Page 1

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013


DIRECTOR João Lourenço COORDENAÇÃO E REDACÇÃO Rute Basílio rute.basilio@cm-santacombadao.pt

GRAFISMO E PAGINAÇÃO Luís Lima luis.firmino@cm-santacombadao.pt

“A verdade é como o Sol. Ela permite-nos ver tudo, mas não deixa que a olhemos.” Victor Hugo (politico, poeta e dramaturgo Francês do Séc. XIX)

FOTOGRAFIA Arquivo da Câmara Municipal PROPRIEDADE Câmara Municipal de Santa Comba Dão EXECUÇÃO Gabinete de Comunicação e Imagem gab.comunicacao@cm-santacombadao.pt

MORADA Largo do Município, n.º 13, 3440 - 337 Santa Comba Dão TELEFONE: 232 880 500 / FAX: 232 880 501 2

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

Os meses de Julho, Agosto e Setembro, são, tradicionalmente, meses em que as festas e festivais acontecem por todo o País. Santa Comba Dão, a Cidade Concelho, não foge a esta regra e em cada uma das nove freguesias, as associações, as comissões de festas, as comissões paroquiais ou grupos de cidadãos organizados, apostam na animação dos fins de semana, aproveitando a visita dos nossos emigrantes que, saudosos das tradições da nossa terra, aproveitam até à hora do regresso, o convívio e o reencontro com familiares e amigos, dando um dinamismo adicional aos lugares onde nasceram. Nestas alturas é difícil à Câmara Municipal dar respostas atempadas a todas as solicitações. Ou porque os meios não são suficientes para satisfazer todos os pedidos, ou


porque os funcionários são em número mais reduzido por via das férias a que também têm direito, ou ainda porque, nestas alturas há uma preocupação adicional na limpeza de bermas e caminhos, para que, quem nos visita, se sinta bem e confortável, o que constitui mais uma ocupação para os meios disponíveis nos serviços municipais. Curiosamente, sendo o Santacombadense um observador atento e critico contundente de tudo quanto, na sua opinião, não está conforme os parâmetros que exige, a quem tem a responsabilidade de gerir o Município, as palavras de conforto e de elogio vêm de quem nos visita. E, não raras vezes, são também os emigrantes que apreciam as sucessivas mudanças que, um pouco por todo o concelho, vão acontecendo. Somos, realmente, um povo exigente! Um povo que obriga quem elegeu, a estar sempre atento aos pormenores. Somos um povo que pretende o melhor para a sua terra e que não perdoa a quem o engana! Constatar este facto, é meio caminho andado para que, os eleitos, sejam eles da Junta de Freguesia ou da Câmara Municipal, estejam em permanente sobressalto e tentem, por todos os meios ao seu dispor, resolver os problemas que lhes colocam. Este nível de exigência obriga-nos a ser melhores, a estar sempre despertos e atentos, de modo a que as respostas sejam céleres. Quando isso não é possível, só há um caminho: dizer a verdade, mesmo que ela seja incómoda, mesma que ela não seja aceite pelo destinatário. A frase que dá o mote a este editorial, é bem significativa da forma como o ser humano encara a verdade: nem sempre a conseguimos olhar! Nem sempre queremos que nos choquem com a verdade! Nem sempre ficamos resignados com ela! Victor Hugo, conhecido poeta e dramaturgo, mas também politico Francês do século XIX, diz-nos que se olhar-

mos directamente a verdade, ela, tal como o sol, pode encadear-nos e não permitir que a aceitemos. Pode, inclusivamente, “queimar-nos”, sendo habitual que, quem é sério e verdadeiro, nem sempre seja olhado com o respeito merecido. Talvez porque o emigrante que nos visita esteja mais habituado a conviver diariamente com a verdade dura e crua da vida, tenha outra percepção do que é, e de como está, a sua/nossa Terra, seja a razão por que é deles que esperamos a verdade! A todos os Santacombadenses sem excepção, desejo um óptimo Verão e àqueles que nos visitam faço votos para que tenham umas boas férias e um bom regresso aos Países onde trabalham.

Até Breve!

João Lourenço

Este texto foi escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico. EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

3


Bibliotecas dos Centros Escolares

A Guerra dos Números

As Bibliotecas dos Centros Escolares do concelho de Santa Comba Dão receberam mais uma apresentação do espectáculo A Guerra dos Números, uma adaptação do conto infantil escrito por Juan Darién e dinamizado pela Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão. Esta segunda apresentação, realizada em parceria com as Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, destinou-se aos alunos do primeiro ano do ensino básico que, através deste espectáculo elaborado com o recurso a diálogos, bonecos de esponja e montagens multimédia como o vídeo e efeitos sonoros, tiveram a oportunidade de aprender matemática de forma lúdica. 4

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

Ecopista do Dão Acolheu o Convívio Desportivo do Cicloclube Pedais do Dão

O Cicloclube Pedais do Dão concretizou mais uma actividade inserida no seu plano anual e que teve como objectivo proporcionar um dia de convívio e desporto. A cumplicidade desta associação com a Escola de Ciclismo “O Pinguinzinho” proporcionou a participação dos jovens atletas no treino habitual, desta feita efectuado em plena Ecopista do Dão.


“Viver e Conhecer a Natureza em Santa Comba Dão” nos Centros Escolares

Casa da Cultura Acolheu MOMENTOS

A Biblioteca Municipal Alves Mateus, em parceria com o Gabinete Florestal, o Gabinete do Ambiente / Espaços Verdes e o Posto de Turismo de Santa Comba Dão, dinamizou a actividade “Viver e Conhecer a Natureza em Santa Comba Dão” destinada aos alunos do terceiro ano dos centros escolares. A actividade, composta por uma exposição no átrio dos Centros Escolares com as diversas espécies da flora e fauna concelhia e por uma acção de sensiblização para protecção e prevenção do meio ambiente concelhio dinamizada pela técnica do Gabinete Florestal da Câmara Municipal teve como objectivos principais sinalizar o Dia da Árvore e melhorar a atitude cívica da comunidade escolar para a preservação ambiental e espécies autóctones.

A exposição de pintura MOMENTOS, constituída por 19 quadros de pintura a óleo que espelham a sensibilidade, criatividade e visão de Hugo Almeida, artista autodidacta residente em Sátão, esteve patente no Átrio e no Foyer da Casa da Cultura de Santa Comba Dão.

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

5


Cine-Teatro da Casa da Cultura Recebeu a Peça de Teatro O Incorruptível

O Incorruptível subiu ao palco da Casa da Cultura de Santa Comba Dão numa iniciativa da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão que contou com o apoio da Câmara Municipal. A peça de teatro resultante de uma parceria entre A Barraca e a Casa das Cenas, conduzido pelos actores Jan Gomes e Jozé Sabugo tem como tema principal a corrupção no meio político sob a forma de sátira, contando a história de Anthôunio, um político que deseja ser corrupto mas que tem a infelicidade de não ser convidado para enveredar por esse ramo.

Cine-Teatro da Casa da Cultura Recebeu Oficina de Contação de Estórias

O Cine-Teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebeu a Oficina de Contação de Estórias - O Importante é Contar Com a Amizade, uma iniciativa da Expressart’ – Escola d’ Artes do Município de Santa Comba Dão. Esta Oficina, promovida pela Casa das Cenas em parceria com a companhia A Barraca, e conduzida por Jozé Sabugo, responsável pela concepção e direcção da mesma, teve como principais objectivos dotar os participantes de técnicas inovadoras de criação de pequenas estórias, avivando memórias de infância ou estórias de livros.

6

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013


Do Estado Novo ao 25 de Abril em Tabuaço

Comemorações do 25 de Abril

O Agrupamento de Escolas de Tabuaço recebeu a apresentação do espectáculo Do Estado Novo ao 25 de Abril, uma produção da Expressart’. O espectáculo, realizado no âmbito da disciplina de História e, aproveitando as comemorações do 25 de Abril, aconteceu em duas sessões destinadas aos alunos do 6º e 9º anos respectivamente. A retrospectiva histórica foi constituída pela apresentação de diversos documentários que incluem discursos de Oliveira Salazar e de intervenientes no 25 de Abril, acompanhados por formas animadas em multimédia constituídas por teatro de marionetas, música e projecção de imagens.

O Largo do Município recebeu as Comemorações Oficiais do 25 de Abril no concelho de Santa Comba Dão que contaram com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão. A tradicional cerimónia do hastear da bandeira contou com as presenças de Salvador Massano Cardoso, Presidente da Assembleia Municipal de Santa Comba Dão, João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal e de Lauro Gonçalves. Na assistência estiveram presentes os restantes vereadores da Câmara Municipal, Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho e deputados da Assembleia Municipal.

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

7


Largo do Município Recebeu a Edição de Primavera da III Feira à Moda Antiga O Largo do Município de Santa Comba Dão recebeu a Edição de Primavera da III Feira à Moda Antiga, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão através do Sector Cultural da Autarquia. Tal como nas edições anteriores, esta edição da Feira à Moda Antiga contou com a recriação de um mercado à moda antiga no qual se pretenderam demonstrar as formas de vida, a cultura e as tradições do concelho no século XIX, através dos diversos postos de venda de artesanato, gastronomia e produtos agrícolas. O evento contou com um programa cultural variado dinamizado por algumas das associações participantes e pelos alunos do jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão.

8

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013


Caminhada Passo a Passo Contra a Violência Por iniciativa da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Santa Comba Dão realizou-se uma caminhada no âmbito da Campanha de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, promovida pela Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens. Enquadrada na comemoração do mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância a caminhada sob o lema: ”Passo a Passo Contra a Violência” contou com as presenças de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e de António José Correia Vice-Presidente da Autarquia e Presidente Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Santa Comba Dão. A iniciativa contou com a colaboração da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e da APDEF – Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física juntando cerca de uma centena de participantes.

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

9


A Profiacademus Participou na III Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo de Oliveira do Hospital A Profiacademus participou na III Feira do Emprego, Formação e Empreendedorismo promovida pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e pelo CLDS/TEAR – Contrato Local de Desenvolvimento Social de Oliveira do Hospital. Inserida na III Edição da Iniciativa Competências para o Desenvolvimento, esta Feira de Emprego decorreu no Largo Ribeiro do Amaral proporcionando aos visitantes o contacto com o sector empresarial e com entidades formativas com vista à sua inserção laboral e à sua qualificação. A Profiacademus participou nesta Feira de Emprego com o objectivo de diversificar o seu público-alvo e promover e dinamizar a instituição de ensino dando a conhecer o material promocional do estabelecimento de ensino como panfletos, t-shirts, porta-chaves e chinelos, bem como algumas das actividades que têm sido desenvolvidas no âmbito do curso de Animador Sócio-Cultural.

10

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

Pista Rodoviária nos Centros Escolares de Santa Comba Dão

Os alunos do terceiro e quarto anos de escolaridade dos Centros Escolares do concelho de Santa Comba Dão participaram na actividade Pista Rodoviária, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão em parceria com a Secção de Programas Especiais da GNR – Escola Segura e que contou com a colaboração da Câmara Municipal. A actividade, dividida em componente teórica e componente prática decorreu ao longo da tarde e teve como objectivos centrais sensibilizar os alunos em realção às regras básicas de segurança rodoviária.


Cine-teatro da Casa da Cultura Recebeu a

Gala Anual da Liga Portuguesa Contra o Cancro

O Cine-teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebeu a Gala Anual a Favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através do seu Sector Cultural e do Grupo de Voluntariado Comunitário local. A Gala contou com as participações do Agrupamento de Escuteiros de Santa Comba Dão, do Coro D. Pedro de Cristo de Coimbra e da Expressart’ – Escola d’Artes do Município. Esta III Gala a Favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro foi pautada por momentos de dança, de música e projecção de um filme relativo às actividades desempenhadas pela Liga Portuguesa Contra o Cancro. As receitas de bilheteira angariadas neste espectáculo reverteram a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

11


Estratégia Empresarial em Tempos Difíceis Realizou-se no Cota Máxima Realizou-se, no Espaço de Eventos do restaurante Cota Máxima em Santa Comba Dão, um jantar-debate subordinado ao tema “Estratégia Empresarial em Tempos Difíceis” promovido pela Câmara Municipal, através do seu Gabinete do Investidor, em parceria com a Stratbond Consulting,

A Casa da Cultura Encheu-se Para o 4º Concurso de Vestidos de Chita

Neste jantar-debate, conduzido Fernando Carvalho, Professor Auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e que contou com a presença de Fernando Cruz, Vereador da Câmara Municipal e de cerca de quarenta empresários da região, foram abordadas diversas temáticas relacionadas, sobretudo, com as dificuldades que as empresas atravessam actualmente, nomeadamente, no que se refere à deterioração dos indicadores financeiros e dos indicadores de performance.

O Cine-teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão encheu-se de muita cor, alegria e glamour para a quarta edição do Concurso de Vestidos de Chita, uma iniciativa da Câmara Municipal, através do seu Sector Cultural, e que contou com a presença do seu Presidente, João Lourenço. 12

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013


Ao longo da tarde, o muito público presente na sala de espectáculos teve a oportunidade de assistir a um desfile de vestidos em chita que pretendeu recriar a moda dos anos 40 do século passado em duas fases: o desfile dos participantes na categoria A, destinado a crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos e o desfile dos participantes da categoria B com idade igual ou superior a 13 anos.

Participaram neste 4º Concurso de Vestidos de Chita as alunas do jardim-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, o grupo da Santa Casa da Misericórdia de Amarante, o grupo do Lar D. Camille da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, o grupo do CANAG – Centro de Actividades de Nagozela e participantes individuais.

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

13


Oficina Modo de Produção

Agrícola e Agricultura Sustentável O Espaço de Eventos do Restaurante Cota Máxima foi o local escolhido para receber a Oficina de Trabalho - Modo de Produção Agrícola e Agricultura Sustentável - Produção Integrada, Produção Biológica e Protecção Integrada, uma iniciativa da ADICES - Associação de Desenvolvimento Local, em colaboração com o Município de Santa Comba Dão, no âmbito do projecto de cooperação “Portugal Rural”. A acção, direccionada a agricultores, produtores e interessados nesta temática, teve como objectivos principais abordar os principais Modos de Produção Agrícola e a Importância de uma Prática Agrícola Sustentável.

O Teatro Invadiu a Casa da Cultura O Cine-teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebeu a peça de teatro Pistolas, Pilantras e Problemas, uma produção da Associação Cultural Porta 27 com interpretação de Ivo Luz e Tiago Lourenço. Numa abordagem intimista, e em registo humorístico, os actores interpretaram textos originais de Suzanna Rodrigues que relatam um conjunto de situações vividas pelas personagens, actores na história, que, por sua vez,

encarnam outras personagens que tentam, por todos os meios, resolver os problemas que as atormentam de forma racional. Para além da interacção entre os dois protagonistas da história, esta peça fez-se, também, com recurso a meios multimédia como a projecção de imagem em tela e com a interacção com o público presente na sala. 14

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013


Expressart’ nas Creches Particulares do Concelho

CelebrAÇÃO Do Dia da Criança

A convite do Centro Paroquial de Bem-Estar Social do Vimieiro e do Centro de Bem-Estar Social Professor Oliveira Costa de Pinheiro de Ázere, a Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão dinamizou um conjunto de actividades lúdicas com vista à Comemoração do Dia Internacional da Criança. Nesta actividade, integrada no plano anual da Escola d’Artes e destinada aos alunos das creches particulares do Vimieiro, Pinheiro de Ázere e Berçário de Santa Comba Dão, o palhaço Pipoca fez uma visita às diversas instituições com o intuito de animar os alunos com jogos lúdicos e brincadeiras das quais se destacaram as pinturas faciais, a modelagem de balões ou o jogo da montanha russa.

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

15


Cave da Casa da cultura

Feira de Artesanato

A sétima edição da Feira de Artesanato de Santa Comba Dão teve lugar na Cave da Casa da Cultura com o objectivo de promover o artesanato genuinamente português e contou com as participações de artesãos da região e do concelho. A abertura oficial da Feira de Artesanato decorreu com as presenças de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e de Fernando Cruz, Vereador da Autarquia que visitaram os diversos expositores e artesãos inteirando-se das diversas formas de artesanato e meios de produção apresentados.

2º Concurso Municipal de Ideias de Negócio

Hot & Cold (Spoon) FOI O VENCEDOR

O Cine-teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão foi palco da segunda edição do Concurso Municipal de Ideias de Negócio | Escolas Empreeendedoras da CIM Dão Lafões, da Comunidade Intermunicipal Dão Lafões, através da Rede Regional de Empreendedorismo Dão Lafões, em colaboração com a Câmara Municipal. Tal como na edição anterior, este concurso realizou-se com o intuito de promover o espírito empreendedor dos jovens da região, estimulando o trabalho em equipa entre alunos, professores e empresas. A iniciativa contou com o apoio da GesEntrepreneur, do Mais Centro – Programa Ocupacional Regional do Centro, do QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia. O projecto vencedor foi promovido por Miguel Ribeiro, André Trindade e Carlos Santos do 10ºD da Escola Secundária/3, sob a orientação da docente Manuela Marques.

16

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013


Casa dos Arcos Recebeu a Feira do Livro O rés-do-chão da Casa dos Arcos recebeu a 5ª edição da Feira do Livro, uma iniciativa da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através da Biblioteca Municipal Alves Mateus, que contou com a co-organização da Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD), do Agrupamento de Escolas local e da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão. “Livros e Leituras na Casa dos Arcos” foi o nome escolhido para a edição deste ano da Feira do Livro, que contou com as participações de Filipa Duarte e de Aurora Gaia no Cantinho do Autor, com exposições de trabalhos de alunos do Agrupamento de Escolas e da Profiacademus e com a colaboração das papelarias O Kioske e School & Office e da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão. A Feira do Livro de Santa Comba Dão teve, ainda, um dia dedicado à comunidade escolar do concelho e uma acção dedicada aos utentes de diversas Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS’s) do concelho dinamizada pela Universidade Sénior local e pelos animadores do Lar de São José de São João de Areias.

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

17


Concurso de Leitura Concelhio

Entrega de Prémios

A entrega de prémios e diplomas de participação do Concurso de Leitura Concelhio, uma iniciativa dinamizada pela Rede de Bibliotecas Concelhia, com o apoio da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, do Agrupamento de Escolas, do Plano Nacional de Leitura, da Rede de Bibliotecas Escolares e da Biblioteca Municipal Alves Mateus, decorreu no rés-do-chão da Casa dos Arcos. Um momento musical antecedeu a entrega dos prémios e diplomas, inserida na programação da Feira do Livro, distinguindo-se os alunos que, após as respectivas fases de qualificação realizadas ao longo do ano, se apuraram para a final deste concurso e que se destacaram ao nível do primeiro, segundo e terceiro ciclos do ensino básico e ao nível do Ensino Secundário.

18

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

Santa Comba Dão Co

O Dia mun em S inaug reram cultu

Do p espa um d conc ficaç

A ina ment parte de Salvador Massano Cardoso, Presidente da Assemble de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal com a pr Autarquia, Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, d entidades oficiais.

Após os discursos de inauguração, os convidados efectuaram um sinal ção o ba D

A cer tou c sano Muni da C da F e an aos s Dão q dial c depó rial a


Comemorou o 10 de Junho

a de Portugal, de Camões e das Conidades Portuguesas foi comemorado Santa Comba Dão com um conjunto de gurações e homenagens que decorm ao longo da manhã e um programa ural que aconteceu ao longo da tarde.

Festa de Final de Ano Lectivo do CEC na Casa da Cultura O Cine-teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão recebeu a festa de finalistas dos alunos do ensino préescolar e do primeiro ciclo do Centro Escolar do Centro.

programa constou a inauguração do aço de rés-do-chão da Casa dos Arcos, dos edifícios mais emblemáticos do celho que foi alvo de obras de requalição e refuncionalização.

auguração contou com o descerrato de uma lápide comemorativa por eia Municipal de Santa Comba Dão e resença dos restantes vereadores da deputados da Assembleia Municipal e

ma visita pelo espaço requalificado aslando, ao mesmo tempo, a inauguraoficial da Feira do Livro de Santa ComDão patente nas galerias do espaço.

rimónia do hastear da bandeira, concom as presenças de Salvador Maso Cardoso, Presidente da Assembleia icipal e de João Lourenço, Presidente Câmara Municipal e com a actuação Fanfarra dos Bombeiros Voluntários ntecedeu a cerimónia de homenagem soldados do concelho de Santa Comba que perderam a vida na I Guerra Muncom o descerrar de uma lápide e pelo ósito de uma coroa de flores no memoaos combatentes.

A tarde, composta por teatro, dança, música e canto contou com a participação da Universidade Sénior de Santa Comba Dão, de um grupo de encarregados de educação e dos alunos finalistas das salas amarela, verde e azul, dos alunos do 4º ano. No final das apresentações, procedeu-se à entrega das bengalas e livros de curso a todos os alunos finalistas.

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

19


Festa de Final de Ano das AEC

Aconteceu na Casa da Cultura

O Cine-teatro da Casa da Cultura foi o palco escolhido para a Audição de Finalistas dos alunos do quarto ano de escolaridade dos centros escolares do concelho, uma organização da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, do Agrupamento de Escolas local e do CMAD - Conservatório de Música e Artes do Dão com a colaboração da APDEF – Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física e da empresa Aventuris que colaborou na caracterização dos alunos em palco. 20

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013


A audição contou com a presença de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, de António José Correia, Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Educação da Autarquia, de Rigoberto Correia, em representação da Direcção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, de Paulo Gomes, Coordenador Pedagógico do Conservatório de Música e Artes do Dão, de Madalena Dinis, Directora do Agrupamento de Escolas e das Coordenadoras dos Estabelecimentos de Ensino.

Na Audição de Finalistas deste ano, realizada no âmbito das Actividades de Enriquecimento Curricular de Música, Actividade Física e Desportiva e Inglês, os alunos encarnaram personagens de animação interpretando danças, canções, momentos teatrais e coreografias, inspiradas em temas da Disney dos filmes: O Corcunda de Notre Dame, Pocahontas, Aladino, A Pequena Sereia, A Bela e o Monstro e O Rei Leão. EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

21


Estádio Municipal Recebeu Torneio de Encerramento de Época O Estádio Municipal Dr. Orlando Mendes, em Santa Comba Dão recebeu o Torneio de Encerramento de Época da Associação de Formação Desportiva “O Pinguinzinho” que contou, este ano, com a organização conjunta e participação do Grupo Desportivo Santacombadense. O torneio envolveu um total de 27 equipas divididas pelos seguintes escalões: Juniores Sub-19, Iniciados Sub-15, Infantis Sub-13, Infantis Sub12, Benjamins Sub-11, Benjamins Sub-10 A, Benjamins Sub-10 B, Traquinas Sub-9, Traquinas Sub-8 e Petizes Sub-7.

22

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

no Largo da Feira Semanal

Marchas Populares

O Largo da Feira Semanal, em Santa Comba Dão, recebeu os tradicionais desfiles das marchas populares em honra de Santo António e de São Pedro, uma organização da Junta de Freguesia local que contou com o apoio da Câmara Municipal. Para a celebração das festas em honra de Santo António marcaram presença diversos grupos de marchantes do concelho: Marcha Infantil, Marcha do Coval, Marcha do Bairro Alto, Marcha do Bairro de Serrado, Marcha da Freguesia de Óvoa e Marcha PonFoRro (Ponte da Praça, Fomento e Rossio). Na noite de São Pedro, aos grupos de Santa Comba Dão, juntaram-se a Marcha Infantil de Pinheiro de Ázere bem como a Marcha da Praia da Barra de Aveiro que, a marcou presença a convite da organização do evento.


CLAS Conselho Local de Acção Social

ReuniÃO no Auditório Municipal

O Auditório Municipal de Santa Comba Dão recebeu a Sessão Plenária do Programa Rede Social do Conselho Local de Acção Social. Da ordem de trabalhos estipulada para esta reunião destacaram-se três pontos essenciais: a apresentação do projecto de candidatura do Centro Social e Paroquial de São Joaninho ao PRODER, a apresentação do protocolo assinado entre a Segurança Social e a Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão e, ainda, a apresentação do Decreto-Lei que prevê a realização de actividade socialmente útil por parte dos beneficiários do RSI – Rendimento Social de Inserção.

Santa Comba Dão Recebeu o 2º Encontro de Escolas de Ciclismo Santa Comba Dão recebeu a segunda edição do Encontro de Escolas de Ciclismo, uma iniciativa da Secção de Ciclismo da Associação de Formação Desportiva “O Pinguinzinho” e da ACA - Associação de Ciclismo de Aveiro. Tal como na primeira edição, este Encontro de Escolas de Ciclismo decorreu, junto ao Estádio Municipal Dr. Orlando Mendes com a realização de diversas provas.

Para além da componente desportiva e de competição este evento pretendeu, ainda, divulgar e promover a prática do ciclismo na região e demonstrar o trabalho que tem sido realizado pelas diversas escolas do país que participaram na iniciativa. EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

23


RAMPIT Apresentado no Centro Cultural da Malaposta em Odivelas Integrado no MOSTRA-TEatro 2013 (Festival de Teatro Amador), a associação Sempre Sobre Rodas, com o apoio da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e da Profiacademus, apresentou o espectáculo RAMPIT, no auditório principal do Centro Cultural da Malaposta em Odivelas.

Expressart’ Participou na Academia Artística de Verão A Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão participou na Academia Artística de Verão promovida pela Filarmónica de Santa Comba Dão em colaboração com o Agrupamento de Escolas dinamizando workshops de Dança, Dança Criativa, Língua Gestual e Atelier de Artes Plásticas. Esta Academia Artística teve lugar nas instalações da Escola Básica 2/ 3 de Santa Comba Dão promovendo ateliers em diversas áreas com vista à ocupação de tempos livres de crianças e jovens. 24

EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013


Profiacademus Esteve na 6ª Feira de Educação em Carregal do Sal A Profiacademus marcou presença na 6ª Feira de Educação englobada nas Festas do Concelho do Carregal do Sal, uma iniciativa da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários locais que contou com apoio da Câmara Municipal.

Como tem sido habitual ao longo dos últimos anos, a presença da Profiacademus neste evento, destinado à divulgação dos trabalhos desenvolvidos e das ofertas disponíveis na região para os jovens, teve como objectivo a promoção e a divulgação da escola e da sua oferta formativa para o ano lectivo de 2013 /2014 através da distribuição de material de merchandising diverso como panfletos, t-shirts com o slogan do estabelecimento de ensino, havaianas, canetas e porta-chaves. EDIÇÃO ONLINE - AGOSTO 2013

25


Largo do Município, n.º 13 3440-337 Santa Comba Dão Tel.: 232 880 500 - Fax: 232 880 501 www.cm-santacombadao.pt

Boletim Municipal online 08  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you