Issuu on Google+

Centro Novas Oportunidades (CNO)

Nº9/2010

O Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária com 3.º Ciclo Fernando Namora continua a ser uma porta aberta para os que, sendo maiores de 18 anos e, por qualquer motivo, não concluíram a escolaridade de nível básico ou secundário, querem elevar os seus níveis de qualificação, bem como para todos os que querem melhorar as suas aprendizagens ao longo da vida. O Blogue do Centro Novas Oportunidades pretende ser um espaço de informação, divulgação e partilha da Iniciativa Novas Oportunidades. Visite o nosso blogue e participe! http://cnofernandonamora.blogspot.com/

III Sessão Pública de Entrega de Diplomas No dia 14 de Maio realizámos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova, a III Sessão Pública de Entrega de Diplomas, um momento marcante na vida dos 134 adultos certificados e da equipa técnicopedagógica. Os convidados a usar da palavra na abertura solene desta cerimónia - Dr. Paulo Amaral, Director do CNO, Dra. Luísa Silva, Avaliadora Externa, Dra. Anabela Lemos, Directora da Escola, Dr. Fernando Pita, Presidente da Assembleia Municipal, e Eng. Jorge Bento, Presidente da Câmara, enalteceram e felicitaram os adultos presentes pelos sucessos alcançados, salientando a importância da aprendizagem ao longo da vida. Armando Jacob, adulto certificado, testemunhou a experiencia vivenciada ao longo do processo de RVCC e a vontade de encetar uma nova etapa na sua formação. Margarida Freitas, candidata certificada com o nível secundário, presenteounos com um momento de poesia, acompanhado à guitarra pela Profissional de RVC, Maria João Vieira. O Grupo de Cantares de Anobra partilhou connosco os seus saberes musicais, proporcionando um agradável momento de convívio, que culminou com um “porto de honra” oferecido a todos presentes. Agradecemos ao Presidente e à Vice-Presidente da Câmara Municipal de Condeixa por, uma vez mais, colaborarem com o Centro Novas Oportunidades na organização desta sessão, recebendo-nos no seu magnífico Salão Nobre, cujo simbolismo contribuirá para marcar ainda mais este dia na memória dos nossos adultos.


OS NOSSOS CERTIFICADOS

É pelo caminho das Novas Oportunidades que se descobrem grandes valores, que se concretizam muitos sonhos e que se conquistam vitórias... Histórias de Vida ricas de sentido e de significado!

NÍVEL BÁSICO

Sessão de Júri - 28 de Abril

Sessão de Júri - 26 de Maio

NÍVEL SECUNDÁRIO

Sessão de Júri - 19 de Abril

Sessão de Júri - 6 de Maio

Sessão de Júri - 15 Junho

Aprender compensa

Página 2

A todos, os nossos PARABÉNS!


Protocolos de Colaboração, Itinerâncias e Formação Modular Certificada O Centro Novas Oportunidades estabeleceu um protocolo de colaboração com a COLORISA - Indústria Cerâmica, Lda. com vista à qualificação escolar dos seus colaboradores. Neste âmbito, 11 candidatos estão a desenvolver o processo RVCC em regime de itinerância, nas instalações da empresa, sob a orientação da profissional de RVC Vera Alfaiate. Foi, também, estabelecido um protocolo de colaboração com a Junta de Freguesia de Cernache, no sentido de promover a melhoria dos níveis de qualificação dos seus habitantes, privilegiando o desenvolvimento do processo formativo na sua área de residência. Assim, teve início no dia 9 de Junho a Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) na área de TIC - Processador de Texto, para os candidatos que aguardam o início do processo RVCC de nível básico. No dia 17 de Junho iniciar-se-á a formação modular na área de Língua Estrangeira - Inglês iniciação,para os candidatos encaminhados para o processo RVCC de nível secundário. A formação modular certificada desenvolve-se em parceria com a entidade formadora Black Point e decorre nas instalações de Junta de Freguesia de Cernache. A todos os formandos desejamos um percurso formativo bem sucedido.

CURSO EFA -TÉCNICO ADMINISTRATIVO

No âmbito da parceria estabelecida entre o nosso Centro Novas Oportunidades e o Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), teve início no dia 12 de Abril, nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa (Jardim de Infância Pezinhos de Lã) o curso de educação e formação de adultos de dupla certificação, Técnico Administrativo. Este curso destina-se a adultos em situação de desemprego e confere certificação escolar equivalente ao 12º ano e qualificação profissional de nível 3. Concretizamos, assim, mais um dos nossos objectivos que visa o combate ao desemprego e a melhoria dos níveis de qualificação da população do concelho de Condeixa A todos os formandos e formandas que integram o curso, desejamos os melhores sucessos.

Aprendizagem ao longo da vida Je m’appelle Francisco Manuel Costa Ramos, je suis né le 14 mai 1963, je suis marié, j’ai trois enfants, j’habite à Belide, je suis portugais et je suis chauffeur routier. Je travaille avec un camion de marchandises. Je fais des services nationaux et européens. J’adore mon travail parce qu’il me permet de connâitre de nouvelles villes et d’autres personnes et cultures.

A Unidade de Formação de Curta Duração de Francês que frequento é uma grande oportunidade que tenho para aprender mais um pouco desta língua, já que me é muito necessária nas frequentes viagens que costumo fazer a países de língua oficial francesa, permitindo-me comunicar melhor com as pessoas que falam esta língua. Sabendo mais um pouco de Francês, quando me desloco a países onde se fala esta língua, é-me mais fácil ler jornais e revistas, assim como perceber a informação que é publicada nos painéis das autoestradas, das zonas industriais e das fábricas onde vou carregar e descarregar. Além de tudo isto, permite-me ainda compreender as informações de trânsito, as notícias e a música difundidas pela rádio. Francisco Ramos (Candidato em processo RVCC-NS)

Aprender compensa

Página 3

Mais Formação Melhor Futuro


15 de Abril - Dia do Patrono

Conhecer melhor a vida e a obra do homem que deu o nome à nossa Escola e divulgar e promover a Escola para além dos seus “muros” foram os objectivos das actividades levadas a efeito no dia 15 de Abril. O Centro Novas Oportunidades aderiu à iniciativa e transformou o seu espaço numa pequena mostra das suas actividades, a qual foi apreciada pelos visitantes. Toda a equipa foi unânime em considerar que as actividades concretizadas atingiram o seu objectivo. A Tertúlia Literária – Fernando Namora, o homem e o escritor foi disso exemplo. Apesar da noite pouco convidativa, devidos às condições meteorológicas, o evento levou à Biblioteca Municipal cerca de 62 participantes (candidatos em processo RVCC dos vários grupos e diferentes itinerâncias, formandos dos cursos EFA e respectivas equipas). José Fanha e a professora bibliotecária, Helena Araújo, cativaram a atenção de todos, sendo visível a satisfação pelo momento de partilha enriquecedor da história de vida de cada um dos presentes.

2ª Mostra de Talentos Convidamos toda a comunidade educativa a visitar a Mostra de Talentos a decorrer no átrio da escola de 16 a 23 de Junho. O nosso bem-haja a todos os adultos que responderam ao nosso desafio e connosco partilharam as sua competências artísticas.

FORMAÇÃO MODULAR CERTIFICADA Promovida pelo Centro Novas Oportunidades em parceria com o CECOA e BlackPoint está a decorrer, na Escola e na Junta de Freguesia de Cernache, Formação Modular (UFCD) nas áreas de: . Língua Estrangeira Iniciação - Inglês . Língua Estrangeira Iniciação - Francês . TIC - Processador de Texto A partir de Setembro há mais novidades. Inscreva-se já!

Estão abertas as inscrições no Centro Novas Oportunidades para: ♦ RVCC de Nível Básico ♦ RVCC de Nível Secundário ♦ Cursos EFA de Nível Básico e Secundário ♦ Formação Modular Certificada ♦ Português para Estrangeiros Telefone - 239 940 200/ 239 940 206 Fax - 239 940 209 E-mail cno.fernandonamora@gmail.com

Composição, revisão e processamento de texto/Equipa do CNO

Página 4


Convite No âmbito do projecto Novas Oportunidades a Ler+ as actividades sucedem-se. Deixamos aqui o convite para os próximos eventos

No próximo dia 24 de Junho, às 20:30h, na Biblioteca Municipal de Condeixa, vai ter lugar mais um encontro com José Fanha. A leitura dos contos “O Tombo da Lua” do livro Casas do Beco das Sardinheiras, de Mário de Carvalho e “Uma História de Tanto Amor” do livro A Descoberta do Mundo, de Clarice Lispector, será o ponto de partida para mais um agradável serão à volta das palavras.

Especialidade da casa

Jantar Poético

Palavras de: Almeida Garrett

A realizar no dia 16 de Julho, às 21:00h, no restaurante do átrio da nossa escola

De Ler e Chorar por Mais

Álvaro de Campos Andra Valladares Camões Carlos Paião Cesário Verde

Ementa sugestiva para um momento de troca de palavras, saberes e emoções, condimentos necessários a uma boa alimentação do espírito... A um preço acessível a qualquer bolso!

Eça de Queirós Eugénio de Andrade Fernando Pessoa Gilberto Mendonça Teles Ibel Jornal de Notícias, 09/02/2000

Inscreva-se no Centro Novas Oportunidades até ao dia 9 de Julho

Mário Quintana Pablo Neruda

Preço

Padre António Vieira Paulo Alexandre

Novas Oportunidades a Ler+ Ler é um prazer

Paulo Gonzo Teófilo Braga

Apetite Curiosidade Imaginação Disponibilidade Determinação

Página 5


Tertúlia Literária - Fernando Namora, o homem e o escritor Para os rostos obrigatórios em cada nova oportunidade de reunião, a noite de 15 de Abril foi ocasião para acorrerem à Biblioteca Municipal - muitos pela primeira vez -, e para, numa antecipação do protagonismo da palavra dita, se aventurarem nesse espaço amplo de livros, muitos, palavra escrita à espera de se dar, sempre e generosamente. Como a chuva dessa noite, quase obrigatória dos já muitos serões em que o grupo responde à convocatória do Centro Novas Oportunidades e da Biblioteca Escolar, e a sua melodia parece indispensável pano de fundo ao murmúrio prazenteiro das vozes, ao conforto iluminado da sala onde se (re)inventa a arte. Sobrepondo-se à cadência das gotas, em reencontro com a terra, a interferência da voz experiente de José Fanha foi acordando o íntimo, agarrando as atenções, ganhando a noite. Timbrada, desde início segura, apaixonada, feliz. Trilhando gostosamente os caminhos de cada palavra e entregando-as à avidez curiosa dos muitos que as apeteciam. Também ele escritor, também ele poeta, assumiu orgulhosamente a nobre tarefa pedida: a de vir saber, junto das gentes da terra de Fernando Namora, acerca do conhecimento que têm das letras do (seu) escritor. E todos, encantados no convívio e na partilha, talvez algo culpados, cada um a seu modo, fomos estabelecendo cá no íntimo o compromisso do encontro marcado com a leitura. Assim, nessa noite singular, (re)conhecendo Fernando Namora, com ele recuperámos pedaços de um passado comum. Celebrar o escritor, o poeta seria suficiente, mas conhecer o homem, o seu rosto, assim, na voz de quem com ele conviveu, foi pretexto para pensar o real, repensar o que se foi e o que se é, acarinhar o que de indelével a memória preservou. O confronto entre o antes e o depois, a constatação da(s) mudança(s), vencendo esse conhecido pessimismo generalizado, actualizaram as conquistas que Abril iniciou e – claro - também esta, a de progressivamente democratizar as letras, o conhecimento, bem inestimável a difundir, partilhar, fazer aprender a amar. Compareceu também outro grande: António Aleixo, poeta popular tão pouco acarinhado e, no entanto, tão inteligente e certeiro na arte de analisar o mundo e de, provocando o sorriso, o riso, à sua maneira, «castigar costumes». Dos momentos da noite, ficam-nos ainda o rosto da professora bibliotecária, Helena Araújo, os seus olhos brilhantes perante a (in)esperada sala cheia, as suas palavras, a voz quase embargada pelo tom intimista de um passado contado, de um tempo de vidas que agora se recordam. Comovida ela pela recordação de Fernando Namora, misturada com as memórias dos seus; comovidos todos, comungando essa imensa pena perante a efemeridade da vida, a tal, que para aqueles que a arte beneficia, antecede a eternidade. A verdade é que os muitos que ali estiveram, pelo deleite que ao fim da noite estampava os rostos, pelo que ficou do comentário murmurado após as palavras de Alice Santos, Coordenadora do Centro Novas Oportunidades, a pôr termo ao encontro, deram por ganha a tertúlia. Essa primeira (promessa de outras futuras), que devolveu Fernando Namora aos seus, que afastou um pouco o véu do estranhamento e espreitou o prazer e o saber das palavras do escritor. Esse, o mesmo de quem disse José Fanha ser – para além de grande na arte – uma boa pessoa. Neste caso, uma pessoa da terra. E que bem que fica orgulharmo-nos dos nossos, saber de cor – pelo coração – palavras raras de pessoas ímpares, «coisas, pequenas [grandes] coisas» de pessoas boas da nossa terra. Sandra Galante - Formadora de LC/CE

Página 6


CNO Junho 2010