Page 1

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013


DIRECTOR João Lourenço COORDENAÇÃO E REDACÇÃO Rute Basílio rute.basilio@cm-santacombadao.pt

GRAFISMO E PAGINAÇÃO Luís Lima luis.firmino@cm-santacombadao.pt

“Noventa por cento dos políticos dão aos 10% restantes uma péssima reputação” Henry Kissinger

FOTOGRAFIA Arquivo da Câmara Municipal PROPRIEDADE Câmara Municipal de Santa Comba Dão EXECUÇÃO Gabinete de Comunicação e Imagem gab.comunicacao@cm-santacombadao.pt

MORADA Largo do Município, n.º 13, 3440 - 337 Santa Comba Dão TELEFONE: 232 880 500 / FAX: 232 880 501 2

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

O Povo Português, na sua inigualável sabedoria, tem diversos ditos com grande significado. Um dos que mais gosto de ouvir e usar é: “Quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele”. Esta frase, que se aplica a diversas situações da nossa vida, serve, a maior parte das vezes, para censurar aqueles que se arriscam a fazer aquilo para o qual não têm qualificações e, depois, se queixam da má sorte, porque lhes correu mal. Esta desresponsabilização que se apoderou de grande parte dos Portugueses, está a ganhar raízes numa certa classe de políticos que acham que a situação a que che-


gou Portugal não lhes diz respeito e, portanto, não têm que se preocupar com a resolução dos problemas que, um pouco por todo o lado, vão dilacerando este País. Exercer cargos políticos requer uma grande capacidade de compreensão dos problemas das pessoas e das instituições e exige um grande esforço na procura de consensos para que as melhores soluções sejam aquelas que efectivamente interessam à maioria dos cidadãos. No entanto, aquilo que se vê hoje em dia, é a opção por agendas próprias com a finalidade de se angariarem votos custe o que custar, façam-se as promessas que se tiverem que fazer, mesmo que não haja a mínima intenção de as cumprir. Aquilo que interessa é chegar aos lugares, ganhar importância e protagonismo, esquecendo-se o bem comum e a mais nobre das missões dos políticos: trabalhar em prol do progresso e do bem-estar da comunidade. Quem não quer sofrer as consequências dos seus actos quando exerce um cargo político (quem não quer ser lobo), então não pode ir para a política (não lhe veste a pele). Infelizmente esta forma de encarar o mais edificante serviço de cidadania, está a perder-se e quem mais perde são, por um lado, os cidadãos, e por outro lado, aqueles que estão na política com essa vontade de servir, pois são todos corridos pelo mesmo rol como se de uma quadrilha de malfeitores se tratasse.

te, bastando para isso que todos nós coloquemos como prioridade os interesses da nossa terra, mesmo que isso custe perder eleições ou outros cargos de visibilidade pública. As consequências da inacção, assim como as consequências das acções erradas fruto de tácticas politicas pouco claras, podem ser extremamente penalizantes para um concelho cujas potencialidades vão para além das mesquinhas e egoístas guerras pessoais que se destinam a descredibilizar adversários como se de inimigos se tratasse! As eleições autárquicas que se realizarão no espaço de 6 meses deverão ser um momento de confronto de ideias e não de pessoas. Deverão ser um momento de debate e não de ataque pessoal. Deverão ser ocasião para a união dos Santacombadenses e não de guerras e desavenças.

Até Breve!

João Lourenço

Ao nível local é, ainda, mais importante levar a sério a missão de servir os outros, porque “os outros” são as nossas famílias, os nossos vizinhos, os nossos amigos e todos aqueles que connosco partilham o mesmo território municipal. É por essa razão que se exige máxima responsabilidade a todos os que optaram por “vestir a pele do lobo” sabendo que, se errarem, as consequências podem ser dramáticas! Santa Comba Dão tem, sem qualquer dúvida, um futuro que será, com toda a segurança, melhor que o presen-

Este texto foi escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico. EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

3


A. F. D. “O Pinguinzinho”

Jantar-Convívio DE Comemoração do Dia de Reis

A Associação de Formação Desportiva “O Pinguinzinho” comemorouo Dia de Reis com um jantar-convívio que decorreu nas instalações do Dão Catering em Treixedo.

Casa da Cultura

Associação Filarmónica de Arganil Interpretou Concerto de Reis

Para além da comemoração do Dia de Reis, último dia de festejos natalícios, este evento teve como objectivo proporcionar momentos de descontracção e de convívio reunindo dirigentes, treinadores, atletas, familiares e patrocinadores da associação.

A Associação Filarmónica de Arganil apresentou um Concerto de Reis no Cine-Teatro da Casa da Cultura de Santa Comba Dão com direcção musical do maestro professor Álvaro Pinto. O concerto, que pretendeu celebrar o Dia de Reis e a chegada do Novo Ano contou com as presenças de: João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Luís Cunha do Gabinete de Apoio à Presidência da Autarquia e António Seco, Presidente da Associação Filarmónica de Arganil. Após o concerto, João Lourenço, entregou algumas lembranças da Autarquia e dirigiu algumas palavras aos presentes agradecendo a presença da Associação Filarmónica de Arganil neste evento. 4

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013


Secção de Programas Especiais da GNR de Santa Comba Dão Apresentou Acção de Sensibilização Sobre Bullying

A Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão recebeu uma acção de sensibilização sobre Bullying e Ciberbullying apresentada pela Secção de Programas Especiais do Destacamento Teritorial da GNR de Santa Comba Dão – Escola Segura. A acção, destinada aos alunos que frequentam o estabelecimento de ensino, pretendeu alertar e sensibilizar os jovens alunos para as situações de Bullying e Cyberbullying que se têm vindo a verificar no território com o recurso à apresentação de exemplos práticos. No final das acções foram abordados alguns comportamentos cívis e criminais através da apresentação de exemplos práticos e tipos de punição previstos na Lei Penal e no Estatuto do Aluno.

Apresentação da Nova Equipa da Escola de Ciclismo da A. F. D. “O Pinguinzinho” A nova equipa de jovens ciclistas para a época desportiva 2013, da escola de ciclismo “O Pinguinzinho” foi apresentada no início do ano. A recepção aos novos elementos foi feita pelos atletas que transitaram da época passada e culminou com uma sessão de treino constituída pela habitual gincana e umas pedaladas à volta do estádio municipal, sempre acompanhada de rasgados sorrisos e vontade de fazer mais e melhor. EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

5


Projecto Lado a Lado / Troca de Afectos

Cantar de Reis Assinalado no Lar de São José e Centro de Dia de São João de Areias

Os idosos do Lar de S. José e do Centro de Dia de São João de Areias receberam a visita de alunos com algumas necessidades educativas especiais do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão que se deslocaram àqueles espaços para cantar as Janeiras e celebrar o Dia de Reis no âmbito do Projecto Lado a Lado / Troca de Afectos – Intercâmbio e Partilha de Experiências (Serviços de Psicologia e Orientação e CRI – Associação Paralisia Cerebral de Viseu). A acção promovida pelos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, em conjunto com a Secção de Programas Especiais da GNR e com a colaboração da equipa de animadores da instituição contou com a colaboração da Câmara Municipal e pretendeu estimular o convívio entre as duas gerações proporcionando momentos de descontracção, animação e de troca de afectos entre os mais idosos e os mais novos desenvolvendo o saber estar e saber fazer dos alunos.

6

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013


Lenços dos Namorados Esteve em Exposição na Casa da Cultura

Sorteio do Concurso Publicitário: “Neste Natal Ganhe, Comprando no Comércio Tradicional” Decorreu no Auditório Municipal O Auditório Municipal de Santa Comba Dão recebeu o sorteio da quinta edição do concurso de incentivo ao consumo: “Neste Natal Ganhe, Comprando no Comércio Tradicional”, uma iniciativa da Junta de Freguesia local que contou com o apoio da Câmara Municipal e que decorreu entre os dias 01 de Dezembro de 2012 e 05 de Janeiro de 2013.

A Casa da Cultura recebeu, ao longo do mês de Fevereiro, a exposição temática “Marcas de Portugal” da autoria de Matilde Santos que esteve patente na Galeria Principal e Varanda. Dedicada à temática dos Lenços dos Namorados, a exposição foi composta por variados objectos como, por exemplo, lenços emoldurados, presépios, marafonas e caixas e teve como objectivo celebrar a data de S. Valentim, que se comemora a 14 de Fevereiro, mostrando aos visitantes esta peça tradicional de artesanato e vestuário típico do Minho, cuja origem remonta aos séculos XVII e XVIII, usada por mulheres com idade de casar.

Este sorteio contou com as presenças de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Rui Branquinho, Presidente da Junta de Freguesia e Sérgio Andrade, Presidente da Assembleia de Freguesia.

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

7


Tomada de Posse

Associação de Estudantes da Profiacademus A tomada de posse da Associação de Estudantes da Profiacademus - Escola Profissional de Santa Comba Dão, eleita a 13 de Dezembro de 2012, decorreu no campo de jogos da instituição de ensino e contou com as presenças de António José Correia, VicePresidente e Vereador do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e Director Executivo da Profiacademus, António Venâncio, Director Pedagógico da Profiacademus, pessoal docente e não docente e demais alunos. A sessão solene iniciou-se com a leitura da acta da acção, seguida pela tomada de posse e assinatura da mesma pelos elementos constituintes da Mesa da Assembleia Geral, órgão que daria posse aos elementos da Direcção da Associação de Estudantes. Durante a tarde, registou-se, ainda, a realização de um conjunto de actividades dinamizadas por alunos do curso de Animação Sócio-Cultural e pelos elementos constituintes da Associação de Estudantes.

8

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013


Carnaval Saiu À Rua em Santa Comba Dão

Os Centros Escolares do concelho de Santa Comba Dão celebraram o Carnaval com a realização de desfiles carnavalescos e de diversas actividades lúdicas e recreativas destinadas aos alunos do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico.

“A Guerra dos Números” Contada aos Alunos do Ensino Pré-Escolar do Concelho A Expressart’ dinamizou um espectáculo de formas animadas baseado no conto infantil “A Guerra dos Números” de Juan Darién, destinado aos alunos do ensino pré-escolar que decorreu nas Bibliotecas dos Centros Escolares e no Auditório Municipal. A actividade, realizada em parceria com a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, teve como objectivo demonstrar formas distintas de contar uma história com recurso a materiais diversos como o multimédia ou as artes plásticas e de aprendizagem da matemática de forma lúdica.

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

9


Inauguração do

Monumento ao Bombeiro

As comemorações oficiais da inauguração do Monumento ao Bombeiro Voluntário de Santa Comba Dão tiveram lugar na garagem do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, local onde foram recebidas as diversas entidades civís e militares que estiveram presentes. A Inauguração do Monumento decorreu com as presenças de Rui Branquinho, Presidente da Comissão do Monumento ao Bombeiro, Henrique Oliveira, 2º Comandante da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Joaquim Rebelo Marinho, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, Gil Barreiros, Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, tendo sido descerrada uma lápide com a inscrição: “AO BOMBEIRO – Vida Por Vida Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Fernando Pessoa”

10

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013


Do programa da inauguração constava, ainda, uma Arruada da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão que acabou por se realizar, aquando do descerramente da lápide comemorativa. Após os habituais discursos proferidos por João Lima, representante da Comissão do Monumento ao Bombeiro, Joaquim Rebelo Marinho, Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, Gil Barreiros, Vice-Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, realizzou-se uma missa campal, celebrada pelo Sr. Padre Casal que contou com a colaboração do grupo Be Flat. EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

11


Comemorações do Dia Internacional da Língua Materna O Município de Santa Comba Dão comemorou o Dia Internacional da Língua Materna, que se celebra anualmente a 21 de Fevereiro, com a realização de um espectáculo e de uma mostra gastronómica que decorreram ao longo da noite no Cine-Teatro e no Foyer da Casa da Cultura. A iniciativa, organizada conjuntamente pela Câmara Municipal, através da Biblioteca Municipal Alves Mateus, e pela Universidade Sénior de Santa Comba Dão com a parceria da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão, da Expressart’ – Escola d’Artes do Município, do Ginásio FG e da Tuna de Santo Estêvão, teve como objectivo central homenagear os residentes estrangeiros do concelho e concelhos limítrofes com a realização de um espectáculo composto pela apresentação de diversos países, literatura, debate, música, dança, contos tradicionais, teatro, poesia e musica popular portuguesa.

Nesta gala de comemoração, que contou com a presença de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, o público presente na sala teve a oportunidade de conhecer a cultura, a língua, as tradições, as paisagens e monumentos dos diversos países: Portugal, Ucrânia, China, Brasil, São Tomé e Príncipe, Venezuela, Inglaterra, Roménia, Espanha, Angola e Cabo Verde. 12

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013


Projecto Rios

Colocação de Tela em Margem do Rio Dão

Profiacademus Recebeu Acção Sobre Prevenção Rodoviária O Núcleo da Escola Segura do Destacamento da GNR de Santa Comba Dão esteve na Profiacademus - Escola Profissional com o intuito de realizar uma acção de sensibilização sobre Prevenção Rodoviária. A acção, destinada aos alunos do estabelecimento de ensino, decorreu na sala 1 (auditório) com o objectivo de elucidar os condutores e futuros condutores relativamente a algumas regras, normas de conduta e comportamentos que devem adoptar na condução. Nesta acção de prevenção foram esclarecidas diversas temáticas como, por exemplo, a habilitação legal para conduzir, documentos a usar na condução, mudança de categorias à luz do novo Código da Estrada, licenças especiais de condução, limites de velocidade a cumprir e coimas a pagar em caso de infracção e condições especiais de segurança.

No âmbito do Projecto Rios foi descerrada uma tela de 2,10m por 1,20m no concelho de Santa Comba Dão (junto ao Restaurante Cota Máxima), com a presença de Pedro Teiga, Coordenador Nacional do Projecto Rios, de João Marques, Capitão do Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba Dão, da Psicóloga Gabriela Vieira, Psicólogas Estagiárias e de alguns alunos do Agrupamento de Escolas que participaram na iniciativa. Após o descerramento da tela com o slogan: ”Dão conVIDA – Proteja o Seu Rio: Falamos sempre em deixar um planeta limpo e maravilhoso para os nossos filhos, mas esquecemo-nos de deixar uns filhos não poluidores para o nosso planeta!”, Pedro Teiga falou com os alunos presentes no sentido de tomar conhecimento de alguns dos trabalhos que têm sido elaborados em Santa Comba Dão, fornecendo algumas informações relativas ao Projecto Rios. A acção, promovida pelo Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, através do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), em articulação com a GNR, através da Equipa de Proteção da Natureza e Ambiente - SEPNA e da Secção de Programas Especiais - SPE), contou com os apoios do Projecto Rios, da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e da empresa Iberfit, Lda. EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

13


Centros Escolares

Acção de Prevenção Rodoviária

Os Centros Escolares do concelho de Santa Comba Dão receberam uma acção de Prevenção Rodoviária promovida, em conjunto, pelo Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas e pela Secção de Programas Especiais da GNR – Escola Segura. A acção, destinada aos alunos do ensino pré-escolar, dividiu-se em componente teórica com o visionamento de um pequeno filme no qual foram apresentados diversos conselhos de segurança e em componente prática composta por acções em circuito rodoviário criado para o efeito e que contou com o apoio dos diversos elementos do Serviço de Psicologia e Orientação e da Secção de Programas Especiais da GNR – Escola Segura.

Promoção de Emprego no Salão Nobre da Câmara Municipal O Salão Nobre da Câmara Municipal de Santa Comba Dão foi o espaço escolhido pela equipa do Centro de Emprego Dão Lafões para a apresentação das novas medidas de incentivo à promoção de emprego destinadas, sobretudo, às autarquias e entidades públicas e privadas sem fins lucrativos do concelho. A sessão, que contou com as presenças de Fernando Cruz, Vereador da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e responsável pela àrea da Protecção Civil do concelho, de Adília Farinha, Directora do Centro de Emprego Dão Lafões, de representantes de Juntas de Freguesia e entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, realizou-se com o objectivo de dar a conhecer aos presentes as medidas Passaporte Emprego, Passaporte Emprego Economia e o Programa Património Activo. 14

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013


Casa da Cultura

O Mundo do Coleccionismo

ADICES Recebeu Oficina de Criatividade e Geração de Ideias As instalações da ADICES receberam a Oficina de Criatividade e Geração de Ideias, dinamizada pela Rede Regional de Empreendedorismo Dão Lafões. A iniciativa, destinada a jovens à procura do primeiro emprego, desempregados e pessoas que pretendem criar o seu auto-emprego ou uma empresa, contou com uma sessão de abertura na qual estiveram presentes Regina Lopes, Directora Executiva da Adices e Nuno Martinho, Secretário-Executivo da CIM - Comunidade Intermunicipal Dão Lafões. Esta Oficina, conduzida por Miguel Gonçalves, formador da empresa GesEntrepreneur, teve como principais objectivos dotar os participantes de técnicas de geração de ideias que lhes permitam criar novas e inovadoras iniciativas empresariais com criatividade e autonomia e testar e avaliar as suas ideias empreendedoras com vista à criação de modelos de negócio.

A exposição colectiva Mundo do Coleccionismo esteve patente na Casa da Cultura, tendo sido inaugurada com as presenças de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, de Fernando Cruz, Vereador da Autarquia e de diversos coleccionadores que se associaram a esta iniciativa. Aviões, bases de copos, miniaturas de motas e carros, fotografia, fardamentos militares, moedas e notas foram algumas das colecções que fizeram parte desta exposição organizada Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através do seu Sector Cultural e que teve como principal objectivo mostrar colecções de objectos variados que povoaram o imaginário de várias gerações e que continuam a encantar miúdos e graúdos.

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

15


Clube de Vila de Barba Festejou 35º Aniversário O Clube Recreativo, Desportivo e Cultural de Vila de Barba comemorou o 35º aniversário da colectividade com a realização de uma tarde de animação cultural, abrilhantada pela actuação do Grupo de Cantares Mó D’Antiga de São Joaninho, nas instalações do clube. Esta tarde de animação cultural contou com as presenças de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, e de Fernando Cruz, Vereador da Autarquia.

16

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

Audição de Páscoa dos Centros Escolares Decorreu na Casa da Cultura


À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, a Audição de Páscoa dos alunos do primeiro ciclo dos Centros Escolares de Santa Comba Dão teve lugar no Cine-teatro da Casa da Cultura. A audição, com organização conjunta da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, do Agrupamento de Escolas e do Conservatório de Música e Artes do Dão (CMAD), teve como objectivo principal mostrar aos docentes, pessoal não docente, familiares, amigos e antigos alunos o trabalho que tem sido desenvolvido ao longo do ano lectivo no âmbito da Actividade de Enriquecimento Curricular de Música. Esta audição contou com as presenças de: João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, António José Correia, Vice-Presidente da Autarquia e Vereador do Pelouro da Educação, Fernando Cruz, Vereador da Câmara Municipal, Madalena Dinis, Coordenadora do Agrupamento de Escolas, Paulo Gomes, Coordenador Pedagógico do Conservatório de Música e Artes do Dão e das Coordenadoras dos Estabelecimentos de Ensino.

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

17


EQUIPA DE Infantis Sub-13 do Pinguinzinho Venceu o Torneio de Futebol de Saint-Girons

A Equipa de Infantis Sub-13 da Associação de Formação Desportiva “O Pinguinzinho” venceu o 24º Torneio Internacional de Futebol de Saint-Girons, França. O torneio, organizado pelo Football Club de Saint-Girons contou, também, com a participação das equipas dos escalões de Iniciados Sub-15 e Infantis Sub-12 da AFD “O Pinguinzinho”, que se classificaram em 10º e 4º lugares na competição e com a presença de diversas equipas europeias como, por exemplo, o Lokomotiv Sofia, US Mandelieu, FC Bansko, ou o FU Narbonne.

A Profiacademus Esteve Presente no InFORMA’13 em Mortágua A InForma, feira de informação escolar e profissional realizou-se no Centro de Animação Cultural de Mortágua e contou com a presença da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão. A Profiacademus participou neste evento com o objectivo de promover a instituição de ensino através da apresentação de diverso material de merchandising como chinelos, t-shirts, flyers, fitas de pescoço, esferográfica e porta-chaves, da promoção da oferta formativa dos seus cursos e captação de potenciais alunos. A dinamização da escola foi, também, enfatizada nesta feira atavés da apresentação de um vídeo contendo um conjunto de iniciativas realizadas pelos alunos de Animação Sócio-Cultural ao longo do ano e actividades destinadas à comunidade escolar. 18

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013


Expressart’ Participou na Semana das Leituras do Agrupamento de Escolas A Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão participou na Semana das Leituras, uma organização do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, com um conjunto de actividades elaboradas em parceria com as Bibliotecas Escolares. A participação da Expressart’ nesta Semana das Leituras iniciou-se com a apresentação do espectáculo Do Estado Novo ao 25 de Abril no Auditório da Escola Secundária 2/3, numa acção destinada aos alunos do sexto ano do Agrupamento de Escolas. Já a Biblioteca Escolar da Escola Básica 2/3 recebeu o workshop de Língua Gestual, a língua natural da comunidade surda-muda que se expressa pela configuração das mãos e da expressão facial e corporal, destinado aos alunos do quinto ano de escolaridade. A participação da Expressart’ nesta Semana da Leitura terminou com a apresentação do espectáculo Ramp It – Tudo Sobre Rodas aos alunos dos sétimo e oitavo anos do Agrupamento de Escolas na Casa da Cultura de Santa Comba Dão.

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

19


Moinho da Ribeira Recebeu as Comemorações do

Dia dos Moinhos Abertos

20

EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013


O Moinho da Ribeira, situado nos Aldrógãos em Santa Comba Dão, foi palco na das comemorações do Dia dos Moinhos Abertos, organizadas pela Rede Portuguesa de Moinhos, com os apoios da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, do Agrupamento de Escuteiros CNE 306 de Santa Comba Dão e da Etnoideia. Neste dia dos Moinhos Abertos, o Moinho da Ribeira acolheu a conferência Moinhos Tradicionais de Santa Comba Dão: Um Activo para o Desenvolvimento Local conduzida por Jorge Miranda, coordenador da Rede Portuguesa de Moinhos e membro do TIMS – The International Molino-

logical Society e contou com as presenças de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal e de Fernando Cruz, Vereador da Autarquia. Deste programa de comemorações constou, ainda, o lançamento do levantamento dos moinhos tradicio-

nais do Município de Santa Comba Dão, uma parceira da Câmara Municipal, da Etnoideia e do Agrupamento de Escuteiros CNE 306 de Santa Comba Dão e uma prova de degustação de pães e queijos tradicionais e vinho do Dão da padaria tradicional Dona Emília.

Escola de Ciclismo “O Pinguinzinho”

1º Encontro Inter-Regional Zona A - Estrada A secção de ciclismo da Associação de Formação Desportiva “O Pinguinzinho” participou no Encontro de Escolas ADRAP 2013, obtendo o segundo lugar femininos no escalão Benjamins e o quarto lugar da classificação geral e o sexto lugar da classificação geral no escalão Juvenis Masculinos. Este evento esteve inserido no 1º Encontro Inter-Regional Zona A - Estrada promovido pela Federação Portuguesa de Ciclismo. EDIÇÃO ONLINE - ABRIL 2013

21


Largo do Município, n.º 13 3440-337 Santa Comba Dão Tel.: 232 880 500 - Fax: 232 880 501 www.cm-santacombadao.pt

Boletim Municipal OnLine Número 7  

Boletim Municipal OnLine Número 7

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you