Page 1

pedalando

Edição da Primavera


Expediente Publicação editada pelo setor de marketing e comunicação da Celepar (COMAC). Jornalista responsável: Eloir José Sbalqueiro. Equipe: Fotografia: Marcia Midori, Arquivo Celepar e Funcel. Redação: Eduardo Pampuch, Marcelo Vicente Dacól e Rafaela Sinderski. Projeto Gráfico, Diagramação e Editoração: Isabela Steenboch e Rafael Caneparo. Produção: Isabela Steenboch. Colaboradores: Isis de Fátima Biscaia, Jonsue Trapp Martins, Jony Alexandre Pires, Luis Claudio Brito Patricio, Nicole Coradin, Paulo Farias, Paixão Junior e Tania Mara Vostoupal. Periodicidade: trimestral.


Programa de qualidade de vida Preocupada com o bem-estar dos seus empregados a Celepar implantou o Programa de Qualidade de vida no Trabalho (QVT), com o objetivo de estimular as pessoas a adotarem hábitos saudáveis. Para incentivar o uso do transporte alternativo várias ações foram implementadas com a perspectiva de prevenção e promoção da saúde dos empregados e familiares.

Em setembro de 2012 foi lançado o Projeto Mobilidade Sustentável. Uma ação em comemoração à Semana Nacional de Trânsito e ao Dia Mundial Sem Carro.

Foram realizadas palestras, oficinas, passeios ciclísticos, reforma dos vestiários além da construção de um novo bicicletário. Melhorias estão continuamente sendo programadas.


Retrospectiva dos passeios A Fundação Celepar (Funcel), através da sua coordenação de esportes realiza o Circuito Funcel de Cicloturismo. Dividido em 4 etapas: primavera, verão, outono e inverno, o evento nasceu com o objetivo de promover a integração de empregados, familiares e amigos, criar conexão com a cidade, promover a bicicleta como transporte, educar e conscientizar ciclistas e motoristas.

Criada em 2013, a iniciativa fez a agradável união entre exercícios e confraternização.

Os celeparianos e suas famílias puderam passear por toda Curitiba de forma sustentável, aproveitando a natureza, como os bosques e parques da cidade.


A 2ª etapa de 2014 aconteceu no dia 5 de julho, o trajeto até o Bosque de Portugal compreendeu 9,5km na ida e 9km na volta, com o total de 18 km.

O passeio contou com lanches ao longo do caminho, para dar força aos participantes, e uma refeição ao retornar ao Espaço Greca. Segundo o coordenador de esportes, Paulo Farias Paixão Junior, “a ideia era reunir as pessoas que pedalavam e juntá-las em um evento que tivesse mais etapas”.

Outra vantagem do Circuito Funcel foi a parceria com a KuritBike, em que o associado que não tivesse bicicleta poderia alugar uma. O passeio também ajudou Paixão a desenvolver o hábito de utilizar esse transporte prático e saudável. Após a primeira etapa, o coordenador comprou a sua bicicleta. “Agora, faça chuva ou sol, eu venho de bicicleta trabalhar”, completa.


Mapa dos ciclistas e bike anjos da Celepar

Para saber mais sobre o mapa, clique aqui e tenha acesso ao link.


Parceiros Confira uma relação de parceiros e lojas de bikes e acessórios próximas à Celepar: KuritBike VeloClub Agência Bicicleta Bicicletaria Cultural Funcel Convênios: A Funcel possui convênio com duas lojas de bikes. Em breve mais novidades. Hunger Bikes Bike Sul

Sugestões Tem alguma dica ou sugestão para a revista Pedalando? Encaminhe e-mail para comac@celepar.pr.gov.br


´

Servico mEdico s

Qualidade de Vida – Ser Humano Integral Manter uma vida equilibrada é primordial. Diante das adversidades do dia a dia, esquecemos que hábitos saudáveis devem ser preservados mas, também podem ser adquiridos. Para isso:

Tenha uma alimentação saudável e beba muita água; Mantenha horários regulares de sono; Busque equilibrar momentos com a família, trabalho, lazer, estudos e prática de exercícios; Dedique tempo para você mesmo; Identifique o que lhe causa desconforto e procure ajuda; Mantenha seus exames periódicos ocupacionais em dia.

A Celepar disponibiliza uma estrutura e um rol de benefícios que apoiam os empregados e seus familiares, compartilhando essa busca por uma vida com qualidade. Para quem gosta de ciclismo, a dica é realizar uma avaliação médica, buscando adequar a prática às suas necessidades e limites. Consulte seu médico assistente ou procure a Clínica de Saúde Ocupacional da Celepar para receber orientações.

Clínica de Saúde Ocupacional: 3336-8024.


A Celepar está buscando melhorar continuamente a infraestrutura para oferecer maior conforto e praticidade para os empregados que utilizam a bicicleta como transporte alternativo.

Dois bicicletários estão disponíveis no estacionamento da sede da companhia oferecendo vagas aos ciclistas, um situado na curva e outro na garagem privativa. A Funcel oferece vestiário aos associados com armários e chuveiros.

Envie suas sugestões, fale com a equipe GLI/COINF ou acesse a sua intranet e clique em ‘‘Fale com a GLI’’.


Jonsue Trapp Martins: “Desde outubro de 2011 venho trabalhar praticamente todos os dias de bike e também utilizo para me deslocar para a academia na hora do almoço, totalizando 20 km diários. Faço parte de vários grupos de pedais, como o de Santa Felicidade, Norte e Escadaria, bem como do Cicloturismo da Funcel, também participo de competições de mountain bike. Meu filho, João Vicente, de 5 anos, também segue os meus passos, participando do campeonato infantil de bike. Acredito que a bike ajuda muito no condicionamento e disposição física”.

Depoimentos

Jony Alexandre Pires: “Após Após incorporar o uso da bike no meu dia a dia, ganhei mais qualidade de vida. Levo 40 minutos para chegar no trabalho quando estou de carro, já de bike eu chego em 20minutos. Outro benefício é a integração com o pessoal da empresa, principalmente nos passeios realizados, além de descansarmos a mente enquanto pedalamos. Pedalar é fácil, é divertido”.


Revista Pedalando - Edição de Primavera  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you