Issuu on Google+


Horários Entrada e Saída Ensino Médio 6h30 abertura do portão para entrada dos alunos; 6h55 aviso de que a 1ª aula começará em 5 minutos; 7h00 início da 1º aula; 12h45 saída; 13h40 aviso que a 1ª aula começará em 5 minutos; 13h45 Início da aula; 14h30 Início da 2ª aula. Não é permitida a entrada após esse horário.

Atrasos hegaram nos que c lu a s o ra a lp ula; 7h15 sina arem em a tr n e 0 0 h 7 após 2ª aula e ra início da a p l a hegaram n si 7h45 nos que c lu a s o d a orário, entrad ois desse h p e D . 5 1 h ada. após 7 itida a entr rm e p is a m não é

Pontualidade é assunto sério, sinal de respeito pela classe e pelo professor. Vamos tentar cumprir os horários. 3


Atrasos, faltas e saídas Atrasos de início de período Qual é o limite máximo de atrasos?

O aluno pode se atrasar 3 vezes por bimestre. Sendo que, ao final de cada bimestre, estes atrasos são zerados.

Posso entrar na escola após a segunda aula?

Não. No início do período, só poderão entrar em sala os alunos que chegarem antes do início da 2ª aula.

Qualqu er dúvid a quanto à entrad a fora do horário regular ou falta s, favor en trar em contato com o Setor de O.E.

Atrasos entre as aulas Será considerado atraso se eu já estiver na escola e entrar na sala depois do professor? Sim. Os atrasos entre as aulas são registrados juntamente com os de início de período. O aluno sempre deverá estar na sala de aula antes do professor.

Por que não posso me atrasar?

Porque o atraso pode prejudicar a qualidade da aula.

Faltas Devo avisar a escola sobre minhas faltas?

Sim. Lembre-se de que as faltas, principalmente nos dias de V.A. ou qualquer avaliação, precisarão ser justificadas, por escrito, pelo responsável ou através de atestado médico.

Precisei faltar e perdi a matéria. O que eu posso fazer?

Você pode entrar em contato com seus colegas, checar o A.E., se atualizar sobre tudo o que foi dado e as lições perdidas. Crie este hábito sempre que faltar.

E se eu faltar na prova bimestral?

Você precisa fazer a prova substitutiva que ocorrerá na data prevista no calendário da semana de provas. Deverá também fazer o pedido formal na tesouraria e pagar a taxa estipulada. É recomendável que entre em contato com o setor de O.E. no dia da falta.

Saídas

Como faço se precisar sair mais cedo?

Seus responsáveis devem encaminhar para o Setor de O.E., por e-mail ou escrito de próprio punho, um pedido de saída antecipada. É interessante programar a saída entre as aulas, evitando assim que essas sejam interrompidas. 4


Uniformes O uso do uniforme é obrigatório?

Sim. Todo aluno matriculado deverá estar devidamente vestido com o uniforme adquirido na loja indicada pelo Colégio, inclusive o cachecol. Não é permitido nenhum tipo de vestimenta comprada fora de tal loja.

Por que preciso usar o uniforme escolar?

Usando o uniforme você não precisa pensar no que vestir, não há desfile de moda e assim fica claro que não há distinção e estamos todos envolvidos no mesmo processo de ensino/aprendizagem.

Posso fazer alguma modificação no uniforme?

Não! O uniforme deverá estar completo e sem qualquer tipo de customização.

Há alguma exigência quanto ao calçado?

Sim. Faz parte do uniforme o uso de tênis. É mais seguro.

Outras recomendações O gorro do Colégio poderá ser usado somente pelos alunos da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental I. O short-saia e o vestido poderá ser usado até o 5º ano do E.F. I.

Recomendações para Educação Física

Usar tênis adequado para a prática esportiva. Proibido o uso de Nike Shox e All Star. Uniforme sempre adequado conforme a estação do ano. Não são permitidos brincos, pulseiras, colares, relógios, anéis e demais acessórios durante a prática esportiva. Cabelos compridos devem estar sempre presos. Inclusive a franja.

Recomenda-se colocar nome, ano/série e turma em todas as peças de uniforme.

5


Saúde O que devo fazer quando tiver algum mal estar dentro da escola? Procurar o Setor de O.E. para que sejam tomadas providências.

Vocês irão me medicar?

O Setor de O.E. entrará em contato com seus responsáveis para saber quais providências tomar. Muitas vezes, é necessário que o aluno volte para casa. O aluno com temperatura acima de 370C não deverá permanecer na escola.

E se eu precisar de algum medicamento?

O Colégio disponibiliza Tylenol e Atroveran para casos excepcionais de dores de cabeça ou cólicas; poderão ser ministrados somente com a autorização do responsável.

Tem um remédio que eu tomo sempre. A escola pode comprar para mim?

Não. A escola não se responsabiliza pela compra de medicamento por solicitação do responsável ou aluno. Para sua segurança, também não poderá autorizar que o aluno saia para comprá-lo. A escola também não se responsabiliza por guardar medicamento pessoal do aluno.

Qual o problema em tomar um remédio qualquer?

Deve-se evitar a automedicação. Nenhum medicamento é totalmente seguro ao organismo. O uso indevido de certas substâncias, apesar de ser comum, pode acarretar diversas consequências, como reações alérgicas, intoxicações e até mesmo a morte. A medicação inadequada pode também mascarar os verdadeiros sintomas de doenças mais graves.

Mantenha sempre atualizada a ficha médica do seu filho.

6


Estudos Verificação de Aprendizagem (V.A.) O que é Verificação de Aprendizagem?

A Verificação de Aprendizagem (V.A.) é importante instrumento para acompanhamento do processo de ensino/aprendizagem. Poderá ser aplicada em diversos momentos e formas.

Como me preparo para a V.A.?

Você não deve pensar em se preparar para a V.A.. Precisa fazer um trabalho contínuo, realizando as tarefas com qualidade, corrigindo-as, participando ativamente das aulas e realizando um estudo constante. Dessa forma estará sempre em dia com a matéria.

Qual é a importância da V.A.?

Com ela, os pais, alunos e professores conseguem acompanhar o desempenho do aluno através dos erros e acertos. Os responsáveis serão comunicados através das ocorrências toda vez que o aluno receber uma V.A.

Lição de casa Meus pais podem me ajudar quando tiver dúvidas na lição de casa? Não. Em caso de dúvidas ou erros na lição, você deverá listá-las e escrever suas tentativas, para que nossos professores possam ajudá-lo.

O que acontece se eu continuar com dúvidas, apesar de estar seguindo as orientações dos professores?

Procure seu professor, ele poderá orientá-lo novamente ou atendê-lo nos horários de plantão, ou reforço.

ção de casa A qualidade da li processo de é fundamental no gem. Os alunos ensino/aprendiza te orientados em são frequentemen como realizá-la.

7


Estudos Atendimento extra Como vou saber que preciso de reforço?

Os professores estão sempre atentos às dificuldades dos alunos, e a escola disponibiliza horário para atendimentos extras.

Recuperação

Qual é a média para ficar de recuperação?

O aluno que atingir média inferior a 6.0 deverá realizar a recuperação paralela.

Como é feita a recuperação?

As aulas de recuperação acontecem no período regular de aula e durante o bimestre. Os professores montam um projeto específico, conforme a necessidade do aluno e combinam diretamente com ele como será realizada a recuperação.

E a recuperação de final de ano?

Caso não seja atingida a média anual de 6.0 o aluno deverá frequentar a recuperação final que acontecerá no período estipulado no calendário escolar. Os horários estarão disponíveis no site do Colégio e nos murais da escola. Estará retido o aluno que não atingir a média mínima em mais de 3 componentes curriculares, nesse caso recomenda-se que a família entre em contato com o setor de O.E. para maiores esclarecimentos, inclusive sobre vista de provas, revisão, reconsideração ou outros possíveis assuntos.

Materiais Posso receber o material que esqueci em casa?

Achados e Perdidos

Os objetos encontrados nas dependências da escola ficam nos “Achados e Perdidos” por 30 dias. Após esse período, serão doados.

Responsabilidade é assunto sério, precisamos desenvolvê-la desde cedo. É importante o aluno se organizar para não esquecer materiais em casa. A portaria não está autorizada a receber nenhum tipo de material de estudo do aluno.

Devo levar objetos de valor?

É importante conscientizar-se sobre quais objetos são adequados para serem levados à escola. Evite objetos de valor, pois a escola não se responsabiliza pelos mesmos. Muito cuidado com objetos que oferecem dano físico.

Posso usar o celular na escola?

O celular deve estar guardado e desligado durante o período de aula. Porém, durante a prova, nem dentro da sala ele deverá ficar. 8


Comunicação entre pais e colégio Site - www.colegiovertice.com.br Serão fornecidos login e senha para acesso à área restrita aos pais e alunos. É recomendável que a família crie o hábito de checar frequentemente o site e o e-mail para manter-se informada.

E-mail É importante acessar o e-mail e site?

Sim, pois o e-mail do aluno e o site do Colégio são importantes meios de comunicação entre família e escola. Devem ser consultados semanalmente.

E-mail do aluno

No site do Colégio, através de senha enviada pelo correio. Nele os responsáveis acessam as ocorrências e recebem os comunicados, agenda de atividades e convites para eventos.

oe_medio@colegiovertice.com.br

É com ele que os pais entram em contato com o segmento no qual o filho estuda.

Facebook - www.facebook.com/verticecolegio Neste canal, os pais ficam por dentro das principais novidades que acontecem no Colégio e podem conferir as notícias mais relevantes da área da Educação.

Informações pessoais Como faço para atualizar os meus dados?

Sempre que necessário, você poderá ligar no Colégio para fazer atualizações pessoais. Mantenha atualizados também outros possíveis contatos que não os responsáveis diretos.

Muitas situações de desgaste podem ser evitadas se estivermos bem informados!

9


Atendimento telefônico PABX: 5533-5500, em seguida disque: 0

Secretaria e informações gerais

1

Tesouraria

2

Setor de Orientação Educacional da Educação Infantil e 1º ano Fundamental

3

Setor de Orientação Educacional do 2º ao 5º ano Fundamental.

4

Setor de Orientação Educacional do 6º ano Fundamental ao Ensino Médio

5

Espaço Cultural Ou aguarde para ser atendido.

Em qualquer situação não informada neste manual ou dúvida, entre em contato com o Setor de O.E. através do telefone 5533.5500, e-mail: vertice@colegiovertice.com.br, ou procure as informações disponíveis no site da escola. O conteúdo deste material também poderá ser encontrado no site do colégio, dentro da área restrita: www.colegiovertice.com.br

10


Rua Vieira de Morais, 172 – Campo Belo – São Paulo/SP – CEP 04617-000 – Fone: 11-5533-5500 E-mail: vertice@colegiovertice.com.br - Site: www.colegiovertice.com.br


manual-de-oe_ensino-medio_2014