Issuu on Google+

A porta mรกgica

Jorge Natalino Zenun

PROJETO JOVEM ESCRITOR 2013


PROJETO Durante o ano letivo de 2013, o Colégio ECCOS desenvolveu com seus alunos o “Projeto Jovem Escritor”, tendo como objetivo despertar nos alunos o interesse pela leitura e pela escrita.


Dedication

I dedicate this book to my friends, to my family and my dog Susi.


Agradecimiento

Yo agradezco a mi maestra AngĂŠlica, a mi familia y a mi colegio ECCOS.


A porta mรกgica

Autor e ilustrador: Jorge Natalino Zenun


Em um dia como todos os outros, Andy estava no por達o junto ao seu cachorro Tobby. Quando de repente, ele encontrou uma porta,

que nunca tinha visto. Andy resolveu entrar mesmo sabendo dos perigos que ali poderiam existir.

7


Ao atravessar a porta, Andy chegou a uma terra estranha. Então, ele perguntou a si mesmo: — Onde estou?

E um dos gnomos daquela terra, respondeu: — Você está em um lugar melhor, um lugar encantado, no qual a água é infinita, mas aqui há uma bruxa muito má, que tenta destruir a nossa

vila.

8


— Que vila? – Perguntou Andy. — Uma vila que fica muito distante. — Mas o que você faz aqui?— Continuou Andy com as perguntas ao gnomo. — Eu protejo, ou melhor, tento proteger a vila dos feitiços da bruxa.

9


Andy, intrigado, queria saber mais sobre a bruxa e suas tentativas de destruir a vila. Assim, Andy resolveu passar pelo gnomo-

guardião. E o gnomo respondeu: — Espere aí um pouco, quem você pensa que é? — Você não irá me deter, irei até a vila, tentar

destruir a bruxa. Disse Andy. — Mas como saberei se você é um infiltrado da bruxa ou não? Perguntou o gnomo ao mesmo tempo em que Tobby, o cão de Andy, pulou em

cima dele.

10


Então Andy escapou do gnomo e correu para a vila, até que viu a princesa que morava lá, de boca aberta, gaguejando e rimando: — Vo-você é o me-menino da profecia!

11


— A profecia da janela, que por acaso não envolve panela. — O que isso quer dizer? — Eu... não... sei, só pensei na rima! — Disse a princesa. Então os dois riram do que a princesa havia dito.

12


Andy estava muito curioso para saber mais

sobre a profecia e perguntou: -Ok, mas o que diz a profecia?

13


— A profecia dizia que um menino muito bom viria e faria a bruxa beber água suja de pia! — Mas não é mais fácil destruir o caldeirão dela e acabar com seus feitiços? Perguntou Andy. — Bem, não é o que a profecia dizia, mas tudo bem! Respondeu a princesa.

14 7


O gnomo, que havia sido derrubado por Tobby, o cachorro, conseguiu alcançá-los. E nesse exato momento, ele correu para prender o menino, e a princesa o lembrou da profecia. E o gnomo perguntou: — Você não acha que este seja o me... nino? E a princesa o interrompeu:

— ESTE É SIM O MENINO DA PROFECIA!

15


E o gnomo foi sarcástico, porque não acreditava que Andy pudesse ser o menino da profecia: — Há!Há!Há! Você não acha que ele seja o menino? E a princesa falou, que como castigo, ele deveria ir com Andy até o castelo da bruxa má.

16


Ao chegar ao castelo da bruxa, ela logo saiu

voando dizendo: -Há, Há, Há! Vocês nunca me deterão!

17


O gnomo que acompanhava Andy saiu correndo de medo. Andy

ficou

enfrentar a bruxa.

18

parado

para


A bruxa jogou em Andy uma poção de encolher permanentemente, que estava dentro de um frasco de vidro. Antes de o frasco cair no chão, Andy pegou e jogou-o de volta para acertar na bruxa, o frasco não a acertou, o frasco caiu em cima de uma árvore. 19 7


A Bruxa tirou e jogou o seu chapĂŠu pontudo e acertou Andy.

20


Andy caiu no chão, e a bruxa tentou acertá-lo com um raio, mas ele rolou no chão para se desviar. Ele se levantou, pegou o chapéu da bruxa e jogou-o nela. Ela caiu da vassoura e exclamou: — Eu me rendo!

21 1


Depois de voltar para a vila e ver que ela estava comemorando a derrota da bruxa, Andy voltou para casa com seu cachorro Tobby, contou para seus pais e fez a promessa de que contaria a hist贸ria para seus filhos.

22


Sobre o autor...

Eu me chamo Jorge Natalino Zenun, nasci em 31 de março de 2004, em São José dos Campos. Este é meu terceiro livro. Estou no quarto ano do ensino fundamental do colégio ECCOS. Eu gosto de brincar com meus amigos, andar de bicicleta e de patins.


PROJETO JOVEM ESCRITOR

PROFESSORA RESPONSÁVEL: ANGÉLICA PATRÍCIA FERREIRA FONSECA

APOIO PEDAGÓGICO: SILVANA MARIA SANTOS CAXIAS

GESTOR: HENRY DE OLIVEIRA

PRODUÇÃO: EDUCADORES E ALUNOS

IMPRESSÃO: COLÉGIO ECCOS



A porta mágica