Page 13

Os alunos do nível intermediário do Achieve Languages – o curso de inglês do Colégio Contato – atingiram a classificação máxima no TOEFL Junior, um teste que avalia o aprendizado e as habilidades na língua inglesa. As provas foram aplicadas em maio deste ano com 20 estudantes e todos receberam o certificado de que estão aptos a se comunicar, sem esforço, com falantes nativos. A maioria dos alunos que respondeu ao teste fez mais de 800 pontos na prova em que a pontuação máxima é de 900. Dos 20 estudantes selecionados, treze receberam o certificado de nível B2 em inglês e sete, de nível B1. Todos os certificados foram enviados pela ETS – empresa responsável pela aplicação do TOEFL. “O resultado foi ainda melhor do que eu esperava. Nossos alunos do intermediário, que têm entre 14 e 16 anos, estão aptos a participar de programas como o Ciências Sem Fronteiras do Governo Federal, voltado para estudantes universitários”, comemora o coordenador do Achieve Languages, Fabrício Cavalcante. Ele explica que o TOEFL classifica o nível de inglês do estudante de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referências para Línguas (CEFR), que vai da A1 (iniciantes no inglês) a C2 (fluentes). No TOEFL Junior – o que foi aplicado aos alunos do Achieve Languages – o estudante pode chegar até B2 dependendo da sua pontuação no teste, o que significa que ele é capaz de se comunicar sem dificuldades com um falante nativo, produzir e entender textos claros e defender pontos de vista no idioma aprendido. Há vários tipos de testes TOEFL, que devem ser aplicados de acordo com o objetivo dos estudantes e da instituição. Com o TOEFL Junior – voltado para a faixa etária de 11 a 17 anos – é possível também avaliar a qualidade do ensino oferecido, além de medir o nível de proficiência do aluno. “Pelos

desempenhos no teste, percebemos que os alunos que começaram a estudar inglês no Achieve Languages conseguiram aprender mais rápido do que aqueles que vieram de outras metodologias”, afirma Fabrício. De acordo com o coordenador, isso reforça a eficácia da didática aplicada em sala de aula. “Focamos em ensinar primeiro o que é mais relevante para o aluno. Assim eles têm mais facilidade de se comunicar, porque o que aprendem faz parte do contexto em que vivem”, ressalta. O coordenador destaca ainda que foram selecionados alunos de turmas diferentes e, desta forma, foi possível, inclusive, avaliar os professores do Achieve Languages. “O resultado foi homogêneo”, destaca. Para a primeira aplicação do teste foram selecionados 20 alunos do nível intermediário das unidades do Colégio Contato Farol e Jatiúca. A prova é de múltipla escolha e dividida em três partes: Listening (compreensão), Reading (leitura) e Language form and meaning (escrita). No total, são 126 questões, com tempo de duração para respostas de 1h55.

OXFORD UNIVERSITY Conveniado à Oxford University, na Inglaterra, o curso de inglês Achieve Languages Maceió tem todo o material trabalhado em sala de aula formatado pela universidade inglesa. As aulas se baseiam em fatores como comunicação, interação, suporte ao aluno, relevância do conteúdo e personalização. Na opinião de Fabrício Cavalcante, por ser organizado por uma empresa norte-americana, o teste TOEFL dá ainda mais credibilidade ao curso. “Apesar de ser conveniado à Oxford, escolhemos aplicar um teste de nivelamento norte-americano para podermos avaliar os alunos com parâmetros diferentes do que usamos”, ressalta Fabrício. “Por isso, o resultado no TOEFL ratificou a qualidade de ensino do nosso curso”, conclui.

Confira a galeria da entrega dos certifiados TOEFL

www.contatomaceio.com.br / EDIÇÃO 2015 / CONTATO!

13

Revista Contato!  

Edição 2015 da revista Contato!.