Page 1

O AVIADOR Giovana Fernandes Gomes

PROJETO JOVEM ESCRITOR 2012


PROJETO Durante o ano letivo de 2012, o Colégio ECCOS desenvolveu com seus alunos o “Projeto Jovem Escritor”, tendo como objetivo despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita.


DEDICATÓRIA

Eu dedico este livro ao meu pai Marcelo, à minha mãe Daniela e ao meu irmão Gabriel, aos meus amigos Júlia, Enzo, Daniel, Ana Elisa e Luiz Antônio do Colégio ECCOS. Ao Leonardo e ao Lucas, às minhas amigas Ana Júlia e Isabela, e aos meus primos Patrick, Bruna e Letícia.


AGRADECIMENTOS Meus sinceros agradecimentos aos meus pais e ao meu irmão, que me deram algumas ideias e me encorajaram neste projeto. Agradeço também à minha professora Caroline, que revisou meu texto e colaborou na reescrita de alguns trechos do livro.


O AVIADOR

Era uma vez um menino, chamado Marcelo, que gostava muito de avião e queria ser piloto, mas a sua família não tinha dinheiro para pagar o curso, que era muito caro. Ainda criança dizia: _ Pai, você pode me dar um avião de brinquedo? O pai respondia: _ Não posso, estou sem dinheiro! E o menino cresceu. E para realizar o seu sonho, foi juntando o dinheiro necessário para fazer o curso de piloto que ele tanto queria. Quando ele tinha 18 anos já começou a pilotar avião! 7


8


Muitos acontecimentos importantes da vida de Marcelo aconteceram próximos dos aviões! Conheceu sua mulher, chamada Daniela, num aeroporto. Ela trabalhava como aeromoça da Tam. Ele voava na Vasp. Os dois se casaram e tiveram dois filhos, Gabriel e Giovana. Numa época, Marcelo foi despedido da Vasp e foi para a Gol. Daniela parou de trabalhar no aeroporto e afastou-se da aviação. Os filhos cresceram e Marcelo propôs que eles fizessem o curso para piloto também. Marcelo pilota outros aviões com a família, os filhos vão também e o pai os incentiva a fazer o curso de piloto nos Estados Unidos. Marcelo já sofreu muitos acidentes de avião e em um deles quase morreu. Tem guardada 9


uma camiseta com gasolina e, felizmente, nada grave aconteceu.

10


11


A filha sonha em fazer o curso de piloto e conhecer alguém especial para ela. Giovana adora os aviões, ela os acha muito legais, porque com eles podem viajar para outros lugares, passear muito e conhecer mais coisas, comprar coisas novas, ver parques novos de todo o mundo, apreciando lá de cima! Giovana ficou muito feliz com os presentes que ganhou de seu pai: chapéu da Vasp, um crachá e duas bolsas, da Gol e da Vasp. Presentes que ela guarda com muito carinho!

Gabriel e Giovana sonham participar do Esquadrilha da Fumaça. 12


13


Gabriel apesar de gostar muito do mundo da aviação, decidiu se tornar escritor. Numa conversa com o pai falaram sobre isso. _ Pai, acho que é muito divertido ser piloto, mas também deve ser bastante cansativo... _ Sim, filho... A rotina é bem cansativa! _ Não quero mais ser piloto. Penso agora em ser escritor e viajar no mundo das palavras... O pai disse: _ Mas você gosta de escrever? _ Sim, eu gosto muito! _ Ah, que bom! É importante gostar do que se faz! _ Até amanhã, pai! _ Até! 14


15


_ Bom dia, pai! Pai, eu quero pilotar o Esquadrilha da Fumaça! _ Tá bom, filha! Vamos ver quanto fica o curso para você? _ Viva! Estou tão feliz!

16


_ Pai, já chegamos! _ Olha! Uma vaga! _ Estaciona aqui! Falou a filha. _ Que avião mais bonito! _ Realmente, é mesmo muito bonito filha. Caminharam até a recepção. _ Quanto é o curso para ela? _ Vou ver... Você é piloto de avião? Falou o atendente. _ Sou. Respondeu o pai. _ Então você terá um desconto para sua filha. _ Você pode vir segunda-feira para iniciar o curso? _ Para mim está ótimo! 17


_ Já imaginou comprar um avião deste, pai? _ Vamos ver por dentro do avião? _ Que bonito, pai! Ele é rosa! Quanto será que custa? _ Uns 70 milhões de reais! _ Será que podemos pilotar este um pouco? _ Vamos entrar? Fecha a janela quando você se sentar.

18


19


_ Nossa, que vista mais linda aqui de cima... _ Vou te mostrar uma coisa. Olha lá embaixo, você vai ver que coisa mais bonita. _ Vamos descer para ver de perto. _ Tá bom. _ Já estou com fome, quero comer. _ Pega atrás do seu banco. _ Tá bom. _ Você também quer comer, pai? _ Não quero comer, filha. Obrigado!

Uma hora depois... _ Pronto, já chegamos de volta! _ Vamos para casa, filha. _ Vamos, pai. 20

_ Tchau, até segunda!


AUTORA Sou a Giovana, tenho dez anos e estudo no Colégio ECCOS. Gostei muito de escrever este livro, que foi inspirado na história de meu pai. Moro com meus pais e meu irmão. Meu hobby é jogar videogames e gosto muito de aviões também.


PROJETO JOVEM ESCRITOR

PROFESSORA RESPONSÁVEL: CAROLINE PRIANTE REIS

APOIO PEDAGÓGICO: SILVANA MARIA SANTOS CAXIAS

GESTOR: HENRY DE OLIVEIRA

DIAGRAMAÇÃO: SIMONE IZIDORO

PRODUÇÃO: EDUCADORES E ALUNOS

IMPRESSÃO: COLÉGIO ECCOS


O aviador  

Colégio ECCOS - Projeto Jovem Escritor - Giovana Fernandes Gomes - 5º Ano