Page 38

Sempre quis saber

POR MICHELLE DE GEUS

Quem inventou o micro-ondas?

O

micro-ondas foi inventado quase sem querer pelo engenheiro americano Percy Spencer, na década de 1940. Ele trabalhava na empresa Raytheon, produzindo magnetrons, um tipo de válvula eletrônica, para radares. Um dia, Spencer percebeu que, ao se aproximar de um aparelho de radar ativo, a barra de chocolates que ele carregava no bolso derreteu. Ele decidiu investigar o fenômeno testando outros alimentos e, em 1947, a Raytheon patenteou o primeiro forno de micro-ondas. O aparelho tinha 1,70 m de altura e pesava 340 kg. Os micro-ondas só se tornaram populares na década de 1970, quando foram criadas versões menores e mais acessíveis. O micro-ondas emite radiação eletromagnética que agita as moléculas de água e aquece os alimentos. Ao contrário do que se pensa, essa radiação é segura e não causa câncer.

Por que o bocejo é contagioso?

V

ocê já viu uma pessoa bocejar e sentiu vontade de fazer o mesmo? Várias espécies de animais bocejam, mas apenas em seres humanos e chimpanzés o bocejo é contagioso. Isso se deve ao ecofenômeno, a nossa capacidade de imitar os gestos, maneiras de falar e atitudes dos outros. Responsáveis por nos fazer copiar comportamentos, os neurônios-espelhos também criam o desejo involuntário de bocejar quando vemos outra pessoa bocejando. O efeito é maior quando estamos em uma roda de amigos, pois a imitação é uma forma de demonstrar empatia.

Como as vacinas funcionam?

A

s vacinas são uma das descobertas mais importantes da medicina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde ( IMS ), elas salvam a vida de 3 milhões de crianças por ano. Quando o organismo é atacado por um vírus ou bactéria, o sistema imunológico dispara uma série de reações para expulsar esses agentes. Se a estratégia falha, a pessoa fica doente. As vacinas permitem que o organismo entre em contato com os vírus e bactérias de forma controlada e aprenda de antemão a combatê-los com maior eficiência. Dessa forma, se o corpo for atacado, o sistema imunológico vai saber como defender o organismo. Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, menor a possibilidade do vírus ou da bactéria chegar até aqueles que não podem tomar a vacina ou em quem ela não vai surtir efeito.

Profile for Editora CMN

Revista Plena Rede Ofertão  

Revista Plena 70 Customizada Drogarias Ofertão

Revista Plena Rede Ofertão  

Revista Plena 70 Customizada Drogarias Ofertão

Advertisement