__MAIN_TEXT__

Page 1

São Vicente

REVISTA MUNICIPAL fevereiro • 2017 distribuição gratuita


sumário município

8

Juntas de Freguesia // Assinatura de Protocolos // Polo de Emprego

cultura

13

Tradições // Eventos // Festividades

social

48

Apoio e projetos sociais // Projeto Um dia pela Vida

educação

52

Dia da Criança // X Encontro Radical // Prémios de Mérito

ambiente

61

Inciativas e Campanhas // Galardão Bandeira Azul

agricultura

64

Expo Agrícola // Expo Pecuária // Jantar dos Viticultores

desporto

68

São Vicente Cup // X Rali de São Vicente // Surf e Bodyboard

turismo

80

Expomadeira // 20.º Aniversário das Grutas de São Vicente

obras

83

Obras Públicas e Sociais // Boa Ventura // Ponta Delgada // São Vicente FICHA TÉCNICA: DIREÇÃO: José António Gonçalves Garcês // Rosa Castanho COORDENAÇÃO E ORGANIZAÇÃO: Lúcia Catanho - Departamento de Comunicação e Imagem DESIGN E EDIÇÃO: Eusébio Catanho - Departamento de Comunicação e Imagem COLABORAÇÃO: Andreia Sousa - Departamento de Comunicação e Imagem FOTOGRAFIA: Arquivo CMSV (Fotografia de capa: André Diogo Pereira) // Diversos Autores DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Esta edição é referente ao ano de 2016 Paços do Município Vila de São Vicente 9240-225 São Vicente

São Vicente • Revista Municipal


editorial “A ASSEMBLEIA MUNICIPAL É UM ÓRGÃO QUE REPRESENTA A POPULAÇÃO POR EXCELÊNCIA, DE OUTRA MANEIRA NÃO PODERIA SER POIS É O DEVER DE TODOS OS DEPUTADOS MUNICIPAIS TRANSMITIR E TENTAR RESOLVER OS PROBLEMAS E DIFICULDADES DE TODOS VÓS.”

C

aros Munícipes, é com muito gosto que me dirijo a todos vós neste início de mais um ano, que desde já faço votos para que seja um ano cheio de felicidade, muita saúde e prosperidade para todos nós. Estando no último ano de mandato, gostava de transmitir a todos os Munícipes a grande satisfação e honra que foi receber o vosso voto de confiança para desempenhar o cargo de Presidente da Assembleia Municipal de São Vicente. Na minha maneira de ser acho que tenho sido o mais imparcial possível, tendo respeitado a opinião de todos os Deputados Municipais que são os representantes dos Munícipes do nosso Concelho, a Assembleia Municipal é um órgão que representa a população por excelência, de outra maneira não poderia ser pois é o dever de todos os Deputados Municipais transmitir e tentar resolver os problemas e dificuldades de todos vós. Este ano de 2017 será também ano de eleições autárquicas, tendo todos os Munícipes com condições para isso o dever de ir votar. Espero que devido a esse fato aja respeito e elevação entre todos os intervenientes, respeitando as ideias de cada Munícipe para que as várias intervenções sejam saudáveis, respeitadoras e profícuas. Um grande abraço para todos vós.

Aires de jesus santos Presidente da Assembleia Municipal

www.cm-saovicente.pt

3


C

aros e estimados munícipes. Prosseguindo o nosso trabalho autárquico, dando continuidade ao progresso e desenvolvimento do nosso Concelho, aliando uma gestão financeira rigorosa a um investimento em novas infraestruturas e nas áreas estruturantes da nossa sociedade, como a educação, a saúde, a cultura, o desporto, o turismo ou a agricultura, mas acima de tudo nas pessoas e no seu bem estar. Num trabalho conjunto quer com as nossas Freguesias, Boa Ventura, Ponta Delgada e São Vicente, no desenvolvimento do trabalho autárquico, numa política de proximidade, tentando sempre uma resolução rápida das situações, quer com as instituições, associações, empresas e empresários, os nossos emigrantes e todos os vicentinos que contribuem para o desenvolvimento do nosso Concelho, para um mais e melhor São Vicente. A todos o nosso muito obrigado. Respeitando o nosso passado, confiamos no nosso futuro e com o espírito de interajuda, juntos iremos fazer o nosso caminho.

“PROSSEGUIMOS O NOSSO TRABALHO FORTEMENTE EMPENHADOS EM FAZER MAIS E MELHOR PELAS PESSOAS E PELO NOSSO CONCELHO.”

José António Gonçalves GarcÊS Presidente da Câmara Municipal

4

São Vicente • Revista Municipal


editorial “O TURISMO É UM DOS SECTORES PRIMORDIAIS NA ECONOMIA DO CONCELHO, DELE DEPENDE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO EMPREGADA. ASSIM, ENTENDEMOS SER DE EXTREMA IMPORTÂNCIA ACOMPANHAR DE PERTO ESTE SECTOR”

S

ão Vicente é hoje um local incontornável no panorama regional no que diz respeito ao turismo. As mais de 700 camas disponíveis para quem nos visita são exemplo do crescente investimento feito ao longo dos últimos anos e que provam que a aposta neste sector foi acertada. Assim São Vicente tornou-se numa terra de bem receber, onde a paisagem deslumbrante do seu vale, das suas encostas íngremes sobre o mar do norte, onde a natureza abraça a vida quotidiana das suas gentes e onde o desporto, a cultura, as tradições interagem em perfeita harmonia. O Turismo é um dos sectores primordiais na economia do concelho, dele depende grande parte da população empregada. Assim, entendemos ser de extrema importância acompanhar de perto este sector, pelo desde 2014 o município conta com um Comité do Turismo, constituído por elementos das várias áreas deste sector, onde periodicamente ou pontualmente são debatidos temas, ideias, projetos, e postos em prática as ações que são consideradas prioritárias para cada momento. Das várias iniciativas promovidas por este comité municipal destaco as seguintes: Promoção do Município na BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa e na Expo-Madeira nos anos de 2015 e 2016; Requalificação e identificação da zona de prática de Surf da Baia dos Juncos; criação de 2 vídeos promocionais de São Vicente; criação de um posto de turismo na vila de São Vicente; criação de aplicação com roteiro turístico do município; Galardão da Bandeira Azul da Europa no complexo balnear de Ponta Delgada nos anos de 2014, 2015, 2016 e galardão de Praia Acessível nos anos de 2015 e 2016; requalificação do Jardim de Plantas Indígenas de São Vicente; participação local no evento regional “Festa da Flor 2016”; Recuperação e ajustamento da “Fonte Visitável” da Vila de São Vicente; o Plano de Limpeza e Manutenção dos Miradouros (em cooperação com as juntas de freguesia) etc. Os eventos promovidos, apoiados e divulgados por este município também foram www.cm-saovicente.pt

5


um excelente canal de promoção do mesmo, onde destaco: Realização do 1º e 2º “Encontro Regional de Pedestrianismo” em 2015 e 2016 respetivamente; os diversos campeonatos e provas de Surf, Bodyboard e afins na Baia dos Juncos; as provas de BTT, Trial 4x4 e Rali; o concurso de fotografia “Sentir São Vicente” e naturalmente a semana de São Vicente que é hoje o maior cartaz promocional deste município. A promoção em outros meios de comunicação como o guia “Best Guide”; a revista “Golf Portugal”; e a revista “Business Portugal”, também constituíram mais um meio de divulgação e promoção do nosso município. Mas não podemos ficar por aqui e ainda há um longo caminho a percorrer pelo que, estaremos focados no futuro de forma nos adaptarmos antecipadamente às constantes evoluções no sector. Foi a pensar no futuro que iniciamos um estudo sobre o Turismo no concelho de São Vicente em parceria com uma empresa da especialidade de forma a definirmos estrategicamente um plano para o município onde todas as áreas são estudas e sugeridas melhorias ou alterações de forma a otimizar todos os recursos e potenciar simultaneamente todos os agentes de turismo no município. Por fim é com grande orgulho e satisfação que podemos afirmar que as Grutas de São Vicente são o maior atrativo turístico deste concelho e um dos maiores da Região, tendo recebido em 2016 mais de 130 000 visitantes, constituindo um novo record no que diz respeito ao número de visitantes. Outro dos locais de grande destaque em São Vicente é a Rota da Cal que tem despertado o interesse crescente dos inúmeros turistas e locais. São Vicente terra de boa gente espera por si… venha sentir São Vicente!

Fernando Simão de Góis Vice-Presidente da Câmara Municipal

6

São Vicente • Revista Municipal


editorial “…AO LONGO DE TODO O ANO PROMOVEMOS MOMENTOS CULTURAIS PARA OFERECER AOS NOSSOS MUNÍCIPES E PARA QUEM NOS QUISER VISITAR.”

A

arte e a cultura têm as cidades como lugar privilegiado, mas São Vicente, Concelho do norte da Ilha da Madeira, não pode deixar de dar atenção e valorização às artes e aos recursos culturais locais que constituem hoje um elemento fundamental nas estratégias de promoção e projeção da imagem dos municípios, assim como do reforço da identificação interna das comunidades locais. A cultura e arte em São Vicente têm vindo a se afirmar através do Centro de Promoção Cultural, que ao longo dos últimos três anos tem promovido o que de melhor se faz no Concelho e na Região. Após alguns anos do seu encerramento e abandono deu-se uma nova vida àquele espaço, que pela sua traça tradicional já faz, por si só, parte da história e da cultura do Concelho. Ali temos mostrado ao público trabalhos de diferentes artistas do nosso Concelho, assim como artistas lusodescendentes com diferentes criações artísticas desde a pintura, à fotografia, à escultura, à música e às artes decorativas entre outras formas de criação artística que proporcionam aos visitantes momentos de verdadeiro enriquecimento cultural. De salientar, também, o fato do Município desenvolver, ao longo da semana das Festas do Concelho, diferentes atividades culturais desde o Concurso Literário “Prémio Horácio Bento de Gouveia”, que promove a escrita e a leitura, o lançamento e apresentação dos livros Memorial, de Eusébio Catanho, Movimento Perpétuo, de Cristina Pereira, Escritos VI, de Maria de Fátima Soares, o concerto de piano da pianista, Laura Sousa, o desfile de moda Êxtase, do estilista Pedro Ponte, e concertos musicais de diferentes géneros de artistas regionais, nacionais e internacionais. Esta é uma semana recheada de atividades culturais, no entanto ao longo de todo o ano promovemos momentos culturais para oferecer aos nossos munícipes e para quem nos quiser visitar. São Vicente é por natureza rico pela sua tradição e cultura e, por isso, apoiamos, através de protocolos, todas as Associações Culturais e as Casas do Povo para que possam ao longo do ano desenvolver diversas atividades culturais que preservam, ao longo do tempo, a nossa cultura. Às atividades culturais vem sendo reconhecido um contributo cada vez mais significativo para a economia e desenvolvimento social das localidades, deste modo o investimento na cultura é sempre fundamental! Rosa Castanho, Vereadora da Cultura www.cm-saovicente.pt

7


Junta de Freguesia de boa ventura

P

assados mais de três anos deste mandato, que assumimos funções com muito agrado e orgulho neste órgão Executivo, continuamos com o nosso objetivo, bem definido, trabalhar diariamente em prol da população e no desenvolvimento da nossa Freguesia. Foram estes os pilares que nos baseamos aquando a nossa tomada de posse e assim continuará. Entrando agora na fase final do mandato, sintome orgulhoso com o trabalho desenvolvido por mim e pela equipa que me tem acompanhado. Como valorizamos o trabalho em equipa, temos vindo a apoiar as várias entidades e paróquias da nossa Freguesia, no âmbito cultural de maneira a que estas desenvolvam atividades que possam dar dinâmica à nossa população, mantendo e reviven“DESTACO A REALIZAÇÃO DO do as nossas tradições e a nossa cultura. Para além TRAIL DE BOA VENTURA, UMA destas recriarmos e criarmos as nossas próprias ATIVIDADE CRIADA DE RAIZ atividades nomeadamente: E QUE CONSIDERAMOS UMA • Na área cultural criámos e desenvolvemos o APOSTA GANHA, QUE PARA projeto “Música nas Ruinas”, com atuações de váALÉM DE COLOCAR A BOA rios géneros de grupos musicais; VENTURA NO CALENDÁRIO DO • Recuperamos a comemoração do Dia da FreTRAIL REGIONAL, TAMBÉM VEM guesia com um variado programa que abrange AJUDAR O DESENVOLVIMENTO crianças, idosos doentes/acamados e toda a popuDA ECONOMIA LOCAL.” lação em geral. O apoio ao desporto tem sido uma constante quer para os jovens “São Vicente Cup”, quer para os menos jovens “Dança Sénior”. Destaco a realização do Trail de Boa Ventura, uma atividade criada de raiz e que consideramos uma aposta ganha, que para além de colocar a Boa Ventura no calendário do Trail Regional, também vem ajudar o desenvolvimento da economia local. Temos também apoiado a escola nas mais diversas atividades que desenvolvem ao longo do ano, bem como os alunos da Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade e utentes do Centro de Atividades Ocupacionais do Rosário, nomeadamente nas viagens culturais, desenvolvidas pelas mesmas. Para além disso o conjunto de competências que são atribuídas a este Órgão, nomeadamente a conservação/manutenção de veredas, jardins e espaços públicos sob a nossa responsabilidade, são mantidos asseados durante todo o ano, para além de que melhoramos a mobilidade com pequenas obras, que vão desde a recuperação de pavimentos de veredas à colocação de varandas nas mesmas, entre outras. Sentimos orgulho no trabalho desenvolvido, pois temos uma Freguesia limpa, cuidada, com uma oferta cultural e social diversificada e financeiramente equilibrada. Joaquim Camacho Presidente da Junta de Freguesia de Boa Ventura 8

São Vicente • Revista Municipal


O

ano de 2016 foi um ano de muitos e novos desafios. Cada vez mais o Executivo da Junta de Freguesia tem apostado na imagem da Freguesia por forma a torná-la cada vez mais apelativa a nível turístico, investindo na limpeza, manutenção e colocação de varandins nas veredas, limpezas e requalificação de miradouros e fontenários, apoio nas limpezas do complexo balnear de Ponta Delgada por forma a facultar uma imagem paisagística de excelência quer aos nossos residentes quer a quem nos visita. A Expo Pecuária que já conta com 3 edições assumiu proporções acima de nossas expetativas tornando-se assim um evento de grande importância, tendo margem para crescer, proporcionando cada vez mais a possibilidade dos produtores “CADA VEZ MAIS O locais exporem os seus produtos, dinamizando e EXECUTIVO DA JUNTA DE incentivando assim as produções agropecuárias. FREGUESIA TEM APOSTADO Ainda apostamos no apoio e sensibilização da NA IMAGEM DA FREGUESIA população no registo de canídeos e gatídeos. POR FORMA A TORNÁ-LA Culturalmente e desportivamente colaboramos CADA VEZ MAIS APELATIVA com os mais diversos eventos realizados na FreA NÍVEL TURÍSTICO,” guesia, e as mais diversas instituições com o intuito de manter viva as nossas tradições e costumes, dinamizando a Freguesia e em especial o comércio local. Na área social, apoiamos oito famílias através da nossa medida de Incentivo à Natalidade. Acompanhamos e apoiamos alguns casos mais problemáticos, ligados sobretudo a pessoas da terceira idade. Apoiamos a escola desta Freguesia, com o fornecimento dos materiais de limpeza e de expediente, assim como as atividades realizadas por este estabelecimento de ensino ao longo do ano letivo. Dinamizamos o Centro Comunitário da Primeira Lombada, tornando um local onde as diversas gerações têm a possibilidade de interagir, com a troca de conhecimentos. De uma forma geral estivemos sempre recetivos a qualquer outro tipo de apoio à população, desde que nos fosse solicitado e nas mais diferentes áreas, dentro das nossas disponibilidades, competências e conhecimentos. Sem dúvida a política de proximidade tem sido a nossa bandeira, pois só assim poderemos efetivamente poder ajudar cada vez mais e melhor a nossa população.

Miguel Freitas Presidente da Junta de Freguesia de Ponta Delgada

www.cm-saovicente.pt

9

município

Junta de Freguesia de ponta delgada


Junta de Freguesia de SÃO VICENTE

E

“…TEMOS TIDO A PREOCUPAÇÃO DE LANÇAR NOVAS INICIATIVAS, NOMEADAMENTE A NÍVEL DE FORMAÇÃO, LAZER, CULTURA E SOCIAL. MOSTRAMO-NOS SEMPRE DISPONÍVEIS PARA ALARGAR O NOSSO PODER DE INTERVENÇÃO.”

ste executivo tem procurado concretizar os seus objetivos com eficácia e rigor dando assim a resposta adequada às solicitações da população. Além das competências próprias desta Junta temos tido a preocupação de lançar novas iniciativas, nomeadamente a nível de formação, lazer, cultura e social. Mostramo-nos sempre disponíveis para alargar o nosso poder de intervenção. Pensamos que não temos desiludido as expectativas e confiança da população, uma vez sendo uma equipa jovem e sem experiência autárquica. Estamos de consciência tranquila e com a sensação de resposta dada aos fregueses, apesar de cientes das nossas falhas. Temos mantido um diálogo/trabalho diário em conjunto com a Câmara Municipal que tem originado resultados positivos e ações proveitosas para a Freguesia de São Vicente. Tem sido um privilégio ter a possibilidade de ser Presidente desta bonita freguesia e ter sentido o apoio, a simpatia e o carinho da generalidade de todos. É com este otimismo que em nome pessoal e do restante executivo desta Junta que a todos deixo uma palavra de confiança e esperança. Muito obrigada por tudo e um bem-haja a todos.

Conceição Ferreira Presidente da Junta de Freguesia de São Vicente

10

São Vicente • Revista Municipal


município

ASSINATURA DE PROTOCOLOS COM AS ENTIDADES LOCAIS No prosseguimento da política municipal de proteção civil, social, cultural, recreativa e desportiva, o Município de São Vicente deliberou, por unanimidade, no passado dia 14 de janeiro de 2016, a atribuição de apoios financeiros com as entidades locais, sob a forma de protocolo. A cerimónia de assinatura dos protocolos de colaboração entre o Município de São Vicente e as entidades, teve lugar na segunda-feira, dia 25 de janeiro de 2016, pelas 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal, com a presença do Presidente José António Garcês e da Vereadora Rosa Castanho. No total, o investimento camarário é de 263.036,64 euros, distribuídos da seguinte forma: • Associação de Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz, até 146.396,64 euros; • Grupo Coral de São Vicente até 7.200,00 euros; • Casa do Povo de Boa Ventura até 9.600,00 euros; • Associação Cultural e Desportiva de Boa Ventura até 12.000,00 euros; • Casa do Povo de São Vicente até 18.000,00 euros; • Casa do Povo de Ponta Delgada até 9.000,00 euros; • Associação Desportiva e Recreativa de Ponta Delgada até 6.000,00 euros; • Valour Futebol Clube até 6.000,00 euros; • Clube Naval de São Vicente, até 6.000,00 euros; • Clube de Tiro e Caça de São Vicente, até 3.840,00 euros; • Associação Cultural e Desportiva de São Vicente, até 12.000,00 euros; • ADENORMA - Associação de Desenvolvimento da Costa Norte da Madeira, até 18.000,00 euros; • Associação de Solidariedade Social Crescer Sem Risco, até 9.000,00 euros.

www.cm-saovicente.pt

11


município

ASSINATURA DE PROTOCOLOS COM AS juntas de freguesia O Município de São Vicente assinou protocolos com as Juntas de Freguesia no valor de 60.000,00 euros (sessenta mil euros), para o ano de 2016.

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

PoLO DE EMPREGO Surgiu com o intuito de aproximar a população desempregada do nosso Concelho ao Instituto de Emprego, através de um acompanhamento mais personalizado, tendo assim cada vez mais procura. Durante este primeiro ano de existência, foram realizadas sessões de informação e esclarecimento como, procura ativa de emprego, programa Projovem, entre outras.

12

São Vicente • Revista Municipal


Os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais do Rosário (CAO), Centro de Dia e Creche do Bom Jesus tal como o Grupo Coral de São Vicente, não esqueceram a tradição de Cantar os Reis e foram até aos Paços do Concelho.

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

santo amaro

www.cm-saovicente.pt

13

cultura

cantar os reis


carnaval Cerca de 600 foliões participaram no desfile de Carnaval de São Vicente, organizado pela autarquia. Contou com a participação especial da trupe Geringonça, Escolas, Associações e Centros de Dia do Concelho, no qual as crianças, jovens e idosos surpreenderam com as fantasias alusivas à quadra carnavalesca. No final houve prémios em diversas categorias.

14

São Vicente • Revista Municipal


O Município juntou-se às comemorações da Festa da Flor, e em colaboração com diversas entidades, (Casa do Povo de Boa Ventura, Casa do Povo de Ponta Delgada, Centro Social e Paroquial do Bom Jesus de Ponta Delgada, ADENORMA, Associação Crescer Sem Risco, Escolas do 1.º Ciclo do Concelho e a Escola B+S D. Lucinda Andrade fez parte dos roteiros de jardins da Festa da Flor.

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

Expo Santana O Concelho de São Vicente participou na XXVIII Feira Regional dos Municípios, integrada nas 24 Horas a Bailar de Santana.

www.cm-saovicente.pt

15

cultura

FEsta da flor


i SEMANA CULTURAL De PONTA DELGADA,

17 a 24 de abril

A Casa do Povo de Ponta Delgada promoveu na freguesia a 1ª Semana Cultural de Ponta Delgada que contou, na sua abertura, com a presença da Dra. Rubina Leal, da Secretaria Regional da Inclusão e Assuntos Sociais, convidada também para o ciclo de conversas onde falou sobre o envelhecimento ativo. O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, José António Garcês, abordou a temática “Património local, monumentos e sítios”. Também inserido nesta semana esteve o projeto Um Dia pela Vida, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, onde prestaram testemunho algumas pessoas que superaram essa doença. Esta Semana Cultural teve um conjunto de atividades intergeracionais, jogos tradicionais, confeção de pão caseiro, atividades físicas, campeonato de cartas, exposição “Na rota das artes”, tapete floral, stand de vendas com produtos locais e merchandising de Um Dia pela Vida. O encerramento contou com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Dr. Humberto Vasconcelos. Matilde Fernandes, Presidente da Casa do Povo de Ponta Delgada // FOTO: Casa do Povo de Ponta Delgada

16

São Vicente • Revista Municipal


Promovida pela Casa do Povo de Boa Ventura, a 14ª Feira das Sopas do Campo decorreu nos dias 11 e 12 de junho de 2016, onde estiveram presentes instituições de solidariedade social e de cariz cultural do Concelho de São Vicente, para explorar o espaço com venda de sopas. Sendo esta uma feira solidária, em que as instituições presentes não têm fins lucrativos, as receitas da venda das sopas e seus derivados reverteu para o desenvolvimento de atividades dessas mesmas entidades. FOTO: Casa do Povo de Boa Ventura // Casa do Povo de Ponta Delgada

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

Até ao lavar dos cestos é vindima Organizado pela Casa do Povo de Ponta Delgada e com o apoio da Câmara Municipal de São Vicente, teve lugar na Praça do Romeiro, a 15 e 16 de outubro, recriou todo o processo da vindima, desde a repisa das uvas no lagar até à prova do mosto. FOTO: Casa do Povo de Ponta Delgada

www.cm-saovicente.pt

17

cultura

XIV Feira das sopas do campo


iii MOSTRA DO CUSCUZ Indo de encontro às tradições e com o intuito de incutir o gosto nos mais novos, a Paróquia dos Lameiros organizou, a 23 de outubro, a Mostra do Cuscuz. No evento, foi demonstrado o processo de confeção do cuscuz.

18

São Vicente • Revista Municipal


Com o objetivo de recuperar e valorizar os usos e costumes, a Casa do Povo de Boa Ventura, promoveu a Semana Cultural da Freguesia de Boa Ventura, de 14 a 18 de novembro, com o tema “Usos e Costumes”, através de uma exposição, que esteve patente nas instalações desta instituição. Ao longo desta semana desenvolveu-se, diariamente, atividades com a população da freguesia, evento que tanto caracteriza a população de Boa Ventura, terminando em cada dia com um lanche/convívio. Ilídio Barbosa dos Santos, Presidente da Casa do Povo de Boa Ventura

www.cm-saovicente.pt

19

cultura

Semana Cultural de Boa Ventura


dia da Freguesia de ponta delgada, 15 de julho

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

180º Aniversário da Freguesia de Boa Ventura A Freguesia de Boa Ventura comemorou, no dia 18 de novembro, os seus cento e oitenta anos. O Edil Municipal esteve presente nas comemorações, onde os antigos presidentes da Junta de Freguesia de Boa Ventura foram homenageados.

20

São Vicente • Revista Municipal


Os alunos do Pré-escolar do Concelho de São Vicente, vieram aos Paços do Município pedir o Pão-por-Deus.

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

FESTA DO DENTINHO, 19 e 20 de novembro O Secretário da Agricultura e Pescas, Dr. Humberto Vasconcelos, o Sr. Presidente, José António Garcês e o Sr. Vice-Presidente, Dr. Fernando Góis, estiveram presentes na Festa do Dentinho que decorreu na Freguesia de Ponta Delgada. O evento foi organizado pela Associação Desportiva e Recreativa de Ponta Delgada e contou com o apoio da junta de freguesia da mesma e do Município de São Vicente.

www.cm-saovicente.pt

21

cultura

pão-por-deus


MÚSICA NAS RUíNAS No dia 25 de junho, decorreu a 3ª edição da Música nas Ruínas, projeto de revitalização do património edificado. Na Freguesia de São Vicente decorreu no antigo edifício da PSP, contando com a presença do grupo Xarabanda. No dia 26 de julho, este projeto teve continuidade nas imediações da “Casa da Senhora da Portada” na Fajã do Penedo, na Freguesia da Boa Ventura, com a atuação do grupo Ninfas do Atlântico. FOTO: Juntas de Freguesia de São Vicente e de Boa Ventura

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

CONCURSO DE FONTES De forma a manter a tradição do São João, realizou-se o concurso de enfeitamento de fontenários, organizado pela Casa do Povo de São Vicente. FOTO: Carlos Freira

22

São Vicente • Revista Municipal


Realizou-se no dia 2 de dezembro, no Centro Paroquial de São Vicente, no âmbito do XXII ETUMa - Encontro de Tunas da Universitárias da Madeira. Esta iniciativa contou com o apoio do Município de São Vicente e com a presença da TUMa (Tuna Unversitária da Madeira), da Tuna D’Elas (Tuna Feminina da Universidade da Madeira), da Estudantina de Braga, da Estuna (Tuna de Engenharia da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal), e da Tualle (Tuna Universitária Afonsina de Loulé).

www.cm-saovicente.pt

23

cultura

Sarau Académico


CENTRO DE PROMOÇÃO CULTURAL DE sÃO VICENTE Desde a sua reabertura, diversas atividades culturais têm ocorrido, tornando este espaço um crescente polo de promoção e difusão cultural, onde se destacam as apresentações de livros e exposições de diversas linguagens artísticas.

Traços de Memória, por Lizandra Abreu (Ilustração)

Antiguidades do Município

Escultura em Madeira, por Jorge Góis e Tony Fontes

Pequenas Tragédias, por Fátima Spínola (Ilustração e Pintura)

Signs of Life, por André Diogo Pereira (Fotografia)

24

São Vicente • Revista Municipal


cultura Moda, uma forma de Expressão, por Pedro Ponte (Desing de Moda)

Retinal, por Orlando Freitas (Pintura)

Artes Decorativas, por Conceição Brazão

O Nosso Natal, por Escolas e Associações do Concelho

Apresentação do livro, Avesso Mensurável, de Cláudia Teixeira

www.cm-saovicente.pt

Apresentação do livro, Movimento Perpétuo, de Ana Cristina Pereira

25


festas do concelho de São vicente As Festas do Concelho de São Vicente têm vindo a crescer de ano para ano, afirmando-se como um dos mais importantes cartazes de promoção do nosso Concelho. Passaram pelo palco das festas, vários artistas regionais, nacionais e internacionais. Com um cartaz amplo e variado, reúne a tradição religiosa e profana, continua a afirmar-se como “a maior festa da Ilha da Madeira”.

26

São Vicente • Revista Municipal


dia 1

FESTAS DO CONCELHO

No dia 20 de agosto, realizou-se o sarau cultural Exordium, que deu início às Festas do Concelho de São Vicente. Exordium, do latim o início, reuniu literatura, música e moda, três projetos de três jovens autores de São Vicente. Sarau composto pelo lançamento do livro, Memorial, de Eusébio Catanho, pelo concerto de piano de Laura Sousa, e pelo desfile de moda, Êxtase, de Pedro Ponte.

www.cm-saovicente.pt

27

cultura

SARAU EXORDIUM


super trial 4x4

dia 1 e 2

FESTAS DO CONCELHO

Decorreu na Ribeira de São Vicente mais uma prova do Super Trial 4x4 Município de São Vicente, que contou com a participação de equipas nacionais, proporcionando aos amantes deste desporto e ao público em geral, um excelente espetáculo.

28

São Vicente • Revista Municipal


dia 3

FESTAS DO CONCELHO

Realizou-se no dia 22 de agosto e contou com a presença do Grupo de Folclore da Casa do Povo de São Vicente, do Grupo de Folclore de Monteverde, o Grupo Etnográfico de Danças e Cantares “O Cantaréu” (Vila Real), do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Pego (Ribatejo), da Academia de Proyecciones Folklóricas Esplendor y Cultura de Panamá, e The Song and Dance Ensemble “Hanka” (Polónia).

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

Almoço com os estudantes universitários

dia 4

FESTAS DO CONCELHO

No âmbito do programa das Festas do Concelho de São Vicente, decorreu o habitual almoço com os universitários do Concelho. Este é um momento de convívio entre os universitários, Executivo Municipal e Presidentes das Juntas de Freguesia.

www.cm-saovicente.pt

29

cultura

ii festival internacional de folclore


XIV EDIÇÃO DO FESTIVAL VOZES DO NORTE,

dia 4

FESTAS DO CONCELHO

X PROJECT, DJ JAY WILLIAMS

30

São Vicente • Revista Municipal


dj rich, dj Nélio Fabrício

www.cm-saovicente.pt

dia 5

FESTAS DO CONCELHO

Lançamento do livro, Escritos 6, de Maria de Fátima Soares

31

cultura

lORDES cONVIDA, cARMINHO,


MICAELA ABREU, pAULA FERNANDES,

dia 6

FESTAS DO CONCELHO

DJ MASTIKSOUL, DJ NÉLIO FABRÍCIO

32

São Vicente • Revista Municipal


dia 7

FESTAS DO CONCELHO

DJ RODRIGO VIERA, DJ NÉLIO FABRÍCIO

www.cm-saovicente.pt

33

cultura

SANDRA & RICARDO, 4litro,


Ruben aguiar,

dia 8

FESTAS DO CONCELHO

dj niels van gogh, dj nélio fabrício

34

São Vicente • Revista Municipal


dia 9

FESTAS DO CONCELHO

miro freiras & roberto freitas

www.cm-saovicente.pt

35

cultura

Missa em honra do santĂ­ssimo sacramento


XI Mostra de Iguarias Tradicionais de Natal A Casa do Povo de Boa Ventura promoveu, no dia 11 de dezembro, a 11ª Mostra de Iguarias Tradicionais de Natal. O certame teve por objetivo promover, divulgar e dinamizar os produtos regionais. Destaque para o workshop de confeção de broas, licores e animação musical.

FOTO: CMSV e Casa do Povo de Boa Ventura

36

São Vicente • Revista Municipal


São Vicente tem uma grande tradição na comemoração do Natal, deste modo, todas as instituições celebram esta época com festividades natalícias, envolvendo os seus utentes e a comunidade em diversas iniciativas.

Festa de Natal da Casa do Povo de Ponta Delgada

Festa de Natal do Centro de atividades ocupacionais do rosário (cao)

www.cm-saovicente.pt

37

cultura

Natal em são vicente


Natal das Crianças

38

São Vicente • Revista Municipal


cultura

MISSA DO PARTO DAS CRIANÇAS NA PARÓQUIA DOS lAMEIROS

www.cm-saovicente.pt

39


Entrega de equipamento hospitalar A Câmara Municipal de São Vicente em parceria com o Café do Teatro, doaram equipamentos hospitalares, nomeadamente, duas cadeiras de rodas, duas mesas acrílicas e dois lençóis deslizantes, à Unidade de Cuidados Continuados do Centro de Saúde de São Vicente. A entrega do material decorreu no dia 20 de dezembro e contou com a presença do então Secretário Regional da Saúde, Dr. João Faria Nunes, do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, José António Garcês, do Vice-Presidente do Conselho de Administração do SESARAM, Dr. Herberto Jesus e do Gerente do Café do Teatro, Dário Silva.

fESTA DE NATAL DO PROJETO ENVELHECER COM ALEGRIA

40

FOTO: Ana Guida Teixeira

São Vicente • Revista Municipal


cultura

natal da adenorma

FESTA DE NATAL DOS FILHOS DOS FUNCIONÁRIOS DA cÂMARA MUNICIPAL

fESTA DE nATAL DA cASA DO POVO DE Boa Ventura

www.cm-saovicente.pt

FOTO: Casa do Povo de Boa Ventura

41


ENTREGA DE PRESENTES NO Centro Social e Paroquial do Bom Jesus FOTO: Centro Social e Paroquial do Bom Jesus, Ponta Delgada

ENTREGA DE PRESENTES NO CENTRO PAROQUIAL DE SÃO VICENTE

42

São Vicente • Revista Municipal


cultura

CONCURSO e visita aos presĂŠpios

www.cm-saovicente.pt

43


iluminações de natal

44

São Vicente • Revista Municipal


cultura www.cm-saovicente.pt

45


noite do mercado

46

São Vicente • Revista Municipal


cultura www.cm-saovicente.pt

47


Apoio social Seguindo a política social adotada por este executivo camarário, foram criados dois regulamentos que vêm apoiar os munícipes com baixos rendimentos. O Fundo de Emergência Social do Município de São Vicente, presta apoio financeiro a agregados familiares e pessoas isoladas, que vivem numa frágil situação económica e social, e o Programa de Atribuição de Comparticipação de Medicamentos com intuito da compra de medicamentos por parte das famílias carenciadas, nomeadamente reformados, pensionistas e idosos, através de uma comparticipação primária na aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica. ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

Programa Municipal de Formação e Ocupação em Contexto de Trabalho Programa remunerado de 18 meses, a decorrer na Câmara Municipal de São Vicente, tem por objetivo contribuir para a formação humana, cívica e académica dos jovens à procura de emprego dando a possibilidade aos desempregados de adquirirem experiência e conhecimento nas diferentes áreas de interesse. Este programa abrangiu cerca 50 formandos. ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

Diagnóstico Social do Concelho (2016/2017) A realização do Diagnóstico Social do Concelho surge da necessidade de “conhecer para agir”, de modo a permitir o planeamento estratégico na intervenção para o desenvolvimento social. Este diagnóstico inicia-se a partir da identificação das necessidades e das problemáticas prioritárias que afetam os munícipes. Este processo irá envolver de forma ativa e participada, quer os vários parceiros sociais, quer a população em geral, no sentido de otimizar os recursos existentes, promovendo, assim, uma intervenção social de proximidade. O diagnóstico ambiciona ser um importante instrumento de intervenção no Concelho, em prol do bem-estar da população. Este projeto teve início em outubro de 2016 e decorrerá durante o ano de 2017, estando a sua apresentação pública prevista para o início do ano de 2018. ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

dia do autismo Para comemorar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, o Município associou-se ao Movimento Light it up Blue, iluminando-se de cor azul, durante todo o mês de abril, o edifício da Câmara Municipal, com o intuito de sensibilizar a população para a problemática do Autismo que afeta cada vez mais as crianças.

48

São Vicente • Revista Municipal


O Bairro do Pomar, na Freguesia de Boa Ventura, associou-se à Festa dos Vizinhos promovida pelo Instituto de Habitação da Madeira com grande participação dos moradores.

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

ENVELHECER COM ALEGRIA Projeto da Câmara Municipal de São Vicente que promove a interação entre os mais idosos, de forma a valorizar os aspetos individuais e coletivos na realização de tarefas que incentivam o envolvimento social, promovendo uma melhor qualidade de vida. Desta forma, este projeto tem vindo a realizar atividades de caráter intergeracional, onde indivíduos de todas as idades possam interagir de forma ativa e saudável.

FOTO: Ana Guida Teixeira

www.cm-saovicente.pt

49

social

festa dos vizinhos


Um dia pela vida Projeto da Liga Portuguesa Contra o Cancro em parceria com o Município, visa mobilizar a população em torno de 2 grandes objetivos: sensibilizar para a prevenção do cancro e angariar fundos para a causa. Esteve presente no Concelho desde 13 de fevereiro e desde então, várias atividades foram realizadas em torno desses objetivos. Inscreveram-se perto de 40 equipas perfazendo um total de cerca 70 eventos realizados, sendo que o valor angariado ultrapassou os 30 mil euros. Nos dias 8 e 9 de outubro deu-se a cerimónia de encerramento, numa festa que durou 24 horas.

50

São Vicente • Revista Municipal


social

“O MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE, QUE TEM EM VISTA AS NECESSIDADES E QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO, DECIDIU ABRAÇAR NO ANO DE 2016, EM PARCERIA COM O NÚCLEO REGIONAL DA MADEIRA DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO, O PROJETO UM DIA PELA VIDA.”

A

pós a constatação de vários casos com diagnóstico de doença oncológica, assim como, carência de informação e sensibilização para aquilo que são comportamentos adaptativos e normativos face a um diagnóstico, hábitos de vida saudáveis, e prevenção primária, o Município de São Vicente, que tem em vista as necessidades e qualidade de vida da população, decidiu abraçar no ano de 2016, em parceria com o Núcleo Regional da Madeira da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o projeto Um Dia Pela Vida. Trata-se de um projeto desenvolvido na comunidade, pela comunidade, tendo como principais objetivos informar e educar a população sobre a prevenção do cancro e angariar fundos para os serviços de apoio ao doente oncológico, investigação oncológica, programas de prevenção e rastreios da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Ao longo destes meses, formaram-se equipas na comunidade que, mediante a inscrição no movimento, dedicaram-se à angariação de fundos para apoio à Liga Portuguesa Contra o Cancro, participando igualmente em ações de educação para a saúde e para a prevenção do cancro, promovidas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro em parceria com as entidades de saúde do Concelho. A implementação deste projeto, resultou na criação de uma delegação da Liga Portuguesa Contra o Cancro, no Concelho de São Vicente, contribuindo assim para uma relação de proximidade entre a população e o Núcleo Regional da Liga.

Vânia Mendes Psicóloga, Coordenadora do Projeto Um Dia Pela Vida, em São Vicente

www.cm-saovicente.pt

51


APRESENTAÇÃO DO LIVRO: UMA AVENTURA na madeira Decorreu na Escola de Formação Agrária, a apresentação do livro Uma Aventura na Madeira, de Isabel Alçada e Ana Maria Magalhães, cujo capítulo 15 passa-se nas Grutas de São Vicente. Neste evento estiveram presentes os alunos das escolas do 1º ciclo do Concelho e os alunos do 2º ciclo da Escola B+S D. Lucinda Andrade, no qual puderam apresentar, às autoras, alguns trabalhos do âmbito musical, poético e teatral.

52

São Vicente • Revista Municipal


Em 2016, o Dia da Criança foi passado no campo de futebol Carlos Sé, na Boa Ventura. Todas as escolas do Concelho participaram nas atividades que fizeram as delícias dos mais pequenos.

www.cm-saovicente.pt

53

educação

dia da criança


DESFILE ECO-MODA No âmbito da comemoração do Dia do Ambiente, a Delegação Escolar de São Vicente em parceria com o Município de São Vicente e com o apoio do Centro de Promoção Cultural de São Vicente, realizaram, na Escola Agrária, o Desfile Eco-Moda O desfile contou com a participação dos estabelecimentos de ensino do Concelho que possuem o galardão do Eco-Escolas, onde os alunos participaram usando roupas feitas com material reciclável, confecionadas por eles mesmos, pelos encarregados de educação e pelos professores.

54

São Vicente • Revista Municipal


educação ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

DIA ECO-ESCOLAS As comemorações do projeto Eco-escolas, tiveram palco na EB1/PE da Vila de São Vicente.

www.cm-saovicente.pt

55


X ENCONTRO RADICAL A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de São Vicente (CPCJ), com o apoio da Câmara Municipal, organizou a 10ª edição do Encontro Radical no Jardim Municipal de São Vicente, destinado a crianças e jovens de toda a Região Autónoma da Madeira. Este concilia a parte lúdica à estratégia de prevenção e divulgação do papel da CPCJ e das entidades que a integram junto da comunidade, salientando o seu papel ativo na Proteção e Promoção dos Direitos das Crianças e Jovens

56

São Vicente • Revista Municipal


No sentido de haver maior equidade na educação das crianças e jovens do nosso Concelho, promovendo a igualdade de oportunidades e prevenindo o insucesso e abandono escolar, a Câmara Municipal decidiu dar continuidade à sua política de apoio às famílias, pelo terceiro ano consecutivo, suportando os custos dos manuais escolares da Pré-escolar e do 1º ciclo, para o ano de 2016/2017, tal como o transporte escolar gratuito para todos os alunos do nosso Concelho. O apoio estende-se aos alunos do 2º, 3º ciclos e secundários, bem como os cursos de formação profissional, com os prémios de mérito que são um reconhecimento pelo empenho dos alunos e também um incentivo ao estudo, promovendo uma competição saudável entre eles.

www.cm-saovicente.pt

57

educação

EDUCAÇÃO PARA TODOS


CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS DE MÉRITO O Executivo Camarário de São Vicente esteve presente na cerimónia de entrega de prémios de mérito, no dia 26 de outubro, aos melhores alunos da Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade, referente ao ano letivo 2015/2016, no referido estabelecimento de ensino. Durante a cerimónia foram assinados dois protocolos, com a Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade e a Câmara Municipal de São Vicente, um protocolo de colaboração de lecionação recíproca ao Curso de Educação e Formação de Floricultura e Jardinagem e outro de cedência de 15 computadores à escola para servir toda a comunidade.

58

São Vicente • Revista Municipal


Realizou-se nos Paços do Município, a cerimónia do Hastear das Bandeiras Verdes e entrega dos certificados Eco-Escolas, pelo trabalho desenvolvido no ano transato, pelas Escolas do 1.º Ciclo, Escola Secundária, Infantário do Bom Jesus e o Centro de Atividades Ocupacionais do nosso Concelho. A cerimónia contou com a presença da Secretária Regional do Ambiente e Recursos Naturais, o Diretor Regional de Educação, a Coordenadora Regional do Programa Eco-Escolas, o Edil Municipal e a comunidade educativa.

www.cm-saovicente.pt

59

educação

Hastear das Bandeiras Verdes


educação

Finalistas 2016 Os finalistas da Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade foram recebidos, dia 9 de dezembro, na Câmara Municipal de São Vicente, pelo Sr. Presidente, José António Garçês e pela Sra. Vereadora Rosa Castanho. Para padrinhos os alunos finalistas convidaram a Sra. Vice-Presidente da Administração da Naturnorte, Jhenny Ferreira e o Sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal, Fernando de Góis.

60

São Vicente • Revista Municipal


O Complexo Balnear de Ponta Delgada recebeu, novamente, o galardão da Bandeira Azul pelo terceiro ano consecutivo, bem como a classificação de “Praia Acessível, Praia Para Todos”, pela segunda vez. A atribuição destes galardões valoriza e reconhece o trabalho desenvolvido pela autarquia, que faz um esforço notório para manter a qualidade ambiental, de segurança e conforto dos banhistas, bem como disponibilizar as áreas de acessibilidade e equipamentos de apoio a cidadãos com mobilidade reduzida, com a particularidade de a partir deste ano, dotar o complexo balnear com uma cadeira anfíbia, que resultou da candidatura efetuada pelo Município e atribuída pela Fundação Vodafone Portugal e pela Agência Portuguesa do Ambiente.

LIMPEZA DO FUNDO DO MAR Iniciativa desenvolvida no âmbito do programa Bandeira Azul 2016 – Atividade “Fresh Waves”, que decorreu no Complexo Balnear da Ponta Delgada, no passado dia 20 de junho.

www.cm-saovicente.pt

61

ambiente

BANDEIRA AZUL


LIMPEZA DO CALHAU JUNTO AO COMPLEXO BALNEAR DA PONTA DELGADA Limpeza do Calhau junto ao complexo balnear da Ponta Delgada. Inserido no projeto “MaRAM – Poluição zero no mar da RAM”, contou com o apoio do Município de São Vicente e a Casa do Povo de Ponta Delgada.

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

CAMPANHA DE VACINAÇÃO O Município de São Vicente realizou, durante o mês de setembro e outubro, campanhas de vacinação anti-rábica, identificação eletrónica, registo e licenciamento de cães e de gatos, a título gratuito, nas três juntas de freguesia do concelho, com o intuito de incentivar e sensibilizar os donos dos animais de companhia com as suas obrigações legais. Estas campanhas de sensibilização traduziram-se na legalização de 215 animais. Amélia França, Médica Veterinária

62

São Vicente • Revista Municipal


A Autarquia de São Vicente aderiu à 7ª edição da iniciativa, “Movimento Plantar Portugal”, no âmbito da Semana da Reflorestação Nacional. Desta forma, no Parque Urbano de São Vicente, foi plantado 1 loureiro e 1 faia.

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

Campanha “Amigo Solidário” A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de São Vicente, aliaram-se à campanha “Amigo Solidário” da empresa Resatlântico, sendo que foi assinado um protocolo de colaboração entre as entidades. Esta campanha consiste na recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos que já não funcionam, sendo que, por cada tonelada recolhida, o projeto social da Junta de Freguesia de São Vicente, “Aconchego Vicentino”, recebe 25€ em forma de vale. Este tipo de equipamentos poderão ser entregues no armazém da Câmara, localizado no Sítio Calhau ou então poderá contactar a Junta de Freguesia ou a Câmara Municipal para agendar uma recolha em sua casa.

www.cm-saovicente.pt

63

ambiente

MOVIMENTO PLANTAR PORTUGAL


EXPO AGRÍCOLA E ARTESANATO A Expo Agrícola e Artesanato de São Vicente, tem lugar todos os domingos, principalmente nos meses de verão, no Sítio do Calhau em São Vicente. Esta exposição tem como principal objetivo promover os produtos agrícolas e artesanato do nosso Concelho e, é também, uma forma de escoar os produtos excedentes de uma agricultura de subsistência praticada pelos agricultores do Concelho. FOTO: Junta de Freguesia de São Vicente // Zélia Benedito

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

EXPO PECUÁRIA Organizada pela Junta de Freguesia de Ponta Delgada com o apoio da Câmara Municipal, a 3ª edição da Expo Pecuária decorreu nos dias 18 e 19 de junho, onde participaram produtores da freguesia e do nosso concelho assim como produtores de diversos pontos da ilha, divulgando a produção de diversas espécies animais e revivendo uma tradição esquecida no norte da ilha, as tosquias. Esta iniciativa tem como objetivo promover o contacto e o conhecimento intergeracional, de todos aqueles que visitam a Freguesia de Ponta Delgada. FOTO: Junta de Freguesia de Ponta Delgada

64

São Vicente • Revista Municipal


Este jantar é realizado com o intuito de homenagear os viticultores pelo seu contributo para o impulso da economia local, sendo São Vicente um dos maiores produtores de vinho da Região.

www.cm-saovicente.pt

65

agricultura

JANTAR DOS VITICULTORES


66

São Vicente • Revista Municipal


agricultura www.cm-saovicente.pt

67


SÃO VICENTE Cup Torneio de futebol infantil que se realiza durante as férias da páscoa, no Estádio dos Juncos, contou com a participação de equipas regionais, nacionais e até internacionais, nesta que foi a sua 5ª edição. FOTO: Foto Canhas // Luis Roberto

68

São Vicente • Revista Municipal


desporto www.cm-saovicente.pt

69


X Rali Município de São Vicente No início de abril de 2016, tivemos a 10ª edição do Rali Município de São Vicente, trazendo muitos aficionados do desporto até o nosso Concelho.

70

São Vicente • Revista Municipal


desporto www.cm-saovicente.pt

71


DOWNHILL A pista das Ginjas recebeu em maio, a prova do Campeonato Regional de Downhill.

FOTO: Bruno Santos

72

São Vicente • Revista Municipal


De forma a proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos do nosso Concelho, nasceu o projeto Dança Sénior, aliando o exercício à alegria da dança. Conta já com um ano de vida e em jeito de celebração, organizou-se o Encontro Regional de Dança Sénior pela Associação Cultural e Desportiva de Boa Ventura com o apoio deste Município, no dia 3 de junho.

www.cm-saovicente.pt

73

desporto

DANÇA SÉNIOR


FESTIVAL DE NATAÇÃO Para encerrar o ciclo de natação do ano letivo 2015/2016, no dia 14 de junho, decorreu o Festival de Natação na Piscina Municipal de São Vicente. Todas as escolas do Concelho participaram e todos os alunos foram brindados com uma mochila e um certificado de participação, oferecidos pelo Município.

74

São Vicente • Revista Municipal


desporto

I PROVA DO CIRCUITO Nacional DE ESGRIMA Decorreu a 21 novembro a 1ª Prova do Circuito Nacional Infantil de Esgrima no pavilhão da Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade, em São Vicente.

www.cm-saovicente.pt

75


SURF E BODYBOARD A Baía dos Juncos foi palco de diversas provas do Surf e do Bodyboard, tais como, a 4ª Etapa do Circuito Regional de Bodyboard, Moche Circuito Regional de Surf 2016 e Bodyboard Girls Experience, sendo que este último trouxe atletas de renome internacional. A 6ª e última Etapa do Moche Circuito Regional de Surf, realizou-se também na Baía dos Juncos no dia 30 de outubro, juntamente com a 3ª e última Etapa do Circuito Regional de SUP Waves 2016. Fotos gentilmente cedidas pela ASRAM - Carina Carvalho

Circuito Regional de Bodyboard

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

Moche Circuito Regional de Surf 2016

76

São Vicente • Revista Municipal


desporto ••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

BODYBOARD GIRLS EXPERIENCE

www.cm-saovicente.pt

77


RÚBEN AFONSO Rúben Afonso, atleta do Clube Naval de São Vicente, sagrou-se em setembro de 2016, campeão nacional de Stand Up Paddle Race (SUP), nas categorias de Race Técnico e Maratona, na Figueira da Foz, depois ter conquistado a medalha de bronze no Campeonato da Europa de SUP Race por equipas, que decorreu em França, no passado mês de junho. No Circuito de Stand UP Paddle (SUP), em outubro de 2015, no Algarve, conquistou quatro pódios (campeão nacional de Sprints), com destaque para os dois títulos de vice-campeão de Portugal, na vertente de Maratona e Race Técnico. Porém, não se ficou por aí, arrecadando a medalha de bronze na disciplina de SUP Waves tendo sido considerado um dos atletas mais completos na edição do circuito. Pelo seu excelente desempenho em diversas provas e por levar o nome do nosso Concelho a provas nacionais e internacionais, foi homenageado pelo Sr. Presidente da nossa edilidade.

78

São Vicente • Revista Municipal


desporto Campeonato Europeu de SUP Race 2016

Rúben Diogo Rodrigues Afonso, desde novo começou a surfar grandes ondas, temerário e aventureiro iniciou-se no Surf aos 14 anos. Atleta de alta competição no Windsurf representou o país em Campeonatos do Mundo e da Europa. REVISTA MUNICIPAL: Viver em São Vicente foi uma opção pessoal ou apenas profissional? O que o fez ficar no nosso Concelho? RÚBEN AFONSO: Já algum tempo que visito o Concelho para praticar Surf, Stand Up Paddle e desfrutar das condições excelentes que este apresenta, mas somente em 2012 é que decidi juntar o útil ao agradável e conciliar a minha atividade profissional com a minha paixão, o surf. São Vicente tem as condições ideais para isso. REVISTA MUNICIPAL: Qual foi a importância do Clube Naval de São Vicente, na evolução da sua carreira desportiva? RÚBEN AFONSO: Residindo em São Vicente fazia mais sentido fazer as minhas atividades aqui no Concelho, representando o clube que se disponibilizou para me ajudar nesse sentido. Aliado a isso, foi implementado um projeto no Clube Naval de São Vicente na área do Surf e SUP, que consiste na criação de atividades nestas modalidades, alargadas àqueles que nos visitam. REVISTA MUNICIPAL: Como é ter o título de campeão nacional de SUP Race? RÚBEN AFONSO: Sinto uma grande satisfação ao vencer o circuito nacional em duas categorias, Race Técnico e Maratona. www.cm-saovicente.pt

Conciliar o trabalho e os treinos não é fácil, mas os desafios agradam-me. REVISTA MUNICIPAL: Este ano participou noutros campeonatos da modalidade? RÚBEN AFONSO: Como atleta da Seleção Nacional, participei no Campeonato Europeu em França atingindo o 7º lugar, como resultado individual em SUP Race Técnico. Quanto maior o desafio, maior o prazer de atingir resultados que me satisfazem e que refletem o meu empenho. Tem sido compensatório mas quero sempre melhorar, e vou trabalhar para isso. REVISTA MUNICIPAL: Como tem corrido a captação de patrocínios/apoios desde que pratica a modalidade? Depois de ser campeão, tem sido mais fácil? RÚBEN AFONSO: Com os títulos não houve grande mudança ao nível dos apoios privados. Por enquanto, não tenho patrocínios. Contei com apoio do Município de São Vicente através do Clube Naval de São Vicente que foram fundamentais para os objetivos alcançados. De outra forma não seria possível. Espero que estes resultados, principalmente estando a representar a Seleção Nacional, possam trazer outras notícias em breve. Pelo menos vou trabalhar para isso. No entanto queria agradecer a todos os que à sua maneira contribuíram para esta vitória. REVISTA MUNICIPAL: Previsões para o futuro? RÚBEN AFONSO: Quero continuar a competir e evoluir. Faz parte de mim, sou uma pessoa muito competitiva. 79


20.º Aniversário das Grutas de São Vicente A 1 de outubro de 2016 celebrou-se os 20 anos da abertura ao público das Grutas de São Vicente. O evento aberto ao público contou com a presença de diversas personalidades entre as quais representantes do Governo Regional da Madeira, da Câmara Municipal de São Vicente, de outros Municípios da Região Autónoma da Madeira, instituições públicas e privadas e entidades ligadas ao turismo regional. Do programa do evento constaram os discursos oficiais, o reconhecimento público e individualizado aos colaboradores das Grutas de São Vicente, uma visita guiada às Grutas, muita animação musical, um beberete e convívio entre os presentes, tendo culminado com um espetáculo pirotécnico e o partir do bolo de aniversário, que abrilhantou ainda mais todo o espaço envolvente tornando-o ainda mais mágico. Fernando Gois, Presidente do Concelho de Administração da Naturnorte

80

São Vicente • Revista Municipal


turismo www.cm-saovicente.pt

81


turismo

ENCONTRO DE PEDESTRIANISMO Conta já com a sua 2ª edição, atraiu muitas pessoas adeptas de caminhadas até ao Chão dos Louros, onde no final, foi realizado um almoço-convívio.

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

ExpoMadeira 2016 // YUBA APP O Município de São Vicente esteve, mais uma vez, presente na Expomadeira, com o propósito de divulgar empresas e produtos locais, foi também uma oportunidade de promover uma parceria entre o Município e a YUBA, uma aplicação (app) para smartphones e tablets, um guia turístico que permite a turistas e locais obterem informações relativamente a espaços de restauração, alojamento, locais turísticos, contactos úteis e importantes acontecimentos municipais.

O Concelho de São Vicente já aderiu ao guia turístico virtual, Visite-nos!

“YUBA, Find it!” 82

São Vicente • Revista Municipal


obras

Obras sociais Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de São Vicente No ano 2015/16, foram elaboradas pela Comissão de Inventariação e de Acompanhamento Municipal e apresentadas nas Reuniões Ordinárias da Câmara Municipal de São Vicente cerca de vinte e uma propostas para realização de obras de apoio social ao abrigo do RM nº305/2007 com as alterações introduzidas pelo RM nº313/2009. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade e até a presente data estão cerca de quinze obras concluídas e seis por concluir. As obras previstas no ato de candidatura são na sua maioria de conservação, nomeadamente a construção de coberturas em telha e a realização de pintura geral, de modo a garantir aos munícipes beneficiários, as condições mínimas de habitabilidade na sua moradia. Dr. Anildo Andrade

Antes

www.cm-saovicente.pt

Depois

83


Antes

84

Depois

São Vicente • Revista Municipal


www.cm-saovicente.pt

obras

Antes

Depois

85


PROGRAMA PARA RECUPERAÇÃO DE IMÓVEIS DEGRADADOS: PRID Entidade Promotora: IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM PRID: É um programa de apoio financeiro a título de empréstimo, destinado a efetuar obras de beneficiação e de conservação das habitações degradadas de famílias economicamente carenciadas da RAM e sem hipótese de recurso ao crédito bancário. Podem candidatar-se a este programa, os proprietários de imóveis degradados ou não o sendo, tendo autorização expressa destes para efectuar as obras. O PRID tem como valor máximo de apoio 14.963,94 euros, independentemente do custo total das obras a realizar. As prestações são comparticipadas pela IHM. Vence juros à taxa de 0% ao ano e é reembolsado em 144 mensalidades, a contar a partir do primeiro dia útil do mês seguinte ao da entrega da última tranche do empréstimo. Cada imóvel só pode ser beneficiado uma única vez, devendo para isso o requerente fazer prova que é a habitação única e permanente do agregado. Este apoio financeiro não contempla segundas residências, ou seja, nem casas de férias nem de fins-de-semana. A Câmara Municipal de São Vicente numa estreita colaboração com os Serviços da Investimentos Habitacionais da Madeira, EPERAM, colabora em todo o ato de procedimento administrativo, desde a instrução dos processos de candidatura até ao acompanhamento das obras previstas no contrato PRID previamente assinado entre esta entidade pública empresarial e o beneficiário. Dr. Anildo Andrade

Antes

86

Depois

São Vicente • Revista Municipal


obras

Antes

Depois

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

Obras PÚBLICAS Ao longo do ano foram efetuadas diversas obras públicas no Concelho. Estas obras que incidem sobretudo em pavimentação de estradas, reconstrução de veredas e caminhos municipais, colocação de varandas e passeios públicos, visam facilitar acessos às habitações, aos terrenos agrícolas e a preservação de património, de modo a permitir e facilitar a atividade agrícola e vitivinícola da população e evitar possíveis acidentes quer pessoais, quer materiais. O principal objetivo é oferecer condições a toda a população, inclusive aos munícipes com maiores dificuldades económicas de desenvolver a sua atividade e facilitar a mobilidade no Concelho, promovendo o bem-estar da população e de quem nos visita.

BOA VENTURA Abate de palmeiras na Igreja Paroquial de Boa Ventura e no Cemitério Municipal.

www.cm-saovicente.pt

87


Atravessamento, Estrada de São Cristovão.

Reparação de levada, Fajã do Penedo.

Construção de casa de banho no bota fumo do Sítio do Pastel.

Recuperação de levada e vereda, Sítio do Pastel

88

São Vicente • Revista Municipal


obras

Colocação de varandas.

www.cm-saovicente.pt

89


Vereda do Cabo da Ribeira.

Reconstrução da levada e colocação de varandas, Lombo dos Ferreiros no Sítio da Travessa.

Recuperação de Vereda da Bica, Sítio da Achada do Castanheiro.

90

São Vicente • Revista Municipal


Abate de palmeira.

obras

Ponta delgada Colocação de grelhas, Estrada das Lombadas.

Colocação de varanda, Caminho dos Lapeiros.

Intervenção na Estrada do Bom Jesus.

Construção de paragem, Estrada Padre Casimiro Freitas Abreu.

Melhoramento de levada e colocação de paragem, Estrada das Lombadas.

www.cm-saovicente.pt

91


Recuperação do miradouro da Beira da Rocha, início e fim dos trabalhos.

Restauro de passagem pedonal na 1ª Lombada, início e fim dos trabalhos.

Intervenção no Caminho da Madeira no Sítio do Tanque, início e fim dos trabalhos.

Recuperação de vereda na 1ª Lombada, início e fim dos trabalhos.

Recuperação de vereda na zona do Reforço, início e fim dos trabalhos.

92

São Vicente • Revista Municipal


Limpeza do Caminho das Quebradas, início e fim dos trabalhos.

Limpeza e poda de árvores do adro da Igreja.

Limpeza do Caminho do Lanço.

Limpeza do estacionamento do Complexo Balnear da Ponta Delgada.

Limpeza do Parque de Merendas da 1ª Lombada.

Limpeza da vereda do Lombinho, início e fim dos trabalhos.

www.cm-saovicente.pt

93

obras

Impermeabilização de levada.


Limpeza no Sítio do Tanque.

Limpeza do Miradouro do Caminho da Maré.

Limpeza do Jardim do Centro de Saúde.

Limpeza do Ribeiro da Fonte.

Muro de suporte da vereda da Chapoeirada.

Instalação de Iluminação no Parque de Merendas, Sítio da 1ª Lombada.

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

SÃO VICENTE Abate de árvore, Sítio da Achada do Til.

94

Abate de palmeira, Livramento.

São Vicente • Revista Municipal


obras

Colocação de Grelhas para águas pluviais.

Grelha de escoamento, Sítio das Feiteiras.

Grelha de escoamento, Sítio do Cascalho.

Instalação de iluminação, na ER 101, entre São Vicente e Ponta Delgada.

Substituição de iluminação (LED), Sítio da Vila e Sítio do Pé do Passo.

www.cm-saovicente.pt

95


Intervenções na rede de abastecimento de águas, reparação de derrames.

Melhoramento de captações da água de abatecimento.

Melhoramento de poço de rega, Fajã da Areia.

Manutenção de corgo, Fajã do Amo.

Limpeza e enrocamento da Ribeira das Ginjas.

96

São Vicente • Revista Municipal


obras

Limpeza e enrocamento da Ribeira da Fajã dos Vinháticos.

Limpeza e melhoramentos na Praia da Poça.

Melhoramento das águas pluviais, Sítio do Pé do Passo, início e fim dos trabalhos.

Melhoramento do acesso e pavimento das Piscinas do Calamar.

Melhoramento de muros de proteção, nos Sítios da Fajã do Amo, Lombo e Vila.

www.cm-saovicente.pt

97


Reconstrução de paragem, Sítio das Ginjas, início e fim dos trabalhos.

Reconstrução de paragens nos Sítios da Fajã dos Vinháticos, Poiso e Ginjas.

Reconstrução de paragem, Achada do Til.

Reconstrução de paragem, Fajã dos Vinháticos.

Colocação de passadeiras no Sítio do Calhau.

Melhoramento de passeios públicos, Sítio da Fajã da Areia.

98

São Vicente • Revista Municipal


obras

Melhoramento de passeio público, Sítio das Feiteiras de Cima.

Melhoramento da drenagem de águas, Igreja Matriz de São Vicente.

Alargamento de estrada, Sítio da Terra Chã.

Pavimentação na Boca da Achada, Ginjas.

Pavimentação da vereda e do Caminho Rural da Fajã de Cima.

Pavimentação de estrada entre o Foro e Lombo da Achada.

www.cm-saovicente.pt

99


Colocação de placas de identificação no Sítio da Vila.

Colocação de varanda, Vila.

Colocação de Ecopontos no Sítio da Achada do Til e do Sítio do Poiso.

Colocação de Ecoponto, Fajã do Amo.

Ponte de acesso à estrada da Moitada, Ginjas.

Regularização de buraco na estrada da Ribeira Grande, início e fim dos trabalhos.

Colocação de varandas, Sítios da Fajã das Corvas e do Lombo do Cravo.

100

São Vicente • Revista Municipal


obras

Colocação de varanda no Sítio da Achada do Til.

Colocação de varanda, Sítio do Pé do Passo.

Colocação de varanda no Sítio dos Lameiros.

Colocação de varanda no Sítio do Lombo.

Colocação de varanda no Sítio do Lombo da Achada.

Colocação de varanda no Sítio do Lombo da Achada.

Pavimentação e Recuperação de Veredas, São vicente Recuperação da vereda da Achada no Sítio das Ginjas.

www.cm-saovicente.pt

101


Recuperação da Vereda da Terra Velha, Cabo da Vargem, Rosário, início e fim dos trabalhos.

Recuperação da Vereda dos Barrancos, Sítio do Rosário, início e fim dos trabalhos.

Recuperação da Vereda das Fontes, Sítio do Rosário, início e fim dos trabalhos.

102

São Vicente • Revista Municipal


obras

Recuperação da Vereda da Ribeira da Feiteira, Sítio da Achada do Til.

Recuperação de vereda e levada, Sítio da Fajã das Corvas, início e fim dos trabalhos.

Recuperação de vereda e levada, Sítio dos Barros, Ginjas, início e fim dos trabalhos.

www.cm-saovicente.pt

103


Recuperação da Vereda do Aficeiro, Sítio da Achada dos Judeus.

Recuperação de vereda, Sítio da Fajã dos Vinháticos (Foro), início e fim dos trabalhos.

Recuperação de vereda, Sítio da Fajã dos Vinháticos, início e fim dos trabalhos.

104

São Vicente • Revista Municipal


obras

Recuperação de vereda, Sítio da Fajã dos Vinháticos, início e fim dos trabalhos.

Recuperação de vereda do Fundo da Ladeira, Sítio das Ginjas.

Recuperação de uma vereda, Sítio das Ginjas, início e fim dos trabalhos.

www.cm-saovicente.pt

105


Recuperação de vereda no Sítio das Ginjas de Baixo.

Recuperação de vereda no Sítio Barros.

106

São Vicente • Revista Municipal


obras

Recuperação de vereda, Lombo de Baixo, início e fim dos trabalhos.

Recuperação de vereda, Sítio do Loural, início e fim dos trabalhos.

Recuperação de vereda, Sítio da Ribeira Grande.

www.cm-saovicente.pt

107


Recuperação do Caminho do Povo Miúdo, Sítio da Ribeira Grande.

Recuperação de vereda, Sítio da Achada, Ginjas.

Recuperação de vereda e colocação de varanda, Furna.

Recuperação de vereda, Sítio do Lanço.

Pavimentação de vereda e drenagem de água, Sítio da Achada dos Judeus.

108

São Vicente • Revista Municipal


obras

Pavimentação da Estrada do Lombo da Achada dos Judeus.

Recuperação da Vereda da Achada.

••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••••

Construção e reconstrução de fontenários Caminho das Fontes, Boa Ventura.

Sítio do Lombo do Garcês, São Vicente.

Lombo dos Ferreiros, Travessa, Boa Ventura.

Sítio do Rosário, São Vicente.

Vereda do Pastel, Boa Ventura.

As obras públicas e sociais por concluir serão apresentadas na próxima edição da Revista Municipal.

www.cm-saovicente.pt

109


hora do conto Freguesia de São Vicente repleta de lindos encantos plantados no coração da Laurissilva, com encostas e picos aos altos e baixos, que começa à beira-mar por encosta acima e vem terminar ao mar, formando um vale, o vale de São Vicente. Segundo um livro que li e que narra a chegada das primeiras pessoas à Madeira, que desembarcaram nas praias de São Vicente, estes viajantes logo se aperceberam que a nossa freguesia tinha aspeto de um vale, como a terra de onde vinham, que se chamava São Vicente e assim apelidaram a nossa freguesia com o nome de São Vicente. Também conta a história que quem vem a São Vicente encontra sempre boa gente. Gente alegre, trabalhadora, inteligente e sempre de braços abertos para receber quem por cá passa ou nos visita. O nosso valente povo labutou com quantas forças tinha para cultivar terrenos, abrir caminhos e veredas que dão acesso aos terrenos e às serras. Aqui perto da minha casa temos um caminho que sobe a serra com nomes muito engraçados, dos quais, Caminho do Pé da Rocha, Latadinha, Pico Salgomes ou Poio de João Gomes, Furna do Pança, Pé-da-Rata, Vista do Alecrim e Eira da Rocha. A Eira da Rocha é um lugar onde toda a gente descansa um pouco e fica com vista para toda a freguesia, também aí o caminho divide-se em dois, o lado esquerdo caminha para o sítio Dentro dos Corgos, onde há terrenos e armazéns, onde se plantavam semilhas e tinha muitas árvores de fruto como Pereiros e Nogueiras. A outra continuação do caminho sobe para a Cova de António Pontes e aí havia a Poça, uma pequena nascente de água onde as pessoas matavam a sede e não só, pois também coziam o comer quando por lá trabalhavam e também para usar no sulfato que tratavam as semilhas. O caminho não pára aí, poucos minutos a andar, logo se chega à Beicinha do Diabo. Neste lugar existe uma grande pedra, na margem do caminho, com forma de uma cabeça com olhos, nariz e boca. Talvez esculpida pelos homens que iam à serra buscar lenha. Quando as pessoas passavam junto à dita cabeça metiam-lhe um pauzinho na boca e diziam “fuma Diabo”. Daí para cima o caminho e os nomes continuam. Este caminho vai sempre subindo até ao Paul da Serra e ao Til da Ribeira. Na nossa freguesia e no nosso concelho há muitos caminhos e veredas que, antigamente, eram o ponto de encontro para os namorados se falarem escondidos dos pais e familiares pois nesse tempo os pais eram muito rigorosos com os filhos. À noitinha as raparigas enganavam os pais, diziam que iam à fonte buscar água, tudo desculpas para terem os seus casos amorosos. Hoje em dia tudo mudou. Já não se vê namorar às escondidas porque a maioria dos rapazes e raparigas têm carro e com as boas estradas que há em toda a ilha, os namorados preferem dar uma voltinha por aí. Portanto, hoje em dia tudo mudou para melhor. 110

São Vicente • Revista Municipal


Quero divulgar que no sítio da Fajã do Amo, entre os caminhos e veredas temos três caminhos com o mesmo nome, chama-se Caminho da Beira dos Pinheiros. Todos estes três caminhos vão bater ao Miradouro mais vistoso da nossa freguesia que fica sobranceiro à Igreja Matriz da Vila. Este miradouro é muito visitado pelos turistas e por todos os que se apercebem da famosa vista que tem. Desde a Vila ao Pico da Cova, Capela da Nossa Senhora, passando pelos Lameiros, sempre a subir, vai até a Boca da Encumeada que está de mãos dadas com a Bica da Cana, Beira do Paul da Serra, descendo o Caramujo e sempre costa a baixo, estendendo as suas ramadas verdejantes que embelezam o nosso vale campestre. Desde as serras até à praia, onde o mar quase sempre está revolto, com grandes ondas brancas que parecem lenços brancos a acenar e a dizer “eu vou, mas ei de voltar”. A freguesia de São Vicente, desde a Encumeada, encosta a baixo, todos os passos são dados dentro do coração da Laurissilva. Dentro deste grande coração, nasceram os corações de tanta gente humilde e inteligente que sabe trabalhar para o bem de toda a gente. Vou terminar esta minha narrativa com um grande abraço a todas as pessoas do nosso concelho que trabalharam para poder dar uma vida mais digna a todos os que por aqui vivem. Fim.

Foto gentilmente cedida pela autora

Celeste Silva Nascida a 17 de novembro de 1948 no sítio da Fajã do Amo, São Vicente www.cm-saovicente.pt

111


São Vicente

AGenda cultural fevereiro • abril • 2017

26 de fevereiro:

Desfile de Carnaval na Vila de São Vicente • 15h00;

Até 10 de março:

Exposição de Fotografia, Rugas de Sabedoria, de Guida Teixeira, no Centro de Promoção Cultural de São Vicente;

10 de março:

Dia da Escola Básica e Secundária Dona Lucinda Andrade;

21 de março:

Exposição Usos e Costumes, da Casa do Povo de Boa Ventura Até 28 de abril, no Centro de Promoção Cultural de São Vicente;

19 a 26 de abril:

Semana Cultural de Ponta Delgada; Outros eventos: XI Rali de São Vicente • 7 e 8 de abril // São Vicente Cup 2017 • 12 a 15 de abril. A informação incluída nesta agenda é da responsabilidade das entidades organizadoras. A programação dos eventos pode vir a ser alterada por motivos alheios à CMSV.

desporto a praticar no Concelho: Associação Cultural e Desportiva de Boa Ventura Futebol de Veteranos // Dança Sénior. Associação Cultural e Desportiva de São Vicente Futebol // Futsal // Esgrima. Associação Desportiva e Recreativa de Ponta Delgada Kaiakes // Zumba. Clube Naval de São Vicente Bilhar // Bodyboard // Bridge // Pesca desportiva // SUP // Surf // Trail // Aeróbica Caminhadas // Natação // Zumba. VAlOUR FC Atletismo // Badminton // Basquetebol // BTT // Ciclismo // Ténis de mesa Desporto para todos.

Profile for C.M. São Vicente

Revista Anual do Município de São Vicente 2016  

Revista Anual do Município de São Vicente 2016

Revista Anual do Município de São Vicente 2016  

Revista Anual do Município de São Vicente 2016

Profile for cmsv1
Advertisement