH/PA.

Agora é Dilma - 13

Minha história pessoal se confunde com a do PT no Pará, onde já fui membro das executivas estaduais e municipais em vários períodos, logo, não poderia me candidatar por outro partido que não fosse o PT. Sou militante do PT desde 1982, e construi este partido junto com muitos sonhadores. Politicamente minha história se inicia por meio do movimento estudantil na UFPA, onde fui fundadora do Centro Acadêmico de História e primeira presidente eleita diretamente pelos estudantes - no início dos anos 80. Fui eleita em 1981 para o Diretório Central dos Estudantes - DCE. Participei do movimento de libertação dos Presos do Araguaia, da fundação da CUT no Pará, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, das campanhas da meia passagem, da luta pelo restaurante universitário da UFPA, participei de várias campanhas de eleição de reitores da UFPA - aprofundando a democracia nas instituições federais, da fundação da Comissão de Bairros de Belém, do Movimento de Mulheres do Campo e da Cidade, ajudei na organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará e da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior no Pará. Ainda na UFPA fui representante discente nos Conselhos Superiores da UFPA, coordenadora do colegiado do curso de História por

vários mandatos, chefe do departamento de História por duas vezes, do departamento de formação profissional da PROEX/UFPA e coordenadora do Campus de Capanema da UFPA. Fui assessora da FASE em Abaetetuba e lá trabalhei com os operários da construção civil de Barcarena e Abaetetuba, ajudei na fundação da CUT guajarina e na organização do PT na região. Fui da coordenação da campanha do Lula presidente em 89, 94 e 98. Ajudei na campanha do Edmilson Rodrigues em 1996 à prefeito, e tive o privilégio de assumir a Fundação Cultural do Município de Belém-FUMBEL por dois anos. Participei da coordenação da campanha da Ana Júlia ao senado em 2002, onde fui sua assessora até 2006, quando coordenei sua vitoriosa campanha política para o governo do estado. Assumi o cargo de Diretora Geral da Escola de Governo do Estado do Pará e a Coordenação do Planejamento Territorial Participativo no Pará – PTP. Foto:Professor Edson Ary - Reitor do IFPA, Presidente Lula, Fernando Cunha - Diretor do IFPA de Santarém e eu, recebendo a placa de inauguração do IFPA de Santarém.

Com a Força da História !!

CNPJ - Edilza Fontes - 12.170.937/0001-94 - Tiragem 60 mil exemplares

‘Frente Popular Acelera Pará’ - PT, PP, e PHS


Porque sou candidata a deputada estadual.

A defesa dos direitos dos movimentos sociais e da educação

É com meu currículo, que sinto forças para me candidatar a uma vaga na Assembléia do estado do Pará, minha história me credencia, uma história construída no campo da esquerda, forjada nos movimentos sociais e, me faz acreditar que tenho uma vida de dedicação às lutas sociais, que me incentiva a pedir o seu apoio e o seu voto. Sou mãe, mulher batalhadora e, é com a força desta história que credito a minha candidatura. Acredito no instrumento partidário, no PT como elemento construtor de políticas públicas, defensor da democracia, da participação popular e da transparência com verbas públicas e, é neste viés que nossa campanha será feita, falo nossa, pois não podemos realizar esse sonho sem a ajuda essencial de vocês, que são acima de tudo meus amigos.

Lutaremos incessantemente pelas políticas públicas na área da educação, sou apaixonada pelo magistério, amo o que faço do fundo de minha alma e, sei exatamente das necessidades e benefícios que a educação tem e trazem. Defenderei a ampliação do ensino técnico no Brasil. No Pará pretendemos fazer que nas escolas tenham um diálogo mais aberto e democratizado com o governo, qualificar nossos professores e servidores. Lutarei pela necessidade de segurança nas escolas, pela implantação de um plano de carreiras, cargos e salários, que valorizem acima de tudo nossos servidores. Me empenharei na defesa de políticas educativas e específicas para os índios, quilombolas e ribeirinhos e pela ampliação das escolas técnicas de ensino médio no estado. Foto: Reitor Carlos Maneschy, eu e Professora Marlene Freitas, Pró Reitora de Ensino da UFPa, em Audiência Pública no município de Capanema.

Esta foto foi da campanha de 1989, quando Lula foi ao segundo turno com Collor de Melo. A foto só foi autografada na campanha de Lula em 1994

Cultura

Na área da cultura, pretendo discutir a produção simbólica e cultural de nosso estado, defenderei a criação de mecanismos que garantam as manifestações artísticas e culturais, de quem não tem acesso às políticas públicas de cultura, incluindo as tradicionais.

sócio-digital, propor ações de revitalização, a m p l i a ç ã o , construção, manutenção e re-qualificação de Debaterei uma política de editais, que garantam culturais o acesso ao financiamento público, para segmentos espaços culturais, e buscarei implementar políticas de intercambio nas cidades. Procurarei políticas para qualificar entre os segmentos artísticos e culturais de nosso estado. gestores culturais e apoiarei uma política de Buscaremos nos aprofundar nas políticas de inclusão preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.

E-mail

2 Lorem Sit

edilzafontes@yahoo.com.br

Month 00, 0000

Twitter

@edilzafontes

Blogger

www.edilzafontes.blogspot.com


Deputado Federal

PT

Professor Mário

1350

Uma vida dedicada a lutas e realizações de sonhos.

Professor Mário é um homem que dedica sua vida a construção de um mundo no qual homens e mulheres possam viver de forma digna, respeitosa e democrática. Por isso, não hesitou em escolher o caminho das árduas lutas em defesa do povo do Pará e do Brasil e dedicar sua vida a essa construção coletiva.

Professor Mário é um paraense nascido em Belém. Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) e da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Professor Mário possui mestrado em Matemática pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Não se contentou Acredita que só com a oportunidade com a força do povo será que teve em acessar possível construir o país uma universidade. Por que realmente queremos. isso, dedicou sua vida Seguirá nesta às transformações que construção com Ana possibilitassem este acesso Júlia no Pará e Dilma a população, se engajou nas no Brasil, para impedir lutas em defesa do povo. retrocessos, para seguirmos com a acelerando nas mudanças Contribuiu que tem melhorado construção do Partido a vida de milhares de dos Trabalhadores e com homens e mulheres. a Central Única dos

Trabalhadores/CUT no Pará. Foi eleito reitor da Universidade do Estado do Pará (UREPA); foi vicepresidente da Associação Nacional dos Docentes das Universidades Federais (ANDES), presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará/ADUFPA., membro do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Presidente de Honra do Conselho Estadual de Educação no Pará. No Governo do Povo, em Belém, exerceu a função de Secretário de Administração e, no Governo Popular, no Governo de Ana Júlia foi Secretário de Educação. Como Deputado Estadual, criou a CPI do FUNDEF e apresentou a proposta de criação d o Estatuto da Juventude.

Com a força do Povo !!

Recentemente, foi condecorado com o Colar de Mérito Institucional do Ministério Público de Contas do Estado do Pará. Para o Professor Mário, não basta conquistas individuais, é necessário lutar coletivamente, conquistar vitórias que transformem a vida dos que mais precisam. Com a força do Povo e com Professor Mário Deputado Federal, Paulo Rocha Senador, Ana Júlia Governadora e Dilma Presidenta, o Pará e o Brasil continuarão acelerando rumo à construção do país que tanto sonhamos.

Campanha para Prefeito de Belém em 2008

CNPJ - 12.168.658/0001-96

Month 00, 0000 Lorem Sit 3


Prof. Mário – Deputado Federal 1350

Mudar a vida da população é nosso dever. E nessa grande batalha, a educação cumpre um importante papel de transformar sonhos em realidade. Mais do que experiência como gestor e parlamentar, Professor Mário sempre defendeu a educação pública de qualidade para todos e todas e manteve o compromisso com a construção de um novo sistema de ensino que seja libertador. Como Secretário de Educação no Governo Popular de Ana Júlia, garantiu importantes investimentos na estrutura física das escolas, criando espaços pedagógicos climatizados, como os laboratórios de informática, auditórios, biblioteca, além de implantar um novo modelo para as instituições educacionais paraenses.

Ta m b é m aumentou o investimento na qualificação e na melhoria das condições de trabalho dos servidores e servidoras da educação, por meio da realização do maior concurso público da SEDUC, e participou do inicio da construção do Plano de Cargos e Carreira dos Profissionais da Educação da secretaria. Professor Mário luta pelo ensino básico universal para garantir que cidadãos de todas as idades tenham acesso à educação, pois o desenvolvimento socioeconômico de um Estado só é possível se houver um processo continuo de aprendizado da sociedade. Com os recursos oriundos da exploração do présal, poderão ser realizadas obras de infraestrutura e valorização das unidades educacionais no interior do estado, proporcionando assim mais mão de obras qualificada, emprego e renda para a população.

Deputada Estadual

Professora

Professor Mário e o Ministro da Educação Fernando Haddad

Conheça algumas das principais propostas do Professor Mário para a educação: • Investir no ensino infantil com a criação de creches e pré-escolas em todo o Estado. • Investir em ensino profissionalizante, instalando ao menos uma Escola Técnica em cada uma das 22 microrregiões do Estado. • Ampliar o financiamento de número de bolsas de estudos para mestrado, doutorado e pós-doutorado. • Intensificar a qualidade da educação com o objetivo de diminuir o número de analfabetos no Estado, que representa 11% da população paraense. • Projetos que eliminem o analfabetismo nos próximos 5 (cinco) anos utilizando recursos oriundos do Fundo do Pré-Sal para a educação. • Dar continuidade ao crescimento do número de estudantes na rede estadual. Em 2009, o Pará registrou um aumento de 58% no número de matrículas no Ensino Fundamental.

PT

Deputado Federal

EDILZA FONTES PROFESSOR MÁRIO

13113

4 Lorem Sit

1350

Frente Popular Acelera Pará - PT, PR, PSB, PC do B, PP, PDT, PTB, PSC, PRB, PV, PHS, PTC, PT do B e PTN

Month 00, 0000 Para o Brasil Seguir Mudando” - PT, PMDB, PDT, PSB, PR, PC do B, PRP, PTN, PSC e PTCPTN, PSC e PTC.

Frente Popular Acelera Pará - PT, PR, PSB, PC do B, PP, PDT, PTB, PSC, PRB, PV, PHS, PTC, PT do B e PTN

Jornal informativo digital  

Uma materia falando sobre professor Mário, nosso deputador estadual 1350

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you