Page 1

#16

Colégio Luiza de Marillac

Ano 8 | Out 2017

Educação Infantil | Ensino Fundamental | Ensino Médio

www.marillac.g12.br

Vim, vi e voltarei! Dia da Família – Integração

Pág. 08

02

Projeto de Inteligência Emocional e Habilidades Socioemocionais, iniciado este ano, será ampliado em 2018.

06 Mostra Cultural

Sou ex-aluna do Marillac

A Mostra Cultural – 2017 acontecerá dia 21 de outubro com apresentação dos trabalhos de pesquisa dos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Pág. 04

No texto, nossa ex-aluna Maria Cristina Dancham Simões conta um pouco sobre o Marillac em sua vida. Pág. 03

Somos 17º lugar entre as 100 melhores empresas em satisfação do cliente.

06

Parceria com a PUC-SP oferece bolsas de estudos para alunos do Ensino Médio.

CONECTE-SE AO MARILLAC FanPageMarillac

colegiomarillac

MyMarillac

colegio_marillac


02

15 de Outubro

Dia dos Professores Parabenizamos a todos os professores pelo seu dia! Ser Educador é uma arte! Parabéns!

LIV – Laboratório Inteligência de Vida Projeto de Inteligência Emocional e Habilidades Socioemocionais, iniciado este ano, será ampliado em 2018. O grande sucesso das aulas do LIV, juntamente com a proposta da Eleva Educação de ampliação do projeto para os ciclos da Educação Infantil e Ensino Médio, nos aproximam de darmos mais um passo na direção de termos todas as turmas do Marillac atendidas pelo Laboratório Inteligência de Vida. Para a Educação Infantil, tudo certo! No Ensino Médio, alguns ajustes precisam ser feitos para adequação do currículo, mas estamos trabalhando para que no próximo ano, tenhamos LIV da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Parabéns e obrigado! Parabenizamos e agradecemos imensamente aos nossos colaboradores que completam em 2017, marcas significativas em suas carreiras e nos honram com anos de suas vidas dedicadas à educação de crianças e jovens desta instituição.

Prof. José Antonio de Sousa Alves 20 anos

Parceiros

Visite o site do Colégio

Regina Monteiro de Morais 10 anos

Profa. Maria Luísa Kessongo Lopes 30 anos

Profa. Rosely Amistá Soares 35 anos


03

A Educação é o caminho “Fale qualquer situação na história da humanidade que eu direi a relação com minha práxis profissional”. Uma frase, um pouco pretensiosa, que costumo dizer ao final de longas explicações em sala, o que sempre gera surpresa ou espanto nos alunos que não entendem como é possível reunir tantas informações e perspectivas diferentes. Sou professora universitária e psicóloga, então sempre chega o momento em que preciso falar mais de outras áreas do conhecimento do que de Psicologia. Além das constantes explicações sobre redação, gramática e ortografia, que para muitos são apenas regras a seguir, recentemente, por exemplo, retomei em sala a História do pensamento ocidental relacionando com a Psicologia e a Educação, minhas áreas de estudo. Voltando para casa naquela noite, e intrigada com a reação dos alunos, pus-me a percorrer o que havia falado, porém, tentando compreender de onde havia tirado informações que nem mesmo eu me lembrava que sabia. Muitas coisas foram facilmente relacionadas à formação técnica, conceitos e reflexões que fui me apropriando ao longo da graduação, do mestrado e doutorado; mas certos detalhes, em minhas lembranças, eram anteriores a isso.

Foi quando, novamente (porque isso sempre acontece), lembrei de meus professores do Marillac. E também da incompreensão que nutria por não visualizar, à época, a importância no meu futuro - que hoje é presente, vale lembrar - do que eles passavam. Matérias que, no período em que me foram apresentadas, talvez não fizessem mesmo sentido claro. Algo aconteceu naquele período de treze anos que fez com que eu apreendesse conteúdos, mas também adquirisse referências. Tive acesso tanto às informações em si, quanto à maneira de relacioná-las, de dar sentido a elas. Um sentido que é também afetivo, porque o aprendizado está atrelado a sentimentos, emoções e sensações. Cheguei à compreensão que aquele lugar, com seu pátio, quadras, salas, pessoas, histórias; todo ele, fundou as bases de uma perspectiva humanitária, de protagonismo e empatia que me empenho em manter e que, pelo que percebo, o colégio também. Não tenho vergonha de dizer que estudei lá, e que ainda mantenho contato com meus professores do Ensino Fundamental e Médio e faço questão de ir contar minhas conquistas para eles, mesmo agora que já não existe vínculo cotidiano. Adquiri conhecimento, referência, sentido e respeito. E isso me dá um orgulho que não tem explicação.

Maria Cristina Dancham Simões Ex-jogadora dos times de futebol do Prof. Clóvis e ex-assistente de correio elegante da Festa Junina. Bacharel, Licenciada e Psicóloga pela Universidade de Taubaté, Mestra e Doutora em Educação pela PUC-SP, o que só aumentou o sentimento de pertença ao Marillac. Professora universitária, palestrante e consultora em temáticas da formação de professores, tecnologia na educação, diversidade e inclusão.


04

Ações Sociais – Marillac Solidário Durante o mês de setembro, como parte de nossa Gincana Bíblica Solidária, arrecadamos materiais de limpeza e higiene para o Abrigo de Velhinhos Frederico Ozanam, que fica no Tremembé, e moedas nos cofrinhos da Corrente do Bem, da AACD. No mês de outubro, iniciamos a arrecadação de brinquedos para a Campanha Natal dos Sonhos, da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo.

Entrega das doações de 2016

Arrecadação dos brinquedos de 2016

“As escolas serão o que forem seus professores”. Anísio Teixeira Anísio Teixeira Personagem central na história da educação no Brasil, nas décadas de 1920 e 1930 difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio, a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização.

Mostra Cultural Com o tema “Mudar é preciso, não mudar é fatal”, a Mostra Cultural de 2017, discutirá o quanto é preciso que nos adaptemos às mudanças, assim como mostrar que não podemos ficar parados achando que tudo em nossa vida e sociedade mudará, sem que nos envolvamos e façamos a diferença. A Mostra Cultural acontecerá dia 21 de outubro, a partir das 9h.

Mostra Cultural de 2016

Prestigie nossos alunos! Esperamos por você!


05

Portal acadêmico Acesse notas, faltas, tarefas, trabalhos escolares e ocorrências diárias num clique!

Festa Junina Sempre um sucesso, nossa Festa Junina reuniu a comunidade educativa, além de ex-alunos, amigos e muitos familiares de nossos alunos.

Ex-alunos

A todos os envolvidos na preparação e realização da Festa, em especial aos pais que doaram um pouco de seu tempo para trabalharem conosco, nossos sinceros agradecimentos.

Concurso Canguru de Matemática Brasil Parabenizamos os alunos Bruno Camargo P. de Souza - 5º Ano e Luca Simon Febrero - 4º Ano, pelos expressivos resultados no Concurso de Matemática Brasil que contou com cerca de 200.000 participantes este ano.


06

Prêmio Melhores Empresas em Satisfação do Cliente – Colégios / 2017 No mês de setembro, recebemos o Prêmio Melhores Empresas em Satisfação do Cliente por termos nos destacado em pesquisa aberta de mercado, organizada pelo Instituto MESC, onde obtivemos o 17º lugar entre as 100 empresas mais lembradas do Brasil. Uma nova conquista que nos alegra e nos mantem firmes no propósito de fazermos o melhor a cada dia. Compartilhamos nossa alegria e agradecemos a todos que confiam no Marillac e vivem conosco a nossa missão.

Parceria que funciona - Marillac / PUC-SP A partir de 2018, os alunos que frequentarem todo o ensino médio no colégio, terão direito a uma bolsa de estudos de 40% em qualquer curso oferecido pela PUC-SP, desde que aprovados no vestibular da instituição. Assim, nossos formandos 2017 que se enquadrem na regra, poderão usufruir do benefício e cursar a graduação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a melhor universidade particular do Estado de São Paulo. Com mais esta iniciativa, acreditamos fortalecer os propósitos de nossa missão, abrindo horizontes e oportunidades aos nossos jovens.

Educação e Esporte Nossos atletas de Judô Os alunos Ivana Dutra Panella Magnossão do 7º ano e Lucas Henriques Maluf do 9º Ano, participaram da 2ª fase dos Jogos Escolares do Estado, representando o Marillac no último mês de julho, na cidade de Mauá. Ivana, consagrou-se campeã na categoria Super Ligeiro que lhe garantiu vaga para a fase final. Infelizmente, uma contusão no ombro a impediu de competir encerrando uma sequência de bons resultados nas fases anteriores. Em breve, no nosso canal do Youtube, postaremos a entrevista que fizemos com eles sobre conciliação de estudo e treinos. Parabéns aos nossos alunos/atletas. Temos muito orgulho de vocês!


07

Novidades – 2018 Projeto Horta Escolar O projeto visa aproximar os alunos do contato com o meio ambiente e a natureza, ensinando-os a produzir o próprio alimento e incentivando-os a ter uma alimentação mais saudável, relacionando as atividades da horta com as da culinária sempre que possível. As atividades que estamos programando visam estimular a autonomia, o cuidado, a paciência, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o trabalho em equipe entre os alunos. A horta do Marillac será construída no espaço do nosso antigo playground, no pátio central do colégio. A previsão da entrega será final de janeiro de 2018.

Novo Playground Estamos investindo em um novo playground para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Próximo às quadras esportivas, ele começará a ser montado no mês de outubro, com previsão inicial de finalização no final do mês. Após isto, trataremos das soluções de segurança do piso ao redor dele. Assim, a utilização pelos alunos está estimada para ocorrer no início do ano letivo de 2018.

Sala de Estudos Literários O projeto idealizado pela Profa. Tatiana Brito (Língua Portuguesa e Literatura – 8º e 9º Ano e 1ª e 2ª Série), visa enriquecer as aulas de literatura para além da memorização de características que serão exigidas em avaliações, simulados e vestibulares. “Pretendemos envolver e instigar nossos alunos para a aprendizagem”, diz a Profa. Tatiana.

Imagem ilustrativa que norteará trabalho de ambientação da Sala de Estudos Literários do Marillac

O novo ambiente pedagógico será um espaço para leitura, discussão, análise textual, desenvolvimento do senso crítico e produção textual, pois melhores leitores escrevem melhor. A previsão de inauguração é para o mês de março de 2018.

A Água e seus Objetivos

Durante a semana do “Dia Mundial da Água”, os alunos do 2º Ano B aprenderam nas aulas de Ciências, a importância da água e de seu uso consciente para a sobrevivência do planeta. Assistiram a um divertido vídeo sobre o assunto e ainda vivenciaram uma interessante experiência, onde observaram a ação da pressão atmosférica sobre a água contida em uma garrafa tampada com furos.


08

Dia da Família – Integração Quem esteve conosco no primeiro sábado do mês de abril viveu experiências que estimularam a participação dos membros das famílias com seus filhos, nossos alunos. Divididas em módulos – Eu Criança, Eu Interior, Eu Criativo e Eu Faço –, as atividades propuseram uma volta ao universo das crianças com brincadeiras e jogos, uma viagem ao nosso mundo interior com oficinas de Yoga, o afloramento de nossa capacidade criativa com oficinas de arte e na possibilidade de fazermos nossa própria comida, com oficinas de culinária.

Orientação Profissional

Em parceria com a Faculdade de Psicologia da PUC-SP, desenvolvemos a partir do segundo semestre deste ano, atividades semanais de Orientação Profissional aos alunos da 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio.

Expediente Ano 8 | Out 2017

#16

Informativo do Colégio Luiza de Marillac Externato Popular São Vicente de Paulo

Impressão: A.N. Gráfica

Tiragem:

1.000 exemplares

Diretor:

Prof. Luis Fernando Bronzatto

Colaboradores:

Profa. Akimi Tokunaga Takehissa, Profa. Cidiana de Jesus Braga Berajano, Profa. Gisele Takayama, Prof. José Antônio de Sousa Alves, Profa. Maria Luísa Kessongo Lopes, Profa. Tatiana da Silva Brito, Profa. Sueli Filomena Marchetti Zaparolli e Prof. Walmir Puccini.

Projeto Gráfico e Editoração:

Núcleo de Mídias Digitais – PUC-SP

Matrículas Abertas 2018

Matrículas Abertas 2018

Ano 8, Outubro/17, nº16  
Ano 8, Outubro/17, nº16  
Advertisement