Revista Nova Rede

Page 18

saúde

T4 (relativo a glândula tireoide), além do exame de fundo de olho que constata glaucoma e outros males oculares. Após os 40 anos, é ideal fazer a densitometria óssea, que previne a osteoporose, e o teste ergométrico, que confere as condições cardíacas.

HOMENS NA BERLINDA Apesar de o IBGE apontar que a expectativa de vida masculina aumentou para 71,6 anos, a maioria dos homens ainda se mostra indiferente quando o assunto é frequentar um consultório médico. O professor Glenn Good, especialista em masculinidade e psicologia masculina na Universidade da Flórida, admite que a sociedade mundial machista impõe padrões. Ou seja, nesse mundo de faz de conta, o homem precisa exibir a sua força e esconder a sua vulnerabilidade. E consultar um especialista da área da saúde vai contra esses preceitos, pois coloca o homem como um ser frágil e desprotegido. Preconceitos à parte, todos querem viver mais e com os exames indicados abaixo, a rotina do homem pode se tornar muito mais tranquila. Na fase adulta, os exames recomendados são: de urina, que faz o diagnóstico, principalmente, de cálculo renal; hemograma completo; glicose; colesterol e triglicerídeos. A partir dos 40 anos, a indicação

O IBGE revela que no Brasil, até 2050, a população com mais de 60 anos será estimada em 66,5 milhões fica por conta dos exames que detectam problemas cardiovasculares, hipertensão, além do exame de próstata, mais conhecido como toque retal, importante meio de diagnosticar o câncer. Aos 50 anos, a proposta médica é a realização da colonoscopia, que identifica câncer no reto ou no intestino grosso. Os fumantes devem ainda fazer exames pulmonares e radiografia do tórax.

Doenças oculares Os olhos também precisam ser avaliados por um especialista anualmente. Principalmente por conta da catarata e do glaucoma, que são as doenças que mais causam cegueira no mundo. A Sociedade Brasileira de Glaucoma apontou que 80% dos pacientes só recorrem a algum tipo de ajuda profissional quando percebem algum incômodo ou sintoma diferente nos olhos. Quando o problema já está avançado, a chance de cura é muito pequena. E não tem idade para fazer exames preventivos. Os bebês já fazem o exame de fundo de olho antes de saírem da maternidade, nas primeiras horas de vida. Apesar disso, uma pesquisa realizada com 100 doentes, pacientes da Universidade Federal de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas e Santa Casa de São Paulo, comprovou que as mulheres a partir de 63 anos com doenças crônicas como a diabetes e hipertensão são as que mais sofrem com a doença.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.