Page 1


2

ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

Tenho o maior prazer em escrever este editorial e me senti honrada ao receber o convite, pois falarei de um assunto que me encanta: O SER CRIANÇA E A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR. Pensamos, buscamos e realizamos a Semana da Criança de uma forma atrati va e diferente para que eles ti vessem a oportunidade de vivenciarem experiências signifi cati vas no ambiente escolar. Gostaríamos que, num mundo virtual com acessos fáceis aos tablets, computadores e celulares, o brincar para relaxar, para se diverti r e para se movimentar contribuísse para a saúde fí sica, mental e emocional de nossas queridas crianças. Queríamos que esti vessem alegres e empolgadas para descobrirem a SURPRESA do dia seguinte na escola. Conseguimos, pois todas estavam animadas, com os olhos brilhantes e as famílias elogiaram bastante. Foi um grande sucesso conjunto, um verdadeiro trabalho em equipe, pois contamos com a colaboração dos pais, dos funcionários, dos professores, dos demais coordenadores, da direção, da APM, da equipe de recreação e seus colaboradores. Oferecemos momentos mágicos e inesquecíveis para todos, adultos e crianças, porque todos se diverti ram nesta semana, brincaram, correram, pularam, gritaram e riram muito, mostrando como se deve viver e como deve ser a vida diariamente. Tudo isso foi possível, porque os envolvidos acreditaram que brincar é um momento sagrado na vida de qualquer indivíduo. É com a práti ca das brincadeiras que os conhecimentos acontecem sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao redor. Nestes momentos os pensamentos se organizam, os objetos são explorados, as linguagens são desenvolvidas, as regras são descobertas, os líderes assumem seus papéis e a socialização acontece preparando o ser criança para o mundo. O brincar faz parte do educar e esse fi ca mais leve e prazeroso quando acontece brincando, por isso ele é tão signifi cati vo e mágico ultrapassando limites e possibilidades, trazendo autodescobertas e vivências de maneira saudável e produti va. As brincadeiras são um valioso espaço de socialização que envolve o comparti lhar de curiosidades, dúvidas, decisões e emoções.

MATEMÁTICA NÃO É PROBLEMA Em 2016, os alunos do Colégio Puríssimo mostraram que a matemáti ca não é problema, mas sim solução. Nesse ano, os educandos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio parti ciparam de duas Olimpíadas: Canguru de Matemáti ca e a Internacional, Matemáti ca Sem fronteiras. Na Canguru de Matemáti ca, que é dividida em 6 níveis, o Puríssimo conquistou 22 medalhas: 8 de bronze, 10 de prata e 4 de ouro. E na Matemáti ca Sem Fronteiras, que tem sistema de avaliação e é realizado por turmas, foram 9 medalhas em nível Estadual e 3 em Nacional.

RIO 2016 Os alunos dos 6ºs anos do Ensino Fundamental II realizaram a ati vidade práti ca de culinária, da montagem dos lanches tí picos dos diferentes países parti cipantes das Olimpíadas Rio 2016. O projeto foi desenvolvido sob a supervisão das professoras Eliana Palmero Butolo (Artes) e Fabiana Coli Gonçalves (Ciências), a fi m de completar os estudos sobre o alimento mais consumido no mundo desde a Anti guidade: O PÃO! TOCHA OLÍMPICA A Tocha Olímpica, além de durante o revezamento ofi cial ter passado em frente ao Colégio, pôde ser vista de perto pelos alunos. A Casa Azul recebeu a presença do jogador de basquete que parti cipou do revezamento, o conhecido Tatu. Os alunos do Ensino Fundamental II receberam a visita do mesatenista paralímpico, Carlos Alberto Carbinatti Júnior, que parti cipou das Paralimpíadas do Rio 2016. Os dois trouxeram o símbolo da tocha olímpica para que todos conhecessem.

CASA DAS CRIANÇAS O Colégio Puríssimo tem como sua missão “Educar para a vida”. Esse conceito se baseia num trabalho que nasce da integração do pedagógico e do social, indo muito além das salas de aula. Desde pequenas, as crianças aprendem a importância de pensar no outro e no convívio em sociedade. Com essa intenção há alguns anos a Pastoral mantém uma parceria com a insti tuição Casa das Crianças. A organização atende mais de 150 crianças todos os dias, em períodos alternados ao horário escolar. Os atendidos recebem reforço escolar, ofi cinas, cursos, saúde, ati vidades recreati vas e refeição.

Expediente Eco Estudantino Brincando, as crianças buscam senti do para sua vida. Informati vo do Colégio Puríssimo Coração de Maria Ninguém nasce sabendo brincar, é preciso aprender. Esse é Diretora: Ir. Inez Terezinha Augusti nosso papel de adulto na vida das nossas crianças, sem nunca Vice – Diretora: Cássia Betett o Sciamana esquecer o nosso lado criança de ser. Coluna: Aluno Felipe Carderan Jornalista Responsável: Bruna Togni (MTB - 81055/SP) Coordenador: Diego Matos Editoração e Programação Visual: LR Marketi ng Revisão: Professoras do Ensino Fundamental II Tiragem: 1.000 exemplares. Profª Daniela Oehlmeyer PARTICIPE! Escher Viotto Sugestões/Informações/Dúvidas: Coordenadora da Educação (19) 3526 – 3028 – Ramal 225 Infantil e Ensino Fundamental I jornal@purissimo.com.br Rua 07, nº 881, Centro – Rio Claro/ SP

Daniela


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

3

PODE ENTRAR, FIQUE A VONTADE! Abrir as portas já é tradição aqui no Colégio Puríssimo, e em 2016 mais uma vez tivemos a edição da Feira do Conhecimento, Casa Aberta.

A “Casa aberta” no Puríssimo ocorre anualmente e tem a intenção de valorizar os projetos desenvolvidos no decorrer do ano leti vo de autoria dos alunos com orientação e supervisão dos professores.

Além disso, dar valor aos talentos de nossos estudantes a parti r das apresentações culturais, como a exibição de capoeira, as musicais, como as apresentações dos alunos do Ensino Médio, inspiradas nos anos 80, artí sti cas e esporti vas, com a apresentação dos alunos do curso extra de basquete, e a exposição de trabalhos e experimentos cientí fi cos desenvolvidos em diferentes disciplinas. No prédio da Educação Infanti l “Casa Azul”, se concentraram a exposição dos trabalhos específi cos de cada turma e faixa etária. Além da realização da 2ª edição da Feira de Artesões, que trouxe familiares de alunos para exporem seus trabalhos nas mais variadas técnicas artesanais. Sem falar, é claro, das apresentações dos Corais da Juventude ICM e Corazul, e do grupo de fl autas e violinos e da Fanfarra do Colégio, tanto no prédio principal, quanto no prédio da Educação Infanti l.

”Foi gratificante e emocionante vislumbrar as produções dos alunos e também, o trabalho de todos os professores ao longo desse ano letivo”. Cássia Sciamana - Vice Diretora


4

ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

O SOM QUE ESTÁ NO AR Quem está acostumado com o dia a dia e a rotina do Colégio Puríssimo não pode negar que a instituição respira música. São diversas atividades e grupos que estão sempre dando voz aos corredores e ambientes da escola. O Coral da Juventude ICM, O Corazul, os grupos de flauta e violinos, as aulas de música para a Educação Infantil e Ensino Fundamental I (primeiros anos) e a fanfarra. Além, é claro, das muitas vozes e bandas formadas por alunos de nosso colégio.

Quando o assunto é música o Puríssimo também não sai do compasso! Pensou em Talento, Pensou Puríssimo!

O som mais uma vez estrondou na quadra do colégio. No dia 06 de agosto, a instituição sediou a segunda edição do festival de música, Puríssimo Fest. Foram 14 bandas que cantaram e encantaram a todos que prestigiaram o evento.

As apresentações iniciaram às 15 horas e, além das variadas atrações culturais, o público pôde aproveitar a praça da alimentação com as delícias do restaurante Outback Streakhouse e também as paletas mexicanas da La Tropicale Gelato Artesanal.

Foram mais de 1500 pessoas!


5

ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

PURÍSSIMO FEST O Puríssimo respira cultura e, em 2015, deu início ao Puríssimo Fest, com a intenção de promover a música, a cultura, o entretenimento e descobrir talentos. Em 2016, ti vemos a segunda edição e o evento teve estrutura maior, com a parti cipação de diversos patrocinadores e toda uma produção profi ssional fornecida pela Diapason Produções. Atrás dos livros, dos uniformes e das carteiras, nossos alunos escondiam um turbilhão de talentos que brilharam no palco do evento.

ESTÚDIO HERMÍNIA Valorizar a criatividade, a musicalidade de nossos alunos já é marca do Puríssimo, e isso vai ganhar ainda mais força com a criação de um espaço musical em nossa escola: o Puríssimo ganhará o ESTÚDIO HERMÍNIA! O estúdio será uma ferramenta próxima aos alunos, propondo ensino de instrumentos musicais, práticas de bandas, cursos de produção musical e audiovisual. A parceria da Diapason Produções com o Colégio Puríssimo visa incentivar esses estudos e produções audiovisuais, contando com um estúdio bem equipado.

HOMENAGEM O Estúdio faz uma homenagem a uma das Irmãs do Colégio, Irmã Hermínia Maria Zago. Ela sempre foi uma das grandes incentivadoras da música no Colégio Puríssimo. De acordo com um dos idealizadores do projeto, o ex-aluno e professor da fanfarra, Diego Rigolino, além do estúdio, a intenção é a de trazer mais eventos musicais ao longo do ano. “Entrei no colégio cedo, com apenas 4 anos de idade, sempre foi minha segunda casa. Tive a oportunidade de ter dois mestres que admiro muito e agradeço: Professor Villa e Irma Maria do Rosário. Eles me ensinaram sobre a importância da música, do ritmo na vida das pessoas. Permaneci na fanfarra até entrar como professor de música do colégio”, declarou o professor.

“Não existem limites para a música. Ela pode ser simples ou complexa, depende de quem a cria ou interpreta. Música une as pessoas, transporta cultura e cenários musicais por todo o planeta. Gosto de pensar que todas as pessoas são musicistas; nosso corpo é um instrumento musical. Nosso coração tem um ritmo e esse ritmo define nosso olhar, andar, falar. Uma pessoa aflita, terá um ritmo na fala, uma pessoa apaixonada, terá outro ritmo.” Diego Rigolino


6

ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

BRINCAR É EDUCAR O Colégio Puríssimo Coração de Maria realizou nos dias 10 a 14 de outubro, a Semana da Criança para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Cada dia contou com uma atividade diferente, na “Casa Azul” tivemos, Oficina de CupCake, recreação, oficina de circo, brinquedos infláveis e sorvete. Já no colégio tivemos desfile de fantasias, jogos e cabelo maluco, cinema e pipoca, além é claro, de sorvete. O sorriso no rosto e a alegria de brincar dos alunos contagiaram a todos, a energia da Semana da Criança 2016 é indescritível.

No Puríssimo é assim, nossas crianças aprendem brincando!


7

ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

R | Educar para Crescer! O que há por trás de uma singela brincadeira de faz de conta, de uma repetida construção com blocos ou de uma volta no parquinho, ou uma disputa de pega-pega. A brincadeira ocupa um lugar especial na vida da criança na primeira infância! Mas, você já parou para se perguntar por que é dada tanta importância a uma atividade aparentemente tão simples? Na verdade, essa “coisa de criança”, a que muitas vezes não se dá muito valor, é capaz de ajudá-la a desenvolver muitas de suas habilidades motoras e cognitivas, como atenção, memória, imitação e criatividade.

A função do brincar não está só no brinquedo, no material usado, no espaço especial, mas sim na atitude subjetiva que a criança demonstra na brincadeira e no tipo de atividade exercida na hora da brincadeira.

A brincadeira tem uma enorme função social, desenvolve o lado intelectual e principalmente cria oportunidades para a criança elaborar e vivenciar situações emocionais e conflitos sentidos no dia a dia de toda criança.

O ato de brincar não é somente “o brincar por brincar”, mas sim o que ela representa para quem brinca. O brincar está em uma dimensão valorizada no desenvolvimento do aprender, representando a necessidade de conhecer, construir e de se descontrair, em um mundo real ou simbólico cheio de momentos maravilhosos que só acontece através do brincar.

É brincando também que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesma e ao outro.

No Puríssimo, brincadeira é coisa séria!

Brinquedoteca

Sala de Jogos

Quadra

Parque


8

ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

O USO DA TECNOLO Tornar o processo de ensino e aprendizagem mais interati vo é a principal intenção do colégio. Por isso, há mais de um ano, foi inaugurada a sala de iPad’s. O emprego desse recurso de tecnologia visa o uso de aplicati vos para a evolução do processo pedagógico. Geografia é uma das disciplinas com grande número de aplicativos e infinitas possibilidades de utilização. COM UM SIMPLES TOQUE UM MUNDO SE ABRE... O uso de recursos tecnológicos e aplicati vos no processo educati vo permite ao aluno experienciar novas formas de aquisição do conteúdo, o que viabiliza uma análise holísti ca do conteúdo. As tecnologias digitais dão suporte, a disciplina que é extremamente visual e faz conexões com outras áreas do conhecimento, assim, essas tecnologias viabilizam uma análise holísti ca do conteúdo. E você? Não gostaria de ter o mundo em suas mãos? CONHEÇA OS APLICATIVOS MAIS USADOS EM SALA DE AULA.

METEOEARTH É um aplicati vo de meteorologia que possui uma representação digital da terra e proporciona ao aluno visualizar dados como: temperatura, cobertura de nuvens, precipitação (chuva). O grande diferencial é que esse tipo de representação não é como num livro estático. "O aplicati vo permite que o aluno visualize uma representação digital interati va dos fenômenos espaciais terrestres. No aplicati vo EarthPrimer, os alunos manipulam as forças da natureza e analisam como elas se infl uenciam. Já no aplicati vo Spati al Agent, os alunos podem comparar dados socioeconômicos de diferentes áreas do mundo. A interati vidade desperta o interesse pelo conteúdo e favorece o desenvolvimento da sua autonomia intelectual".

DYNAMIC PLATES

local ati ngido.

O aplicati vo simula os diferentes movimentos das placas tectônicas e permite a visualização de suas consequências para o

"Defendo sempre que as tecnologias digitais não substi tuem outras formas de construção do conhecimento (aulas expositi vas, elaboração de maquetes, jogos e leitura de livros impressos, por exemplo) mas, sem dúvida, elas contribuem para que os alunos aprendam de maneira ainda mais esti mulante e dentro de uma perspecti va que muito lhes agrada".

E EM SALA DE AULA? De acordo com os professores Jonas e Tiago, o trabalho com esses aplicati vos pode ser feito de muitas formas, afi nal, cada um permite uma dinâmica peculiar: apresentar o conteúdo, informar quais aplicati vos serão uti lizados e salvar os trabalhos em um sistema de nuvem.

VEM VER DO ALTO! Eles estão ganhando os ares por todo o mundo, os Drones ou VANTS (veículos aéreos não tripulados). Porém, mais do que fazer belas fotos, eles revolucionam as formas de medir e entender o nosso planeta. Antes desses equipamentos, dependíamos de produtos cartográfi cos como cartas topográfi cas, fotografi as aéreas com voos tripulados e imagens de satélite ou radar. Tais produtos ti nham suas limitações, como as cartas topográfi cas do IBGE, datadas de 1969, ou eram muito caros para se adquirir.


9

ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

OGIA NA EDUCAÇÃO COMO ELES AJUDAM A GEOGRAFIA? Os Drones ou VANTS registram a superfície da Terra através de fotografias digitais, tais fotografias são processadas em programas de computador específicos e mapas atuais e mais baratos podem ser gerados a partir das mesmas. Ao observar verticalmente o espaço geográfico, podemos trabalhar questões relativas ao crescimento urbano, refuncionalizações dos espaços da cidade, problemas ambientais e ocupações irregulares, por exemplo. Na Feira do Conhecimento de 2016, o Professor Jonas Fernando Pantoja e o Prof. Filippi Benevenuto Ongarelli e alguns alunos desenvolveram um projeto de mapeamento a partir de Drones ou VANTS.

NA ESCOLA O aplicativo faz com que o aluno pense nos comandos. Dessa forma, ele desenvolve sua história, cria personagens, sincroniza falas, entre outros. Tudo feito a partir dos elementos de programação que o aplicativo possui. NO PURÍSSIMO O trabalho com o aplicativo ScratchJr foi uma ideia da Professora do Ensino Fundamental I, Marina Cyrino. "Conheci o ScratchJr em um evento que participei em Montreal no Canadá. Foi um colóquio especialmente voltado para as possibilidades do uso do iPad em sala de aula, desde o maternal até o ensino superior". COMO FUNCIONA O APLICATIVO? As crianças criam o código em objetos chamados sprites, os quais podem ser editados. O código é criado arrastando blocos para uma área de codificação e, simultaneamente, são encaixados. A linguagem é linear, o que facilita a sua utilização para aqueles que não conhecem a linguagem computacional. CATEGORIA

NOTAS

Desencadeando

Inicia roteiros e envia mensagens para outros scripts

Movimento

E se a criança, além de brincar com o celular, o tablet e o laptop, soubesse criar os próprios jogos e aplicativos? ISSO JÁ É POSSÍVEL! O Scratch, muito utilizado na Inglaterra e em parte dos Estados Unidos, é uma linguagem computacional que permite a programação de jogos e animações. No Brasil, essa tecnologia tem sido incorporada às escolas como ferramenta de aprendizagem. Ele é um aplicativo intuitivo que oferece, de forma lúdica, elementos simples de programação.

Você já conhece o aplicativo ScratchJR? Ainda não? Baixe Scratch é uma linguagem de programação visual projetado para introduzir a codificação habilidades para crianças. MAS... O QUE É PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL? Programação é o processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. NO SCRATCH... Com a criação de projetos em Scratch, as crianças podem aprender a pensar de forma criativa, apesar de não ser capaz de ler a linguagem computacional. O aplicativo tem diversos personagens, cenas, comandos, os quais possibilitam que elas criem uma história. O usuário tem a sua disposição comandos de gestão de personagens e objetos, gestão de cenas e gestão de movimentos.

Move sprites e altera ângulos

Looks

Controles visibilidade, trajes, e saída de fala bolha

Som

Desempenha um "pop" de som ou um som gravado

Ao controle

Repete uma parte do script de um determinado número de vezes

Endings

Termina, repete infinitamente, e vai para a página especificada do projeto

PROJETO 4ºS ANOS - ENSINO FUNDAMENTAL I O aplicativo tem como princípio o raciocínio lógico e a criatividade. Segundo a Professora Marina, assim é possível que o professor possa utilizá-lo tanto como diversão, quanto explorando um conteúdo de sua disciplina. "O trabalho que nós, professoras dos 4os anos, desenvolvemos com os alunos utilizando as fábulas, conteúdo vinculado à Língua Portuguesa. Em grupos, como atividade inicial, que serviu de roteiro. Fomos à sala de iPad e os alunos transformaram a fábula, escrita pelo grupo, em um conjunto de cenas (como um desenho animado) no ScratchJr", comenta. A forma de incluir jogos, aplicativos e a tecnologia no processo pedagógico faz com que o aluno desenvolva um pensamento computacional. A partir de uma "brincadeira", é possível aprender noções de lateralidade, conceitos de animação gráfica, programação visual, raciocínio lógico, resolução de problemas, pensamento algoritmo e construção coletiva. ELES ESTÃO PREPARADOS PARA TANTA INFORMAÇÃO? A programação pode dar aos pequenos, desde cedo, uma ferramenta de expressão capaz de desenvolver muitos de seus talentos, além de prepará-los para a realidade do mundo informatizado em que vivem. Isso não significa que pais e educadores não devam ter cuidado com o uso de ferramentas tecnológicas.


10

ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

É CESTA! Colégio Puríssimo ARREMESSA e MARCA mais um PONTO com a 3ª edição do Festival de Basquete! O Festival aconteceu no sábado, 23 de setembro, e durante todo o dia ocorreram atividades como: • Circuito com os atletas de 6 a 10 anos com provas de passe, drible, arremesso e rebote; • Prova estilo livre, na qual os alunos tiveram um minuto para demonstrar suas habilidades, sendo premiados com bolas de basquete pelos técnicos presentes; • Provas de habilidades; • As disputas começaram divididas nas categorias exibição, sub-08, sub-10 e sub-11. Todos os jogadores receberam medalhas e troféus de atletas!

DE 3 PONTOS, OU MELHOR DE 13! Com mais de 13 anos de trabalho Puríssimo oferece Curso extra de basquete. O curso extra de basquete funciona desde 2003. O projeto foi idealizado pelo professor de Educação Física da instituição Luis Claudio Betetto Sciamana. De acordo com ele, a ideia uniu duas de suas paixões: “Eu gosto muito de trabalhar com crianças e adoro a modalidade basquete. Gosto muito dos esportes, mas tenho preferência pelo basquete. Vendo a necessidade de incluir uma modalidade no cotidiano dos alunos, iniciamos esse trabalho”, comenta. Como funciona o Curso de Basquete ? • Crianças a partir de 5 anos; • 2 aulas semanais, com uma hora de duração. • 3 turmas (de acordo com a idade);


ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

11

HOJE FALAREMOS SOBRE A INGLATERRA Coluna Felipe Carderan - 8º1M

MAS AFINAL QUAL É O CERTO? INGLATERRA, GRÃ-BRETANHA OU REINO UNIDO? Depende. A Grã-Bretanha é uma ilha da Europa que abriga a Inglaterra, a Escócia e o País de Gales. O Reino Unido é um agrupamento político que congrega os países da Grã-Bretanha mais a Irlanda do Norte. E o nosso assunto, a Inglaterra, é um dos países constituintes do bloco da Grã-Bretanha. Inglaterra é derivado do Inglês antigo “Engla land” (England), que significa “terra dos anglos”.

POR QUE VAMOS FALAR DA INGLATERRA? O estilo mais tocado pelas bandas de nossos alunos no Puríssimo Fest é o Rock. O Jornal Eco resolveu trazer um pouco mais sobre a origem desse estilo, que está nas guitarras, nas baterias, na boca de nossos estudantes e, é claro, nas playlists dos celulares. O Rock nasceu ou não na Inglaterra? Uma parte dos estilos de Rock sim, mas o que ficou conhecido e perdura até hoje, não. Ele surgiu nos Estados Unidos, e os cantores mais famosos são John Lennon, Freedye Mercury, entre outros.

OUTRAS CURIOSIDADES A Inglaterra é um dos últimos países que ainda conserva o modelo de governo monarquista, mas não uma monarquia absolutista, e sim parlamentarista, sendo assim, a casa real de Windsor tem como atual rainha Isabel II ou Elizabeth II, representante diplomática inglesa, e o primeiro ministro sendo o chefe de estado.

O nome oficial da torre do Big Ben é uma homenagem à Rainha Elizabeth II. Mas a torre do relógio já foi chamada de Clock Tower e St Stephen’s Tower. A torre tem 158 anos e é o terceiro maior relógio do mundo e o segundo de Londres.

Você sabia que os ingleses tomam 22 vezes mais chá que um americano? Ou que o Reino Unido é representado nas Copas do Mundo por quatro seleções: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales? Já nos jogos olímpicos, é representado por apenas uma comissão. E acredite se quiser, mas os ingleses adoram a culinária indiana! É possível encontrar pratos indianos por todo o país. Existem cerca de 9 500 restaurantes indianos na Inglaterra. A Inglaterra é 74 vezes menor do que os Estados Unidos, 59 vezes menor do que a Austrália e 3 vezes menor do que o Japão. Ainda assim, o país é 2,5 vezes mais populoso do que a Austrália e 1,5 vezes mais populoso do que o Estado norte-americano da Califórnia. Apesar de, em número, sua população ser 2,5 vezes menor do que a japonesa, a densidade demográfica da Inglaterra é maior do que a do Japão. Londres, capital da Inglaterra, é o maior centro financeiro do mundo. Com 12 milhões de habitantes, é a maior cidade da Europa.


12

ECO ESTUDANTINO - COLÉGIO PURÍSSIMO

EDUCAR NÃO É SÓ PARA VESTIBULAR, É PARA A VIDA! O Puríssimo constituiu-se na cidade de Rio Claro há 107 anos. As médias de aprovações no vestibular são altas e, só em 2015, foram mais de 287, sendo 39 em cursos de Medicina. Porém, não é só com vestibulares , notas e aprovações que se faz um aluno, e o Puríssimo sabe muito bem disso. Nossas crianças e adolescentes são educados para a vida. Vida que eles passaram uma grande parte aqui.

"O Puríssimo é a minha segunda família, um lugar onde há pessoas que se preocupam, que cuidam, que ficam ao nosso lado o tempo todo! Muitas coisas aconteceram ao longo de todos esses anos: muitas amizades, confusões, aprendizagens, estudos que ,ao final, foram essenciais para o nosso crescimento pessoal, já que criamos responsabilidades e crescemos tanto física quanto psicologicamente. A partir disso, começamos a sonhar! O colégio, os educadores, nos incentivam a sonhar, porque acreditam na nossa capacidade! E é ao final de todo esse percurso, que o coração aperta e que nós percebemos o quanto vamos sentir falta de termos ao nosso lado pessoas tão especiais, com as quais compartilhamos todos esses anos.Vamos sentir falta de levantar de manhãzinha e vir para o colégio, encontrar o pessoal, os professores, coordenadores e de viver aqui dentro. Mas agora é cada um por si, cada um vai correr atrás daquilo que ama, do seu sonho, colocando em prática a educação para vida que recebemos!" Ana Carolina Grella, 3º ano Ensino Médio. "Entrei no Puríssimo na primeira série. Logo no começo, apreciei a escola que me surpreendeu com a simpatia desde os monitores até a coordenação e os professores, são todos muito queridos. Foi nessa escola que, além de expandir meu conhecimento sobre as matérias escolares, conheci e fortaleci minhas mais fortes amizades e, além de tudo, aprendi diversas coisas sobre o mundo e ensinamentos sobre a vida. Foi no Puríssimo que montei a banda My Way com meus amigos e tivemos a oportunidade, concedida pela escola, de nos apresentarmos pela primeira vez no Puríssimo Fest e, assim, seguir com a banda até hoje. Aqui concluo meus estudos e saio com a certeza e orgulho de ter estudado no colégio que me proporcionou as melhores experiências e um ótimo aprendizado!" Maximiliano Bruno Lopes Ruggiero – 3º ano Ensino Médio. "Quando recebi a notícia de que havia conseguido bolsa para o sexto ano do ensino fundamental no colégio fiquei temerosa, pois eu era uma aluna de escola pública. Porém, quando as aulas começaram conheci toda a estrutura, tudo mudou completamente! Percebi que o colégio não visa apenas aprovações no vestibular, mas nos educa para a vida. Tive a possibilidade de trabalhar em projetos, como o da Pastoral, coordenado pelo professor Denilson, que trabalha com crianças de instituições carentes. Para mim, uma experiência magnífica, pois me permitiu crescer como ser humano, ver a vida de um modo diferente e me tornar alguém melhor, isso é gratificante! Também participei do grupo de teatro, com o professor Ricardo, que é maravilhoso. Pensar que falta pouco para tudo isso acabar é triste, porque, para quem há 7 anos não queria vir e hoje não quer sair, é sinal de que a experiência valeu muito a pena". Karen Eduarda dos Santos – 3º ano Ensino Médio.

Eco Estudantino - 13ª Edição  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you