Issuu on Google+

Ano Onze | Nยบ 23 | Junho/Setembro 2010

VILA VERDE


ANIMAÇÃO DE VERÃO

em vila verde

JULHO E AGOSTO Sextas e Sábados à noite

- US&THEM Vila Nova de Gaia

- TRISSOM Esposende

- BEHAVIOUR Amares

- IN Vila Verde

- INCOGNITA Braga

- OS AMIGOS DA CONCERTINA Vila Verde

- MONSTRO MAU Braga

- Dj TITO Braga

- NEURÓNIOS ABARIADOS Amares

- Dj SOUL FADE Porto

- KAOS Póvoa Varzim

- Dj MARIANA COUTO Santo Tirso

- OS MONTES Braga

- Dj ERIC FARIA Braga


Eventuais alterações às informações contidas nesta Agenda são da responsabilidade das entidades promotoras dos eventos anunciados.

PROPRIEDADE | Câmara Municipal de Vila Verde|Praça do Município 4730-733 Vila Verde|Telf: 253 310 500|Fax: 253 312 036 | e-mail:geral@cm-vilaverde.pt | www.cm-vilaverde.pt DIRECÇÃO | Vereadora do Pelouro da Cultura, Júlia Rodrigues Fernandes REDACÇÃO E EXECUÇÃO | Divisão de Educação e Promoção Social [Adelino Machado, Adélia Santos, Helena Barros]| e-mail: agenda.cultural@cm-vilaverde.pt DESIGN GRÁFICO | Terraimagem, lda FOTOGRAFIA | Arquivo CMVV, Terraimagem. Estúdios Lima, Foto Felicidade FOTO DA CAPA | Fonte em Stª Ana do Monte, Paçô TIRAGEM | 1000 exemplares IMPRESSÃO | Gráfica Vilaverdense - Artes Gráficas,lda

AGENDA CULTURAL DE VILA VERDE | Ano Onze|N.º 23|Junho a Setembro de 2010

4 6 12 14 16 18 20 22 26 28 31 35 42 44 54 56 62 64 66 68

Editorial O Lugar da História Festas Concelhias de Stº António Vila Verde + Activa Festa Concelhia do Idoso Torneio Internacional Futebol Infantil Exposições Colóquio Estética e Ética em Sá de Miranda Escolas Espectáculos Animação de Verão Associações e Desporto Rali de Vila Verde Actividades da Biblioteca Feiras Festas e Romarias Efemérides Telefones e Endereços Úteis Farmácias Informações

Os Agentes Culturais interessados na divulgação das suas actividades, ou na apresentação de sugestões, devem enviar toda a informação e calendarização, prevista para o último trimestre do ano, até ao dia 31 de Julho.


EDITORIAL


EDITORIAL 05 Prezados Munícipes No lançamento de mais uma edição da Agenda Cultural de Vila Verde quero começar por saudar todo o público a que se dirigem as actividades nela contidas. A Agenda Cultural de Vila Verde é hoje um veículo privilegiado na divulgação da imensa actividade cultural realizada no nosso Concelho e um meio de ligação afectiva entre o Município, as pessoas e as comunidades. O seu sucesso deve-se, em particular, à diversidade e à qualidade das iniciativas apresentadas pelas colectividades do Concelho, designadamente, Associações Culturais, Escolas, Grupos Folclóricos, Clubes Desportivos, Juntas de Freguesia, Paróquias e grupos mais ou menos informais. O seu espírito de iniciativa voluntarista e criativo tem contribuído para a sua crescente e sustentável afirmação mas também para a participação e fidelização dos públicos. A todos quero dar uma palavra de reconhecimento e de estímulo pelo trabalho que desenvolvem em prol da promoção e preservação do nosso património cultural. Neste período de Verão que se aproxima, Vila Verde volta a ser palco de intensa actividade cultural. Começo por destacar o Programa de Animação de Verão - este ano associado ao apoio à Selecção Nacional - que oferece um conjunto de actividades diversificadas, que vão desde os espectáculos musicais ao desporto, passando pelo artesanato, pela etnografia e muitas outras iniciativas de interesse. As Festas e Romarias, com as suas cores e alegria típicas, animam todo o Concelho e abraçam a chegada dos nossos conterrâneos espalhados pelo mundo. As Festas Concelhias de Santo António representam bem o paradigma da expressão de um povo que vive todo o esplendor da tradição, entre o sagrado e o profano. A música, o teatro e a dança são também elementos constitutivos deste programa cultural que lhe propomos, sem esquecer as exposições, os colóquios, a animação infantil e os campos de férias destinados à ocupação dos tempos livres dos jovens. A somar a tudo isto, Vila Verde tem também para oferecer a quem nos visita, a beleza natural das suas paisagens, a excelência da sua gastronomia e a hospitalidade das nossas gentes. Faça a sua escolha! Não deixe de participar nas actividades que preparamos para si! Um abraço amigo.

O Presidente da Câmara

António Vilela, Dr.


PAÇÔ

O LUGAR DA HISTÓRIA


O LUGAR DA HISTÓRIA 07

Capela de Santa Ana

I. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA Paçô é uma das 58 freguesias que constituem o Concelho de Vila Verde. Situa-se no Nordeste do Concelho, ocupando uma área de 2,16 km2, rodeada pelas freguesias de Valdreu, Valbom S. Martinho, Valbom S. Pedro, Oriz Stª. Marinha e está inserida na zona do Vale do Homem. Para a sua localização estratégica, contribui a E.M. 531, que a liga a Norte às freguesias vizinhas deste Concelho e a Terras de Bouro, constituindo também uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Peneda Gerês. A Sul, faz ligação com a E.N. 308, com acesso privilegiado à sede concelhia, da qual dista cerca de 15 km. A base económica desta freguesia continua ligada predominantemente ao sector agrícola e à construção civil. O pequeno comércio está representado por um café e um mini-mercado. Segundo o último Recenseamento Geral da População do INE (Censos 2001), residem na freguesia 237 habitantes, representando uma densidade populacional de 109,7 habitantes por Km2.


08 O LUGAR DA HISTÓRIA

Capela do Senhor dos Aflitos

II. BREVE REFERÊNCIA HISTÓRICA A freguesia de Paçô, desde 1220 aparece abundantemente documentada. Designava-se nessa data de “Sancto Michaele de Paacioo” e pertencia ao Julgado de Bouro. Em 1258, tinha como topónimo “San Miguel de Paaço” e pertencia à Terra do Deado. Em 1320, aparece com a designação de ”Paaçoo” anexa ao mosteiro de Adaúfe das Terras Deado. Em 1520, surge como “S. Miguell de Paçoo”, pertencendo ainda à Terra do Deado. Já no séc. XIX, esta freguesia surge com três topónimos “ Paçô, Passo e Paçó”. No séc. XX, a toponímia desta freguesia encontra-se registada em diversos documentos com a ortografia de “Paçô, Paço, Passo e Passó ”. Esta freguesia em 24 de Outubro de 1855, pertencia ao concelho de Pico de Regalados, tendo sido anexada nessa data ao novo concelho de Vila Verde. Desta Freguesia fazem parte os lugares de Aval, Banho, Barroso, Cerca, Cereje, Eiras, Igreja, Lages, Nogueira, Novo, Passos, Perdelo, Portela, São Lourenço, Sobreira e Telhado. Tem S. Miguel por seu orago, realizando em sua honra, no domingo seguinte ao dia 29 de Setembro, uma grande festa. Desde o início da monarquia os reis e o povo consideravam o Arcanjo como o espírito tutelar da Nação. D. Afonso Henriques, era grande devoto deste santo, tendo-lhe construído e dedicado vários templos religiosos.


O LUGAR DA HISTÓRIA 09

Igreja Matriz

III. PATRIMÓNIO ARQUITECTÓNICO Igreja paroquial – Lugar da Igreja Capela de Santa Ana e Cruzeiro – Lugar de Santa Ana Capela do Sr. das Angústias - Lugar de S. Lourenço Capela do Sr. dos Aflitos - Lugar do Aval Alminhas do Sr. dos Bons Caminhos – Lugar do Aval


10 O LUGAR DA HISTÓRIA IV. A LENDA DA SENHORA QUE PASSOU Transmitida pela tradição oral através dos tempos conta-se a lenda da Senhora que Passou. Segundo o povo, foi esta lenda que deu origem ao nome da freguesia. Por singular coincidência, muito próximo passa um rio de seu nome Rio Homem do qual a narrativa faz grande referência. Uma jovem acompanhada do seu pai viajava pela estrada fora. Assim que encontraram um rochedo que fazia boa sombra, o pai e a filha Joana pararam para descansar. Joana também tinha muita sede, mas ali não havia água e a que levava consigo já tinha acabado. Decidiu, então, procurar um riacho. Quando encontrou um, os seus olhos iluminaramse de alegria. Bebeu toda a água que lhe apeteceu e também se refrescou. Mas, de repente, uma bela voz masculina disse-lhe muito baixinho: — Por vós, transformar-me-ia num rio, se necessário fosse! A jovem, muito assustada, levantou-se. Olhou em volta e disse: —Ia jurar que ouvi uma voz de homem… No entanto, não está aqui ninguém… E voltou a ouvir aquela linda voz: — Enganai-vos… Também eu estou aqui e bem perto de vós! Olhai para baixo, para a minha água. — Estarei louca… (disse a jovem) ou um riacho pode falar como um homem? — Não só pode falar como também amar. Sim…sou eu o riacho que vos fala. Mas, Joana continuou um pouco assustada e o riacho explicou: —Qualquer riacho como eu, quando é descoberto pela primeira vez e a pessoa que o descobre é uma donzela, pode falar… ouvir… e até amar! Para isso basta que os vossos lábios toquem na minha água e me digam baixinho: amor! A donzela, apesar de desconfiada, experimentou o que o riacho tinha dito. De repente, aparece, muito preocupado, o pai dela, pensando que ela se tinha perdido.

A jovem não contou nada do que tinha acontecido a seu pai. E lado a lado continuaram a sua viagem, mas um ruído estranho perseguia-os. Quando caiu a noite, os viajantes procuraram um lugar para dormir. Mas, a Joana desejava tanto saber se o riacho tinha cumprido a sua promessa e se viera atrás dela até ali. Aquele ruído não poderia ser outra coisa… Com muito cuidado para não acordar seu pai, saiu e foi procurar o riacho. Qual não foi o seu espanto ao ver que o riacho era agora um belo rio. Contudo, a donzela continuou curiosa e questionou o rio: —Tendes só voz? Não tendes figura? O rio perguntou-lhe: —Gostaríeis de me ver? —Ai! Gostaria tanto! Então, o rio realizou o desejo da sua amada: —Aqui estou! Foi então que surgiu o pai da jovem muito zangado: —Joana! Atraiçoaste-me! Foste ter com um homem! —Senhor meu pai… eu explico-lhe. Mas ele nem sequer a quis ouvir: —Não quero explicações! Vamos! Já não terás descanso até ao final da viagem. O rio feito homem ficou ali a observar a linda donzela que se afastava. Diz-se que, no dia seguinte, muita gente ouviu uma voz estranha vinda dos lados do rio e que perguntava com ansiedade: _ A senhora passou por aqui?... Respondeime, por favor! Passou por aqui? Passou?... Esta pergunta, mil vezes repetida e ouvida por alguns que já não são deste mundo, deu o nome àquelas terras, ficando a chamar-se Passô. E o rio que a banha, tem o nome de rio Homem!

Extraído com supressões e alterações de MARQUES, Gentil, Lendas de Portugal, editorial Universus, Porto 1962


O LUGAR DA HISTÓRIA V. PATRIMÓNIO ASSOCIATIVO Colectividades: - Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Paçô - Rancho Folclórico de Paçô - Grupo Coral de Paçô - Grupo de Jovens Mensageiros da Paz

Cruzeiro de Santa Ana

Alminhas

Capela do Sr. das Angústias

Recinto de Santa Ana

Alminhas

Bibliografia: - Abreu, Leonídeo de (coor.)- História, arte e paisagens do distrito de Braga (Concelho de Vila Verde), , Junta Distrital de Braga, Livraria Cruz, Braga, 1963. - Azevedo, Correia de; Monografia do Concelho de Vila Verde, Livraria Rainha, Braga, 1958. - Silva, Domingos; As Terras de Vila Verde do Minho no dicionário Geográfico do Reino de Portugal até 1758, Edição Câmara Municipal de Vila Verde, Vila Verde, 1985. - Boletim Cultural de Vila Verde, nº1, Câmara Municipal de Vila Verde, 2005. - Dicionário Enciclopédico das Freguesias 1º Volume (Braga – Porto -Viana do Castelo) – Minha Terra (Estudos Regionais de Produção e Consumo, Lda). - XIV Recenseamento Geral da População, INE, 2001 - WWW.cm-vilaverde.pt

11


SANTO ANTÓNIO FESTAS CONCELHIAS


FESTAS CONCELHIAS STº ANTÓNIO 13

DE 9 A 13 DE JUNHO (consultar programa específico)

RUI BANDEIRA

9 | Junho | 22h00

ABBA UK

ESPECTÁCULOS 11 | Junho | 22h00

ANIMAÇÃO CANÁRIO & AMIGOS

DESPORTO 10 | Junho | 22h00

UHF

EXPOSIÇÕES ARTESANATO ETNOGRAFIA

13 | Junho | 22h00

CERIMÓNIAS RELIGIOSAS


VILA VERDE + ACTIVA CAMPOS DE FÉRIAS 2010


VILA VERDE + ACTIVA 15

CAMPOS DE FÉRIAS 2010 Data: 28 de Junho a 30 de Julho Actividades: - Jogos Lúdicos - Futebol - Jogos Tradicionais - Caça ao Tesouro - Cinema - Hóquei em Campo - Desportos Radicais - Teatro - Natação/Jogos Aquáticos - Karaoke - Ateliers - Educação Ambiental - Ténis - Actividades de Academia

Inscrições abertas sujeitas ao limite de vagas Proviver, E.M. Complexo de Lazer de Vila Verde Rua Cidade de Lugo 4700-747-Vila Verde Tel.: 253 319 446 ou 96 1573331 E-mail: proviver@proviver.pt


FESTA CONCELHIA DO IDOSO


FESTA CONCELHIA DO IDOSO 17

DIA 2 DE JULHO (Sexta-Feira) Local: Restaurante “Os Três Miguéis” - Penafiel 9h00 – Transporte dos idosos a partir das freguesias 10h00 – Concentração em Vila Verde e saída para Penafiel 12h00 – Almoço 14h00 – Animação 18h00 – Regresso a casa

DIA 10 DE SETEMBRO (Sexta-Feira) Local: Peregrinação ao S. Bento da Porta Aberta 7h30 – Transporte dos idosos a partir das freguesias para Vila Verde 8h30 – Partida de Vila Verde para o S. Bento da Porta Aberta 11h00 – Missa 12h30 – Pausa para o almoço 15h30 – Partida de S. Bento com paragem na Nª Sr.ª do Sameiro 18h00 – Regresso a casa e distribuição pelas localidades de origem

Org.: Câmara Municipal de Vila Verde, Serviços de Acção Social Colab.: Instituições Particulares de Solidariedade Social, Juntas de Freguesia do Concelho de Vila Verde, Párocos do Concelho de Vila Verde, Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde


TORNEIO INTERNACIONAL DE FUTEBOL INFANTIL DE VILA VERDE


TORNEIO INTERNACIONAL FUTEBOL INFANTIL 19

De 12 e 13 de Junho Local - Estádio Municipal de Vila Verde e Estádio Cruz do Reguengo

Equipas Participantes: Sport Lisboa e Benfica Futebol Clube do Porto Sporting Clube de Portugal Sporting Clube de Braga Vitória Sport Clube Club Atlético de Madrid Real Club Deportivo de La Coruña Selecção de Vila Verde


EXPOSIÇÕES


EXPOSIÇÕES 21

“Atelier de Mobiliário e Decoração Infantil” Org.: Margarida Macedo Local: Posto de Turismo Data: Durante os meses de Junho e Julho

“Olaria Tradicional” Org.: Manuel Capela Bastos Borges - Cervães Local: Posto de Turismo Data: Durante os meses de Agosto e Setembro


COLÓQUIO

ESTÉTICA E ÉTICA EM SÁ DE MIRANDA


ESTÉTICA E ÉTICA EM SÁ DE MIRANDA 23 COLÓQUIO ESTÉTICA E ÉTICA EM SÁ DE MIRANDA O colóquio Estética e Ética em Sá de Miranda pretende evocar a figura pioneira e a obra marcante deste poeta maior de Quinhentos. Renovador da poesia portuguesa da sua época, associando o tradicional e o moderno, e dando origem a admiradores e discípulos, o chamado poeta do Neiva é hoje injustamente pouco estudado ao nível do ensino e da pesquisa.

PROGRAMA 4 de Junho (Sexta) 9h30 – 13h00 Local: Casa da Tapada, Amares - Abertura do Colóquio (Presidente da Câmara Municipal de Amares e Organização do Colóquio). - Prof. Doutor José A. Cardoso Bernardes (Univ. de Coimbra), “Sá Miranda e o nosso século XVI”. - Doutora Micaela Ramón (Univ. do Minho), “Nada do que vês é assi/trás os olhos não te abales: ilusão e desengano na poesia de Sá Miranda”. - Doutor Luís Alexandre da Silva Pereira (Univ. Católica Portuguesa), “A correspondência literária de Diogo Bernardes a Sá Miranda”. - Dr. Denis Leandro (Univ. Fed. De Minas Gerais – UFMG, Brasil) “Breve exercício intertextual: Sá de Miranda e António Lobo Antunes”. - Doutor Agostinho Domingues (Associação Cultural Sá de Miranda), “Est(a)ética mirandina: a sedução do Classicismo e a poesia de intervenção”. 13h00 – Almoço 15h00 – Passeio cultural pela geografia mirandina (Amares)


24 ESTÉTICA E ÉTICA EM SÁ DE MIRANDA

5 de Junho (Sábado) 9h30 – 13h00 Local: Biblioteca Machado Vilela, Vila Verde. Continuação do Colóquio (Presidente da Câmara Municipal de Vila verde). - Doutora Márcia Arruda Franco (Univ. S. Paulo – FFLCH, Brasil) “Mandar por tais calmas luvas, etiqueta e impropriedade textual numa esparsa mirandina”. - Doutor Luís de Sá Fardilha (Univ. do Porto – Faculdade de Letras), “Leitura de corte e leitura para a corte: Sá de Miranda a busca dum novo paradigma literário”. - Doutor José Cândido de Oliveira Martins (Univ. Católica Portuguesa, “O Lima de Diogo Bernardes e o magistério de influência de Sá de Miranda” - Dr. João Lobo (Advogado), “O dito sentencioso na ética mirandina”. 13h00 – Almoço 15h00 – Passeio cultural pela geografia mirandina (Vila Verde)

Organização Coordenação: Sérgio Paulo Guimarães de Sousa (Centro de Estudos Humanísticos da Univ. do Minho) e José Cândido de Oliveira Martins (Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Univ. Católica Portuguesa) Local: Casa da Tapada (Amares) Biblioteca Machado Vilela (Vila Verde) Apoio: Câmara Municipal de Amares Câmara Municipal de Vila Verde Câmara Municipal de Coimbra Opera Omnia Editora Contactos: fsdemiranda@gmail.com Telef.: 927 133 148 ou 969 447 624


ESCOLAS


ESCOLAS 27 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE RIBEIRA DO NEIVA Dia 4 de Junho 15h00 – Apresentação do(s) Livro(s) “Crescer Verde” Autores: Alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Agrupamento Local: Biblioteca Municipal. Dia 5 de Junho 16h00 – Peça de teatro “Justiça em Ribeira do Neiva, Sá de Miranda por terras de Vila Verde” Representada pelos alunos do 8ºA, 8ºB e 9ºB Local: Ginásio da Escola Básica de Ribeira do Neiva De 16 a 18 de Junho “Semana Aberta” com salas temáticas(Ciências Experimentais, Matemática, TIC) e com Exposições (“Os afectos” com momentos musicais do Departamento de Expressões; “Biodiversidade” do Departamento de Ciências Exactas, da Natureza e Tecnologias e “Da República ao 25 de Abril” do Departamento de Ciências Humanas e Sociais. Local: Escola Básica de Ribeira do Neiva Dia 18 de Junho 14h30 - Final das “Olimpíadas de Língua Portuguesa” Local: Ginásio da Escola Básica de Ribeira do Neiva Dia 18 de Junho 21h00 – “Sarau Solidário” – com danças, poesia, música, teatro e venda de telas pintadas pelos alunos do 7º ano (o valor angariado reverte para a Oikos).

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MOURE FEIRA DO LIVRO Local: Moure Org.: Agrupamento de Escolas de Moure Data: de 14 a 18 de Junho FESTA DE FINAL DE ANO LECTIVO | ACTUAÇÃO DO GRUPO IN Local: Moure Org.: Associação de Pais e Encarregados de Educação Data: 25 Junho | 19h30


ESPECTテ,ULOS


ESPECTÁCULOS 29

FESTIVAL FOLCLÓRICO CONCELHIO Local: Praça St.o António Org.: Câmara Municipal de Vila Verde Data: 10 de Junho FESTIVAL FOLCLÓRICO DE STº ANTÓNIO LUSO/ESPANHOL Local: Praça de Stº António Org.: Grupo Folclórico de Vila Verde Data: 12 de Junho FESTIVAL DE FOLCLORE DE PRADO S. MIGUEL Local: Prado S. Miguel Org.: Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Prado S. Miguel Data: 18 de Julho FESTIVAL FOLCLÓRICO DE MARRANCOS Local: Marrancos Org.: Rancho Folclórico de Marrancos Data: 18 de Julho X FESTIVAL FOLCLÓRICO INTERNAÇÕES Local: Praça de Stº António Org.: Grupo Folclórico de Vila Verde / Câmara Municipal de Vila Verde Data: 28 de Julho FESTIVAL FOLCLÓRICO DE MOURE Local: Moure Org.: Rancho Folclórico S. Martinho de Moure Data: 08 de Agosto FESTIVAL FOLCLÓRICO DE CARREIRAS S. MIGUEL Local: Carreiras S. Miguel Org.: Rancho Folclórico Sr.ª da Pena Carreiras S. Miguel Data: 14 de Agosto


30 ESPECTÁCULOS

XXXVII FESTIVAL DE FOLCLORE DE VILA VERDE DEDICADO AO EMIGRANTE Local: Vila Verde Org.: Associação Etnográfica de Vila Verde Rancho Típico Infantil de Vila Verde Data: 15 de Agosto FESTIVAL FOLCLÓRICO SR.ª DA ASSUNÇÃO Local: Aboim da Nóbrega Org.: Associação Cultural e Recreativa de Aboim da Nóbrega Data: 15 de Agosto FESTIVAL FOLCLÓRICO SR.ª DA PIEDADE Local: Aboim da Nóbrega Org.: Associação Cultural e Recreativa de Aboim da Nóbrega Data: 22 de Agosto FESTIVAL FOLCLÓRICO Local: Parada de Gatim Org.: Grupo Folclórico das Lavradeiras de Parada de Gatim Data: 15 de Agosto CONCERTO PELA ORQUESTRA LIGEIRA DE VILA VERDE Local: Vila Verde Org.: Banda Musical de Vila Verde Data: 10 de Julho CONCERTO PARA SÓCIOS E SIMPATIZANTES Local: Vila Verde Org.: Banda Musical de Vila Verde Data: 25 de Setembro DANÇA IN RIO II Local: Vila De Prado Org.: Clube “Namorar a Dança” Data: 31 de Julho


ANIMAÇÃO DE VERÃO


32 ANIMAÇÃO DE VERÃO

Todas as Sextas-Feiras e Sábados à noite durante os meses de Julho e Agosto Local - Praça de Santo António

- US&THEM Vila Nova de Gaia - BEHAVIOUR Amares - INCOGNITA Braga - MONSTRO MAU Braga - NEURÓNIOS ABARIADOS Amares - KAOS Póvoa Varzim - OS MONTES Braga

- Dj TITO Braga

- TRISSOM Esposende

- Dj SOUL FADE Porto

- IN Vila Verde

- Dj MARIANA COUTO Santo Tirso

- OS AMIGOS DA CONCERTINA Vila Verde

- Dj ERIC FARIA Braga


ANIMAÇÃO DE VERÃO 33


34 ANIMAÇÃO DE VERÃO


ASSOCIAÇÕES E DESPORTO


36 ASSOCIAÇÕES E DESPORTO JUNHO DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: Escola - Cervães Org.: Associação de Pais e Encarregados de Educação do 1º ciclo de Sobral nº 2 Data: 1 de Junho DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: J. I. e Escolas do 1º CEB de Oriz, S. Miguel, Ponte S. Vicente, Coucieiro, Sande, Lanhas e Sabariz. Org.: Agrupamento das EB1/JI de Pico de Regalados Data: 1 de Junho DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: Francelos – Vila de Prado Org.: Assoc. de Pais e Enc. de Educação da Escola do 1º ciclo do Ensino Básico de Francelos, da Vila de Prado Data: 1 de Junho DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: Escola - Cervães Org.: Associação de Pais e Encarregados de Educação EB1/JI de Sobral nº 1 Data: 1 de Junho DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: Moure Org.: Agrupamento de Escolas de Moure Data: 1 de Junho DIA MUNDIAL DA CRIANÇA (Jogos à Beira rio) Local: Rio Cávado Org.: Associação de Pais e Encarregados de Educação do 1º ciclo do ensino Básico do Bom Sucesso nº 2 Data: 1 de Junho DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: Coucieiro Org.: Agrupamento nº 617 do C.N.E. – São João Baptista de Coucieiro Data: 3 de Junho


ASSOCIAÇÕES E DESPORTO 37 DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: Pico de Regalados Org.: Escola EB 2,3 de Pico de Regalados Data: 1 de Junho DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: Freguesias do Vale do Homem Org.: Associação de Freguesias do Vale do Homem Data: 1 de Junho DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: Vila de Prado Org.: Casa do Povo da Vila de Prado Data: 1 de Junho DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: Vila de Prado Org.: Clube Náutico de Prado Data: 1 de Junho DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: Oleiros Org.: Associação de Pais e Enc. Ed. Da Escola EB1 e JI Oleiros Data: 1 de Junho DIA MUNDIAL DA CRIANÇA Local: Oriz S. Miguel Org.: Associação de Freguesias do Vale do Homem Data: 1 de Junho APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE DVD Local: Marrancos Org.: Rancho Folclórico de Marrancos Data: 5 de Junho REVIVER AS TRADIÇÕES (ROMEIROS) Local: Alívio - Soutelo Org.: Rancho Folclórico de S. Martinho de Moure Data: 6 de Junho


38 ASSOCIAÇÕES E DESPORTO PROVA DE CICLOTURISMO Local: Vila Verde Org.: Ciclo Clube de Vila Verde Data: 13 de Junho DESFILE DE CLÁSSICOS Local: Vila Verde Org.: Associação de Clássicos Rolantes em Antigos de Vila Verde Data: 13 de Junho II CAMPEONATO DE FUTEBOL INTER-AGRUPAMENTOS Local: Turiz Org.: CNE – Agrupamento n.º 1018 de Turiz Data: 19 de Junho TORNEIO DE FUTEBOL SÉNIOR Local: Vilarinho Org.: Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Vilarinho Data: 20 de Junho PROGRAMA FÉRIAS DE VERÃO (OCUPAÇÃO DE TEMPOS LIVRES) Local: Casa Municipal da Cultura Org.: Associação Cultural e Musical de Vila Verde Data: 21 de Junho a 3 de Setembro CONCENTRAÇÃO DE MOTARDS Local: Vila de Prado Org.: Moto Clube de Prado Data: 24 de Junho TORNEIO DE FUTEBOL INFANTIL Local: Vilarinho Org.: Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Vilarinho Data: 27 de Junho LANÇAMENTO DO LIVRO “50 ANOS DE ESCUTISMO” Local: Vila de Prado Org.: Agrupamento nº 16, Vila de Prado – Corpo Nacional de Escutas Data: de 26 de Junho a 4 de Julho


ASSOCIAÇÕES E DESPORTO 39 JULHO TORNEIO DE FUTEBOL Local: Goães Org.: Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Goães Data: 6 de Julho TORNEIO DE FUTEBOL INTER-FREGUESIAS Local: Valdreu Org.: Associação Cultural, Social, Recreativa e Desportiva de Valdreu Data: de 15 de Julho a 20 de Agosto RALLY PAPER Local: Ponte S. Vicente Org.: Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Ponte S. Vicente Data: 17 de Julho RALLY PAPER Local: Marrancos Org.: Associação Recreativa e Cultural de Marrancos Data: 17 de Julho PROVA DE TRIAL BIKE Local: Ponte Nova - Loureira Org.: Junta de Freguesia da Loureira Data: 17 e 18 de Julho PROVA DE PESCA Local: Vila de Prado Org.: Clube de Pesca do Faial Data: 18 de Julho SEMANA CULTURAL Local: Vilarinho Org.: Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Vilarinho Data: 19 a 25 de Julho ARRAIAL MINHOTO Local: Prado S. Miguel Org.: Grupo de Jovens de Prado S. Miguel Data: 23, 24 e 25 de Julho


40 ASSOCIAÇÕES E DESPORTO PERÍCIA / RALLY Local: Campo de Jogos Cruz do Reguengo Org.: Vilaverdense F.C. Data: 25 de Julho AGOSTO CONVÍVIO DE BTT Local: Aboim da Nóbrega Org.: Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Aboim da Nóbrega Data: 1 de Agosto TORNEIO DE FUTEBOL JUVENIL Local: Paçô Org.: Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Paçô Data: 13 de Agosto PROVA DE ATLETISMO Local: Oleiros Org.: CNE – Agrupamento S. Sebastião Oleiros n.º 811 Data: 15 de Agosto PROVA DE ATLETISMO Local: Gomide Org.: Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Gomide Data: 15 de Agosto PROVA DE CICLOTURISMO Local: Pedregais Org.: Centro Social Cultural, Desportivo e Recreativo de Pedregais Data: 15 de Agosto VI GRANDE CORRIDA DE CAVALOS A GALOPE Local: Campo de Jogos Cruz do Reguengo Org.: Vilaverdense F.C. Apoio: Câmara Municipal de Vila Verde PréBuild Data: 15 de Agosto | 15h00


ASSOCIAÇÕES E DESPORTO 41 SETEMBRO CICLO DO LINHO Local: Marrancos Org.: Associação Recreativa e Cultural de Marrancos Data: 4 de Setembro PROVA DE CICLOTURISMO JUVENIL Local: Vila Verde Org.: Ciclo Clube de Vila Verde Data: 5 de Setembro PROVA DE ATLETISMO DE S. MIGUEL - MASCULINO/FEMININO Local: Paçô Org.: Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Paçô Data: 29 de Setembro


RALI DE VILA VERDE


RALI DE VILA VERDE 43

10º Rali de VILA VERDE – 2010 26 e 27 de Junho de 2010 CAMP. PORTUGAL DE RALIS 2L/2 RM (CPR2)

Segurança da PE 1 e 7 - BARCELOS

Org.: Clube Automóvel do Minho Apoio: Câmara Municipal de Vila Verde 10º Rali de VILA VERDE – 2010 26 e 27 de Junho de 2010 CAMP. PORTUGAL DE RALIS 2L/2 RM (CPR2) Prova Extra 1 e Extra 2 – Viaturas CPR, VSH e Clássicas

N

PE3/6 VADE

PE9/12 VALDREU

5,88 km 16:15/18:17

8,25 km 09:25/11:21 PE8/11 Sta. ANA-MIXÕES 14,39 km 09:00/10:55

PE2/5 DUAS IGREJAS 8,20 km 15:53/17:54

PE10/13 VALBOM 9,06 km 09:44/11:41

PE1/4 FOJO 7,99 km 15:30/17:31

Reagrupamento COUCIEIRO 10:06

Reagrupamento REVENDA 16:45

PE7 Super Especial 1,55 km 21:00

Prova Especial – Ligação 0

ESCALA (Kilometros) 2 4

6


ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA


ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA 45 AOS SÁBADOS NA BIBLIOTECA PROFESSOR MACHADO VILELA

Dia 5 de Junho Sábado Especial com Histórias Animadas por Judite Pregueiro

Dia 12 de Junho Sábado Especial com o Pintor Maciel Cardeira e Associação D’Arte

Dia 19 de Junho Hora do Conto, “ A cor na Poesia e a Poesia na cor” Alunos de vários anos de escolaridade

Dia 26 de Junho Sábado Especial “Anima com Riso”


46 ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA CONTOS INFANTIS HORA DO CONTO As sessões realizam-se às 10h00 e às 14h30 Local: Biblioteca Professor Machado Vilela

JUNHO “O CALDO DE PEDRA” História tradicional portuguesa acerca de um frade muito finório... Dramatização com boneco cabeçudo e objectos SILVA, Maria Teresa dos Santos (2003). O caldo de pedra. Ed. Ambar. Ilustrações José Miguel Ribeiro Data: 9, 16, 17, 23, 24 e 30

SETEMBRO “A MENINA GIGANTE” Uma história de verdade, sobre uma menina que talvez esteja sentada ao vosso lado, na escola, ou baloiçando para lá e para cá, no baloiço desse parque onde tu agora estás… MARMELO, Manuel Jorge e MARMELO, Maria Miguel (2003). A menina Gigante. Ed.Campo das Letras. Ilustrações: Simona Traina Teatro de sombras Data: 15, 16, 22, 23, 29 e 30


ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA 47 ANIMAÇÃO INFANTIL CINEMA INFANTIL Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela AS SESSÕES REALIZAM-SE ÀS 10h00 E 14h30 JUNHO Dias: 1, 4, 7, 11, 14 “E NÃO VIVERAM FELIZES PARA SEMPRE”BRANCA DE NEVE OUTRA TRINCA NA MAÇÃ Os contos de fadas cruzam-se quando Mambo e Munk quebram novamente o equilíbrio entre o bem e o mal. Desta vez, Branca de Neve é uma adolescente rebelde que prefere divertir-se com as amigas Capuchinho Vermelho, Tranças de Ouro e Bo Peep do que ajudar o povo … Maiores de 4 anos; Dobrado em Português; Duração de 60 minutos; Dias: 18, 21, 25, 28 “DE FÉRIAS COM TIMON & PUMBA” Estão convidados para umas férias hilariantes com Timon & Pumba, juntem-se a eles nesta viagem à volta do mundo e gozem boas férias… Maiores de 4 anos; Falado em Português; Duração de 60 minutos;


48 ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA

SETEMBRO Dias: 20,24 e 27 “UP ALTAMENTE!” Saído das mentes revolucionárias dos estúdios de animação da Pixar e do aclamado realizador de Monstros e companhia, chega-nos uma hilariante e inspiradora aventura onde o céu já não é o limite. É assim,uma comédia de aventuras da Disney Pixar sobre um vendedor de balões de 78 anos, chamado Carl Fredricksen, que, finalmente, realiza o sonho da sua vida. Maiores de 4 anos; Falado em Português; Duração de 90 minutos;


ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA 49 TERÇAS METRAGENS Todas a Terças-Feiras de tarde, a partir das 14h30, no Salão Polivalente da Biblioteca Municipal. CICLO DE CINEMA “Revisitar os Westerns” O chamado cinema western, também popularizado sob os termos "filmes de cowboys" ou "filmes de faroeste”. Agora, pode experimentar a excitação e o mistério de todos os sucessos e diversão AQUI NA BIBLIOTECA MUNICIPAL.

JUNHO “A PROPOSTA”- A MELHOR COMÉDIA DO ANO (Género – Comédia Romântica) Sandra Bullock volta às comédias românticas em ‘A proposta’. De morrer a rir, ela vive “Margaret”, uma chefe dominadora que pede seu assistente em casamento para conseguir um visto de permanência nos EUA. Só que o assistente percebe que pode virar o jogo a seu favor e começa a impor exigências à sua arrogante chefe, como uma doce vingança por seus mandos e desmandos. Assim, ele exige, por exemplo, que ela o peça em casamento com toda pompa, de joelhos e publicamente. Realizador: Anne Fletcher Maiores de 12 anos Duração de 100 minutos


50 ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA

SETEMBRO “DANÇA COM LOBOS” (Género – Western) Um filme “verdadeiramente espectacular” que combina acção, romance e aventura de cortar a respiração “Dança com Lobos” é uma obra-prima do cinema que se tornou de imediato um grande sucesso. Enviado para proteger um longínquo e abandonado posto fronteiriço, o tenente John Dunbar (Kevin Costner) vê-se sozinho no meio da imensidão selvagem. Tornando-se amigo dos índios Sioux, de quem era suposto defender o posto militar, Dunbar rapidamente começa a venerar aqueles que antes temia. Realizador: Kevin Costner Maiores de 12 anos Duração de 160 minutos


ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA 51 AUTOR DO MÊS JUNHO José Eduardo Agualusa José Eduardo Agualusa [Alves da Cunha] nasceu no Huambo, Angola, em 1960. Estudou Silvicultura e Agronomia em Lisboa, Portugal. Os seus livros estão traduzidos para mais de uma dezena de idiomas. Também escreveu várias peças de teatro: "Geração W", "Chovem amores na Rua do Matador", juntamente com Mia Couto, e o monólogo "Aquela Mulher". Beneficiou de três bolsas de criação literária: a primeira, concedida pelo Centro Nacional de Cultura em 1997 para escrever « Nação crioula », a segunda em 2000, concedida pela Fundação Oriente, que lhe permitiu visitar Goa durante 3 meses e na sequência da qual escreveu « Um estranho em Goa » e a terceira em 2001, concedida pela instituição alemã Deutscher Akademischer Austauschdienst. Graças a esta bolsa viveu um ano em Berlim, e foi lá que escreveu « O Ano em que Zumbi Tomou o Rio ». No início de 2009 a convite da Fundação Holandesa para a Literatura, passou dois meses em Amsterdão na Residência para Escritores, onde acabou de escrever o seu último romance, « Barroco tropical ». JULHO José Rodrigues dos Santos José António Afonso Rodrigues dos Santos (Beira, 1 de Abril de 1964) é um jornalista e escritor português nascido na antiga colónia portuguesa Natural da província de Sofala, Cidade da Beira, na antiga colónia de Moçambique do Império Português, mudou-se ainda bebé para a cidade de Tete onde permaneceu até aos nove anos, convivendo com a Guerra Colonial. Tal como a esmagadora maioria dos portugueses, alguns dos seus antepassados estiveram envolvidos na Primeira Guerra Mundial, na Flandres e na Guerra Colonial em África, sendo que o seu segundo romance, intitulado "A Filha do Capitão" é assumido como um tributo que lhes é prestado.


52 ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA AGOSTO John Le Carré John le Carré, (Poole, 19 de Outubro de 1931), pseudónimo de David John Moore Cornwell, é um escritor britânico. Vive actualmente na Cornualha. Estudou na universidade de Berna na Suíça, e na Universidade de Oxford em Inglaterra, tornando-se depois professor em Eton College antes de se juntar ao corpo diplomático britânico entre 1960 e 1964. A sua experiência nos serviços secretos terminou repentinamente, quando o agente duplo britânico Kim Philby denunciou a identidade de dezenas de espiões compatriotas ao KGB. No entanto o seu primeiro livro ainda seria publicado enquanto estava no MI6. John le Carré é autor de numerosos livros de espionagem, muitos dos quais apresentam um enredo que se desenvolve no contexto da guerra fria. SETEMBRO João Lobo João Lobo é natural de Santa Maria de Mós, Vila Verde, onde nasceu em 1951. Fez estudos secundários no então Liceu Sá de Miranda e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Exerce Advocacia em Braga, onde reside desde a sua juventude. Incorporou ao longo da sua vida importantes projectos culturais, como os dos “Autores de Braga”, de que foi dirigente e escritor simultaneamente. Merece realce a sua participação na vida pública e académica, quer encabeçando órgãos políticos do poder local em Braga e Vila Verde, quer publicando estudos jurídicos sobre diversas áreas do direito, para além de realizar com frequência prefácios e apresentações literárias a outros escritores da região.


ACTIVIDADES DA BIBLIOTECA 53 HORA DO CONTO

SETEMBRO Dias 15, 16, 22, 23, 29 e 30 “A Menina Gigante” Uma história de verdade, sobre uma menina que talvez esteja sentada ao vosso lado, na escola, ou baloiçando para lá e para cá, no baloiço desse parque onde tu agora estás… Teatro de sombras MARMELO, Manuel Jorge e MARMELO, Maria Miguel (2003). A menina Gigante. Ed.Campo das Letras. Ilustrações: Simona Traina


FEIRAS


FEIRAS 55

FEIRAS SEMANAIS Vila de Prado À Terça-Feira

FEIRAS QUINZENAIS Pico de Regalados Ao Sábado, alternando com a feira quinzenal de Vila Verde Vila Verde Ao Sábado, alternando com a feira quinzenal de Pico de Regalados Rio Mau À Sexta-feira, na semana da feira quinzenal de Vila Verde

FEIRAS MENSAIS Feira do Artesanato Local: Praça da República Org.: Câmara Municipal Data 1º Domingo de cada mês Feira de Velharias e Coleccionismo de Vila Verde Local: Praça da República Org.: Câmara Municipal Data 3º Domingo de cada mês


FESTAS E ROMARIAS


FESTAS E ROMARIAS 57 ABOIM DA NÓBREGA S. João 27 de Junho NOSSA SENHORA DO AMPARO 10 de Agosto SENHORA DA ASSUNÇÃO 15 de Agosto SENHOR DA PIEDADE 17 de Agosto ARCOZELO S. TIAGO 25 de Julho SENHOR DOS PASSOS 13, 14 e 15 de Agosto ATÃES FESTA DO SENHOR E DOS EMIGRANTES 15 de Agosto ATIÃES SANTA MARTA E SANTIAGO 27 de Julho AZÕES S. PAIO 25 de Julho FESTA DO SENHOR 8 de Agosto BARBUDO SANTA ANA 23, 24 e 25 de Julho

DIVINO SALVADOR 6 de Agosto SENHOR DO RIBEIRO 27, 28 e 29 de Agosto BARROS FESTAS DE S. BENTO 8 de Agosto CABANELAS SENHORA DA CONCEIÇÃO 15 de Agosto CARREIRAS S. TIAGO FESTA DA CONSOLAÇÃO 13 de Julho S. TIAGO 25 de Julho CERVÃES PEREGRINAÇÃO ANUAL AO SANTUÁRIO DO BOM DESPACHO 6 de Julho S. BENTO 11 de Julho DIVINO SALVADOR 5 e 6 de Agosto CODECEDA FESTA DOS EMIGRANTES E S. PEDRO 13, 14 e 15 de Agosto FESTA DE S. PEDRO 29 de Junho


58 FESTAS E ROMARIAS COUCIEIRO S. JOÃO BAPTISTA 29 de Junho

FREIRIZ S. BENTO 13 de Julho

COVAS S. PEDRO 28 e 29 de Junho

FESTA DOS EMIGRANTES EM HONRA DA NOSSA SENHORA DA PURIFICAÇÃO 30, 31 de Julho e 1 de Agosto

SENHORA DAS NEVES 3, 4 e 5 de Agosto

GÊME SANTA ENGRÁCIA 5 e 6 de Junho

DOSSÃOS NOSSA SENHORA DOS MILAGRES 22 de Agosto DUAS IGREJAS SANTO ANTÓNIO DE CHÁSCUA 8 de Agosto SENHORA DA ASSUNÇÃO E SANTÍSSIMO SACRAMENTO 15 de Agosto S. PEDRO DA TOUCEIRA 22 de Agosto SANTO ANTÓNIO E S. SEBASTIÃO 27 de Junho ESQUEIROS S. PEDRO De 25 a 29 de Junho ESCARIZ S. MAMEDE S. MAMEDE 17 de Agosto S. BARTOLOMEU 27, 28 e 29 de Agosto

GOÃES FESTA DO SENHOR Dia do Corpo de Deus S. PEDRO 29 de Junho SENHOR DO BOM FIM 3, 4 e 5 de Setembro GOMIDE S. MAMEDE DE GOMIDE 16 e 17 de Agosto GONDIÃES S. MAMEDE 17 de Agosto GONDOMAR FESTA DO SENHOR 8 de Agosto LAGE SANTÍSSIMO SACRAMENTO 3 de Junho


FESTAS E ROMARIAS 59 SANTA HELENA 22 de Agosto MARRANCOS SENHORA DA GUIA 6, 7 e 8 de Agosto S. MAMEDE 17 de Agosto FESTA DO SENHOR Dia do Corpo de Deus MOURE S. BENTO E SANTO ANDRÉ 6, 7 e 8 de Agosto NEVOGILDE SANTA MARINHA 18 de Julho OLEIROS SENHORA DOS ANJOS 1 de Agosto ORIZ SANTA MARINHA SANTA MARINHA 17 e 18 de Julho ORIZ S. MIGUEL ARCANJO S. MIGUEL 29 de Setembro PARADA DE GATIM SENHORA DO AMPARO 15 de Agosto

PAÇÔ SANTA ANA DO MONTE E S. JOAQUIM 1 de Agosto S. MIGUEL 29 de Setembro PEDREGAIS S. BENTO 11 de Julho S. SALVADOR 6 de Agosto PENASCAIS SANTA MARINHA 1 de Agosto FESTA DOS EMIGRANTES 22 de Agosto PICO S. CRISTÓVÃO S. CRISTÓVÃO 25 de Julho SANTO ANTÓNIO E NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO 14 e 15 de Agosto PICO REGALADOS NOSSA SENHORA DE FÁTIMA 15 de Agosto S. PAIO 6 de Junho


60 FESTAS E ROMARIAS PONTE S. VICENTE SANTO OVÍDIO 11 de Julho

SOUTELO SANTÍSSIMO SACRAMENTO 13 de Julho

S. JULIÃO 1 de Agosto

ROMARIA À NOSSA SENHORA DO ALÍVIO 12 e 19 de Setembro

PORTELA DAS CABRAS DIVINO SALVADOR 15 de Agosto

S. MIGUEL DE SOUTELO 29 de Setembro

PRADO S. MIGUEL S. MIGUEL - O ANJO 1 de Agosto

TRAVASSÓS SANTO ANTÓNIO 13, 17 e 18 de Julho

SENHORA DA MISERICÓRDIA 12 de Setembro

VALDREU SANTO ANTÓNIO 13 de Junho e Domingo anterior

ARCANJO S. MIGUEL 27 de Setembro

FESTA DO DIVINO SALVADOR 7 e 8 de Agosto

RIO MAU S. BENTO DA ERMIDA 11 de Julho

NOSSA SENHORA DA GUIA 21 e 22 de Agosto

FESTA DE SANTA TERESINHA 15 de Agosto

NOSSA SENHORA DA LUZ 11 e 12 de Setembro

FESTA DO SENHOR 15 de Agosto

VALÕES S. BENTO 10 e 11 de Julho

SABARIZ S. TIAGO 25 de Julho

FESTA DO SENHOR 17 de Julho

SANDE S. FRUTUOSO 28 de Julho

VILA DE PRADO FESTA DA VILA DE PRADO 17, 18, 19 e 20 de Junho


FESTAS E ROMARIAS 61 S. TIAGO 25 de Julho VILA VERDE SANTO ANTÓNIO 9 a 13 de Junho S. PAIO 26 de Junho FESTA DO SENHOR Dia do Corpo de Deus SANTO ISIDORO 26 de Setembro VILARINHO S. MAMEDE 17 de Agosto


EFEMÉRIDES


EFEMÉRIDES 63

JUNHO 1 Dia Mundial da Criança 2 Dia Internacional das Crianças Inocentes Vitimas de Agressão 5 Dia Mundial do Ambiente 10 Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 12 Dia Mundial contra o Trabalho Infantil 13 Dia de Santo António 20 Dia Mundial dos Refugiados 24 Dia de S. João Baptista 26 Dia Internacional Contra o Abuso do Uso da Droga e do Tráfico Ilícito 29 Dia de S. Pedro

JULHO 1 Dia da Região Autónoma da Madeira 3 Dia Mundial da Cooperação 25 Dia das Forças Armadas e do Exército AGOSTO 13 Dia do Emigrante 15 Dia Internacional da Juventude 26 Dia dos Direitos do Homem e do Cidadão SETEMBRO 8 Dia Internacional da Alfabetização 21 Dia Internacional da Paz 27 Dia Mundial do Turismo


TELEFONES E ENDEREÇOS


TELEFONES E ENDEREÇOS ÚTEIS 65 112 – Número Nacional de Socorro Aliança Artesanal Rua Dr. Bernardo de Brito Ferreira 4730-716 Vila Verde Telef.: 253 310 580 / 322 462 Fax: 253 322 462 Câmara Municipal de Vila Verde Praça do Município 8.30 H / 16.30 H Telef:253 310 500 Fax: 253 312 036 e-mail:geral@cm-vilaverde.pt site:www.cm-vilaverde.pt Posto de Turismo Praça do Município 9.00 H / 17.00 H

Agrupamento de Escolas de Vila Verde Av. Dr. António Ribeiro Guimarães Telef: 253 310 080 Agrupamento de Escolas de Prado Rua Dr. Lima Cruz – Vila de Prado Telef: 253 921 725 Agrupamento de Escolas de Moure Ribeira - Moure Telef: 253 927 185/6 Escola Profissional Amar Terra Verde Rua João Paulo II – Vila Verde Telef: 253 324 275 Escola Secundária de Vila Verde Rua Dr. José B. Oliveira S J Telef: 253 310 170

Biblioteca Professor Machado Vilela Praça de Santo António 9.30 H - 18.00 H Sábado - 10.00 H - 12.30 H

Agrupamento de Escolas do Pico de Regalados Bairro do Sol - Pico de Regalados Tel: 253 310 370

(encerrada aos Sábados entre 1 de Julho e 11 de Setembro)

Telef: 253 310 570

Fax. 253 323 600

Bombeiros Voluntários de Vila Verde Av. Prof. Machado Vilela Telef: 253 310 390 Fax: 253 312 434 Casa Municipal da Cultura Av. Prof. Machado Vilela 9.00 H - 12.30 H / 14.00 H - 17.30 H Telef: 253 323 002 Fax: 253 312 036 e-mail: casacultura.vvd.@.clix.pt. Central de Táxis Rua Dr. Bernardo de Brito Ferreira Telef: 253 311 187 Centro de Saúde de Vila Verde Av. General Humberto Delgado Telef: 253 310 850 Fax: 253 310 851 Complexo de Lazer de Vila Verde Rua Cidade de Lugo Telef: 253 324 680 Cruz Vermelha Portuguesa Núcleo da Vila de Prado Telef. 253 921 151 Agrupamento de Escolas da Ribeira do Neiva Portinho – Azões Telef: 253 380 010

Guarda Nacional Republicana Rua dos Bombeiros – Vila Verde Telef: 253 311 142 Fax: 253 324 976 Hospital da Sª Casa da Misericórdia de Vila Verde Av. Dr. Bernardo de Brito Ferreira Telef: 253 310 120 Fax: 253 310 121 Piscinas Municipais da Vila de Prado Estrada – Rua 2, n.º 16 Telef: 253 924 487 Serviço Municipal Protecção Civil de Vila Verde Edifício da Câmara Municipal Praça do Município Telef: 253 310 500 Fax: 253 312 036 Serviço Local da Segurança Social de Vila Verde Vila Verde Telef.: 253 310 600 ADERE - Minho Lugar da Cruz - Soutelo Telef: 253 322 895 ATAHCA - Associação das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave Rua D. Nuno Alvares Pereira Telef: 253 321 130 / 253 319 755 CAVIVER Av. António Sérgio, 785 – 4730-711 Vila Verde Telef: 253 310 040/049


FARMテ,IAS


FARMÁCIAS 67

Farmácia Rocha Avenida Progresso 61 4730-460 VILA DE PRADO Telef.: 253 922 225/ 918 008 008 Farmácia de Prado R Bom Sucesso 27 4730-453 VILA DE PRADO Telef.:253 921 219/253 925 074 Farmácia Mota Portela Vade 4730-031 ATÃES VVD Telf.: 253 348 113/253 341 254 Farmácia Leal Vila-Pico RegaladoS 4730-393 PICO DE REGALADOS Telef.: 253 311 530 Farmácia de Prado, Lda Rua Francisco L. Ferraz, 16 4730-451 VILA DE PRADO Telef.: 253921184

Farmácia Fátima Marques R Bombeiros 50 4730-752 VILA VERDE Telef.: 253 353 020 /253 353 021 Farmácia Ribeira Neiva Ângulo 40 4730-190 GOÃES VVD Telef.: 253 381 114 Farmácia Medeiros Praça 5 Outubro 82 4730-731 VILA VERDE Telef.: 253 311 123 Farmácia Costa Macedo Montinho-Lage 4730-240 LAGE Telef.: 253 929 030 Farmácia da Santa Casa da Misericórdia Praça da República, 11 4730 – 731 VILA VERDE Telf.: 253 311 172


68 INFORMAÇÕES

Desejo receber semestralmente a Agenda Cultural da Câmara Municipal de Vila Verde Nome Morada Telefone

e-mail

Profissão [facultativo]

Destacar ou fotocopiar e enviar para: Câmara Muncipal de Vila Verde Divisão de Educação e Promoção Social Praça do Município 4730-733 VILA VERDE telf. 253 310 500 | fax. 253 312 036 e-mail: agenda.cultural@cm-vilaverde.pt

Os Agentes Culturais interessados na divulgação das suas actividades, ou na apresentação de sugestões, devem enviar toda a informação e calendarização, prevista para o último trimestre do ano, até ao dia 31 de Julho.


INFORMAÇÕES 69

Desejo enviar para eventual inclusão na Agenda Cultural da Câmara Municipal de Vila Verde, a seguinte informação: Realização [tema e designação oficial]

Data[s] Local Organizado por Contactos para esclarecimentos complementares Nome Telefone [horário de expediente] Telemóvel E-mail


70 ANOTAÇÕES


ANOTAÇÕES 71


VILA VERDE


Agenda Cultural 2010