Issuu on Google+

É Preciso Ter Lata! Canstruction® Portugal 2013 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES Última atualização: 7 de janeiro de 2013

1. Por que razão devo participar? ? O que ganho com isso? Participar num evento canstruction® é uma oportunidade única para os alunos participarem num projeto transdisciplinar, para o qual podem contribuir disciplinas disciplinas como Educação Visual, Educação ducação Tecnológica, Matemática, Português, Inglês, E.M.R., a A.C.N.D. de Formação Cívica, entre outras. É também um desafio para os professores e uma razão para estreitar relações entre re as Escolas e as comunidades. comunidades. Todos podem contribuir das mais variadas formas:: doação de latas ou de outros materiais como fita-cola, fita platex, “k--line”, etc.; cedência de carrinhas e motoristas para o transporte de latas; consultoria/assessoria, no caso de haver arquitetos, designers ou artistas plásticos entre os encarregados de educação; visita à exposição – contributo de uma lata por pessoa; realização de um vídeo que retrate todas as fases da participação da equipa na competição, divulgação nas rádios e na imprensa local, etc. A necessidade, a criatividade e a entreajuda no seio da comunidade educativa serão determinantes. Os vencedores receberão prémios oficiais ofi Canstruction® e representarão Portugal na competição internacional, na qual um painel de jurados avaliará as esculturas através de fotografias em suporte digital. Mas a maior “recompensa” será certamente o orgulho de participar numa competição nacional nacional em representação da Escola, fazer parte de uma causa sem precedentes em Portugal, contribuir para a construção de um mundo mais justo e solidário agindo localmente e, tudo isto, com a participação de uma comunidade inteira. Acima de tudo, é uma forma divertida vertida de se ser solidário, ajudando aqueles que mais precisam e que estão tão perto de nós. 2. Sou aluno e ninguém na minha Escola conhece este projeto. Como posso levar a minha Escola a participar? Alunos, encarregados de educação, assistentes operacionais, operacionais, professores ou mesmo instituições ou movimentos cívicos exteriores à Escola podem desafiar a Direção de um

Pág. 1 de 3


Agrupamento. Mostrar aos responsáveis alguns vídeos ou fotos que se encontram nos sítios oficiais (www.facebook.com/eprecisoterlata www.facebook.com/eprecisoterlata ou www.canstruction.org)) pode ser determinante. Alguém tem que tomar a iniciativa. Haverá, com toda a certeza, mais pessoas que se juntarão a ti. 3. Nos Estados Unidos a maioria das equipas fazem o projeto da escultura, escolhem as latas consoante os rótulos e os tamanhos e, por fim, compram-nas. compram A minha Escola não tem te orçamento para isso. O que podemos fazer? Se cada aluno doar uma lata – no caso de um Agrupamento de Escolas Escolas com 1000 alunos – e os restantes elementos da comunidade escolar também colaborarem, terão certamente latas suficientes para construírem uma escultura imponente. Poderão ainda solicitar o contributo de supermercados (podem fazer um acordo com um supermercado, supermercado, onde o proprietário pode fazer um preço especial para as latas solicitadas), solicitadas) hipermercados, da indústria de conservas e/ou através de doações de beneméritos. Ter uma escultura patrocinada por uma empresa também é uma possibilidade, assim como realizar re eventos cujo “valor do ingresso” seja uma lata. Com o envolvimento da comunidade irão surgir, certamente, várias soluções. 4. A minha Escola dista 500 quilómetros da Escola Básica e Secundária de Fajões. Por essa razão, a nossa equipa tem que pernoitar na região do evento de 22 para 23 de março. A organização pode providenciar alojamento? E o transporte das latas? Dormir ormir em casas de famílias dos nossos alunos é uma possibilidade.. A organização do evento disponibiliza-se se para efetuar diligências diligências no sentido de encontrar soluções caso a caso. Relativamente ao transporte das latas, cada equipa é responsável pelo seu. Haverá, com toda a certeza, encarregados de educação ou empresas locais com carrinhas e que estarão disponíveis para colaborar. 5. A Escola pode acionar o seguro escolar se um aluno se magoar durante a construção das esculturas?

Pág. 2 de 3


Sim. Trata-se se de uma atividade que, embora seja realizada fora do período letivo, ao ser aprovada em Conselho Pedagógico e ao integrar o Plano Anual de Atividades Ativi do AE/ENA participante,, permite que se acione o seguro escolar.

Pág. 3 de 3


Perguntas mais frequentes - É Preciso Ter Lata!