Issuu on Google+

DAR É RECEBER!


Mu

nicípio do S a

l

REPÚBLICA DE CABO VERDE CÂMARA MUNICIPAL DO SAL

RELATÓRIO DIA DO SERVIÇO SOCIAL AO MUNICÍPIO

Encontro/Actividade Dia de Serviço Social ao Município (integrado no Mês da Família) Data: 31/Maio/2014

Local Cidade de Santa Maria

Hora 8h00 às 14h00 Objectivos: Promover o envolvimento de entidades públicas e privadas e as comunidades no processo de educação p/a cidadania e a interacção do voluntário com a população; Promover a solidariedade social, a cooperação e o espírito de entreajuda. Mobilização: Foram mobilizados mais de 200 voluntários de várias instituições, empresas e ONG’s e donativos avaliados em mais de 150.000$00 (Cento e cinquenta mil escudos), incluindo materiais de construção, géneros alimentícios, água, tinta (50 Kg), transporte (Três viaturas coaster) para o pessoal voluntário de Espargos e Palmeira, refeição para os Voluntários (e munícipes de Santa Maria), maquinaria e outros equipamentos para limpeza urbana e recolha dos resíduos sólidos, entre outros. Actividades realizadas : Campanhas de sensibilização porta-a-porta com 6 equipas formadas por voluntários de diferentes instituições e por Fiscais da CMS, em matéria do saneamento básico e protecção ambiental, visando a mudança comportamental; Limpeza urbana (zona Norte de São Paulo, Rua de Salina, Rua de Trás e Av. João De Deus Maximiano); Limpeza da praia e da baía de Santa Maria, com a participação das crianças e adolescentes do Centro Nôs Kasa e de mergulhadores e sob a orientação da PRAO-CV; Poda de árvores no centro da Cidade; Limpeza e pintura de 3 moradias sociais; Arranjos de electricidade, canalização e carpintaria (substituição de vidros, ferragens e fechaduras) em 5 moradias sociais; Atendimentos à população: clínica geral (122 pessoas); Psicologia (45 pessoas); Tabagismo (32 pessoas) – divulgação do programa “Como deixar de fumar em 5 dias”; Casa do Direito (15 pessoas); Donativos (56 pessoas); workshop Direitos da Criança (7 pessoas – familiares das crianças e adolescentes dos Centros Nós Kasa e Castelos do Sal); workshop direitos das Pessoas com Deficiência (7 pessoas).

DAR É RECEBER!


DAR É RECEBER!


Conclusão: Tendo em conta a conjuntura de crise, em comparação com os anos anteriores, os apoios em espécies foram mais escassos. Em sentido contrário, a adesão de pessoas tem aumentado, fazendo com que, desde o ano passado, tenhamos tido mais de duas centenas de voluntários, prova de que os salenses estão mais sensíveis e solidários com a população em situação de maior vulnerabilidade. Contudo, e apesar de termos feito uma sensibilização nesse sentido, a adesão da população local continua fraca. De enaltecer algumas pessoas que se mostraram mais motivadas e aderiram às campanhas de limpeza, limpando os arredores das suas casas, já que a maioria não respondeu ao nosso apelo. Defende-se, para os próximos anos, uma maior envolvência de associações comunitárias de base e das agremiações e grupos desportivos, além da participação efectiva da população. Um muito obrigada a todas as entidades públicas e privadas e pessoas individuais que, com abnegação, têm contribuído para o sucesso do Dia do Serviço Social ao Município.

Instituído em 2009, a realização anual do Dia do Serviço Social visa reavivar o espírito de solidariedade e entreajuda dos salenses. Esperamos que, no vosso dia-a-dia, continuem a ajudar os idosos, as crianças, as famílias em situação, ou em risco, de exclusão social a terem uma existência mais digna.

Ilha do Sal, 11 de Junho de 2014 Gabinete de Acção Social

Em anexo: Lista das Instituições parceiras

DAR É RECEBER!


RELATÓRIO DO DIA DE SERVIÇO SOCIAL 2014 CIDADE DE SANTA MARIA