Issuu on Google+

INFORMATIVO DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO BELO HORIZONTE

ANO I Nº. 07 DEZEMBRO/ 2010

Editorial O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo. Ele resgata a importância e magnitude daquele momento, ao mesmo tempo em que lembra a forma simples e humilde que se deu o nascimento. A presença do Menino Deus naquele estábulo, ao lado de seus pais, tendo por testemunhas os pastores e os animais, e recebendo a visita dos Reis Magos, guiados à gruta pela estrela de Belém, mostra a grandeza e a onipotência de Deus representada na fragilidade de uma criança. Que neste Natal as famílias vivam ardentemente a oração e a contemplação. Que essa data seja um ponto de partida para o novo em nossas vidas, revivendo o verdadeiro significado do Natal: a chegada do Menino Jesus. Vamos levar nosso Jornal “O Semeador” para casa e fazer leituras em conjunto sobre a o natal, o sentido do Natal e o presépio. Acompanhar como nossos movimentos e pastorais caminharam durante todo ano e como algumas ações simples demonstram a verdadeira vivência de Natal. Convido o amigo leitor para ser ousado nesse Natal. Não deixe a festa e a ceia substituírem a Santa Missa, ao contrário, ela precisa ser um complemento da Comunhão. Não deixe o velhinho de barbas brancas, tomar conta do espaço destinado ao verdadeiro aniversariante, que é Jesus Cristo. Vivamos o hoje na certeza da Salvação que chega. Seguir nesse ano novo, com a convicção de discípulos e missionários, batizados e chamados a assumir sua Missão na Igreja de Jesus. Desejamos um Natal cheio de luz, esperança, amor e unidade para todas as famílias da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!

Natal 201

Costumamos dizer: Nossa! Já chegamos ao final de mais um ano?! E aqui estamos nós para celebrar o Natal. Para muitos, um estado de espírito, onde se reflete o Deus na história de suas vidas e para outros, é a busca de concretizar sonhos projetados para esse momento tão festivo, tão cheio de luzes, árvores enfeitadas, os grandes magazines ofertando o que há de melhor para ser consumido nessa festa. As estatísticas, levando o foco para a economia, anunciam quase que diariamente alguns números sobre a alta e baixa das vendas em comparação com outros “natais”... Enfim, a cidade vive o clima desta festa. Faz parte da vida, é evidente Mas, às vezes, esquecemos que também faz parte da vida buscar nessa época, um envolvimento maior nos valores deste momento. Mergulhe um pouco na sua interioridade e questione: Minhas relações com a família? Com meu ambiente de trabalho? Com minhas amizades? Comigo mesmo? Como estou enfrentando a vida? Como está minha fé? Meus projetos? Minha autoestima, meu auto-conhecimento? Minha auto-realização e tantas outras coisas que fazem parte da vida material e espiritual? As Escrituras nos mostram um texto que nos faz encontrar no hoje, o sentido desta festa:

Minha auto-realização e tantas outras coisas que fazem parte da vida material e espiritual? As Escrituras nos mostram um texto que nos faz encontrar no hoje, o sentido desta festa: “Isto vos servirá de sinal: Achareis um recémnascido envolto em faixas e posto numa manjedoura”. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do Exército Celeste que louvava a Deus e dizia: “Glória a Deus no mais alto dos céus e na Terra paz aos homens, objeto da benevolência divina”. E com este anúncio, uma transformação sócioeconômico-político-espiritual sacudiu o cenário do mundo: A BOA NOVA! Entender esta boa nova é cantar uma nova música: “Então é Natal e Ano Novo também...!” Glória a Deus nas alturas e paz na Terra aos homens de boa vontade... Assim seja!

Desejamos a todos todos um feliz natal e um próspero ano novo! O melhor de tudo: Natal quer dizer um espírito de amor, um tempo quando o amor de Deus e o amor dos seres humanos deveriam prevalecer acima de todo o ódio e amargura, um tempo em que nossos pensamentos, ações, e o espírito de nossas vidas manifestam a presença de Deus.

Celebe-mail: ração c.perpetuosocorro@yahoo.com Afro 2010, foi um sucesso!


Celebração afro 2010, foi um sucesso! Atabaques, ritmos africanos, cuscuz, broa e pipoca foram alguns dos ingredientes que marcaram a celebração Afro, ocorrida no dia 21 de novembro, na Capela de N.S.do Perpétuo Socorro, presidida pela nossa Ministra da palavra, Fernanda Aparecida, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. Fernanda lembrou dos sofrimentos que os negros enfrentaram e ainda enfrentam com o preconceito racial, e

ainda contamos com uma linda entrada na liturgia da palavra, no ofertório e ao final, quando homenageamos Nossa Senhora Aparecida, a "Senhora Negra". No encerramento partilhamos um delicioso lanche, contando com broas, cuscuz, pipoca, doces e frutas. Agradecemos a todos que comemoraram conosco em especial ao Sr. Tomaz, que foi um dos que trouxe esta festa bonita e animada para a nossa comunidade!

IMACULADA CONCEIÇÃO

UM CONVITE ESPECIAL

No dia 08 de dezembro, a Igreja celebrará a solenidade de Maria sob o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Essa festa celebra a fé na concepção de Maria como alguém que nasceu sem pecado e na qual habitou a plenitude da graça de Deus. Na Paróquia, com a novena dedicada à Imaculada, nos preparamos para aclamar e louvar o nome santo do Senhor que através de Maria, em favor de nós, realizou maravilhas.

“E Deus me escolheu pra ser servo da Igreja, confiandoconfiando-me a missão de anunciar sua palavra”. palavra

DIA 08/12 - FESTA DE IMACULADA CONCEIÇÃO 07:00 HS- Alvorada 09:00 HS- Missa da Saúde 15:00 HS- Ofício de Maria 19:00 HS- Procissão seguida de Missa festiva encerrando as comemorações em honra de N.S.Imaculada Conceição

Carlos Maria dos Santos, Seminarista da Paróquia tem a alegria de convidar você e sua família para participar da Celebração Eucarística, na qual, pela Prece de Ordenação e Imposição das mãos de Dom Walmor Oliveira Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, será ordenado Diácono para o serviço em favor do Povo de Deus e da Igreja Dia 11 de Dezembro 2010 As 09:30 hs Igreja Nossa Senhora da Dores Rua Silva Jardim,100 – Floresta – BH/MG

RETIRO PAROQUIAL

NOVENA DE NATAL

Aconteceu nos dias 27 e 28 de Novembro, no Recanto Coqueiro D’água - Santa Luzia, o Retiro Paroquial que contou com a presença de integrantes de todas as comunidades. Um lugar maravilhoso, um verdadeiro convite ao encontro com Deus. Voltamos renovados de Fé,amor e esperança. Prontos para servirmos mais e mais ao Senhor. Agradecemos ao Frei Magno e ao Padre Edson, que nos proporcionaram este encontro maravilhoso!

Desejamos, vivamente, que a Novena de Natal nos ajude a vivenciar em família e nos grupo uma fecunda preparação para o Natal do Senhor neste ano de 2010. Nossos corações precisam do alento da escuta da Palavra de Deus, gerando sabedoria para conduzir a vida, e também, precisamos da comunhão que nos convence do bem e do emprenho pela justiça, comunhão que brota do encontro. Natal é festa do encontro e da fraternidade. Seja grande e frutuoso o empenho de todos, formando em cada Paróquia e diferentes ambientes uma grande rede entrelaçando grupos de novena e nossos corações. Estou em comunhão na fé e na amizade Com apreço, esperando o Senhor Jesus que vem! Dom Walmor Oliveira de Azevedo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte

PROGRAMAÇÃO DA NOVENA DE NATAL INICIO: 14/12 ÀS 20 h TERMINO: 22/12 AS 20 h LOCAL: CAPELA N. SRA. DO PERPÉTUO SOCORRO. Venha, participe, contamos com você!

O SEMEADOR - ANO I - Nº. 06 - NOVEMBRO DE 2010. Com. N. Sra. do Perpétuo Socorro - Paróquia São Domingos. Rua Marcos Donato de Lima, nº. 324 - Bairro Ribeiro de Abreu Belo Horizonte - Minas Gerais. Diagramação: Matheus Nascimento - Shirley Santos


O Semeador - Dezembro de 2010