Page 1

Newsletter nº 117 31 de outubro de 2012

Nesta Edição da Direção Integração dos Novos Alunos no Batalhão Colegial Integração dos Novos Alunos no Batalhão Colegial

O Colégio Militar, no âmbito das suas seculares tradições, realizará, em 30 de novembro de 2012, a Cerimónia de Compromisso de Honra dos Novos Alunos do ano letivo 2012-2013.

Clube de Aeromodelismo de Lisboa: Troféu de Voo Circular do seu 60.º aniversário

do Serviço Escolar

Conselhos de Turma: Reuniões Intermédias do 1.º período

Atividades desportivas

Geografia e Ciências Naturais: Visita de estudo ao Estuário do Tejo

Programa da Cerimónia Compromisso de Honra dos Novos Alunos

Na sala de Comandantes de Batalhão, às 11H00 - Descerramento da fotografia do Aluno Comandante de Batalhão. Nos Claustros, às 11H25 - Continência do Batalhão Colegial ao Exmo. Diretor do Colégio Militar. - Entrada dos Novos Alunos. - Descrição Heráldica do Guião do Colégio Militar. - Leitura do Código de Honra e Compromisso de Honra dos Novos Alunos. - Desfile do Batalhão Colegial em continência ao Exmo. Diretor, na Parada Nova No refeitório de Alunos, às 13H00

Esgrima: 1.º Encontro Juvenil de Esgrima

- Almoço de confraternização entre Alunos, Pais e Encarregados de Educação dos Novos Alunos.

da Secção de Pessoal

Promoções

A Direção do Colégio Militar convida Pais, Encarregados de Educação e demais familiares dos Novos Alunos a assistirem à singela cerimónia, assim como para o almoço de confraternização a ter lugar no refeitório de Alunos. Convida, também, os demais Pais e Encarregados de Educação a assistirem à cerimónia.

SEGUINTE


da Direção Clube de Aeromodelismo de Lisboa: Troféu de Voo Circular do seu 60.º aniversário

Em 03 e 04 de novembro, entre as 09h00 e as 17H00, o Colégio Militar acolhe a iniciativa proposta pelo Clube de Aeromodelismo de Lisboa, através da cedência temporária das suas instalações, regozijando-se do facto de poder apresentar as condições adequadas para o apoio ao mesmo aquando da realização da prova aeromodelismo em voo circular comemorativa do seu 60.º aniversário. Congratulamo-nos com a ideia de, através da realização da prova aeromodelismo em voo circular, podermos dinamizar a prática desportiva da modalidade dos nossos alunos, por benéfica se tratar e apelar para um conjunto de princípios e valores que, à sua maneira, se aproximam e complementam o que preconizamos para a formação dos jovens que optaram pelo nosso projeto educativo. Neste âmbito, a Direção deste Estabelecimento Militar de Ensino, convida toda a Comunidade Colegial e apreciadores da modalidade a assistir e juntarem-se ao evento. A todos os participantes, um saudável convívio desportivo!

do Serviço Escolar Conselhos de Turma: Reuniões Intermédias do 1.º período

Entre 07 a 09 de novembro, decorrem na sala de conselhos, as reuniões intermédias do 1.º período, com a seguinte ordem de trabalhos: 1. Avaliação; 2. Proposta de Alunos para aulas de apoio; 3. Outros assuntos.

Atividades desportivas 03 novembro 2012 Esgrima: 1.º Torneio Júnior, escalão Júnior Sintra Alunos n.ºs 43, 197, 298.

ANTERIOR

SEGUINTE


do Serviço Escolar Geografia e Ciências Naturais: Visita de estudo ao Estuário do Tejo No dia 12 de outubro, os alunos do 9.º e 10.º anos, no âmbito das disciplinas de Geografia e Ciências Naturais, deslocaram-se à Reserva Natural do Estuário do Tejo (RNET). O estuário do rio Tejo é a maior zona húmida do país e uma das mais importantes da Europa, um santuário para peixes, moluscos, crustáceos e, sobretudo, para aves, que nele se detêm durante a migração entre o Norte da Europa e a África. É o maior estuário da Europa Ocidental, com cerca de 34 mil hectares, e alberga regularmente 50 mil aves aquáticas. Caracteriza-se por uma extensa superfície de águas estuarinas, campos de vasas recortados por esteiros, mouchões, sapais, salinas e lezírias. Começámos por visitar o moinho de maré de Corroios, classificado como Imóvel de Interesse Público, integrado no Ecomuseu Municipal do Seixal. O Moinho de Maré de Corroios foi mandado construir em 1403 por D. Nuno Álvares Pereira, proprietário de uma grande parte das terras situadas em redor do Seixal. Em Portugal, foram construídos moinhos de maré, em diversos pontos do litoral, com uma maior concentração no estuário do Tejo. Estas construções, iniciadas no séc. XII, intensificaram-se nos sécs. XV e XVI, em resultado do forte crescimento demográfico verificado na cidade de Lisboa e do seu dinamismo portuário e comercial. Procurou-se entender os princípios do seu funcionamento e a sua localização, com o objetivo essencial de aproveitar a energia das marés. No local, o funcionário José Meias auxiliou o grupo, com a explicação de todo o método de trabalho com particular destaque para o papel do moleiro. Um moinho de maré é constituído pelo edifício em que se encontram instalados os engenhos de moagem, pela caldeira onde a água da maré fica retida, pelo dique que a delimita e pela comporta, que assegura o abastecimento da caldeira durante a enchente da maré. Após a visita ao moinho e depois da observação do sapal de Corroios, que constitui um espaço natural protegido e que funciona como uma «maternidade» e «creche» para diversas espécies de moluscos, crustáceos e peixes, rumámos à baía do Seixal, onde embarcámos no varino “Amoroso”. A utilização das embarcações tradicionais da Câmara Municipal do Seixal procuram conciliar objetivos educativos e de lazer e contribuir para o conhecimento e interpretação do vasto património fluvial e marítimo do estuário do Tejo, de grande importância para o desenvolvimento das zonas ribeirinhas. Recorrendo às técnicas tradicionais de navegação à vela, apreciámos a beleza e tranquilidade do estuário do Tejo, associando a um salutar convívio, a descoberta e o conhecimento.

ANTERIOR

SEGUINTE


do Serviço Escolar Esgrima: 1.º Encontro Juvenil de Esgrima Em 27 de outubro, na Escola Secundaria da Amadora teve inicio a época de desporto federado para os escalões de Iniciados e Cadete. O Colégio Militar conquistou cinco medalhas neste início de época. Durante a manhã decorreu a prova de iniciados que contou com a presença de dez atiradores. O aluno n.º 270, Gonçalo Alves venceu a prova e o aluno n.º261, Rafael Onofre atingiu o pódio ficando no segundo posto. Destaque para a entrada na final a oito do aluno n.º102, Bernardo Laires que obteve o 6.º lugar e do aluno n.º151, João Pereira que alcançou o 8.º lugar. Em prova, outros alunos, obtiveram classificações de mérito: o 9.º lugar para o aluno n.º 192, Tomás Bastos, o 10.º lugar para o aluno n.º 91, João Zoio, o 12.º lugar para o aluno nº. 312 Bernardo Laranjeira, o 13.º lugar para o aluno n.º 252, Pedro Pereira, o 16.º lugar para o aluno n.º 324, Eduardo Esteves e o 17. º lugar para o aluno n.º 216, Marcelo Pereira. Na parte da tarde, teve lugar a prova de Cadetes. O pódio foi conquistado pelo Colégio. Em 1.º lugar, o aluno n.º 298 André Vaz, em 2.º lugar, o aluno n.º 261, Rafael Onofre e, finalmente, em 3.º lugar o aluno n.º270, Gonçalo Alves. Os restantes representantes do Colégio alcançaram o 13.º lugar (aluno n.º 591, Francisco Araújo), 16.º lugar (aluno n.º 225, Diogo Castro), 17.º lugar (aluno n.º 126, Gabriel Saraiva) e 21.ºlugar (aluno n.º322 ,João Leal).

do Secção de Pessoal Promoções 31 outubro 2012 Tenente Marco Filipe da Costa Ricardo Presta serviço neste Colégio desde 20 de janeiro de 2012. Desempenha funções no Corpo de Alunos.

Tenente Pedro Miguel Capela Alves Presta serviço neste Colégio desde 22 de novembro de 2010. Desempenha funções no Corpo de Alunos.

ANTERIOR

Newletter nº 117  

Newletter nº 117

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you