Page 16

CANAL FÍSICA TOTAL

Exclusivo do Contato, o professor de Física Ivys Urquiza poderia estar na NASA (a agência espacial americana) se tivesse seguido os passos de seu tio na engenharia elétrica, como esperava quando foi aprovado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em vez disso, preferiu ensinar e trabalhar com uma plataforma que, apesar de não ter sido criada por um dos desbravadores do espaço que ele planejava ser, consegue quebrar todas as barreiras geográficas: o YouTube. Com um canal de videoaulas que já ultrapassa os 120 mil inscritos, Ivys transforma a sala de aula, o aluno e a educação ao mesmo tempo. Seu canal Física Total já tem 189 vídeos com conteúdo da disciplina e foco no Ensino Médio, na preparação para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e para vestibulares de instituições militares como EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) e AFA (Academia da Força Aérea). Além de ter o primeiro canal de videoaulas do Nordeste a bater a marca de 100 mil inscritos em dois anos de produção de conteúdo para o Youtube, Ivys também é embaixador da plataforma educacional YouTube Edu, que reúne vídeos de professores de todo o Brasil, e faz parte da primeira geração de Google Certified Teacher (Professores Certificados pelo Google, na tradução em português) da América Latina. Ivys conta que a ideia de usar a tecnologia para ensinar surgiu por causa dos alunos do Contato. “Cinco meses antes da aplicação do exame, o governo anunciou o novo Enem. Isso gerou insegurança nos estudantes. Foi aí que resolvi criar um blog para compartilhar material para o novo estilo de prova”, relembra. As “mãozinhas de física”, como ele chamou as postagens publicadas no blog em 2009, tinham o objetivo de ajudar os alunos a se prepararem para a nova forma de seleção das universidades. Segundo o professor, o blog somou milhões de visualizações em apenas um ano e, novamente por incentivos dos estudantes que pediam vídeos explicando melhor o assunto, Ivys criou também o canal Física Total no Youtube. Esse interesse inicial do aluno é a principal vantagem das videoaulas no processo de aprendizado. A iniciativa de procurar e assistir à videoaula do assunto desejado torna a fixação do conteúdo mais eficaz, segundo o professor. “É o que ele quer estudar, na hora que ele quer estudar” reforça. A possibilidade de ver e ouvir a explicação várias vezes também ajuda o aluno a

16

CONTATO! / EDIÇÃO 2015 / www.contatomaceio.com.br

aprender melhor, “já que a perda da informação não acontece”, ressalta Ivys. Portanto, antes de ligar a câmera, o professor tem a preocupação de preparar um roteiro detalhado da aula. Mas, mesmo gravando a melhor explicação possível para o assunto, nem tudo é perfeito. A plataforma não permite, por exemplo, que o aluno torne a aula ainda mais interativa. “A aula presencial é personalizada e pode ficar muito melhor do que o professor preparou por causa de uma pergunta interessante”, destaca. Ele ressalta que o cuidado com o conteúdo e com o formato da aula deve ser levado em consideração também pelo estudante. “Muitos vídeos passam informações incorretas que podem fazer o aluno errar na hora da prova”, alerta Ivys, que passou por uma curadoria da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) para estar entre os professores do Youtube Edu.

LEGADO NO ENSINO ONLINE Democratizar a educação é o grande princípio do ensino pelas redes sociais, já que tanto o aluno Contato quanto qualquer outro estudante com acesso à internet pode aprender por meio de videoaulas. Essa também é a principal motivação do professor Ivys, que decidiu participar ativamente desse novo momento do ensino. O professor acredita que há várias formas de trabalhar essa nova forma de ensino. Pode ser um recurso adicional ao aprendizado, como está sendo utilizado pela maioria dos estudantes atualmente, ou pode também redefinir os papéis de professores e alunos no processo de aprendizagem. “Num novo modelo de educação, o professor passa a ser uma espécie de tutor e o estudante deve ter mais participação no conteúdo”, acredita. Ivys já faz parte desses novos educadores que estão usando a Internet como plataforma de ensino e continua se capacitando para o que acredita ser o futuro da educação, porque entende que este é o seu maior legado. “E quando falarem sobre isso, os meus netos vão ouvir o meu nome, vão saber que eu fiz parte dessa transformação”, orgulha-se.

Visite o canal Física Total no YouTube

Revista Contato!  

Edição 2015 da revista Contato!.