Page 1

DAR É RECEBER!


Mu

nicípio do S a

l

REPÚBLICA DE CABO VERDE CÂMARA MUNICIPAL DO SAL

RELATÓRIO DIA DO SERVIÇO SOCIAL AO MUNICÍPIO

Encontro/Actividade Dia de Serviço Social ao Município (integrado no Mês da Família) Data: 31/Maio/2014

Local Cidade de Santa Maria

Hora 8h00 às 14h00 Objectivos: Promover o envolvimento de entidades públicas e privadas e as comunidades no processo de educação p/a cidadania e a interacção do voluntário com a população; Promover a solidariedade social, a cooperação e o espírito de entreajuda. Mobilização: Foram mobilizados mais de 200 voluntários de várias instituições, empresas e ONG’s e donativos avaliados em mais de 150.000$00 (Cento e cinquenta mil escudos), incluindo materiais de construção, géneros alimentícios, água, tinta (50 Kg), transporte (Três viaturas coaster) para o pessoal voluntário de Espargos e Palmeira, refeição para os Voluntários (e munícipes de Santa Maria), maquinaria e outros equipamentos para limpeza urbana e recolha dos resíduos sólidos, entre outros. Actividades realizadas : Campanhas de sensibilização porta-a-porta com 6 equipas formadas por voluntários de diferentes instituições e por Fiscais da CMS, em matéria do saneamento básico e protecção ambiental, visando a mudança comportamental; Limpeza urbana (zona Norte de São Paulo, Rua de Salina, Rua de Trás e Av. João De Deus Maximiano); Limpeza da praia e da baía de Santa Maria, com a participação das crianças e adolescentes do Centro Nôs Kasa e de mergulhadores e sob a orientação da PRAO-CV; Poda de árvores no centro da Cidade; Limpeza e pintura de 3 moradias sociais; Arranjos de electricidade, canalização e carpintaria (substituição de vidros, ferragens e fechaduras) em 5 moradias sociais; Atendimentos à população: clínica geral (122 pessoas); Psicologia (45 pessoas); Tabagismo (32 pessoas) – divulgação do programa “Como deixar de fumar em 5 dias”; Casa do Direito (15 pessoas); Donativos (56 pessoas); workshop Direitos da Criança (7 pessoas – familiares das crianças e adolescentes dos Centros Nós Kasa e Castelos do Sal); workshop direitos das Pessoas com Deficiência (7 pessoas).

DAR É RECEBER!


DAR É RECEBER!


Conclusão: Tendo em conta a conjuntura de crise, em comparação com os anos anteriores, os apoios em espécies foram mais escassos. Em sentido contrário, a adesão de pessoas tem aumentado, fazendo com que, desde o ano passado, tenhamos tido mais de duas centenas de voluntários, prova de que os salenses estão mais sensíveis e solidários com a população em situação de maior vulnerabilidade. Contudo, e apesar de termos feito uma sensibilização nesse sentido, a adesão da população local continua fraca. De enaltecer algumas pessoas que se mostraram mais motivadas e aderiram às campanhas de limpeza, limpando os arredores das suas casas, já que a maioria não respondeu ao nosso apelo. Defende-se, para os próximos anos, uma maior envolvência de associações comunitárias de base e das agremiações e grupos desportivos, além da participação efectiva da população. Um muito obrigada a todas as entidades públicas e privadas e pessoas individuais que, com abnegação, têm contribuído para o sucesso do Dia do Serviço Social ao Município.

Instituído em 2009, a realização anual do Dia do Serviço Social visa reavivar o espírito de solidariedade e entreajuda dos salenses. Esperamos que, no vosso dia-a-dia, continuem a ajudar os idosos, as crianças, as famílias em situação, ou em risco, de exclusão social a terem uma existência mais digna.

Ilha do Sal, 11 de Junho de 2014 Gabinete de Acção Social

Em anexo: Lista das Instituições parceiras

DAR É RECEBER!

RELATÓRIO DO DIA DE SERVIÇO SOCIAL 2014 CIDADE DE SANTA MARIA  
RELATÓRIO DO DIA DE SERVIÇO SOCIAL 2014 CIDADE DE SANTA MARIA  

RELATÓRIO DO DIA DE SERVIÇO SOCIAL 2014 CIDADE DE SANTA MARIA

Advertisement