Page 1

Paulo Rocha

PÓS-PARTO

DE PORTUGAL PARA A SUA TV

DICAS PARA FICAR EM FORMA

TURISMO RURAL

Pets Doutores

CONHEÇA O LADO RÚSTICO DO BRASIL

ANIMAIS FAZEM BEM

Lorena

Comparato / AG O ST O

E ainda: curiosidades, dicas de beleza, moda, deliciosas receitas, Eduardo Shinyashiki e muito mais!

SE TE M BR O

20 17

“ME INSPIRO EM QUEM SAI DA ZONA DE CONFORTO”


Foto: Kyra Mirsky

EDITORIAL

Olá!

Q

uando as mulheres se tornam mães, passam por uma fase de medos, desa-

fios e abalos na autoestima. Nesse período, os quilinhos extras acumulados durante a gravidez viram um motivo de preocupação. Em uma de nossas editorias de bem-estar, abordamos esse tema e fornecemos a você, mamãe, orientações para recuperar a forma. No quesito saúde, mostramos que alguns alimentos podem auxiliar na prevenção de diversas doenças. Em nossa editoria de nutrição, abordamos o poder do café. A bebida, que já foi considerada vilã e hoje ocupa o papel de mocinha, produz inúmeros benefícios para o corpo, desde que consumida na medida certa. Como nem só de saúde corporal vivem os seres humanos, mostramos também como os pets podem fazer bem para a saúde psíquica de adultos e crianças. A matéria explica como os animais ajudam no combate à depressão, contribuem para a socialização e

NESTA EDIÇÃO EDUARDO SHINYASHIKI O corpo também fala | BEAUTY & TRENDS

auxiliam até no controle da pressão arterial. Para quem está em busca de descanso e novas aventuras, preparamos um roteiro de

Novidades em beleza e moda | LORENA COMPARATO Foco, fé e força |

turismo rural em nossa editoria de viagens,

BEM-ESTAR Mamães em forma | PETS TERAPEUTAS Convívio com

que explora paisagens naturais, boa gastro-

animais faz bem | SUPLEMENTOS Para enriquecer a dieta | REMÉDIOS

nomia, arte e beleza de um Brasil desconhe-

NATURAIS Os superpoderes dos alimentos | PAULO ROCHA De Portugal

cido. Para concluir, destacamos a entrevista

para a sua tela | PARA O HOMEM Dicas de um bom barbear | PARA A

com a atriz Lorena Comparato e o perfil do

MULHER Cabelos lisos a toda prova | CAFÉ Muito além do estimulante |

ator Paulo Rocha, duas estrelas nascidas em

RECEITAS Mil e um usos do café | ALMANAQUE DA CASA Dicas para seu

Portugal que estão conquistando o Brasil.

lar | TURISMO RAIZ Conheça o Brasil rural | MURAL Saúde e bem-estar | SEMPRE QUIS SABER Curiosidades e informações sobre saúde

Uma ótima leitura!

DIREÇÃO EXECUTIVA: Alexandre Serpentino, Edison Lopes Bernardo, Tiago Serpentino DIREÇÃO EDITORIAL: Tiago Serpentino EDIÇÃO: Rafael Guedes JORNALISTA RESPONSÁVEL: Renata Girodo - MTB 67369/SP REDAÇÃO: Ester Jacopetti e Renata Girodo DIREÇÃO DE ARTE: Raphael Freire REVISÃO: Diogo Coelho ATENDIMENTO: Edison Lopes ADMINISTRAÇÃO: Fabiana Cruz COLABORADOR: Eduardo Shinyashiki COMERCIAL: Dulcimara da Silva (17) 98114-8357 | 98131-6393 - comercial@cmnrevistascustomizadas.com.br IMPRESSÃO: Gráfica Nywgraf. Plena Magazine não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, bem como pelas informações ou conteúdo dos anúncios publicados. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização. Plena Magazine é uma publicação da CMN - Content Marketing - (19) 3583-1251, www.editoracmn.com.br RELAÇÕES COM A IMPRENSA: redacao@cmnrevistascustomizadas.com.br


Eduardo E duardo S Shinyashiki hinyyashik ki

O corpo diz “Expressões, gestos e posturas refletem o nosso posicionamento no mundo de uma maneira muito mais concreta do que as palavras” s acontecimentos aconteccimentos do dia-a-dia nos ensinam e que o nosso social e por corpo é m marcado pela laa história história individual, indiv costumes que foram transmitidos nós. Expressões, gestos fo tra ran ra nsmitidos para nós e posturas refletem refleetem m o nosso posicionamento no mundo de uma maneira muit muito mais palavras. to m ais concreta do que as pa Um dos pri primeiros rime ri m iros estudiosos que pesquisaram a importância da comunicação não nãão verbal foi Charles Darwin, Darwin em 1872, quando afirmou em suaa obra que comportamentos e expressões como o sorriso, o choro, a dor, a raiva, típicos dos ser seres humanos, também estão presentes em e outras espécies do reino animal. an Outro estudioso, estudiosoo, o professor americano Albert Alb Mehrabian, evidenciou a importância im mportância da comunicação não verbal em 1967, quando publicou p sua pesquisa sobre a linguagem corporal, demostra demostrando significado da mensagem no ando que só 7% do significad processo de com comunicação meio das palavras. municação é transmitido por m A componente não verbal – o tom de voz, o ritmo, as pausas – é responsávell por 38% da mensagem e o elemento paraverbal, que é a lin linguagem nguagem corporal, ou seja, a postura, o olhar, a mímica facial, os gestos, as expressões do rosto ro e os movimentos são tos do d corpo, sã ão responsáveis pelos 55% da comunicação. Assim, podemos falamos com alguém, podemoos concluir que, quando falam somos observad observados dos de todos os pontos de vista, vista mas nós também avaliamos o no nosso osso interlocutor, mesmo inconscientemente. inco Nossa linguagem linguageem corporal conta a nossa história pessoa pessoal. decorrer l. Ela se modifica no decorr da vida, transf transforma-se forma-se dependendo do contexto em que quue nos encontramos. IdentifiIdentif car essa linguagem linguaagem permite aperfeiçoar todas tod as nossas relações relaçõões e, consequentemente, os resultados paraa viver como desejamos!

O

EDUARDO SHINYASHIKI É AUTOR, PALESTRANTE E CONSULTOR ORGANIZACIONAL | WW WWW.EDUSHIN.COM.BR WW.EDUSHIN.COM.BR


Beauty & Trends POR RENATA GIRODO

Os coturnos vão deixar os pés quenquentinhos e com muito estilo na estação tação ã mais fria do ano. Mas não pensee que eles são meras peças que remetem em ao militarismo e só servem para raa combinar com um look mais pe pesado. esado. As cores tradicionais, como preto eto e marrom, continuam em vigor, mas m passam a dividir espaço com algo lggo mais cintilante: o metálico. E o uso com diversos tons mais alegres egres quebra a monotonia das tradicionais cionais combinações escuras, podendoo ser associado a casacos e até saias e vestidinhos mais românticos.

Look dos sete mares

Óleo nas madeixas

Qu não deseja conforto e Quem elegância em todas as estaele ções? As calças amplas (em çõ inglês, mood comfy), que ing são aconchegantes e trazem uma pegada mais moderna, um chegaram para ficar. Os ch modelos são encontrados mo em diversos tipos de tecidos, que variam do jeans ao qu couro. Apesar de ter ares urbanos, as composições combinam com diversas ocasiões, proporcionam bem-estar e muito charme.

ação/UMA

DNA do conforto

Créditos: Divulg

A tendência anos 70 0 aterrissou no invernoo brasileiro. O lurex, queridinho dos fashionistas istas e presente nos principais cipais editoriais de moda do mundo, já tem o seu u lugar cativo em terras tropicais. picais. O tecido está presente nte em blusas, calças e até meias. É um charme só! O bordado com transparênparência em tule fino é outro utro conceito de moda retrô etrô que abriu as portas do urbanismo para as mais ousadas. O que antes es era utilizado somente em grandes festas hoje faz parte do dia-a-dia das cidades que não dormem.

Por muito tempo, os óleos capilares ocuparam lugar apenas na nécessaire de mulheres que tinham o cabelo ressecado e sem vida. Com a modernização das tecnologias e um melhor reaproveitamento das matérias-primas, hoje os resultados superam em muito as barreiras da hidratação. As fórmulas conseguem atuar para baixar o frizz, estimulam o crescimento das madeixas, combatem as pontas duplas e têm ação antisséptica. ca Os mais conhecidos no mercado da beleza são o óleo de coco, co karité, argan, macadâmia e rícino.

Crédito: Divulgação/Ateen

Conceito retrô

A moda das sereias saiu diretamente das novelas para a vida real. A tendência aposta em acessórios, joias e roupas que remetem ao cosmo marítimo, com conchas, peixinhos, estrelas do mar, golfinhos, seres misteriosos que habitam as águas, bem como pérolas e pedras naturais. A coleção tem um quê de mística e promete agradar a todos os gostos com peças fabricadas em diversos materiais, desde bijuterias finas até os mais caros modelos com ouro e brilhante. E o melhor de tudo é que essa onda está sendo aproveitada no inverno e deverá se manter em alta na próxima estação.

Créditos: Divulgação Spot Shoes

Créditos: Divulgação/Brisas do Mar por Suzana Pires

Estrelando, os coturnos


Créditos: Calvin Klein/Mari Maltoni

Moda com Atitude

Unhas em pauta Entre as inúmeras opções da cartela de cores de esmalte, os tons terrosos e nudes farão a cabeça das mulheres que adoram colocar as novidades da moda em prática. A combinação, que pode ser usada nas unhas dos pés e mãos, é muito segura, pois, além de ser discreta e chique, não interfere nas escolhas de maquiagem ou roupa. A unha “filha única” é outra tendência e atrai as mulheres que gostam de inovar. As manicures costumam oferecer uma infinidade de ideias decorativas somente para o dedo anelar – de adesivos a desenhos feitos à mão. É uma invasão no mundo décor, com figuras minimalistas e geométricas, que dão graça e estilo a qualquer produção.

Militarismo e peças descontruídas são as apostas de grandes estilistas ao redor do mundo. A linha camuflada e descontraída já conquistou o universo das roupas para homens e mulheres. São misturas de jaquetas e calças que trazem a atitude da vestimenta dos quartéis para a vida urbana. Macacões, parkas, sobretudos e jaquetas bombers fazem parte dessa estética atemporal, que pode ser reaproveitada entre as peças que ficaram guardadas no guarda-roupas do ano passado. Para dar uma cara nova às roupas, vale customizá-las com broches, bottons e aplicações.

Bordô a bordo

Divulgação

A coleção 2017 de Alexandre Herchcovitch inova com tecidos tecnológicos e detalhes de alfaiataria, reproduzindo uma ideia de moda que, além de trazer beleza, intriga e faz refletir. O metálico fosco ou brilhante divide espaço com modelos desenhados em lãs, crepes pesados e malhas com mescla de cashmere, tecidos “divos” que são sinônimos de bom gosto e requinte. Destaque também para a releitura do voil de lã xadrez e dos tons sóbrios, que figuram ao lado do cinza, preto e branco que fazem alusão ao blues.

Créditos:

Coleção para refletir

/Damylle

r

Crédito: Herchcovitch Alexandre - (João Arraes)

As marcas de moda que agradam a homens e mulheres cheios de estilo investem no tom bordô para as peças de inverno indispensáveis. Coringa, a cor se adapta a todos os looks e é uma variação para quem deseja fugir do tradicional pretinho básico. A linha da Damyller traz também, para as mulheres, casacos que valorizam as curvas e o corpo, e, para os homens, abrigos com pegadas mais clean e minimalistas. O jeans continua na lista dos mais pedidos e é personalizado de acordo o com o estilo do consumidor.


Capa

POR ESTER JACOPETTI

CHEIA DE DETERMINAÇÃO, ELA MOSTRA POR QUE É UMA DAS QUERIDINHAS DA NOVA GERAÇÃO DE ARTISTAS

A

pesar de ter iniciado sua carreira de atriz muito cedo, aos seis anos, foi aos 19 que Lorena Comparato encontrou seu lugar entre as estrelas, apresentando o programa infantil ‘TV Globinho’ e participando de sua primeira peça de teatro profissional. Recentemente, a atriz de 27 anos atuou na série ‘Pé na Cova’ e na novela ‘Rock Story’, que projetaram seu nome junto ao grande público. Cheia de determinação, ela faz planos a longo prazo e diz que deseja atuar “para o resto da vida”. Entre os seus desejos, estão fazer uma novela de época e até mesmo interpretar em outro idioma, como o inglês, língua na qual foi alfabetizada. Inspirada por pessoas que têm a coragem de sair da zona de conforto, ela diz estar disposta a fazer mudanças que aprimorem seus personagens. Na entrevista a seguir, Lorena fala um pouco de sua vida e carreira. Quando você descobriu que seria atriz? A minha vontade de ser atriz surgiu muito cedo. Aos três anos, maravilhada com a televisão, perguntei para a minha mãe: “Você sabe entrar ali dentro? Eu quero entrar ali dentro!” Depois do amor pela TV, veio o amor pelo cinema e teatro, e, como comecei a estudar muito cedo, essa paixão nunca acabou. E quando a coisa começou a ficar mais séria? Comecei minha carreira aos seis anos de idade, fazendo peças amadoras e aulas de teatro. A partir daí, nunca mais parei de estudar e, aos 16, comecei a fazer testes

Lorena Comparato para projetos de teatro e audiovisual. A minha carreira realmente começou aos 19 apresentando ‘TV Globinho’, fazendo um curta-metragem e uma peça profissional, tudo no mesmo ano. ‘ TV Globinho’ foi o teu primeiro trabalho na rede Globo. Como foi essa experiência? Conheci pessoas incríveis aquela época, que são amigos queridos até hoje. A produtora de elenco que me chamou é a mesma de ‘Rock Story’, Vanessa Veiga, que brincamos ser nossa fada-madrinha. Até hoje as pessoas falam que lembram de mim. Gosto muito dessas áreas do

entretenimento: apresentação e infantil. Foi muito bom ter começado por lá, até porque me trouxe para onde estou agora. Como é o assédio dos fãs na rua? Não sou muito reconhecida na rua. As pessoas me olham, quase como se me reconhecessem de algum lugar, mas não lembram de onde. Mas adoro quando me param na rua para falar de novela! Gosto de saber as opiniões das pessoas, e é muito interessante quando ficam comparando as personagens que já fiz. A Abigail [personagem de ‘Pé na Cova’] sempre foi muito montada, então sou


Fotos: Kyra Mirsky

mais reconhecida quando estou com maquiagem, o que não é sempre. A Vanessa [personagem de ‘Rock Story’] ficou um pouco mais próxima do que sou, mas usa batom todo dia, e isso muda a fisionomia da pessoa. Gosto de receber esse carinho e conversar com o público pessoalmente, o que no teatro é mais comum, mas na TV não muito. Como você se prepara para fazer um novo personagem? Gosto de construir meus personagens e me coloco à disposição para mudanças que me ajudem na composição, sejam quais forem – cabelo, peso, etc. Também me interesso pela pesquisa e costumo sugerir algumas coisas. Acredito que cada personagem tem particularidades do seu corpo, e isso ajuda o ator. Me ver diferente no espelho é algo que auxilia o meu trabalho. Difícil é quando estou na TV e no teatro ao mesmo tempo. Nesse caso, preciso adaptar uma das personagens. Quais são as pessoas que te inspiram dentro e fora do mundo artístico? Muitas pessoas me inspiram. Meus familiares e amigos, alguns artistas, pessoas com histórias incríveis de vida. Hoje em dia, estou tendo um olhar inspirador para muitas mulheres guerreiras e batalhadoras. As pessoas que mais me inspiram são as que saem da zona de conforto e têm coragem de falar sobre temas necessários, como assédio, estupro, suicídio, machismo, violência, racismo, preconceito e outros. Admiro quem faz seu trabalho muito bem, independente de qual seja. Me espelho em artistas que escolhem participar de bons projetos e têm carreiras prósperas e duradouras.

matemática. Me ligaram e eu topei. Foi o começo de uma longa jornada de alunas e alunos dos quais tenho o maior orgulho. O que você gosta de fazer quando não está trabalhando? Gosto muito de ver séries e filmes. Parece uma sede, sabe? Mas também gosto de trabalhos manuais, como colagens e artes plásticas. Você é ligada em moda? Hoje em dia gosto muito de moda. Não era algo que me interessava antes, mas aprendi a gostar. Estou cada vez mais apreciando me vestir bem e me sentir bem nas roupas que visto, seguindo meu estilo, tamanho e gosto. Eu tenho um estilo bem eclético, mas diria que é clássico com toques de romantismo e sensualidade. Gosto de ter o armário arrumado e sou adepta da compra consciente. Acho que, hoje em dia, o consumismo exagerado não está com nada.

Como é a tua rotina? Além da rotina de gravações, ainda arrumo tempo para dar aulas particulares [Lorena dá aulas de física, química e matemática em inglês]. Eu adoro! Tudo começou dando aula para irmãos de amigas que tinham bastante dificuldade, e eu adorava explicar. Fui dando continuidade com os amigos até que a mãe de uma aluna ligou, desesperada, para a escola onde me formei, pedindo uma professora particular. A escola não tinha, mas tinha uma aluna recém-formada que adorava

“Vejo com inspiração mulheres guerreiras e batalhadoras. Quem mais me inspira é quem tem coragem de falar sobre temas necessários”

Você tem algum sonho para a tua carreira? Tenho alguns sonhos no âmbito profissional, sim. Me imagino trabalhando para o resto da vida, fazendo até a Dona Benta [Personagem de ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’]. Gostaria muito de fazer novela de época, trabalhar com o diretor José Luiz Villamarim, a quem admiro muito, e poder ter sempre bons personagens. Um grande desejo também é interpretar em outro idioma, como o inglês, por exemplo, língua na qual fui alfabetizada. Qual é a grande lição que você trouxe de casa? Meus pais sempre me ensinaram que é muito importante estudar e correr atrás do que você acredita. Para mim, força de vontade e fé são tudo.


bem e estar

POR RENATA GIRODO

MAMÃES em forma

Com hábitos saudáveis e sem grandes sacrifícios, é possível entrar em forma após o parto

O

nascimento de uma criança é sempre um momento único e mágico, mas também rodeado de incertezas, mitos e medos. Nessa fase de adaptação, a mulher ainda se depara com aqueles quilinhos a mais adquiridos durante a gravidez, que não ajudam em nada quando o assunto é bem-estar e bom humor. As roupas antigas não cabem mais e as da gestação estão muito largas e sem forma. O que fazer, então? Educadora física da academia Bodytech de Ribeirão Preto (SP), e pós-graduada em ‘Fisiologia do Exercício’ pela Universidade de Campinas (UNICAMP) e ‘Psicomotricidade’ pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e Instituto Superior de Psicomotricidade e Educação

(ISPE-GAE/OIPR-Paris), Camilla de Paula Oliveira explica que uma reeducação alimentar, associada a um programa de exercícios bem orientados, auxilia na conquista da boa forma física, fortalece a disposição para enfrentar a nova rotina e ainda colabora para elevar a autoestima.

HORA DE MALHAR Qual é o melhor momento para a mamãe começar a se exercitar? No entender do médico ginecologista e obstetra João Bosco Meziara, diretor da Associação de Obstetrícia e Ginecologia de São Paulo (Sogesp), cada caso é um caso. Por isso, o estado de saúde da mulher tem que ser avaliado pelo médico antes do início de qualquer ativida-


de. No entanto, de modo geral, quem teve parto normal recebe liberação para fazer caminhadas leves, pilates, yoga e alongamento sete dias após o nascimento do bebê. Já no caso da cesárea, os mesmos exercícios podem ser realizados em torno de 30 dias após a cirurgia, período durante o qual os pontos da cirurgia são absorvidos pelo organismo. “Em ambos os casos, depois de 40 dias do parto e após a revisão do obstetra, todos os tipos de esporte estão liberados, desde que a paciente reinicie gradativamente as práticas, e que respeite os limites do seu corpo e se sinta capaz de retomar a sua rotina”, indica Meziara. Para as mulheres que não podem – ou não desejam – desgrudar do filho, recomendam-se exercícios realizados juntos com o bebê. Caminhar com o pequeno no carrinho, algumas posições de yoga, hidroginástica e natação são atividades que podem ser praticadas em conjunto. “A natação para bebês a partir de seis meses

Cuidados adicionais A drenagem linfática e a massagem redutora são amigas da boa forma e ajudam a mulher a desinchar e perder medidas. Alguns tratamentos clínicos, em especial na região do abdômen, proporcionam firmeza à pele e são fundamentais para a melhora da flacidez e das estrias.

é uma das primeiras atividades físicas que podem ser executadas pelo nenê. Ela ajuda a criança ficar mais relaxada, tranquila, e ainda auxilia na melhora da coordenação motora”, exemplifica Camilla.

MITOS INFUNDADOS Muitas mulheres enfrentam dificuldades para voltar ao peso mais indicado para elas. Nos meses posteriores ao parto, há inúmeros fatores além da genética que podem atrapaobjetivo, como depreslhar a conquista desse objetivo são pós-parto e cansaço. “Mas não é só isso. As mães que são marinheiras de primeira viagem, em especial, acabam se guiando por mitos populares infundados e, com isso, não descansam a quantidade de horas necessárias para um sono restaurador, e ainda ficam sedentárias por receio de que fazer atividades físicas e dieta, mesmo as saudáveis e guiadas, possa prejudicar a sua recuperação e a amamentação”, alerta o diretor da Sogesp. Momento único de amor e união entre

a mãe e o bebê, a amamentação reforça o vínculo entre os dois e ainda ajuda na perda de peso. “Amamentar, além de ser muito saudável para o bebê, também implica em ‘perda’ de proteínas, gorduras, minerais e íons pelo leite, o que provoca queima de calorias e, portanto, ajuda na redução do peso”, acrescenta Meziara.

DIETA EQUILIBRADA Durante a fase pós-parto, manter-se longe de alimentos industrializados e gordurosos é de grande importância, e dar preferência a frutas, legumes e verduras faz uma diferença notável. As dietas muito limitadoras e que prometem rápida perda de peso devem ser esquecidas. Para cada caso, somente um nutrólogo ou nutricionista conseguirá indicar um cardápio personalizado, que seja adequado à redução dos quilos a mais e evite que vitaminais e minerais fiquem de fora da reeducação alimentar.


bem e estar

POR RENATA GIRODO

Heróis do

MUNDO ANIMAL Os animais de eestimação stimação proporcionam felicidade, feliciddade, auxiliam na recuperação de doenças doeenças e ajudam no desenvolvimen desenvolvimento nto infantil

N

os dias atuais, os pets já são parte integrante das famílias. Pesquisa realizada pelo IBGE revelou que os lares brasileiros abrigam 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos, com a quantidade de cães superando a de crianças. Eles recebem mimos, cuidados e atenção como qualquer outro membro da família. Apesar de alguns animais ainda estarem em situação de risco e sofrerem maus-tratos e abandono, a realidade está mudando – e não é por acaso. Já é sabido que os bichinhos são mais que especiais na convivência com o ser humano, pois, além de serem excelentes companheiros, eles promovem nos seres humanos efeitos terapêuticos cientificamente comprovados. Cães, gatos, chinchilas, pássaros, peixes, coelhos ou pets exóticos: todos eles são muito valorosos na relação homem-animal.

DA DEPRESSÃO AO CÂNCER A convivência com o animal de estimação aumenta a produção e liberação

da dopamina dopamina e serotonina, substâncias químicas quím micas responsáveis pela sensação de p prazer razer e felicidade. Dessa forma, reduzem redu uzem o risco de depressão. Os pets auxiliam auxiiliam ainda no controle da pressão arterial, teriaal, colesterol e triglicérides, evitando problemas prob blemas coronários. Os cães, em específico, conseguem até mesmo detectar alguns algu uns tipos de câncer e alertar os seus donos donoos sobre o problema. Para chamar a atenção, aten nção, eles procuram passar a patinha ou a cabeça nos locais afetados.

PETS PET TS TERAPEUTAS A Te Terapia Assistida por Animais (TAA) é aplicada como técnica complementar no tratamento de lesão cerebral, esclerose múltipla, múlt tipla, Alzheimer, distúrbios mentais, hiperatividade, hipe eratividade, autismo, síndrome de down dow wn e deficiências motoras. Em geral, o paciente tem o acompanhamento de uma equipe equi ipe multidisciplinar que oferece todo o suporte necessário. Alguns hospitais até já at té permitem a visita dos peludos, desde desd de que com a autorização do paciente.


Qualquer animal pode ser terapeuta, desde que interaja com as pessoas sem apresentar euforia, agressividade ou medo Mara Rubia Mayorka, veterinária

Amigos das crianças Diversos estudos já demonstraram em que medida a relação entre os bichos de estimação e as crianças pode ser benéfica. Os bebês criados com pets, por exemplo, apresentam menos chances do desenvolvimento de alergias ao longo da vida. Além disso, por ficarem encarregadas de alimentar o bichinho e fazer a troca diária da água, as crianças e adolescentes desenvolvem um senso de responsabilidade na lida com o animal. A convivência também resulta na redução do estresse e ansiedade. Além disso, auxilia a criança no aprendizado escolar e facilita a integração social com os colegas e familiares. Os pequenos também se tornam mais sensíveis e humanos, e aprendem a dividir o que possuem, tornando-se adultos mais solidários e altruístas.

Esse contato contribui contribui para a humanização hospitalar, resulta na aceitação a do tratamento proposto pelo profissional ssioonal de saúde, incentiva a luta pela vida, desenvolve desenvvolve a autoestima e até melhora o quadro clínico, estabilizando a doença ou melhorandoo os sintomas. A fim de estar prontoo para o trabalho voluntário, o bichinhoo precisa passar por especial. um treinamento espec cial. “Qualquer animal pode ser um terapeuta, terapeutaa, desde que interaja especial com as pessoas, em es special com as crianças, euforia, sem apresentar eufori ia, agressividade ou medo. Não existe umaa raça específica para o trabalho. Porém, os cães da raça Golden Retriever e Labrador se apresentam em maior número para a função, por serem adaptação”, dóceis e de fácil adapt tação”, informa a veterinária Mara Rubia Rub bia Mayorka. esclarece A veterinária esclarec ce ainda que os anicom mais precisam estar co om a saúde perfeita. vacinação e Por isso, passam por exames, e vermifugação, frequentam frequen ntam o dentista e são especialistas consultados por espec cialistas comportamentais, que os treinam para para não lamber e não necessidades fazer suas necessidade es em qualquer lugar.

FIM DA SOLIDÃO Os pets também são u uma ótima companhia, idosos em especial para os id dosos que moram sozibichinho nhos. Com um bichin nho em casa, eles sentem vontade de viver mais e com qualidade, porque sabem que um m ser necessita deles para tudo. Os cães de pequeno porte, como os das raças Pug e Lhasa Lh hasa Apso, são boas incom o tutor dicações. Essas raças interagem i de forma delicada, sem m que ele corra o risco após de escorregar e cair ap pós uma brincadeira. Os cachorros também m podem ser facilmente caminhadas, guiados em caminhad das, o que ajuda a livrar sedentarismo a pessoa do sedentaris smo e possibilita que o exercite. pet também se exercit te.


saúde

POR RENATA GIRODO

Equilíbrio

PERFEITO Os suplementos alimentares regulam os nutrientes no organismo e podem ser usados em todas as idades

U

ma dieta pobre em nutrientes pode acarretar em distúrbios alimentares, anemia, dores de cabeça, tontura, baixa imunidade, problemas no crescimento e até complicações no processo de cicatrização. Para auxiliar no quesito alimentação completa, entram em cena os suplementos alimentares, que são compostos por vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos. “A ideia é que o conjunto leve um equilíbrio alimentar com mais qualidade de vida às pessoas, sejam elas esportistas, entusiastas ou apenas pessoas comprometidas com uma dieta mais saudável”, explica o nutrólogo Ricardo Morais Fernandes, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Amplamente conhecidos no mercado farmacêutico, os suplementos proporcionam experiências mais completas para o organismo. “Existe uma variedade enorme de suplementos alimentares, os quais podem ser utilizados de acordo com a faixa etária e sexo, e para atender aos objetivos de homens, mulheres, crianças e idosos”, informa a nutricionista Danielle Oliveira, que atende

Não descuidar do resto No entender do nutrólogo Ricardo Morais Fernandes, a utilização de suplementos alimentares não exclui a necessidade de se manter uma dieta equilibrada, a prática de exercícios regulares e hábitos de vida saudáveis. “No entanto, muito além da complementação, os suplementos atuam como fontes de nutrientes fundamentais em casos singulares que exijam essa via de administração”, acrescenta.


Uma dieta pobre em nutrientes pode resultar em distúrbios alimentares, anemia, dores de cabeça, tontura, baixa imunidade, problemas no crescimento e até complicações no processo de cicatrização em Fortaleza (CE). Eles são vendidos em diversas apresentações, como, por exemplo, em líquido, pó ou cápsula. A nutricionista lembra ainda que o profissional especializado deverá avaliar a necessidade em cada caso específico e orientar a quantidade, o tipo e a frequência de consumo dentro de um planejamento alimentar completo e saudável.

ESSENCIAL NA INFÂNCIA Entre as faixas de público que costumam apresentar dificuldades para se alimentar, as crianças ocupam um lugar de destaque. Em uma ou mais fases da vida, elas acabam excluindo do cardápio as frutas, verduras e legumes essenciais para o funcionamento correto do organismo. “As crianças acabam criando hábitos alimentares extremamente ruins. O paladar atrapalha, já que os pequenos têm predileção por sabores mais doces e agradáveis. Por isso, nessa idade pode ser fundamental a utilização de suplementos nutricionais pediátricos que amparem as necessidades e possuam sabores mais palatáveis”, orienta o endocrinologista e nutrólogo Sergio Maia Junior, membro ABRAN. Pensando no universo infantil, as indústrias colocaram à disposição dos pais misturas em pó que suplementam a alimentação. Elas podem ser adicionadas ao leite ou água e apresentam versões com sabores como coco, morango, chocolate e baunilha, que atraem o público infantil.

CÁLCIO PARA OS IDOSOS Os idosos formam um público que merece atenção especial. Depois dos 50 anos de idade, muitas pessoas apresentam proble-

mas nos ossos, como osteoporose, e acabam ficando sujeitas a quedas que podem ocasionar outros problemas mais graves. Nesse caso, fazer reposição de cálcio é fundamental. Por isso, a maior parte das apresentações de produtos voltados para esse público possui o mineral em quantidades generosas e ideais, assim como a vitamina D, que sintetiza o cálcio, e as proteínas, indicadas para os músculos. Como a expectativa de vida aumentou no Brasil, eles precisam estar saudáveis e em forma para curtir os bons momentos com amigos e familiares.

ALÉM DA ACADEMIA De acordo com a nutricionista Danielle Oliveira, ainda existe uma crença comum no grande público de que os suplementos são exclusivos para esportistas e praticantes de atividades físicas. Mas isso não é verdade. Ela explica que os produtos voltados para atletas possuem substâncias que aumentam a síntese proteica nos músculos e a captação de aminoácidos, bem como a redução de gordura no corpo. Já os suplementos alimentares servem para suprir carências nutricionais ou algum tipo de deficiência dietética.


saúde

POR RENATA GIRODO

Os superpoderes

DOS ALIMENTOS Você sabia que vários alimentos podem prevenir doenças e seus sintomas?

N

ão é segredo para ninguém que frutas, verduras e legumes são essenciais para uma nutrição perfeita. No entanto, alguns desses produtos vão além e podem funcionar como verdadeiros fármacos naturais. “Quando consumimos os alimentos integrais, nutritivos e orgâni-cos, ganhamos ferramentas terapêuticass que afastam doenças cardíacas, constipações, gripes, alergias e outros males”, confirma a nutricionista Mirella Di Pardo Nicola Castro. Veja a seguir alguns ns alimentos que auxiliam no tratamento de diversos problemas de saúde.

• Feijão: Rico em isoflavona, o feijão previne doenças cardíacas, melhora a saúde da próstata e dos ossos, e alivia alguns sintomas da menopausa. Com proteína abundante e pobre em gordura, ele é uma boa opção para substituir as carnes vermelhas.

• Alho e cebola: Pertencentes à mesma família, o alho e a cebola ajudam a fortalecer o coração e o sistema imunológico. O alho contém fitoquímicos ativos que podem reduzir a pressão arterial elevada e o câncer de ovário e colo-retal, entre outros. A cebola é uma ótima fonte de quercetina, um flavonoide que ajuda a manter o sangue saudável e a prevenir coágulos. Ambos possuem ainda efeito de ver-

mífugo, fungicida e bactericida, e são úteis para combater diarreias, vômitos, intoxicações e infecções.

• Nozes: As nozes possuem a vitamina E, magnésio, ácido fólico, proteína e fibras. Com gorduras mais saudáveis, tornam-se um bom antídoto para a depressão. Elas são compostas ainda por polifenóis, potentes anti-inflamatórios.

• Peixes: Por possuir ômega 3, a carne de peixe auxilia na memória e concentração, previne doenças cardiovasculares e melhora as reações anti-inflamatórias. Recheada de proteínas, ela é fundamental para a formação da pele, cabelos e unhas. Por possuir boas quantidades de vitamina D e cálcio, também previne a osteoporose e fortalece os ossos. E ainda ajuda no combate à anemia.


Ator e galã por tuguês conquista espaço na TV brasileira

Q

uando o ator português Paulo Rocha desembarcou no Brasil, a convite do autor de novelas Aguinaldo Silva, já possuía no currículo participações em mais de 20 produções portuguesas, entre telenovelas e peças de teatro. A vinda do ator para o país aconteceu depois que Silva, de passagem por Portugal, teve a oportunidade de conferir a atuação de Rocha na TV lusa e, encantado com o desempenho do rapaz, convidou-o a interpretar o personagem Guaracy, de ‘Fina Estampa’. Desde então, o ator começou a figurar na telinha do espectador brasileiro em inúmeras produções. “Quando cheguei [ao Brasil], fui muito bem recebido pelos colegas, e vários deles se tornaram amigos próximos ao longo dos anos. Não tive problema de adaptação e nem de sotaque. Muito pelo contrário, pois fui convidado justamente para fazer papel de português, com o sotaque”, relembra Rocha. Depois, em função de um pedido da Rede Globo para um trabalho específico, o ator foi solicitado a neutralizar o sotaque português. “Daí por diante foi tranquilo”, garante. Em 2012, o ator português foi convidado pelo autor Sílvio de Abreu e o diretor Jorge Fernando a interpretar o fotógrafo Fábio Marino na novela ‘Guerra dos Sexos’, como parte de um triângulo amoroso envolvendo os personagens de Mariana Ximenes e Reynaldo Gianecchini. Dois anos mais tarde, em 2014, voltou a trabalhar com o seu “descobridor”, Aguinaldo Silva, em ‘Império’. E, em 2015, interpretou o vilão Dino na novela ‘Totalmente Demais’, atuação que lhe rendeu vários prêmios e o reconhecimento do grande público. Entre os trabalhos mais recentes de Rocha, estão o General Avilez, de ‘Novo Mundo’, e sua participação na série ‘Os Homens São de Marte’, do canal GNT. Sobre as diferenças entre as produções de Portugal e Brasil, o ator observa que a experiência e o conhecimento proporcionam certa vantagem às novelas brasileiras. “O mais gritante para mim é a influência que a novela exerce sobre as sociedades dos dois países, sendo maior no caso brasileiro. Fora isso, a experiência e o conhecimento permitem que a ficção brasileira tenha uma qualidade ímpar, reconhecida mundialmente.” Fotos: Ricardo Penna

Paulo Rocha

Perfil


be le za

POR RENATA GIRODO

De cara

LIMPA Dicas para um bom barbear para você repassar ao filho,, namora namorado rado ou marido

A

pesar da moda dos barbudos continuar em alta, ainda há homens que, por necessidade ou preferência, optam por manter o rosto liso. Apesar disso, fazer a barba todos os dias não é exatamente uma das atividades preferidas do sexo masculino. Mas o que muitos não sabem é que existem produtos que facilitam esse hábito antes, durante e depois do processo de barbear, podendo tornar esse momento até mesmo prazeroso.

PREPARAR O TERRENO Antes de qualquer coisa, é necessário que a pele esteja limpa, para evitar que a sujeira acumulada se transforme em alguma doença. O produto de limpeza precisa ser escolhido de acordo com o tipo de pele. O gel ou espuma de barbear vem depois da higienização e facilita o deslizamento da lâmina, aperfeiçoando a remoção dos pelos.

ENTRAR EM AÇÃO Feita a limpeza e preparação do rosto, um dos pontos mais importantes consiste na escolha do aparelho de barbear. Muitas vezes, o mais barato sai caro, e o produto, em vez de proporcionar uma

pele macia, cria problemas emas como peloss encravados, inflamações ões e até cortes, q que podem comprometer a estética do ros rosto. sto. Contando com tecnologias ologias avançadas, há fabricantes que ue desenvolvem lâminas com alta precisão cisão no corte, q que resultam em um barbear bear mais rente e com acabamento perfeito. feito. Além desses, dessses, há modelos com “cabeça” beça” móvel que se ajustam ao contorno do rosto e propiciam um aparamentoo completo. Peles mais sensíveis pedem m um aparelho com lâmina específica e fita lubrificante, que hidrata e acalma a pele. ele.

E depois? pois? Os cuidados continuam tinuam no pós-barba. Após o barbear, arbear, é importante lavar o rostoo com água fria para evitar sangramentos amentos e fechar os poros. Recomenda-se enda-se a utilização de loções que ue refrescam, evitam irritações e cicatrizam.


Calma,

AMIGA! A

s mulheres conhecem muito bem o drama. A chuva mal desponta céu e o cabelo parece já prever a no cé mudança do clima. Como todas sabem, mud manter o cabelo lindo nos dias úmidos mant não é uma tarefa fácil, principalmente para p pa ra quem modela as madeixas com escova, chapinha e babyliss. Mas nem escov tudo está perdido. Alguns cuidados simples fornecem uma ajuda valiosa para que o cabelo fique alinhado. Confira a seguir algumas das nossas dicas: segu

1. Seque Se sempre. Evite enxugar o cabelo com co toalhas fabricadas com tecidos mais m rústicos, pois os fios ficam eletrizados do e depois é difícil controlá-los. Tire o excesso de água com a toalha, sem e esfregar, e opte pelo secador, sempre esf mantendo uma distância segura do m couro cabeludo e na temperatura ideal co para pa não queimar. E, se os fios foram molhados na chuva e não há um secam dor do à mão, escolha toalhas de papel, que sempre sem estão disponíveis em banheiros públicos, restaurantes e shoppings. pú

2. Lave La a seco. Em dias de muita correria, para não sair com os fios molhados ao par vento e ter como resultado um cabelo ven

Seis truques para deixar o seu cabelo maravilhoso mesmo em dias nublados e úmidos armado, estilo “Leãozinho”, opte pelo xampu de lavagem a seco. Apesar do produto não poder ser utilizado todos os dias, ele é uma excelente ferramenta para as horas de sufoco.

3. Adquira cosméticos anti-frizz. Use e abuse das fórmulas que previnem os arrepiados insistentes. No mercado da beleza, existem xampus, condicionadores, cremes sem enxágue e óleos direcionados para essa finalidade. Eles formam uma barreira que blinda o cabelo contra a umidade.

4. Evite passar as mãos no cabelo. O hábito de passar a mão no cabelo, que parece tão inocente, leva a gor-

dura e poluição das mãos direto para os fios. Como resultado, as cutículas se abrem e o penteado fica com aspecto ressecado.

5. Livre-se do pente de plástico. Os acessórios de material sintético deixam o cabelo ainda mais elétrico. Quando for pentear as madeixas, escolha um pente feito de madeira, que é amiga de qualquer look.

6. Aposte no rabo de cavalo. Além de ser muito prático e chique, o penteado ainda esconde as imperfeições capilares. Com esse modelo tradicional, que emoldura o rosto como nenhum outro, a mulher fica realmente poderosa.


nu tri ção

POR RENATA GIRODO

CAFÉ nosso de cada dia De vilão a mocinho, o café pode proporcionar onar inúmeros benefícios à saúde

É

difícil encontrar quem m não aprecie um cafezinho feito na hora. ora. Os brasileiros são consumidores assíduos os da bebida, que é uma das preferências nacionais acionais – ela é a segunda mais ingerida no país e perde somente para a água. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a comercialização o do produto superou as expectativas e aumentou significativamente nos últimoss anos. Embora o café tenha sido do visto como vilão no passado, atualmente mente foi comprovado que a bebida apresenta inúmeros benefícios para a saúde. E a cafeína não é a única responsável por isso. O produto é composto por vários elementos importantes, como polifenóis, flavonoides, antioxidantes, ferro, zinco, cobre, magnésio, vitaminas do complexo B, aminoácidos, entre outros.

BENEFÍCIOS COMPROVADOS

1. É bom para a cabeça. Uma pesquisa da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, concluiu que duas xícaras de café por dia aumentam a memória de longo prazo e a concentração. O risco de contrair doenças como Alzheimer e Parkinson também é reduzido com a ingestão da bebida.

Dicas e curiosidades - Quem enfrenta problemas de insônia deve evitar a ingestão da bebida após as 18h, por causa de seu efeito estimulante. - Um estudo publicado no British Medical Journal apontou que motoristas que ingerem café têm 63% menos chances de sofrer um acidente de trânsito. - Para se obter resultados positivos na saúde, especialistas indicam o consumo de três a quatro xícaras da bebida por dia. - Você sabia que o lugar correto para armazenar o café é na geladeira, dentro da embalagem original e num recipiente fechado e de cor escura? Pode parecer estranho, mas, para que a bebida não perca as suas propriedades e seu aroma inconfundível, essa é a forma ideal de guardar o pó ou os grãos.

“O consumo regular de café auxilia na memória e cognição por conta da presença da cafeína, que estimula o sistema nervoso, e pelos antioxidantes, que protegem o cérebro contra a neurodegeneração”, esclarece Natalia Colombo, nutricionista clínica funcional e diretora da Ncnutre. 2. Previne o câncer. “O ácido cafeico inibe a formação das células cancerosas, e está associado à inativação de vários mecanismos do processo tumorigênico, incluindo a regulação do ciclo celular, a resposta inflamatória e a apoptose [morte celular]. Ou seja: previne contra o câncer”, informa a nutricionista.


3. Evita a depressão. Um estudo da Escola de Saúde Pública da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, indicou que mulheres que têm o hábito de ingerir a bebida apresentam menos chances de desenvolver depressão. Natália revela que o consumo de café estimula o sistema nervoso e potencializa a produção de alguns neurotransmissores como a dopamina e serotonina, relacionados ao bem-estar e ao prazer. 4. Amigo do peito. O grão do café é rico em polifenóis, antioxidante que tem efeito protetor e atua contra doenças do coração, como o infarto. Andreia Miranda, da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP-USP), chegou a essa conclusão durante pesquisa realizada com homens e mulheres acima de 20 anos. Ficou comprovado que a concentração dos polifenóis não se perdeu mesmo na mistura de café com leite, e que a substância se manteve presente tanto no café expresso quanto no coado.

5. Aumenta a expectativa de vida.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, apontou que quem bebe de três a quatro xícaras de café vive mais. Os homens podem ter a expectativa de vida elevada em 10%, e as mulheres em 13%.

Para todos os gostos De acordo com o Ministério da Agricult Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), as condições do solo brasileiro possibilitam o cultivo do café em plantios abre um leque de sabores, com 15 regiões do país. Essa variação de plan o cultivo do café arábica, que é um produto produ mais requintado e mantido em altitudes acima de 800 metros, e do café robusta, mais utilizado na preparamenos acidez e maior teor de cafeína. ção dos cafés solúveis e que conta com m Ambos dividem de linhagens e tipos de grão. A b se di id em uma iinfi finidade id d d


Culinária

As mil faces

do café

Confira como a bebida pode compor deliciosos e inusitados pratos doces e salgados Cappuccino Quentão Caramelo:

• 2 colheres de Cappuccino 3 corações • 100g de açúcar • 2 colheres (sopa) de água • ¼ de copo de creme de leite • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino (preta) moída • 1 colher (sopa) de manteiga

Para o quentão: • 1 litro de cachaça • 500 ml de água • 3 paus de canela • 6 cravos • 1 raiz de gengibre descascada e cortada em rodelas • 3 colheres (sopa) de água

Rendimento: 6 porções Ingredientes

• 500g de linguiça crua de sua preferência • 100ml de café • 1 cebola-roxa cortada em fatias • 2 colheres (sopa) de óleo de milho ou canola • Alecrim a gosto

Modo de Preparo Coloque óleo em uma frigideira e adicione as linguiças para fritar. Quando elas estiverem bem douradas dos dois lados, retire e reserve. Adicione as cebolas. Frite um pouco, coloque o café e o alecrim. Deixe evaporar e recoloque as linguiças na frigideira. Sirva quente e em fatias com pão integral.

Trufas de menta com café

Modo de Preparo Caramelo: Misture o açúcar e a água

• 10 folhas de menta • 250 ml de água • 250g de amêndoas • 1 colher (sobremesa) de licor de menta (opcional) • 1 colher (sopa) de café solúvel • 125g de chocolate amargo ralado • 25g de chocolate amargo ralado para decorar • 125g de açúcar de confeiteiro • 2 gemas de ovos

em uma panela e leve ao fogo até ficar com cor de caramelo. Retire do fogo. Acrescente o creme de leite, previamente misturado ao cappuccino, pimenta e manteiga, batendo sempre com um fuet (batedor de aço ou arame). Reserve.

Ingredientes

Modo de Preparo Ferva a água. Despeje sobre as folhas de menta e mantenha a infusão por três horas. Em uma tigela, misture a massa de amêndoas, o chocolate, o açúcar de confeiteiro e o café solúvel. Acrescente as gemas batidas. Agora, adicione a infusão das folhas de menta previamente coadas. Misture tudo com uma colher de pau até ficar uma massa homogênea. Faça bolinhas com a ajuda de uma colherzinha como medida. Passe-as pelo chocolate ralado e deixe na geladeira por duas horas. Depois de pronto, é só colocar em formas e servir.

Quentão: Leve ao fogo todos os ingredientes, com exceção da cachaça. Deixe ferver até reduzi-la pela metade. Acrescente a cachaça e deixe evaporar por cinco minutos ainda no fogo. Coe. Quando for servir, ainda bem quente, acrescente uma colher do caramelo, mexendo bem.

Fonte: Divulgação/3 Corações

Linguiça ç acebolada com café


Almanaque da casa a Glass Foto: Divulgação/Idei

Elegância no banheiro Que tal fugir do lugar-comum e apostar em novas cores para deixar o teu banheiro muito mais arrojado e antenado com a moda? Essa é a proposta de diversos arquitetos e empresas como a Ideia Glass, que elaboram projetos com foco nos tons terrosos situados entre o marrom e o bege. Com essa tendência, você terá a oportunidade de compor um cômodo cheio de estilo e diferenciado, que poderá chamar a atenção pelos detalhes decorativos, como toalhas e metais, ou pelo box, paredes e piso, que seguem essa tendência requintada e fogem aos tradicionais branco e champanhe. Para o ambiente não ficar muito escuro, as melhores opções são janelas grandes ou lustres e lâmpadas que valorizem o ambiente. O projeto luminotécnico faz toda a diferença na composição da casa de banho.

Novos usos da

pasta dental O creme dental possui inúmeras funções que vão além de auxiliar na escovação dos dentes. Veja a seguir como o produto pode ser funcional para a casa. • Limpeza e remoção de manchas. Com a aplicação da pasta dental, o fogão de inox fica brilhando como novo. O truque também é válido para remover rabiscos de giz de cera das paredes e retirar manchas e marcas do ferro de passar roupas, dos móveis de madeira e dos tapetes. • Redução de odores. O produto atenua o cheiro forte que impregna as mãos após o manuseio de alho e cebola, e auxilia na remoção de determinadas substâncias que se depositam nas unhas e são de difícil remoção, ção, como alguns tipos de corantes, tintas n à base de água e outras. ntas • Desembaçador. çador. Viseiras de capacetes, lentes de óculos c culos de grau e solar, CDs e joias (em m especial as de prata) ficarão muito i mais bonitas com ito o auxílio daa pasta de dente.

Esponja perigosa esponja A es sponja que você usa para lavar louças é muito mais perigosa peri igosa para a saúde do que você imagina, pois abriga fungos bactérias causadoras de diversas doenças. Mas fung gos e bacté basta bast ta uma boa higienização para ela poder ser usada normalmente. norm malmente Enxágue a bucha em água corrente, tire o excesso água e enrole-a em um guardanapo. Depois exce esso de águ levee o objeto ao a micro-ondas por um minuto. Prontinho.


A


on the road

POR RENATA GIRODO

Raízes da

NOSSA TERRA

Crédito: Gabriel Lordelo/Agrotur

Crédito: Gabriel Lordelo/Agrotur

Um guia turístico para você conhecer um novo Brasil

A

vida no campo proporciona experiências sensoriais que só podem ser vividas onde o passarinho canta, as paisagens parecem encontrar o céu, o ar é puro e a colheita é farta. Comer fruta tirada diretamente da árvore e comida preparada no fogão à lenha, cavalgar, tomar banho de cachoeira, ouvir uma canção de raiz e conhecer gente simples e hospitaleira são privilégios de quem sai da correria das grandes cidades e se aventura por terras desconhecidas. Se você deseja conhecer o lado mais rústico do Brasil, confira a seguir um roteiro sertanejo com os melhores passeios rurais de vários estados.

Cabaceiras – PB Por ter sido cenário do filme ‘O Auto da Compadecida’, de muitos documentários tári r os e até de um uumaa novela, Cabaceiras,

na região do Cariri (PB), recebeu o título de “Roliúde Nordestina”. A estrela do sertão inspirou diversos diretores de cinema, que se encantaram com as paisagens exóticas e pedregosas que serviram de pano de fundo para a história de inúmeros personagens. Nesse quesito, o destaque do local fica para o Lajedo do Pai Mateus, um tipo de formação rochosa com blocos arredondados. Mas nem só de cinema vivem os moradores da cidade. A criação de caprinos é comum na região e movimenta a economia local. Do animal é extraído o leite, a carne e o couro. Tamanha importância rendeu à cidade a ‘Festa do Bode Rei’, que reúne apresentações culturais, gastronomia e exposição de animais. A carne de bode é a grande vedete dos pratos e está presente em quase todas as receitas, até nas mais inusitadas, como pizzas e salgados.


Crédito: Gabriel Lordelo/Agrotur

Pousada A Rosa e o Rei Lages – SC

Tucorin – AM

Situada a 226 km de Florianópolis, Lages (SC) se tornou a capital do turismo rural depois que alguns fazendeiros começaram a abrir as porteiras de seus empreendimentos para visitação, na década de 80. De lá para cá, os costumes continuam os mesmos. Os turistas participam das tradicionais cavalgadas e das pescarias, se aquecem junto ao fogo de chão e apreciam a gastronomia local. Os amantes da natureza ainda encontram na cidade inúmeras atividades esportivas, como caminhada, cavalgada, rafting (descida na correnteza de rios com bote inflável), rapel (escalada em paredões íngremes), canyoning (exploração de cachoeiras com equipamentos de alpinismo), entre outras.

Tucorin (AM) é uma iniciativa turística que abarca o mosaico do Baixo Rio Negro, no município de Manaus, e é composta por seis comunidades: São João do Tupé, Colônia Central, Julião, Bela Vista, Nova Esperança e São Sebastião, que trazem gratas surpresas aos hóspedes. A cada caminhada, há uma descoberta. Os índios nativos da região são os guias das florestas, cachoeiras e trilhas, onde a natureza impera exuberante e com um quê de intocada. Além disso, poder conhecer a cultura indígena, a produção de artesanato com sementes e cipós e a preparação de comidas típicas é, certamente, uma experiência impressionante para quem vive imerso na tecnologia. O “wi-fi” das matas consiste no encontro com o verde e as espécies nativas, e na troca de experiências do homem branco com os índios, que ainda têm muito o que ensinar às gerações deste século, como respeitar os seres vivos e o planeta.

Crédito

: Gabri

el Lord

elo/Ag

rotur

Venda Nova do Imigrante – ES O que os capixabas têm de sobra é acolhida e simpatia. E tudo começou com os imigrantes italianos que se estabeleceram no Brasil e fizeram desta pátria o seu lar. Venda Nova do Imigrante (ES) possui uma rota gastronômica para ninguém botar defeito. Lá, a cultura de subsistência literalmente rendeu frutos, pois as frutas da região se transformaram em doces caseiros e compotas que agradam a todos os seir paladares. No campo, é possível colhê-las pal diretamente das árvores e ali mesmo prodir var as delícias cultivadas sem agrotóxicos. Os queijos e o socol (embutido à base de carne de porco) também fazem sucesso car nas redondezas. Para finalizar o passeio, dica é fazer um tour nas plantações ad de flores, que atiçam as sensações e são verdadeiros colírios para os olhos. ver

Crédito: Leandro Júnior


on the road Gravatá – PE Que tal começar o dia com um café da manhã reforçado? É o que propõem os hotéis fazendas do entorno de Gravatá (PE). Carnes assadas, cuscuz e macaxeira são combinações que servem só para abrir o apetite em um dia que reserva muitas atividades. Os visitantes acordam cedo para explorar todos os pontos rurais e até acompanhar a ordenha da vaca que garante um leite delicioso e muito nutritivo. O contato com os animais, aliás, é um ponto importante da excursão. Pais e filhos podem interagir sem pressa com as espécies e compartilhar os momentos de quietude. Para quem gosta de cavalgar, não faltam opções. A região abriga muitas trilhas equestres com diferentes níveis de dificuldade, que atendem do perfil infantil até os mais experientes.

São Roque de Minas - MG A região de São Roque de Minas (MG), parte integrante do circuito turístico que compreende a Serra da Canastra, conquistou os visitantes não só pelos seus belos panoramas verdes, que mais lembram pinturas emolduradas pela natureza, mas também por produzir o queijo mais famoso do Brasil. Em meio a trilhas, cachoeiras e rica vegetação, as fazendas produzem a iguaria que é marca registrada do estado de Minas Gerais. Entre os produtores da região, existe até um que entrou em evidência no cenário internacional. Em 2015, o produto preparado na Estância Capim Canastra conquistou medalha de prata no ‘Mondial du Fromage de Tours’, na França, evento onde foram avaliados 600 tipos de queijos. Um passeio para agradar os olhos e o paladar.

Colombo – PR

Ilhéus – BA

Também povoada por italianos, Colombo (PR) é um pedacinho da Europa no Brasil. Degustar um vinho por lá tem um sabor todo especial, pois a bebida é produzida em baixa escala e é acompanhada de perto pelos produtores, com técnicas que passam de geração em geração e resultam em sabores inconfundíveis, que impressionam renomados conhecedores. As vinícolas são o motor que geram lucro e renda para o povo do lugar.

Ilhéus (BA) não se destaca somente pelas praias. O turismo rural da cidade desponta como uma das principais atividades locais, das quais o cultivo de cacau é o grande protagonista. Em alguns estabelecimentos, é possível acompanhar o plantio e colheita do cacau, bem como o processo que transforma o fruto em um chocolate fino e saboroso. Um roteiro de dar água na boca que passa pelos casarões antigos, com exposição de móveis e utensílios do século passado.


A


Mural POR RENATA GIRODO

Iogurte contra a osteoporose

BP Buddy D

e acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoporose atinge 10 milhões de pessoas no Brasil. A silenciosa doença normalmente é descoberta em decorrência de algum tipo de fratura e pode levar a óbito. No entanto, pesquisadores da Irlanda encontraram uma luz no fim do túnel, que traz novas esperanças, em especial, para os idosos, que são as maiores vítimas da enfermidade. Os cientistas descobriram que consumir iogurte diariamente reduz o risco de desenvolvimento da doença. Durante a investigação, as mulheres apresentaram 39% menos chance de serem acometidas pela osteoporose, e os homens, 52%.

A

Pfizer é responsável pela criação do BP Buddy, aplicativo que ajuda os pacientes a monitorarem a saúde do coração. A ideia é que as pessoas não ignorem os sintomas evidentes que auxiliam no diagnóstico e tratamento das doenças coronárias. O app salva dados relacionados ao peso, pressão arterial e batimentos cardíacos. E os usuários têm a facilidade de poder compartilhar todo o histórico do programa com o médico, deixando as consultas mais proveitosas. Gratuito para sistemas Android e iOS.

O melhor suplemento E

leito o Melhor termogênico nacional na terceira edição do Prêmio Corpo Ideal 2016-2017, Kimera vem dando o que falar nas academias do Brasil. Produzido pela Iridium Labs, marca de suplementos que vem se destacando no mercado, desde o lançamento de Soma Pro, Kimera possui uma combinação avançada de ingredientes com o objetivo de estimular ao máximo a quebra de gordura no corpo e acelerar o metabolismo. Além disso, contribui para uma melhor performance nos treinos para quem procura definição muscular e perda de gordura com saúde.

Pausa tecnológica S

e o teu filho lida com celular ou tablet por longos períodos de tempo todas as noites, chegou a hora de rever esse hábito. Esse é o alerta dos cientistas das universidades australianas Griffith e Murdoch. Durante uma pesquisa com 1.100 crianças de oito a 11 anos, eles descobriram que as crianças que não desgrudam dos aparelhos têm o sono prejudicado, baixa autoestima, irritabilidade e maior risco de desenvolvimento da depressão e doenças psicossomáticas. Os pais podem liberar o uso das tecnologias, desde que com monitoramento de dias e horários.


Naridrin 360 graus

Linha Pharma da Fitoway

A

Fitoway Laboratório Nutricional apresentou, na Abradilan Conexão Pharma 2017, a nova linha de nutracêuticos. Essa linha foi desenvolvida através de estudos com consumidores da terceira idade que, a Fitoway entende ser o segmento com maior possibilidade de consumo de suplementos nos próximos anos, buscando produtos para reposição de vitaminas e minerais, diminuição de dores em articulações, fortalecimento de músculos e ossos, aumento da libido e virilidade, além de produtos que ajudam no controle de colesterol e diabetes, entre outros. A linha Pharma traz maior facilidade na embalagem e informações mais claras para atender os anseios da melhor idade. Mais informações: www.fitoway.com.br ç y

A

EMS acaba de lançar o Naridrin Jet, a mais nova extensão da família do medicamento composta por Naridrin Pediátrico, Naridrin Bebê, Naridrin Acqua e Naridrin H, Naridrin Adulto e Naridrin 12 Horas. A novidade, agora, é que o jato facilita a aplicação contínua do produto em 360 graus, o que auxilia na administração, em especial quando envolve crianças. O fármaco tem ação fluidificante e descongestionante, que atua com um líquido 100% natural, constituído por cloreto de sódio. Além disso, ele é estéril, o que significa que não entra em contato com o meio ambiente antes de chegar às narinas, evitando contaminações.

P

Teu sorriso agradece C

ara manter a saúde bucal em dia, é essencial combater a placa bacteriana e o tártaro, que estão entre as doenças mais comuns encontradas no Brasil. A placa se forma a partir do encontro dos restos de alimentos depositados nos dentes com m as bactérias abrigadas na boca. Quando não é removida, transformaforma-se em tártaro e causa cáries, mau hálito, gengivite e pode resultar esultar até mesmo na perda dos dentes. A maneira de prevenir o desconesconforto consiste em escovar os dentes corretamente, sempre após pós as refeições, e complementar a limpeza com fio ou fita dental, que remove a sujeira dos cantinhos mais escondidos, e enxaguante t bucal, de preferência sem álcool, para não irritar a gengiva.

onhecida pela área médica há pouco mais de seis anos, a chamada surdez oculta é uma doença que se apresenta em indivíduos que aparentemente não sofrem de problemas auditivos e que, mesmo com a realização do exame de audiometria, não são diagnosticados como portadoras dessa falha. A disfunção acarreta em dificuldades para o paciente escutar o que está acontecendo ao seu lado, ao passo que ele ouve muito bem os sons mais distantes, como o ruído de carros, o latido dos cães e as crianças brincando em um parquinho. Ainda não existe uma conclusão científica quanto às causas que provocam essa alteração, mas suspeita-se que fones de ouvido utilizados com frequência, assim como a convivência diária em locais muito ruidosos, estejam por trás do distúrbio. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a surdez oculta estaria relacionada a um defeito na conexão dos neurônios responsáveis pela transmissão do estímulo sonoro para o cérebro.

Esta tal Surdez

Oculta


Sempre quis saber POR RENATA GIRODO

Como surgiu o chiclete? Há duas teorias que tentam explicar as origens do chiclete. Uma delas consiste na ideia de que os índios da Guatemala passaram a mascar o látex extraído das árvores, enquanto a outra diz que o inventor do produto seria o nova-iorquino Thomas Adams Jr., pioneiro na produção de um tipo de borracha mastigável. Seja como for, a goma se popularizou em plena Segunda Guerra Mundial, quando os soldados usavam o confeito como uma forma de reduzir o estresse e a ansiedade. Um estudo realizado na Universidade Swinburne, na Austrália, concluiu que pessoas que mascam chiclete sem açúcar têm o seu nível de cortisol mais reduzido e, portanto, estresse mais controlado. O produto também alivia o mau hálito, auxilia na memorização e no fortalecimento dos músculos da boca.

Olhos de vampiro Quem Qu nunca saiu com os olhos vermelhos em uma foto? A luz do flash cria essa ilusão quando consegue alcançar a retina, que é rodeada por inúmeros vasos sanguíneos pequenos. Nessas ocaro siões, siõe o olhar lembra o dos vampiros de filmes de terror antigos. No entanto, não é sempre que isso acontece, pois em algumas ocasiões a pupila consegue se dilatar e impedir a passagem da luz. oca De qualquer forma, as máquinas modernas já possuem sistemas que inibem esse efeito indesejado, que por muitos anos prejudicou as fotos, em especial as que eram clicadas à noite.

Trava-língua é apelido Você sabe o que é “hipopotomonstrosesquipedaliofobia”? A sexta maior palavra da língua portuguesa, com 33 letras, expressa o medo que algumas pessoas têm de pronunciar termos muito longos. O pânico de errar faz com que o indivíduo trave a língua e nem sequer tente arriscar. Para ficar mais claro, a etimologia explica a palavra. “Hipopoto” significa grande, “Monstro” vem de monstruoso, “Sesquipedali” quer dizer palavra grande, e “Fobia” é traduzida como medo. Apesar da fobia não ser tão comum, há muita gente por aí que tem esse tipo de distúrbio e não sabe.


Revista ofertao  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you