Page 1

O CHARME DO INCANSÁVEL

Caio Blat

AB RI / O AR Ç M

E ainda: curiosidades, dicas de beleza, moda, receitas deliciosas, turismo, Prof. Gretz e muito mais!

L2

01

8

TODA A ELEGÂNCIA DO ÍCONE DA BELEZA

ST A

Isabella Fiorentino

O DESTINO DOS APAIXONADOS

VI

ANIMAIS SÃO ALIADOS NA RECUPERAÇÃO DE DOENÇAS

CANCÚN

RE

DOUTOR PET


Foto: Marcelo Paez e Marcos Strassman

EDITORIAL

Q

ue os animais de estimação são uma ótima companhia, todo mundo sabe.

Mas você sabia que eles podem ajudar na socialização de crianças com Síndrome de Down ou autismo? Cães e gatos também podem auxiliar idosos que sofrem de Alzheimer e demência. Saiba mais numa matéria especial sobre o tema. Nesta edição, trouxemos também uma reportagem sobre os cuidados necessários que todos devem ter antes correr ou caminhar para não prejudicar o organismo. Alongamento, tênis adequado e pisada correta são fundamentais. Nas próximas páginas, você encontrará um dossiê sobre a vitamina D. Considerada muito importante para a saúde dos ossos, atualmente os cientistas estão descobrindo que ela pode ajudar a atenuar também sintomas de doenças como esclerose, esquizofrenia, autismo e Alzheimer. O Transtorno de Ansiedade é uma doença que afeta milhões de pessoas no mundo. Conheça dicas para perceber quando uma crise está começando e o que fazer para atenuar os sin-

NESTA EDIÇÃO BEAUTY AND TRENDS Novidades em moda e beleza | ISABELLA FIORENTINO se consolida como ícone da beleza brasileira | AMIGOS DE QUATRO PATAS Os animais ajudam no tratamento e recuperação de pacientes | PREVENIR, SEMPRE! Evite lesões em corridas e caminhadas | SUPERAÇÃO EM ALTA Como identificar e prevenir a ansiedade | FORÇA D A falta de vitamina D causa doenças.

tomas. Outro problema comum nos tempos modernos é o estresse. Saiba quais alimentos vão te deixar cheia de energia e disposição para enfrentar o dia a dia! Nesta edição, antecipamos para você as tendências de moda e maquiagem para 2018. Conheça os principais looks e makes dos desfiles de moda mais importantes do mundo e

Saiba como garantir sua absorção. | CAIO BLAT destaca-se como cavaleiro

arrase neste ano. E para você se inspirar ainda

medieval | BELEZA PURA O uso de cores vivas para enfatizar a beleza

mais, a entrevista especial desta edição é com

natural da pele | PIQUE TOTAL Vitaminas e minerais que restauram as

a modelo e apresentadora Isabella Fiorentino,

energias | O AMOR ESTÁ NO AR Cancún, paraíso emoldurado pelas

ícone de beleza e estilo que há 10 anos está no

águas azul-turquesa do Mar do Caribe | SEMPRE QUIS SABER

comando do programa “Esquadrão da Moda”.

Curiosidades e informações sobre saúde

Uma ótima leitura! DIREÇÃO EXECUTIVA: Alexandre Serpentino, Edison Lopes Bernardo, Tiago Serpentino DIREÇÃO EDITORIAL: Tiago Serpentino EDIÇÃO E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Monise Centurion - MTB 39.763/SP REDAÇÃO: Michelle de Geus DIREÇÃO DE ARTE: Raphael Freire REVISÃO: Diogo Coelho ATENDIMENTO: Edison Lopes ADMINISTRAÇÃO: Fabiana Cruz e Julia Cassia COLABORADOR: Prof. Gretz COMERCIAL: Tiago Serpentino (19) 97117-7435 - tiago.serpentino@editoracmn.com.br IMPRESSÃO: Quatrocor Gráfica e Editora. Plena Magazine não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, bem como pelas informações ou conteúdo dos anúncios publicados. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização. Plena Magazine é uma publicação da Editora CMN - (19) 3583-1251, www.editoracmn.com.br RELAÇÕES COM A IMPRENSA: redacao@cmnrevistascustomizadas.com.br


Prof. Gretz

Uma xícara de

café

U

m grupo de amigos se reuniu para visitar seu antigo professor. Todos eram profissionais bem-sucedidos, mas o principal assunto deles era o estresse no trabalho e na vida em geral. Estavam se queixando disso quando o professor, a certa altura da conversa, ofereceu café. Foi para a cozinha e voltou com um grande bule e uma variedade de xícaras: algumas de porcelana fina, decoradas e caras, outras simples e baratas... Colocou sobre a mesa o bule, as xícaras, e disse: – Pessoal, escolham suas xícaras e sirvam-se de café fresco. Todos se serviram, então o velho mestre comentou:

– Vejam que interessante. As xícaras mais bonitas foram escolhidas primeiro, e as mais simples e baratas ficaram por último. Aí pode estar a causa do que vocês chamam de estresse. – Como assim, professor? – alguns perguntaram. Então ele explicou: – Na verdade, nenhuma dessas xícaras acrescentou qualidade ao café. O que vocês queriam era café, não as xícaras, mas instintivamente quiseram pegar as melhores.

lho, dinheiro, status, popularidade, beleza, coisas assim, são apenas recipientes, são aparências. Não alteram a nossa qualidade da vida, assim como essas xícaras não alteram o sabor do café. Ter as melhores coisas não faz a pessoa feliz. Feliz é quem faz o melhor com o que tem, e faz as outras pessoas felizes. A pessoa mais rica não é a que mais tem, e sim a que menos precisa. Vamos saborear este café sem nos preocupamos com a xícara. Desfrutem simplesmente a vida que Deus nos ofertou.

Eles começaram a olhar para as xícaras, uns dos outros, enquanto o professor falava: – A vida é como esse café. Traba-

PROF. GRETZ É PALESTRANTE, CONSULTOR E AUTOR DE LIVROS (FACEBOOK.COM/PROFGRETZ; WWW.GRETZ.COM.BR).


A


Inspiração de NY O

Dafiti/Divulgação

A

Cravo & Canela sabe que as mulheres adoram ousar nos sapatos. Entre os lançamentos da marca para a próxima estação está uma bota de cano médio vermelha com acabamento em verniz. O solado é de borracha e o salto é grosso para você não cansar os pés. Ela combina com vários estilos e é superconfortável para usar no dia a dia. O vermelho promete ser a cor das estações mais frias e a Dafiti Shoes também apostou nele, em uma charmosa botinha de cano baixo. O tom escolhido foi o vermelho mais fechado. O toque casual e moderno fica por conta do bico redondo. A gente garante que você não vai querer tirar essa bota dos pés! Uma das novidades da Vizzano para a próxima estação é este coturno preto de cano médio e bico redondo. O salto de 11 cm pode assustar, mas ele é bem grosso e não vai deixar você virar o pé.

Pontos turísticos em destaque

Q

uem disse que artes marciais não são coisa de mulher? De olho também no público feminino, a Naja lançou uma nova coleção de luvas com o tema ‘Países’. Os desenhos estilizados representam México, Estados Unidos e Reino Unido (referências no boxe), Japão (país de origem do kickboxing) e Tailândia (a terra do muay thai). A estampa pode agradar às mulheres que buscam uma luva diferenciada, mas querem fugir do rosa e animal print já disponibilizados pela marca. A novidade está disponível com exclusividade no site da Netshoes, onde a procura por produtos para artes marcias aumentou consideravelmente nos últimos anos.

inspiração para a nova coleção da Coca-Cola Jeans veio do mundo. São camisas, jaquetas de nylon, parkas e casacos irreverentes e cheios de estilo. A estampa de algumas peças retrata os pontos turísticos de vários países, outras trazem como tema a Copa do Mundo. As formas geométricas, étnicas e as padronagens vibrantes também têm lugar garantido. As cores mais sóbrias são destacadas pelo amarelo, laranja, vermelho e índigo. Além do jeanswear, a coleção também tem malhas 100% algodão, suedi, veludo colete, flanela, moletom, nylon e malhas com texturas, como a botonê e a flamê.

Crédito: Yuri Sardenberg e Aninha Monteiro

A Netshoes/Divulgação

Luvas personalizadas

s óculos escuros são indispensáveis no guarda-roupa de qualquer mulher. Mais do que um acessório, muitas vezes é a peça de maior destaque no look. A empresária Helena Bordon, dona de uma marca de eyewear, acaba de lançar um novo modelo que já é o queridinho das fashionistas, o Soho. A peça tem tudo para agradar às mulheres modernas que gostam de um visual mais descolado. Ele é produzido em acetato italiano, com formato oversized e geométrico. A peça está disponível em quatro cores: branco, azul-marinho, transparente e preto com branco. O design é inspirado nas ruas de Nova Iorque e o nome é uma homenagem a um dos seus bairros mais charmosos. O Soho é o terceiro lançamento da coleção e segue o mesmo conceito dos outros óculos da marca, como o Brooklyn e o Tribeca, que também levam nomes de bairros conhecidos de Nova Iorque.

O mundo aos seus pés

Helena Bordon/Divulgação

Beautyy & Trends d POR MICHELLE DE GEUS


A


Capa

POR ESTER JACOPETTI

Isabella

Fiorentino

SEMPRE MUITO ELEGANTE, ELA ABUSA DA FEMINILIDADE SEM JAMAIS CAIR NO ÓBVIO

C

om estilo totalmente pessoal e irreverente, a modelo e apresentadora, que segue há dez anos à frente do programa “Esquadrão da Moda” ao lado de Arlindo Grund no SBT, revela nesta entrevista suas paixões pela carreira, maternidade e, sim, pelos inúmeros pares de rasteirinhas que ocupam boa parte de seu guarda-roupa. “Eu tenho consumo consciente, tirando as rasteirinhas, porque eu tenho uma coleção, devo ter uns quarentas pares. A mulher pode ficar poderosa do mesmo jeito. Algumas acreditam que o salto dá um poder. É óbvio que dá postura, altura. Também não adianta colocar o salto e não saber andar, vai dobrar o joelho”, alerta. Sempre muito elegante, Isabella usa e abusa da feminilidade, sem jamais cair no óbvio. Essa é uma das características que a tornam diferente de outras personalidades da moda. Aqui, ela destaca suas preferências. Confira!

Você é uma mulher muito elegante. As pessoas se inspiram no modo como você se veste? Isabella Fiorentino: Na verdade, as pessoas que me assistem no programa veem aquela Isabella produzida, arrumada, de salto alto. Tenho o desejo de, pelo menos durante um mês, ser fotografada com as roupas com que eu chego ao programa. É outra pessoa! Eu sempre gostei de me arrumar, usava salto antes de ter as crianças, mas depois que se tem filhos, sabe quando não se encaixa mais no seu a dia a dia? Não dá para mim. Já me acostumei, então o que tenho de rasteirinhas não está escrito, porque eu amo! Em relação às roupas, qual a sua preferência? Isabella: Eu sou muito fã de calças, mas gosto de modelos diferenciados, com volumes. Prefiro as mais curtas, que ficam sempre mais bonitas com sapato

baixo ou com sapatilha e até chinelinho, e na parte de cima uso algo mais simples e uma terceira peça. Sou simples na hora de me vestir, mas gosto de modelagens perfeitas, tem que ter um bom caimento e tecido bom. Prefiro investir naquela peça que vai durar do que no fast fashion. Vai usar uma coleção, umas três, quatro vezes, lavou e acabou. Em relação ao seu cabelo, você fez pouquíssimas modificações ao longo desses anos... Isabella: Eu ouso muita na moda, mas no meu dia a dia sou zen, tanto na maquiagem quanto no meu cabelo. É difícil você me ver com os cabelos presos, com gel, para trás. Parece que não sou eu, mas acho legal mudar. Sou o tipo de pessoa que prefere não arriscar. Primeiro, porque não tenho um rosto que combine com tudo, nem com toda maquiagem, nem com todo cabelo.


o

Falando um pouco sobre a família, você tem três filhos lindos (Bernardo, Lorenzo, Nicholas). Pretende aumentá-la? Isabella: Adoraria, nasci para ser mãe de uma penca de filho. Para mim, casa cheia é normal. As pessoas chegam na minha casa e perguntam como eu consigo. Eu amo! Não sou aquela pessoa que quer ficar no silêncio, no meu quarto. Eu amo movimento! A maternidade para mim foi tranquila. Apesar de eu ter passado grandes tribulações, estava feliz. A amamentação, trocar fralda, acordar de madrugada, eu amo! Tenho muita vontade de ter o quarto filho, mas eu já tenho 40 anos. Não tenho muito tempo ainda, mas imagina uma menina?! Nossa!

Foto: Divulgação

Já faz muito tempo que você está à frente do programa “Esquadrão da Moda”. Em algum momento você pensou em aposentadoria? Isabella: Jamais! Uma coisa que tenho vontade é ter umas férias longas. Ficar um tempo para me dedicar completamente às crianças. Já estou há 10 anos no SBT e acabei de renovar meu contrato por mais dois anos. O programa é um sucesso de audiência. Mesmo quem não se identifica com aquele estilo acha demais a mudança das pessoas. É um programa que não vai sair do ar tão cedo. Se você tivesse a difícil missão de transformar o visual de um famoso, quem seria? Isabella: As pessoas famosas são personagens, elas têm licença poética. O que nós fazemos no “Esquadrão da Moda” é outra história: são pessoas do dia a dia, que às vezes não conseguem emprego pela maneira como se vestem. Por exemplo, uma pessoa muito sexy que chega até a ser vulgar. É claro que ela tem o direito de se vestir como quiser, mas existe um preço alto a se pagar. É por isso que, no programa, a gente tem essa coisa de aparar as arestas.


A


A


bem POR estar

MICHELLE DE GEUS

‘DOUTOR’ de quatro patas

O

s vínculos entre os seres humanos e os animais domésticos remontam a milênios e, por isso mesmo, são poderosos. Nos últimos tempos, os pets passaram a ser tratados como parte das famílias. E, numa família, um membro cuida do outro. Quem tem animal de estimação certamente já notou que, quando não estamos bem de saúde, a tendência é que eles se tornem mais próximos e atenciosos, como se quisessem tomar conta de nós. Não é novidade que bichos trazem alegria e contribuem para o bem-estar geral da família, mas seus benefícios vão muito

além. Os pets podem ser importantes aliados contra a ansiedade, a depressão e o estresse. Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que cães e gatos ajudam a reduzir a hipertensão arterial e a aumentar a sobrevida de pacientes que sofreram infarto. Eles também melhoram a imunidade de crianças e adultos, reduzindo a incidência de alergias, dores de cabeça e resfriados. Esses benefícios independem da idade e os pesquisadores afirmam que o convívio de bebês com animais aumenta significativamente os níveis de uma proteína fundamental para o sistema imunológico.

A companhia de cães e gatos é excelente para aliviar a solidão dos idosos. Com a idade, as pessoas se aposentam e os filhos vão morar longe, o que pode trazer uma sensação de abandono. Ter um animal de estimação ajuda as pessoas de mais idade a se manterem ativas, estabelecerem conexões e a se sentirem úteis. A vitalidade e o aumento da autoestima são fundamentais para a qualidade de vida. Um estudo da Universidade da Califórnia concluiu que os bichinhos trazem benefícios para idosos com Alzheimer ou demência. Eles ajudam a gerenciar o stresse, melhoram o humor, diminuem a


agressividade e aumentam a socialização. Os cães-guias também podem ser úteis para os pacientes que têm o hábito de sair de casa sem informar ninguém. A maioria das crianças adora animais. Dessa forma, permitir que o seu filho tenha um gato ou cachorro pode ser uma excelente forma de ele desenvolver o senso de responsabilidade, compaixão e empatia. Os bichinhos aumentam a sensação de segurança e podem ajudar os pequenos a lidarem com a ansiedade de separação quando os pais não estão por perto. Os pets também são capazes de acalmar crianças agressivas ou hiperativas. As brincadeiras com cães e gatos estimulam a imaginação e a curiosidade, o que pode trazer inúmeros benefícios para pacientes com Síndrome de Down, autismo ou outros distúrbios de aprendizagem, pois eles costumam ter dificuldades no convívio social. De acordo com Associação Brasileira de Hipoterapia e

A presença de animais de estimação pode ajudar na recuperação de doenças e a melhorar a qualidade de vida de idosos com Alzheimer e crianças com autismo

Adoção responsável Se depois de ler todos esses benefícios que os animais trazem, você sentiu vontade de adotar um cachorro ou um gatinho, tenha calma. Verifique se a sua casa tem espaço disponível para o animal e se todos concordam com a presença dele. Tenha em mente que o bichinho exigirá dedicação, muita paciência e, inevitavelmente, trará despesas. Quando você adota um animal de estimação, ele passa a ser sua responsabilidade. Não o abandone e nem o maltrate.

Pet Terapia (Abrahipe), o contato com os animais ajuda a diminuir a alienação e o isolamento. Além disso, a melhora na coordenação motora é significativa. O convívio com os animais é tão promissor que alguns hospitais ao redor do mundo já permitem a entrada deles para visitar os pacientes internados. Diversas associações desenvolvem ações com cães e gatos em clínicas e casas de repouso, por exemplo. As chamadas Terapias Assistidas por Animais (TAAs) surgiram em 1792, na Inglaterra. O objetivo é que os bichinhos contribuam para a cura ou melhora dos quadros de saúde dos doentes. Cães e gatos podem, inclusive, ser treinados para o trabalho de terapeutas. Para isso, é fundamental que eles sejam tranquilos, dóceis e amistosos. Eles também precisam ter qualidade de vida e boa saúde. Os animais também se beneficiam do convívio com os humanos e se sentem recompensados quando percebem que estão agradando o tutor. Acariciar um animalzinho faz com que você se sinta imediatamente mais calmo e relaxado. O amor e o carinho que eles proporcionam trazem benefícios para todas as pessoas, independentemente da idade ou de ela necessitar ou não de cuidados especiais. Os bichos são uma fonte inesgotável de amor, carinho e companheirismo. Se existe uma alegria que o dinheiro não compra é ser saudado com o abanar de rabo de um cachorro ou o ronronar de um gato.


bem POR estar

MICHELLE DE GEUS

O número de atletas amadores vem crescendo e, com eles, a procura por clínicas de fisioterapia. Saiba os cuidados que você precisa ter para evitar lesões durante corridas e caminhadas

Correr com

BEM-ESTAR Q

ue atire o primeiro tênis de corrida quem não colocou em suas resoluções de Ano Novo que seria fitness em 2018. Em busca de um corpo mais magro e de maior qualidade de vida, muitas pessoas estão aderindo à corrida e à caminhada. Entretanto, se esses exercícios não forem praticados com os devidos cuidados, podem trazer mais prejuízos do que benefícios para a saúde. De acordo com o Ministério do Esporte, 60% das pessoas que praticam algum esporte escolheram a corrida e a caminhada como suas atividades físicas favoritas. É nítido que há mais pessoas praticando exercícios, principalmente corrida de rua. O problema é que elas reservam apenas o fim de semana para isso. O aumento no número de

atletas amadores está acompanhado do crescimento da procura por clínicas de fisioterapia. Em São Paulo, alguns estabelecimentos observaram um aumento de 50% no movimento. A explicação é simples: como a musculatura não está acostumada, lesões nos músculos e tendões são comuns. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte alerta que o maior risco é para o coração. Durante a atividade física, tecidos e órgãos precisam de mais oxigênio e exigem que o coração bombeie mais rápido. Como o condicionamento cardiorrespiratório não está adequado, o esforço intenso pode causar infarto e até morte súbita. Corridas e caminhadas mais prolongadas aumentam em até oito vezes o risco de

parada cardíaca, quando praticadas sem regularidade. A recomendação é que pessoas com idade entre 19 e 65 anos façam 50 minutos de atividade aeróbica moderada ou 30 minutos de exercícios intensos, três vezes por semana. Se, mesmo sabendo de todos os riscos, você decidiu começar a caminhar ou correr, é hora de tomar alguns cuidados para evitar problemas. O primeiro passo é escolher um tênis de corrida adequado. Eles estão divididos em cinco categorias: estabilidade, controle de movimento, amortecimento, performance e trilha. A escolha correta vai depender do seu tipo de pisada, do formato do seu pé, do terreno onde você treina, seu peso, o ritmo em que você corre e também do seu condicionamento físico. Para atletas


iniciantes, o ideal são os tênis com um bom sistema de amortecimento. Preste atenção se as costuras não estão apertando e se a parte de trás é bem macia. Os dedos não devem tocar na ponta do tênis, pois essa parte do calçado não cede. O ideal é uma distância entre um centímetro e um centímetro e meio. No calcanhar, o solado deve ter no mínimo dois centímetros de altura para evitar calos. Também é importante saber o momento de aposentar o seu companheiro de corridas. Os tênis devem ser trocados entre 560 e 880 quilômetros de uso. Mesmo que pareçam novos, eles podem estar com o sistema de amortecimento comprometido. Não subestime o potencial de um bom alongamento. Ele melhora a flexibilidade dos músculos, a movimentação das

articulações e prepara o corpo para a atividade física. Comece com caminhadas leves e rápidas, de no máximo 30 minutos. Aos poucos, vá aumentando a intensidade, a duração do exercício e intercalando com corridas. Mesmo quando você já estiver adaptado, é interessante começar a corrida com uma caminhada para aumentar gradativamente o ritmo cardíaco. Pisar corretamente também é fundamental para evitar lesões. Tocar o solo com o calcanhar, um dos movimentos mais comuns, produz um alto impacto que será transferido para o tornozelo e joelho. O correto é usar o meio do pé, com um movimento rápido, de cima para baixo e da frente para trás. Procure dar passadas curtas e fazer o mínimo de barulho possível enquanto corre. Esse tipo de pisada

favorece a absorção do impacto pelo corpo e ainda melhora o rendimento da corrida. Os braços devem fazer movimentos opostos às pernas, formando um ângulo de quase 90 graus. Evite travar os punhos e cotovelos ou deixá-los muito relaxados. Tome bastante cuidado com a postura e lembre-se de olhar para a frente, não para o chão. É quase irresistível olhar para os próprios pés, mas isso sobrecarrega o pescoço e a coluna. Para encerrar a sua corrida, não se esqueça de fazer uma leve caminhada para baixar aos poucos o ritmo cardíaco ou até mesmo exercícios de relaxamento. Tomando esses cuidados, você vai descobrir que esse esporte pode ser extremamente agradável, ajudando a melhorar o seu humor e aumentar a sua energia e disposição.


saúde

POR MICHELLE DE GEUS

Superando a

ANSIEDADE Cada vez mais comum entre os brasileiros, transtorno causa impactos profundos na vida das pessoas

A

ansiedade é um sentimento comum. Todo mundo já se sentiu apreensivo antes de uma prova importante, de uma entrevista de emprego ou de uma reunião decisiva no trabalho, por exemplo. Em alguns casos, aquele friozinho na barriga pode até ser gostoso ou servir de incentivo para a pessoa mostrar o seu melhor. Mas, para muita gente, essa sensação é um problema grave. A ansiedade é tanta que chega a atrapalhar tarefas cotidianas que, à primeira vista, poderiam parecer simples. Para essas pessoas, o medo e a preocupação são constantes. A sensação é de que uma tragédia está prestes a acontecer. A agonia é tão grande que chega a paralisar. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros sofrem com o transtorno de ansiedade. O Brasil é o país com o maior número de pessoas apresentando sintomas da doença no mundo. Ao todo, são 264 milhões de ansiosos no planeta, uma média

de 3,6%. Isso representa uma alta de 15% em comparação com 2005. Em escala mundial, a OMS estima que a ansiedade e outros transtornos mentais ocasionem uma perda econômica de US$ 1 trilhão por ano. Quem sofre de ansiedade conhece bem os sintomas. Boca seca, falta de ar, palpitações, náusea e tremedeira são alguns deles. A pessoa também se sente inquieta, irritada, tem dificuldade para se concentrar e para dormir. A doença pode aparecer em qualquer idade e, na maioria das vezes, sem justificativa aparente. Ao contrário de outras doenças, os transtornos mentais são causados por diversos fatores. O estilo de vida agitado das grandes cidades, situação econômica, concorrência acirrada, desigualdade, desemprego e recessão são algumas das possíveis causas. O tratamento contra ansiedade envolve terapia e pode incluir antidepressivos, mas pequenos hábitos ajudam a aliviar os sintomas e até mesmo impedem uma crise mais


severa. Praticar atividades físicas e ter uma alimentação saudável são requisitos essenciais para a qualidade de vida e também para a saúde mental. Os exercícios ajudam a liberar serotonina e dopamina no cérebro, substâncias responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar. Controlar a respiração também é fundamental para reduzir as reações do sistema nervoso. Experimente respirar bem fundo e, lentamente, feche os olhos e imagine-se numa praia com ondas cada vez mais lentas. As técnicas de meditação ajudam a relaxar, afastar os pensamentos negativos e desenvolver o autoconhecimento. Separe um tempo para cuidar de você e estar com as pessoas que lhe fazem bem. Se você se identificou com alguns destes sintomas, consulte o quanto antes um especialista.


saúde

POR MICHELLE DE GEUS

O PODER DA

Vitamina D Cientistas estão descobrindo o potencial da vitamina D para tratar doenças como esclerose múltipla, autismo, esquizofrenia, bipolaridade, demência e Alzheimer

A

tualmente, passamos o dia todo em locais fechados como escritórios, shoppings, em casa ou em locais de trabalho diversos. O pouco sol que tomamos é durante o trajeto de ida para o trabalho e, às vezes, durante o almoço. Essa exposição, no entanto, muitas vezes é feita com o uso de filtro solar. E é essa soma de fatores que está fazendo grande parte da população sofrer de deficiência de vitamina D. Fundamental para a manutenção do tecido ósseo, absorção do cálcio pelo organismo e fortalecimento de ossos e dentes, a falta de vitamina D causa doenças como o raquitismo na infância e osteoporose na velhice. De acordo com estudos recentes, esquizofrenia, bipolaridade, autismo, demência e Alzheimer podem ser evitados ou atenuados também com a vitamina. Ela também atua no sistema imunológico e pode ser usada para tratar doenças autoimunes como artrite reumatoide, psoríase, lúpus e esclerose múltipla e ainda reduz em 50% a possibilidade de complicações na gravidez.

SOL NA MEDIDA O problema é que além de estarmos passando cada vez menos tempo ao ar livre, usamos cada vez mais protetor solar. A boa notícia é que você não precisa passar horas no sol sem protetor solar. Em geral, estima-se que 5 minutos por dia durante o verão e 15 minutos por dia durante o inverno já são suficientes, mas esses valores não são uma regra. A dose diária de sol recomendada para cada pessoa depende da cor da pele, horário, estação do ano e do local onde ela vive.

CÁPSULAS DO BEM Uma boa opção para quem tem pouco tempo livre são as cápsulas de vitamina D. Elas são práticas, econômicas e já possuem a quantidade ideal da substância. Existem ainda opções que combinam diversas vitaminas ou ainda outras substâncias que trazem benefícios para a pele, como o colágeno e elastina. No entanto, o ideal é agir com cautela e equilíbrio. Procure um médico para saber do seu caso. O importante é não ficar sem a vitamina D.

Saiba mais A vitamina D foi descoberta em 1922 e trata-se, na realidade, de um pré-hormônio que pode ser sintetizado pelo organismo. Embora seja bem diferente das outras vitaminas conhecidas, o nome pegou. Existem alimentos que contém vitamina D, como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau, ovo, leite, queijos e cogumelos. Entretanto, a principal fonte da substância é a luz solar.


POR ESTER JACOPETTI

Perfil

Crédito: Sergio Zalis/Globo

As mil facetas de

Caio Blat C

om grandes interpretações na carreira, o ator não para e quer mais! Dedicado à novela “Deus Salve o Rei”, ele já pensa nos próximos trabalhos que desenvolverá fora do Brasil, como a série “MacMafia”, pela BBC. Além dessa produção, Caio pretende rodar no segundo semestre do ano “Grande Sertão Veredas”, mas prefere manter certo sigilo sobre o assunto, que ainda está em discussão. A partir de agora, vamos ficar por dentro sobre o que pensa esse ator de 37 anos, que tem uma longa carreira pela frente.

Como surgiu a oportunidade de trabalhar numa série britânica? Caio Blat: Surgiu por meio de um telefonema. Eles estavam de olho em atores do mundo todo e precisavam de um latino. Fiquei muito feliz por ter sido escolhido. Eles têm roteiros muito bons e conseguem contar uma história em poucos episódios. Meu personagem é um representante de drogas do cartel mexicano, mas é da nova geração da máfia. Vou gravar entre maio e junho na Croácia, com lançamento previsto para o segundo semestre. Você é um ator que já tem um longo caminho de estrada. Tem liberdade para escolher os personagens? Caio: Estou há 18 anos na Rede Globo. Já conheço quase todos os diretores, então os convites vão surgindo por afinidade. No caso de “Deus Salves o Rei”, o personagem, o prazo, o tempo, o contrato que tenho com eles, tudo me fez aceitar. Você interpreta um cavaleiro em “Deus Salve o Rei”. Você precisou aprender a manusear uma espada? Caio: As cenas de batalhas, por exemplo, são feitas em 3D com os nossos rostos, mas sem termos feito nada, tudo é computadorizado. Gravamos a cena e só um mês depois vamos assistir. Eu tenho um filho de 7 anos, ele vê o pai dele sendo um cavaleiro medieval, lutando com espada, é muito divertido. Desde que “Que Rei Sou Eu” (1986), não se fazia uma novela medieval, que investe também no humor.

De olho em trabalhos fora do Brasil, o ator brilha como cavaleiro medieval

Quais são os detalhes que você pode nos contar da trama? Caio: No meio da história, ele irá se envolver com a Amália (Marina Ruy Barbosa). Não sei como, porque ele é o melhor amigo do Afonso (Romulo Estrela), mas em algum momento da história eles irão lutar por reinos diferentes. O Afonso estará em Artenas e eu ficarei como chefe em Montemor. Os reinos irão se enfrentar.


be le za

POR MICHELLE DE GEUS

Toda colorida A

s principais semanas de moda do mundo, realizadas em Nova Iorque, Paris e Milão, estão sempre ditando tendências. As roupas e acessórios apresentados pelos renomados estilistas são objetos de desejo de todas as mulheres que adoram buscar inspiração nos looks do tapete vermelho. Com a maquiagem não é diferente. Tudo o que é visto nos desfiles em breve também estará nas ruas. Ainda estamos no auge do Verão, mas os dias de sol e calor logo darão lugar às baixas temperaturas. As mulheres, é claro, já estão de olho nas passarelas norte-americanas e europeias para saber quais serão as tendências de makes para o Outono/Inverno 2018. Durante várias temporadas, o nude permaneceu em alta nas tendências de ma-

quiagem. Mas isso começa a mudar. Os looks mais sóbrios e os tons mais fortes, característicos do inverno, são outra regra que vem sendo quebrada. As passarelas mostraram maquiagens com grande destaque para os olhos, boca extremamente pigmentada, visuais bem coloridos, linhas gráficas e efeitos tribais. A maquiagem minimalista, com efeito natural e pele limpa, estará com tudo no Outono/Inverno 2018. A impressão é de cara lavada, mas na verdade a pele foi cuidadosamente trabalhada para ressaltar os pontos fortes do rosto, esconder pequenas imperfeições e dar um aspecto saudável à pele. A aposta é nos lábios cor de boca, com quase nenhum vestígio de blush ou rímel. O efeito glow continua em alta. Ele é ideal para quem gosta de uma pele mais

limpa, porém com brilho. Alguns pontos são estrategicamente iluminados para dar ao look mais vitalidade e energia. Os cílios à la Twiggy, que reinaram absolutos no ano passado, foram deixados de lado. A moda agora é enfatizar o comprimento dos cílios, não o seu volume. Esse efeito pode ser conseguido com um rímel específico para essa finalidade, cílios postiços mais longos ou tratamento para alongar os cílios. Os olhos esfumaçados vieram para ficar e já são uma aposta certeira. Lembre-se de equilibrar a maquiagem e deixar o batom o mais natural e discreto possível. Com esse pequeno cuidado, você pode continuar usando e abusando dos smokey eyes na próxima estação para um visual clássico e elegante. Não é só o delineado gatinho que estará


Visuais que esbanjam cores vivas e efeitos minimalistas, que enfatizam a beleza natural da pele, deverão ditar tendência em maquiagem nas épocas mais frias do ano de volta no Outono/Inverno 2018. As maquiagens ganharam linhas gráficas, efeitos tribais e cor. Muita cor. Essa tendência aparece tanto em toques minimalistas bem discretos quanto em desenhos grandes e supercoloridos. O ideal é brincar e se divertir com a make, deixando de lado o tom sóbrio dos dias mais frios. Você com certeza já ouviu falar que para usar o olho preto bem marcado é preciso aposentar o batom vermelho. Essa não é uma verdade absoluta. O visual polêmico se impôs nos desfiles e, com certeza, vai conquistar as mulheres. As possibilidades são muitas e incluem smokey eyes, delineador e até mesmo o nostálgico lápis preto na parte debaixo dos olhos. Para iluminar o rosto e dar mais brilho à

maquiagem, aposte na sombra bronze. Você pode aplicá-la em toda a pálpebra superior - e fazer um lindo esfumado - ou apenas no meio para dar um toque de luz. O tom esbanja glamour e combina com tudo. Uma das grandes tendências de maquiagem para a próxima estação é o iluminado no canto do olho. Para isso, conte com a ajuda de uma sombra ou de um lápis na cor branca ou prata. O efeito fica muito bonito e realça a maquiagem. As sobrancelhas mais grossas e naturais que foram vistas no ano passado estarão de volta no Outono/Inverno. Porém, a tendência ganhou uma novidade: as sobrancelhas descoloridas. O look pode ser feito por um profissional de confiança ou aplicando uma máscara branca ou prateada.

Bocas extremamente pigmentadas deverão marcar a época fria do ano. Batons matte ou com efeito de pigmento são a tendência para 2018. A paleta de cores é ampla, indo desde o clássico vermelho, passando pelo ameixa e tons de roxo, até o preto. Para quem prefere um visual mais clean, o gloss continua sendo uma aposta certeira. Lembre-se de que a beleza natural está em alta. Para isso, você precisa estar com a pele bem cuidada e hidratada. Limpe bem o seu rosto duas vezes ao dia, escolha cremes adequados para o seu tipo de pele e não se esqueça da esfoliação para eliminar células mortas. Dê à sua pele todos os cuidados que ela merece, para que a sua maquiagem fique ainda mais linda em todas as estações do ano.


nu tri ção

POR MICHELLE DE GEUS

ENERGIA E DISPOSIÇÃO

no prato

O

dia ainda está longe de acabar e você já está se sentindo cansada e sem energia? O problema pode estar na sua alimentação. O seu corpo pode estar precisando de vitaminas e minerais, como o ferro e o potássio. Quando mais agitado o seu ritmo de vida, mais o seu corpo vai pedir por alimentos que aumentam a disposição para dar conta de todas as atividades. O desempenho durante o dia aumenta expressivamente quando o organismo dispõe dos nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Uma das dicas mais importantes é não pular refeições, pois isso obriga o corpo a trabalhar sem nutrientes essenciais. Outro problema é que, quando estamos com fome, ficamos tentados a escolher alimentos menos saudáveis. Abusar de café, energéticos e bebidas alcóolicas é outro erro bastante comum. Essas bebidas oferecem altas doses

Dieta rica em vitaminas e minerais colabora para afastar o cansaço e a indisposição, oferecendo o pique necessário para encarar o dia a dia de energia, mas com efeito temporário. Depois de pouco tempo, o seu corpo vai estar ainda mais cansado do que estava antes. Além disso, esses artifícios fazem mal à saúde e podem causar dependência. De forma geral, o cansaço extremo é sinal de que a sua alimentação não é muito saudável e que talvez esteja na hora de mudar alguns hábitos. Assim como existem alimentos que dão energia,

existem aqueles que roubam a sua disposição. Carboidratos refinados, alimentos gordurosos ou ricos em açúcar refinado podem te deixar desanimada, com sono e dificuldade de concentração. Além disso, eles são os grandes vilões do ganho de peso. Para mandar o cansaço embora é preciso manter uma alimentação saudável e equilibrada. Frutas, verduras e legumes são excelentes opções para


aumentar a sua disposição para encarar a rotina estressante. Esse cuidado deve começar logo ao acordar com um...

CAFÉ DA MANHÃ TURBINADO A melhor maneira de manter o pique durante todo o dia é caprichar no café da manhã. Além de ser a primeira refeição após acordar, é ela que vai te deixar com energia para encarar a rotina. O café da manhã deve ser balanceado com proteínas, carboidratos complexos e fibras. Aposte em iogurtes naturais enriquecidos com fibras, pães integrais, queijos brancos, frutas e cereais. Uma boa opção é o mamão papaia com aveia, sementes de linhaça ou girassol. Evite açúcares e carboidratos simples - presente no pão branco, por exemplo. Esses alimentos fornecem uma alta dose de energia para o organismo, mas

são digeridos e absorvidos rapidamente. O resultado é que você vai se sentir com fome e sem disposição logo depois. Os shakes e as vitaminas são uma excelente alternativa para quem acorda sem muita fome ou tem pouco tempo pela manhã. É fundamental não pular esta refeição mesmo com a correria do dia a dia, pois além de fornecer energia, isso impede que você sinta uma fome exagerada antes do almoço. A banana é riquíssima em potássio, ajuda a normalizar a quantidade de água no corpo e a fortalecer os músculos. O açaí é fonte de vitaminas C, B1, e B2, carboidrato e antioxidantes. A cafeína, poderoso estimulante do sistema nervoso, fica por conta do guaraná. Energia não vai faltar com a combinação desses três ingredientes. Frutas cítricas como kiwi, laranja, morango, acerola, mexerica e limão são ricas em

vitamina C e antioxidantes. Sementes e grãos são ótimas opções de snack que vão propiciar muita disposição a quem os consome. Nozes, amêndoas, pistaches e castanhas em geral são fontes de ômega 3, proteína vegetal e antioxidantes. De quebra, possuem magnésio, cobre e selênio, que diminuem o estresse e melhoram a memória. A linhaça e a semente de girassol contêm ácidos graxos, vitaminas do complexo B, ferro e ácido fólico. A aveia fornece fósforo, ferro, cálcio, lecitina, vitaminas do complexo B, fibra e ainda ajuda a reduzir o colesterol. Os vegetais com folhas verde-escuras, como couve, brócolis, escarola e espinafre, são ricos em vitamina A, E e D. Frutas e legumes de cor roxa ajudam a aumentar a disposição e são antioxidantes. Não deixe faltar uva-rubi, beterraba e berinjela na sua casa.


Culinária

TAPIOCA DE ESPINAFRE COM RECHEIO DE PASTA DE IOGURTE Rendimento: 6 porções Tempo de preparo: 20min Ingredientes Recheio:

Berinjelas Recheadas Rendimento: 6 porções Tempo de preparo: 40min Ingredientes • 3 berinjelas • 2 colheres (sopa) de azeite • 4 colheres (sopa) de purê de tomate • 2 colheres (sopa) de salsa picada • 2 tabletes de Maggi Caldo de Galinha • azeite para untar • ½ xícara (chá) de Requeijão Cremoso Nestlé • 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo Depois de lavadas, corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento, mas sem descascar. Cozinhe as berinjelas em um litro de água até ficarem bem macias. Quando estiverem prontas, retire a polpa e separe as cascas. Corte a polpa da berinjela em pedacinhos e refogue. Junte o purê de tomate, a salsa, ½ xícara (chá) de água fervente e os tabletes de Caldo Maggi, mexendo bem até dissolver. Deixe cozinhar com panela destampada, por aproximadamente 5 minutos. Unte uma forma com azeite, coloque as cascas de berinjelas, recheie cada uma com a polpa, cubra com o Requeijão Cremoso Nestlé e o queijo ralado. Asse em forno médio alto (200°C), pré-aquecido, por aproximadamente 10 minutos.

• 2 potes de Iogurte Nestlé Grego Light (90 g cada) • 1 colher (sopa) de mostarda • ½ colher (sopa) de azeite • 1 colher (sopa) de cebolinha-verde picada • 1 colher (chá) de raspas da casca de limão • 1 pitada de pimenta-do-reino • ½ colher (chá) de sal • 2 tomates grandes, maduros, sem sementes, picados • ½ colher (chá) de orégano • 150 g de peito de peru fatiado e picado

Tapioca: • ½ xícara (chá) de espinafre aferventado e escorrido • 2 xícaras (chá) de polvilho doce

Modo de Preparo Recheio: Misture o Iogurte Nestlé Grego, a mostarda, o azeite, a cebolinha-verde, as raspas de limão, a pimenta-do-reino e o sal. Em outro recipiente, tempere o tomate com o orégano.

Tapioca: No liquidificador, bata o espinafre com 100 ml de água. Passe a mistura por uma peneira para conseguir um suco bem fino. Regue o polvilho aos poucos com o suco, misturando. O ponto certo é quando a farinha estiver granulada, solta e umedecida. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque uma camada fina do polvilho sem deixar nenhum espaço sobrando. Quando a massa estiver unida, vire-a e deixe secar rapidamente do outro lado. Repita até terminar toda a massa.

Montagem: Coloque um pouco da pasta de Iogurte Nestlé Grego no centro de cada tapioca, distribua o peito de peru e o tomate temperado com o orégano e dobre ao meio. Sirva a seguir.

Crédito: Divulgação/Nestlé.

Xô, cansaço!

Crédito: Divulgação/Nestlé.

Receitas práticas e nutritivas para encarar o dia a dia com muita energia!


A


Almanaque da casa POR MICHELLE DE GEUS

Tudo junto e misturado Crédito: Smart Furniture GTA

Com cara de spa C

ada vez mais o banheiro ganha destaque no planejamento da casa. A tendência agora é que eles fiquem mais parecidos com um spa e se transformem em um refúgio relaxante. Amplos e arejados, eles incluem banheiras e hidromassagens. As tendências arquitetônicas para criar um espaço nestes moldes são variadas e podem incluir elementos vintage, retrô, minimalistas, modernos e industriais. Madeira, pedras ornamentais e jardins verticais têm tudo a ver com o ambiente e ajudam a dar um toque de aconchego e relaxamento.

C

om certeza você já ouviu que na decoração a regra é usar só prateado, dourado, bronze, cromado ou rosé. Esqueça isso. A tendência é misturar os tipos de metais para criar ambientes elegantes e charmosos.

O

Olhe para cima! Natureza em casa A

busca pelo contanto mais íntimo com a natureza é uma tendência que continua forte. Ela se reflete no uso de plantas na decoração, nos jardins de inverno e nas paredes vivas. Por isso, plantas padronizadas aquelas com folhas estampadas, detalhes coloridos e padrões diferentes de folhagens – já são o maior sucesso. Uma boa dica é a maranta, espécie conhecida pelos veios coloridos e que tem boa adaptação ao meio urbano.

teto é um item quase sempre esquecido na decoração. A moda agora são tetos coloridos ou texturizados, com aplicação de adesivos ou papel vinílico, tudo muito vibrante e divertido. É possível ousar ainda mais e deixar a tubulação aparente e criar um teto totalmente desconstruído.

Tudo limpinho! C

om certeza você já se deparou com aquela sujeira que teima em não ir embora ou itens que você não sabe muito bem como limpar. Confira nossas dicas para uma limpeza mais rápida e eficiente. • Ferro de passar: Umedeça uma esponja numa mistura com ½ copo de água e ½ copo de vinagre e aplique no ferro ainda morno. • Frigideira antiaderente: Ferva na própria frigideira 1 xícara de água, 2 colheres de bicarbonato de sódio e ½ xícara de alvejante. Depois é só lavar normalmente. • Rejuntes: Faça uma pasta com bicarbonato de sódio, vinagre, detergente e água e aplique no rejunte. Use água e sabão para retirar os resíduos e a sujeira.


A


on the road

Cancún, a cidade do amor

Caribe mexicano é o destino mais procurado por casais brasileiros

L

ocalizada na península de Yucatán, berço da civilização maia, Cancún é um paraíso emoldurado pelas águas azul-turquesa do Mar do Caribe. Cosmopolita, a cidade reúne belezas naturais incomparáveis a uma fantástica infraestrutura urbana, fatores que fizeram, já nos anos 70, “o lugar das serpentes douradas” desbancar Acapulco no gosto dos turistas estrangeiros. Desde então, ela se tornou o destino mais badalado do México. Recebe milhares de pessoas todos os anos, muitos deles brasileiros, que

elegeram a cidade como reduto do amor. O local está entre os mais procurados quando o assunto é lua de mel. E, para os casais que ainda não juraram amor eterno, essa é uma ótima dica para viver momentos incríveis a dois. Inclusive há casos de namorados que viajam até Cancún para vivenciarem ali o “momento do sim”. Isto sem contar casamentos e renovação de votos com o pé na areia e o azul do mar como testemunha do amor. O gerente de tecnologia da informação

Maximiliano Avellar, 39 anos, é um desses brasileiros que escolheram Cancún para celebrar o amor e surpreender a esposa, Barbara Campos, 33 anos. Eles estão juntos há pouco mais de um ano e, inicialmente, a cidade mexicana era o destino escolhido para a lua de mel, mas, sem ela saber, ele planejou uma cerimônia de casamento durante a viagem. “Casar na praia era um sonho dela. No começo não sabia se teria dinheiro para a cerimônia, mas após o contato com uma agência brasileira de casamentos no Caribe, vi


que não seria caro e coloquei a ideia em prática”, explicou Maximiliano. Barbara não desconfiou de nada. Fez as malas com muitas roupas, mas o vestido branco, tradicionalmente usado em matrimônios, não fazia parte da bagagem. Mas isso não foi obstáculo para Maximiliano, que só precisou inventar uma desculpa para convencê-la a acordar bem cedo em pleno descanso das férias. “Ele me disse que iríamos ver o nascer do sol na praia e depois tomar um café da manhã especial, mas que precisava estar de branco e que o vestido estava no armário”, relembra. No dia seguinte, Barbara viu o sol nascer em um cenário deslumbrante repleto de flores. Sem convidados, o momento era

apenas deles e, claro, do mar azul do Caribe. “Quando vi tudo aquilo, não tive reação. Não dá nem para explicar o que senti. A surpresa foi grande e muito linda.” Histórias de brasileiros como a de Max e Barbara têm acontecido com frequência em Cancún. As cerimônias simbólicas podem ser realizadas de diferentes modos e, dependendo do dia, contam com uma exclusividade de presente da natureza, uma tonalidade diferente do azul do mar. A brasileira Isabella Grassitelli, 27 anos, mora em Cancún há cinco anos e, desde então, dedica-se a entreter turistas do mundo todo na cidade mexicana. Há cerca de um ano, ela criou uma empresa especializada na realização de matrimônios e renovação de votos nas praias do


on the road

Caribe. “Cada casamento é único. Os noivos têm disponíveis diversas opções para realizar a cerimônia do jeito que eles sonham. Tivemos casos de casais que trouxeram o filho pequeno, outros que se casaram na presença dos pais e avós, e até quem trouxe do Brasil mais de 50 convidados”, explica. Tanto as cerimônias de casamento como as de renovação de votos matrimoniais são feitas pela manhã, logo quando surgem os primeiros raios do sol, a razão para a escolha não poderia ser outra: o ápice das celebrações são os cenários paradisíacos das praias caribenhas, que se confundem entre o azul do céu e do mar. Segundo Isabella, os preços das

cerimônias são para todos os gostos e, claro, para todos os bolsos. Seja qual for a escolha, o sucesso estará garantido. “Cada celebração me emociona de um jeito diferente. A nossa dedicação começa muito antes do ‘sim’ e só termina quando os casais desejam ficar a sós”, conta. Além das belezas tropicais, Cancún reserva uma série de particularidades que tornam o destino tão procurado. A cidade e suas imediações oferecem atrações naturais e históricas, além de muita diversão. Para os casais que desejam descansar desfrutando de ilhas aconchegantes, a dica está na Isla Mujeres em Cozumel. Nestes locais, os turistas podem realizar diversos esportes

aquáticos e mergulhar com golfinhos. Outra opção incrível que a região oferece são as ruínas maias com centros urbanos da civilização, sendo Chichén Itzá, Cobá e Tulum os principais. Já para os passeios noturnos, o roteiro é extenso e será difícil escolher entre as muitas opções de restaurantes, muitos de fama internacional como o Hard Rock Café. Após provar os sabores mexicanos e se apaixonar pela culinária do país, é hora de badalar! As noites em Cancún são agitadas e reúnem muitos bares, boates e casas de shows, mas a queridinha dos turistas e também a mais famosa é a Coco Bongo, uma boate-espetáculo que mistura boate, show e teatro, com inúmeras apresentações artísticas com performances impressionantes. Larissa Borges Pires, 31 anos, foi à Coco Bongo acompanhada do noivo e disse que o passeio foi a melhor da viagem romântica de sua vida. “Diferentemente do que a gente imagina, Cancún não é balada só para solteiro, é uma festa para todos”, diz.


A


Mural POR MICHELLE DE GEUS

Xô, febre amarela! A

febre amarela voltou a preocupar a população. A doença é transmitida pela picada de mosquitos infectados e provoca febre, dor de cabeça, náusea, vômito, pele e olhos amarelados. Não há tratamento específico e os esforços se concentram em atenuar os sintomas. A melhor maneira de se prevenir contra a febre amarela é por meio da vacina, disponível para pessoas de nove meses até 60 anos de idade. Ela é produzida a partir do vírus enfraquecido, por isso não deve ser tomada por pessoas com imunodeficiência e gestantes, por exemplo. A dose integral da vacina (0,5 ml) é válida para toda a vida; a fracionada (0,1 ml) precisa ser reforçada após 8 anos. Imunizando aqueles que residem nessas regiões, a possibilidade da doença se alastrar diminui drasticamente. É importante lembrar que os macacos são vítimas da doença, assim como os humanos. Encontrar esses animais mortos na mata é sinal de que o vírus está por perto e as autoridades podem tomar as providencias necessárias, como iniciar uma campanha de vacinação.

Alongue-se O

ritmo agitado do dia a dia muitas vezes nos impede de praticar atividades físicas e nos obriga a passar mais tempo sentados no trabalho, o que pode gerar dores nas costas. Uma boa maneira de evitar isso é com exercícios de alongamento. Eles são excelentes para melhorar a circulação, além de proporcionarem uma sensação gostosa de relaxamento. O ideal é que eles sejam incluídos na rotina em pequenas sessões de até 15 minutos por dia. O alongamento também ajuda a evitar o agravamento da hérnia de disco, artrose e bico de papagaio.

Na ponta dos pés É

Cabelos de verão A

proveitou o verão ao máximo e não pensou duas vezes antes de se jogar no mar e na piscina? Agora chegou a hora de recuperar o estrago feito pelo sol, cloro e sal. Dê um tempo nas tinturas e químicas, aposente a chapinha e o secador e elimine as pontas duplas. Aposte em produtos para hidratar o cabelo, recuperar a queratina e reverter o ressecamento. As bombas de hidratação são uma saída rápida e prática, mas não deixe de lado as máscaras concentradas. Escolha produtos que contenham óleo de árgan, além de ser um poderoso hidratante, ele reduz o frizz e melhora as pontas duplas.

fato que as mulheres adoram sapatos de salto alto. Eles deixam a postura mais elegante e o visual ainda mais bonito. Porém, o melhor é não abusar. O salto alto aumenta a chance de torções no tornozelo e a pressão nos dedos, o que pode causar calos, joanetes e deformidades. No dia a dia, prefira saltos de 3 a 5 centímetros. Se você for a uma festa e abusar do salto alto, dê uma folga aos seus pés no dia seguinte. Lembre-se de mantê-los sempre bem hidratados e de secá-los após o banho, para evitar o aparecimento de fungos e micoses.


A


Sempre quis saber

POR MICHELLE DE GEUS

Lábios vermelhos C

olorir os lábios é um hábito antigo. Desde o Egito Antigo, as mulheres usavam substância natural denominada púrpura Tyr para realçar a cor da boca. Durante séculos, este hábito foi um tabu e chegou até mesmo a ser proibido. Foi apenas no século XX que um perfumista francês inventou uma massa composta por talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão. Essa mistura, na cor vermelha, deu origem ao batom. Ele rapidamente caiu no gosto das mulheres de Paris e se espalhou pelo mundo. Hoje, o batom é item indispensável em qualquer nécessaire e pode ser encontrado em uma infinidade de cores.

Por que temos soluço? O

soluço é causado por espasmos do diafragma, músculo que separa o tórax do abdômen. Eles são acompanhados pelo fechamento da glote, abertura localizada no final da laringe. Como o ar tem dificuldade de passar para os pulmões, acabamos produzindo aquele som característico. Os soluços são causados quando comemos rápido demais, engolimos ar, bebemos refrigerantes ou ingerimos grande quantidade de alimentos. Normalmente, as crises são passageiras e vão embora em poucos minutos.

De onde vêm os olhos puxados? O

s olhos dos orientais – japoneses, coreanos e chineses - não são puxados! O sulco superior da pálpebra, bem evidente nos ocidentais, ais, está ausente nessas populações. Essa característica aracterística é uma proteção contra o frio rio rigoroso e uma vantagem importante nte para os habitantes da região do Himalaia. imalaia. O formato do olho também ajuda a reduzir a luminosidade refletida pela ela neve.


Revista Plena - Farmácia Ofertão  
Revista Plena - Farmácia Ofertão