Page 1

Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio

Marillac Notícias

Ano 4, Outubro/13, nº 08

Informativo do Colégio Luiza de Marillac

Marillac

Destaques 15 de outubro Dia dos Professores, Parabéns!

Dia das Mães e Dia dos Pais

“Eu me lembro de você, PROFESSOR, me lembro e muito. A sua paciência, o seu amor multiplicado por quarenta, na doação sem limites, sem restrições...”

Os sábados antecedentes ao dia das mães e dos pais foram as datas escolhidas por nós para homenagear e celebrar o dom da vida e da família entre os membros de nossa comunidade educativa. Saiba como foram as missas em ação de graças às mamães e papais. p.07

A figura do educador é marcante e definitiva na formação das crianças e essencial para a construção do caráter e do conhecimento dos jovens. Ser mestre é sinônimo de receber uma dádiva; saber dividir o conhecimento é um talento louvável.

Despedida

Homenageamos você professor(a) que com amor e dedicação desperta sabedoria e abre novas possibilidades a cada dia para nossas crianças e jovens.

A aluna Mayara Martins Nascimento despede-se do Marillac após 12 anos. Veja o texto escrito pela forp.08 manda.

Nesta Edição Fala aí! É o espaço de nosso jornal para que alunos, pais e ex-alunos escrevam sobre nossa escola. Veja o que a ex-aluna Joyce Rossini escreveu p.03 sobre o Marillac.

Nossos votos sinceros de agradecimento a você que faz parte de nossa jornada e de gratidão por aqueles que passaram pelas nossas vidas. Parabéns a todos os(as) professores(as) do Colégio Luiza de Marillac.

Dicas de Leitura Veja as indicações dos professores do colégio de livros para curtir nas férias escolares. p.05

Rua Voluntários da Pátria, 1653 - Santana - São Paulo - Cep: 02011-300 - Tel/Fax: 2226-6161 marillac@marillac.g12.br www.marillac.g12.br


Marillac Notícias

2

Marillac

Portal acadêmico

Acesse notas, faltas, tarefas, trabalhos escolares e ocorrências diárias, num clique!

Marillac nas Redes Sociais

Expediente Outubro/13 – Ano 4 – nº 08 Informativo do Colégio Luiza de Marillac Externato Popular São Vicente de Paulo Diretor: Prof. Luis Fernando Bronzatto Colaboradores: Profa. Akimi Tokunaga Takehissa, Profa. Gisele Takayama, Prof. José Antônio de Sousa Alves, Joyce Rossini, Profa. Maria Luísa Kessongo Lopes, Mayara Martins Nascimento, Profa. Nair Yoshico Tugumia e Profa. Sueli Filomena Marchetti Zaparolli. Projeto Gráfico e Editoração: Núcleo de Mídias Digitais – PUC-SP Impressão: A.N. Gráfica Tiragem: 1.000 exemplares

Quadro de avisos 14 a 19/10 Semana Cultural 01 a 14/11 Recuperação Paralela – 4º bimestre 18 a 27/11 Avaliações – 4º bimestre 28/11 Avaliações substitutivas XX Olimpíada Interna 28/11 a 02/12 (Ed. Infantil e Ens. Fundamental I) 30/11 Campanha Natal dos Sonhos 05/12 Último dia letivo Festa de Encerramento 07/12 do Ano Letivo 10 a 13/12 Recuperação Final 19/12 Colação de Grau


3

Informativo do Colégio Luiza de Marillac

PROARCE Alunos do 5º e 9º Anos do Ens. Fundamental participaram do Programa de Avaliação da Rede RCE, desenvolvido pelo INADE (Instituto de avaliação e desenvolvimento educacional) com o objetivo de nos auxiliar a obter informações sobre a aprendizagem dos alunos.

Fala ai! Não acredito ter sido uma grande aluna e nunca tive notas altas. Me lembro que tinha dificuldades em Matemática e Física. Sempre passava com a última nota da recuperação. Mas também me lembro dos bailes de carnaval, das festas juninas e das formaturas. E se essas paredes falassem contariam histórias engraçadíssimas com toda certeza. Quando somos criança e começamos a aprender, achamos que sabemos de tudo. Mas quando eu ficava brava por ter que estudar por conta de uma prova, não sabia e nem imaginava em ser o que sou hoje. No Colégio aprendi coisas que vão além de saber o que era o logaritmo, ou ler o “Alice no país das Maravilhas”, que o Prof. Fábio me indicou – e que logo depois, se tornou o livro mais importante que já li até agora. Aprendi a errar, a ter dúvidas e a perguntar. Como diria o renascentista francês François Rabelais: “Conheço muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando podiam…” Não fui uma excelente aluna em questões acadêmicas, mas com toda a certeza, sei o que todos os professores que passaram por mim me fizeram ser.

Joyce Rossini

Estudou no Colégio Luiza de Marillac de 1997 a 2010, é estudante de Publicidade e Propaganda, Assessora de Imprensa e Atriz.


Marillac Notícias

4

Marillac

Corrente do Bem – Teleton Pequenos gestos fazem uma grande diferença. Com esse lema os alunos do 3º Ano do Ens. Fundamental - da Profa. Cintia Covos - divulgam a campanha Corrente do Bem em nosso colégio. Participantes do Projeto “Diário de Tonzinho”, boneco símbolo dessa corrente, tornam-se embaixadores de toda a arrecadação do Marillac que será doada às obras de assistência da AACD.

Dica de Gramática Mais que fazer A forma correta é mais que fazer e não “mais o que fazer”. Ex.: não vou ficar aqui conversando. Vou embora porque tenho mais que fazer. Profa. Maria Luísa Kessongo Lopes

Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 “Disse que lhes daria a minha bênção de coração. Muitos de vocês não pertencem a Igreja Católica, outros não creem. Concedo minha bênção, de coração, no silêncio, a cada um de vocês, respeitando a consciência de todos, mas sabendo que cada um de vocês é filho de Deus. Que Deus os abençoe.” Papa Francisco Jornada Mundial da Juventude, Rio-2013


5

Informativo do Colégio Luiza de Marillac

Dicas de Leitura Educação Infantil

Ensino Fundamental I

Ensino Fundamental II

Ensino Médio

A droga da obediência

O mundo de Sofia

Pedro Bandeira Ed. Moderna

Jostein Gaarder Ed. Cia das Letras

Educação Infantil

Quem sou eu?

Ana Maria Machado A menina que Quem Ed. Moderna aprendeu a voar sou eu? Ana Maria Machado Ed. Moderna

Ruth Rocha Ed. Salamandra

Parabéns!

Educação Infantil

Quem sou eu? Ana Maria Machado Ed. Moderna

Parabenizamos a Ekilibrium Studio de Dança, parceira do colégio, pela brilhante participação no Festival de Dança de Joinville. O evento, consolidado pela tradição, pelo profissionalismo e pela pluralidade dos participantes, reúne mais de seis mil bailarinos e atrai público superior a 200 mil pessoas do país e do exterior.


Marillac Notícias

6

Marillac

Festa Junina Nossa Festa Junina foi um grande sucesso Todas as ações realizadas foram possíveis pela participação e envolvimento de nossos funcionários, professores, alunos e suas famílias. Obrigado comunidade educativa!

Registro do grupo de ex-alunos durante a Festa

Olimpíada Nacional em História do Brasil Parabenizamos o Prof. Fábio José da Silva e os alunos Henry Gomes, Mateus Velo, Matheus Oliveira, Pedro do Nascimento, Raphael Barboza e Rinaldo de Lima Neto, do 8º Ano; Amanda Schnaider, Bárbara Pascale, Giovanna Sernaglia, Júlia Carvalho, Mayara Alves e Priscila Azevedo do 9º Ano; César Bronzatto, Diego Neves e Lorenzzo Stanisci, da 1ª Série, por terem concluído as fases 1, 2 e 3 e Larissa Risso e André Gonçalves, da 1ª Série e Gabriela Noriega da 2ª Série por terem concluído as fases 1 e 2 da 5º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizada, desde 2009 pela UNICAMP, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Semana Cultural Jovem, o que te move? Todos os trabalhos produzidos pelos alunos serão apresentados à comunidade educativa em 19 de outubro, sábado, a partir das 9h. Contamos com sua visita. Prestigie nossos alunos!

Parceiros

Stelma's Boutique Uniformes


7

Informativo do Colégio Luiza de Marillac

Celebrações em Ação de Graças

Dia das Mães e Dia dos Pais As celebrações eucarísticas e as homenagens são momentos fortes e mágicos que demonstram o respeito e o amor que toda a comunidade educativa tem pelas mamães e papais. Celebrar o dia das mães e dos pais é reafirmar o valor, a importância e o significado da presença da família na vida de nossos alunos.

“A mente que se abre a uma nova ideia, jamais voltará ao tamanho original”. Albert Einstein


Marillac Notícias

8

Marillac

Despedida - Minha Vida no Marillac Diferença é a palavra mais bonita e mais temível que existe, e nesta instituição aprendi a colocá-la no dicionário da minha vida. Tive a honra de compartilhar doze anos com pessoas maravilhosas, inteligentes e únicas que mesmo com gostos e personalidades diferentes souberam se completar. Eu agradeço de coração a todos os que me ensinaram o que realmente é precioso na vida: os integrantes da terceira série do Ensino Médio de 2013, todos os professores que nos oferecem seus conhecimentos e experiências, a direção e coordenação que possuem a responsabilidade de zelar pelo bem-estar dos alunos e de forma especial a todos os demais funcionários, des-

de os inspetores até as responsáveis pela limpeza. Querido Marillac, continue oferecendo apoio, abrigo e educação a todos os que para estes, se abrirem. Ao término deste ano letivo, sairá daqui uma aluna que entrou assustada e com medo do novo e deu lugar a melhor coisa que alguém pode se tornar, um ser humano. Mayara Martins Nascimento (Concluinte da 3ª série do Ensino Médio e aluna desde 2002)

Site do Colégio Acesse o nosso site através do QR Code ao lado e veja seu conteúdo, além da versão digital do informativo Marillac Notícias. Utilize a câmera do seu smartphone ou celular para escanear a imagem. Para isso, basta instalar um aplicativo leitor de código de barras, baixado gratuitamente da rede, conforme o modelo de seu celular.

Marillac Solidário Já doou um brinquedo para a campanha? As doações estão sendo arrecadadas para atender crianças do Lar de Maria (Jardim Peri) e da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo. Ajude-nos a fazer com que muitas crianças tenham um presente neste Natal.

Parceiros institucionais

Faculdade de Educação

Ano 04, Outubro/13, nº 08  
Ano 04, Outubro/13, nº 08  

Informativo semestral do Colégio Luiza de Marillac

Advertisement