Issuu on Google+

AL

ECI P S E O EDIÇÃ


Durante o festival de jogos, os alunos dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos participaram da cobertura jornalística do festival. Cada grupo elegeu dois representantes para atuar como repórter durante as atividades, fazer as entrevistas individuais, e fotografar o evento.

Os participantes da realização do jornal nesse Festival de Jogos foram: Manhã Julia e Anik – 3º A Marina Camargo e Emanuel – 3º B Christian e Bianca – 4º A Izabel e Flora – 5º A

Após a escolha dos representantes, foi combinado que as crianças decidiriam as perguntas, a pessoa a ser entrevista, e quem seria o fotógrafo. Foi grande o empenho e a participação das duplas, que, sozinhas, conseguiram realizar o trabalho respeitando a parceria com o colega repórter, realizando entrevistas e fotos muito interessantes.

Confiram abaixo algumas dessas entrevistas!

A dupla Emanuel e Marina C. do 3º ano B, perguntou para a Helena, acompanhante terapêutica, o que ela já tinha feito no festival e anotaram a resposta: “ Tirei muitas fotos e joguei os jogos de tabuleiro.”

A Marina G. do 3º A disse que achou o festival muito legal, e que gostou de pular corda e jogar dardos.

A Carol G., supervisora de informática, disse que já participou de três Festivais e que gostou mais do primeiro pela novidade. Ela está animada pelo Blog do evento que vai contar a toda comunidade do Oswald os acontecimentos da semana de Jogos.

Patrício disse que achou o Festival muito legal, e que circulou muito pela escola durante as partidas.

Bianca e Christian, do 4º ano A, fizeram uma lista das perguntas que queriam fazer para os entrevistados.


Jopa, professor de educação física, contou para a dupla que ajudou a organizar o Festival e que adorou trabalhar com as crianças porque ensina e aprende junto com elas. Disse que gostou muito de participar dos Jogos porque conseguiu ver e descobrir novas formas e maneiras de estar e ajudar os alunos.

Bianca e Christian acharam bem legal ser repórter. Disseram que foi bom tererem feito as perguntas antes , porque assim, tiveram a experiência: “ Você já sabe o que perguntar”, disse Christian. A Thais do 1º ano B disse que o jogo que mais gostou foi o Garrafobol, e que tinha gostado muito do primeiro dia de Jogos porque havia ganho no jogo.

Ercília, professora do 3º ano B, estava estimulando jogos de mesa, e ensinado as crianças a jogar mancala, que é um jogo de estratégia.

Rafael Matos, do 1º ano B, contou para Izabel e Flora, do 5º ano A, que jogou damas, e que gostou muito desse Festival de Jogos, que foi o primeiro que participou.


Os repórteres do 3º ano C, Chico Fonseca e Diego Nunes, abriram a tarde de entrevistas para a cobertura de um dos eventos mais esperados no Colégio Oswald o festival de jogos!

As repórteres também deram suas opiniões: “Gostei. Achei interessante porque aqui há vários tipos de jogos e também jogos de tabuleiros, não só esportes.” Sobre a experiência de ser repórter, disse: “ Achei legal porque dá para saber mais das pessoas, e qual o jogo que elas preferiram” (Flora, 5º ano). “ Achei bem legal. A gente vai perguntando para as pessoas, e sabemos como elas se sentem sobre o Festival, se estão felizes” (Izabel, 5º ano).

A dupla Anik e Julia K. do 3º A também deu um depoimento sobre como foi participar dos Jogos como repórteres!

Eles iniciaram a entrevista perguntando ao Leonardo Volpi do 5º ano C sobre o que ele mais gosta destes dias de Festival de Jogos e o Leo respondeu contando que gosta muito dos jogos de quadra, principalmente do futsal e que achou que a divisão dos times está bem equilibrada. Depois a dupla de repórteres

perguntou para a Helena Duarte Belio 3º ano C se ela já tinha ganhado algum jogo e ela disse que não, mas como o festival só estava começando ela podia jogar muito ainda. Então, fizeram a mesma pergunta para a colega Luiza Senna Lima, também do 3º ano C, e ela respondeu que já tinha ganhado pulando corda.

Helena

Luiza

Julia: “Achei divertido, mesmo que eu tenha ficado com um pouco de vergonha.” Anik: “ As pessoas fazem poses engraçadas,e eu adoro fotografar!”


O Fernando Pimentel, auxiliar de coordenação, contou para o Chico e o Diego que ele gosta bastante do jogo de câmbio. E o Patrício Casco, nosso querido professor de Educação Física, contou que gosta muito do jogo de tchoukball porque é o “jogo da paz”.

A nossa segunda dupla de reportagens da tarde foi composta pelas alunas Elisa Define e Bianca T. Machado do 3º ano D, elas contaram com a ajuda de uma secretária, a aluna Giulia Tonin também do 3ºD.

e aí tive que pregá-los na parede da quadra, também coloquei os tecidos com as cores dos times espalhados na escola...” (Fernando) “Dá bastante trabalho porque tem que separar todos os materiais, comprar os que estão faltando, organizar os horários dos jogos dos times, ver as pessoas que vão ficar em cada lugar que tem jogo... são muitas coisas para organizar mas no final é muito legal e vale a pena!” (Patrício)

A Tatiana Tatit, professora do 3º ano C, contou aos meninos que gosta muito do jogo de tchoukball.

Para finalizar as entrevistas a dupla perguntou ao Fernando e ao Patrício se dá muito trabalho organizar o Festival de Jogos, confira o que eles reponderam:

As meninas encontraram com o Romério, o nosso querido porteiro, e lhe perguntaram quantos festivais de jogos ele já participou e se ele estava gostando deste 12° Festival de Jogos, ele contou para os leitores do Jornal Letras e Rabiscos que este já é o terceiro festival que ele está participando e ele gosta muito porque acha super legal ver todos os alunos juntos fazendo atividades esportivas.Ele adora ver a alegria das crianças!

“Dá bastante trabalho porque têm muitas coisas para organizar. Eu tive a idéia de fazer os cartazes das equipes

O Fernando contou para as meninas que este é o 5° festival que ele está participando e que ele adora! Inclusive, ele disse que o Festival de Jogos é um dos eventos da escola que ele mais gosta!! E contou para as meninas que está gostando muito do Festival de Jogos deste ano principalmente porque as crianças estão bem envolvidas nos jogos e tem os alunos que estão participando do jornal e da rádio.


O 4°ano C foi representado no Jornal Letras e Rabiscos pela dupla de repórter : Carolina Karamm e André Gottlieb.

O Patrício contou paras meninas que gosta muito de todos os jogos do festival mas acha o tripebol muito legal porque muitas pessoas podem participar!

A Helena Iuspa do 3º ano D contou que já participou de três jogos e ganhou do roxo e do laranja pulando corda!

A dupla foi direto perguntar para a professora do 4º ano C, Viviane Maia, sobre o que ela está achando do Festival de Jogos deste ano e qual é o jogo que ela mais gosta. A Vivi contou que está adorando ficar com as crianças pequenas do 1º e do 2º ano porque é muito diferente das crianças maiores. E ela gosta muito do jogo de câmbio e linha de mira porque são jogos de cooperação.

A aluna Alice Pereira , também do 3º ano D, contou para as meninas que já jogou 4 jogos neste festival e ganhou o de bolinha de gude.

Depois a dupla foi entrevistar a auxiliar de classe, também do 4º ano C, Mariana Facanali. Eles queriam muito saber qual jogo a Mari gostaria de jogar caso ela pudesse participar dos jogos e sabe o que ela respondeu???? Que gostaria muito de jogar garrafobol porque acha um jogo muito parecido com queimada e ela adorava brincar de queimada quando era criança. A Cacá e o Dé também perguntaram se na escola da Mari tinha Festival de Jogos e ela contou para eles que na escola dela existia um dia de jogo, mas não era como este Festival de Jogos, era uma disputa entre as turmas, os times não eram misturados.


Depois, a dupla de repórteres foi ao ateliê perguntar para a Andrea Marrey, Professora do 3º ano D, de quantos festivais ela já participou e ela contou que este é o 7º Festival de Jogos que ela participa e ela adoraria jogar linha de mira!

O Rafael Menezes (4º ano C) contou para seus amigos que acha os dias de Festival de Jogos muito divertidos! E ele gosta muito de jogar lince e se eu fosse repórter do jornal ele entrevistaria algumas pessoas de cada time.

A Helena Iuspa do 3º ano D contou que já participou de três jogos e ganhou do roxo e do laranja pulando corda!

O 4°ano D foi muito bem representado pelas alunas Maira Cavenaghi e Joana Barros.

A Suely Navarro, professora do 5º ano C, foi a entrevistada que participo de um número bem grande de festivais!!!! Este já é o 8º festival que ela participa!!! E ela acha muito legal este evento principalmente porque todos os anos participam juntos.


A monitora Nina do 5º ano C contou às meninas que adora o Festival e prefere mais dos jogos de quadra do que os jogos de praça. E ela também contou que gosta muito da perna de pau porque treinou bastante!!!

Elas iniciaram a entrevista perguntando a professora Priscilla Corrêa (4º ano D) qual era o objetivo do Festival. E ela disse: “Acho que o objetivo deste evento é a integração de todos os alunos e a possibilidade de conhecer melhor as pessoas dos outros anos, aprendendo a se relacionar com respeito.”

Para o Patrício e o Fernando, as meninas perguntaram como surgiu a idéia do festival de jogos. Confiram o que ele e o Fernando responderam “A ideia do Festival de Jogos é muito antiga, ele já existia na escola Caravelas e na fusão da Caravelas com o Oswald ele passou a ser um evento do Colégio Oswald de Andrade. A ideia deste evento é para

A auxiliar do 5º ano C Viviane Gobetti contou para a Maira e a Joana que neste festival ela ficou no dardos e gostou muito, é o segundo ano que ela ficou neste lugar e acha muito legal!

que todos os alunos, de todos os anos, pudessem de divertir juntos.” (Patrício) Fernando Pimentel: “O Festival de Jogos já existia antes da fusão do Oswald com a escola Caravelas , mas contamos 12 festivais desde que virou um evento do Colégio Oswald porque se contássemos desde quando era Caravelas já seriam mais de 20. O Oswald, antes da fusão, também tinha um evento parecido.”

Para a monitora Ágata Lucchi (5º ano C) elas perguntaram como é ser monitora e a Ágata contou que é muito legal mas um pouquinho trabalhoso também!!!


A Gabriela Trevisol (4º ano D) contou a reportagem do Letras e Rabiscos que o jogo que ela mais gosta é o tchoukball.

Encerrando a tarde de entrevistas a última dupla de repórteres do dia foram os alunos do 5°ano C, representados pelo Ian Bernucci e Ágata Lucchi juntamente com o apoio das secretárias: Isabela Pimental e Mariana Gianella . E o Jopa , querido professor de Educação física, contou que está amando este Festival de Jogos! Ele acha muito importante este momento em que a escola inteira para com as outras atividades para os alunos poderem brincar e se divertir, ele acredita que com esta pausa todos aproveitam para conhecer e conviver com as pessoas!


Eles perguntaram para vários alunos se estavam gostando do Festival de Jogos e por que. Confiram as respostas: Marcelo Araújo 4º ano C: “Sim, porque são dias só de jogos e eu gosto muito de jogar”. Caio Volpi 4º ano C: “Sim, porque são dias sem aula”. Gabriela Azevedo (Bibi) 5º ano C: “Sim, porque não tem lição de casa e é divertido”. Irene Araújo 3º ano C: “Sim porque é divertido e eu conheci novas pessoas”.

A Nãna Wharton do 5º ano C contou que da experiência como monitora o que ela mais gostou foi de poder ajudar os alunos menores!!!

É isso aí! E assim encerramos a matéria sobre o 12° Festival de Jogos do Colégio Oswald de Andrade. Parabéns aos alunos repórteres que se empenharam bastante com a tarefa, a todos os alunos que participaram dos jogos e brincadeiras e a todos os professores, auxiliares, coordenadores... e toda a grande equipe do colégio que se empenhou bastante para mais um evento de muito sucesso!!!!!



Festival de Jogos 2012