Dois nomes, dois mundos, vários poemas - Edição 2017

Page 35

Instante Ferreira Gullar Aqui me tenho como não me conheço nem me quis sem começo nem fim aqui me tenho sem mim nada lembro nem sei à luz presente sou apenas um bicho transparente

O poema “Instante” é de Ferreira Gullar. Como viveu na época da ditadura militar, é comum que seus poemas apresentem influências desse contexto, em que as pessoas eram fortemente reprimidas por expressarem suas opiniões. A ideia central do texto é a de que o eu-lírico é obrigado a ser quem ele não é, logo, ele não se reconhece e não pode ser reconhecido. As cinco estrofes de três ou dois versos não estão rigidamente metrificadas. Além disso, há rimas, como “conheço” e “começo”. Há figuras de linguagem como antítese (começo/fim) e metáfora (sou apenas um bicho). Consideramos que o poema é importante, pois registra a sensibilidade do poeta e, ao mesmo tempo, mostra-nos como as pessoas se sentiam diante de um regime político injusto.

35


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.