Page 1

Teutônia, 30 de maio de 2014. Quem dança é mais feliz... Esta é uma frase geralmente u lizada pelas pessoas que amam dançar e, cada vez mais, ela se faz verdadeira. Diversos estudos já realizados comprovam que a dança trabalha corpo e mente, trazendo diversos bene cios para quem a pra ca, seja no campo sico, emocional ou memória, coordenação motora, força, disciplina, lateralidade, cria vidade, propriocepção, flexibilidade, sociabilidade, desinibição, aumento da autoes ma, postura, entre tantos outros. Diversas reportagens na mídia já apontaram a dança como responsável pela cura de doenças e, no caso da dança de salão, melhora considerável na relação dos casais. Para dançar não existe limite de idade, de peso, de altura, ou seja, qualquer um pode dançar, basta querer. Seja como forma de lazer ou de forma profissional, dançar é sempre bom! O ideal é que seja iniciado já na infância. Com a dança, de forma lúdica, a criança aprende a tomar gosto pela a vidade, além de desenvolver diversas habilidades, especialmente a expressão corporal e a desinibição. A qualquer momento é possível começar, o importante é ter vontade de dançar. Para aqueles que buscam a dança em grupos de show, vale lembrar que é necessária muita dedicação, muito empenho e amor ao que se faz. Muitas pessoas não imaginam quando assistem a uma apresentação que para poder apresentar apenas 3 minutos de coreografia são necessários cerca de 3 meses de aulas. Para os bailarinos, o palco é o momento culminante de todo o ensaio e aprendizado. É lá que mostram o seu melhor! Taís Maia - Professora de Dança do CT.


GERAL Sábado Le vo Neste sábado, 31/05, estudantes do 1º Ano do EF à 3ª Série do EM têm a vidades le vas. O horário de a vidades é normal e as disciplinas a serem trabalhadas serão as do horário escolar de sexta-feira. Olimpíada Brasileira de Matemá ca Estudantes do 6º ao 9 º Ano do EF e EM realizam as provas da Olimpíada Brasileira de Matemá ca no dia 03/06, terça-feira. Campeonato Estadual Juvenil de Atle smo Neste fim de semana, 19 estudantes da equipe de atle smo do CT par ciparão do Campeonato Estadual Juvenil na Sogipa em Porto Alegre. A compe ção congrega atletas com até 19 anos. Seminário - Encontro Nacional de Equipes Administra vas Estão par cipando de um Seminário na cidade de Curi ba, junto ao Colégio Mar nus, nos dias de hoje e amanhã, 30 e 31/05, as funcionárias Marinês R. Altmann, Liane B. Brönstrup, Viviane Fritzen e Ellen D. Wolfart. O encontro, promovido pela Rede Sinodal de Educação, tem como tema “Pertencer para Acolher”. Reúna do GECT O Grêmio Estudan l está organizando a Reúna com escolha da Rainha e Princesa do GECT 2014. O evento acontecerá dia 06/06, no Auditório Central do CT, a par r das 19h30min. Encontro Regional de Diretores e Representantes de Mantenedoras O CT recebe amanhã, 31/05, ins tuições da Rede Sinodal das regiões Centro e Meridional. Em torno de 20 escolas estarão representadas tratando do tema “A Gestão de uma En dade Mantenedora”. O palestrante será Roberto Medeiros, conselheiro do CRC/RS. Guri Bom de Bola No dia 03/06, terça-feira, acontecem os jogos do Guri Bom de Bola na Sociedade Ser Gaúcho. Par cipam estudantes do 6º ao 9º Ano, acompanhados pelo Professor Laudenor Brune. Mostra Cien fica 2014 Nesta semana foi apresentado o Projeto da Mostra Cien fica 2014 para os estudantes dos Anos Finais do EF e para as turmas da 1ª e 2ª Série do EM. As Professoras Débora Mendel e Mirian Strate, em nome da Comissão Cien fica, apresentaram a proposta aos discentes. O tema gerador deste ano será SUSTENTABILIDADE. Agora é hora de trabalhar e pesquisar! Nos dias 20 e 23/06, cada grupo irá apresentar seu anteprojeto para a banca, formada pela Comissão Cien fica.


Amistoso de Futsal no Colégio Sinodal Gustavo Adolfo Na sexta-feira, 06/06, os estudantes do 1º ao 6º Ano do Futsal par cipam de jogos amistosos de futsal no Colégio Gustavo Adolfo em Lajeado. Professores Laudenor Brune e Ca a Ruhrwien acompanham a a vidade espor va. Baile de Integração – 62 Anos de CT A Associação de Professores está trabalhando na organização do Jantar Baile da FAT/Aprocote que acontece no dia 19/07. Os estudantes do 9º Ano do EF à 3ª Série do EM já estão preparando as coreografias das danças a serem apresentadas nesta noite. O entusiasmo é grande! Nos próximos bole ns semanais estaremos trazendo novas informações. I Fes val de Música de Teutônia Acontece em julho, de 28 a 30, o Fes val que é uma promoção do CT. Às famílias, desde já, solicitamos alojamento aos jovens instrumen stas que virão a Teutônia. Maiores informações foram enviadas, via Agenda Escolar, no dia de ontem, quinta-feira, 29/05.

EDUCAÇÃO INFANTIL A arte de contar e recontar! A turma do Infan l IV receberá na próxima semana mais uma visita especial, quando criaremos juntos “desenhos de animais inusitados!” Será muito diver do! Curiosidades e descobertas das turmas do Infan l III A e III B Na turma do Infan l III A e B as curiosidades surgem a cada dia. Uma delas foi como surge um Arco-Íris? A professora de Física do Ensino Médio, Débora Mendel, deu um "show de cores" na explicação cria va, dinâmica e obje va de tal fenômeno. Os alunos ficaram encantados com a experiência. Que venham novas descobertas... Mostra Intera va das turmas do Infan l II A e II B Atenção pessoal de casa: preparem-se para cur r a nossa primeira Mostra Intera va das turmas Infan l II A e II B, onde poderão vivenciar um pouquinho do que realizamos nas nossas tardes aqui no CT! Aguardamos vocês... Em breve informaremos datas e horários...

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS E FINAIS Estudantes realizam a vidades sobre a Copa do Mundo Estudantes do 5º ao 9º Ano par ciparão de a vidades específicas envolvendo a história da Copa do Mundo, o que ela representa e o sen mento dos brasileiros neste momento que antecede o evento no Brasil. Na disciplina de História, nas próximas semanas. O obje vo é fazer descobertas sobre os países par cipantes e conhecer diferentes aspectos sicos e culturais destes.


Visita à exposição Leonardo da Vinci Na próxima segunda-feira, 02/06, os estudantes do 8º e 9º Ano, visitarão a exposição Leonardo da Vinci na Univates, em Lajeado. Da Vinci foi um dos maiores gênios da História. Foi pintor, escultor, arquiteto, escritor, engenheiro, sico, botânico, cien sta, poeta, matemá co e músico. O obje vo da a vidade será conhecer algumas máquinas criadas por Leonardo da Vinci, pesquisar sua biografia e, quem sabe, recriar alguns de seus inventos. Cinema especial em alusão ao Dia do Meio Ambiente No dia 05/06 os estudantes dos Anos Iniciais irão assis r a uma sessão de cinema, na Univates, em alusão ao Dia do Meio Ambiente. Também par ciparão de uma sessão no Planetário Móvel.

ENSINO MÉDIO Provas Simuladas ANGLO Nos dias 02 e 04/06, segunda e quarta-feira, acontecerão as provas simuladas ANGLO para os estudantes do Ensino Médio.

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Visita Técnica Para significar temas e competências referentes à sustentabilidade nos componentes curriculares de Monitoramento e Gestão Ambiental e Formação e Manejo de Solo, duas turmas do Técnico em Agropecuária realizam uma visita técnica ao Rincão Gaia, no município de Pantano Grande, no sábado, 07/06. A visita será acompanhada pelos Professores Cris ano Steffens e Mirian Strate. Supervisão de Estágio Embora as visitas de estágio sejam uma condição legal, de caráter obrigatório, no Colégio Teutônia a realização destas é histórica e, certamente, um diferencial na formação profissional. Nos meses de maio e junho intensifica-se o cronograma de visitas, pois são 92 estagiários em 37 municípios envolvendo mais de 70 empresas. São momentos de valorização da aprendizagem e do conhecimento, tanto para os estagiários quanto para a supervisão de estágio, frente à diversidade nas áreas de atuação.

Informe Semanal - Colégio Teutônia