@ Santa PublicAção Edição 04

Page 28

@SANTA

Ano 2; volume 4; setembro de 2011; ISSN: 2176-7823

publicAção

Quando o jornalista visitou a nossa turma para realizar a reportagem que segue, vi o brilho no olhar dos meus alunos. Precisamos estar preparados para atualizar as aulas e para planejar tendo em vista os objetivos e metas que podem ser alcançados facilmente a partir de recursos como esse. Porém, precisa ser de um modo bem lúdico e divertido, fazendo com que os alunos, até mesmo em casa, se interessem e passem a buscar novos meios de se integrar, inclusive com o objetivo de respeitar o falar de cada um, respeitando a bagagem cultural que cada um traz consigo ao longo da vida. O fato é que o uso do jornal ampliou e atualizou o conhecimento dos alunos, contribuiu para a formação da visão crítica da realidade e estimulou o interesse pela leitura e pesquisa, com atividades extraclasse. Para nós, professores, o jornal permite a atualização do conteúdo, além de ser um caminho aberto para a construção da cidadania. É por isso que seguirei apostando nesse recurso sempre!

Fonte: http://www.jornaldegramado.com.br/blogs/jornal-na-sala-deaula/319498/gosto-que-se-desperta-pelo-exemplo.html. Acesso em: 09 de maio de 2011 - 14h30

Gosto que se desperta pelo exemplo Por Juliana Loureiro Pode-se dizer que na vida de um leitor sempre existiu, quando criança, um adulto que o introduziu no mundo das letras. No caso da jovem professora Edilaine Vieira Lopes, de 25 anos, o pai foi o principal responsável por ajudá-la a conhecer e apreciar diferentes textos, principalmente, os de jornal. Hoje, à frente de duas turmas de 5. º ano do Colégio Santa Catarina, em Novo

Hamburgo, Edilaine busca compartilhar um pouco do prazer pela leitura com seus alunos por meio do programa Jornal na Sala de Aula. Todas as segundas-feiras, 50 crianças irão utilizar o NH nas atividades da escola. “Cresci vendo meu pai ler o jornal todo dia no café da manhã. Decidi ser professora de português e escritora devido a esse incentivo”, declara a professora. “Agora, fico feliz por dividir meu testemunho com meus alunos e por saber que, assim como ocorreu comigo, eles também terão a chance de aprender por meio do jornal”, acrescenta.

Hora da leitura - nas segundas-feiras, os primeiros períodos são dedicados à leitura livre. Quando uma reportagem chama atenção da garotada, o assunto é discutido entre os colegas e a professora. “Eles se posicionam e argumentam sobre o que leram. Falam o que acham certo e errado”, conta a professora. Na opinião dos alunos, o jornal tem contribuído para a aprendizagem. “Já leio com mais facilidade e estou mais atenta ao que acontece”, disse a estudante Tássia Fraga Maieski, 10 anos. “A gente fica sabendo o que ocorre no mundo”, acrescenta o colega Eduardo Machado Martins, 10.

29


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.