Page 1

ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

1


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

2

Editorial

Fundada pela Bem-Aventurada Bárbara Maix em 08 de maio de 1849, no Rio de Janeiro, a primeira Congregação feminina de vida ativa no Brasil – a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A Bem-Aventurada revela-se verdadeira missionária ao ver, sentir e colocar-se na defesa e promoção da vida, manifestando o Reino de Deus como percepção, intuição, leitura e releitura dos apelos do Criador e das esperanças do povo na história. A Congregação exerce sua missão educativa e evangelizadora em 16 Unidades de ensino da Rede ICM de Educação, oferecendo uma educação humanizadora e de excelência, pautada nos valores do Evangelho, com inovação contínua das práticas educativas, indo além da formação intelectual, valorizando a orientação moral e ética. O sonho de Bárbara Maix continua presente na ousadia das Irmãs e Leigos que assumem fazer de sua vida e ação um constante aprender e educar. Marca presença evangelizadora, a exemplo da Bem-Aventurada Bárbara Maix, em Escolas, Educação Popular, Obras Sociais, Pastorais, na inserção em meios populares, na saúde comunitária e preventiva, nos Pensionatos e na missão fora do Brasil. Em Rio Claro, há 108 anos, o Projeto Educativo ICM acontece no Colégio Puríssimo Coração de Maria, sempre atento à realidade, inovando e investindo para atingir a melhor qualidade no serviço que presta. Por acreditar numa gestão dinâmica e colaborativa que traz inovação, eficiência e eficácia, a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria optou por trabalhar em Rede, visando à construção de uma unidade de ação educativa, sustentabilidade financeira das unidades de ensino, ampliação e qualificação da formação continuada dos profissionais envolvidos e melhoria na captação e gerenciamento de recursos materiais e pedagógicos. O Direcionamento Estratégico da rede ICM é composto pela Missão, Visão e Princípios de gestão.

Missão da Educação Promover Educação de excelência, que priorize a vida e a ciência, contribuindo para formação de pessoas conscientes e solidárias, comprometidas com um mundo melhor.

Visão da Educação Ser uma rede de Escolas de excelência, com práticas e ambientes pedagógicos inovadores, que capacitem os estudantes a enfrentarem os desafios da sociedade do conhecimento.

Princípios de Gestão • • • • • •

Qualificação Profissional; Liderança e empreendedorismo; Inovação; Trabalho em equipe; Relações humanas, éticas e solidárias; Sustentabilidade e Planejamento e organização.

As Escolas da Congregação foram abertas e identificadas com diferentes nomes e uma marca para definir cada unidade; com a criação da rede, optou-se por elaborar uma marca única para todas as unidades e manter o nome que cada uma possuía. A rede ICM de Educação usa a seguinte marca .... e a Unidade de Ensino de Rio Claro fica assim identificada a partir de dia 15 de maio de 2017, momento em que completa 108 anos.

Irmã Inez Augusti

Diretora do Colégio Puríssimo

Show de talentos

As noites de terças-feiras de Novembro do Co légio Puríssimo fo ram repletas de cultu ra e de talento. Os alunos cantaram, dançaram, dublara m, declamaram poemas, tocaram instrumentos mus icais e fizeram o público rir e se em ocionar. Foi realiza da mais uma edição do Festival de Talen tos que levou ao pa lco do Salão No bre alunos do Ensino Fu ndamental I.

Casa Azul Carnaval na aí, me dá um sorriso

, me dá foi sorriso “Ei, você aí e não faltou qu sa O ”. aí rnaval da Ca um sorriso adicional ca , tr m ra la no pu ão e animaç asiaram-se, nt fa s os ha en qu archin Azul. Os pe ao som das m divertiram-se e am ar nç da de carnaval. na sexta-feira

Au

la de game O Colégio s Puríssimo ex-aluna, So re ce b eu a visita fia Beatriz d da ias de Olive de Design ira, estudan Gráfico na te UNESP de realizou um a intervençã Bauru. Ela o da Profess durante au ora Eliana las de artes Palmero B alunos dos utolo, com 6ºs anos. O os te no design gráfico. Sofi ma tratado foi: A arte a apresentou games em suas mais a arte nos variadas ve música, esc rtentes com ultura, arte o: elementos cênicas, en artísticos. A tre outros o alunos busc fim, ela pe diu que os assem insp iração e d personagen esenhassem s; seis e studantes desenhos se tiveram se lecionados us para integr de conclusã ar o trabal o de curso ho da graduan da.

Dia da Mulher

Com ajuda de nossos alunos, o dia da mulher foi marcado pela dedicação e carinho: acolhendo as mulheres que estiveram presentes nesse dia na Escola. As mães e responsáveis pelos alunos do Colégio Puríssimo foram homenageadas pela manhã e à tarde. Não faltaram sorrisos e a suavidade da música tocou o coração de quem passava e parava para presenciar o momento, que ocorreu nas portarias, na Capela e na Casa Azul. Música e chocolates foram oferecidos às homenageadas... Expediente Eco Estudantino

o Coração de Maria Informativo do Colégio Puríssim usti Aug a zinh Tere Inez Diretora: Ir. Sciamana Vice – Diretora: Cássia Elisa Betetto i (MTB - 81055/SP) Togn a Brun l: ponsáve

Jornalista Res Coordenador: Diego Matos al: LR Marketing Editoração e Programação Visu Burque bete Elisa ia Revisão: Professora Mar s. plare exem 0 Tiragem: 1.00 Participe!

al 225

(19) 3526 – 3028 – Ram Sugestões/Informações/Dúvidas: jornal@purissimo.com.br o/ SP Rua 07, nº 881, Centro – Rio Clar


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

3

Abertura da

Campanha da Fraternidade O cuidado com os biomas brasileiros é o tema da Campanha da Fraternidade 2017 Com o tema: Biomas brasileiros e a defesa da vida e o lema: “Cultivar e guardar a Criação”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou a Campanha da Fraternidade 2017. O objetivo é apresentar a diversidade de cada bioma, promover relações respeitosas com a vida, o meio ambiente e a cultura dos povos que vivem nestes biomas.

Colégio Puríssimo realiza com alunos a abertura da Campanha da Fraternidade 2017 Entender sobre os problemas e a importância da preservação dos biomas é algo pertinente para todas as idades, com isso, a proposta da Campanha da Fraternidade foi apresentada para alunos de todos os segmentos. Os professores Airton Ferreira Moreira Jr. (Sociologia e Filosofia) e Fábio José de Oliveira (Biologia) falaram aos alunos do Ensino Médio e Ensino Fundamental II sobre os elementos da Campanha deste ano. O professor Fábio falou aos alunos sobre as características dos biomas e suas particularidades quanto à fauna, flora e relevo, tratando da questão ambiental dos biomas e também de seus problemas. Já o professor Airton destacou o tema na visão sociológica, afinal, “bioma” engloba todas as questões inerentes ao ambiente, com isso ele abordou os aspectos humanos envolvidos no tema, principalmente os conflitos de terra no Brasil. Foram abordadas questões particulares dos conflitos e problemas sociais recorrentes a cada bioma brasileiro. Os alunos do Maternal ao 5º ano participaram de uma palestra que descreveu cada bioma em forma de fauna, flora, cultura, culinária, poesia, música, bem como problemas ambientais (as ameaças, animais em extinção, etc). Num segundo momento, os alunos do 2º ano ao 5º montaram um quebracabeça do Brasil, em forma e cores de cada Bioma. Já os da Educação Infantil e 1ºs anos também assistiram à palestra e na sequência foram conhecer a caixa de compostagem que será cuidada pelas turmas.

Você já conhece a

oração da Campanha da Fraternidade 2017? Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade. Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum. Cresça, em nosso imenso Brasil, o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação, alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém.


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

4

Recomeço

para teceram em uma reunião com a direção As boas-vindas para os professores acon 2017. estratégias e mudanças de trabalho em abertura do ano letivo e apresentação das eativa. Na quarta-feira, a atividade foi física e recr

Música no Puríssimo do Para dar boas-vindas aos nossos alunos um arou prep ação Ensino Médio, a coorden fim de aula diferente. Alguns ex-alunos do ram Colégio Puríssimo, turma 2016, organiza ões canç de som Ao ical. uma apresentação mus a ou anim da nacionais e internacionais, a ban o. manhã no Salão Nobre do Puríssim

Estúdio Hermínia Há muito tempo o tom musical eco a pelos corredores desta instituição, que agora inaugurou, oficialmente, o estúdio de música Hermínia, construído com a intenção de valoriza r o talento de nossos alunos, aptidõe s que vemos todos os anos nos festivais realizados por um Colégio que valo riza a criatividade de seus estudantes.


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

5

E o tempo passou muito rápido, já estamos em junho, e o nosso primeiro semestre letivo está prestes a acabar. Aquele “ano novo letivo”, que parecia tão longe, passou tão rápido, não é mesmo? E foram tantos momentos já vividos aqui no Colégio Puríssimo.

Vamos Relembrar alguns?

Desfile de Fantasias Um desfile um pouco diferente dos tradicionais, mas que embalou os alunos dos 8ºs anos do Ensino Fundamental II do Colégio Puríssimo. Na passarela, só fantasias feitas com materiais reciclados, que normalmente iriam para o lixo.

Entrega dos Ovos de Páscoa de solidariedade, Na Semana Santa, renovando o Espírito rsas entidades dive a Pastoral escolar do Puríssimo visitou oa das de Rio Claro com a missão de tornar a Pásc egues mais de crianças um pouco mais feliz. Foram entr da cidade. ões regi 1500 ovos para crianças de diversas

Páscoa Casa Azul

eiros anos do Ensino Fundamental Os alunos da Educação Infantil e dos prim ovos, idades divertidas. Eles fizeram a caça aos comemoraram a Páscoa com muitas ativ os uen peq os ssimo ficou cheio de coelhinhos, a partilha do ovo, e por fim o Colégio Purí fantasiaram-se de coelhos. colocaram máscaras, pintaram o rosto e


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

6

Linha do Tempo Começo da história do Colégio Puríssimo Coração de Maria Encontros, conversas e troca de ideias entre o Monsenhor Francisco Botti, vigário da cidade de Rio Claro, e a Madre Clementina, da Congregação do Imaculado Coração de Maria, foram o princípio da história do Puríssimo.

Implantação do internato de moças A história do Puríssimo inicia-se como um colégio para meninas, que recebia jovens de diversas cidades da região, interessadas em conhecer um local onde a vida somava-se à educação.

Alunos do Curso normal receberiam seu diploma, primeira turma

1909 1926 1927 1928

Com a intenção de melhorar a qualidade de ensino, o Puríssimo inaugura o segundo prédio.

Comemoração do Centenário do Colégio 100 anos de história comemorados com celebrações

Rede ICM A Rede ICM de Educação e Assistência Social é constituída por 16 Unidades de Ensino e 7 Unidades Socioassistenciais, presentes nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Todas passarão a adotar o mesmo símbolo, como demonstração de unidade e compromisso com a missão institucional.

Instalação do curso Normal: primeiro do interior paulista Acontecimento marcante para o Colégio e toda a região.

Autorização para o funcionamento do curso Ginasial

1941 1974

Inauguração da Casa Azul

Lançamento da pedra fundamental – alicerce, sob bênçãos do bispo Dom Francisco de Campos.

1930 1934

Início da construção da capela

Alicerce do prédio da Rua 7

Implantação do curso Supletivo de 1° a 2° graus

2005 2008

Curso Pré-Vestibular Puríssimo-Poliedro Ampliação dos níveis de ensino

2009 2010

Beatificação de Bárbara Maix

2017

Nova Marca do Colégio Puríssimo

2016 Colégio Puríssimo comprometido com o futuro.


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

Mas o que mudou? Por que temos uma nova identidade Visual

7

Para contar um pouco mais sobre essa mudança nada melhor do que uma entrevista com a Vice-Diretora Geral e Coordenadora do Setor Educação Ir. Elenar Luisa Berghahn. Como funcionava o trabalho no Setor de Educação da Congregação antes da formação da Rede? O Setor Educação sempre atuou como coordenação do processo educativo das Escolas, na Congregação. Era assessorado pela Equipe de Educação, um grupo formado que anualmente reunia-se para refletir as questões da educação, realizar estudos, organizar encontros e pensar a caminhada das Escolas. A responsável pelo Setor Educação visitava as Escolas, contribuía no processo de gestão e realizava a articulação do processo de educação junto às Escolas. Como e porquê surgiu a ideia / vontade de trabalhar como rede e formar a REDE ICM? Há bastante tempo, se vem buscando constituir a Rede ICM. E, com a realização do Planejamento Estratégico, encontramos uma oportunidade para viabilizar a modernização da identidade visual e constituir uma única marca para todas as Unidades de Ensino e Unidades Socioassistenciais. Por muito tempo nossas Unidades de Ensino e Socioassistenciais foram identificadas com uma logomarca própria e agora queremos dar visibilidade ao conjunto desses nossos Espaços de Missão e, por isso, assumimos um renovado estilo: bonito, moderno, único, revelador do nosso jeito de educar – o coração humano. Ao pensar num trabalho com unidade, qual foi a intenção da congregação ao formar a Rede ICM? O nome Unidade surgiu porque, de fato, queremos ser Rede, todos somos da mesma Rede, independente de ser a Sede da Mantenedora, a Assistência Social ou a Educação. As Obras, Instituições, Entidade, como assim dizíamos, passou a ser Unidade, identificando os Colégios, Escolas e também as Obras Sociais.

O Colégio Puríssimo Coração de Maria comemorou nesse dia 15 de Maio, 108 anos de sua fundação. Marcando essa data, a direção apresentou a nova identidade visual da instituição. A cerimônia aconteceu na quadra do prédio principal e contou com diversos momentos especiais. Dentre esses, uma apresentação de dança realizada pelas alunas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que, ao som da música Sorry de Justin Bieber, mostraram todo o talento e criatividade. Logo após, num momento conduzido pela Irmã Inez Augusti, diretora do Colégio, e a vice – diretora, Cássia Elisa Betetto Sciamana, mostrou aos presentes a antiga bandeira do Colégio, que teve o seu simbolismo explicado em detalhes. De forma solene, o Puríssimo acolheu a nova marca exposta pelas mãos de duas famílias (uma no período da manhã e outra da tarde), que mostraram a importância de famílias dos alunos e dos colaboradores nestes 108 anos de história. Ao fim, para animar a “festa de aniversário”, o show ficou por conta da bateria da Escola de Samba Grasifs Voz do Morro, com a participação da aluna Letícia Souza e seu parceiro Ícaro Martins, que trouxeram a bandeira da Grasifs e a aluna Sofia Bussons Seneme, com seu parceiro Diego Silva, com a bandeira representando a Escola Samuca. Agradecemos também a presença do Jhonatan da Escola “A Casamba” que esteve presente no período da manhã fazendo parceria com a aluna Letícia. A apresentação, além de animar a todos, mostrou a importância e o respeito pela bandeira.

Qual a importância de se trabalhar em Rede? A concepção de Rede, como uma nova organização, permite aprofundar o conhecimento sob seus aspectos gerenciais, bem como instruir mecanismos de administração que possibilitam enfrentar as pressões e contingências do ambiente. Deixa-se de agir isoladamente e se passa realizações coletivas, o que fortalece a credibilidade, o trabalho, a visibilidade, enfim, a Instituição como um todo. Todo o projeto e seus elementos foram bastante pensados, qual a simbologia, a relação e a importância dela para a nova Marca? A identidade visual da Rede ICM contém um símbolo cuja forma foi baseada na representação gráfica de um coração – elemento visual forte e recorrente no contexto da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. A repetição desta forma geometrizada cria um padrão circular que se assemelha a uma rosácea – elemento arquitetônico utilizado em catedrais como forma de transmitir o contato com a espiritualidade e a ascensão ao sagrado através da luz e de suas cores. A forma acima do elemento principal confere personalidade e dá continuidade ao símbolo, denotando avanço e ascensão ao apontar para cima ou para frente, conforme as possibilidades de orientação da marca. A Forma geométrica se refere à razão, excelência, raciocínio, precisão e estratégia. O Coração está ligado ao afeto, cuidado, atenção, carinho e ao zelo. Como e qual será o trabalho realizado pela Rede ICM voltado para Educação? Somos a Rede ICM de Educação e Assistência Social que, fiel às suas origens, acolhe e educa crianças, adolescentes e jovens, garantindo um processo formativo integral e inovador, que possibilita o desenvolvimento do senso crítico, da ética, da solidariedade e da cidadania. As Unidades de Ensino, comprometidas com uma educação integral, em seu fazer educativo, favorecem a construção do conhecimento e do desenvolvimento humano, científico, tecnológico e espiritual; contribuem para a formação de cidadãos capazes de analisar, compreender, posicionar-se e intervir na realidade, promovendo transformações sociais, com vistas ao bem estar da pessoa, no plano pessoal e coletivo. Assim, a Rede ICM de Educação e Assistência Social garante a excelência humana e pedagógica, sempre comprometida com o futuro. Com a aplicação desse trabalho em rede, o que muda para as unidades de ensino? A grande mudança é a implantação da Rede. E a base de todo o trabalho das Unidades de Ensino está descrito no Projeto Educativo – um instrumento de direcionamento estratégico, filosófico e de fortalecimento dos valores culturais da Rede ICM de Educação, que tem a função de PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Ele estabelece a identidade e dá o direcionamento do processo educativo nas Unidades de Ensino, em seus princípios, seus valores, suas metas e no jeito de educar que lhe é próprio. É a fonte inspiradora e de referência para o planejamento, a execução e a avaliação da caminhada das Unidades de Ensino da Rede ICM de Educação. Quais as perspectivas de crescimento para toda Rede, diante dessa implantação? Desde suas origens, a educação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria sempre buscou uma experiência educativa centrada na pessoa, desenvolvida em comunidade, com um horizonte pedagógico integrador da promoção e valorização da vida, com produção do conhecimento, com o objetivo de integrar a pessoa na sociedade como um sujeito qualificado, em condições do contribuir para a sua transformação. Hoje, queremos continuar fazendo de nossas Unidades de Ensino centros de formação humana, onde crianças, adolescentes, jovens e adultos se encontram para exercerem seu direito à educação, com conhecimento, solidariedade, respeito e promoção da vida.


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

8

e O s passos d

x i a M a r Bárba

ustria Á , a n e i V em

Escrever um roteiro de viagem é simples, mas escrevê-lo sentindo a emoção de ser guiada pela imaginação de um piloto automático é indescritível. O desejo de conhecer os lugares vivenciados por Bárbara está relacionado a uma graça alcançada num acontecimento de minha vida, que nem a ciência pode explicar. Vou compartilhar um sonho realizado! Em janeiro de 207, acompanhada pelo meu esposo, nem mesmo o frio foi capaz de impedir-nos de conhecer os lugares por onde Bárbara Maix passou. O início de nossos caminhos foi pelo Palácio de Shombrum, residência da família Hamburgo, arquitetura barroca, construída entre os séculos XVII e XVIII, conhecido como Palácio da Bela Primavera. Meu desejo era visitar as instalações onde o pai de Bárbara trabalhou como camareiro, que é o local onde ela e seus irmãos nasceram.

Lá fora caia neve, meus óculos embaçados, mas sentia o calor da emoção em cada passo que realizava, até que cheguei à Igreja de Maria Hietzing, onde Bárbara e seus irmãos foram batizados e na casa canônica, onde eles realizaram seus estudos, hoje conhecida como Escola Paroquial. Amanheceu. Despertei ansiosa. Peguei o mapa e fui à Igreja Maria an Gestalt, conhecida pelos austríacos como Igreja Maria da Escada, fui atendida pelos padres Redentoristas, estilo românico, construída em 1154. Atualmente, após várias renovações arquitetônicas, exibe seu esplendor gótico. Situada próxima à igreja de Dona Ana Haltenwanger, onde Bárbara, aos 15 anos – órfã de pai e de mãe – e sua irmã iniciariam os seus estudos em costura e demais trabalhos femininos. A convivência na paróquia despertou nela o desejo de trabalhar para jovens desamparadas pela sociedade. Conhece então Padre Pockel, seu orientador espiritual dedicado e solicito, que acompanhou sua trajetória até a chegada ao Brasil. Seguindo a Nave principal da igreja, até o altar mor, meu coração palpitava ao ver a imagem barroca de Nossa Senhora, sentia que estava próxima ao local preferido de Bárbara. O meu olhar expandiu como uma grande lente angular, quando visualizei o altar lateral com a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, local onde ela solidificou a decisão de fundar uma Congregação, respondendo ao pedido recebido pelo Menino Jesus que está nos braços de sua mãe: “Funda a congregação de minha Mãe!”. Senti minhas mãos gélidas, mas mesmo assim escrevi no livro da Congregação uma mensagem de gratidão para com Bárbara. Segui pela Rua Naglergasse, no centro de Viena, observando os edifícios e pensando que Bárbara e sua irmã e mais cinco ou seis companheiras alugaram nessa rua uma casa, onde viveram uma vida de trabalho, oração e convivência fraterna. Estavam decididas a fundar a Congregação, no desejo de realizar algo em favor das jovens pobres e inexperientes que, levadas pela necessidade, acabavam sendo marginalizadas.


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

9

Dica deLugares

Bem próxima à rua, encontra-se a igreja barroca mais visitada de Viena, pelo majestoso trabalho artístico, a Igreja de São Pedro. Meu pensamento projetava a imagem do quadro “Coração de Maria”, realizado pelo pintor austríaco Leopoldo Krepelweiser. Parei em frente ao altar e vi a imagem do coração, símbolo no qual Bárbara inspirou-se para usar sobre as vestes de novas irmãs.

para se visitar

Casa de Mozart – Viena, Áustria O edifício onde o compositor e sua família viveram de 1784 a 1787. Visitará as dependências do apartamento onde foram criados alguns sucessos.

Novo amanhecer. Destino: Rua Kohlmarkt. Bárbara e suas companheiras mudam para uma nova residência, próxima à igreja de São Miguel, onde frequentavam e participavam das festas do padroeiro no dia 08 de Maio, data que escolheram para marcar a fundação da Congregação em 1843. O poder público concedeu a elas fundarem uma pensão para moças, mas Bárbara e suas companheiras vivem clandestinamente como religiosas, colocando seus ganhos em comum, vivendo a castidade e a obediência em comunidade, vida e oração. Assim surgiu a Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria. No dia 07 de Abril de 1848, sofreram sérias ameaças pelos revolucionários da época, em razão do modo de vida que levavam. Bárbara decide deixar a casa, hospeda-se na casa do pintor Joseph Kartner, que retrata a obra idealizada por ela, o Coração de Maria, e suas companheiras foram morar em casas de amigas. Imensurável sentimento por ela vivido. No dia 05 de maio de 1848, ela, suas companheiras e o Padre Pockel viajam para Linz, embarcam de trem para Hamburgo e de navio iniciam uma jornada para a América do Norte. Ocorreram mudanças na hora do embarque, o navio tem como destino a América do Sul. Mas Bárbara não desiste do seu sonho, desbravando o mar, chega a terras brasileiras. Amarrem o evento em suas velas!

"Sonhem! " Professora de Artes Eliana Palmero Butolo

Museu Freud – Viena, Áustria O Museu foi fundado em 1971 com a intenção de retratar a vida do Médico.

Rio Danúbio Budapeste, Viena – Áustria O Danúbio é o segundo rio mais longo da Europa e tem entre 2 845 e 2 888 km de extensão.

Praça do Bastião dos Pescadores Budapeste, Hungria

Museu de Belas Artes Budapeste Budapeste, Hungria Esse museu apresenta antiguidades e obras de arte dos melhores artistas da Europa. Sua coleção espanhola é especialmente notável. Catedral de São Estevão Viena, Áustria É uma das mais antigas catedrais do estilo gótico europeu. Trata-se de uma obra mundialmente conhecida e um exemplo da arquitetura do século XII. A também denominada "Steffl" é uma das mais importantes catedrais góticas do mundo.


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

10

CURIOSIDADES E se ...

Você vivesse em outro planeta? Há séculos os cientistas buscam vida fora da Terra. Eles acreditam que não vão encontrar seres como nós, mas micróbios vivendo em vulcões, gelo ou rochas. Mas e se os seres humanos fossem morar em outros planetas? De qualquer forma, teríamos que nos adaptar.

Dê só uma olhada... Vizinho do Sol

Mercúrio

Mercúrio é o planeta mais perto do Sol. Para viver por lá, seria preciso ter uma casca protetora contra o calor e a radiação. O escudo ainda serviria para armazenar a energia solar e aquecer o corpo à noite, quando esfria. E, sem oxigênio para respirar, a energia do Sol teria que fazer o organismo funcionar. 420 graus Celsius (dia) e 180 graus Celsius negativos (noite) Duração do ano: 88 dias terrestre

Vênus

Ai, que calor!

A atmosfera de Vênus tem muito gás carbônico, o que provoca um gigantesco efeito estufa e faz do planeta o mais quente do sistema solar. Por isso, a vida lá só rolaria nas nuvens, onde há água. E o jeito seria usar gás carbônico como fonte de energia. Ah, e claro, seria preciso desenvolver a capacidade de voar para ficar nas nuvens. 464 graus Celsius (superfície) e 20 graus Celsius (nas nuvens) Duração do ano – 243 dias terrestre

Corpo vermelho

Acredita-se que haja água no subsolo de marte. Então, o morador teria garras para cavar e chegar até o líquido. O corpo ainda seria coberto por uma casca contra o frio e a radiação solar. E para acompanhar o ambiente, seria vermelho – o solo é rico em óxido de ferro (que causa a ferrugem e dá ao planeta a cor vermelha). 53 graus Celsius Duração do ano – Quase dois anos terrestre

Marte


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

Júpiter

11

Só flutuando

Júpiter, o maior planeta do sistema solar, é feito de gases, como hidrogênio e hélio. Nele há grandes nuvens, tempestades e ventos fortes. Como não tem solo, o habitante viveria nas nuvens e flutuaria. Ele teria o corpo coberto de escamas resistentes ao frio e impedir que fosse esmagado pela intensa força gravitacional. 150 graus Celsius negativos Duração do ano – quase 12 anos terrestre

Saturno

Cadê o chão?

Conhecido pelos anéis feitos de pedaços de rocha e gelo, Saturno é uma bola de gás (hidrogênio e hélio) com um pequeno núcleo rochoso. Por causa da falta de solo, só daria para viver voando nas nuvens. O corpo seria revestido de placas duras, contra o frio, ventos e gravidade. 180 graus Celsius negativos Duração do ano – quase 30 anos terrestre

Urano

Você iria brilhar!

A cor azul-esverdeada de Urano tem a ver com a enorme quantidade de gás metano na atmosfera. E, como todo planeta gasoso, ele não tem solo. Por isso, quem vivesse por lá teria assas. Para sobreviver, o habitante usaria uma fonte radioativa para mantê-lo aquecido, o que lhe daria uma cor brilhante e esverdeada (como a dos brinquedos que brilham no escuro). 210 graus Celsius negativos Duração do ano – 84 anos terrestre

Aguenta o frio

Netuno

Quem fosse para Netuno, o mais frio dos planetas do sistema solar, teria o corpo coberto por placas de gelo. Afinal, a composição dele é principalmente gelo – além de uma atmosfera feita de gases, como o metano. Assim, também seria preciso ter asas e ficar nas nuvens. 225 graus Celsius negativos Duração do ano – 164,8 anos terrestre

Plutão

Pequeno e ágil

Para viver em Plutão (tão pequeno que agora é um planeta anão), você teria que ser baixinho veloz e feito de gelo. O motivo está na pouca atmosfera, quase toda feita de gás metano. Quando Plutão afasta-se do Sol, a atmosfera congela e cai no solo em forma de gelo. Assim, o jeito seria ter habilidade para escapar dessa enrascada! 220 graus Celsius negativos Duração do ano – 248 anos terrestre


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

12

o m i s s í r u P a i Memór Inicia – se no ano de 1940. Pelas mãos do meu pai, atravesso a Praça da Liberdade com direção ao Puríssimo para o 1º abi ginasial. Após a matrícula uma senhora, vestindo longa túnica, vestimenta das religiosas da congregação, conduziu – nos à Secretaria. Em seguida, somos conhecer o Colégio.

Foi amor à primeira vista. Aquele pátio repleto de crianças felizes, a velha mangueira, a bela Capela entraram em minha vida e tomaram conta do meu coração. Por isso e muito mais, pela formação de minhas filhas, netas e bisnetas. Maria Wizel Jordão

Em tempos de mudanças, é sempre bom ter lembranças para guardar, não é mesmo? Você tem imagens antigas ou histórias do Puríssimo? Entre em contato com a gente.

Escreva para o Jornal Eco Estudantino: jornal@purissimo.com.br (19) 3526-3028 – Ramal 225

Eco Estudantino - 14ª Edição  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you