Page 1

UM TOUR POR MILÃO

A Carol Macedo

TODO CHARME DE

GUSTAVO RODRIGUES

OS ALIMENTOS QUE MELHORAM O HUMOR

Maternidade Como aproveitar este momento sem complicações no pós-par to

JA N EI RO /F EV ER EI RO

20 19

CELEBRA O AMADURECIMENTO NA CARREIRA E NA VIDA PESSOAL

ALEGRIA NA MESA

RE VI ST A

SAIBA MAIS SOBRE A CAPITAL DA MODA, DO DESIGN E CORAÇÃO DA ITÁLIA


A


Crédito: Anderson Marques

Foto: Marcelo Paez e Marcos Strassman

EDITORIAL Olá! Quem não lembra da personagem Kelly da novela “Passione”? A jovem explorada pela avó e obrigada a se prostituir foi o primeiro trabalho da atriz Carol Macedo na tv e marcou a sua carreira. Hoje, ela dá vida a Paulina, na trama das 19h, “O Tempo Não Para”. Em uma entrevista exclusiva, a atriz fala sobre amadurecimento, desafios e planos para o futuro. Nós também conversamos com o ator Guilherme Rodrigues, no ar interpretando Tomé e o irmão dele, Nissan, na novela “Jesus”, da Rede Record. Ele falou sobre a carreira, planos para o futuro e como atuar mudou a sua vida. Nesta edição da revista Plena, você vai conhecer um pouco mais sobre a aromaterapia, uma técnica que usa óleos essenciais para melhorar o bem-estar físico e psicológico de uma pessoa. Nós também falamos dos benefícios das aulas de alongamento e a importância do aumento da flexibilidade para evitar lesões.

NESTA EDIÇÃO EDUARDO SHINYASHIKI Perca o medo de mudar | BEAUTY

AND TRENDS Novidades sobre beleza e moda | CAROL MACEDO Atriz comemora o sucesso na telinha| AROMATERAPIA Como os

cheiros auxiliam a saúde | FLEXIBILIDADE Alongamento melhora a postura e a elasticidade | EXCESSO VIRTUAL Uso prolongado das redes sociais pode ser um problema | PÓS-PARTO NA

MEDIDA! Saiba como evitar problemas | O talento de GUSTAVO

RODRIGUES| PELE PERFEITA Como preparar a pele e o cabelo para os dias ensolarados | ALIMENTOS que melhoram o humor |

TURISMO Um tour por Milão, capital da moda, do design e coração financeiro da Itália| SEMPRE QUIS SABER Curiosidades e informações sobre saúde

Você anda passando muito tempo nas redes sociais? Cuidado, isso pode ser uma doença. Conheça o vício em redes sociais e confira algumas dicas para evitar este perigo. Ainda no tema saúde, nós preparamos uma matéria especial para as futuras mamães se prepararem para a chegada dos bebês. Listamos os principais cuidados que a mulher deve ter durante a gestação para um pós-parto tranquilo e sem complicações. Na editoria de turismo, visitamos Milão, uma das principais cidades italianas. Ela é conhecida como capital da moda, pois abriga grandes eventos do setor e algumas das mais conceituadas grifes de luxo. Venha conosco conhecer a lindíssima Catedral de Milão, passear na Galleria Vittorio Emanuele, o shopping mais antigo do mundo, e se encantar com “A última ceia”, de Leonardo da Vinci.

Uma ótima leitura!

DIREÇÃO EXECUTIVA: Alexandre Serpentino, Tiago Serpentino DIREÇÃO EDITORIAL: Tiago Serpentino EDIÇÃO E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Monise Centurion - MTB 39.763/SP REDAÇÃO: Michelle de Geus DIREÇÃO DE ARTE: Raphael Freire REVISÃO: Diogo Coelho ADMINISTRAÇÃO: Fabiana Cruz e Julia Cassia COLABORADOR: Eduardo Shinyashiki COMERCIAL: Tiago Serpentino (19) 971177435 - tiago.serpentino@editoracmn.com.br IMPRESSÃO: Quatrocor Gráfica e Editora. Plena Magazine não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, bem como pelas informações ou conteúdo dos anúncios publicados. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização. Plena Magazine é uma publicação da Editora CMN - (19) 3583-1251, www.editoracmn.com.br RELAÇÕES COM A IMPRENSA: redacao@cmnrevistascustomizadas.com.br


Eduardo Shinyashiki

Perca o medo de mudar

Incerteza, insegurança, processos de readaptação, risco, complexidade e o sentimento de que “isso não vai dar certo” são algumas das tantas sensações que percorrem a mente quando se fala em mudanças.

3 - Fortalecer a autoconfiança Esse é um processo de evolução pessoal, em que três pilares se conectam: reconhecimento dos próprios talentos e competências, clareza dos próprios objetivos e condução da própria vida de forma ética e coerente com os valores pessoais.

Quantas pessoas brilhantes, inteligentes, com habilidades incríveis não alcançam seus sonhos, suas metas e objetivos simplesmente por medo de mudar, inovar, ousar ou fazer algo diferente? Quantos profissionais fantásticos nem tentam ir além por medo de errar, de não serem aceitos ou por simplesmente terem receio de não dar certo?

Com a autoconfiança fortalecida, as mudanças não são mais ameaças, mas fonte de crescimento, amadurecimento e evolução. Todos os dias a vida nos dá uma grande oportunidade de fazermos algo diferente. A mudança já veio conosco desde o nascimento. Mudança é evolução. Se as transformações da vida nos confirmam que tudo tem um tempo finito, frente às mudanças precisamos ter uma postura aberta a acolhê-las, pois só assim poderemos enxergar as novas possibilidades e oportunidades de se reinventar, rever as decisões tomadas em algum momento da trajetória, mudar a rota e ir em direção aos nossos objetivos.

O sentimento é de que há um grande abismo entre onde se está e o lugar que se quer chegar. Parece que sempre há mais problemas do que soluções e que surgirão mais obstáculos do que oportunidades. Daí então, as pessoas deixam o medo tomar as rédeas da vida, abandonando seus sonhos e objetivos. Ao invés de enfrentar as mudanças como oportunidades de crescimento, passam a resistir, criando conflitos, dor, sofrimento e uma sensação de impotência frente aos novos desafios. Para não perder mais oportunidades por medo do novo, deixo três dicas de como se preparar para mudanças. Se fortalecidas e colocadas em prática, essas atitudes ajudam a tornar o “novo” um momento único e brilhante. 1 - Desapegar daquilo que está obsoleto Para alcançar metas é preciso deixar de lado tudo aquilo que não nos serve mais, sendo necessário desmascarar as falsas seguranças que os hábitos nos propiciam.

Medo das mudanças?

Perca o medo de mudar, prepare-se e colha os melhores resultados sempre!

2 - Desenvolver a flexibilidade É por meio dela que podemos imaginar soluções diferentes e inovadoras e experimentá-las agindo. Entre erros e acertos aprendemos que a mudança não é algo linear, definido, mas um processo de adaptação, flexibilidade e aprendizagem contínua.

EDUARDO SHINYASHIKI É AUTOR, PALESTRANTE E CONSULTOR ORGANIZACIONAL | WWW.EDUSHIN.COM.BR


Crédito: Divulgação/ Piccadilly

POR MICHELLE DE GEUS

Crédito: Divulgação/Yes Cosmetics

Beauty & Trends

Pele de porcelana

A

Yes! Cosmetics inova mais uma vez e sua linha de bases líquidas, a HD Yes! Make.Up, agora conta com duas tecnologias incríveis: High Definition e Miniporyl®. O High Definition é responsável pelo acabamento impecável da pele. Suas micropartículas suavizam a aparência dos poros, manchas e linhas finas de expressão. Já o Miniporyl® atua no equilíbrio da oleosidade da pele e reduz o tamanho e o número de poros em apenas 15 dias. O resultado é uma pele mais lisa, firme e radiante. A combinação destas duas tecnologias resulta em uma maquiagem surpreendente e promove o melhoramento visível, instantâneo e prolongado da pele. Além disso, a base líquida possui fórmula oil free de alta cobertura, com acabamento matte, toque sequinho e aveludado. No total, são 12 tonalidades, de rosadas a marrons, para atender a rica variedade de cores de pele das brasileiras.

Verão em alto estilo

O

verão pede outfits diferentes, com calçados fresquinhos e confortáveis. Para te ajudar a compor o melhor look para cada ocasião, a Piccadilly, marca brasileira de calçados femininos, traz sugestões incríveis para você arrasar na estação preferida do ano. A mule e as sapatilhas são confortáveis, modernas e queridinhas entre as fashionistas. Cabem perfeitamente em encontros mais descontraídos ou reuniões informais entre os amigos e podem ser usadas com saias, vestidos ou com calças mais justinhas. Se a ocasião pede um look mais caprichado, aposte em um calçado de salto blocado ou mais grosso para trazer conforto e elegância. Para sair da mesmice, que tal investir em tons coloridos e vibrantes ao longo do verão? Na hora de arrumar a mala para viajar, o tênis é quase obrigatório. Ele é confortável para o trajeto de ida, volta e longos passeios, um verdadeiro coringa na sua bagagem. O tênis pode e deve ser usado com vestidos, saias, shorts ou pantacourts, não existem regras! A dica é levar apenas um tênis de cor neutra, e fazer o máximo de combinações possíveis.

A

Livre, leve e solta

Crédito: Divulgação/Pantys e AHLMA

U

ma das maiores preocupações das mulheres durante o verão é com o fluxo menstrual. Muitas delas deixam de aproveitar programas e passeios como gostariam por estarem menstruadas. Pensando nisso, a Pantys, primeira marca de calcinhas absorventes do Brasil, e a AHLMA, marca de moda que utiliza matéria-prima de origem orgânica e biodegradável, criaram o primeiro biquíni absorvente disponível no país. A coleção beachwear conta com com modelos de tops, biquínis e maiôs nas cores preta, laranja e nude. As peças uniram os propósitos das duas marcas, portanto são reutilizáveis, hipoalergênicas e podem ser usadas na praia, piscina, cachoeira e em dias de calor. Os modelos são indicados para fluxo leve e foram produzidos com matéria prima biodegradável, evitando o descarte de absorventes e os impactos ambientais que os tecidos sintéticos causam.


POR MICHELLE DE GEUS Crédito: Divulgação/Alto Giro/AMARO/Enfim/Hope/Lunender/New Beach

Beauty & Trends

Energia e alegria

A

Pantone anunciou a Living Coral como a cor do ano de 2019, uma cor vibrante, animada e cheia de vida. O tom, uma versão pastel do laranja com undertone dourado, foi escolhido para simbolizar otimismo e alegria. A Living Coral estará presente nas maquiagens, nos esmaltes, nas roupas e nos acessórios. Para você entrar no clima, as marcas Hope, AMARO, New Beach, Alto Giro, LIVO Eyewear, Lunender e Enfim — marca jovem do grupo Malwee — trazem peças super femininas e delicadas, perfeitas para o verão. Confira.

A peça que não pode faltar no seu guarda-roupa

Crédito: Divulgação/Riachuelo

grande destaque da coleção de verão da Riachuelo são os vestidos longos. Eles são charmosos, femininos, fresquinhos e confortáveis. A peça é perfeita para os dias de calor, seja para curtir um passeio no parque com a família ou se jogar na balada com os amigos. A nova coleção explora a delicadeza das rendas e dos babados para criar um visual feminino e romântico. Sejam com estampas étnicas, geométricas, florais, estampados ou cores lisas, o vestido longo é sempre sucesso garantido. Para completar o look, aposte em sandálias, sapatilhas, mules ou, dependendo do estilo da peça, em tênis.

Estilo é fundamental!

O

Crédito: Divulgação/Calvin Klein

O

s óculos de sol têm a importante função de proteger os olhos dos raios ultravioleta, mas a peça também se tornou fundamental para compor o visual. Eles completam os itens de vestuário e acessórios, deixando o look mais moderno e despojado. Não é por acaso que os óculos de sol se tornaram objeto de desejo das fashionistas. Nesta estação, a Calvin Klein aposta em itens arrojados e cheios de estilo. Confira.


LANÇAMENTO IRIDIUM LABS

Quem precisa de muita proteína sabe: sabor e praticidade fazem diferença Iridium Protein Bar, o mais novo lançamento da Iridium Labs, chega ao mercado para atender as pessoas que não se contentam com pouco. Disponível em três sabores: Banana Caramelizada, Frutas Vermelhas e Coco com Chocolate.

A

INSTAGRAM & YOUTUBE IridiumLabsBrasil

LOJA OFICIAL IridiumLabs.com.br

FACEBOOK IridiumLabsBR

EQUIPE DE VENDAS comercial@IridiumLabs.com.br


Capa

DA ASSESSORIA

Nascida para brilhar JOVEM E TALENTOSA, CAROL MACEDO DESPONTA COMO ATRIZ DE SUCESSO


Crédito:Anderson Marques

D

epois de atuar em três novelas no horário nobre da TV Globo e mais recentemente em “Malhação - Viva a Diferença” como a vilã K2, Carol Macedo faz sucesso em “O Tempo Não Para”. Paulina é uma estudante de Direito guerreira e geniosa que está sempre ajudando a protagonista Marocas ( Juliana Paiva) a viver nos dias atuais depois de ser descongelada. Para Carol, a personagem se parece com ela na dedicação e no amor que tem pela família. Confira um pouco mais sobre a carreira desta jovem e talentosa atriz.

“Agradeço todos os dias por ter tido a sor te de fazer cinco novelas com personagens tão diferentes”

Aos sete anos você já fazia campanhas publicitárias. Sempre soube que queria ser atriz ou foi descobrindo a vocação aos poucos? Carol Macedo: Comecei fazendo publicidade na TV em São Paulo e desde então não parei mais! Sempre gostei de atuar e desde muito nova me preparei fazendo workshops e cursos de teatro. Até que aos 16 anos fui chamada para fazer a Kelly em “Passione”. Sua primeira personagem foi na novela “Passione” (2010). Que lembranças você tem desta época? Carol: “Passione” foi um lindo trabalho no qual tive muita sorte de participar e sou muito grata até hoje. Começar a primeira novela com uma personagem marcante como a Kelly, no horário nobre e com um elenco de peso é começar realmente com o pé direito. Foi o meu começo de tudo na TV, minhas primeiras referências e primeiros aprendizados que levo comigo sempre. Foi especial.  Era uma personagem muito polêmica. Teve medo de encarar um desafio tão grande? Carol: A apreensão foi bem grande, não só pela história da personagem ser forte, mas também por ser a minha primeira novela e no horário nobre! Eu mesma me pressionava muito, pois queria fazer o meu melhor, agarrando com unhas e dentes uma personagem tão marcante e especial.  Como você enxerga o seu amadurecimento do início da carreira até hoje? Carol: Agradeço todos os dias por ter tido a sorte de fazer cinco novelas com personagens tão diferentes, me

joguei 100% e foquei muito em todas elas. Conforme cada uma passou, fui crescendo e amadurecendo junto. Acho também que ter começado a trabalhar muito cedo me ajudou a trazer o peso da responsabilidade. Como a Paulina, em “O Tempo Não Para” sua personagem ganhou destaque na trama. Como é isso para você? Carol: Avalio de uma forma muito positiva a evolução da personagem. Que semelhanças você enxerga entre a Paulina e a Carol Macedo? Carol: Acho que o carinho e amor que a Paulina tem com o pai (que recentemente descobriu ser o avô) é o mais parecido comigo. Sou muito família e nós somos muito unidos, é muita amizade e amor envolvido assim como ela e o Eliseu. A sua honestidade com as situações diárias também é uma coisa no qual eu tento cumprir sempre!  Que rotina você mantém para cuidar da saúde e da beleza? Carol: Sempre me alimentei bem, não por fazer dieta, e sim por ser costume na minha casa, então sinto prazer em me alimentar de forma saudável. Adoro cuidar do corpo, não só pela vaidade, mas também pela saúde. Desde pequena pratiquei esportes, natação e dança e quando mais velha musculação e MMA Fitness.  Quando não está trabalhando, quais os seus hobbies? Carol: Gosto de ir à praia, fazer esportes, me cuidar. Também aproveito as folgas para visitar meus pais em São Paulo.

Carreira

Carol começou a vida artística aos sete anos, fazendo campanhas publicitárias. Fez workshops e cursos de teatro e com 15 anos entrou na Escola de Atores Wolf Maya. Em 2010 foi escolhida para integrar o elenco da novela “Passione” no papel de Kelly, irmã da protagonista Mariana Ximenes. O trabalho lhe rendeu indicação como Atriz Mirim Revelação no Melhores do Ano, do Domingão do Faustão, e também em outros prêmios como Atriz Revelação do ano.  No ano seguinte, interpretou a dançarina de funk Solange em “Fina Estampa” e em 2014 deu vida a Gorete na novela “Em Família”. Em 2015 participou da primeira temporada da série “Mister Brau”. No cinema, atuou em alguns filmes, entre eles “Isolados”, “Linda de Morrer” e “Lula, o Filho do Brasil”. No teatro, viajou o Brasil com a peça “Escola de Mulheres”.


A


A


bem POR estar

MICHELLE DE GEUS

Aromas

DO BEM Os cheiros podem ajudar a melhorar a saúde física e psicológica

O

olfato nem sempre recebe a atenção que merece, mas é um sentido poderoso. Ele é capaz de ativar a memória, as emoções e despertar inúmeras sensações. Esse potencial é explorado pela aromaterapia, uma terapia complementar que utiliza o cheiro agradável liberado pelos óleos essenciais para proporcionar bem-estar físico e psicológico. A técnica ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade, estresse, insônia, depressão, asma ou resfriado. Com certeza, você já sentiu o cheiro de algum alimento e, imediatamente, teve fome? É nessa estreita relação entre o olfato e o cérebro que se baseia a aromaterapia. Ela defende que quando uma fragância é inalada, ela estimula as células olfativas que encaminham um impulso para o sistema límbico, parte do cérebro responsável por controlar as emoções. É dessa forma que os aromas conseguem modificar o humor e causar a sensação de bem-estar e relaxamento.

O grande protagonista da aromaterapia são os óleos essenciais. É nele que estão concentradas as substâncias que dão às plantas o seu cheiro característico. Em geral, eles possuem um processo de produção caro e demorado. Por exemplo, para extrair um litro de óleo essencial de lavanda (um dos mais utilizados na aromaterapia) é necessário 350 kgs da flor. ENTENDA AS DIFERENÇAS É importante não confundir óleos essenciais com essências aromáticas. O primeiro é 100% natural, enquanto a segunda é sintética e apenas perfuma o ambiente, sem oferecer benefícios terapêuticos. Além disso, os óleos essenciais possuem preço mais elevado e o nome científico da planta no rótulo da embalagem. Outra característica é que eles são extremamente densos e concentrados, bastam poucas gotinhas para alcançar os resultados desejados. Para utilizá-los em massagens, eles devem ser

diluídos em óleos vegetais, como os de amêndoas doces ou sementes de uva, ou em cremes e loções de base neutra, ou seja, sem cheiro. Estão divididos em três categorias, que variam de acordo com a rapidez com que a evaporação acontece. Os óleos de nota elevada têm aroma forte e duram, no máximo, 24 horas no ambiente, é o caso do eucalipto e da laranja. A lavada e o alecrim produzem óleos essenciais de nota média, suas fragâncias duram até três dias. Os óleos que perfumam por mais tempo, até uma semana, são os de notas baixas, entre eles estão a rosa e o jasmim. CUIDADOS A aromaterapia é contraindicada para mulheres grávidas e crianças menores de cinco anos. Consulte o médico antes de recorrer a ela.


Para que servem os óleos essenciais ʚʚALECRIM: Cansaço mental, falta de memória, dificuldade de concentração, dores de cabeça, enxaqueca, dores musculares e dores articulares ʚʚLAVANDA: Estresse, dores de cabeça, resfriados, insônia e problemas respiratórios ʚʚCANELA: Cansaço físico ou mental, tonturas, irritabilidade, dores de cabeça, falta de concentração, cólicas menstruais e dificuldade para relaxar ʚʚJASMIM: Baixa libido, problemas respiratórios, estresse, depressão e tensão muscular ʚʚBergamota: Estresse, depressão, ansiedade, infecções da pele, má digestão ʚʚCAMOMILA: Estresse, tensão muscular, depressão e inflamação do sistema urinário ʚʚEUCALIPTO: Problemas respiratórios, dores de cabeça, enxaqueca, dores musculares, febre e tensão muscular ʚʚLIMÃO: Falta de concentração, ansiedade, estresse, falta de energia, imunidade baixa, dores de cabeça, má digestão e febre ʚʚSândalo: Dores no peito, estresse, tensão muscular, diminuição da libido


bem POR estar

MICHELLE DE GEUS

Alongando sua

Os exercĂ­cios melhoram a postura e a flexibilidade, garantindo agilidade e elasticidade


Fique atento Uma das coisas mais comuns é sentir dor muscular e alongar o local imediatamente para aliviar o incômodo. É preciso ter cuidado ao fazer isso, pois sem saber exatamente o que aconteceu, é possível agravar o problema. O ideal é ter a orientação de um profissional.

E

stica daqui, puxa dali. Quando falamos em alongamento, a primeira coisa que vem à cabeça são aqueles exercícios que fazemos antes ou depois de praticar atividades físicas mais intensas, como corridas ou caminhadas. Mas o alongamento vai muito além disso e as aulas específicas desse tipo de atividade vêm ganhando espaço nas academias de todo o mundo. O principal objetivo do alongamento é aumentar a flexibilidade muscular, proporcionando maior agilidade e elasticidade. Todos os movimentos que o corpo humano realiza só são possíveis graças aos músculos, que se esticam e se contraem o tempo todo. Durante o alongamento, as fibras musculares são estimuladas no sentido contrário ao da sua contração até alcançar o máximo comprimento possível. O resultado é a maior movimentação da articulação comandada por aquele músculo.

As aulas de alongamento trabalham, principalmente, a musculatura do pescoço, coluna, lombar, tórax e membros. Os exercícios aliviam as dores e tensões causadas pelo estresse, má postura ou até mesmo atividades físicas realizadas de maneira incorreta. Os benefícios incluem ainda a correção da postura, melhora da circulação sanguínea, alívio das dores musculares e até das cólicas menstruais. Uma das grandes vantagens do alongamento é que ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades, sem restrições. Para começar a fazer aulas de alongamento, não é necessário ser atleta ou praticar esportes com frequência. Elas são facilmente adaptadas para quem deseja sair do sedentarismo, pois começam de forma suave e respeitam os limites do corpo de cada pessoa. A frequência ideal são aulas de 60 minutos, de três a cinco vezes por semana. Antes de se matricular na academia mais próxima, é fundamental consultar um médico. Assim como qualquer atividade física, o alongamento deve ser praticado com a ajuda de um profissional especializado. Tenha sempre em mente que os exercícios não devem causar dor, se você sentir algum desconforto é importante comunicar o responsável pelos exercícios.

Benefícios do alongamento

•• Corrige a postura corporal e previne problemas causados pela má postura; •• Diminui a incidência de cãibras, entorses e torcicolos; •• Previne lesões nos músculos e nas articulações; •• Aumenta a flexibilidade e a amplitude dos movimentos; •• Facilita a execução de movimentos no dia a dia; •• Relaxa a musculatura e reduz a tensão muscular; •• Aumenta a elasticidade do tecido e a lubrificação das articulações; •• Contribui para a cicatrização dos ossos em caso de fratura; •• Melhora a função do sistema nervoso e central; •• Desenvolve a consciência corporal e a capacidade de concentração; •• Reduz as cólicas menstruais; •• Melhora a circulação sanguínea e a respiração; •• Melhora o funcionamento de todos os órgãos vitais; •• Aumenta a força de todas as fibras musculares; •• Evita e diminui dores musculares; •• Reduz o encurtamento muscular; •• Eleva a temperatura corporal; •• Acelera o metabolismo energético; •• Relaxa e combate o estresse.


saúde

POR MICHELLE DE GEUS

O perigo do Fique atento: o uso abusivo das redes sociais pode ser perigoso para a saúde física e mental

V

ocê já se reuniu com os amigos para se divertir, mas quase não conversaram entre si porque ninguém tirava os olhos do celular? Esse pode ser um sinal de alerta para o vício em redes socias. De acordo com os dados da Anatel, o Brasil tem hoje 235 milhões de celulares ativos, ou seja, mais de um aparelho por pessoa. Eles já são a principal ferramenta de acesso para as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e aplicativos de mensagens como o WhatsApp. Checar as atualizações no smartphone é a primeira coisa que muitas pessoas fazem ao acordar, muitas vezes antes mesmo de levantar da cama. As interações online continuam durante o dia até o momento


Fique atento aos sinais

de dormir, mas não sem antes colocar o aparelho para carregar. Você posta uma foto, um texto, uma música ou um vídeo e, imediatamente, começa a receber curtidas, comentários e compartilhamentos dos seus amigos. Esse feedback positivo traz aquela sensação prazerosa de ser aceito e o cérebro ativa os mecanismos de recompensa. Em busca de mais uma dose, você faz uma nova postagem. Não demora muito para você precisar de cada vez mais likes para se sentir querido e bem-visto. O contrário também acontece e cada crítica ou reação negativa é recebida de maneira despro-

porcional. As redes sociais também oferecem a possibilidade de acompanhar a rotina alheia, mas essa curiosidade pode dar a falsa impressão de que a vida dos outros é mais interessante. É preciso ter em mente que as pessoas postam a melhor versão de si mesmas e apenas os momentos mais divertidos do seu dia. Mesmo os problemas, dificuldades e frustrações são mostradas de maneira editada de forma a receber atenção e não expor as próprias fragilidades e limitações. O vício em redes sociais pode ter consequências sérias para a saúde física e mental, principalmente quando a conexão com o mundo real é perdida.

• Necessidade de estar conectado o tempo todo; • Medo desproporcional de perder qualquer atualização; • Angústia ou agressividade quando não consegue ou não pode acessar as redes sociais; • Atualizar o perfil várias vezes ao dia; • Deixar de lado atividades básicas como dormir ou se alimentar para estar conectado; • Perder a conexão com o mundo real e amigos; • Usar as redes sociais para esquecer problemas pessoais; • Tentar reduzir todos esses comportamentos e não conseguir.


saúde

POR MICHELLE DE GEUS

MATERNIDADE

sem complicações Para garantir um pós-parto tranquilo, é fundamental tomar alguns cuidados durante a gestação

A

notícia da chegada de um bebê muda a rotina da família e o corpo da mulher. O acompanhamento pré-natal durante a gravidez é fundamental para verificar as condições de saúde da mãe e do bebê, mas existem outros hábitos que as gestantes podem adotar durante esse período tão especial. O primeiro mito que precisa ser derrubado é a crença que a mulher grávida deve comer por dois. O ideal é acrescentar apenas uma pequena porção, cerca de 300kcal por dia, e se alimentar em horários adequados. Isso evita o aparecimento de várias complicações no pós-parto, como diabetes gestacional e problemas cardiovasculares.

A médica recomenda também a suplementação de iodo em mulheres que não apresentam esse elemento no corpo e do sulfato ferroso quando a grávida apresenta uma tendência à anemia. A ginecologista ressalta que a deficiência de zinco também pode trazer alguns riscos. “O metal é importante, já que auxilia de forma correta no desenvolvimento do feto, além de ajudar a prevenir náuseas”, frisa. Ela enfatiza que uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental para o crescimento do bebê e que é indispensável o acompanhamento médico para prescrever quais suplementos alimentares são necessários durante a gravidez.

Segundo a ginecologista e obstetra Erica Mantelli, a qualidade é mais importante do que a quantidade e a suplementação alimentar é indispensável para garantir que mulher receba todos os nutrientes necessários para uma gravidez saudável. “O polivitamínico, por exemplo, é considerado um importante aliado para suprir todos os nutrientes necessários à mamãe, assim como o ácido fólico, responsável pelo desenvolvimento do feto no início da gravidez, substância que ajuda a prevenir doenças na medula óssea e no cérebro do bebê”, explica. Ela acrescenta que o ácido fólico não engorda e que o ideal é iniciar o consumo antes mesmo de engravidar.

AMAMENTAÇÃO O leite materno é fonte de nutrição, proteção e estimulação nos primeiros meses de vida e o aleitamento materno exclusivo é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) até os seis meses. “A amamentação é um processo importantíssimo para o bebê. Além de fortalecer os laços entre a criança e a mãe, ela tem um papel fundamental para o desenvolvimento do sistema imunológico do recém-nascido, já que o protege contra doenças e alergias”, reforça. Para diminuir os riscos de aparecimento de rachaduras ou machucados, além de ajudar os mamilos e as aréolas a ficarem mais resistentes, o indicado é que a mãe

tome sol por cerca de 15 minutos (antes das 10h da manhã ou após às 16h). ATIVIDADES FÍSICAS O estresse e as mudanças de humor na gravidez são prejudiciais ao bebê, segundo o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli. “A carga emocional intensa durante um período libera uma série de hormônios na mulher, como o cortisol e a adrenalina, passando diretamente para o bebê pela corrente sanguínea”, afirma. Para aliviar os sintomas, ele sugere a prática de pilates, ioga e meditação. O pilates é importante para que as gestantes adquiram consciência corporal dos músculos profundos do abdômen (assoalho pélvico e transverso abdominal) para o preparo do parto e do pós-parto. Se o objetivo é garantir melhor preparo cardiovascular e uma rápida recuperação no pós-parto, as opções de exercícios físicos para gestantes incluem musculação, hidroginástica, natação e dança, desde que adaptados à nova condição. A caminhada e a corrida de baixa intensidade também são ótimas alternativas para prevenir a diabetes gestacional e a hipertensão arterial. Uma gravidez saudável e um pós-parto tranquilo são frutos do acompanhamento médico, de alimentação balanceada e da prática de atividades físicas.


A


A


A QUALIDADE DOS PRODUTOS OFERTÃO SEMPRE PRESENTE EM SUA CASA!

A

www.drogariasofertao.com.br

PRODUTOS DE MARCA PRÓPRIA Ouça a Rádio Ofertão no seu iPhone, Smartphone ou computador

Siga-nos nas Redes Sociais:


A


Perfil Crédito: Alessandra Tolc

DA ASSESSORIA

Interpretando dois

personagens na novela

“Jesus”, da Record T V, o ator Gustavo Rodrigues

conta como a ar te mudou a sua vida

Paixão pela N

Arte

o ar, interpretando Tomé e o irmão dele, Nissan, na novela “Jesus”, da Record TV, Gustavo Rodrigues também pode ser visto no teatro, no espetáculo “Tom na Fazenda”, texto do autor canadense Michel Marc Bouchard e direção de Rodrigo Portella. Baseado no original ‘Tom à la Farme’, a história aborda temas como preconceito, violência e fracasso.  No bate-papo abaixo, Gustavo Rodrigues fala sobre a carreira e  planos.

Como você se descobriu ator? Na CAL (Casa das Artes Laranjeiras), onde estudei teatro durante três anos, e conheci esse ofício. Me apaixonei por ele e aprendi o necessário para iniciar minha carreira. O palco mudou minha vida. Através dos personagens e do estudo do ser humano, transformei-me numa pessoa melhor. Toda a minha capacidade analítica mudou. Achei o meu porto seguro e entendi a minha vocação. 

Como recebeu o convite para a novela Jesus? Recebi o convite do diretor Edgar Miranda, assim que acabei de gravar “O Rico e Lázaro”. Cada trabalho é uma conquista. Hoje meu maior objetivo é fazer bem esse trabalho, com integridade e inspiração.

Você também pode ser visto no espetáculo “Tom na Fazenda”. Conte um pouco sobre esse trabalho. Vivo o Francis, um opressor por ser oprimido num drama familiar. Meu personagem é cheio de possibilidades de representação, onde busquei no silêncio, a intensidade de um sofrimento misterioso e intrigante. Sem falar que dividir o palco com Armando Babaioff, idealizador do espetáculo e ator brilhante, é um prazer. Além de sua paixão pela arte de interpretar, a música também sempre esteve presente em sua vida. É verdade. Meu pai é editor de arte, e

faz parte da velha guarda da Portela. Ele sempre gostou muito de samba e chorinho. Lá em casa, às vezes, apareciam músicos como Paulinho da Viola, Rafael Rabello, Francis Hime... Ouvia essa turma na sala de casa. Então, fui para música, mais precisamente para o Rock. Tocava guitarra e formei minha primeira banda aos 16 anos, a “The Mentes”. Hoje não me dedico à música como gostaria, mas já fiz algumas trilhas sonoras para peças teatrais.  Quais são seus planos profissionais para depois da novela? Vou produzir e atuar no espetáculo “Billdog 2”, com direção do inglês Joe Bone, que é a continuação do monólogo Billdog, que recebi prêmio FITA de melhor ator em 2012, interpretando 38 personagens. Foram mais de 350 apresentações durante 5 anos. Também vou realizar uma turnê internacional com o espetáculo “Tom na Fazenda”.


be le za

POR MICHELLE DE GEUS

PRONTA Saiba como preparar sua pele e seus cabelos para encarar os dias de sol e aproveitar sua viagem

S

e você planejou uma viagem à praia para curtir as férias e está apenas contando os dias para colocar os pés na estrada, está enganado. Sol, mar, vento e piscina são alguns dos inúmeros fatores que prejudicam a saúde da pele e dos cabelos. Por isso, antes de fazer as malas e curtir a paisagem, tire um tempo para se preparar e ficar pronta para encarar os dias mais ensolarados.

ao sol. Quando ele é transformado em vitamina A, ajuda na produção de melanina, o pigmento responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta e dar o tom dourado. Com a ajuda do betacaroteno, o bronzeado aparecerá mais rápido e vai demorar mais tempo para ir embora.

A melhor época para fazer tratamentos estéticos é um mês antes de ir para a praia. Se você quer se livrar das indesejáveis celulites, comece desde já a evitar refrigerantes, frituras, açúcar e invista em sessões de drenagem linfática. Para eliminar alguns centímetros na cintura a melhor opção é a massoterapia. Ela não agride o organismo e é supereficaz. Este também é o momento ideal para fazer a última sessão da sua depilação a laser e evitar o aparecimento de manchas no local.

Faltando uma semana para a tão aguardada viagem, está na hora de investir na dupla preferida das mulheres: hidratação e esfoliação. Você pode realizar estes procedimentos em casa, mas é fundamental escolher produtos de qualidade e adequados ao seu tipo de pele e cabelo. Separe alguns momentos para fazer uma boa esfoliação, dê atenção especial aos cotovelos, joelhos e calcanhares e finalize com uma loção calmante. Não esqueça de investir em um bom hidratante. Dê preferência para os que contêm ureia, vitamina E, silicone, manteiga de cacau e óleo de amêndoas.

A diferença no bronzeado vai ser gritante se você tomar cápsulas de betacaroteno um mês antes de se expor

A pele do rosto é a que mais sofre com as agressões do sol, do mar e da piscina. Que tal fazer uma esfoliação e uma

máscara hidratante? É uma ótima maneira de deixar a pele bem nutrida, macia e com aparência saudável. Lembre-se de escolher produtos próprios para o rosto e que estejam de acordo com o seu tipo de pele. Os cabelos também merecem atenção. Escolha uma máscara hidratante levando em consideração o grau de oleosidade e o estado atual de seus fios — se eles estão tingidos ou descoloridos. Na preparação dos últimos detalhes, faça as unhas dos pés e das mãos dois dias antes da viagem. Lembre-se de não retirar toda a cutícula. O ideal é apenas empurrá-la com uma espátula. Para os pés, a dica é não exagerar na esfoliação, pois a pele fina favorece o aparecimento de rachaduras. Se você não fez depilação a laser, essa é a hora de colocar a cera ou o creme depilatório em ação. Faça isso, no máximo, dois dias antes de viajar. Você pode aproveitar também para fazer as sobrancelhas e ficar ainda mais bonita para arrasar na viagem.


Beba água!

A falta de cuidados com eles pode até

provocar problemas de saúde. O primeiro passo para evitar o problema é manter sua pele macia e hidratada

A hidratação é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo e não podemos descuidar dela. Se você está com viagem marcada para a praia, avalie a quantidade de água que está ingerindo diariamente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o mínimo recomendado é dois litros, ou oito copos de água, por dia. Com o calor, você tende a suar mais, perder líquidos e nutrientes em excesso, e pode desidratar com mais facilidade. Ficar sem se hidratar também pode favorecer um quadro de insolação se você permanecer no sol por muito tempo. Ou seja, beba água antes, durante e depois de viajar para a praia!


no seu cardápio

POR MICHELLE DE GEUS

MAIS ALEGRIA

nu tri ção

Alimentos saudáveis e nutritivos são capazes de estimular a produção de serotonina e melhorar o humor

O

s alimentos exercem influência na nossa saúde corporal e mental. A alimentação é um princípio fisiológico, entretanto está intimamente relacionado com a relação de prazer e possui ação sobre nosso humor. O segredo está nos neurotransmissores, substâncias responsáveis por conduzir a transmissão nervosa de um neurônio ao outro. A serotonina e a dopamina são os principais neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e bem-estar, por isso são conhecidos como a fórmula da felicidade. Alguns alimentos possuem nutrientes capazes de estimular a produção de serotonina e dopamina, consequentemente fazendo com que a pessoa se sinta mais animada e disposta. Entre eles estão frutas, legumes, folhas verdes e cereais integrais. Para obter os efeitos desejados, eles precisam ser ingeridos em quantidades generosas e com regularidade. O ideal é que esses ingredientes estejam presentes em todas as refeições. Privilegiar uma alimentação equilibrada é a melhor maneira de manter o corpo saudável e bem nutrido, além de ajudar você a se sentir mais alegre e satisfeita.


excelente para melhorar a memória, a cognição e a sensação de bem-estar. Banana É um dos principais alimentos ligados à melhora do humor. Ela é rica em triptofano, um aminoácido utilizado pelo cérebro na produção de serotonina, o hormônio da felicidade. A fruta ainda contém magnésio, que regula o sono, diminuiu a hiperatividade, previne o estresse e ajuda no tratamento da depressão. Alface A lactucina encontrada no talo da alface tem efeito calmante, propriedades analgésicas e também funciona como um leve sedativo. A verdura também contém lítio, que age diretamente no controle da ansiedade e da depressão. Leite e derivados É rico em triptofano, o aminoácido precursor da serotonina. Ele também é fonte de cálcio, um mineral que ajuda na transmissão dos impulsos nervosos e sua falta causa nervosismo e irritabilidade.

ALIMENTOS QUE MELHORAM O HUMOR Pimenta e gengibre As pimentas são conhecidas pela ardência que causam na boca. Essa característica se deve à uma substância chamada capsaicina, também presente em menores quantidades no gengibre. Esse composto químico aumenta os níveis de endorfina e está associado ao prazer, bem-estar e à diminuição da sensação de dor. Brócolis, espinafre e folhas verdes-escuras São ricas em vitaminas do complexo B que ajudam a manter o equilíbrio dos neurotransmissores associados ao controle do humor. Elas também têm ácido fólico, importante para liberação de serotonina, e são ricas em magnésio, que atua na produção de energia. Ovo Contêm grandes quantidades de tiamina e niacina, vitaminas do complexo B que são grandes aliadas do cérebro. A gema também possui uma substância chamada colina,

Frutas cítricas A vitamina C, presente na laranja, acerola, limão, kiwi e outras frutas cítricas, é conhecida por prevenir gripes e resfriados. Ela também é essencial para produzir hormônios de resposta ao estresse, como o cortisol e a histamina. Aveia e centeio Esses cereais possuem vitaminas do complexo B e vitamina E, boas para amenizar sinais de ansiedade e depressão. A aveia e o centeio também contêm altas doses de triptofano, um aminoácido que ajuda o organismo a sintetizar a serotonina. Castanha-do-pará, nozes e amêndoas As oleaginosas como castanhas, nozes e amêndoas possuem altos níveis de gordura saudável e benéficas para o organismo. Elas também contêm grande concentração de selênio, mineral com ação antioxidante que ajuda na redução do estresse. Cereais integrais Eles ajudam o organismo a absorver o triptofano e estimulam a produção de serotonina. Além disso, os carboidratos complexos ajudam a manter o humor estável por mais dias.


Culinária

Dê um up

no seu dia a dia

Crédito: Receitas Nestlê/Marcel Resende

Confira receitas com ingredientes que estimulam a produção de hormônios responsáveis pelo bom humor

PÃO INTEGRAL DE AVEIA E CASTANHA-DO-PARÁ SEM OVO E SEM LACTOSE

Ingredientes:

• 33 xícaras (chá) de farinha de trigo integral • 1 xícaras (chá) de NESTLÉ® Aveia Flocos • 2 colheres (sopa) de açúcar demerara • 1 colher (chá) de sal • 2 colheres (sopa) de linhaça dourada • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã • 5 colheres (sopa) de azeite • 1 sachê de fermento biológico em pó (10 g) • ½ xícara (chá) de castanha-do-pará triturada • ½ xícara (chá) de semente de girassol (opcional) • 2 colheres (sopa) de NESTLÉ Aveia Flocos, para finalizar

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture a farinha de trigo integral, a NESTLÉ Aveia, o açúcar demerara, o sal, a linhaça, o fermento biológico em pó, o azeite e o vinagre, até ficar homogêneo. Adicione 1 xícara (chá) de água morna aos poucos, até que a massa fique macia, mas sem grudar nas mãos. Sove bem por 1 minuto, incorpore as castanhas

Em um recipiente misture todos os ingredientes, exceto o gergelim, até obter uma massa homogênea. Distribua a massa em formas de minicupcake, untadas com azeite e polvilhadas com farinha de trigo integral. Decore com o gergelim branco e leve ao forno médio-alto (200°C), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos.

MUFFIN DE ESPINAFRE

FROZEN DE BANANA COM AMÊNDOAS Rendimento: 1 porção Tempo de Preparo: 5 minutos Ingredientes

• 1 banana-prata congelada • 2 colheres (sopa) de Leite MOLICO em Pó • 2 colheres (sopa) de amêndoas em laminas torradas

Rendimento: 24 unidades Tempo de Preparo: 30 minutos

Modo de Preparo

Congele a banana e retire do freezer apenas cinco minutos antes de usar. Em um liquidificador, bata a banana com o Leite MOLICO® em Pó, até que fique cremoso. Despeje a mistura em um recipiente e cubra com as amêndoas. Sirva imediatamente.

Ingredientes:

• meia xícara (chá) de NINHO Forti+ UHT Integral • 2 ovos • 2 colheres (sopa) de azeite • 1 xícara e ½ (chá) de folhas de espinafre picadas • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral • ½ xícara (chá) de Aveia Flocos Finos NESTLÉ • 2 colheres (chá) de fermento em pó • 1 colher (chá) de sal • 2 colheres (sopa) de pimentão amarelo em cubos pequenos • 2 colheres (sopa) de pimentão vermelho em cubos pequenos • 2 colheres (sopa) de queijo parmesão

Crédito: Receitas Nestlê/Sheila Oliveira

minutos

Modo de preparo:

Crédito: Receitas Nestlê/Marcel Resende

Rendimento: 12 fatias Tempo de Preparo: 1 hora e 20

ralado • 1 colher (sopa) de gergelim branco

trituradas e as sementes de girassol e transfira para uma forma de bolo inglês (25 x 9 x 7 cm) untada com azeite. Deixe descansar por 30 minutos para que o pão aumente de volume. Pincele com azeite e cubra com a aveia restante. Leve para assar em forno médio (180°C) por cerca de 40 minutos ou até dourar. Retire do forno e espere 10 minutos para desenformar.


A


Almanaque da casa

POR MICHELLE DE GEUS

Limpeza com praticidade

á estamos acostumados a ver lenços umedecidos para bebê e para tirar maquiagem, mas você sabia que é possível fazer a limpeza doméstica também com esse produto? A EsfreBom traz com exclusividade essa novidade às gôndolas, unindo a eficiência do líquido e a facilidade do pano em um só produto. Os wipes são panos prontos para uso, secos ou umedecidos com produtos químicos, e que atendem diferentes funções na limpeza. Eles são muito comuns nos Estados Unidos e na Europa e chegam ao mercado brasileiro em três versões diferentes: com ação desengordurante para cozinha, para retirar a poeira e desinfetante para o banheiro. Disponíveis em embalagens tubo ou flow pack.

Crédito: Divulgação/ Esfrebom

J

Toalhas redondas: conforto e personalidade

a praia, no campo, no parque ou na piscina, as toalhas são indispensáveis. A Altenburg, uma das principais marcas de cama e banho do Brasil, traz a coleção “Brasileiríssimas”, com tolhas em formato redondo para abrigar mais pessoas. Confeccionadas 100% em poliéster, as peças possuem 1,40m de diâmetro e acabamento em franjas de algodão. São quatro estampas exclusivas que remetem à tropicalidade do país. Proporcionar mais conforto para que as pessoas possam aproveitar melhor os espaços abertos foi um dos objetivos do lançamento, conforme a coordenadora de produto da Altenburg, Patrícia Higino. “Desde uma leitura embaixo da árvore até um bate-papo com amigos, a toalha traz, além do aconchego, um charme especial para o momento”, diz.

Quer economizar gás de cozinha? Uma das maiores reclamações dos brasileiros é o preço do botijão de gás, mas é possível mudar alguns hábitos e driblar os reajustes constantes. Saiba como: 1 – Se as chamas estiverem amareladas ou alaranjadas, é sinal que os bocais do fogão não estão funcionando direito e consumindo mais gás; 2 – É possível cozinhar alguns alimentos com o fogo desligado. Quando for fazer macarrão, por exemplo, experimente deixar a água ferver, adicionar a massa, desligar o fogo e tampar; 3 – Abrir e fechar a porta do forno várias vezes é sinônimo de desperdício de gás. Use a iluminação interna para verificar o cozimento dos alimentos; 4 – Mantenha as janelas fechadas quando estiver cozinhando para que as correntes de ar não diminuam a potência das chamas; 5 – Sempre que a receita permitir, use a panela de pressão para diminuir o tempo de preparo dos alimentos e consumir menos gás; 6 - Corte em pedaços menores para que eles cozinhem mais rápido; 7 – Instale aplicativos no seu celular para te ajudar a descobrir onde comprar o botijão de gás pelo menor preço.

Crédito: Divulgação/Altenburg

N


A


on the road

Os tesouros de

Milão

Uma das cidades mais emblemáticas da Itália, Milão é a capital da moda, do design e coração financeiro do país

O

povo italiano é conhecido por sua alegria, espontaneidade e beleza. Em Milão, cidade localizada no norte do país, não é diferente. Com mais de 1,3 milhão de habitantes, ela ainda conserva algumas características de uma província do interior. É impossível não se encantar pela irreverência e hospitalidade de seus moradores que se desdobam para que os turistas se sintam em casa ou se surpreender com as delícias da culinária da região. Milão também é o tipo de cidade que possui verdadeiros tesouros escondidos, desvendados pouco a pouco enquanto o visitante caminha por suas ruas e praças. Essa característica torna a

cidade ainda mais interessante, pois os monumentos artísticos e históricos se revelam de forma inesperada. ARQUITETURA GÓTICA O primeiro ponto turístico obrigatório é a Catedral de Milão (Duomo di Milano), principal cartão-postal da cidade. Esta obra-prima da arquitetura gótica está localizada na praça central da cidade e impressiona pelo seu tamanho e beleza. A construção possui 157 metros de comprimento por 109 metros de largura e foi toda trabalhada no imponente mármore branco-rosa, o que dá à catedral um visual único. As obras tiveram início em


Gastronomia

A gastronomia italiana é uma das mais famosas e apreciadas do mundo. Assim como no Brasil, cada região tem seus pratos típicos. Em Milão, esqueça as massas, rondellis, capelettis, lasanhas, pizzas e calzones. A cassoeula, um ensopado de carne de porco e repolho, é o que melhor representa a culinária da região. Outra receita tradicional é a cotoletta alla milanese, costela bovina ou suína empanada e frita na manteiga. Não deixe de experimentar as mondeghili, pequenas almôndegas feitas com carne bovina, linguiça e salame moídos, pão, ovo e especiarias. Você também terá a oportunidade de experimentar um delicioso risoto, ossobuco, brioche e o legítimo panetone.

1386, pela iniciativa do arcebispo Antonio da Saluzzo, mas só foram finalizadas no século XIX. Se você ficou maravilhado com a fachada, não deixe de conferir os fundos da catedral, ainda mais bonito e rico em detalhes. Isso acontece porque a construção começou pela parte de trás e foi terminada às pressas, em apenas oito anos, por ordens de Napoleão Bonaparte para que ele pudesse ser coroado rei da Itália naquele local. A melhor maneira de visualizar de perto as estátuas que ficam em cada uma das 136 pontas da Duomo é visitando o telhado, onde é possível caminhar tranquilamente. Outra curiosidade é que no subterrâneo

estão guardados os resquícios de duas antigas basílicas da época romana (século IV), a de Santa Tecla e de Santa Maria Maggiore. SHOPPING MAIS ANTIGO Milão é a capital da moda e, como não poderia deixar de ser, também é um paraíso para compras. Prada, Gucci, Louis Vuitton e outras grifes de luxo estão concentradas na Galleria Vittorio Emanuele, o centro comercial mais antigo ainda em funcionamento na Itália. O edifício, construído entre 1865 e 1877 pelo arquiteto Giuseppe Mengoni, lembra uma cruz quando visto do alto, pois é

formado por dois arcos perpendiculares com uma grande abóbada de vidro no centro. A galeria reúne restaurantes e cafés famosos, lojas e o único hotel sete estrelas do mundo. ARTE EM LOCAL INUSITADO Quando pensamos em pinturas famosas, rapidamente imaginamos um quadro, certo? Mas nem sempre é assim. Uma das obras mais emblemáticas de Leonardo da Vinci, “A última ceia”, é na verdade uma pintura mural na parede do refeitório do convento de Santa Maria da Graça (Santa Maria delle Grazie). Ela foi encomendada por Ludovico


on the road

Economia

História Milão foi fundada pelos celtas por volta de 400 a.C. e anos mais tarde foi conquistada pelos romanos. A cidade tornou-se bem-sucedida e chegou a ser sede do Império Romano do Ocidente até ser saqueada pelos hunos no século V. Foi durante o Renascimento Italiano, no século XIV, que a cidade encontrou as condições ideais para crescer e se desenvolver. A época de prosperidade econômica e intensa movimentação cultural duraria pouco tempo. Interessado na sua localização privilegiada, Napoleão Bonaparte se estabeleceu em Milão para conquistar outros territórios no continente europeu. Anos mais tarde, a cidade sofreu bombardeios britânicos e americanos, durante a Segunda Guerra Mundial. Enfrentar tantos problemas revelou uma importante característica de Milão, a incrível capacidade de se reinventar.

Sforza, duque de Milão, e demorou três anos para ser finalizada (1495-1498). A representação da Santa Ceia era comum em refeitórios dos monastérios da época, mas Da Vinci deu uma interpretação única e conseguiu retratar as mais variadas reações humanas nos rostos dos apóstolos quando recebem a notícia de que Jesus Cristo seria traído por um dos seus discípulos. Se você quer ter a chance de admirar “A última ceia”, lembre-se de comprar os ingressos com antecedência no site (www.vivaticket.it). Os bilhetes custam € 12, aproximadamente R$ 53, e possuem hora marcada. A vista dura exatamente 15 minutos e são permitidas apenas 30 pessoas por vez.

Atualmente, Milão é o coração financeiro e econômico da Itália, responsável por cerca de 9% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. O município é sede da bolsa de valores e também um importante centro industrial. Milão é uma das cidades mais emblemáticas do país, conhecida por ser a capital da moda e do design. É lá que acontecem alguns dos principais desfiles de moda do mundo e onde estão concentradas as mais luxuosas grifes italianas e internacionais. O design também é uma parte importante da cultura da região e o Salão Internacional do Móvel é referência mundial no setor de casa, mobiliário e iluminação. Rica em monumentos históricos e artísticos de grande valor, o turismo é uma parte cada vez mais importante da economia da cidade.


A


Mural POR MICHELLE DE GEUS

Assistir televisão de perto faz mal para os olhos?

C

om certeza você já ouviu os seus pais ou avós falando que sentar muito perto da TV faz mal para a vista. A crença fazia sentido no passado, quando os aparelhos emitiam um tipo de radiação que realmente prejudicava os olhos. Porém, se depois de passar algum tempo assistindo às suas séries preferidas, você sentiu a vista cansada ou teve dores de cabeça, o problema pode ser a distância entre o seu sofá e a tela. Os oftalmologistas alertam que o hábito de se sentar próximo à televisão pode deixar a musculatura do olho contraída por muito tempo, causando o que eles chamam de fatiga visual. Se você estiver muito longe da TV, não conseguirá enxergar detalhes e terá que forçar a vista para ler as legendas, o que também gera desconforto. O cálculo para saber a distância ideal entre o sofá e a televisão, que permite assistir de forma agradável e sem prejudicar a saúde, leva em consideração o tamanho do aparelho.

Saiba porque levar o celular ao banheiro não é saudável

S

e você não tem o hábito de levar o celular junto quando vai ao banheiro, com certeza conhece alguém que tem. Muitas pessoas gostam de aproveitar para ler e-mails, verificar as redes sociais, responder mensagens no WhatsApp e passar o tempo. Este costume pode aumentar os riscos de contaminação por bactérias se não forem tomados alguns cuidados. O maior problema é que as pessoas acabam tocando no celular antes de lavar as mãos e, por isso, voltam a entrar em contato com os germes. A chance de se contaminar com as próprias bactérias é bem pequena, o perigo está nos banheiros públicos. Por isso, evite usar o seu celular nestes lugares e, se isso não for possível, tenha certeza de não encostar nele com a mão “suja”. Outra dica é limpar o aparelho, pelo menos uma vez por semana, com um pano umedecido com álcool. Não esqueça que as capinhas protetoras de borracha acumulam ainda mais bactérias do que os metais, vidros ou plásticos e, por isso, merecem atenção redobrada.

A areia da praia também esconde perigos

A

praia é uma delícia, mas também pode trazer perigos para a sua saúde. Esgoto maltratado, lixo jogado na areia e as fezes de animais são algumas das fontes de poluição e podem transmitir micoses, bicho geográfico e até toxoplasmose. Evitar a contaminação é simples, basta não esquecer os chinelos, usar uma canga ou toalha para se sentar, não cobrir o corpo com areia e não comer nada que tenha caído no chão. Se você for fazer caminhadas com os pés descalços, prefira andar perto do mar, pois a água ajuda a levar os microorganismos embora.


A


Sempre quis saber

O

POR MICHELLE DE GEUS

Qual a origem do chocolate?

chocolate é conhecido por seu sabor delicioso e por estimular a produção de serotonina no cérebro e melhorar o humor. Ele era considerado um alimento sagrado pelas civilizações antigas que habitaram a região do México e da América Central. Os maias (século 10 a.C. ao século 9 d.C.) acreditavam que o cacau era um presente dos deuses aos homens. Eles foram os primeiros a usar a semente do fruto para fazer uma bebida amarga, geralmente temperada com pimenta e outros temperos. Com o desaparecimento da civilização maia, os astecas (século 13 ao século 16) se estabeleceram na região e continuaram tendo uma forte relação com o cacau. As sementes eram usadas como moeda de troca e a bebida era consumida pelos nobres em cerimonias importantes. Para os astecas, o chocolate era fonte de energia e sabedoria. Quando os espanhóis conquistaram o México não gostaram da bebida, mas perceberam que o cacau era valioso e levaram algumas sementes para a Europa. Com o tempo, eles foram adicionando adoçantes à receita original e tornaram o chocolate bem mais agradável ao paladar.

Quem inventou o palito de dentes?

O

hábito de palitar os dentes para remover sujeiras e restos de comidas é mais antigo do que a própria raça humana. Cientistas encontraram arcadas de neandertais com sinais claros de que eles usavam pequenos gravetos de madeiras, espinhos ou ossos lascados com este propósito. A produção industrial dos palitos de madeira começou apenas em 1870, inspirada no sorriso das brasileiras. Naquela época, o americano Charles Forster esteve em Pernambuco e ficou fascinado com os dentes das mulheres, que usavam palitos de salgueiros para fazer a higiene bucal. Ele contratou um inventor para criar uma máquina que produzisse palitos uniformes e, em pouco tempo, os produtos garantiram o seu lugar em bares e restaurantes.

V

O que eu vim fazer aqui mesmo?

ocê já levantou da sala para pegar algo no quarto e chegando lá imediatamente esqueceu o que ia fazer? Ou então abrir a geladeira sem ter a menor ideia do que estava procurando? Este fenômeno recebeu o nome curioso de “efeito porta” depois que pesquisadores descobriram que atravessar portas pode desencadear estes esquecimentos repentinos. As portas são um limite físico e, na mente, servem para separar um evento do outro. Na prática, é como se o cérebro deletasse as informações sobre o que acabou de acontecer para se preparar para a atividade que vem a seguir. Uma boa dica para evitar que isso aconteça é separar o que você precisa fazer em pequenas etapas e se concentrar em uma de cada vez. Por exemplo, para lembrar de pegar as chaves do carro antes de sair de casa, pense primeiro em procurar as chaves e depois no que você precisa fazer na rua.


O SALVA VIDAS DOS CABELOS!

A

Ressecados, coloridos, alisados, relaxados, quebradiços, porosos e elásticos.

SUPER INOVAÇÃO! Seu cabelo radiante como o brilho do sol!


A

Profile for Editora CMN

Revista Plena Ofertão 69  

Revista Plena da Rede de Drogarias Ofertão - edição Jan/Fev 2019.

Revista Plena Ofertão 69  

Revista Plena da Rede de Drogarias Ofertão - edição Jan/Fev 2019.

Advertisement

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded

Recommendations could not be loaded