Page 1


comece Coletivo de Mocidades Espíritas do Ceará

Somos um grupo de jovens de diferentes Centros Espíritas do Ceará, que juntos planejamos e executamos ações voltadas para maior integração e protagonismo da juventude espírita.


histórico O início... O COMECE foi criado em 2016 como sugestão da CIJ (Coordenação da Infância e Juventude do Ceará). A proposta era para que esse grupo de jovens, escolhidos por demonstrarem o perfil de protagonistas no Movimento Espírita, organizassem o MOARJE (Momento da Arte Juvenil Espírita) voltando, assim, a responsabilidade desse evento para as mãos dos jovens.

A XVI edição do MOARJE foi um grande desafio para o grupo, mas com certeza, um momento único para nós e para o M.E. Juvenil do nosso Estado. Após as 4 edições desse evento, planejado e executado totalmente por jovens de diversas Casas Espíritas, nosso sentimento de responsabilidade só aumenta, nos incentivando a dar início e continuidade aos projetos voltados à divulgação da Doutrina Espírita.

Desde 2016, o grupo vem se firmando, ampliando suas ações afim de aumentar no jovem espírita o sentimento de autonomia e responsabilidade para com a renovação da humanidade.

e ainda temos um longo caminho de trabalho...


MissĂŁo

Fortalecer e integrar o Movimento EspĂ­rita Juvenil.

Objetivo Geral

Incentivar o protagonismo juvenil, estimulando o jovem a se perceber como um ser consciente, crĂ­tico e participativo no mundo.

Valores

Autonomia, solidariedade, caridade, gentileza e companheirismo.Â


nossas atividades MOARJE

Desde de seu surgimento o COMECE vem aumentando sua atuação, sendo responsável atualmente, pelas seguintes atividades em parceria com a CIJ:

MOmento da

Arte

j uvenil

ESPÍRITA

Também conhecido como MOARJE, é um evento realizado por diversas mocidades espíritas do Ceará. Nele a arte, feita por jovens, é a grande atração. As apresentações de teatro, música, dança, entre outras, são os recursos para falarmos da Doutrina Espírita de um jeito emocionante e encantador.

Foto: Jáder Soares(2018)  


A partir das doações arrecadas na compra dos ingressos do MOARJE, realizamos uma visita a um abrigo necessitado desses recebimentos. A ideia é que nós, juntos com a juventude, possamos colocar nossas mãos em ação, aproximando-nos de realidades diferentes das nossas.

Juventude ESPÍRITA

do Ceará

O FOJECE é um encontro, normalmente realizado durante o EMECE (Encontro de Mocidades Espíritas do Ceará), onde nos reunimos com todos os jovens participantes do evento e fazemos dinâmicas, reflexões sobre o papel do jovem espírita, compartilhamos experiências afim de fortalecer a ação do jovem no M.E.

VISITAS

FOJECE

ATIVIDADE SOCIAL

Visita a abrigos

fórum da

PARTICIPAÇÕES

especiais

Também realizamos algumas participações especiais em mocidades e eventos espíritas. Falamos sobre o COMECE, nossas experiências dentro das mocidades, no M.E., a importância da atuação do jovem; entre outros temas.


ATIVIDADES SOCIAIS

FOJECE

VISITAS

Fotos: Mateus Monte (2019)  

Foto: Débora Monte (2019)  


REDES SOCIAIS

Divulgação DA DOUTRINA

Espírita

Através do nosso perfil nas nossas redes sociais fazemos postagens semanais divulgando o Espiritismo a partir da visão jovem da Doutrina. São posts que visam levar conhecimento e unificar o movimento espírita juvenil. Além dos temas doutrinários, compartilhamos eventos para jovens e adultos, dicas de projetos espíritas que estão sendo produzidos no Brasil, assim como as atividades semanais das mocidades do nosso Ceará. Atualmente, atuamos no Instagram (@comece_juventude), no Facebook e no YouTube (COMECE XOU).


organograma Coordenação geral

Coordenação

Coordenação de

Coordenação da

financeira

Gestão de Pessoas

Comunicação


responsabilidades das coordenações Coordenação Geral: Acompanhar as atividades das coordenações e as ações de responsabilidade do grupo, a fim de se certificar que tudo está caminhando como esperado; Conciliar interesses e opiniões divergentes; Propor ideias com objetivo de solucionar problemas atuais e futuros.

Coordenação financeira: Captar recursos com o objetivo de custear a realização de eventos e novos projetos; Fazer a prestação de contas quando necessário.


Coordenação de

Coordenação da

Gestão de Pessoas

Comunicação

Organizar as reuniões, presenciais e online; Realizar o controle de assiduidade dos participantes; Responsabiliza-se pela realização de formações com base no evangelho para os membros do Coletivo; Acompanhar e acolher os novos participantes do grupo, no processo de adaptação; Ser um ponto de apoio e suporte para todos os membros do COMECE.

Planejar e construir o calendário das postagens do Instagram (feed e stories); Administrar e gerir as redes sociais do COMECE, de acordo com o calendário. Analisar o alcance das publicações e fazer com que tenham sempre mais visualizações e interação; Responsabilizar-se pela realização das artes de divulgação das atividades. Intermediar o contato com as pessoas que solicitarem nossa participação em determinado evento.


Pré-requisitos para a entrada de novos membros

Acordos de convivência e trabalho

- Participar de alguma Mocidade Espírita; - Ter entre 15 à 25 anos; - Ser atuante no Centro e no Movimento Espírita; - Ter uma flexibilidade de horários no final de semana.

- Ser proativo; - Ter assiduidade nas reuniões do grupo, participando pelo menos de 60% das reuniões no semestre; - Estar ligado a alguma Casa Espírita; - Participar das formações propostas pela CIJ e pelo movimento espírita em geral; - Cumprir os deveres das coordenações; - Ser interativo no grupo do Whatsapp, manifestando-se e respondendo as questões quando necessário.

Caso o/a jovem se enquadrar nos pré-requisitos acima, ele/ela passará por um período de adaptação/estágio por 3 meses, para ser avaliado sua postura, integração com a equipe e disponibilidade.


membros Oiii, meu nome é Amanda e tenho 16 anos, sou integrante do comece e dentro do coletivo fico no setor de Gestão de Pessoas, além disso, faço parte da MEPE (mocidade espírita Paulo e Estevão). É isso galerinha, tamo juntooo !

HEY PESSOAL, me chamo Débora Monte , sou estudante de Turismo e tenho 20 anos. Desde criança participo da Associação Espírita Vidal da Penha, lá faço parte da equipe da evangelização infantil, da comunicação e da Mocidade ViP \õ/ Aqui no COMECE, ajudo a Coordenação da Comunicação e sou a Coordenadora Geral.


E ai galera! Eu me chamo Leonardo Monte , tenho 23 anos e sou um grande amante das artes e das pessoas. Atualmente frequento a Associação Espírita Vidal da Penha e aqui no COMECE estou como Coordenador de Gestão de Pessoas, dando suporte em todas os setores do coletivo e me esforçando para manter o bem-estar de todos.

Oi, galera! Meu nome é Natália Andrade , tenho 23 anos e curso Letras. Amo estar em contato com a natureza e o trabalho voluntário e amo mais ainda, o espiritismo que me proporciona tudo isso! Sou do Grupo Espírita Renascendo com Jesus – GERJ, onde faço parte da mocidade e atuo como evangelizadora da infância. No COMECE faço parte da equipe de Gestão de Pessoas e Financeiro.


Olá, me chamo Ohanna Maria . Tenho 19 anos, sou estudante do 2° semestre de gestão de políticas públicas. Frequento a Sociedade Espírita do Maracanaú (Soesma) onde atuo na mocidade, evangelização e no grupo espírita de arte (Gearte). Faço parte no Comece da Coordenação financeira. Meu nome é Orlanna Shelsea , tenho 21 anos, e estou me formando em Pedagogia. Eu faço parte da Mocidade Espírita Nova Geração (MENGE), do Grupo de Estudos Artísticos do Espiritismo (GEARTE), também participo de um trabalho de palhaços voluntários (Grupo Fantasia) e sou evangelizadora. No COMECE, estou também responsável pela comunicação.


Olá, meu nome é Sarah , tenho 24 anos, sou estudante de Letras e frequento a Associação Espírita Vidal da Penha, casa que me acolhe há um tempinho e pela qual nutro um enorme bem-querer. Participar do Comece é lembrar que sempre há trabalho a ser feito e que a ação coletiva é valiosa ferramenta para a realização de nossos objetivos. Aqui, atuo na Coordenação de Gestão de Pessoas e trabalho com pessoas incrivelmente lindas e competentes.


nossos contatos Nos acompanh nas seguintes redes sociais fiqu por dentro do qu estamos produzindo. També aproveit para deixar um comentário, sugestão o crítica.

@comece_juventude

COMECE XOU

COMECE - Coletivo de Mocidades Espíritas do Ceará

(85) 98792-1224 o (85)984056927


gratidão S2 #AvanteJuventudeEspírita


Profile for comece_juventude

Portfólio do COMECE - Coletivo de Mocidades Espíritas do Ceará  

Esse portfólio foi produzido com o objetivo de compartilhar os ideais do COMECE, suas ações, o seu modelo de organização e as pessoas que c...

Portfólio do COMECE - Coletivo de Mocidades Espíritas do Ceará  

Esse portfólio foi produzido com o objetivo de compartilhar os ideais do COMECE, suas ações, o seu modelo de organização e as pessoas que c...

Advertisement