Page 1

Newsletter nº 176 03 de abril de 2014

Nesta Edição

da Direção

VI Festival dos EME Programa, Acessos e Estacionamentos Serviço Religioso Missa Pascal 2.º Período Interrupção Letiva da Páscoa Clube de Aeromodelismo de Lisboa Prova “Troféu dos Mestres F2” Plano de Prevenção e Combate à Droga e ao Alcoolismo no Exército

Estudo sobre os “Hábitos de Higiene Oral num Colégio Interno” Visitas ao Colégio Militar The Duke of York’s Royal Military School

do Serviço Escolar Atletismo – Desporto Escolar Corta-Mato Nacional Palestra “Como lidar com os afetos”

do Corpo de Alunos Instrução Militar Semana de Campo Viagem de Estudo do Secundário Finalista 2013/2014

da Secção de Pessoal

A tradição ainda é o que era! O Colégio Militar, o Instituto de Odivelas e o Instituto dos Pupilos do Exército, reúnem-se para mais uma manifestação cultural e desportiva: o Festival dos Estabelecimentos Militares de Ensino. A efeméride realiza-se esta sexta-feira, pelas 21H00, no Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz. Pela riqueza do seu conteúdo, acredita-se poder proporcionar um serão memorável, repleto de alegria e demonstrativo das potencialidades da nossa Juventude. Ao encontro da Ginástica com a Música.

Passagem à Disponibilidade e à Reforma

SEGUINTE


da Direção VI Festival dos Estabelecimentos Militares de Ensino Programa, Acessos e Estacionamentos

O Festival terá o seguinte programa:

20H00 - Chegada dos Convidados 21H00 - Cerimónia de Abertura Atuação das Classes e Coros NTERVALO

Atuação das Classes e Coros 23H30 - Cerimónia de Encerramento A Polícia do Exército encontrar-se-á, no Estádio da Luz, a regular o trânsito e o acesso de viaturas aos parques de estacionamento será controlado. Será aconselhável aceder ao local cedo. Os Alunos intervenientes no espetáculo entrarão pela Porta 5, enquanto que os seus familiares, outros Alunos e respetivos familiares entrarão pelas Portas 9 e 10. Para eventuais utilizadores de GPS, as coordenadas do Estádio Sport Lisboa e Benfica são 38º 45’ 9’’ N 11’ 4’’ W .

Serviço Religioso: Missa Pascal

No dia dedicado à celebração da ressurreição de Jesus Cristo, a Missa de Páscoa encerra as festividades relacionadas com a Semana Santa. Hoje, no Auditório, o Sr. Capelão, Major Borges da Silva, celebra a missa que louva a alegria pascal. Santa Páscoa!

ANTERIOR

SEGUINTE


da Direção 2.º Período: Interrupção Letiva da Páscoa

Em 04 de abril, o Colégio Miliar encerra as atividades do 2.º Período Escolar, dando inicio às férias da Páscoa. A Direção deseja a toda a Família Colegial uma santa Páscoa, formulando votos de sucesso escolar aos Alunos do 1.º Ciclo e do Batalhão Colegial. Páscoa Feliz!

Clube de Aeromodelismo de Lisboa: Prova “Troféu dos Mestres F2”

Nos dias 05 e 06 de abril, entre as 10h00 e as 17H00, o Colégio Militar acolhe a realização da prova “Troféu dos Mestres F2”, uma iniciativa proposta pelo Clube de Aeromodelismo de Lisboa. A realização desta prova visa dinamizar a prática desportiva da modalidade entre os nossos Alunos, por benéfica se tratar e apelar para um conjunto de princípios e valores que, à sua maneira, se aproximam e complementam o que o Colégio preconiza na formação dos Jovens que optaram pelo nosso Projeto Educativo. O Colégio convida toda a Comunidade Colegial e apreciadores da modalidade a assistir a esta prova do Clube de Aeromodelismo de Lisboa. A todos os participantes, um saudável convívio desportivo!

Plano de Prevenção e Combate à Droga e ao Alcoolismo no Exército

No âmbito do Plano de Prevenção e Combate à Droga e ao Alcoolismo no Exército, no dia 10 de abril, o Auditório do Colégio Militar vai ser palco de uma palestra de informação e sensibilização. A iniciativa decorrerá com o patrocínio da Escola do Serviço de Saúde Militar e destina-se aos Militares que servem no Colégio.

ANTERIOR

SEGUINTE


da Direção Estudo sobre os “Hábitos de Higiene Oral ”

No âmbito de um trabalho de final de curso, a Sr.ª Catarina Caetano, Aluna da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, analisará a higiene oral de alguns dos Alunos do Colégio. O estudo observacional “Hábitos de Higiene Oral num Colégio Interno” decorrerá no mês de abril, avaliando alunos internos a partir do 8.º ano de escolaridade, depois de autorizados pelos Encarregados de Educação e tem o intuito de aprofundar conhecimentos e poder contribuir para a formação sobre a saúde oral em crianças de idade escolar, verificando se existe uma relação entre a saúde oral corrente dos alunos mais velhos e a dos discentes mais novos, uma vez que esta pode interferir e haver alguma influência dos hábitos comportamentais relativos à manutenção da sua saúde oral. Após a análise dos resultados e determinação de quais os principais problemas de saúde oral encontrados, será realizada uma ação de sensibilização e promoção de saúde oral a todos os Alunos. Será ainda entregue um panfleto com algumas informações básicas aos Encarregados de Educação, contendo o diagnóstico dos seus educandos e as recomendações para a resolução de algum problema que tenha sido detetado.

ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO “Hábitos

de Higiene Oral num Colégio Interno”

Eu, ________________________ Encarregado de Educação do Aluno n.º ____ do ____ ano, turma ____, autorizo o meu educando a participar no estudo “Hábitos de Higiene Oral num Colégio Interno”. O(A) Encarregado de Educação _____________________________ (Deve ser enviada para colegiomilitar@colegiomilitar.pt, ao cuidado da Enfermaria e da respetiva Companhia )

Visitas ao Colégio Militar

Por ocasião do seu 211.º aniversário, o Colégio recebeu a visita do Subdiretor do Internato do “The Duke of York’s Royal Military School”, em Dover, Reino Unido. O Tenente-Coronel Steven Saunderson nasceu na Escócia e estudou num colégio privado em Edimburgo. Começou a prestar serviço no Colégio em 1988 tendo completado a licenciatura em História e uma Pós-graduação em Ciências da Educação. Alistou-se no Exército Territorial em 1984 e serviu no Corpo de Treino de Oficiais da Universidade de Bristol e em vários Regimentos de Infantaria. Atualmente desempenha a função de comando, como Tenente-Coronel, do Corpo de Cadetes do Colégio. Obrigado pela visita!

ANTERIOR

SEGUINTE


do Serviço Escolar Atletismo: Corta-Mato Nacional do Desporto Escolar

Os pequenos gestos fazem a diferença e, esses, fazem enriquecer o nosso Projeto Educativo. Prova do feito, foi o e-mail de gratulação enviado pelo Professor Luís Filipe Assunção, Coordenador Local do Desporto Escolar de Lisboa (CLDE), o qual se transcreve: “Serve o presente email para agradecer a presença, disponibilidade e trabalho desenvolvido pelos professores do Colégio Militar – Alexandre Fernandes e Nuno Gomes Marques – na deslocação da Comitiva da CLDE de Lisboa Cidade ao Corta Mato Nacional do Desporto Escolar, realizado em Portalegre, nos passados dias 14 e 15 de março de 2014. A disponibilidade demonstrada e a forma como acompanharam os Alunos do Colégio Militar e de todas as outras escolas presentes, fez com que o grupo que estava a representar a CLDE de Lisboa Cidade tivesse uma excelente postura ao longo dos dois dias do evento. Mais uma vez, o nosso obrigado.” O Colégio agradece as amáveis palavras e aproveita para congratular os Professores e os Alunos por elevarem os valores deste Estabelecimento Militar de Ensino. O reconhecimento é “sinónimo” de esforço e dedicação!

Palestra “Como lidar com os afetos”

No âmbito do projeto de “Educação para a Saúde, a Sexualidade e os Afetos”, o Auditório do Colégio Militar foi palco da palestra “Como lidar com os afetos”, destinada aos Alunos do 9.º ano de escolaridade, contando com a presença das formadoras Paula Dias e Sara Anunciada, ambas enfermeiras na maternidade Dr. Alfredo da Costa. Boa jornada!

ANTERIOR

SEGUINTE


do Corpo de Alunos Instrução Militar: Semana de Campo

De 05 a 08 de abril, na Área Militar do Polígono de Tancos, os alunos do 11.º ano de escolaridade vão ter a oportunidade de mostrar o que aprenderam na disciplina de Instrução Militar. Desejamos que a semana de campo seja profícua, respeitando e promovendo os valores e os princípios do Código de Honra do Aluno do Colégio Militar. Um Por Todos, Todos por Um!

Viagem de Estudo do Secundário: Finalistas 2013/2014 VIAGEM DE FINALISTAS Cracóvia, Varsóvia e Praga 05 a 11 de abril Boa Viagem!

da Secção de Pessoal Passagem à Disponibilidade e à Reforma 28 março 2014 1.º Cabo Wilson Salvador Sanches Pina Desempenhou funções nos Serviços de Apoio, Corpo de Alunos e Serviço Escolar, totalizando 05 anos, 08 meses e 25 dias, desde 05 de junho de 2008. 01 abril 2014 Assistente Técnica Maria Teresa Pinto Santos C. Ferreira Cruz Desempenhou funções na Secção de Pessoal, durante 29 anos, 05 meses e 07 dias, desde 25 de outubro de 1984. Assistente Operacional José dos Reis Alfaiate Desempenhou funções na Secção de Alimentação, durante 42 anos e 01 mês, desde 02 de março de 1972. Assistente Operacional João Cândido Ramos Desempenhou funções na Secção de Alimentação durante 40 anos, 10 meses e 23 dias, desde 09 de maio de 1073.

ANTERIOR

Newsletter nº 176  

Newsletter nº 176

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you