Page 1

2017

Manual do Aluno COLÉGIO

{

{


Proposta Educacional

{{

  Perante as transformações pelas quais passam o mundo e que fazem surgir um mundo novo, esta Instituição Escolar visa: · Exercer a função da verdadeira educação, procurando regenerar os princípios culturais e as normas de integração social, que possibilitem a criação de uma nova sociedade participante e fraterna; · Humanizar e personalizar o homem para nele criar o lugar onde possa revelar-se; · Tornar o educando o sujeito de seu próprio desenvolvimento, mas também o sujeito posto a serviço do desenvolvimento da comunidade: “educação para o serviço”; · Estimular no educando a sua capacidade de impulsionar as necessárias transformações do mundo e de resistir às opressões que condicionam nossa época; · Desenvolver uma cultura de solidariedade que permita aos educandos perceberem o significado da realidade histórica que nos envolve através de uma educação conscientizadora e libertadora; · Proporcionar aos educandos formação para o exercício da cidadania, bem como fornecer meios e embasamento para progredir no trabalho e estudos posteriores.

{

02

{


{

Serviços de Atendimento Coordenação Pedagógica Responsável pela orientação e pelo apoio às atividades do corpo docente, no desenvolvimento do currículo escolar, visando ao melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico.

{

Secretaria Encarrega-se de toda a documentação escolar e da expedição de correspondências oficiais.

{

Coordenação Disciplinar Atende ao aluno em toda e qualquer situação, dentro da escola, orientando-o na busca de soluções, sendo responsável pela disciplina, pela ordem, pela segurança e pelo bem-estar dos alunos.

{

Formas de Comunicação Informar é tarefa fundamental da escola, por isso o Colégio Cardeal dispõe dos seguintes meios de comunicação: · Boletim Escolar: em cada etapa divulgam-se os resultados do aproveitamento e da frequência, que poderão ser entregues aos alunos ou aos pais em forma de plantão pedagógico. Também são divulgados no site do Colégio. · Internet: colegiocardeal.com ou colegiocardeal.com.br Nosso site possui informações que facilitam ainda mais a vida do aluno: Boletim Online, Agenda Online, horários, fotos e email’s para contato. · Correspondência: as correspondências são enviadas pelo aluno ou pelos Correios.

{

03

{


Regulamento Geral para o Aluno

{

DIREITOS E DEVERES



É fundamental para a boa convivência em grupo aprender valores e respeitar as pessoas. O aluno Cardeal deve, com responsabilidade, liberdade e maturidade, respeitar as normas dispostas a seguir. Para facilitar o aprendizado desses valores, o Colégio expõe claramente o que espera de seus alunos com relação a seus direitos e a seus deveres e especifica também o que não é permitido fazer.

{ { { { {

{

{

1. Ler os editais para manter-se informado de tudo o que acontece no Colégio. 2. Comparecer pontual e assiduamente às aulas com todo o material exigido e nunca com aqueles que possam desviar sua atenção e a dos colegas. 3. Respeitar professores, funcionários e colegas, comportando-se adequadamente dentro e fora do recinto escolar, de acordo com as normas disciplinares do Colégio e as regras de bom convívio social. 4. Estudar, manter-se atento às aulas, participando delas e elaborando as atividades solicitadas sem ater-se a ocupações alheias a elas e colaborar com a promoção da integração, da ordem e da disciplina na sala de aula. 5. Colaborar na conservação e na limpeza do prédio, do mobiliário escolar e dos equipamentos do Colégio. O aluno que causar danos materiais ao Colégio ou a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários deverá ressarcir o prejuízo. 6. Participar das atividades sociais, cívicas e recreativas promovidas pelo Colégio.

04

{


{ {

É VEDADO AO ALUNO Especifica-se, aqui, o que não é permitido ao aluno. São normas simples que colaboram com a proteção e o bem-estar dos alunos e garantem um ambiente tranquilo e saudável a todos.

{

1. Entrar na sala de aula ou sair dela sem autorização do professor ou permanecer fora da sala sem autorização da Coordenação Disciplinar.

{ { { { { { { {

{

2. Promover jogos, excursões, coletas, listas de pedidos ou campanhas de qualquer natureza sem a prévia autorização da Direção/Coordenação. 3. Alterar, rasurar ou suprimir anotações lançadas nos documentos escolares. 4. Promover brigas ou participar delas dentro ou nas imediações do Colégio ou tomar atitudes incompatíveis com o adequado comportamento social. 5. Promover movimentos de hostilidade ou desprestígio ao Colégio, aos Funcionários, Professores e Colegas ou participar deles. 6. Permanecer em locais destinados a professores e funcionários. 7. Impedir a entrada de colegas no Colégio ou incitá-los à ausência coletiva. 8. Sair antecipadamente do Colégio sem autorização da Coordenação Disciplinar ou sem a solicitação por escrito dos Pais ou Responsáveis. 9. Utilizar aparelhos eletrônicos, que não fazem parte do material didático, em sala de aula.

05


{

Normas de Convivência Diária

HORÁRIO ESCOLAR

· O cumprimento do horário escolar é testemunho de responsabilidade consigo e com os outros. As constantes justificativas por atraso revelam descompromisso e deseducam. Por essa razão, solicitamos aos Senhores Pais e/ou Responsáveis, o cumprimento do horário escolar, evitando o tempo de tolerância. · O Colégio permitirá uma tolerância de 10(dez) minutos. · Não será permitida a saída de qualquer aluno no horário do intervalo e as saídas antecipadas só serão permitidas mediante solicitação por escrito com a assinatura do pai ou responsável. Estas medidas visam proporcionar a necessária segurança aos alunos e aos pais que nos confiam a guarda de seus filhos no horário escolar.

{

HORÁRIO DA MANHÃ

De segunda a quinta

Sexta

1ª aula

7h10min às 8h

7h10min às 8h

2ª aula

8h às 8h50min

8h às 8h50min

3ª aula

8h50min às 9h40min

8h50min às 9h40min

INTERVALO

9h40min às 10h10min

9h40min às 10h10min

4ª aula

10h10min às 11h

10h10min às 11h

5ª aula

11h às 11h50min

11h às 11h50min

6ª aula

11h50min às 12h40min

HORÁRIO DA TARDE

De segunda a quinta

Sexta

1ª aula

13h às 13h50min

13h às 13h50min

2ª aula

13h50min às 14h40min

13h50min às 14h40min

3ª aula

14h40min às 15h30min

14h40min às 15h30min

INTERVALO

15h30min às 15h50min

15h30min às 15h50min

4ª aula

15h50min às 16h40min

15h50min às 16h40min

5ª aula

16h40min às 17h30min

16h40min às 17h30min

6ª aula

17h30min às 18h20min

06

{


{ {

FREQUÊNCIA ÀS AULAS · O aluno deverá assistir a todas as aulas, não sendo permitido

ficar no pátio ou em qualquer outro local durante o período. · Após o segundo toque para a 4ª aula, não será permitida a entrada do aluno na sala de aula.

{

FARDAMENTO · O acesso do aluno à sala de aula é condicionado também ao

uso do uniforme escolar. Por esta razão, solicitamos aos responsáveis que evitem justificativas para a substituição do uniforme. · O uniforme é composto de: · Camiseta e calça jeans azul padronizadas. · Tênis branco, preto ou azul. · É proibido o uso de aparelhos eletrônicos em sala de aula, tais como: celulares, iPOD, MP3, MP4, etc. · Nos horários de atividades esportivas, os alunos deverão se vestir com o devido zelo.

{

DISCIPLINA NO RECREIO · Será sempre exigida do aluno uma equilibrada postura

recreativa, segundo a qual não se admitirá deitar nos bancos, brigar, vaiar ou fazer quaisquer tumultos que possam quebrar o espírito de companheirismo e de descontração próprio do recreio e dos intervalos de aula.

{

{

CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE INTERNO · Todo aluno deverá tratar com cuidado e zelo os componentes

materiais do Colégio. · O aluno deverá manter o Colégio limpo, não jogando papéis ou qualquer outro tipo de lixo nas salas de aula ou no pátio interno. · Não será permitido o uso de corretivo e de objeto cortante no recinto escolar. · Os pais serão responsabilizados por todo material que venha a ser danificado pelo aluno.

07


{

EDUCAÇÃO FÍSICA · O aluno deverá participar de uma das modalidades esportivas oferecidas pelo Colégio: vôlei, basquete, handebol, futsal, natação, judô e caratê. · O aluno só será dispensado da prática de Educação Física se apresentar declaração de trabalho ou problema de saúde, comprovado por atestado médico entregue à Coordenação de Esportes. · Os alunos das cidades circunvizinhas serão avaliados a partir da entrega e apresentação de trabalhos temáticos definidos pelo Diretor de Esportes.

{

BIBLIOTECA

Para ter acesso à biblioteca, o aluno observará as seguintes regras: · Estar ciente de que a biblioteca é lugar de estudo e pesquisa; · Zelar pela limpeza, mobiliário, livros, computadores ou qualquer patrimônio do Colégio disponível no ambiente; · Respeitar o setor reservado ao trabalho do bibliotecário ou servidores do Colégio; · Guardar silêncio no ambiente; · Devolver livros emprestados na data estipulada e repor livros danificados ou perdidos; · Pagar multa estipulada pela Direção do Colégio quando não cumprir os prazos estabelecidos para a devolução de livros; · Acatar as normas exigidas pela biblioteca.

{

UTILIZAÇÃO DA CANTINA · O aluno só poderá utilizar os serviços da cantina antes do início das aulas e durante o intervalo do Recreio. · Para otimizar o tempo do intervalo, é conveniente comprar as fichas antes do início das aulas.

{

AVALIAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM · O aluno deverá submeter-se a todos os instrumentos de avaliação utilizados pelos professores nas diversas disciplinas; · Para fins de aproveitamento, o aluno terá que obter média 7,0 (sete) em todas as disciplinas ao final do semestre; · Os instrumentos avaliativos versarão sobre os conteúdos e atividades trabalhados em sala de aula; todos de inteira responsabilidade do professor; · O aluno terá direito à revisão de prova de Recuperação Final e Progressão Parcial, desde que solicite à Secretaria do Colégio, em formulário próprio, no prazo de 48 horas a partir da entrega do resultado.

{

VERIFICAÇÕES DE APRENDIZAGEM · O ano letivo está dividido em quatro etapas de estudos. Em cada etapa, o aluno será avaliado por disciplina ou área do conhecimento através de:

{

08

{


· ·

{

Verificações Parciais (VP) com peso 1(um) Verificações da Aprendizagem (VA) com peso 2(dois)

OBSERVAÇÕES QUANTO AOS CÁLCULOS:

Ÿ

A média de cada etapa será obtida da média aritmética a seguir: 1VP + 2VA = 70 Ex: ME = 3

Ÿ

A média de

cada semestre será obtida da média aritmética abaixo: ME1 + ME2 + Global = 70 Ex: MS = 2

Ÿ A Média Anual será obtida através da média aritmética das notas de cada Semestre. MS 1 + MS 2 = 70 Ex: MA = 2

LEGENDA DAS VERIFICAÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL II Verificação Parcial - VP

6º e 7º anos

8º ano

9º ano

VP 1

Redação e Filosofia

Redação e História

História e Arte

VP 2

Português e Arte

Português e Arte

Português e Literatura

VP 3

Matemática e Lógica

Álgebra e Lógica

Física e Filosofia

VP 4

História e Religião

Ciências e Laboratório

Álgebra e Redação

VP 5

Geografia e Inglês

Inglês e Geometria

Química e Inglês

VP 6

Ciências e Laboratório

Geografia e Filosofia

Biologia e Geografia

HORÁRIO DAS VERIFICAÇÕES ENSINO FUNDAMENTAL II Manhã

Terça-feira

8h às 9h40min

Tarde

Quarta-feira

13h50min às 15h30min

{

{

2ª CHAMADA · O aluno terá direito à realização da 2ª chamada, ao perder algum instrumento de avaliação para fins de nota, desde que o pai ou responsável: 1. Justifique a ausência de seu(ua) filho(a) à Coordenação no prazo de 48 horas, após a realização da prova a que ele tiver faltado; 2. Apresente atestado médico ou justificativa por escrito;

{ {

09

{


3. Preencha o requerimento na Secretaria, pague a taxa na Tesouraria e entregue-o à Secretária. · A Lei No. 7.122 de 15/01/1979 ampara, para a realização de provas de 2ª chamada, somente nos casos de doença, luto, casamento, convocação para atividades cívicas ou jurídicas e impedimento por motivo religioso. · O aluno deverá comparecer para a realização das provas de 2ª chamada no dia marcado no calendário e horários estabelecidos pela Coordenação Pedagógica. · Caso o aluno perca a prova e não solicite 2ª chamada, conforme orientação, implicará prejuízo em seu rendimento, pois será atribuída a nota zero.

{

RECUPERAÇÃO SEMESTRAL · O aluno que não obteve média 7,0 (sete) no semestre deverá submeter-se à Recuperação. · Só poderão fazer a Recuperação Semestral os alunos que obtiverem média inferior a 7,0 (sete). · Caso o aluno obtenha na Recuperação Semestral NOTA inferior à média do semestre, permanecerá a nota de maior relevância.

{

RECUPERAÇÃO FINAL · Serão encaminhados à Recuperação Final os alunos que não atingiram média anual igual ou superior a 7,0 (sete), após a Recuperação Semestral. · O responsável pelo aluno, ou este quando maior, pode solicitar revisão da Avaliação de Recuperação Final até 48 horas após a entrega dos resultados. Esta solicitação se procede através de requerimento à Secretaria do Colégio.

{

AVALIAÇÃO GLOBAL

{

(§ Único do Art. 42 do Regimento Escolar) · Haverá avaliação global do desempenho do aluno atendendo aos níveis qualitativos nos seguintes aspectos: participação efetiva na elaboração do conhecimento; interação no processo educativo; manifestação de interesse e curiosidade; organização e uso do material didático; sendo-lhe atribuída ao final de cada semestre letivo, pontuação de 0 (zero) a 2,0 (dois) pontos por disciplina.

10

{


{ {

PROGRESSÃO PARCIAL

· Serão oferecidas aos alunos que não obtiverem aprovação em até 2 (duas) disciplinas, três oportunidades: uma no 1º. Semestre e duas no 2º. Semestre, de acordo com data pré-fixada no calendário. · O aluno receberá, no início do ano letivo, a relação dos conteúdos, comparecendo ao Colégio para banca de estudo e prova. · A nota para fins de aprovação é 5,0 (cinco).

{

CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO E REPROVAÇÃO

· Será progredido plenamente o aluno que, ao final do ano letivo, obtiver média 7,0 (sete) ou que após o período de recuperação, alcançar a média anual 5,0 (cinco) em cada disciplina do currículo, bem como 75% (setenta e cinco por cento) de frequência do total de horas letivas. · Será reprovado o aluno que não apresente 75% (setenta e cinco por cento) de frequência do total de horas letivas e que, após a Recuperação Final, não atinja aprovação em mais de duas disciplinas da série.

COLÉGIO

{

11


{

INFORMAÇÕES GERAIS

{

· Os familiares devem observar o horário de chegada e saída do(a) seu(sua) filho(a). O Colégio Cardeal funciona com dois turnos, conforme horário publicado anteriormente. Ao aluno retardatário é dada uma tolerância de 10 minutos. · O Coordenador Pedagógico estará à disposição dos pais ou responsáveis para informá-lo do verdadeiro desempenho do(a) seu(sua) filho(a). Seria bom que os pais não acumulassem os problemas, deixando para procurar a Coordenação só no final do ano. Para sua comodidade, ligue para o Colégio e agende sua visita. · É importante que a família procure a Coordenadora do seu filho todas às vezes que notar falhas nos nossos trabalhos ou quando tiver alguma sugestão a nos propor. Estamos abertos ao diálogo e você será bem-vindo. · Se o aluno for acidentado no recinto do Colégio ou apresentar alguma indisposição repentina, será levado a um hospital (se necessário) onde serão prestados os primeiros socorros e os Pais ou Responsáveis serão avisados imediatamente. · É importante que os Pais ou Responsáveis acompanhem o calendário de Verificações Parciais e Verificações da Aprendizagem. O aluno necessita de mais atenção e apoio no período de avaliação. Ajude-o. · Ao terminar as provas, o Colégio terá prazo de 20 dias para entregar os boletins com o resultado das avaliações e o número de faltas ocorridas na etapa. · Caso haja dúvidas no processo de avaliação ou excesso de notas inferiores a 7,0 (sete) no boletim, procure-nos imediatamente. Essas notas comprovam a falta de aprendizagem e servem como alerta para uma tomada de posição. · Anualmente, entregamos ao seu filho o carnê correspondente às mensalidades. É importante que estas sejam quitadas no prazo determinado para evitar multas e possíveis constrangimentos. Pedimos a todos que sejam pontuais. Os professores e os demais funcionários não devem receber seus vencimentos com atraso. · O Colégio Cardeal promove, ao longo do ano letivo, vários encontros culturais, esportivos e sociais, visando a uma integração maior entre alunos, professores, coordenadores e, às vezes, familiares. · Nós, que fazemos o Colégio Cardeal, temos um projeto de vida a construir: o nosso aluno. O seu presente e o seu futuro nos foi confiado e nós estamos trabalhando incansavelmente para que ele receba um ensino eficiente e uma formação que o capacite a enfrentar o amanhã sem muitos problemas.

12

{


Telefones Úteis

{

FONE FIXO

PABX: (87) 3821-1858 Com ramais para os seguintes setores: Cardeal Júnior - Coordenação: 216 Cardeal Júnior - Portaria: 220 Secretaria: 213 Tesouraria: 215 Coordenação do Ensino Médio: 223 Coordenação do Ensino Fundamental II - Manhã: 218 Coordenação do Ensino Fundamental II - Tarde: 223

{

CELULAR

Coordenação do Cardeal Júnior: (87) 9 9992-4841 Coordenação do Ensino Fundamental II - Manhã: (87) 9 9617-0707 Coordenação do Ensino Fundamental II - Tarde: (87) 9 9617-0666 Coordenação do Ensino Médio: (87) 9 9617-0666

{

EXPEDIENTE

Direção Geral: Pe. Adilson Carlos Simões da Silva Secretária: Angela Maria da Silva Freire Direção Administrativa: Mary Janice Lima dos Santos Direção de Esportes: José Vital Menezes Leite Tesoureira: Aline Wanessa Medeiros de Souza Coord. da Educação Infantil e 1º ano: Amanda de Oliveira Nunes Coord. do Fundamental I: Andréa Albuquerque de Siqueira Lins Coord. do Fundamental II - Manhã: Stella Atiliane Almeida de Sá Coord. do Fundamental II - Tarde: Patrícia Maira dos Anjos Lima Coord. do Médio: Dedielza de Almeida Pacheco

{

13

{


{ HINO DO COLÉGIO CARDEAL Letra e Música: Lia Maciel Ardorosos na luta exaltemos Da educação o nobre labor Corajosos juntos trabalhemos Para o ensino ter justo valor (bis) E do nosso colégio esperamos Disciplina e boa instrução Formação em nossos costumes Bom caráter e leal retidão Colégio Cardeal Arcoverde Da diocese troféu valoroso À tua sombra estaremos convictos De um futuro brilhante e glorioso (bis) Ao chegarmos ao fim da jornada Orgulhosos da nossa vitória Ergueremos bem alto a bandeira Da ciência, da fé e da glória (bis) No futuro também nossos filhos Desfrutando a luz do saber No Colégio Cardeal Arcoverde Lutarão para um dia vencer Colégio Cardeal Arcoverde De Arcoverde um marco na história Da diocese troféu de grandes lutas Pela Incessante conquista da vitória (bis)

{

14

Manual aluno 2017  

Manual de orientações e normas para os alunos do Fundamental II e Médio do Colégio Diocesano Cardeal Arcoverde. Diocese de Pesqueira.

Advertisement