Issuu on Google+

Newsletter nº 114 10 de outubro de 2012

Nesta Edição da Direção

Abertura Solene Ano letivo 2012/2013

Visitas ao Colégio Militar

O Diretor do Colégio Militar

Reunião de Curso 1994-2002

Tem a honra de convidar V. Exa. a assistir à Cerimónia de Abertura Solene do ano letivo 2012/2013, que se realiza no dia 19 de outubro de 2012, neste Colégio. 187.º Aniversário da Morte do Fundador do Colégio Militar

Nos Claustros , às 15h30 Banco Alimentar Contra a Fome

- Apresentação do Batalhão Colegial à Alta Entidade que preside à

Campanha “Papel por Alimentos

Cerimónia. - Integração do Estandarte Nacional. - Apresentação dos novos Alunos.

do Serviço Escolar

- Entrega do símbolo do Comando ao Comandante do Batalhão Colegial. - Abraço ao aluno “Batalhãozinho”. - Palavras de boas vindas pelo Comandante do Batalhão Colegial .

Atividades Culturais

- Desfile do Batalhão Colegial na Parada Nova.

No Ginásio, às 16h30

da Secção de Equitação

- Alocução do Exmo. Diretor do Colégio Militar. - Lição Inaugural proferida pela Dr.ª Maria Firmina Cruz Faro Valadas de Albuquerque, subordinada ao tema: “Portugal e a Europa”.

Despeneiranço

- Entrega de prémios aos Alunos distinguidos no ano letivo transato. - Final da Cerimónia.

SEGUINTE


da Direção Visitas ao Colégio Militar

Em 12 de outubro, comemorando os 10 anos de saída no Colégio Militar, o Curso 1994-2002, reúne-se no neste Estabelecimento Militar de Ensino. Espera-se um dia marcado pela partilha de memórias, não muito longínquas, mas bem presentes no âmago de cada “Menino da Luz”. A Direção do Colégio deseja um dia bem passado, na companhia dos respetivos sucessores e demais Alunos.

187.º Aniversário da Morte do Fundador do Colégio Militar Em 08 de outubro, teve lugar nos Claustros, uma singela Cerimónia evocativa ao Fundador, Marechal António Teixeira Rebelo, 187 anos volvidos após a sua morte. O programa geral da Cerimónia constou uma formatura geral do Batalhão Colegial; a continência do mesmo ao Exmo. Diretor; a tradicional alocução proferida pelo Aluno Comandante da 1.ª Companhia; a deposição de uma coroa de flores no Átrio do Fundador; a prece do Oficial Capelão e finalizou com a continência do Batalhão Colegial. Da Cerimónia destaca-se a alocução proferida pelo Aluno Comandante da 1.ª Companhia: Exmo. Sr. Coronel Diretor, Exmos. Oficiais, Docentes, Sargentos, Praças e Funcionários Civis, Camaradas Alunos, Encontramo-nos nestes históricos Claustros, 187 anos após a morte do nosso Fundador, com o propósito de homenagear o homem que tornou possível todos estes anos de história e espirito único neste país, refiro-me ao Fundador do Colégio Militar, Marechal António Teixeira Rebello. Partiu na madrugada de dia 6 de Outubro do ano de 1825, junto dos seus alunos do Real Colégio Militar, à época, deixando uma Instituição que assentava em princípios e valores tão sólidos que permitiram a sua existência até hoje, perto de completar 210 anos. Sinto que é relevante referir a bravura, coragem e a iniciativa de um rapaz que, com apenas 12 anos abandonou a sua aldeia para se juntar às fileiras do Exército no intuito de servir Portugal. O seu espirito forte e os seus ideais altruístas, acoplados a todos os valores que lhe foram transmitidos enquanto militar, fizeram com que em 1803 fundasse esta nobre casa que é o Colégio Militar. A Comunidade Colegial reúne-se assim nesta ocasião em sinal de respeito, mas também em sinal de agradecimento ao Fundador do Colégio Militar por ter criado esta casa que nos acolheu, assim como acolheu gerações e gerações de antigos alunos formados tal como nós segundo os princípios do patriotismo e do espirito de corpo que fundamentaram o nosso lema “Servir” e a nossa divisa “Um por todos , Todos por Um”. Obrigado Teixeira Rebelo! Obrigado Colégio! Tenho dito,

Aluno n.º 154, João Luís Prata Ferreira

Comandante da 1.ª Companhia Ano letivo 2012/2013

ANTERIOR

SEGUINTE


da Direção Banco Alimentar Contra a Fome: Campanha “Papel por Alimentos” Com contornos ambientais e de solidariedade, a recolha de papel posteriormente convertido em produtos alimentares; o ideal mais vasto de sensibilização para a importância do papel de cada indivíduo na sociedade e, finalmente a possibilidade de recuperar e reutilizar o que parece não ter valor, estão na origem do enorme sucesso que a Campanha “Papel por Alimentos” tem vindo a conhecer. Através da Campanha “Papel por Alimentos”, o Colégio Militar, desde o ano letivo transato, associou-se ao Banco Alimentar contra a fome, ao qual, até ao momento, contribuímos e muito para esta nobre causa. Tendo como missão a luta contra o desperdício, como visão um mundo no qual todos os Homens tenham garantido o direito à alimentação e como valores a dádiva e a partilha que materializam a Solidariedade e Responsabilidade Social e, sem qualquer carater de obrigatoriedade, apelamos à Comunidade Colegial o vosso sempre incondicional apoio, através da entrega de papel, neste Estabelecimento Militar de Ensino. Para tal, por baixo da arcada do Pavilhão General Morais Sarmento, encontra-se um ecoponto próprio para o retém de todos os vossos contributos, até o Banco Alimentar Contra a Fome cessar a campanha. O seu papel é importante, na ajuda ao próximo!

do Serviço Escolar Atividades Culturais

Geografia e Ciências Naturais: Passeio em embarcação tradicional no Estuário do Tejo Moinho de Maré de Corroios Alunos do 9.º ano, turmas A e B.

da Secção de Equitação Despeneiranço: Prova de acesso à Escolta a Cavalo Em 09 de outubro, realizou-se no picadeiro do Colégio Militar o tradicional “Despeneiranço” em que os alunos foram sujeitos a uma avaliação de equitação, na qual foram postas à prova, a postura e a destreza na arte de cavalgar. A seleção dos alunos foi feita pela observação cuidada do Mestre de Equitação e dos Alunos Graduados da Escolta. Os alunos dos vários cursos, por inscrição de livre vontade, demonstraram as suas qualidades equestres, a fim de obter uma avaliação positiva, que lhes irá garantir o acesso à Escolta a Cavalo. Estiveram presentes várias entidades Colegiais, entre as quais a Direção do Colégio Militar e alguns professores convidados para a ocasião.

ANTERIOR


Newsletter Nº114