Page 1


HELENA ROSETA

ÂNGELO CAMPOTA

VEREADORA DA CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA

COORDENADOR DO PROJECTO REMIX

O projecto Remix é um exemplo notável de inovação social sustentável e um modelo de sucesso de empreendorismo social, assente no fomento das competências profissionais e da auto estima local. Responde assim da melhor forma ao desafio lançado pelo programa municipal BIP-ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa, no sentido de mobilizar a energia social local para melhorar o habitat e promover o desenvolvimento comunitário no Bairro do Armador.

O impacto do Projecto reMix é o espelho da auto-organização e capacitação dos moradores do Bairro do Armador, capazes de desafiar os seus próprios limites, na consolidação de um negócio social – a oficina de Ecodesign. Enquanto coordenador, inspira-me a vontade intrínseca de mudança dos participantes do reMix, como premissa ao crescimento do projecto.

MIGUEL HONRADO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA EGEAC

GUTA MOURA GUEDES EXPERIMENTADESIGN A experimentadesign orgulha-se de ter integrado na edição da bienal de 2011 em Lisboa o projecto Remix, um exemplo de como design pode ser determinante na sustentabilidade e inovação social, produzindo maisvalias siginificativas para a sociedade. De reconhecer também o forte caracter empreendedor de toda a iniciativa, o profissionalismo dos seus promotores e a sua generosidade.

A cultura é nas sociedades contemporâneas um fenómeno social total. As práticas culturais estão cada vez mais no cerne das complexas competências hoje requeridas no exercício de uma cidadania ativa, valorizadora, participativa e consciente. O projeto Remix é um caso onde este princípio se objetiva de forma eloquente; ao associar-se-lhe a EGEAC reafirma de forma convicta, um dos mais importantes traços da sua Missão: uma relação próxima, cúmplice e dialogante com os cidadãos de Lisboa.

GONÇALO NUNES RODRIGUES PRESIDENTE ASSOCIAÇÃO ENTREMUNDOS O Remix é antes de mais o exemplo prático do espírito empreendedor, que utiliza o Design e a Experiência Oficional, como ferramentas de inovação social e empreendedorismo sustentável, que a Associação Entremundos, como entidade promotora do projecto, dinamiza e estimula, no âmbito das suas responsabilidades na sociedade civil. O Projecto Remix foca a sua actividade no encontro de soluções para a inclusão e desenvolvimento social, numa lógica de promoção de iniciativas que estimulam o desenvolvimento do espírito empreendedor, o trabalho em equipa e a criatividade; bem como a capacitação para a empregabilidade de indivíduos ou colectivos e a mobilização activa das comunidades onde faz actuar o seu programa de acção.

ENG.ª LUÍSA VALLE FUNDAÇÃO CALOUSTE GULBENKIAN O Projeto Remix é um testemunho vivo do potencial da inovação social - coloca diferentes competências e disciplinas ao serviço do encontro de novas respostas para o desenvolvimento comunitário, numa lógica de valorização dos ativos de cada um e de promoção de modelos sustentáveis para todos.

03.


POISE Sara Padrão e João Pedro Vieira www.bypoise.com

CESTO EM PELE Este recipiente pensado para guardanapos é feito com reaproveitamento de peles. Através da técnica de entrançar, característica dos cestos de fibras naturais, esta peça torna-se resistente, colorida e única. material desperdícios de pele dimensões 180mm x 180mm x 90mm

04.


camisola Ricardo Andrez óculos Óptica do Sacramento

blusa Ricardo Andrez


camisa Alexandra Moura óculos Óptica de Sacramento


COLECTIVO DA RAINHA Filipa Ricardo e Renato Silva www.colectivodarainha.com

VASOS TRANSPARENTES É conhecida a preocupação ambiental da Água Serra da Estrela no panorama nacional. Estes elegantes vasos tiram proveito do plástico de garrafas e garrafões cedidos pela Água Serra da Estrela, para que a sustentabilidade ambiental possa agora também depender de todos nós. material garrafas e garrafões de plástico dimensões vaso grande 130mmx140mm vaso pequeno 90mmx80mm

07.


CAROLINA PACHECO NUNES carolinapacheco@gmail.com

T TAÇA MULTI-USOS Moldada por um artesão a partir da técnica de dobragem de metal. Possui uma forma simples e funcional, adaptando-se a diversos tipos de utilização e ambiente inserido. material chapas de alumínio de impressão offset dimensões taça grande 370mm x 100mm taça média 260mm x 60mm  taça pequena 220mm x 40mm

08.


vestido Dino Alves

polo Ricardo Andrez calรงas Ricardo Andrez


vestido Alexandra Moura leggins Alexandra Moura cinto PelCor sapatos Fly London

camisa Dino Alves calรงas Ricardo Andrez botas Eureka


SUSANA GAMA PEDRO FROIS MENESES cargocollective.com/susanagama cargocollective.com/pedrofroismeneses

CANDEEIRO E RELÓGIO DE MESA Horácio e Maria da Luz são um casal peculiar. Horácio caminha com as horas no seu elegante bigode, são o casal mais pontual. Da iluminação trata a Maria da Luz. É daquelas que resplandecem. Têm ambos uma pele muito própria, com marcas de nascença irrepetíveis. Conhecemolos há algum tempo, e agora dão-se a conhecer através do reMix.

material chapas de alumínio de impressão offset e desperdício de madeiras dimensões 310mm x 200mm

011.


SUSANA ANTÓNIO www.susanaantonio.com mail@susanaantonio.com

BANCO Queriamos continuar a tipologia do banco relativamente à edição anterior e voltar a usar madeira. Em vez de tacos, usámos cadeiras e mesas partidas. A pasta de papel surge como material de ligação, trabalhado como se fosse tecido, que estofa o assento.

material papel de jornal desperdício de madeira de mesas e cadeiras dimensões 400mm x 350mm x 400mm

012.


calรงas Dino Alves polo Alexandra Moura sapatos Eureka

saia Alexandra Moura sapatos Fly London


top Alexandra Moura


COLECTIVO DA RAINHA Filipa Ricardo e Renato Silva www.colectivodarainha.com

CASA DE PÁSSAROS A sobrevivência de um ecosistema depende também da fauna, que sempre nos acompanha seja no campo ou na cidade. Com apenas um garrafão de Àgua Serra da Estrela criámos esta Casa de Pássaros, e com ela é agora possível receber um novo amigo.

material 1 casa = 1 garrafão 5 litros dimensões 160mm x 130mm x 100mm

015.


ANA RELVÃO www.anarelvao.com ar@anarelvao.com

CADEIRA DE ROUPA Sabemos onde colocar a roupa suja, sabemos onde colocar a roupa lavada, mas onde é que colocamos a roupa que já foi usada mas que ainda queremos voltar a utilizar? material desperdícios de madeira dimensões 450mm x 750mm x 275mm

016.


polo Ricardo Andrez leggins Alexandra Moura sapatos Fly London cinto PelCor


blusa Alexandra Moura


UNIVERSIDADE DE AVEIRO Amarilís Dias, André Guerreiro e Catarina Mouta 0319260@gmail.com

TIPI Pequenos vasos destinados a um ambiente caseiro para plantar/ guardar ervas aromáticas. material desperdícios de pele da indústria de estofagem dimensões 105mm x 105mm

019.


K3YBOARD Ana Serrazina www.facebook.com/k3yboard.jewels k3yboard.biju@gmail.com

REMIX K3Y reMix-key é versátil: é um íman, é um pin, é um brinco… a combinação das diferentes letras formam reMix.

material teclas usadas dimensões 22mm x 10mm

020.


top Alexandra Moura top em malha UrsoTigre


camisa Dino Alves top Alexandra Moura

COLECTIVO DA RAINHA Filipa Ricardo e Renato Silva www.colectivodarainha.com

VASOS TRANSPARENTES Eliqui unt labo. Rovit eliciae nihicim aximpor eiciis endandem veliti venis velluptatiam exerciunt amus, conseri tiaepuda nonesto taquam quasimet iliqui occus nonseremo corum fugia di conse nient faccullOfficiist quatem velecero et et optis es et que parum repratur, cone idusa nem reius

material garrafas/garrafões de plástico dimensões 00mm x 00mm x 00mm referência 00-00000

022.


OCUPA Joana Soda www.ocupa.info

SUP EDIÇÃO REMIX Suporte modular e estraível. Pode ser usado de forma independente ou combinados, adaptando-se ao espaço consoante as necessidades. A sua utilização pode ser feita fixa e assente em superfície. material metal lacado dimensões 250mm x 90mm

023.


blusa Alexandra Moura blazer Ricardo Andrez

vestido UrsoTigre colete Alexandra Moura


SUSANA ANTÓNIO www.susanaantonio.com mail@susanaantonio.com

LANCHEIRA Sempre me surpreenderam os baús das avós com toalhas antigas, panos e guardanapos de tecido. Quisémos recuperar essa memória, materializando-a numa lancheira, inspirada num saco de papel. Neste objecto a versatilidade é importante e, por isso, o saco possuiu uma alça amovível. Todas as peças são únicas e contam uma história diferente.

material tecidos de toalhas e guardanapos antigos dimensões 150mm x 130mm x 300mm

025.


ANA FATIA ANDRÉ HORTA www.anafatia.com

CASA DA MÚSICA Inspirado na geometria regular. Deriva da vontade de contraargumentar o reflexo da memória colectiva dos objectos. Icónico, futurista, é um objecto presencial que questiona a sua própria forma e funcionalidade. É acima de tudo um work in progress que resulta da experimentação de desperdícios industriais de um material designado Corian.

material desperdício industrial de ® DuPont /Corian® dimensões 300mm x 300mm x 400mm

026.


camisa Ricardo Andrez calรงas Ricardo Andrez

top Dino Alves saia Dino Alves


camisa Dino Alves calças Ricardo Andrez óculos Óptica de Sacramento


ANA NEVES PATRICIA GERALDES www.ananevesportfolio.blogspot.pt www.patriciageraldes.com

CANDEEIRO DIVALI O candeeiro Divali parte de Diwali, nome de um popular festival indiano conhecido por “festival das luzes”. A peça consiste num candeeiro constituído essencialmente por mangas de camisa. Pode apresentar-se com algumas variações, permitindoa tornar-se numa peça de produção exclusiva devido ao grau de diferenciação que pode ser envolvido em cada uma.

material latas de conserva, camisas usadas e fios eléctricos dimensões 250mm x 750mm

029.


100% DESIGN & PRODUÇÃO NACIONAL PROJECTO REMIX LISTAGEM DE PEÇAS CASA DA MÚSICA ref.ª017 pág. 24 PVP recomendado 190¤ informação adicional disponível em várias cores edição limitada

CANDEEIRO DIVALI ref.ª016 pág. 27 PVP recomendado 45¤ informação adicional disponível em várias cores

SUP EDIÇÃO REMIX ref.ª012 pág. 21 PVP recomendado 5¤/unidade informação adicional ferragens não incluídas

TIPI ref.ª010 pág. 17 PVP recomendado 8¤ pack de 3 informação adicional disponível em várias cores

030.

encomendas: geral@projectoremix.com

COLEÇÃO

2013

REMIX K3Y ref.ª014 pág. 18 PVP recomendado 1¤/unidade informação adicional peças individuais

T TAÇA MULTI-USOS ref.ª013 pág. 06 PVP recomendado 30¤ pack de 3 informação adicional disponível em várias cores


BANCO ref.ª019 pág. 10 PVP recomendado 70¤ informação adicional disponível em preto outras cores sob consulta

CADEIRA DE ROUPA ref.ª008 pág. 14 PVP recomendado 30¤ informação adicional base disponível em preto ou branco

CESTO EM PELE ref.ª011 pág. 02 PVP recomendado 25¤ informação adicional disponível em várias cores

RELÓGIO DE MESA ref.ª015a pág. 09 PVP recomendado 22¤ informação adicional disponível em várias cores

VASOS TRANSPARENTES ref.ª017 pág. 05 PVP recomendado 12¤ pack de 3 informação adicional pack inclui 1 vaso grande e 2 vasos pequenos

LANCHEIRA ref.ª020 pág. 23 PVP recomendado 12¤ informação adicional disponível em várias cores

CANDEEIRO DE MESA ref.ª015b pág. 09 PVP recomendado 22¤ informação adicional disponível em várias cores

CASA DE PÁSSAROS ref.ª018 pág. 13 PVP recomendado 10¤

031.


PEDRO CALADO VOLUNTÁRIO DO PROJECTO REMIX

“Isso é uma utopia”. Esta foi a primeira opinião que escutámos quando a equipa de voluntários da Associação Entremundos apresentou o rascunho do projeto reMix a potenciais parceiros. Juntar designers e moradores de um bairro social, num matching perfeito entre criatividade e experiência de vida parecia, de facto, missão difícil. Mas possível, acreditávamos nós. O trabalho da fantástica equipa da oficina e da equipa de jovens designers, bem como dos muitos parceiros que se têm associado, já não nos torna apenas idealistas. As ideias aconteceram e transformaram-se em ação. Inspiraramnos a fazer mais. Demonstraram a importância da inovação social, da criatividade, do negócio social e das pontes que podemos criar para ativar parcerias que, de outra forma, estariam em margens opostas.  Obrigado, a todos(as) por concretizarem utopias possíveis. Vamos disseminá-las?

032.

DR.ª HELENA ALVES VOLUNTÁRIA DO PROJECTO REMIX

Terminada uma fase da minha vida profissional intensa e absorvente, passei a ter disponibilidade para dar parte do meu tempo, sobretudo emocional, à sociedade. “Tropecei” no Projecto REMIX: ajudar a transformar um projecto social, numa actividade sustentável para a comunidade. Para além da beleza do projecto e dos produtos, sem dúvida que o empenho de todos os envolvidos constitui a principal fonte de energia, positiva e reciclável, para dar certo.


JOAQUIM LOPES “A oficina passou a ser o meu lugar de eleição. Foi nela que aprendi a ser mais crítico, mais metódico e profissional.”

OLGA SANTOS “Estar na oficina de Ecodesign permite-nos adquirir aprendizagens relacionadas com as relações interpessoais, trabalhar em equipe, design, negócio social…no fundo, a sermos empreendedores.”

ANTÓNIO CARREIRA “Gosto da ideia de ensinar, de passar os meus conhecimentos aos colegas. Com o reMix tornei-me mais exigente, mais responsável…um mestre da oficina.”

PEDRO OLIVEIRA “Um ano depois do início da oficina, o reMix desafia-me diariamente a comunicar, a gerir, a criar, a empreender.”

033.


entidades promotoras

entidade parceira

entidade financiadora

outros

Alves & Irmão

apoios

catálogo

EQUIPE DO CATÁLOGO fotografia e design gráfico Colectivo da Rainha styling HR Image Consulting por Ana Catarina Rocha maquilhagem Sónia Camacho cabelos Facto Bairro Alto por Sotero Cardoso modelos Ângelo Campota e Clara Alice

material

PROJECTO

EQUIPE DA OFICINA Pedro Oliveira, António Carreira, Olga Santos, Joaquim Lopes AGRADECIMENTOS Fundação Calouste Gulbenkian, Eng.ª Luísa Valle, Arq.ª Helena Roseta, Dr. Miguel Honrado, Guta Moura Guedes, CLIO - Artes Gráficas,  Showpress, Eureka, Alexandra Moura, Ricardo Andrez, Óptica do Sacramento, Ursotigre, Alves&Irmão, Tampcor, Belinda Shoes, MF-Madeiras, Tempero na Linha, Luís de Melo Jerónimo, Gonçalo Nunes Rodrigues, Pedro Calado, Dr.ª Helena Alves, Susana António, Clara Alice, Nuno Gigi e Eustáquio Sá.


Catálogo Remix 2013  

Photography and Graphic design by Colectivo da Rainha Catalog for the 1023 collection of Project Remix