Page 1

CN DA T V

DESTAQUE

C

Nesta edição temos como Destaque a corretora de imóveis da DPG, Daiane Francis, que nas horas vagas faz um extra confeccionando delicadas peças artesanais e bijuterias (7

ORREIO DE “O Jornal de quem quer

N

Por onde anda Jane e Herondy? A dupla fez sucesso nos anos 70 a 80. Viveram casados 33 anos. (6

Ano VI Nº 53 - Goiânia, 1ª quinzena de outubro / 2011 www.cngoias.com.br jornalcorreiodenoticias@gmail.com www.twitter.com/jornal_cn DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

OTÍCIAS e merece mais”

Governo dá o primeiro passo para a concretização do Credeq Mossâmedes investe no Turismo

Wagnas Cabral

José Eliton entrega casas populares O vice-governador José Eliton de Fiquerêdo Júnior entregou no último dia 06 quarenta casas populares em Abadia de Goiás. Eliton estava acompanhado do secretário das Cidades, Sílvio Sousa, e do prefeito de Abadia de Goiás, Valdeci Mendonça. ( 4

Nos dias 6 e 7 de setembro, Mossâmedes foi visitada por alguns pilotos que subiram a Serra Dourada para experimentarem, em um dos seus picos mais altos, um vôo de parapente (paraglider em inglês), descrito como um híbrido entre a asa delta e o paraquedas. ( 5

O

Drama das mulheres no mundo em debate na ONU

O senador Demóstenes Torres, que participa como observador Parlamentar pelo Senado Federal dos trabalhos da 66ª Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York, contou que entraram na pauta de discussões os problemas enfrentados pelas mulheres em todo o mundo.

projeto arquitetônico e conceitual do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) foi apresentado na manhã do último dia 18 ao governador Marconi Perillo, no Palácio das Esmeraldas. ( 3

Mossâmedes figura entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo, sendo exemplo mundial de modelo na gestão e modernização da administração pública.

(3

CN Goiás agora conta também com ClassiNegocios.

A oportunidade de fazer bons negócios. Empregos, compra, venda, aluguel, e muito mais.

.

Confira na página 07 (6

Gomide: "Rubens é o candidato do PT ao governo do Estado"

Em entrevista ao jornal O Hoje no último dia 11, o prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, informou sobre o consenso dentro do Partido dos Trabalhadores acerca do nome do deputado Rubens Otoni para se candidatar ao governo do Estado em 2014. “O deputado Rubens Otoni é uma pessoa que todos conhecem. Seu trabalho, como parlamentar é muito grande”, afirmou. Complementando: “O PT, com todas as suas forças e todas as suas correntes, apóiam o deputado Rubens Otoni como possível candidato a governador do estado em 2014”. (5


OPINIÃO

2

CENÁRIO Brenno Alves (alves.brenno@gmail.com)

www.twitter.com/brennoalves

NOTA 10

Para o governador Marconi Perillo que não tem deixado seu governo ficar somente no papel e esta cumprindo suas promessas de campanha como o Credeq.

NOTA 0

Para políticos que pensam que a imprensa alternativa em Goiás so serve pra eles em época de eleição. Estão enganados, os alternativos tem conquistado seu espaço na sociedade.

Nomeado

Foi nomeado como Diretor da Região da Vila Santa Luzia,na ACIAG o empresário Maione Padeiro que veio para contribuir com a gestão do presidente Heribaldo Egidio. Junto aos comerciante e empresários da região, levando para dentro da ACIAG, a casa do empresário e comerciantes de Aparecida de Goiânia um avanço e modernização no seguimento empresarial do município.

Aqui não, mais lá sim!

O ex-vereador e artilheiro Túlio Maravilha abandonou a Câmara Municipal de Goiânia e agora vai tentar ser vereador pelo Rio de Janeiro. Basta saber se ele não irá largar o mandato pela metade, ou se dessa vez o povo vai valorizar o seu voto.

PSDB filia dezenas em Palmeiras

Goiânia, 1ª quinzena de outubro / 2011

Vapt Vupt 12 anos

O Vapt Vupt completou 12 anos de atividade com mais de 70 milhões de atendimento em todo o Estado e com um índice médio de satisfação do cliente acima de 99%, conforme pesquisa realizada diariamente junto aos usuários. Hoje, o Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão conta com 22 unidades fixas, das quais 15 em municípios do interior. O Vapt Vupt de Aparecida de Goiânia foi a primeira unidade implantada no Estado. Inaugurada no dia 17 de outubro de 1999, o Vapt Vupt de Aparecida registrou 8.905.251 atendimentos desde então. De janeiro a setembro deste ano já foram registrados 686.988 atendimentos nesta unidade. Para o superintendente do Vapt Vupt, Marco Antônio Ferreira, o sucesso do programa se deve à grande idéia de integrar diversos órgãos em um só local e principalmente ao servidor. “São mais de 70 milhões de atendimentos e com uma aprovação praticamente unânime dos usuários. Nesse processo, o comprometimento e a dedicação do servidor são fundamentais para a avaliação que recebemos da população. O servidor é o principal responsável pela excelência no atendimento ao cidadão”, ressalta.

Balada responsável

Vereador 826 filiados e um PSDB cada vez mais forte. Esse foi o resultado do evento de filiação promovido em Palmeiras, dia 1º de outubro último. O evento contou com figuras importantes para o cenário político goiano. Dentre elas, o presidente do PSDB em Goiás, Paulo de Jesus; o prefeito de Palmeiras de Goiás, Alberane de Sousa Marques; o vice-prefeito, Itamar Perillo; o presidente do PSDB na cidade, Valmiz Afonso Borges; e o diretor da Agência Prisional, Cláudio José. Na Foto Paulo de Jesus, presidente do PSDB em Goiás, com Alberane de Sousa Marques (prefeito de Palmeiras) e Cláudio José (Diretor da Agência Prisional)

Reconhecimento

O Papa Bento XVI concedeu à senadora Lúcia Vânia a Bênção Apostólica, extensiva aos familiares da parlamentar, em reconhecimento ao seu “excelente trabalho”, que possibilitou a restauração da Igreja Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, localizada em Luziânia. A obra de restauração da igreja, que é uma das mais antigas do Estado, ficou a cargo da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás, Iphan-Go, e foi viabilizada graças a uma emenda destinada pela senadora, no valor de R$1 milhão. Ao lado foto do quadro recebido pela senadora durante a missa de ação de graças pela restauração da Igreja, em Luziânia.

Quem esta deixando o futebol para encarar o mundo da política é o ex-presidente do Goiás Raimundo Queiroz. Ele pretende disputar uma das vagas para vereador da capital.

RÁPIDAS • Prefeito de Abadia Valdeci Mendonça larga a base Irista e embarca no novo PSD • Wellington Camargo tem despachado diariamente no palácio Pedro Ludovico como Assessor Especial do Governador. • Veter Martins poderá mesmo ser o nome do PSDB em Aparecida de Goiânia. • Jânio Darrot largou a secretaria para dedicar sua pré campanha a Prefeitura de Trindade. • 2012 a vista e a campanha já começou a todo vapor. Basta olhar que tem prefeitos e vereadores trabalhando. • Túlio Sérvio terá que trabalhar muito para conseguir a reeleição em Senador Canedo.

EXPEDIENTE CNPJ: 07.898.172/0001-73 BRENNO ALVES: Diretor Geral LEONARDO ARRUDA: Diretor Administrativo FREDERICO LEÃO: Diretor Jurídico – OAB/GO – 27.871 Colaboradores: Luciana Brites, Prefeitura de Mossâmedes, Soraia Regina, Secom/Goiânia, Agecom, Agências, Prefeituras de Senador Canedo, Aparecida de Goiânia, Goiânia e Anápolis, ABN – Associação Brasileira de Noticias e Agencia Senado e Governo Federal. Correspondente Mossâmedes: Abadia Linhares

Diagramação: Neide Ataíde (62) 8145-2332 Administração/Redação Rua Capri Qd.48 Lt.14 jardim Europa, Goiânia/Go Fones: (62) 3247-3647 / 8472-9798 / 8490-4742 Atendimentos cidades do interior: (62) 8167-4045 Tiragem: 5.000 exemplares Facebook: Jornal Correio de Noticias Twitter: www.twitter.com/jornal_cn MSN: jornal.correiodenoticias@hotmail.com

Jornalcorreiodenoticias@gmail.com / www.cngoias.com.br Os Artigos que manifestam opinião ou análises pessoais são de responsabilidade de seus autores. O Jornal não se responsabiliza por matérias e artigos assinados.

O governador Marconi Perillo lançou o programa Balada Responsável – Eu abraço esta idéia. O programa objetiva conscientizar condutores de veículos sobre os riscos de álcool e direção e para a importância do cumprimento da Lei Seca. Para o governador Marconi Perillo, esse trabalho objetiva atingir, principalmente, jovens de até 18 anos. A campanha tem como meta reduzir nos próximos 10 anos em 50% o índice de mortes em acidentes de trânsito em Goiás.

Descontentes

É só andar pelas ruas de Goiânia que você assiste o descontentamento do goianense com a administração do Prefeito Paulo Garcia. O Petista não tem dado conta do risco que tem provocado para sua reeleição.

Juiz condena exprefeito a indenizar Marconi Perillo O juiz da 10ª Vara Cível da Comarca de Goiânia, Jair Xavier Ferro, condenou nesta semana o ex-prefeito de Silvânia João Correia Caixeta a indenizar o governador Marconi Perillo em R$ 50 mil por danos morais. Conforme o processo, durante a última campanha eleitoral o ex-prefeito deu entrevista a um jornal na qual afirmava que “Marconi Perillo estuprou o Estado” e “Marconi Perillo fez igual ao maníaco que matou seis adolescentes em Luziânia”. O juiz, em sua sentença, afirma que João Correia Caixeta fez “declarações abusivas” que “ofendem a um só tempo a honra objetiva e profissional” do, à época, senador da República. João Caixeta defendeu-se dizendo que não utilizou o termo “estupro” no sentido corrente, mas para demonstrar que Marconi teria traído os municípios goianos e que como homem público deve aceitar críticas. O juiz, entretanto, não entendeu que o político ou qualquer pessoa que exerça cargo público deva aceitar todo tipo de agressões e imputações de termos pejorativos. “Criticar não é destruir, ofender, injuriar difamar, violentar a dignidade alheia. A crítica não pode ir além de se fazer tudo aquilo que as leis permitem. Embora exprimir opinião seja um dos direitos mais nobres do homem no seio da sociedade, constitui crime a crítica veemente e ofensiva contra alguém, principalmente quando tem em mira uma campanha de cunho pessoal, visando ao ofendido determinada e dolosamente'”, afirma o juiz ao citar uma decisão, de 1990, que tratava do abuso de crítica.


POLÍTICA

3

Fotos: Wagnas Cabral

Goiânia, 1ª quinzena de outubro / 2011

Governador Marconi Perillo, Secretário da Saúde Dr.Antônio Faleiros, Coordenador do Centro de Apoio da Saúde, Promotor de Justiça Marcelo Celestino, Presidente do CREMEGO Dr. Salomão Rodrigues, Presidente da Associação Médica de Goiás Dr. Rui Gilberto e Presidente da Academia Goiana de Medicina Dr. Joaquim Caetano, no Lançamento do Programa de Saúde CREDEQ

Governo dá o primeiro passo para a concretização do Credeq

O projeto arquitetônico e conceitual do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) foi apresentado na manhã do dia 18 ao governador Marconi Perillo, no Palácio das Esmeraldas. O secretário de Saúde, Antônio Faleiros, e o coordenador do Credeq, o psiquiatra Airton Ferreira Filho, explicaram como serão feitos os tratamentos e o arquiteto responsável pela obra, Luiz Botosso, apresentou a maquete eletrônica. A proposta do Credeq é promover tratamento diferenciado, em que o paciente será estudado de forma particular, já que cada caso tem suas especificidades. A família acompanhará o tratamento no Credeq e também será tratada com psicólogos e psiquiatras, com a finalidade de se preparar para também ajudar na recuperação do paciente. Airton Ferreira Filho disse que o Credeq surge numa tentativa de dar conta da demanda crescente de dependentes químicos no Estado. “Só em Goiás, temos hoje cerca de 50 mil dependentes químicos de crack. Montamos um eixo de tratamento. Nenhum tratamento é efetivo para todas as pessoas, não existe nenhuma receita. A família vai ter um foco especial de atendimento no Credeq. Na maioria das vezes, a família também adoece com o paciente. Por isso a necessidade do tratamento em conjunto”, explicou. Segundo ele, o tratamento convencional do paciente será de 30 a 90 dias, conforme decisão da equipe. A maior preocupação é com a reinserção social e com a formulação de um centro de capacitação para agentes comunitários. “É preciso

que os agentes sejam capacitados em tratamentos de drogas”, frisou. Cada unidade do Credeq custará ao Estado aproximadamente R$ 15 milhões. Marconi explicou que o objetivo é construir cinco centros de referências em todas as regionais de saúde. Três deles serão construídos ainda no próximo ano, com recursos do Estado, através da vinculação orçamentária e financeira à Secretaria da Saúde. “O governo tem obrigação constitucional de investimentos em saúde e parte

daquilo que está destinado a investimentos será para os Credeqs. Estamos pensando em consignar no orçamento do ano que vem R$ 45 milhões dessa receita da saúde que será destinada à construção de três unidades do Credeq. Aí, no ano seguinte, complementaríamos os cinco Credeqs atendendo às cinco regionais de saúde”, informou. Marconi disse que, dessa forma, o governo descentraliza a construção dos centros de recuperação. Cada um deles terá mais de 10

mil metros de área construída. Disse que os centros só serão abertos quando estiverem completamente

equipados e com a equipe formada. Ele externou a intenção de que o governo, por meio da comissão técnica que coordena o projeto conceitual do Credeq, apoie as experiências de instituições privadas que existem no Estado na área de tratamento de dependentes químicos, em convênios com a Secretaria da Saúde. “Sugiro à equipe que está encarregada deste maravilhoso passo, que o Estado está dando concretamente e ao secretário Faleiros, o envolvimento de instituições sérias no contexto do projeto para que elas possam engrandecê-lo com suas ações”, afirmou.

MOSSÂMEDES

Exemplo mundial e modelo de gestão e modernização de administração pública Mossâmedes figura entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo. Tal reconhecimento se dará através do Prêmio: Modelo de gestão e modernização da administração pública, em Colônia na Alemanha. A solenidade de entrega de certificação das cidades mais dinâmicas do mundo ocorrerá durante a 17° Edição Meeting Dynamic City The World 2011 de 24 a 28 de outubro, com Seminários e Feira internacional. O evento contará com mais de 50.000 visitantes por dia e terá a cobertura da TV Globo internacional. Confira no site: www.omemp.org Isto é o resultado de trabalho, transparência e competência da atual administração de Mossâmedes. Parabéns, Prefeita Divina Lúcia de Almeida Dias (PP), auxiliares, Secretários e ao povo Mossamedino por esta conquista.


CIDADES

4

Goiânia, 1ª quinzena de outubro / 2011

José Eliton entrega casas populares em Abadia de Goiás dia de Goiás entrou com a doação do terreno. Depois de descerrar a placa de inauguração das casas e de entrar em duas delas, o vice-governador José Eliton anunciou que o governo de Goiás já está buscando junto ao Ministério das Cidades recursos para a construção de mais vinte mil moradias populares em todo o estado. “Nós queremos que esse benefício chegue aos 246 municípios, contemplando principalmente as famílias de baixa renda, para que elas tenham teto e dignidade. E essa sensibilidade com as neces-

sidades da população mais carente deste Estado é uma das marcas deste governo”, destacou José Eliton. Ao entregar simbolicamente as chaves das moradias para três famílias beneficiadas, o vice-governador anunciou também a construção de uma praça pública na área central do novo residencial. Segundo o secretário das Cidades, Sílvio Sousa, o governo do Estado inicia em Abadia de Goiás a primeira etapa de uma série de entregas de novas moradias. Ao todo estão sendo construídas 561 casas na região metropolitana de Goiânia.

Heitoraí é a primeira a realizar conferência de meio ambiente A cidade de Heitoraí, a 139 quilômetros de Goiânia, deu início no último dia 13 de outubro, à série de conferências municipais de Meio Ambiente, que devem ser feitas antes da realização das etapas regionais e, por fim, da etapa estadual, marcada para março do ano que vem. Três membros da comissão de organização representaram a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e consideraram a primeira experiência como muito produtiva, com participação de integrantes de diversos segmentos da sociedade. Produtores rurais, vigilância sanitária, secretarias de Educação, Agricultura, Meio Ambiente e Administração, sindicato de trabalha-

dores, professores e Saneago estavam representados e participaram do encontro, que reuniu cerca de 30 pessoas no auditório da prefeitura. A iniciativa da cidade em ser a primeira do Estado a realizar a etapa municipal e o modo como se desenvolveu a discussão sobre os temas locais mais importantes chamaram a atenção dos servidores da Semarh. Três grupos foram montados entre os participantes para discutir os subtemas propostos. Ao fim, os problemas pontuados como mais carentes de resolução foram os loteamentos na margem do Rio Uru, manancial que abastece a cidade e que sofre com a expansão urbana, e a coleta de resíduos sólidos, que

precisa da implantação de um aterro sanitário.. A comissão organizadora da Conferencia Estadual ressalta a importância dos municípios realizarem as etapas locais antes de partirem para a regional. Delimitar as questões mais importantes e que necessitam de atenção rápida, levando em consideração as visões diversas da comunidade, é essencial. E, para isso, reunir e debater é o melhor caminho. Nos próximos dias, mais conferencias vão acontecer em cidades goianas. São elas: 18 / 10 – Itaguari 19 / 10 – Guaraíta e Rubiataba 20 / 10 – Morro Agudo de Goiás 30 / 11 - Mossâmedes

“A criação da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres é resultado das lutas políticas das mulheres”, considera a deputada Federal Marina Sant’Anna. Ela comemorou a decisão do prefeito Paulo Garcia em transformar em Secretaria a atual Assessoria da Mulher, ampliando a aplicação de políticas públicas na área. A assessora Especial da Mulher, Teresa Sousa, será mantida no comando da pasta, como Secretária de Políticas para Mulheres. Teresa ressaltou que o ato do prefeito Paulo Garcia segue resolução anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, de ampliar a participação das mulheres nos postos de comando do Poder Executivo, bem como atende a um dos Objetivos do Milênio, que é a igualdade de oportunidades na questão de gênero. A assessora explicou que como Secretaria, a pasta ganha em estrutura e passa a ter orçamento próprio, o que amplia suas possibilidades de atuação. A Assessoria da Mulher é um organismo da Prefeitura de Goiânia responsável por elaborar e coordenar ações, programas e projetos de políticas para as mulheres, o que contribui para a diminuição

Divulgação

Marina destaca criação da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres

Assessora Especial da Mulher da Prefeitura de Goiânia, Teresa Sousa, e a Deputada Federal Marina Sant'Anna

de todas as formas de discriminação. Teresa Sousa é formada em Direito, já foi secretária Executiva da Secretaria de Políticas para mu-

lheres da Presidência da República, chegando a ocupar o cargo de ministra interina. Fonte: Assessoria Deputada Marina

Foto Y. Maeda

O vice-governador José Eliton de Fiquerêdo Júnior entregou no último dia 06 quarenta casas populares em Abadia de Goiás. Eliton estava acompanhado do secretário das Cidades, Sílvio Sousa, e do prefeito de Abadia de Goiás, Valdeci Mendonça. As casas do residencial Porto Seguro, na Vila Socorro, foram construídas com recursos do PSH – Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social- com recursos dos Governos Federal e Estadual, somando R$680 mil. Em contrapartida, a prefeitura de Aba-

Projeto de Bruno Peixoto visa defender o direito à vida de cães e gatos

Tramita na Assembléia Legislativa o projeto nº 4.020, de autoria do deputado Bruno Peixoto (PMDB), que dispõe sobre a regulamentação da eliminação da vida de cães e gatos, no âmbito do Estado de Goiás. Se a proposta for aprovada, o Poder Executivo ficará responsável pela viabilização de programas de controle reprodutivo de cães e gatos, bem como pela promoção de medidas para identificação, registro, esterilização cirúrgica e adoção desses animais. O Poder Executivo também será responsável pela criação de campanhas educacionais referentes ao assunto. O projeto também veda a eliminação de cães e gatos pelos órgãos de controle de zoonoses, e permite a eutanásia dos animais que sofram de enfermidades graves ou infectocontagiosas, ou que coloquem em risco a saúde de pessoas ou de outros animais. A medida determina ainda que o animal classificado como "comunitário" deverá ser recolhido para fins de esterilização, registro e devolução à comunidade de origem, após a identificação e assinatura de termo de compromisso de um representante da comunidade. O projeto autoriza ainda que o Poder Público fique responsável por ações como: destinar local para manutenção e exposição de animais disponibilizados para adoção; promover campanhas de conscientização sobre vacinação de animais; celebrar convênios ou parcerias com municípios, entidades de proteção aos animais, ONGs, universidades, estabelecimentos veterinários, empresas públicas ou privadas, e entidades de classe. Direito à vida - Segundo Bruno Peixoto, o projeto visa, de forma racional e eficiente, fazer com que o Estado cumpra normas de vigilância sanitária, respeitando o direito à vida dos animais. O parlamentar informa que a esterilização e devolução de cães e gatos à comunidade de origem já é recomendada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, e que uma recente publicação da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) recomenda o método da esterilização e devolução dos animais à comunidade de origem. A mesma organização, afirma o parlamentar, também recomenda a vacinação sistemática de cães em áreas de risco, controle populacional por meio da captura e esterilização dos animais e guarda responsável de cães e gatos. Aprovada preliminarmente à publicação, a proposta segue agora para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde deverá ser apreciada.

LEIA E DIVULGUE O CN GOIÁS O jornal de quem quer e merece mais

(62) 3247-3647 / 8490-4742 / 8472-9798


Goiânia, 1ª quinzena de outubro / 2011

CIDADES / BAIRROS

5

B A

Nos dias 6 e 7 de setembro, Mossâmedes foi visitada por alguns pilotos que subiram a Serra Dourada para experimentarem, em um dos seus picos mais altos, um vôo de parapente (paraglider em inglês), descrito como um híbrido entre a asa delta e o paraquedas. Diferentemente do paraquedas, o parapente oferece um voo dinâmico, onde o piloto pode controlar sua ascendência e direção, dependendo das condições meteorológicas como velocidade do vento e também a incidência solar sobre determinada superfície que gera correntes de ar ascendentes (Termais) e descendentes. O voo

de parapente (conhecido em alguns países como paragliding) é uma modalidade de voo livre que pode ser praticado tanto para recreação quanto para competição (considerado esporte radical). No dia 06 ás 5:00 h da tarde e no dia 07 ás 13:30 h, decolarão o piloto de Minas Gerais, o então experiente Feliciano, que fez um vôo de conhecimento, checando a posição do vento e as condições das térmicas locais, pousando na Fazenda Ouro Rico. No dia 08, decolaram da rampa Serra Dourada, os pilotos (Ivam, Marinho,Feliciano, Ricardo, Emilia,

Rodrigo, Roberto, Paolo italiano, Emilhio, Nei, Remes) os vôos chegaram a 161 km. Participaram dos resgate, (Valdivino, Capele de Bsb), (Fabricio, Rogério de Jaraguá) Os pilotos conferiram que o local é um excelente ponto para a prática do esporte e junto a Prefeitura Municipal de Mossâmedes, prefeita Divina Lucia de Almeida Dias, estudam a implantação do esporte na região, mais um mecanismo de investimento ao turismo da região, apreciando dois pontos de destaque do município, a cidade, pacata, acolhedora e a magnífica e exuberante Serra Dourada.

Gomide: "Rubens é o candidato do PT ao governo do Estado" Em entrevista ao jornal O Hoje no último dia 11, o prefeito Antônio Gomide (Anápolis) informou sobre o consenso dentro do Partido dos Trabalhadores acerca do nome do deputado Rubens Otoni para se candidatar ao governo do Estado em 2014. “O deputado Rubens Otoni é uma pessoa que todos conhecem. Seu trabalho, como parlamentar é muito grande”, afirmou. Complementando: “O PT, com todas as suas forças e todas as suas correntes, apóiam o deputado Rubens Otoni como possível candidato a governador do estado em 2014”. Quando questionado acerca da “pouca força” do Partido dos Trabalhadores para uma eleição de grande porte como a de Governo do Estado, Antônio Gomide citou as duas eleições do ex-presidente Lula, a eleição da presidenta Dilma e sua própria eleição dentro de um contexto em que muitos duvi-

davam da força do PT. “Eu já ouvi essa história. Falavam que o Lula não teria como ser presidente da República e ele foi por duas vezes. “Em Anápolis, o PT também não ganha”, diziam assim, e nós estamos governando. O PT hoje é uma grande referência nacional. A presidente Dilma está fazendo um belo trabalho. Em Goiás, a população está querendo renovação”, ressal-

tou o prefeito. Gomide falou ainda sobre a importância apoio do ex-presidente Lula nas eleições estaduais de 2014. “O ex-presidente Lula é sempre uma referência, a maior liderança nossa, que fez dois belos governos, colocou o Brasil de novo nos trilhos. Lula será um aliado aqui no Estado para potencializar as candidaturas”. Acerca da aliança PT-PMDB em 2014, Gomide não pestanejou: “Eu não tenho dúvidas que o PT e o PMDB estarão juntos em 2014 e o melhor nome é que será lançado. Aposto que o Rubens, pelo conhecimento que tem, pela força que tem, pelo trabalho desenvolvido no Estado de Goiás, estará sendo cacifado para ser esse nome naquele momento de expressão no quais outros partidos poderão apoiá-lo”.

Marconi vai à Justiça para saber onde foi parar doação para Congadas de Catalão O governador Marconi Perillo deu entrada, por intermédio da advogada Suele Menezes Apolinário Silva, a uma ação de interpelação contra o presidente da Irmandade Nossa Senhora do Rosário, Leonardo Bueno, em Catalão, no Sul do Estado, a 255 quilômetros de Goiânia. O governador exige que Leonardo especifique os valores e comprove o repasse do valor que recebeu dele e que se destina aos chamados ternos de congo da Congregação do Rosário da cidade. Marconi doou, em solenidade no Palácio das Esmeraldas, R$ 100 mil reais para os ternos de congo, que manifestam sua fé religiosa com a tradicional dança nas ruas, e foi surpreendido dias depois, em Catalão, quando não pôde obter

diretamente de Leonardo Bueno comprovação do repasse do valor aos destinatários da oferta. Advogada do governador na causa, Suele Menezes Apolinário Silva relata na ação que em 26 de setembro, em Goiânia, durante almoço no Palácio das Esmeraldas com integrantes das congadas, manifestações em homenagem à santa, Marconi Perillo doou R$ 100 mil para os chamados Ternos de Congo Congregação do Rosário de Catalão. O cheque foi entregue a Leonardo Bueno, presidente da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, que representava os ternos na ocasião. Depois, na missa de encerramento das festividades, no último dia 9, em Catalão, o governador

recebeu denúncias de que determinados ternos não tinham recebido os recursos provenientes do donativo, que ele faz regularmente há quase 10 anos para essa destacada manifestação religiosa e folclórica do Estado. “O dinheiro doado destina-se exclusivamente aos ternos, não podendo admitir-se o desvio de tais valores para outros fins”, argumenta a advogada na interpelação, para lembrar que, entretanto, Marconi Perillo não conseguiu obter diretamente do presidente da Irmandade a comprovação do repasse. A advogada requer no documento que o juiz mande interpelar o réu para que ele especifique os valores e comprove o repasse da doação aos ternos de congo.

I

R

R O

S

Setor Novo Horizonte terá a maior pista de skate de Goiânia

Ex-deputado Leandro Sena ao lado do Secretario de Esportes Luiz Carlos Orro apresenta projeto da Pista de skate no Novo Horizonte

“No setor Novo Horizonte, teremos a praça da juventude, com a construção da maior pista de skate de Goiânia, e uma das melhores do Brasil, atraindo para Goiânia campeonatos nacionais e quem sabe internacionais de skatistas”, revelou o Secretário municipal de esporte e lazer de Goiânia Luiz Carlos Orro. O Secretário disse que será uma pista de skate de mil m² de área, com a parte côncava, parte de saltos, e caixas de obstáculos ao longo de todo o percurso. De acordo com ele, este projeto foi discutido com os próprios skatistas. A afirmação aconteceu durante a tarde do último dia 06, quando acompanhado pelo ex-deputado Leandro Sena, apresentaram a população todos os detalhes do projeto. A pista de skate é uma reivindicação antiga da população, principalmente dos jovens. O ex-deputado Leandro Sena, em recente audiência com o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, assegurou que a previsão para início das obras será logo após o processo licitatório, que já está em andamento. “Há muito tempo lutamos para que a população do Novo Horizonte e região vizinha ganhasse essa praça, principalmente a pista de skate. É com grande alegria que noticiamos essa vitória”, disse Sena, que completou agradecendo ao prefeito Paulo Garcia pela agilidade e a iniciativa do Secretário de ir pessoalmente ao bairro levar o projeto e informar os detalhes da obra. Importante ressaltar que a praça denominada da juventude, contará com quadra poli esportiva coberta, a pista de skate, pista de atletismo e caminhada, campo de futebol, Centro de convivência, academia popular e demais áreas de lazer e já está em fase de licitação. O encontro teve a participação de jovens skatistas e também pioneiros do bairro. Segundo Leandro Sena esse projeto beneficiará não somente os jovens, mas também as crianças, adultos e idosos de toda região, afirmou Sena.

Padre Claudio lança CD de Cura Interior O Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz, localizada no Setor União lançará, 05 CDs de cura Interior que passa desde a vida materna, paterna e a cura do bom pastor. A cura interior é um momento de graças em nossas vidas, onde Deus nos envolve com o seu amor e nos cura de todos os desequilíbrios emocionais. São muitas as emoções em desequilíbrio em nossas vidas: medos, sentimentos de culpa, solidão, ansiedade, raiva, revolta, lembranças do passado, dependências e depressões. Toas essas emoções desequilibradas podem ser curadas durante um processo de cura interior, revela Padre Claudio Eduardo. Lançamento de CD

Local: Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz Rua U-54 Área 15 S/N Setor união Dia: 29/10/20011 Horário: 19h30min Contato: (62) 3609-0294

Mande sugestão de pauta do seu bairro e materias para jornalcorreiodenoticias@gmail.com


POLÍTICA / VARIEDADES

6

Drama das mulheres no mundo em debate na ONU Senador Demóstenes Torres, que participa das discussões como observador Parlamentar pelo Senado Federal, conta os horrores praticados contra mulheres O senador Demóstenes Torres, que participa como observador Parlamentar pelo Senado Federal dos trabalhos da 66ª Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York, contou que entraram na pauta de discussões os problemas enfrentados pelas mulheres em todo o mundo. Foram exibidos dados assustadores de outros países, e sobre o Brasil foi mostrado que 47% das mulheres brasileiras confessam já ter sido agredidas fisicamente dentro de casa, segundo pesquisa Ipsos publicada em O Globo. Demóstenes relatou ainda que mais de 80% das mulheres de Serra Leoa são submetidas a mutilação genital. No Quênia, as meninas têm de se casar com quem aparente ter condições de alimentá-las. Em Zâmbia, os pais torcem para as filhas se casarem logo, para evitar que sejam vítimas de violência sexual. Nas nações em guerra, elas vivem os horrores dos estupros, inclusive em massa. “Um item permeia esses e outros casos ao redor do mundo, a impunidade. Por isso, os estados pleiteiam criar marcos jurídicos, como a brasileira Lei Maria da Penha, para uma resposta legal aos valentões”, afirmou o senador. Além das agressões físicas, relata Demóstenes, o sofrimento se espalha nas relações de trabalho – “aliás, Belarus informa que mais de 54% das mulheres já estão integra-

Goiânia, 1ª quinzena de outubro / 2011

CURIOSIDADES Halloween, o Dia das Bruxas (31 de outubro) Dizer que o Dia das Bruxas, comemorado no Brasil no dia 31 de outubro, é apenas uma assimilação do Halloween norte-americano não seria uma verdade absoluta, pois a origem desta tradição remonta a passado e povos distantes: os celtas e druidas.

Os celtas

Senador Demóstenes Torres critica platitudes nas pautas do governo brasileiro

das no mercado e ganham como os homens”. Além das discriminações corriqueiras, mas não menos absurdas, das familiares à representação política pífia. “Por isso, o Camboja quer chegar ao nível, veja só!, do Sudão, que anunciou mais de 25% de congressistas femininas – no Brasil, apenas 8,7% de deputadas na Câmara e temos somente dez colegas senadoras”, ressaltou. Um problema brasileiro, disse Demóstenes Torres, é que as “platitudes” tomaram conta dos discursos até quando há fartura de dados para rechear o assunto. Silvia Pimentel, presidente da convenção para eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher (Cedaw), não caiu no extremo politicamente correto da ministra Iriny. Também, não mostrou os números assombrosos da violência de gênero que lota as delegacias. Preferiu valorizar o fato de a presidente Dilma Rousseff ser a primeira mulher a abrir a Assembléia Geral. A Palestina, uma autoridade

em platitudes como o Brasil, transportou a luta por território para o terreno do gênero e acusou Israel de ser o algoz das mulheres do outro lado da fronteira. Os EUA, com atitudes mais realistas, pretendem regularizar a situação das imigrantes que trabalham clandestinamente, vindas de todos os lugares do planeta. Buscam-se soluções igualmente para o envolvimento da mulher com o tráfico de drogas. É o mesmo rito masculino: começa usando, passa a vender e acaba morta ou presa. “E, como lembrou o senador Pedro Taques, que também integra a missão de observadores do Congresso na ONU, tanto debate sério a ser travado em favor da mulher e a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Iriny Lopes, preocupada com Gisele Bündchen posar de calcinha e sutiã. Em Nova York, como em qualquer lugar do mundo, Gisele é quem está com todo o cartaz”, brincou Demóstenes Torres.

Os celtas comemoravam essa data no festival de Samhaim, no século V a.C. para agradecer as boas colheitas e porque acreditavam que nesse dia, que marcava o início do ano céltico, os espíritos desencarnados de todos aqueles que morreram no decorrer do ano, voltavam na busca de corpos de pessoas vivas nas quais eles habitariam durante o ano que se iniciava. Acreditava-se que essa era a única esperança de vida após a morte. Naturalmente, os que estavam vivos não queriam ser possuídos pelos espíritos dos mortos. Então, na noite de 31 de outubro, os habitantes dos vilarejos apagavam os fogos em suas casas, para torná-las frias e indesejáveis. Eles então se vestiam com roupas fantasmagóricas e realizavam desfiles barulhentos pela vizinhança, para assustar e amedrontar os espíritos que estavam a procura de corpos.

Os druidas

Os druidas, antigos sacerdotes de Gália e da Bretanha, também colaboraram para o Halloween se tornar uma comemoração tradicional. O ano novo Druida começava em 1º de novembro. Na noite anterior, eles acendiam uma grande fogueira no topo das colinas e pintavam o corpo para observar as chamas e contar suas experiências para celebrar o final do verão e da sua fertilidade. A fogueira também era acesa porque eles achavam que suas chamas poderiam ajudar o Sol durante o inverno.

O cristianismo e a festa pagã

Quando o cristianismo substituiu as religiões pagãs, as igrejas aproveitaram o dia 31 de outubro para homenagear todos os Santos.

Por que uma vela dentro da abóbora?

Esse hábito vem da Irlanda. Segundo o folclore desse povo, um homem chamado Jack tinha o hábito de fazer brincadeiras satânicas. Numa dessas vezes Jack conseguiu prender o diabo dentro da árvore. Então, fez um pacto com o diabo que dizia o seguinte: "Se você me deixar em paz e nunca me incomodar, eu te solto". O diabo aceitou a proposta. O tempo passou e Jack morreu, mas não conseguiu entrar no paraíso. O diabo, temendo as brincadeiras de Jack no inferno, não o quis também, mas deu a ele uma vela para iluminar seus caminhos. Jack então ficou com a vela que teria que durar a eternidade e, para que ela nunca apagasse, colocou dentro de um nabo com pequenos furos. Com o tempo o nabo foi substituído pela abóbora.

Por que "travessuras ou doces"?

Acreditava-se na cultura celta que para se apaziguar espíritos malignos, era necessário deixar comida para eles. Esta prática foi transformada com o tempo e os mendigos passaram a pedir comida em troca de orações. Também neste contexto, havia na Irlanda a tradição, que um homem conduzia uma procissão para angariar oferendas de agricultores, a fim de que suas colheitas não fossem amaldiçoadas daí deu origem ao "travessuras ou doces" (trick or treat).

O que quer dizer Halloween? Silvio Santos é preferência nacional

O apresentador Silvio Santos é o maior ídolo dos brasileiros. Isso, segundo uma pesquisa do instituto britânico Future Poll para a marca de bebidas Johnnie Walker. O dono do SBT lidera o ranking de personalidades mais admiradas no país, superando outros listados como, Lula, Pelé, Ayrton Senna e Ronaldo. A pesquisa ouviu mil homens e mulheres entre 25 a 45 anos. E Silvio Santos é o número 1. Silvio deve ganhar, em 2012, um filme que vai contar sua biografia, a partir de um livro já lançado sobre sua trajetória.

Rodrigo Faro quebra o dedo do pé em acidente doméstico

Rodrigo Faro sofreu um acidente doméstico em sua casa no último final de semana e quebrou o dedinho do pé. De acordo com a assessoria de imprensa do apresentador ele estava andando pela residência quando, sem querer, chutou um vaso. Mesmo com o dedo enfaixado, Faro continua normalmente sua agenda de trabalho.

Monique Evans prepara um livro sobre sua vida

Monique Evans se sente uma outra mulher após sua participação em A Fazenda 4, da Record. Além de querer voltar ao trabalho na TV, a apresentadora quer escrever um livro de sua trajetória. “Primeiro tenho que sentar porque eu tenho muita história. Tem que ver como vai fazer isso, um só não vai dar porque tem a parte do Carnaval, de modelo, parte minha como pessoa, história triste. Monique Evans foi símbolo sexual nos anos de 1980 e foi a primeira famosa a desfilar como rainha de bateria pela escola Mocidade Independente de Padre Miguel. Posou três vezes para a Playboy e ficou em 2° lugar em A Fazenda da rede Record.

Por onde anda Jane e Herondy?

A dupla fez sucesso nos anos 70 a 80. Viveram casados 33 anos. Se separaram em 2003 e voltaram em 2010. herondy sofreu AVC e está em recuperação. Voltaram a cantar, mas sua agenda de shows está suspensa por causa da doença.

Fonte O Fuxico

"Hallowed" é uma palavra do Inglês antigo que significa "santo", e "e'en" também de origem inglesa significa "noite", então o significado é "Noite Santa" ou "All Hallows Eve", "Noite de Todos os Santos".

Do medo à diversão

Anteriormente, o Halloween era considerado uma noite de medo, na qual homens sensatos respeitavam os duendes e os demônios. Hoje, esse dia nada mais é do que uma grande diversão, onde crianças e adultos se fantasiam de vampiros, múmias e fantasmas e saem às ruas festejando.

FELIZ HALLOWEEN!

Fonte: www.historiadomundo.com.br


GERAL / SOCIAL

Goiânia, 1ª quinzena de outubro / 2011

7

IN FOCO DICAS Cine Goiânia Ouro Leonardo Arruda leoarru@gmail.com Twitter: @leonardoarrudaa http://facebook.com/leonardoarrudaa

Feira Hippie

A “Feira Hippie” que acontece aos domingos na Praça do Trabalhador, poderá ser transferida para outro local. A proposta é do vereador Clécio Alves-PMDB- que apresentou na Câmara projeto de lei sugerindo a transferência da feira para o prolongamento da Avenida Bernardo Sayão, no trecho entre o setor Criméia Oeste e o setor Fama. O projeto já causa polemica entre os feirantes.

Operação Bom Dia Cidadão

Desde o dia 7 de outubro a Polícia Militar realiza, em Aparecida de Goiânia, a operação Bom dia cidadão. A ação, que foi deflagrada para oferecer mais segurança para as pessoas que utilizam o transporte coletivo pela manhã, se transformou em uma prestação de serviço essencial para comunidade. Principalmente, com a chegada do horário de verão. A ação é realizada todos os dias em Aparecida a partir das 4h30

Dia: 26/ 21h [quarta] Espetáculo: Savana Glacial Grupo teatro Físico Ingresso: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia Dia: 28/ 21h [sexta] Show: Maíra Tributo a Elis Regina Ingresso: R$ 10,00 preço único

Uma boa causa

Dia: 29/ 20h [sábado] Espetáculo: Na Carreira das Formigas Ingresso: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia Dia: 30/ 20h [domingo] Espetáculo: Na Carreira das Formigas Ingresso: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia Atendendo a um pedido da vereadora de Catalão, Regina Felix, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Jardel Sebba (ambos do PSDB), recebeu no gabinete da presidência, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Maria Salete Pontieri Silva Nascimento. Salete estava acompanhada de várias representantes da entidade. A presidente do Coren pediu apoio para o projeto de lei, em tramitação na Câmara Federal, que estipula a carga horária dos profissionais de enfermagem em 30 horas. Jardel lembrou que conhece bem a área, já que é médico, e se comprometeu a apoiar a causa.

SOS U-82

Comerciantes reivindicam segurança no transito no Setor União. Alem da chuva que arrasta tudo, os comerciantes reclamam da quase inexistente rotula na Rua U- 82 que dificulta a travessia dos pedestres e é alvo constante de acidentes.

Dia: 31/ 21h [segunda] Projeto Segunda Aberta Show: Túlio Borgo & José Teles Ingresso: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 meia ------------------------------------------Rua 03, esquina com Rua 09, nº 1016, Galeria Ouro, Centro Goiânia - Goiás * CEP: 74023-101 (62) 3524-2541 - Bilheteria / (62) 3524-2542 - Administração

Comurg

A Comurg também vem sendo alvo dos moradores da região Sudoeste de Goiânia, descontentes com o órgão os moradores reclamam que não são atendidos, prova essa que muitos solicitam a entidade a poda de algumas arvores ou ate mesmo a retirada de algumas e nada.

DESTAQUE

Em destaque nesta edição esta a jovem Daiane Francis de 26 anos, corretora de imóveis da PDG , cursando administração na Universo. Daiane Francis é uma menina divertida e dinâmica, gosta de sempre estar rodeada de amigos e adora uma balada, além de apreciar uma boa leitura e passeios ao ar livre. Nas horas vagas Daiane faz um extra confeccionando delicadas peças artesanais de bijuterias. Garota de Sucesso!

Alegria com amor

Maria Carolina de Oliveira é uma artista em busca de aprendizado! Cada dia ela vem descobrindo esse dom tão maravilhoso. Para a jovem, ser palhaça é viver em arte, levar alegria a quem necessita de sorriso, a quem necessita de abraço. Palhaça gargalhada como é chamada vem levando alegria a varias crianças da capital com trabalhos voluntários e com muito amor. No Click da foto a jovem levando alegria no dia das crianças.

Seja você também o DESTAQUE do Jornal Correio de Noticias. Mande seus dados e sua foto para o e-mail jornalcorreiodenoticias@gmail.com / www.cngoias.com.br

ClassiNegocios VENDE-SE

CONTRATA

Distribuidora de Bebidas Av. dos Alpes n 935 Setor União. Ótima localização com grande fluxo, prox. A praça da feira do Setor União Fone: (62) 8151-2720 / 9118-9473 tratar com Marcelo ou Barbara -----------------------------------------------------Loja de Locações de Mesas e Cadeiras Vende se uma loja de locação de mesas e cadeiras bem montada na Av. dos Alpes no Setor União Fone: (62) 85873728 -----------------------------------------------------Casa No Jardim das Oliveiras em Trindade. Casa com 02 quartos, sala, cozinha, banheiro, quintal grande e um barracão inacabado no fundo. Tratar (62) 99128577

Auxiliar de Serviços gerais e Balconista para loja Mil Variedades e Cris Decor. Localizada na Av dos Alpes n° 1353 Jd Europa. Comparecer em Horário Comercial. (62) 3287-8592 PRESTAÇÃO DE SERVIÇO Disponibilizamos Babas, diaristas, motoristas, domesticas, cozinheiras e outras. (62) 3287-1739 / 8400-1442 / 8125-9564 AUTÔNOMOS Revendedora Avon, Jequiti, Demillus e Natura – Edith Alves (62) 3256-3955 / 9997-9288

------------------------------------------------Garçom Para sua festa e eventos em geral. Mauro Vinicius (62) 9131-4343 ------------------------------------------------Salgados Para sua festa, aceitamos encomendas. Dona Luzia (62) 32871599 ------------------------------------------------Café da manha, lanche ou confraternização na sua casa ou empresa? Faço pão de queijo e biscoito de queijo. Trabalho sob encomenda. Ana Cleude (62) 81274319 -----------------------------------------------Oportunidade de Negócios Quer triplicar sua renda? Me ligue eu tenho a solução. (62) 9218-8711 / 9962-2172

Parabéns

Quem virou a folhinha no último dia 19 foi a Apresentadora do Programa Auto Motos Nayara Caroliny. A jovem que dirige o Programa de TV Sala Vip comemorou a data ao lado de familiares.

Folhinha

Quem também virou a folhinha no dia das crianças foi a Cantora Hendiny. A jovem faz dupla com Matheus onde formam a dupla Hendny e Matheus. A voz da garota tem encantado multidões em Goiânia. A dupla se apresenta em vários bares da cidade entre eles o Bar Aldeia Goiana parceiro do Jornal Correio de Noticias.


PUBLICIDADE

8

Goiânia, 1ª quinzena de outubro / 2011

Guia Comercial Sudoeste é SUCESSO! O Jornal Correio de Noticias e a Alves & Arruda Comunicações entregou neste mês a 2° Edição do Guia Comercial Sudoeste. Uma revista compacta mostrando os melhores comércios dos mais variados estilos localizados na região que mais cresce em Goiânia. Há 2° edição do Guia Comercial Sudoeste pode ser acompanhado tanto na revista imprensa como pelo Blog: guiasudoeste.blogspot.com, além do facebook do Jornal Correio de Notícias. Um sucesso na região. Os profissionais responsáveis por este projeto já começam a trabalhar sua 3° edição que irá circular em março/2012. Você já pode fazer a reserva para a próxima edição pelos fones (62) 3247-3647 / 8472-9798 / 8490-4742 ou pelos e-mails jornalcorreiodenoticias@gmail.com e guiasudoestecomercial@gmail.com. Faça também pelo site: www.cngoias.com.br

Sudoeste G u ia

CONFIRA NOSSOS PARCEIROS: • Pastelaria Vitória • Curves Academia para Mulheres

l C o m e rc ia

• Floricultura Flor de Maio

• QT Informática e Segurança Eletrônica

• Rana Cópias

• Mari Kids Moda Infanto Juvenil

• Ciclo Ramos

• Restaurante Goiano

• Conceito Ótica Móvel

• WF Bike

• Olivas Grill Restaurante, Bar e Pizzaria

• Ótica Jr

• Barão Pneus e Rodas

• Detalhes Mármores e Granitos

• Disk Laranja

• Edith Alves Revendedora Avon,

• Mil Variedades e Cris décor

• Odontologia – Dra Marília

• Convívio armários e cozinhas

• Panificadora Trigopão

• Destak – Varejos, presentes e

• A Santana Moto Taxi

Pinheiro • Distribuidora de Bebidas Santa Birita • Distribuidora de Bebidas Félix

s.com.br

www.cngoia

• Gyn Tec Informática

• Auto Escola Três Poderes

• O Negócio dos Sonhos é com Wesley

2

Natural

• Datasis – Distribuidora de Informática

• Academia Vita Sports

Natura, Jequiti e DeMillus

EDIÇÃO 11 Outubro/20

• Ailton Damasceno Bronzeamento

variedades • Carmem lembrancinhas personalizadas

• União Pet Shop • Abelha Silvestre Produtos Naturais • Europa Motel

• Magelas bar

• Petrucci Criações & Uniformes

• Green Pell Papelaria e Livraria

• Bar do Zé

• Elpídio Imóveis

• Mignos Sanduicheria

• Tchê Churrascaria

• Droga Alpes

• Ponto do Sabor Sanduicheria

• Koquinhos Bar

• Agência de Detetive Watson

• Salgados da Dona Luzia

• Bar e Restaurante Aldeia Goiana

• Ferragista Gonzaga

• Supermercado Mini Box Econômico

• Alpes Bar e Restaurante

• Cauê print Cartuchos e Informática

• Shekinah Festas e Eventos

• Terre de Beauté Parias

• Agência Eldorado de Empregos

• Colégio Expovest

• Chaveiro União

Domésticos

• Klima Chopp

Jornal Correio de Notícias - Edição 53  

Jornal Correio de Notícias Online