Page 32

INTERCÂMBIO

fazer nosso teste de nivelamento, para só então oferecer programas compatíveis com a sua habilidade no idioma”, ressalta. Para cursar um ano ou seis meses do Ensino Médio nos Estados Unidos, um dos destinos mais procurados pelos estudantes que desejam fazer esse tipo de intercâmbio, é preciso ter um nível de inglês intermediário, por exemplo. Além disso, o programa High School exige também que o aluno não tenha sido reprovado na escola aqui no Brasil. Segundo Carol Piotto, lá o aluno vai estudar obrigatoriamente matemática, inglês, educação física, ciências e estudos sociais, e mais quatro matérias opcionais. O valor do investimento é a partir de 7 mil dólares, mas quem optar por um país aqui na América do Sul, como Argentina e Chile, esse valor pode ser reduzido para até 4 mil dólares. Outra opção para quem quer dedicar mais tempo estudando fora do país é fazer uma graduação ou parte dela nas universidades gringas. Apesar de também exigir nível de inglês intermediário, o processo de seleção é mais rigoroso e deve começar o quanto antes. O estudante tem que ter um currículo com boas notas e trabalho voluntário, preencher um perfil que será enviado às universidades e se preparar bem para a entrevista. Quem for bom nos esportes pode até tentar uma bolsa de estudos que permite abatimento de 30% a 80% dos custos. Só precisa mandar um vídeo praticando a atividade e fazer um teste físico, além de cumprir as outras exigências. As agências de intercâmbio podem assessorar os candidatos em todas essas etapas e, pela experiência, indicar as instituições mais adequadas de acordo com o perfil do estudante. O valor da consultoria na World Study, por exemplo, é de R$ 6 mil por ano. Os programas mais procurados, no entanto, são mesmo de cursos de idiomas, segundo a diretora da Experimento Intercâmbio em Maceió. “Toda segunda-feira começa uma turma de iniciantes”, ressalta Carol Piotto. Ela informa ainda que o valor pode ser mais em conta: o investimento é a partir U$ 2.500 por mês, mais o valor da inscrição no programa e das passagens aéreas. Quanto ao destino, ela ressalta que pode ser praticamente qualquer lugar do mundo. “Os mais procurados são Estados Unidos

32

CONTATO! / EDIÇÃO 2015 / www.contatomaceio.com.br

e Canadá, porque o dólar canadense está valendo menos que o americano. Na Europa, vendemos muito Londres, França e Espanha. Mas tem até cursos de idiomas em Israel e na Rússia”, revela. Para quem não abre mão de ir para os Estados Unidos, a diretora do Experimento Intercâmbio Cultural aconselha experimentar destinos menos badalados. “Chicago é muito organizado e urbano e New Haven é pertinho de Nova York, e tem a vantagem de ser menor”, sugere.

IMERSÕES As imersões são programas de estudos de idiomas mais curtos, de até quatro semanas em média. O objetivo é colocar o estudante em contato com falantes nativos e com a cultura local. Assim, é possível superar as dificuldades de comunicação na língua aprendida. No próximo ano letivo, os estudantes do Achieve Languages Maceió vão poder trabalhar a comunicação em inglês não só com os colegas de sala, mas também com os nativos britânicos. O curso de idiomas do Colégio Contato lançará em 2016 um programa de imersão em Londres voltado exclusivamente para seus alunos. A equipe pedagógica do Achieve Languages Maceió escolheu Londres como destino não só pela proximidade com a Oxford University, parceira do curso, mas também pela baixa incidência do português na cidade, diferente dos destinos mais convencionais como os Estados Unidos, onde é possível encontrar até vendedores atendendo exclusivamente brasileiros nas lojas. Além da estadia em Londres, a equipe planeja visitas a Oxford e passeios culturais bem atrativos, como visitas a set de filmagens de grandes produções do cinema. Em Oxford, por exemplo, tem locais de gravação dos filmes do Harry Potter e de Alice no País das Maravilhas. O Achieve Languages Maceió deve levar os alunos a Londres no início do segundo semestre do próximo ano – quando é verão no hemisfério norte – acompanhados por um professor da instituição.

Revista Contato!  

Edição 2015 da revista Contato!.

Advertisement