Issuu on Google+


Projetando Ações 43 Palestra Instituto Geral de Perícias - IGP Prof. Giovani Soares

A tradicional palestra do Projeto Educação e Valorização da Vida, que está na sua quarta edição, tem por finalidade alertar os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, futuros condutores de veículos, quanto aos perigos do trânsito. Na edição deste ano, foram visíveis algumas inovações como uma abordagem diferenciada focada nas consequências do uso abusivo de álcool como catalisador de violência não somente no trânsito, mas em qualquer outra situação do dia-a-dia. Na ocasião, foram mostrados vários vídeos educativos, utilizados em outros países, bem como imagens de acidentes de trânsito com morte, ocorridos na região de Santa Maria, sempre evidenciando a imprudência de condutores e pedestres. O ponto forte da palestra ficou por conta das imagens chocantes e das histórias vivenciadas no cotidiano da perícia como as testemunhadas por pessoas que perderam seus familiares.

No depoimento de professores e alunos, após a apresentação, fica explícito que a educação e conscientização é o caminho para que se consiga diminuir os alarmantes índices de violência, em especial no trânsito.

Um dia especial!

Profª. Janete Pape

No mês de outubro, realizamos uma série de atividades em comemoração ao mês da criança. Para culminar este mês especial, os alunos da Educação Infantil do Projeto Reviver visitaram o Sant’Anna.

Na oportunidade, realizaram

atividades integradas com os alunos do Nível A e 1º ano do

Ensino Fundamental (Cultivo

Franciscano, visita à Biblioteca Literária, lanche especial, pracinha, dinâmica musical, relaxamento com entrega de surpresas). O encontro com os alunos foi muito rico. Todos se divertiram muito. Confira alguns depoimentos dos alunos do Projeto Reviver “O que mais gostei foi do lanche, de brincar na pracinha, do passeio e da biblioteca, de tudo. Andrei - Educação Inafntil - Maternal “Gostei de brincar na pracinha, do Prédio I, do lanche, do passeio, do ônibus”. Andryan - Educação Infantil - Maternal “Gostei de tudo, do ônibus,do lanche,do teatro,da pracinha,da biblioteca,dos colegas do prédio I”. Clayton - Educação Infantil - Nível A “Adorei apresentar o teatro, de ser a abelha, da surpresa dos grandes”, alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, da sala do ballet, do ônibus, de lanchar nas mesas grandes, da biblioteca e de receber o São Francisco. Eduarda - educação Infantil- Nível A


Projetando Ações 44

Tarde do Amigo no Sítio Professoras do 2º Ano/Ensino Fundamental

Durante o mês de outubro, foram realizadas várias atividades no Sítio Franciscano. Uma delas foi o Dia do Amigo, realizada no dia 17 de outubro. Os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental convidaram seus amigos para conhecer o Colégio em que estudam e também o Sítio da escola. Na oportunidade, puderam mostrar o ambiente para seus amigos e também explicar sobre as ações do projeto “Fitoterápicos” que realizam durante o ano, além de muitas brincadeiras e piquenique saboroso. Foi uma tarde diferente e divertida. Com certeza, jamais esqueceremos!

Visita à CORSAN As turmas de 2º ano do Ensino Fundamental fizeram uma visita à Unidade de Tratamento de água em nossa cidade, no dia 03 de novembro, durante o turno de aula. Essa atividade faz parte das ações elencadas no Projeto Fitoterápicos da série. Na Corsan, as crianças foram orientadas pelos monitores sobre os cuidados que devemos ter com esse líquido precioso. Também interagiram com os responsáveis, fazendo perguntas sobre o processo de purificação da água. Visitaram os tanques de limpeza da água, entendendo os processos que são realizados para o seu tratamento. Ainda, conheceram os produtos químicos que são utilizados para que a água torne-se potável. Com todas essas informações e experiências, as crianças adquiriram consciência que devemos, cada vez mais, cuidar dos recursos naturais, pois a água é um dos recursos naturais que não se renova. Curiosidade! Você sabia que na CORSAN a água é monitorada 24 horas por dia e os funcionários testam a água a cada hora, verificando assim a sua pureza? Procure você também não desperdiçar e não poluir as nossas fontes de águas potáveis!

Experiência de aprendizagem no Jardim Botânico Com grande entusiasmo e interesse, os alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental estiveram no Jardim Botânico da UFSM, no dia 1º de novembro. As crianças tiveram muitas informações a respeito da variedade de plantas nativas, medicinais e exóticas, muitas delas cultivadas e conservadas há dezenas de anos. Os alunos participaram da trilha ecológica, conheceram as plantas aquáticas, várias espécies de plantas terrestres e as que ficam suspensas. Ainda visitaram e apreciaram o orquidário, observando e sentindo a beleza de cada flor. Após toda essa caminhada, as crianças partilharam o lanche, fazendo um gostoso piquenique. Com essa experiência, foi possível proporcionar aos alunos a possibilidade de admirar e contemplar a beleza do lugar. Ainda fizeram brincadeiras e passeios pelo jardim botânico.


Projetando Ações 45 Integração entre Ensino Médio e alunos pequenos foi um encanto Professoras Deise Londero Kieling e Vanesa Martins

No dia 03 de outubro de 2011, véspera do Dia de São Francisco, o Sítio Franciscano sediou uma linda integração entre os alunos da 3ª série do Ensino Médio, turma 232, com os alunos do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental. Que manhã formidável! Além dos pequenos franciscanos realizarem seus trabalhos de rotina nos Projetos de Agroecologia e Fitoterapia, participaram da Oficina de QUÍMICA, produzindo sabão. Visualizaram que o contato da soda cáustica, limão, amaciante, gordura de cozinha, que infelizmente polui o meio ambiente, ao ser descartado de maneira imprópria, pode ser reutilizada. Mexerem os ingredientes por muito tempo em balde plástico com grande colher de pau. Esses produtos, na forma líquida, posteriormente cremoso, foram se transformando em barras de sabão, anteriormente colocados nos potinhos de achocolatados vazios e limpos que foram descartados nas lixeiras do Colégio. Essa oficina foi coordenada cuidadosamente pela professora Liandra Spall. Na sequência, o professor Giovane Soares mostrou em sua oficina de FÍSICA, para os pequenos, que as correntes elétricas existem, alunos ligaram e desligaram lâmpadas e campainhas, percebendo assim que só pode acontecer a manifestação da luz e do som se a corrente elétrica realmente estiver ligada, bem como seus perigos e cuidados que cada um deve ter ao estar em contato. A aluna Carol, da 3ª série, E.M., demonstrou, colocando grafite junto aos fios dessa corrente e eles todos visualizaram realmente a explosão que o mesmo causou. Depois, ela explicou ao 2º Ano que isso

aconteceu devido o grafite ter metal e ser um bom condutor de energia. Os olhos dos pequenos estavam maravilhados! Mas o sossego acabou quando chegaram à oficina de BIOLOGIA, com a professora Suzana Dellaméia, onde também se encontravam alunos “grandes”, assim chamados pelos nossos pequenos, dessecando, com luvas e bisturis, e estudando a anatomia externa e interna dos peixes. Curiosamente, os alunos dos anos iniciais perguntavam o que era cada parte dos peixes, para que servia. Descobriram que dentro de um dos peixes fêmea estava cheio de ovos. Correram para pegar copos com água para colocá-los dentro. De nada adiantou, pois os mesmos não mais nasceriam. Poderia aqui relatar uma infinidade do que vi e vivi com meus alunos por lá. Resumindo, considero o mundo infantil lindo, porque eles perguntam tanto que, às vezes, nos deixam impressionados. Podemos dizer que viver no Sant'Anna é compartilhar e crescer como ser, em sabedoria e experiências. Na oportunidade, agradecemos e PARABENIZAMOS os alunos do Ensino Médio, que foram pacientes, educados e mediadores do saber com os alunos do turno da manhã do 1º e 2º ano e também, aos nossos competentes colegas professores que acreditam na valorização do outro, dando oportunidades de vida e significado na busca do conhecimento e na escola que está sempre investindo na qualificação profissional de seus colaboradores e na infraestrutura da mesma.


Projetando Ações 46

Mostra de Ciência e Tecnologia Valderesa Moro

Desde a tarde de quinta feira, dia 10/11, a movimentação de alunos, professores e funcionários era muito intensa. O tempo parecia pequeno para tanto trabalho. Tudo precisava estar pronto e devidamente organizado para o dia da Mostra de Trabalhos, resultado do projeto interdisciplinar do Colégio. Enfim, tudo pronto. O dia amanheceu animado e cada grupo responsável pelo seu estande foi se posicionando e, às 8h 30min, iniciou-se o evento com a abertura oficial com Hino Nacional, Hino do Colégio Sant'Anna, pronunciamento de abertura da diretora Ir. Valderesa Moro e, por fim, animação da dupla Fabiane e Débora Lemos, alunas do Colégio. Depois foi só conferir em cada mesa, ouvir as explanações dos alunos e apreciar as belezas que só os alunos do Sant'Anna conseguem realizar com tanta destreza e criatividade. O Sant'Anna oferece uma proposta pedagógica fundamentada em princípios cuja raiz fundante considera a capacidade que o ser humano tem de construir conhecimento a partir da descoberta de sua própria capacidade interior. Considerando o tema da Campanha da Fraternidade de 2011 – “não ao aquecimento global”, as ações do projeto interdisciplinar “Um pacto pelo planeta terra” resultaram na belíssima mostra de trabalhos de todas as disciplinas. Segundo Mônica Silva, em sua obra, “Consumo sustentável – ação ética e solidária com as gerações futuras”, “os desastres naturais ocorridos no Brasil e no mundo refletem a resposta da natureza às ações antrópicas”. É um grito de socorro por uma nova ética ambiental, a ética da sustentabilidade e da solidariedade. Como escola franciscana, vamos mais além! Nossa proposta é de uma atitude franciscana no sentido de olhar o planeta como dom gratuito de Deus Criador. Devemos cuidar, preservar, não só para sobreviver, mas como um ato de gratidão a Deus que criou e nos presenteou com tudo o que temos neste mundo.


Projetando Ações 47 DEPOIMENTOS O Projeto Interdisciplinar deste ano teve muitos pontos positivos, principalmente a participação e o interesse dos alunos sobre o tema desenvolvido. Ocorreu também um grande envolvimento por parte da equipe de professores da oitava série. O ponto alto foi a gincana no Sítio Franciscano como a culminância do projeto, ocorrendo realmente a construção do conhecimento, houve até, em determinado momento, uma grande emoção entre alunos e professores, afinal os alunos estão encerrando um ciclo de suas vidas para iniciar outro. Parabéns pelo sucesso e dedicação de todos os alunos e professores da oitava série. Professora Simone Matiuzzi

cartazes de conscientização para ajudar a melhorar o meio ambiente. Pedro Dornelles

“Em nosso processo construtivo da Floresta Eletrônica, percebemos não só o desempenho coletivo da turma, como também a incessante busca sobre os componentes químicos de cada aparelho eletrônico para a montagem de um túnel”, que tentou ensinar a importância e a responsabilidade ambiental com os lixos eletrônicos que podem, até mesmo, serem tóxicos e poluentes na mãe natureza. Lucio Henrique

A floresta eletrônica serviu para que nós, alunos da turma 222, aprendêssemos sobre os prejuízos que os lixos eletrônicos causaram quando jogados na natureza. Portanto, esse trabalho foi muito interessante. Carolina Girondi No dia 11 de novembro, foi realizado, no Colégio Franciscano Sant'Anna, a mostra tecnologia e a 1ª série do Ensino Médio foi responsável pela montagem da floresta eletrônica que mostrava aparelhos eletrônicos em desuso e os danos causados ao meio ambiente, além disso, foram apresentados as maquetes, demonstrando cidades sustentáveis para o futuro. Esta foi uma ótima forma de aprendermos e nos conscientizarmos sobre os danos que os aparelhos eletrônicos que consumimos trazem à natureza. Letícia Steckel “A ideia de montar uma Floresta Tecnológica, foi bem legal, pois tivemos a oportunidade de trabalhar com lixo eletrônico. Montamos arte com o lixo que recolhemos com o 3º Ano do Ensino Fundamental. Os materiais foram expostos na floresta confeccionada por nós, com

A floresta tecnológica, realizada no dia 11 de novembro de 2011, no Colégio Franciscano Sant'Anna, foi muito interessante, pois propicia aos alunos, mais um momento de aliar a questão ambiental com partes do conteúdo. Esta floresta conseguiu dinamizar aspectos como elementos químicos existentes em equipamentos eletrônicos, que foram recolhidos durante o ano letivo pelos alunos. Portanto, foi um momento em que conseguimos associar os conteúdos a assuntos em evidência atualmente. Lorenzo da Silva Migliorin O projeto “Floresta Tecnológica” foi excelentemente produzido. A ideia proposta de mostrar-nos mais sobre o lixo eletrônico e o que este causa ao mundo impressionou os visitantes, levou-os a pensar mais sobre seus atos em relação ao meio ambiente. Nós, alunos, também revimos nossos conceitos. Fizemos cartazes, um túnel, com uma floresta feita de lixo eletrônico, com muitos quadros explicativos, levamos as pessoas a conhecer mais e a pensar sobre a tecnologia “velha”. Gabriela Salbego A mostra Interdisciplinar foi muito legal e interessante, pois mostra várias

coisas que nos faz pensar. Os alunos se reuniram para explicar assuntos que aprenderam durante o ano. Essa amostra é muito interessante. Enfim, é uma chance de mostrar um pouco de ciências e tecnologia. Eduardo Soares Gostei muito mais dessa mostra, pois, além de nosso estudo, tivemos que estudar sobre Vale Vêneto, um conteúdo muito bom, mas não de estudar, mas sim de explorar. Plantas, comidas típicas, acredito que as barracas que tinham mais sucesso eram aquelas que exploravam mais a alimentação típica do nosso local de estudo no caso Vale Vêneto. Com tudo isso, sei que ensinei e aprendi com a mostra, pensando não só nas coisas que vimos, mas sim nas coisas que exploramos e aprendemos. Enfim a mostra foi legal, interessante e, com certeza, cada um de nós aprendeu mais. Andrei Pompeu Antunes

A mostra desse ano estava fantástica. Com vários trabalhos, propondo diferentes maneiras de aprendermos. Temas diferenciados mostram um entretenimento divertido e educacional. Adorei a mostra de 2011, os alunos do Sant'Anna colocaram em prática o que aprendem nas salas de aula, mostrando a competência e maturidade em seu crescimento, junto com seus professores. Estava surpreendente. Manoela do N. Moreira “A mostra de Ciências é um momento de integração do conhecimento, de evidenciar os trabalhos feitos com tanto empenho e dedicação pelos alunos e professores. É também um momento de preparação para a vida onde será necessário aplicar os conhecimentos adquiridos na vivência escolar. Professora Emilene


Projetando Ações 48 VII ECAS – Encontro Cultural Anos do Sant'Anna O Encontro Cultural Anos do Sant'Anna – ECAS é um evento muito significativo para a comunidade educativa do Sant'Anna. Já na sua VII edição, o ECAS deste ano, que aconteceu no dia 19 de novembro, das 9h às 12h no Ginásio Franciscão, envolveu alunos do 4º Ano e da 5ª Série, com a participação ativa dos professores e dos pais dessas turmas. Os alunos do 4º Ano representaram a imigração no RS, destacando as seguintes culturas: portuguesa, espanhola, polonesa, italiana e alemã. A 5ª Série representou as cinco Regiões Brasileiras. Compõem a realização do evento um grande envolvimento de professores, alunos, pais, Irmãs e funcionários. Inicialmente realizaram uma cuidadosa pesquisa sobre cada região brasileira e a cultura de cada povo que formou a população do Rio Grande do Sul e a elaboração do projeto em cada turma. Para o dia do evento, cada grupo organizou e enfeitou sua barraca com decoração típica e respectiva culinária. O evento foi abrilhantado com desfile das turmas, grito de paz e danças típicas. A família franciscana Sant'Anna encantou-se com a criatividade nas apresentações, com a riqueza da culinária dos diferentes povos e com a capacidade de organização de pais, professores e alunos. O evento foi um verdadeiro sucesso. Todos estão de parabéns.


Ce le brand o a Vid a Homenagens em datas especiais Mereceram homenagem de carinho da Equipe Social, da APM e da Direção as secretárias Margarete e Ângela no dia 30 de setembro; a supervisora escolar Ana Dória e as coordenadoras pedagógicas Tânia, Lúcia Helena, Helena, Viviane e Célia de Fátima no dia 22 de agosto; a psicóloga Ana Alice Moraes no dia 27 de agosto; a Diretora e Vice-Diretora Ir. Valderesa Moro e Helena Rohde no dia 12 de novembro e as Orientadoras Educacionais Vera Oliveira, Carmen França, Liane Cipollatti e Clarissa Oliveira no dia 04 de dezembro. As aniversariantes Dirce Limberger e Célia de Fátima também foram homenageadas.

Dia da secretaria

Dia da Orientação Educacional

49

Dia do supervisora e coordenadora escolar

Aniversário Ir. Dirce

Dia da Psicóloga

Aniversário Helena

Aniversário Ir. Fátima

Também foram homenageados pela escola e APM os estudantes no dia 11 de agosto. Foi-lhes oferecido um teatro com o título “Magia” pelo grupo UNIARTE. Em outubro, foi a vez de as crianças receberem a homenagem da escola e da APM com “Magia” que foi adaptada para a linguagem infantil. Foi ótimo!

No dia 8 de outubro, em comemoração ao Dia do Professor e do Funcionário, houve festa, presentes, lanche especial e muita alegria na comemoração de pessoas tão especiais. Vocês merecem.

Dia da Diretora


50

Ce le brand o a Vid a Sant´Anna participa da 68ª Romaria Estadual da Medianeira Célia de Fátima Rosa da Veiga

Todos os anos, o Sant´Anna é convidado para participar do maior evento religioso do Rio Grande do Sul, a Romaria da Medianeira. Este ano, em sua 68ª edição, novamente a escola participou do evento que contou com um grande número de participantes, devotos da Medianeira, vindos de várias cidades do Estado. O tema da Romaria “O Senhor fez em mim maravilhas, Santo é seu nome” motivou os participantes a rezarem em comunhão com os jovens. A partir do convite dos organizadores da Romaria, o Colégio Franciscano Sant´Anna convidou um grupo de alunos, professores, pais, Irmãs e funcionários para a participação na Liturgia da Palavra, com a música: Lá vem vindo a Palavra de Deus, música que inspira a oração através dos gestos, da expressão corporal e da harmonia que impulsiona a vida na acolhida da Palavra de Deus na vida de quem tem fé. A manifestação do sagrado presente na Romaria, e a leveza da encenação professa pelos participantes do Sant´Anna levou os educadores jovens e fiéis a agradecer a Deus e a Nossa Senhora Medianeira pelas inúmeras bênçãos recebidas durante o ano de 2011, na vida pessoal, familiar e escolar. Que Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças continue a iluminar a vida de toda a comunidade educativa do Sant´Anna, hoje e sempre.


Ce le brand o a Vid a

51

8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio celebram em Ação de Graças Célia de Fátima Rosa da Veiga Muitos são os motivos para celebrar e agradecer neste tempo tão importante para as vidas dos alunos da 8ª série do E.F. e da 3ª série do E.M.. Alunos, pais, familiares, professores, Irmãs, funcionários e amigos vivenciaram momentos significativos de gratidão por toda a aprendizagem, conhecimento, amizades, crescimento, conquistas e perspectivas que se apresentam na vida. As celebrações em ação de graças foram momentos de oração, agradecimentos e muita vibração pela presença e apoio da escola e dos familiares. Elas aconteceram na Basílica Nossa Senhora Medianeira nos dias 02 de dezembro, da 3ª série do Ensino Médio e 09 de dezembro da 8ª série do Ensino Fundamental. Todos os presentes vivenciaram momentos de fé e renovação da vida, através das leituras, reflexões, encenações feitas pelos alunos, cantos tocados e cantados por eles, como também as mensagens de gratidão a Deus pelas oportunidades do estudo. Foi uma expressão de talentos vivenciados com pessoas importantes na caminhada escolar. Nos mesmos dias, 02 e 09, à noite, houve jantares com homenagens ao Colégio Sant´Anna, aos professores, aos colegas e familiares. Tudo isso, com muita alegria, danças, apresentações, decorações, entusiasmo pelas conquistas e gratidão pela vida. Foi uma irradiação de sentimentos e valores que perduram e ficam para todas as pessoas que colaboraram no crescimento e aprendizado adquirido nestes anos de estudo no querido e amado Colégio Franciscano Sant´Anna.

Expediente Informativo do Colégio Franciscano Sant’anna Rua dos Andradas, 1658 Santa Maria - RS Fones: (55) 3221 4773 / 3222 4545 Site: www.colegiosantanna.com.br

Organização

Colaboração

Profª. Célia de Fátima Rosa da Veiga Profª. Valderesa Moro

Coordenadores, professores e alunos Franciéle Soares Wollenhaupt Daniela Cardoso Serpa

Projeto Gráfico Franciéli Vieira Santos Revisão de Texto Profª. Maria do Horto Marques Santana



Jornal Santanna Parte 02