Page 1

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012


DIRECTOR João Lourenço

“Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.” Mahatma Gandhi

COORDENAÇÃO E REDACÇÃO Rute Basílio rute.basilio@cm-santacombadao.pt

GRAFISMO E PAGINAÇÃO Luís Lima luis.firmino@cm-santacombadao.pt

FOTOGRAFIA Arquivo da Câmara Municipal PROPRIEDADE Câmara Municipal de Santa Comba Dão

MORADA Largo do Município, n.º 13, 3440 - 337 Santa Comba Dão

Ser obrigado a tomar decisões que abalam os princípios de solidariedade e de partilha que sempre pautaram a minha forma de viver em comunidade, é também uma violência que de bom grado dispensaria. No entanto, e apesar de todo o negativismo que tem marcado os últimos anos, gostaria de deixar um sinal de optimismo, pela convicção e desejo profundo que neste Natal atingiremos o ponto máximo das dificuldades e que, a partir de 2013, os sinais de recuperação começarão a aparecer e que a luz que todos querem ver, irá sinalizar o fundo do túnel que estamos a percorrer.

TELEFONE: 232 880 500 / FAX: 232 880 501

Para isso é imprescindível que aqueles que mais têm, possam repartir com aqueles que menos têm. O Povo

EXECUÇÃO Gabinete de Comunicação e Imagem gab.comunicacao@cm-santacombadao.pt

2

Com a actual crise económica e financeira que estamos a atravessar, torna-se difícil imaginar a quadra que agora iniciamos, sem abordar os dramas que milhares de famílias vivem por esse Mundo fora, no nosso País e no nosso Concelho. Encontrar uma palavra de alento para aqueles que sofrem a violência do desemprego, da fome, da ausência de um tecto para viver, é tarefa difícil para quem tem as responsabilidades que o cargo que ocupo me coloca em cima dos ombros.

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012


Português em geral e os Santacombadenses em particular, já provaram que sabem ser solidários respondendo afirmativamente sempre que são solicitados a apoiar causas nobres. Apesar de tudo, os laços familiares e esse todo indivisível que são as comunidades locais, que começa ao nível da vizinhança e se expande para o lugar e para a freguesia, ainda funcionam no nosso território. Muitos de nós, Santacombadenses, têm como lema fazer o que está certo em todas as áreas da vida. A frase com que inicio este editorial é, pois, também uma mensagem para aqueles que apenas fazem o bem quando isso lhes traz algum reconhecimento, continuando noutras atitudes, a errar sem qualquer arrependimento. A dinâmica que o associativismo local atingiu, em todas as freguesias do concelho, são o resultado de um trabalho de paciência e bastante entrega que tem vindo a ser realizado desde 2006. O alargamento do movimento associativo a várias áreas recreativas, desportivas e culturais, é uma evidência que nem os detratores habituais são capazes de, com argumentos, negar. É assim, em liberdade e sem amarras a ideologias politicas que se constrói uma sociedade mais justa e participativa. No concelho, haverá cerca de 1.000 habitantes que participam directamente em entidades associativas organizadas como sejam, clubes desportivos, ranchos, filarmónicas, grupos de cantares, tunas, grupos de teatro, grupos de dança e ainda na Universidade Sénior e nos bairros que abrilhantam as festas com as suas marchas populares. Para quem analisa o trabalho realizado nos últimos anos, à luz das obras, que apesar de muitas e de qualidade são rapidamente esquecidas, é bom lembrar que Santa Comba Dão deu um enorme salto quantitativo e qualitativo, saindo do marasmo em que se encontrava. Esta chamada de atenção, serve acima de tudo para recordar que a crise também tem os seus efeitos positivos obrigando as pessoas a ser mais solidárias e mais atentas ao que se passa à sua volta. O Natal é o período mais propício à reflexão, à procura dos nossos mais nobres

sentimentos. Natal é tempo de perdão, de partilha e de entrega! Natal é tempo de apertar os laços familiares, esquecer desavenças e promover a concórdia. Natal é a festa em que se celebra a VIDA, na sua plenitude, mas também na simplicidade com que pode ser vivida. Jesus, cujo nascimento celebramos, disse: “O que queres que os outros façam por ti, faz igualmente por eles”. Se cada um de nós tiver presente o significado desta frase, tudo o que nos parece complicado, acaba por se tornar fácil e o Natal será celebrado na verdadeira paz que almejamos alcançar: a paz connosco e com os outros! O ano de 2013, aproxima-se rapidamente! Com o novo ano, renovam-se as esperanças numa vida melhor, o que, nos últimos anos não tem acontecido para a generalidade das pessoas. Estou firmemente convicto que a determinação, a capacidade de sacrifício e a vontade dos Portugueses levará o País a bom porto e com ele também a nossa comunidade Santacombadense. Por tudo o que está explícito e implícito nesta mensagem desejo a todos um Feliz Natal e um ano de 2013 com muita sorte, muita saúde e muito sucesso!

Até Breve!

João Lourenço

Este texto foi escrito ao abrigo do antigo acordo ortográfico. EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

3


Uma Invasão de Cor… na Galeria Principal da Casa da Cultura A Galeria Principal da Casa da Cultura recebeu uma exposição de pintura que preencheu este espaço dando-lhe tonalidades diferentes… Belmiro Gomes, natural de Almaça – Mortágua, e residente desde os 8 anos em França, foi o autor desta exposição onde predominaram quadros cuja técnica é uma adaptação do pontilhismo que o artista autodidacta tem vindo a desenvolver.

4

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012


O Largo do Município de Santa Comba Dão e espaços envolventes foram os locais escolhidos para receber as Festas da Cidade 2012, evento organizado pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão em parceria com a Combanima E.M. - Espaços Municipais que se realizou entre os dias 11 e 15 de Agosto (Sábado a Quarta-feira). Este ano num registo mais intimista, as Festas da Cidade decorreram ao longo de cinco dias contando com entradas gratuitas, tasquinhas, expositores e com animação nocturna, num programa desenhado com o intuito de abranger diversas faixas etárias e gostos musicais do qual se destacaram o fado, as actuações de grupos de cantares, ranchos folclóricos, dj’s e grupos musicais variados.

Passeio Automóvel Pelo Concelho de Santa Comba Dão

Decorreu, no concelho de Santa Comba Dão, um Encontro de Clássicos organizado pelo Clube Clássicos do Dão, uma secção da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva Ribeirinho do Dão, integrado na programação das Festas da Cidade 2012. Este encontro, cuja concentração decorreu no parque de estacionamento junto à Câmara Municipal, contou com a participação de 55 participantes e de 27 automóveis clássicos que permaneceram em exposição até ao arranque do passeio e ao final do dia. O passeio automobilístico percorreu os lugares de maior interesse de cada freguesia de Santa Comba Dão com o intuito de mostrar aos participantes o património arquitectónico e natural existente no concelho. EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

5


Rancho Folclórico e Etnográfico de SÃO Joaninho

Caminhada“O Pinguinzinho” A Associação de Formação Desportiva“O Pinguinzinho” promoveu uma Caminhada destinada a proporcionar momentos de descontracção, animação e convívio junto de familiares, amigos e simpatizantes da Associação. Esta caminhada, que ligou o Estádio Municipal ao Outeiro, no Couto do Mosteiro, passando pelo Pregoínho e pela localidade de Vila de Barba, contou com uma aula de aeróbica com o apoio do Ginásio FG.

6

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

Desfolhada à Moda Antiga

O Largo da Autarquia em S. Joaninho recebeu a recriação da Desfolhada à Moda Antiga, uma iniciativa organizada pelo Rancho Folclórico e Etnográfico de S. Joaninho que contou com as presenças de António José Correia, VicePresidente da Câmara Municipal, de Fernando Cruz, Vereador da Autarquia e de José Marques Cruz, Presidente da Junta de Freguesia local e com as actuações do Grupo de Cantares Mó D’ Antiga, do Rancho Folclórico “Os Alegres” de Treixedo e do Rancho Folclórico de S. Joaninho.


Casa da Cultura Acolheu o Improvis´Arte - I Encontro de Artes em Improviso O Improvis´Arte - I Encontro de Artes em Improviso promovido pela Câmara Municipal, através do Sector Cultural da Autarquia, nos diversos espaços da Casa da Cultura: Arcadas, Hall, Cine-Teatro, Varanda e Galeria Principal. Com o objectivo de captar novos públicos e de promover diversas formas de arte junto da população, visitantes e turistas, a iniciativa apadrinhada pela actriz Carla Andrino e pelo Maestro Mário Rui, contou com demonstrações de performances artísticas em improviso como a pintura, a escultura, o teatro, a dança, a música e o artesanato. A inauguração oficial do Improvis´Arte aconteceu perto das 15 horas no Cine-Teatro da Casa da Cultura com as presenças e discursos de João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal, de Salvador Massano Cardoso, Presidente da Assembleia Municipal, da actriz Carla Andrino e do Maestro Mário Rui que participou na iniciativa com a interpretação de duas canções do seu reportório. A iniciativa contou com as participações de diversos artistas e associações culturais.

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

7


Encontra-se em funcionamento, no Gabinete de Acção Social o Gabinete de Apoio ao Emigrante da Câmara Municipal, estrutura criada a 14 de Fevereiro de 2012 a partir de um protocolo de colaboração assinado entre a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGADCP) e o Município, com o intuito de prestar um serviço de proximidade, em diversas áreas, a emigrantes do concelho. Este Gabinete tem como principais objectivos prestar informações e apoio gratuitos a munícipes que tenham estado emigrados, estejam em vias de regresso ou que ainda residam nos países de acolhimento e seus familiares, informando-os sobre os seus direitos, auxiliando na resolução de problemas apresentados e fomentando a inter-relação entre o Município e as comunidades emigrantes portuguesas. Para mais informações contacte o Gabinete de Acção Social através do e-mail gae@cm-santacombadao.pt, do telefone: 232 880 500 ou do fax: 232 880 501. 8

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

Estádio Municipal de Santa Comba Dão

Torneio de Pré-Época “O Pinguinzinho” A Associação de Formação Desportiva “O Pinguinzinho” assinalou o início da época desportiva em futebol com a realização de um Torneio de Pré-Época no Estádio Municipal Dr. Orlando Mendes em Santa Comba Dão. A iniciativa, criada com o intuito de fomentar a convivência e o desportivismo entre os mais jovens e de assinalar o início da época desportiva de 2012 / 2013, contou com a participação de 24 equipas em representação de 10 clubes e associações desportivas em variados escalões nas modalidades de futebol de 11, futebol de 7 e futebol de 5.


Escola Secundária Assinalou Dia do Diploma O Auditório da Escola Secundária de Santa Comba Dão recebeu, a 28 de Setembro, as comemorações do Dia do Diploma 2012, uma iniciativa do Agrupamento de Escolas que contou com o apoio da Câmara Municipal de Santa Comba Dão e da Agência da Caixa de Crédito Agrícola de Santa Comba Dão. A sessão de abertura e consequente cerimónia contaram com as presenças de Madalena Dinis, Directora do Agrupamento de Escolas, de Fernando Cruz, Vereador da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, de José Pais, Gerente da Caixa de Cré-

dito Agrícola de Santa Comba Dão e de Alfredo Leitão, Presidente do Conselho Geral do Agrupamento. Nesta cerimónia, foram entregues os diplomas e certificados de habilitações aos alunos que completaram

o Ensino Secundário regular e o Ensino Secundário vertente de cursos profissionais. A oportunidade foi ainda aproveitada para proceder à entrega dos diplomas e certificados de conclusão dos cursos CEF 2011/2012.

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

9


Dia Internacional do Idoso A Câmara Municipal de Santa Comba Dão comemorou, pelo sexto ano consecutivo, e a propósito do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e Intergeracionalidade, o Dia Internacional do Idoso a 01 de Outubro. Esta iniciativa, organizada pelos Serviços de Acção Social da Autarquia em conjunto com os Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão e da Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba Dão, aconteceu no Cine-Teatro da Casa da Cultura com uma programação constituída por teatro, dança e música. No evento estiveram presentes: João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, António José Correia, Vice-Presidente

10

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

da Autarquia e Vereador do Pelouro de Acção Social, João Marques, Capitão do Destacamento Territorial da GNR de Santa Comba Dão e Esmeraldo Gomes, Sub-director do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão. Assistiram a este espectáculo elementos da comunidade em geral, utentes e funcionários das diversas entidades de apoio à terceira idade do concelho: Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão, Centros Sociais e Paroquiais de São João de

Areias, Couto do Mosteiro e Treixedo, Centro de Bem-Estar Social Professor Oliveira e Costa e lares particulares Resivida e Lar da Cuz do Rojão Grande. A tarde de animação cultural contou com a parceria da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão, Universidade Sénior de Santa Comba Dão, Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão e APDEF – Associação de Profissionais de Desporto e Educação Física.


Centros Escolares de Santa Comba Dão

Dia Internacional para a Redução de Catástrofes

Entre os dias 09 e 11 de Outubro, os Centros Escolares do concelho de Santa Comba Dão acolheram um conjunto de actividades promovidas pela Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão (RBSCD) com vista à comemoração do Dia Internacional Para a Redução de Catástrofes. Destinadas aos alunos do quarto ano, as actividades dinamizadas pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão, compreenderam a exploração do livro digital “Nós e os Riscos” e dos diversos panfletos informativos fornecidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil e pela biblioteca escolar com o intuito de sensibilizar os alunos para a prevenção e redução de riscos causados pela ocorrência de fenómenos de origem natural, melhorando a atitude cívica dos mais novos em relação à ameaça de catástrofes iminentes.

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

11


Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão

Dia Internacional para a Redução de Catástrofes na Profiacademus e na Escola Secundária Na manhã de 12 de Outubro, Sexta-feira, a Profiacademus comemorou o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes com a realização de um simulacro de incêndio destinado à comunidade escolar e de uma palestra sobre sismologia destinado aos alunos do estabelecimento de ensino. A Escola Secundária assinalou, também, este dia com a realização, ao início da tarde, de uma palestra destinada aos alunos do oitavo ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas e que aconteceu no Auditório do estabelecimento de ensino. A iniciativa promovida pela Rede de Bibliotecas de Santa Comba Dão foi dinamizada em parceria com os Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão, GNR e GIPS, Agrupamento de Escolas, Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão, Autoridade Nacional de Protecção Civil e Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas.

12

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012


A Casa da Cultura de Santa Comba Dão acolheu a 13 de Outubro, Sábado, a sessão de abertura do Seminário “Educação Para o Desenvolvimento Sustentável”, uma iniciativa conjunta da Rede das Bibliotecas Escolares, ADICES - Associação de Desenvolvimento Local, Comunidade InterMunicipal Dão Lafões – CIM, Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão e Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão que conta com o apoio da Câmara Municipal. A sessão de abertura decorreu pouco depois das 09 horas no Cine-Teatro da Casa da Cultura e contou com as intervenções de: Rosa Carvalho, Directora do Centro de Formação de Associação de Escolas do Planalto Beirão, João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Regina Lopes, Coordenadora da ADICES -Associação de Desenvolvimento Local, Nuno Martinho, Secretário-Executivo da CIM Dão Lafões, Madalena Dinis, Directora do Agrupamento de Escolas de Santa

Comba Dão e Teresa Calçada, Coordenadora Nacional do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares. Esta acção de formação, acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, teve como principais objectivos debater os temas alusivos à educação e à sustentabilidade no sentido de compreender os riscos de insustentabilidade e de traçar metas conjuntas que permitam à escola e ao território ultrapassar os desafios da sustentabilidade.

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

13


Mercado Municipal Recebeu Edição de Outono da II Feira À Moda Antiga Devido às condições meteorológicas adversas que se fizeram sentir, a Edição de Outono da II Feira à Moda Antiga de Santa Comba Dão realizou-se, a 14 de Outubro, Domingo, no Mercado Municipal. Organizada pela Câmara Municipal, através do Sector Cultural da Autarquia, esta feira teve como objectivo principal recriar um mercado à moda antiga e reviver as tradições culturais e gastronómicas do concelho no século XIX. Subordinada ao tema “Um retrato vivo do passado ao alcance no presente!” esta Feira à Moda Antiga contou com as participações habituais da Universidade Sénior de Santa Comba Dão e da Santa Casa da Mi-

14

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

sericórdia de Santa Comba Dão, de diversos particulares e instituições oriundos do concelho e de diversas zonas do país que se trajaram com fatos de época. A animação aconteceu no parque de estacionamento do Mercado e ficou a cargo dos alunos da Creche e Jardim-de-Infância da Santa Casa da Misericórdia, do Rancho Folclórico “Os Alegres” de Treixedo e do Rancho Folclórico “As Lavadeiras do Mondego”da Póvoa dos Mosqueiros.


Casa da Cultura de Santa Comba Dão

Cerimónia de Atribuição dos Prémios Columba 2011/2012

A Casa da Cultura de Santa Comba Dão foi palco, ao final da tarde do passado dia 19 de Outubro, Sexta-feira, da Cerimónia de Atribuição dos Prémios Columba relativos ao ano lectivo de 2011 / 2012 atribuídos aos melhores alunos do Agrupamento de Escolas. A cerimónia decorreu no Cine-Teatro da Casa da Cultura e contou com as presenças de: João Lourenço, Presidente da Câmara Municipal de Santa Comba Dão, Madalena Dinis, Directora do Agrupamento de Escolas, Esmeraldo Gomes, Sub-Director, Alfredo Leitão, Presidente do Conselho Geral, Anabela Mendes e Artur Leão, Adjuntos do Agrupamento, Jorge Silvestre, Assessor da Directora do Agrupamento e de Paulo Gomes, Director do CMAD - Conservatório de Música e Artes do Dão, responsável pela animação musical da tarde. Este ano com um figurino diferente, os Prémios Columba, instituídos pelo Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, foram alargados ao primeiro ciclo do ensino básico distinguindo-se, assim, os alunos que mais se destacaram a nível académico, pelas suas atitudes e valores no ano lectivo transacto em cada ciclo de ensino, do primeiro ciclo ao ensino secundário, englobando os Cursos de Educação e Formação (CEF) e os Cursos Profissionais.

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

15


Segunda Apresentação do Espectáculo Rampit O Cine-Teatro da Casa da Cultura foi palco, a 28 de Outubro, da segunda apresentação do Espectáculo Rampit – Tudo Sobre Rodas, uma produção da Câmara Municipal através da Expressart’ – Escola d’Artes do Muncípio e em colaboração com a Associação Sobre Rodas – Associação Para a Criação e Desenvolvimento Recreativo de Desportos e Artes destinado à angariação de fundos para a aquisição de uma cadeira de rodas para desporto e à sensibilização da comunidade para o fenómeno da deficiência e para as barreiras físicas, psicológicas e sociais que estas pessoas têm de atravessar no seu dia-a-dia. O espectáculo, composto por teatro, música e dança e traduzido em Língua Gestual, contou com as presenças, na plateia, de Fernando Cruz, Vereador da Câmara Municipal de Santa Comba Dão ao qual se juntaram, na parte final do espectáculo, João Lourenço, Presidente do Município de Santa Comba Dão e António José Correia, Vice-Presidente e responsável pelo Pelouro de Acção Social.

Profiacademus

Halloween Party

A Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão assinalou, ao final da tarde de 30 de Outubro, Terça-feira, o Dia de Halloween, um evento de tradição e cultura anglo-saxónica, que decorre com maior expressão, maioritariamente nos países de língua inglesa, especialmente nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos. Para além do baile de máscaras, a actividade contou, ainda, com um atelier de pinturas faciais e com a apresentação de uma coreografia de fado. 16

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012


Escola Profissional de Santa Comba Dão

São Martinho na Profiacademus

A Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão comemorou o Dia de S. Martinho na passada Sextafeira, dia 09 de Novembro, com um almoço comemorativo, com a realização de diversas actividades como jogos desportivos variados e uma actividade de dança que decorreram ao longo da tarde e um magusto.

Lar de São José em São João de Areias

Convívio de SÃO Martinho

No âmbito do Projecto Lado a Lado/ Troca de Afectos – Intercâmbio e Partilha de Experiências (SPO), realizou-se no dia 9 de Novembro, um Magusto no Lar de São José em São João de Areias com o objectivo de celebrar o São Martinho e de unir duas gerações: alunos do Agrupamen-

to de Escolas de Santa Comba Dão portadores de multideficiência e / ou com alguma deficiência, utentes do Lar e idosos mais isolados. A acção conjunta dos Serviços de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, da Secção de Programas Espe-

ciais da GNR e do Lar de São João de Areias contou com a colaboração da Câmara Municipal e pretendeu estimular o convívio entre as duas gerações proporcionando momentos de descontracção, animação e de troca de afectos entre os mais idosos e os mais novos.

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

17


Lenda de São Martinho Apresentada na Escola Básica 2/3 de Santa Comba Dão Com vista à comemoração do Dia de S. Martinho que se assinalou a 11 de Novembro, Domingo, a Biblioteca Municipal Alves Mateus e a Universidade Sénior de Santa Comba Dão prepararam uma actividade alusiva à quadra que decorreu na tarde de 12 de Novembro, Segunda-feira, na Escola Básica 2/3 do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão. A actividade, constituída pela dinamização da Lenda de S. Martinho e pela interpretação da adaptação da canção infantil “A Machadinha”, decorreu no espaço exterior da escola, em duas sessões, e teve como objectivo sensibilizar os alunos para a comemoração da data e proporcionar um momento de animação e convívio.

18

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012


Expressart’ – Escola d’Artes do Município Promove “Sons Com Luz” Palestra de Sensibilização Sobre Estupefacientes

Nos dias 12 e 16 de Novembro, a Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão realizou a actividade “Sons Com Luz” nas creches particulares do concelho de Santa Comba Dão.

Ao longo da manhã de Quinta-feira, dia 15 de Novembro, os alunos da Profiacademus assistiram, no auditório do estabelecimento de ensino, a uma palestra de sensibilização sobre estupefacientes levada a cabo pela Escola Segura da Secção de Programas Especiais da GNR.

“Sons Com Luz”, composta por jogos de luz, movimento e música, foi pensada com o objectivo de proporcionar aos mais pequenos momentos de relaxamento e de descontracção em ambiente escuro.

PROFIACADEMUS

A acção teve como objectivo alertar os mais jovens para os perigos inerentes ao consumo e tráfico de drogas bem como sensibilizar para os elementos de repressão e prevenção do consumo de substâncias ilícitas através da apresentação de uma tabela contendo as diversas contraordenações e crimes contemplados na lei portuguesa.

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

19


Auditório Municipal

Medidas Passaporte Emprego

O Auditório Municipal de Santa Comba Dão acolheu, em Novembro, a apresentação das Medidas Passaporte Emprego, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, através do Gabinete do Investidor e que contou com a presença e colaboração do Centro de Emprego de Tondela e da ADICES – Associação de Desenvolvimento Local. Nesta sessão foram apresentadas um conjunto de propostas de apoio à empregabilidade jovem e às entidades promotoras, integradas no programa de apoio Impulso Jovem, e do qual se destacam as seguintes medidas de estágios: Passaporte Emprego, Passaporte Emprego Economia Social, Passaporte Emprego Agricultura e Passaporte Emprego Associações e Federações Juvenis e Desportivas.

20

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

Limpeza das Margens do Rio Dão e 3ª Monitorização com Recolha de Águas No decorrer do Projeto de Educação Ambiental “Projeto Rios” - DAR VIDA AO DÃO!, desenvolvido pelas disciplinas de Físico-Química, Ciências Naturais, e pelos SPO - Serviços de Psicologia e Orientação, em articulação com o Destacamento da GNR em Santa Comba Dão, os alunos do 8ºC, 8º D e 8ºE da Escola Secundária/3 do Agrupamento de Escolas de Santa Comba Dão, realizaram uma actividade de Limpeza das Margens do Rio Dão e a 3ª Monitorização com Recolha de Águas, nos dias 31 de outubro, 14 e 22 de novembro de 2012. Esta atividade consistiu numa limpeza das margens do Rio Dão (troço adoptado) e na monitorização do mesmo tendo sido realizadas recolhas de águas para se proceder à medição e registo das características físicoquímicas da água (temperatura, pH, NO2, dureza, transparência). Neste âmbito, procedeu-se, também, à observação e registo da vida no rio (plantas aquáticas, répteis, mamíferos, anfíbios, aves, peixes, árvores e arbustos, invertebrados, cogumelos, insetos, borboletas, líquenes, musgos) e ao registo da situação ambiental do rio e do bosque ribeirinho.


Natal Assinalado na Casa da Cultura A Casa da Cultura de Santa Comba Dão acolheu, nos seus diversos espaços, a iniciativa Presente Perfeito de 01 a 02 de Dezembro. Dinamizado pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão através do Sector Cultural da Autarquia e da Expressart’ – Escola d’Artes do Município de Santa Comba Dão, este evento, constituído por uma venda de Natal e diversos momentos de animação cultural desenrolou-se nos espaços do Átrio, Foyer, Galeria Principal e Varanda com o objectivo central de dar a conhecer aos visitantes propostas de lembranças únicas e originais para oferecer no Natal a baixo custo. Presente Perfeito englobou, também, a iniciativa Miminhos de Natal, que, tal como nas edições anteriores teve como principais objectivos apelar à consciência social e ao espírito solidário dos cidadãos santacombadenses através da recolha de bens alimentares a distribuir pelas famílias mais carenciadas do concelho. Esta iniciativa contou com a colaboração do CMAD – Conservatório de Música e Artes do Dão e da Universidade Sénior de Santa Comba Dão e com actuações ao vivo.

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

21


Exposição Santa Comba Dão no Feminino Patente nas Freguesias de S. Joaninho, S. João de Areias, Treixedo e Pinheiro de Ázere A exposição itinerante Santa Comba Dão no Feminino pode ser vista, ao longo do segundo semestre do ano, nas freguesias de S. Joaninho, S. João de Areias, Treixedo e Pinheiro de Ázere. Promovida pela Câmara Municipal de Santa Comba Dão, através da Biblioteca Municipal Alves Mateus, e em parceria com a Universidade Sénior de Santa Comba Dão, a exposição tem como objectivo homenagear as mulheres das diversas freguesias através da mostra de fotografias a cores e a preto e branco que espelham os costumes, os rostos, os hábitos, as relações interpessoais e o vestuário ao longo do tempo.

22

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012


Dia Internacional da Pessoa com Deficiência ASSINALADO Com Visita Guiada às Futuras Instalações do Lar e Centro Ocupacional da APPACDM À semelhança dos anos anteriores o Município de Santa Comba Dão, comemorou, a 03 de Dezembro, Segundafeira, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma data promovida pela ONU que se comemora desde 1998 com o intuito de motivar a sociedade para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e mobilizála para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destes cidadãos. Este ano, a data foi assinalada com uma visita guiada, destinada aos parceiros sociais do CLAS – Conselho Local de Acção Social, às futuras instalações Centro de Actividades Ocupacionais (CAO) e Lar Residencial da APPACDM que irá funcionar no edifício da antiga escola primária de Vila Pouca, freguesia de São Joaninho, presidida por António José Correia, Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro da Acção Social. Para além de assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a iniciativa serviu, sobretudo, para dar

a conhecer aos parceiros sociais as valências que este espaço irá ter, fornecendo algumas informações relativas aos materiais utilizados na sua construção e breve descrição das funções de cada espaço. A construção deste Centro para cidadãos portadores de deficiência, com capacidade para receber 30 utentes na valência de Centro de Actividades Ocupacionais e 12 em Lar Residencial, resulta duma parceria entre a Câmara Municipal e a APPCDM de Viseu.

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

23


Sessão de Divulgação

Oferta de Formação Modular Certificada O Cine-Teatro da Casa da Cultura foi palco de uma sessão de divulgação de oferta de Formação Modular Certificada promovida pela ADICES – Associação de Desenvolvimento Local em parceria com as Entidades Promotoras de Formação do Território e com a colaboração do Centro de Emprego Dão Lafões. Esta sessão teve como destinatários activos desempregados com qualificação igual ou superior ao 12º ano de escolaridade e pretendeu dar a conhecer as diversas acções de formação disponibilizadas pelas entidades formadoras a realizar durante o mês de Dezembro, bem como a formação modular certificada a realizar ao longo do ano de 2013 e que vão de encontro às necessidades manifestadas ao Centro de Emprego Dão Lafões pelos potenciais formandos.

24

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

1º Encontro 2 0 1 2

O Estádio Municipal Dr. Orlando Mendes, em Santa Comba Dão, recebeu, ao longo da manhã do passado Sábado, dia 08 de Dezembro, o 1º Encontro de Traquinas Sub-9 em

/ 2 0 1 3

futebol relativo à época desportiva 2012 / 2013. O evento, uma organização da Associação de Futebol de Viseu que contou com o apoio da Câmara Munici-


Traquinas Sub-9

Profiacademus Anima a Tarde no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão O Lar da Santa Casa da Misericórdia de Santa Comba Dão recebeu a visita dos alunos do curso de Animador Sócio-Cultural da Profiacademus – Escola Profissional de Santa Comba Dão.

pal de Santa Comba Dão, incluído no campeonato sem classificação Encontros de Traquinas e Petizes, reuniu no Estádio Municipal dez equipas do escalão Traquinas Sub-9 do dis-

trito de Viseu com os objectivos de proporcionar aos atletas uma manhã de convívio e de divulgar a modalidade junto do público presente.

Embuídos do espírito natalício, os alunos, acompanhados pelos docentes Daniel Coelho à guitarra e Alexandre Sampaio, proporcionaram aos utentes e funcionários desta instituição uma tarde de animação composta por declamação de poesia alusiva à quadra natalícia, interpretação de algumas canções de Natal e de música ligeira portuguesa bem como dois momentos de dança. EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

25


OBRAS MUNICIPAIS

Alargamento de Estrada – Vimieiro

Estação Elevatória de Vale Couço 26

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

Obras de Saneamento - Pinheiro de Ázere

Requalificação de Pavimento de a Bombeiros Voluntários

Requalificação de


REQUALIFICAÇÃO URBANA

Requalificação do Centro de Actividades Ocupacionais da APPACDM – Antiga Escola Primária de Vila Pouca

acesso ao hangar do Heliporto dos de Santa Comba Dão

Monumento Bombeiro

Pavimento – Anta EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

27


AMBIENTE

Jardim - Obra da Junta de Freguesia de Santa Comba Dão

Limpeza e manutenção de bermas 28

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012


Requalificação Lavadouros Vila Dianteira, Ribeira e espaço envolvente

Limpeza e Manutenção de Etars

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

29


EVENTOS 2012

30

Presença do Município na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa

História da Carochinha – Centros Educativos

Constituição do Gabinete do Emigrante – Assinatura de Protocolo

Prova ACP Clássicos

Visita do Bispo de Viseu

Ser Autor

EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012


EDIÇÃO ONLINE - DEZEMBRO 2012

31


Largo do Município, n.º 13 3440-337 Santa Comba Dão Tel.: 232 880 500 - Fax: 232 880 501 www.cm-santacombadao.pt

Boletim Municipal OnLine Nº 6  

Boletim Municipal OnLine Nº 6

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you