Page 1


Horários

TARDE

MANHÃ

Entrada e Saída Educação Infantil e 1º ano 7h10 abertura do portão 7h30 início das aulas 12h saída 13h10 abertura do portão 13h30 início das aulas 18h saída

Atrasos e faltas

Alunos do Alfa II e 1º ano do Ensino Fundamental deverão chegar até o início da aula do período, isto é, manhã: 7h30; tarde: 13h30. Após este horário será considerado atraso. O aluno terá direito somente a três atrasos por bimestre, pois no quarto atraso não poderá assistir às aulas do período. Os pais receberão um comunicado em cada atraso, onde haverá a informação sobre o 1º, 2º e 3º atrasos. Nesse último, haverá o aviso de que, no quarto atraso, o(a) filho(a) estará impedido(a) de assistir às aulas do dia. Enfatizamos que a pontualidade do(a) aluno(a) nessa faixa etária depende do compromisso dos pais com as normas do Colégio.

Lembre-se: Respeite o horário de entrada, pois, todo início de período é reservado para atividades de socialização, importantes para a integração do aluno em seu grupo. Sendo pontual, a criança exercitará a responsabilidade e, também, terá tempo de se preparar para a rotina do dia. 3


Adaptação Como será a adaptação da criança na escola?

A adaptação será realizada de forma tranquila. O responsável poderá entrar com o aluno no Colégio e esperar na biblioteca, caso a criança chore. Pedimos a colaboração dos pais para não permanecerem na sala de aula, quando for necessária a sua presença na escola.

Se a criança chorar muito, o que devo fazer?

Caso a criança chore muito, ela poderá ser dispensada antes do término do período.

Rotinas do Colégio Biblioteca

Semanalmente haverá uma aula na biblioteca. O dia desta aula será determinado e avisado para cada turma.

A criança poderá emprestar livros e DVDs?

Sim. No dia em que tiver a aula na biblioteca, o aluno levará, como empréstimo, um livro e um DVD, sendo necessário entregá-los na semana seguinte. Os pais deverão trabalhar a questão da responsabilidade relacionada à entrega e ao cuidado desses materiais.

O que faço se meu filho esquecer de trazer o livro e DVD na data combinada?

Caso seu filho esqueça de devolvê-los na data combinada, poderá trazêlos no dia seguinte, porém, não retirará nenhum destes materiais até a próxima aula na biblioteca.

Dia do Brinquedo

Toda 6ª feira é o “Dia do Brinquedo”. Neste dia, a criança poderá: vir de fantasia ou de uniforme; trazer brinquedos identificados, de preferência os que possa compartilhar com os amigos. Evitar trazer peças pequenas.

Saídas Pedagógicas

Teremos uma saída por semestre, planejada de acordo com os projetos.

4

Não tragam, para o dia do brinquedo, armas, espadas, skates, patins e brinquedos eletrônicos.


Uniformes O uso do uniforme é obrigatório?

Sim. Todo aluno matriculado deverá estar devidamente vestido com o uniforme adquirido na loja indicada pelo Colégio. Este deverá ser identificado com o nome do aluno.

É necessário trazer troca de roupas?

Sim. A criança deverá deixar, na escola, uma troca de roupa, isto é: calça ou shorts, cueca ou calcinha, meia e camiseta. Todas identificadas. Estas peças não precisarão ser do uniforme.

Há alguma exigência quanto ao calçado?

Sim. Faz parte do uniforme o uso de tênis. É mais seguro. Aconselhamos o tênis com velcro para os alunos do Pré-Alfa e Alfa I.

Uniformes para aula de Artes e Culinária

É necessário o uso do avental do Colégio, devidamente identificado, durante as aulas de Artes e Culinária. Este avental poderá ser adquirido na mesma loja onde é comprado o uniforme do Vértice. Periodicamente, enviaremos estes aventais para a casa, a fim de serem lavados e, após, devolvidos para a professora de classe. Enfatizamos que esta devolução é obrigatória. Aconselhamos evitar o uso exagerado de acessórios, como pulseiras, colares e anéis.

Outras recomendações

O gorro, o cachecol e short-saia, que fazem parte do uniforme do Colégio, poderão ser usados pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano). Enfatizamos que somente a meia-calça branca poderá ser usada embaixo do short-saia e do vestido. É recomendado o uso de tênis apropriado para o tamanho do pé nas aulas de Educação Física e Equilíbrio e Movimento. As meninas também deverão vir com os cabelos presos.

5


Saúde O que acontece quando a criança tem algum mal-estar dentro da escola? A professora procura o Setor de O.E. para que sejam tomadas providências.

Vocês irão medicar a criança?

Mantenha sempre atualizada a ficha médica do seu filho.

Não. Em primeiro lugar, o Setor de O.E. entrará em contato com os responsáveis para saber quais providências deverão ser tomadas. Muitas vezes é necessário que o aluno volte para casa.

Tem um remédio que a criança toma sempre. A escola pode comprar para mim?

Não. A escola não se responsabiliza pela compra de medicamento por solicitação do responsável.

Qual o problema em tomar um remédio qualquer?

Deve-se evitar a automedicação. Nenhum medicamento é totalmente seguro ao organismo. O uso indevido de certas substâncias, apesar de ser comum, pode acarretar diversas consequências, como reações alérgicas, intoxicações e até mesmo a morte. A medicação inadequada pode também mascarar os verdadeiros sintomas de doenças mais graves.

Higiene bucal A criança deverá trazer escova de dentes para a escola?

Lembre-se: Criança com febre ou sentido-se mal não deverá vir para a escola.

6

A criança deverá trazer um “nécessaire” pequeno e identificado, contendo uma escova de dentes e uma pasta dental. Esse nécessaire vai para casa todas as 6as feiras para ser higienizado e deverá retornar às 2as feiras. Se for necessário, comprar uma nova escova.


Estudos Lição de casa Os pais podem ajudar quando a criança tem dúvidas na lição de casa? Não. Toda vez que tiver dúvidas, a criança deverá tentar realizá-la e, na escola, conversar com a professora.

A criança precisa de uma rotina para a lição de casa?

Sim, é necessário criar uma rotina para a criança fazer a lição de casa, determinando o espaço e os materiais necessários, tais como: estojo com lápis grafite, lápis de cor, borracha, apontador, cola e tesoura.

Meu filho terá lição de casa todos os dias?

Não. Segue abaixo a rotina de lição de casa para cada série: •

Pré Alfa: Não haverá lição de casa.

Alfa I: Haverá lição duas vezes por semana.

Alfa II: De acordo com a maturidade da classe, a professora verificará quando os alunos poderão levar a lição de casa todos os dias, com exceção das 6as feiras.

1º ano: haverá lição todos os dias, menos às 6as feiras.

amental o de casa é fund çã li da e ad id al A qu m. Os sino/aprendizage no processo de en os emente orientad nt ue eq fr o sã os alun de realizá-la. quanto à forma

7


Informações gerais Lanche

A criança deverá trazer lanche com alimentos diversificados, contendo sempre frutas. É muito importante trazer uma toalhinha para colocar sobre a mesa. Enfatizamos que a lancheira deverá ser higienizada diariamente.

Aniversário

O aluno pode comemorar a data do seu aniversário no Colégio. Para que isto ocorra, é necessário que o responsável entre em contato com o Setor de Orientação Educacional a fim de agendar a data e receber maiores informações. • • • • •

Para aniversários comemorados na escola não será permitida a entrega de convites. Não permitimos a participação dos familiares. Aniversários fora da escola: o próprio aluno entregará o convite para os colegas de classe sob a coordenação da professora. Não é permitido dar o convite para o amigo de outra classe dentro da escola. A mãe poderá fazê-lo fora do Colégio. Aniversário em que os convidados irão para o buffet sob a responsabilidade dos pais do aniversariante: 3 dias antes, enviar 2 pedidos de autorização para o convidado (uma para a escola e outra para os pais do aniversariante).

Mochilas

No segmento de Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental não é permitido o uso de mochilas com rodas. Para a acomodação do material escolar, o colégio tem a pasta azul com zíper (tipo sacola), disponível na Tesouraria do Colégio.

Material de estudo esquecido em casa

A portaria do colégio não tem autorização para receber material escolar esquecido pelo aluno em casa.

Achados e perdidos

Os objetos encontrados nas dependências da escola ficam nos “Achados e Perdidos” por 30 dias. Após esse período, serão doados. •

• 8

Recomenda-se colocar nome, ano/série e turma em todas as peças de uniforme, pois, caso seja esquecido na escola, será enviado para o setor de “Achados e Perdidos”. Responsabilidade é assunto sério, precisamos desenvolvê-la desde cedo, lembrando a seu filho que é importante cuidar de seus materiais, assim como não esquecê-los em casa. É importante conscientizar o aluno sobre quais objetos são adequados para serem levados à escola.


Comunicação entre pais e Colégio Site - www.colegiovertice.com.br

Nele fornecemos informações sobre eventos, exposições e alguns comunicados sobre as rotinas do Colégio.

E-mail: É importante acessar o e-mail e site?

Sim, pois o e-mail do aluno e o site do Colégio são importantes meios de comunicação entre família e escola. Devem ser consultados constantemente.

E-mail do aluno

É com ele que os pais recebem os comunicados, agenda de atividades, convites para eventos e palestras.

Como acessamos o e-mail do aluno?

No site do Colégio, através de senha enviada pelo correio.

É importante comunicar-se através do e-mail do Setor de O.E.?

Sim, para informar a escola sobre acontecimentos referentes ao aluno; tirar possíveis dúvidas; avisar sobre viagens que modificarão a rotina da família; agendar reuniões; atualizar dados; comunicar mudanças de responsáveis que retirarão os filhos do Colégio, etc. oe_educacao_infantil@colegiovertice.com.br

Facebook - www.facebook.com/verticecolegio Neste canal, os pais ficam por dentro das principais novidades que acontecem no Colégio e podem conferir as notícias mais relevantes do setor de Educação.

Pasta Como é feita a comunicação diária via aluno?

O aluno levará para casa uma pasta pequena para recados, que deverá retornar no dia seguinte. Os recados, informativos e circulares deverão ser retirados da pasta.

Informações pessoais

Muitas situações de desgaste podem ser evitadas se estivermos bem informados!

Como faço para atualizar os meus dados?

Sempre que necessário, você poderá enviar um e-mail para o setor de O.E. Mantenha atualizados também outros possíveis contatos de pessoas que poderão substituir os responsáveis em caso de emergências. 9


Saídas Onde o responsável deverá buscar a criança se chegar após o horário da saída?

Procurem evitar atrasos, porém, os alunos que ficarem após as 12h15 (matutino) ou 18h15 (vespertino) deverão ser retirados na Unidade da Rua Princesa Isabel, nº 1036. Lá haverá uma professora responsável por eles. Será cobrada uma taxa, quando o aluno permanecer no Colégio após as 12h30 ou 18h30.

Pessoas não autorizadas podem sair com o meu filho?

Não. Toda criança sairá somente com o responsável apresentado ao Colégio. Caso seja necessário outra pessoa vir buscá-la, favor comunicar o setor de Orientação Educacional seguindo os seguintes passos: •

1º passo: Mandar e-mail notificando o setor de O.E., o qual deverá conter o nome e R.G. de quem virá buscar. Segue abaixo o e-mail que deve ser utilizado: oe_educacao_infantil@colegiovertice.com.br

2º passo: Telefonar para o setor de O.E. a fim de confirmar a informação e assim não haver dúvida. 5533-5500, ramal 2.

Reiteramos que não serão aceitos bilhetes, nem outras formas de autorização que não sigam as medidas de segurança adotadas pelo Colégio. Caso os procedimentos estabelecidos acima não tenham sido efetuados, o aluno não será liberado para outra pessoa. Em última hipótese, o Setor de O.E. ligará para os pais ou responsáveis. Obs.: As trocas de babás e motoristas responsáveis pela retirada das crianças deverão ser sempre comunicadas pessoalmente, com a apresentação dos novos responsáveis para as professoras e direção. Será necessário também entregar uma cópia do R.G. destas pessoas e enviar para o e-mail do Setor de O.E. a autorização para estes profissionais.

O que devo fazer quando meu filho precisar sair mais cedo? Você deverá avisar, com antecedência, o Setor de Orientação Educacional. Enfatizamos que essa saída será pela Rua Vieira de Morais, nº 172.

10


Atendimento telefônico PABX: 5533-5500, em seguida disque: 0

Secretaria e informações gerais

1

Tesouraria

2

Setor de Orientação Educacional da Educação Infantil e 1º ano Fundamental

3

Setor de Orientação Educacional do 2º ao 5º ano Fundamental.

4

Setor de Orientação Educacional do 6º ano Fundamental ao Ensino Médio

5

Espaço Cultural Ou aguarde para ser atendido.

Em qualquer situação não informada neste manual ou dúvida, entre em contato com o Setor de O.E. através do telefone 5533.5500, e-mail: vertice@colegiovertice.com.br, ou procure as informações disponíveis no site da escola. O conteúdo deste material também poderá ser encontrado no site do colégio, dentro da área restrita: www.colegiovertice.com.br

11


Rua Vieira de Morais, 172 – Campo Belo – São Paulo/SP – CEP 04617-000 – Fone: 11-5533-5500 E-mail: vertice@colegiovertice.com.br - Site: www.colegiovertice.com.br

manual-de-oe_educacao-infantil_2014  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you