Page 1

Laís Kawaguchi

PROJETO JOVEM ESCRITOR 2013


PROJETO Durante o ano letivo de 2013, O Colégio ECCOS desenvolveu com seus alunos o “Projeto Jovem Escritor”, tendo como objetivo despertar nos alunos o interesse pela leitura e pela escrita.


Dedicatória Eu dedico este livro à minha família, por me ajudar nas horas que preciso, me dando carinho, amor e muita felicidade. A todos do ECCOS, por me ajudarem, imprimindo minhas atividades e por serem muito legais. Aos meus professores, por me ajudarem nas horas em que necessito deles e me ensinarem várias coisas. Aos meus amigos, por darem ótimas ideias para meu livro, por serem muito divertidos e muito legais. E à toda a equipe ECCOS.


Em um lindo dia de sol, Daniel estava passeando pela praia e encontrou um golfinho encalhado, todo amarrado. A sorte é que Daniel tinha um canivete em seu bolso, e logo começou a cortar a corda. Mas quando terminou, viu que o golfinho estava todo machucado. Ele não sabia como ajudar, então logo pegou seu celular e discou para a RDAM ( Resgate de Animais Marinhos) e disse: - Oi, bom dia! Tem um golfinho-nariz-de-garrafa aqui na Dolphin Beach, ele estava todo enrolado em cordas e redes de pescadores, não sei por quantos dias ele está aqui. Eu cortei as cordas, mas o golfinho tinha um monte de cortes, machucados e uma nadadeira estava sangrando muito. Eu passei um pano só para tirar o grosso, mas não adiantou muito.


Jéssica, a treinadora, percebendo o desespero de Daniel falou: — Já estamos a caminho, obrigada. E Daniel respondeu: — Obrigado, digo eu. Bye. — Bye, bye.

6


Enquanto o RDAM não chegava, Daniel estava molhando o golfinho. Quando chegaram, Daniel disse: — Ainda bem que vocês chegaram. E uma menina mais ou menos da idade dele disse: — Obrigada por ter ligado para nós.

7


E a RDAM pegou o golfinho e levou até o caminhão, que tinha um balde gigante para transportar animais marinhos. Chegando no Centro de Animais Marinhos ( CDAM), levaram o golfinho para o veterinário Jake. Ele examinou, olhou, checou e viu que a nadadeira direita estava com ferimentos graves e teria que fazer uma nadadeira robótica.

8


Jake disse para Amora: — Amora, fique de olho no golfinho rapidinho, por favor. — Au! Au!Au! – Latiu Amora.

9


Jake tinha ido buscar a nadadeira rob贸tica. Ele procurou, procurou e s贸 depois de trinta minutos ele achou. Enquanto isso, Amora estava brincando com o golfinho.

10


Quando voltou, viu que o golfinho estava tão feliz brincando com Amora, que ele teve uma ideia e falou para Amora: — Amora, você quer ficar com o golfinho até ele melhorar? Amora latiu alegre e Jake disse: — Isso parece um sim. Eu já vou buscar suas coisas.

11


Jake decidiu dar ao golfinho o nome Winther. Amora latiu e Jake disse: — Bom! Pelo seu latido, parece que você gostou. Vou levá-lo para um recinto maior. — Agora ele está feliz! Mas, parece que ele não está nadando bem?

12


—É verdade Jake - disse Jéssica - Ele está bem mais feliz, mas está nadando meio esquisito. — Precisamos trocar a nadadeira- disse Jake. — Tem razão – falou Jéssica. — Tem que trocar o quê?- perguntou Camila. — Filha, o golfinho está bem feliz aqui, mas nós temos que trocar a nadadeira dele – disse Jessica. — Isso é bem fácil - falou Camila. —Nem tão fácil assim, filha – disse Jéssica. — Por quê? – Perguntou Camila. — Porque a maioria das vezes, quando vamos tirar uma prótese de algum animal é bem difícil colocar de novo. Por isso, que eu e o Jake estamos preocupados. E se ele ficar por muito tempo aqui, vai se acostumar muito com a gente e não vai saber como sobreviver sozinho no mar. Então, temos que agir bem rápido antes que aconteça isso – disse Jéssica. — Entendi. Então por que você está parada aí, mãe?Perguntou Camila. — Me desculpa, filha, é que a televisão está ligada e não estava prestando atenção em você – falou Jéssica. 13


— Vamos chamar a equipe inteira para ajudar – disse Camila. Chamaram todos da equipe de resgate. Tentaram mais de dez vezes e não conseguiram. Tentaram novamente e não conseguiram nada. No dia seguinte, na décima vez que tentaram, conseguiram, e Jake disse: — Até que enfim, o Winther deixa a gente tirar. Todos respiraram de alívio por terem conseguido. Até Amora começou a latir muito e Camila falou: — Até você está feliz, Amora? Levaram o golfinho até o laboratório de Jake para examiná-lo de novo. Jake pegou outra prótese para Winther, colocaram a prótese nele. Esperaram dez minutos antes de colocá-lo no recinto de novo, para verem se ele estava nadando bem. Por fim , Winther estava nadando muito bem. Jéssica disse: — Vamos soltá-lo então. — É, antes que ele se acostume muito com a gente – disse Jake. 14


Levaram Winther bem longe da praia, para ele não se machucar de novo. Foram mais ou menos trinta minutos até chegarem num local ideal. No caminho, Camila e Jéssica foram jogando água em Winther. Chegaram. Colocaram Winther na água devagar, para não machucá-lo.

15


Quando Winther estava na água, Amora começou latir e chorar. Camila, vendo a reação de Amora disse, quase chorando: — Não chore Amora, ele vai ficar bem. — Isso mesmo Camila – disse Jake. — Bye, bye Winther – disseram todos.

16


AGRADECIMIENTO

QUIERO AGRADECER A MI FAMILIA, A MIS AMIGOS, A MIS MAESTROS Y A TODOS DEL COLEGIO ECCOS.


FALANDO DO AUTOR

Meu nome é Laís, tenho nove anos. Tenho cabelo castanho escuro como meus olhos, estudo no colégio ECCOS, tenho professores muito legais e uma família muito divertida e amorosa. Tenho uma cadelinha chamada Amora, a raça dela é lhasa apso, ela só tem sete meses. Tenho amigos muito legais, divertidos e que têm ótimas ideias. Eu gosto de: brincar, ler, escrever livros, mexer no tablete. Adoro andar de cavalo, amo animais, principalmente cavalos e cachorros e muitas outras coisas. E falando em coisas de que gosto... Coisas de que não gosto: tráfico, morte, brigas, meu irmão quando ele me bate e a Amora, quando não faz xixi no lugar certo. Estou no quarto ano da manhã. Minha professora se chama Márcia Helena, é muito divertida, amorosa, incrível, carinhosa, linda, maravilhosa e muitas outras coisas. Queria que ela fosse minha professora para sempre.


PROJETO JOVEM ESCRITOR

PROFESSORA RESPONSÁVEL: MÁRCIA HELENA DE OLIVEIRA BARBOSA

APOIO PEDAGÓGICO: SILVANA MARIA SANTOS CAXIAS

GESTOR: HENRY DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO: EDUCADORES E ALUNOS

IMPRESSÃO: COLÉGIO ECCOS


As aventuras de Winther  

Colégio ECCOS – Projeto Jovem Escritor - Laís Kawaguchi - 4º Ano - manhã

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you