Page 1

MANGUALDE ATUAL MAGAZINE MUNICIPAL | OUTUBRO 2016

BORDADO DE TIBALDINHO: MARCA CERTIFICADA PÁG. 27

12

  DESTAQUE

APROVADA REDUÇÃO DA FATURA DA ÁGUA

15

  AMBIENTE E PROTEÇÃO CIVIL

CANCELAMENTO DA BARRAGEM DE GIRABOLHOS: MUNICÍPIO COMPENSADO

29

  EDUCAÇÃO E SOCIAL

IGUALDADE DE GÉNERO: MANGUALDE NA LINHA DA FRENTE


SUMÁRIO

SUMÁRIO EDITORIAL

PÁG. 3

MANGUALDE A PREPARAR O FUTURO DESTAQUE

PÁG. 6

PELA PRIMEIRA VEZ AUTARQUIA ATRIBUI BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR INOVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO

PÁG. 14

INVESTIMENTO EM INSTALAÇÃO DE FIBRA ÓTICA

CULTURA, TURISMO E PATRIMÓNIO

PÁG. 27

AUTARQUIA CONTINUA A MANTER VIVA A CONFEÇÃO DOS BORDADOS DE TIBALDINHO

AGENDA CULTURAL

CENTRAIS

FICHA TÉCNICA Magazine Municipal Câmara Municipal de Mangualde Distribuição gratuita Edição e coordenação editorial Gabinete de Apoio à Vereação e Gabinete de Apoio à Presidência Design, paginação e impressão gráfica Factorgénio, design e produção gráfica Rua Padre Américo, 142 4445-166 Alfena Tel.: 220 992 938 www.factorgenio.pt

Periodicidade Trimestral Tiragem 10.000 exemplares Depósito Legal 407203/16 Contactos Largo Dr. Couto, 3534-004 Mangualde Email: geral@cmmangualde.pt Tel.: 232 619 880 Fax: 232 623 958 www.cmmangualde.pt

MANGUALDE ATUAL AMIGA DO AMBIENTE: REDUZIMOS 20 839 litros de água Ao utilizar Maine Gloss Green em vez de o fazer com papel não reciclado, esta publicação da Câmara Municipal de Mangualde reduziu o impacto no meio ambiente em 20.839 litros de água. O cálculo da pegada de carbono é realizado pela empresa Labella Conseil, com base na metodologia Bilan Carbone. Os cálculos estão baseados na comparação entre o papel produzido a partir de fibras recicladas e o papel de fibra virgem e também com base nos dados europeus BERF disponíveis – papel a partir de fibra virgem.


EDITORIAL

MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

MANGUALDE A PREPARAR O FUTURO É com grande esperança e convicção que Mangualde aguarda pelas oportunidades do quadro de fundos comunitários.

F

izemos o trabalho de casa! Um trabalho invisível que passa despercebido à maioria dos mangualdenses, mas que significou milhares de horas de laboração de uma equipa extraordinária de técnicos. Desde 2014, a autarquia tem vindo a preparar uma estratégia de investimento sem paralelismo nas últimas décadas para o concelho. Fizemo-lo e, ao mesmo tempo, sabíamos que as dificuldades financeiras da autarquia poderiam ser um entrave ao investimento. Felizmente vamos no bom caminho! A autarquia tem conseguido reduzir significativamente a dívida o que permitirá mais investimento público e melhor qualidade de vida para os mangualdenses. Tudo isto de uma forma financeiramente sustentável e eficiente. Fazemos parte do pequeno grupo de concelhos na linha da frente para o investimento na regeneração urbana e para o investimento no âmbito do plano de desenvolvimento e proximidade. Estamos a preparar um forte investimento na requalificação da rede viária do concelho e fizemos candidaturas para novas ETAR's e uma nova zona industrial. Mangualde hoje prepara o futuro com visão e estratégia de desenvolvimento urbano. Mangualde prepara hoje o futuro com contas equilibradas e consolidadas, sem hipotecar as gerações futuras. Mangualde perdeu muito tempo, mas com a determinação que caracteriza os mangualdenses vamos recuperar o tempo perdido.

João Azevedo Presidente da Câmara Municipal de Mangualde

2

3


DISCURSO DIRETO

PAULO FIGUEIREDO

CASA DO POVO DE MANGUALDE

E

m 15/6/1940 foi concedido o Alvará que autorizou a constituição e o funcionamento da Casa do Povo de Mangualde. Já na era pós 25 de abril de 1974, concretamente a partir de 1979, a Instituição apostou no desenvolvimento de práticas desportivas e culturais. Hoje possui desporto federado nas modalidades de Atletismo, Pesca Desportiva, Squash e Damas. Mantém atividade não federada nas Secções de Ginástica de Manutenção, Bilhar, Ténis de Mesa, Xadrez e possui ainda uma recém criada Secção de Artes Plásticas, assim como a prática de Danças de Salão. O Atletismo, para além de inúmeras proezas, já ultrapassou claramente a centena de títulos de campeões nacionais, e como corolário do excelente trabalho protagonizado teve três atletas selecionados para representarem Portugal nos Jogos ParaOlímpicos agendados para setembro de 2016, no Brasil (Rio de Janeiro). A Pesca Desportiva, que atualmente está a disputar o Campeonato Nacional de Clubes da 1ª Divisão, já venceu Concursos Internacionais, inúmeras Provas Abertas e Concursos Inter Clubes, teve também elementos selecionados para defenderem as cores nacionais, um dos quais sagrando-se Campeão Mundial de Veteranos em Nações. O Squash participa e orga-

niza muitos Circuitos com resultados competitivos de assinalável qualidade, já colocou dois elementos no quadro dos dez melhores nacionais, e quatro dos seus atletas já conseguiram aprovação em cursos de treinadores aprovados pela Federação Europeia. As Damas participam e vencem anualmente vários Torneios, principalmente na zona centro. A vertente organizativa tem sido muito cuidada, isto é, cada vez que a Casa do Povo organiza um evento desportivo, investe inúmeras horas numa preparação atempada e pormenorizada, para que os praticantes oriundos de fora do nosso concelho sintam entusiamo na forma como os recebemos e a consequente vontade de nos voltarem a visitar. Os corpos sociais integram elementos dotados de elevado espírito altruísta, discretos mas eficazes na tomada de decisões tendentes à melhor execução possível dos Programas de Ação e dos Orçamento com que anualmente se deparam, sem naturalmente descurarem a permanente observância aos Estatutos desta Casa do Povo. Esta Instituição de Utilidade Pública constitui sem dúvida nos dias de hoje um excelente veículo de promoção de Mangualde, quer quantitativa quer qualitativamente, dentro e fora do nosso país.


DESTAQUE

MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

REGENERAÇÃO URBANA: ESPAÇO PÚBLICO DO

A autarquia efetuou, no dia 29 de julho, a primeira candidatura do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano ao Portugal2020 (PEDU). A requalificação do Espaço Público do Bairro do Modorno será assim o primeiro grande investimento na Regeneração Urbana de Mangualde. O investimento, estimado em 400 mil euros, irá requalificar infraestruturas, melhorar a pavimentação existente, aumentar a eficiência energética na iluminação pública e permitirá a alavancagem do investimento privado. O investimento, com execução para 2016, está neste momento em fase concursal e faz parte do pacote financeiro de 5 milhões de euros inscritos no PEDU de Mangualde e negociado com a CCDR para a Regeneração Urbana. “(…) SERÁ O MAIOR INVESTIMENTO PÚBLICO DAS ÚLTIMAS DÉCADAS NO CONCELHO COLOCANDO MANGUALDE NO PELOTÃO DA FRENTE DAS CIDADES COM REGENERAÇÃO URBANA” Para o presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, “está dado o primeiro passo para o início do que será o maior investimento público das últimas décadas no concelho, colocando Mangualde no pelotão da frente das cidades com regeneração urbana”. João Azevedo afirma ainda que “a autarquia de Mangualde e os serviços técnicos têm feito um trabalho extraordinário na agilização dos procedimentos técnicos para que o investimento negociado no PEDU com a CCDR se traduza em obra. A requalificação do Bairro do Modorno é a primeira etapa, mas posso afirmar convictamente que temos mais candidaturas na forja e que serão submetidas muito brevemente.” “(…)CANDIDATURAS JÁ EFETUADAS PARA INVESTIMENTO EM NOVAS ETAR’S, NA MELHORIA DA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUAS, NA INTERVENÇÃO FLORESTAL, NA MOBILIDADE (…)” O edil acrescenta ainda que “o trabalho que tem sido feito não se restringe apenas à regeneração urbana. Estamos atentos a todas as linhas de financiamento do Portugal 2020 e temos candidaturas já efetuadas para investimento em novas ETAR’S, na melhoria da rede de abastecimento de águas, na intervenção florestal, na mobilidade e também estamos a preparar candidaturas para eficiência energética e no âmbito do acordado no Pacto de Desenvolvimento Territorial com a CIM Viseu Dão Lafões. A requalificação do Bairro do Modorno terá uma comparticipação dos fundos comunitários de 85% do valor do investimento.

4

5


DESTAQUE

PELA PRIMEIRA VEZ AUTARQUIA ATRIBUI BOLSAS DE ESTUDO A ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR Atendendo à conjuntura socioeconómica, um grande número de famílias vê-se obrigada a desistir de alguns projetos de vida, nomeadamente, no investimento na prossecução dos estudos dos seus educandos. Consciente do seu papel social, e no sentido de contrariar esta tendência, a Câmara Municipal vai conceder, pela primeira vez, bolsas de estudo a estudantes do ensino superior para que continuem a sua formação académica. A medida visa estimular e motivar os jovens na sua formação pessoal e académica e apoiar financeiramente todos aqueles que, não obstante as suas capacidades, são economicamente desfavorecidos, adotando neste sentido, políticas educativas e sociais que promovam a igualdade de oportunidades e a coesão social. A educação e a formação dos jovens do concelho de Mangualde são fatores essenciais para o desenvolvimento económico e social do município e da região. Para o autarca de Mangualde, João Azevedo, ‘este desenvolvimento só será possível com pessoas preparadas para enfrentar os desafios, as exigências e as mudanças cada vez maiores da atualidade mundial e económica’.

CANDIDATURAS DE 1 DE OUTUBRO A 15 DE NOVEMBRO ‘Regulamento Municipal de Atribuição de Bolsas de Estudo ao Ensino Superior’ e ‘Boletim de Inscrição’ no portal municipal (www.cmmangualde.pt).

VÍTIMAS DE ALCAFACHE FORAM LEMBRADAS E HOMENAGEADAS As vítimas do fatídico acidente ferroviário de Alcafache foram mais uma vez lembradas numa cerimónia de ‘Homenagem às vítimas de Alcafache’, que aconteceu a 11 de setembro. Este momento de homenagem, uma organização da COMAFA - Comissão Org. Movi. Aciden. Ferr. de Alcafache com o apoio da Câmara Municipal, decorreu entre as 10h15 e as 12h45 na EN 234 Mangualde-Nelas ao Km 94,850 - local do acidente ferroviário. O acidente aconteceu há 31 anos e foi o pior desastre ferroviário ocorrido no país. O Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, e o edil mangualdense, João Azevedo, marcaram presença. A cerimónia contou ainda com a presença de vários responsáveis estatais, Corporações de Bombeiros representantes dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra, Liga dos B.V.P, Federação dos B.V. do distrito de Viseu, Cruz Vermelha Portuguesa, Bispo de Viseu e representante episcopal da comunidade emigrante, outras edilidades, familiares, amigos e o reencontro de vítimas do acidente. No momento, José Luís Carneiro garantiu que a secretaria de Estado estará disponível para ajudar a requalificar o espaço que serve de memorial: ‘está disponível para apoiar os projetos que pretendam desenvolver, na medida em que possam contribuir para uma mensagem que é importante para todos os portugueses’, considerou. O edil de Mangualde acredita que, nos próximos dois ou três anos, o local onde se deu o maior acidente ferroviário do país já terá ‘condições para que as pessoas possam ir ali mais vezes’. ‘O objetivo é introduzir outros fatores de conforto ao memorial’, considerou João Azevedo, afirmando que deste modo ‘o figurino vai ser redesenhado e reavaliado’, acrescentou. Os projetos a serem desenvolvidos serão em conjunto pela secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, Município de Mangualde, Junta de Freguesia de Espinho, União de Freguesias de Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato e pela COMAFA.


MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

OBRAS NA EN329-2

LIGAÇÃO ENTRE PÓVOA DE CERVÃES E ABRUNHOSA-A-VELHA VAI SER REQUALIFICADA Secretário de Estado das Autarquias Locais presidiu à Cerimónia

A

s obras de reabilitação da EN329-2, no troço entre Póvoa de Cervães e Abrunhosa-a-Velha, foram anunciadas publicamente no passado dia 5 de agosto. A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, que anunciou um financiamento de 60% do Estado. O momento aconteceu junto à sede da Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, do Presidente da Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha, Eduardo Albuquerque, e do Presidente da União de Freguesias de Santiago de Cassurrães e de Póvoa de Cervães, Álvaro Matos. Os três presidentes reforçaram a necessidade urgente de intervir no troço referido, pelo estado da via e pelos numerosos acidentes registados, um apelo que a população tem feito há décadas. Para João Azevedo, "muitos prometeram e não cumpriram, mas desta vez a obra será feita". O presidente afirmou ainda que "o investimento na EN 392-2 só é possível porque existiu uma preocupação partilhada entre autarquia, presidentes de junta e administração central em resolver um problema das populações e o anúncio público da obra é o culminar de um trabalho bem conseguido." A requalificação da Estrada Nacional 329-2 conta com um orçamento de 890 mil euros. De acordo com Carlos Miguel, a Administração Central irá comparticipar 60% do valor total. Os restantes 40% serão financiados pela autarquia mangualdense, que também ficará responsável por lançar e realizar a intervenção.

ARQUIVO MUNICIPAL ABRIU AS PORTAS AO PÚBLICO No passado dia 9 de junho, o Arquivo Municipal associou-se às comemorações do Dia Internacional dos Arquivos, abrindo mais uma vez as portas ao público. Alertar para a importância das organizações terem o dever de, cada vez mais, pugnar pela restruturação dos seus arquivos e introduzirem uma organização documental racional, devidamente orientada por critérios de eficiência e de eficácia, é um dos principais objetivos. Procura-se ainda mostrar que nos dias de hoje o Arquivo Municipal não é um simples depósito de documentos velhos. O arquivo é fonte de prova, construtor de identidade, guardião da memória e gestor de informações. Ainda no âmbito destas comemorações, foi com prazer que o Arquivo recebeu a visita dos alunos da Universidade Sénior de Mangualde que, entre manuscritos e impressos, palavras e imagens, recolheram preciosas informações da documentação com interesse histórico, essencial para o conhecimento da história local e construção da memória coletiva.

6

7


DESTAQUE

FESTAS DA CIDADE E DA SRA. DO CASTELO ATRAÍRAM MILHARES DE PESSOAS Mangualde terminou o mês de agosto e iniciou o mês de setembro em festa com um programa cheio de animação, música e tradição. Milhares de pessoas visitaram Mangualde nestes dias e envolveram-se neste espírito festivo proporcionado pelas Festas da Cidade, promovidas pela Câmara Municipal, e pelas Festas da Senhora do Castelo, organizadas pela Santa Casa da Misericórdia de Mangualde.

D

e 25 de agosto a 4 de setembro realizaram-se as Festas da Cidade. O certame começou na noite de 25 de agosto com a Noite das Escolas de Mangualde. No dia seguinte, sexta-feira, subiram ao palco a Banda Magma e os ÁTOA. No sábado, POEMA BIG BAND e Banda Função Públika fizeram os sons da noite. Grupo Repúblika e os AZEITONAS foram as apostas para a noite de domingo e o Grupo HI-FI para a noite de segunda-feira. Arruada pelas Bandas Fi-

larmónicas, Encontro de Folclore e atuação da Alcatuna também figuraram do programa musical. O certame contou ainda com Mercados de Rua e o VII Festival de Sopas de Mangualde. A nível desportivo realizou-se o VII Torneio de Xadrez, o Torneio de Veteranos, o Concurso Nacional de Pesca Desportiva “Cidade de Mangualde” e a Largada de Pombos. As Festas da Senhora do Castelo decorreram no Monte da Senhora do Castelo, nos dias 7 a 8 de setembro.


MANGUALDE ATUAL

foto: Sara Augusto

foto: Sara Augusto

foto: Sara Augusto

foto: Sara Augusto

8

OUT 2016

9


DESTAQUE

MANGUALDE FASHION: RUTE MARQUES, EX-MODELO, APRESENTADORA DE TELEVISÃO E ATRIZ EM NOITE DEDICADA À MODA A noite dedicada à moda, com mais uma edição do Mangualde Fashion, foi novamente um sucesso. A edição deste ano contou com a presença de Rute Marques, ex-modelo, apresentadora de televisão e atriz e contou com o apoio da Associação Empresarial de Mangualde. Este desfile de moda permitiu dinamizar e promover as marcas e as lojas de Mangualde, envolvendo os vários representantes de roupa e acessórios, ourivesarias e relojoarias, sapatarias, cabeleireiros e óticas.


MANGUALDE ATUAL

10

OUT 2016

11


DESTAQUE

APROVADA REDUÇÃO DA FATURA DA ÁGUA NO CONCELHO O executivo mangualdense aprovou no passado mês de agosto, em reunião de Câmara, a proposta de novos tarifários de águas para o concelho que contempla um modelo progressivo do preço da água em função do consumo, fixando preços para cada escalão. Os novos tarifários enquadram-se nas normas e recomendações da ERSAR, normalizando assim tarifários e serviços municipais de água. A proposta inclui os serviços de abastecimento de água, de saneamento de águas residuais e de gestão de resíduos urbanos. Para o edil João Azevedo, “a nova proposta de tarifários de água foi trabalhada com o objetivo, se possível, de reduzir o preço da água para as pessoas e esse trabalho foi conseguido.” O autarca considera que “os mangualdenses vão sentir, a partir de outubro, uma redução da fatura da água, que em alguns casos pode ser significativa.” Acrescentando, “fizemo-lo sem colocar em causa a sustentabilidade e eficiência do serviço e seguindo as recomendações da Entidade Reguladora.”

Os novos preços da água contemplam tarifários domésticos, sociais, para famílias numerosas e não domésticos e serão complementados pela nova regulamentação dos serviços de água no concelho que se encontra para publicação. O tarifário ficará disponível em www.cmmangualde.pt assim que estiver em vigor.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA NOTURNA VOLTA A ESTAR LIGADA O trabalho elaborado pela autarquia no reequilíbrio das contas públicas, permitiu no início do ano projetar a religação da iluminação pública no período noturno. Esta religação teve o seu início no passado dia 3 de agosto na localidade de Lobelhe do Mato, que serviu também à EDP Distribuição de projeto-piloto para testar os novos equipamentos de comando da iluminação pública. Este projeto estender-se-á a todo o concelho de uma forma progressiva, até que todos os cerca de 200 PTs, estejam todos religados. Este projeto conjunto entre a Câmara Municipal e a EDP Distribuição, visa modernizar a rede de iluminação pública, com equipamento da mais alta tecnologia, que no futuro permitirá que a autarquia tenha acesso direto às ignições da iluminação pública, sem que para isso tenha que recorrer à EDP, fazendo assim uma gestão autónoma da rede, sem que seja necessária a deslocação de técnicos a cada um dos PTs para a configuração dos ignitores da iluminação pública. A par desta inovação, a autarquia está a estudar um projeto que permita a substituição dos cerca de 14.000 pontos de luz que existem em todo o concelho, por luminárias com tecnologia LED.


OBRAS E URBANISMO

MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

INVESTIMENTO NO PARQUE ESCOLAR MEIO MILHÃO DE EUROS PARA MELHORAMENTO DAS CONDIÇÕES DE ENSINO

João Azevedo assinou os acordos com a Secretária de Estado Adjunta da Educação, Alexandra Leitão, para investimento no Parque Escolar. O investimento no melhoramento do parque escolar rondará o meio milhão de euros e contará com apoios dos fundos comunitários. Mangualde vê assim o seu Parque Escolar melhorado e as suas condições de en-

sino acrescidas de qualidade. Nesse sentido, dará início o processo de requalificação do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária Felismina Alcântara (ESFA) e a pintura das salas de aula da ESFA, a reabilitação do Pavilhão Municipal e a construção de cobertura de apoio na entrada da Escola Gomes Eanes de Azurara.

RUA AQUILINO RIBEIRO (conclusão da pavimentação dos passeios)

SINALIZAÇÃO HORIZONTAL NO PERÍMETRO URBANO

12

13


OBRAS E URBANISMO

INAUGURADA ROTUNDA DS-BOCA DE SAPO No passado dia 3 de setembro, foi inaugurada a rotunda DS-Boca de Sapo junto à entrada da fábrica da PSA em Mangualde. Na cerimónia marcou presença o Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, o Diretor Geral da PSA Mangualde, José Castro Covelo, o diretor-financeiro e relações institucionais da PSA de Mangualde, Elísio Oliveira, outros elementos da direção e os patrocinadores da obra. Esta rotunda acolhe uma obra de arte, um veículo DS-Boca de Sapo em granito, uma escultura em tamanho real, numa iniciativa promovida pela PSA de Mangualde e que contou com a participação da autarquia mangualdense no protocolo de cofinanciamento e no arranjo final da rotunda e com o apoio das Infraestruturas de Portugal. Esta viatura, DS-Boca de Sapo, foi produzida no Centro de Produção de Mangualde, entre os anos de 1966 e 1975, sendo produzidas cerca de 2772 viaturas. João Azevedo, diz que, “esta obra, é claramente mais um elemento de notoriedade para o nosso território. Só pode mesmo estar naquele local, um sítio de excelência para lembrar uma viatura de excelência”.

A produção desta escultura foi financiada pelas seguintes entidades: PSA Mangualde, PSA Lisboa, GEFCO, Antolin e Granitos Pimentel &Tavares. Foi importante conseguir estes apoios, 100% privados, sem os quais não era possível realizar a obra.

INOVAÇÃO E DINAMIZAÇÃO EMPRESARIAL

INVESTIMENTO EM INSTALAÇÃO DE FIBRA ÓTICA Cerca de 51% da população abrangida por este investimento

A

MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, SA vai investir cerca de 700 mil euros na instalação de fibra ótica no concelho. A instalação abrange também a Zona Industrial, sendo que cerca de 51% da população será abrangida por este investimento. A MEO vai assim proceder à substituição da rede de comunicações eletrónicas no concelho, alterando a rede de cobre por uma rede de fibra ótica, nos seguintes locais: Mangualde, Mangualde-Gare, Canedo do Chão, Canedo do Mato, Santo André, Passos, Oliveira, Darei, Roda, São Cosmado, Ançada, Santo Amaro de Azurara, Zona Industrial, Almeidinha, Gândara, Cubos e Mesquitela. Trata-se de um investimento que trará um acréscimo na qualidade de vida dos mangualdenses, através da redução de custos para as famílias e para as empresas com a melhoria no serviço de televisão, internet e telefone.


AMBIENTE E PROTEÇÃO CIVIL

MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

NA SEQUÊNCIA DO CANCELAMENTO DA BARRAGEM DE GIRABOLHOS

MUNICÍPIO COMPENSADO COM VERBA QUE PODE ASCENDER A MAIS DE 1,5 MILHÕES DE EUROS

A

Câmara Municipal assinou um protocolo com a empresa Hidromondego – Grupo Endesa, na sequência do cancelamento da barragem de Girabolhos. A empresa, que iria construir a barragem, vai disponibilizar cerca de seis milhões de euros para apoiar diversos investimentos, sendo cada um dos municípios beneficiado com uma verba de mais de 1,5 milhões de euros. Envolvidos estão também os municípios de Gouveia, Nelas e Seia e apesar de estarem satisfeitos com os protocolos assinados, os autarcas lamentam a decisão da não construção da barragem de Girabolhos. A assinatura do protocolo decorreu no dia 30 de junho, na presença do ministro, João Matos Fernandes, e dos secretários de Estado do Ambiente e da Energia, Carlos Martins e Jorge Seguro Sanches. Para o Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, "o acordo não está fechado e o valor atribuído a cada autarquia pode ser maior. Espero que sejam mais umas centenas de milhares de euros para cada concelho". O autarca, porta-voz dos quatro municípios, adiantou que cada município "decidiu a sua estratégia para o investimento". No caso de Mangualde, "fomos para projetos onde temos mais

necessidade de investimento, numa zona de proximidade ao espaço de intervenção e optámos por projetos que não são financiados neste quadro comunitário, ou que nesta primeira fase não estão com tanta eficácia no cofinanciamento", afirmou João Azevedo. Assim, os “investimentos no concelho serão feitos na reabilitação de espaços rodoviários e na reabilitação de zonas industriais, uma vez que é nosso objetivo investir naquilo que é prioridade para a nossa população" acrescentou. Falando da barragem de Girabolhos que já não vai ser construída, João Azevedo salientou "naturalmente que a expetativa que foi criada ao longo dos anos para que este investimento fosse feito não consegue ser apagada. Efetivamente não há essa possibilidade de recompensa e o retorno de toda a atividade económica que ia acontecer não é reposto". "No entanto, esta era uma situação que tinha que ser feita para terminar o processo. Foi feito dentro de todo o enquadramento de boa convivência e do bom relacionamento, atingindo níveis históricos de investimento excecional nos concelhos. O processo foi extremamente bem conduzido até ao fim", acrescentou.

14

15


AMBIENTE E PROTEÇÃO CIVIL

PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS Câmara Municipal, Bombeiros, Misericórdia, Escuteiros e GNR uniram-se no combate às chamas A Câmara Municipal estabeleceu um protocolo de colaboração para a prevenção e vigilância de incêndios florestais, onde foram definidas as condições básicas para a operacionalização do posto de vigia do Monte da Senhora do Castelo. Em cooperação com a autarquia estiveram a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mangualde (AHBVM), a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde (SCMM), o Agrupamento 299 do Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA). Mangualde tem sido atingido por incêndios de grandes dimensões, que causam elevados prejuízos económicos e ambientais para o concelho, para os cidadãos e para as empresas. A especificidade orográfica do concelho não permite visualizar uma área a partir do posto de vigia da Serra das Pousadas. A instalação de um posto de vigia na torre da Capela de Nossa Senhora do Castelo permitiu colmatar a falha,

aumentando a bacia de visibilidade e contribuindo para uma vigilância mais eficiente.

70 ANIVERSÁRIO DO COMANDO TERRITORIAL DE VISEU DA GNR Mangualde acolheu, de 18 a 24 de junho, as comemorações do 7º Aniversário do Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana (GNR), numa organização conjunta da Câmara Municipal e da GNR. O programa foi composto pelo Concerto da Banda Sinfónica da GNR, que contou com a presença do presidente da autarquia, por um Plastron de Demonstração de Meios, um seminário “O idoso, a sociedade, a segurança e o estado – o empoderamento da pessoa idosa, problemáticas e desafios”, o Dia da Unidade que contou com a presença do Major-General Luís Francisco Botelho Miguel, 2º Comandante-Geral da GNR, que participou na Cerimónia Militar com desfilhe de Forças em Parada e uma Exposição de Acervo Histórico da GNR patente nos Paços do Concelho.


MANGUALDE ATUAL

AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS

O

Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal, os Bombeiros Voluntários de Mangualde e a GNR, através do SEPNA, efetuaram uma ação de sensibilização sobre a "Defesa da Floresta Contra Incêndios" junto dos diversos colaboradores da autarquia. O momento contou com a presença do Vice-presidente da autarquia, Joaquim Patrício. O objetivo foi dotar os colaboradores da autarquia, Fiscalização, Cobradores e demais funcionários dos serviços externos, dos cuidados a adotar no manuseamento de maquinaria durante o período crítico de incêndios, que decorreu de 1 de julho a 30 de setembro. Visou ainda transmitir, no contacto com a população, a proibição de realização de fogueiras, queimas e queimadas, lançamento de foguetes, etc.

EXPOSIÇÃO DE MINIATURAS DE VIATURAS DE BOMBEIRO Presidente presente no 87º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Mangualde O Presidente da Câmara Municipal visitou uma exposição de cerca de 400 miniaturas de viaturas de Bombeiros. A mostra, da autoria de Paulo Carvalho, esteve em exibição de 6 a 30 de junho no quartel dos Bombeiros Voluntários de Mangualde e aconteceu no âmbito do 87º aniversário da corporação. Aqui era possível verem-se exemplares em miniatura de veículos que passam pelo combate a incêndios florestais e urbanos, viaturas de socorro, helicópteros, entre outros, todos eles veículos indispensáveis ao socorro prestado às populações pelos soldados da paz.

OUT 2016

GNR COM NOVO QUARTEL

O Destacamento Territorial de Mangualde do Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana, por mudança de instalações, passa a estar instalado na Rua Pintor José Maria de Almeida, 3530-091, Mangualde (Lat:40.59.9920N; Long:007.75.3623W), mantendo os mesmos contatos de telefone e fax.

GALERIAS RIPÍCOLAS: LIMPEZA E MANUTENÇÃO DAS MARGENS DOS CURSOS DE ÁGUA

A autarquia procedeu à limpeza e manutenção das margens dos cursos de água (Galerias Ripícolas) do Concelho de Mangualde, numa obra financiada a 100% por fundos comunitários, num valor total de 160 mil €.

16

17


FREGUESIAS

ABRUNHOSA-A-VELHA

III ENCONTRO GASTRONÓMICO AMADOR DE ABRUNHOSA-A-VELHA No passado dia 13 de agosto, centenas de pessoas deliciaram-se no III Encontro Gastronómico Amador de Abrunhosa-a-Velha, um evento que aliou a gastronomia, a animação e o artesanato. Na abertura do encontro marcou presença o Vice-presidente da Câmara Municipal, Joaquim Patrício e o presidente da Junta de Freguesia de Abrunhosa-A-Velha, Eduardo Albuquerque. Com esta iniciativa a Junta de Freguesia de Abrunhosa-a-Velha pretende divulgar a gastronomia tradicional do concelho.

INAUGURAÇÃO DE FORNO COMUNITÁRIO E DE MONUMENTO DE HOMENAGEM AOS PASTORES João Azevedo, esteve no dia 10 de julho, presente na inauguração do Forno Comunitário e também na inauguração do monumento de Homenagem aos Pastores, em Vila Mendo de Tavares (Abrunhosa-a-Velha).

ALCAFACHE

Caixilharia Escola Tibaldinho

CUNHA BAIXA

Rua S. Domingos (pavimentação)


MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

ESPINHO

20 ENCONTRO DE PASTORES DANIEL COUTO Realizou-se no dia 31 de julho, na Abadia de Espinho, o 2º Encontro de Pastores Daniel Couto. A organização da iniciativa esteve a cargo da Junta de Freguesia de Espinho e contou com o apoio da Câmara Municipal, da VisLavoura, da Azurmáquinas e da Viseu Now. O encontro contou com um desfile dos tratores pela freguesia, celebração da missa, 1º Mercado de Espinho e a Gincana de Tratores na Abadia de Espinho.

INAUGURAÇÃO DAS OBRAS DE REMODELAÇÃO DO EDIFÍCIO DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA ESPINHO E PÓVOA

FORNOS MACEIRA DÃO

Calcetamento Rua da Regadinha (Fagilde)

Calcetamento Rua Polivalente (Vila Garcia)

Passeios Tibalde (pavimentação)

FREIXIOSA

OBRAS DE CONSERVAÇÃO E BENEFICIAÇÃO No âmbito do Protocolo 2016, foram levadas a efeito mais algumas obras de conservação e beneficiação de caminhos rurais, nomeadamente, na Moleirinha, Regadas, Revolta, Bela Vista (prolongamento) e Porto de Quintela. Na área urbana há a salientar a reparação do sistema de esgoto na rua da Amizade e o corte e recolha das ervas nas ruas urbanas.

Porto Quintela

Regada

18

19


FREGUESIAS

QUINTELA

UNIÃO DE FREGUESIAS SANTIAGO CASSURRÃES E PÓVOA DE CERVÃES

AMPLIAÇÃO DO CEMITÉRIO DE SANTIAGO DE CASSURRÃES E HOMENAGEM A ANTIGOS COMBATENTES Casa Mortuária

S. JOÃO DA FRESTA

AUTARQUIA MELHORA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA NA FREGUESIA DE SÃO JOÃO DA FRESTA

A intervenção realizada pela Câmara Municipal, em articulação com a Junta de Freguesia de Santiago de Cassurrães, visou essencialmente a ampliação do Cemitério, que já era redutor e carecia deste melhoramento há vários anos. Durante a cerimónia de inauguração foi depositada uma coroa de flores no monumento que homenageia os antigos combatentes.

RUA DO SANTO Esta intervenção, que representa um investimento municipal de cerca de 55 mil euros, foi levada a cabo pela Câmara Municipal, mais uma vez em articulação com a Junta de Freguesia. Os trabalhos incidiram essencialmente no calcetamento da artéria, uma via localizada no eixo central da povoação, que há muito esperava por este melhoramento.

A Câmara Municipal levou a cabo a construção de um Reservatório de Água na freguesia de São João da Fresta. O investimento da autarquia, no valor de 66 mil euros, vai permitir o armazenamento de 40 m³ de água e destina-se a abastecer as povoações inseridas na freguesia. A presente empreitada engloba a elaboração da rede de elevatória, conjuntamente com a rede de abastecimento.


MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

UNIÃO DE FREGUESIAS DE TAVARES

SERVIÇOS CTT NA SEDE DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE TAVARES Abriram ao público, no dia 1 de agosto, os vários serviços disponibilizados dos CTT na sede da União de Freguesias de Tavares. Os serviços ao dispor da população são: correio e encomendas; correio azul; correio registado; correio internacional; aceitação de correio contratual; envio de encomendas; serviços de apoio à receção de correio; entrega de avisados; venda de selos; venda de pré-pagos; envio de vales; pagamento de vales; pagamento de serviços; colecionismo e bilheteira.

Tragos (pavimentação de novo espaço público)

PASSEIO EQUESTRE JUNTOU MEIA CENTENA DE CAVALEIROS

No dia 24 de julho, cerca de meia centena de cavaleiros participaram no 8º Passeio Equestre promovido pelos Indomáveis – Clube de Cavaleiros Alto do Concelho de Torre de Tavares. Na iniciativa marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal e os Presidentes da União de Freguesia de Tavares, da Junta de Freguesia de São João da Fresta e da Jun-

ta de Freguesia de Espinho. Os cavaleiros, oriundos de vários pontos da região visitaram a Freguesia de São João da Fresta e a União de Freguesias de Tavares, encerrando a iniciativa no Parque Multiusos da Várzea de Tavares, com um almoço convívio e com uma garraiada.

20

21


FREGUESIAS

UNIÃO DE FREGUESIAS DE MANGUALDE, MESQUITELA E CUNHA ALTA

Remodelação do telhado da sede antiga da Junta da Cunha Alta

Rua Joana D´Arc

Rua São Teotónio

Travessa Santa Maria do Castelo

OUTRAS ARTÉRIAS PAVIMENTADAS Rua junto à fábrica Ernesto L. Matias (Cubos); Travessa da Condessa (Cubos); Rua da Portela (Mesquitela); Rua da Cruz (Santo André); Rua Antero de Quental (Mangualde);


CULTURA, TURISMO E PATRIMÓNIO

MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

COMEMORAÇÕES DOS 30 ANOS DE ELEVAÇÃO A CIDADE

A

autarquia assinalou, nos dias 2 e 3 de julho, os 30 anos da elevação de Mangualde a cidade numa celebração participativa e integradora de todos os munícipes. As iniciativas decorreram no centro da cidade de acordo com um programa pensado especialmente para o efeito. No sábado, pelas 21h30, o Largo Dr. Couto foi palco do Concerto 30 Anos, pela POEMa em Estágio com atuações de João Abrantes, Andreia Amaral, Cristiana Rodrigues, Diana Albuquerque, Inês Coelho, João Dias, Telma Rodrigues, Tiago Cunha e Contracanto. No domingo, dia 3, teve lugar o Desfile das Forças Vivas do Concelho de Mangualde, no Centro da Cidade, pelas 15h00. À noite, realizou-se a Epopeia Musical pela História de Mangualde, pela Orquestra Aeminium, sob Direção Artística de José Rui Martins, no Largo Dr. Couto.

MILHARES DE PESSOAS ASSISTIRAM AO GRANDE CONCERTO DE TONY CARREIRA

CONCERTO 'CARPE VESPERUM' NA TORRE MEDIEVAL DE GANDUFE No dia 5 de agosto, a Torre Medieval de Gandufe, em Espinho, acolheu o concerto de Acordeão e Guitarra Portuguesa intitulado ‘Carpe Vesperum’. A iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Espinho com o intuito de fornecer uma (re)descoberta e uma (re)exploração do património. A interpretação musical ficou a cargo do Grupo musical “Botões para mim, cordas para ti”, com atuação de Filipa Costa e Rita Costa.

22

23


CULTURA, TURISMO E PATRIMÓNIO

CAMPANHA ‘ACONTECEU NO CINETEATRO HÁ…’ DESTACA IMPORTÂNCIA DO CINETEATRO Com intuito de criar um maior dinamismo e relançar o Cineteatro de Mangualde, a Câmara Municipal criou a campanha ‘Aconteceu no Cineteatro há…’. Através do Arquivo Municipal está a ser divulgado, semanalmente, um cartaz relativo às antigas exibições no Cineteatro. Com esta campanha a autarquia mangualdense pretende relembrar aos mangualdenses que ao longo de várias décadas, no Cineteatro de Mangualde, múltiplas companhias de espetáculo exibiram as suas melhores peças e os seus melhores atores, sendo aqui também projetados excelentes filmes. Esta iniciativa surge no seguimento do anúncio das obras de requalificação previstas para o Cineteatro de Mangualde, cujo lançamento do concurso de obra se prevê ainda este ano.

MAIS DE UM MILHAR DE MOTOCICLISTAS ANDARAM SOBRE RODAS

De 12 a 15 de agosto, Mangualde acolheu o XVI Encontro da Família Motociclistas. A iniciativa contou com a presença de centena e meia de moto clubes e mais de 1200 pessoas vindas um pouco de todo o país e ainda do País de Gales, Espanha e França.

DISCÊNCIAS 3: EXPOSIÇÃO DE PINTURA USAMA A Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves acolheu, no passado mês de julho, a Exposição de Pintura USAMA – DISCÊNCIAS 3. A mostra coletiva de pintura apresentava o resultado do trabalho das alunas da Universidade Sénior Rotary de Mangualde realizado ao longo dos meses.


MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

EXPOSIÇÃO «NASCER DO SOL» Em agosto, a Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves acolheu a exposição “Nascer do Sol”. O artista André Costa recorreu ao graffiti para criar a coleção. André Costa frequenta o Curso de Artes Visuais no Agrupamento de Escolas de Mangualde. Os trabalhos expostos foram criados com base na Spray Paint Art. Apesar da técnica ser empregue frequentemente nas ruas das grandes cidades, André Costa aplicou a forma de arte a quadros de pequena dimensão.

EM SEXTA DA LUA…

JOÃO SEABRA FALOU PARA O BONECO No dia 30 de setembro, Mangualde acolheu o espetáculo de Stand Up Comedy ‘A falar para o boneco’ de João Seabra, integrado no projeto ‘Sextas da Lua’. "A falar para o boneco" é um espetáculo cheio de humor, animais, ventriloquismo, música, estupidez e estórias de vida.

CONCERTO DA BANDA SINFÓNICA DA GNR COM CASA CHEIA

No passado dia 18 de junho, a Igreja do Complexo Paroquial de Mangualde encheu para ouvir o Concerto da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana (GNR). O concerto inseriu-se nas comemorações do 7º Aniversário do Comando Territorial de Viseu da Guarda Nacional Republicana, numa organização conjunta da Câmara Municipal e da GNR.

24

25


CULTURA, TURISMO E PATRIMÓNIO

LARGO DR. COUTO BRILHOU COM NOITES DE ENCONTROS COM AS ARTES EM MENTE De 13 a 16 de julho, o Largo Dr. Couto acolheu mais uma edição da iniciativa "Em Quarto Crescente: Noites de encontros com as artes em mente". Com o público a aderir entusiasticamente, a edição deste ano foi dedicada à temática "Mangualde 30 anos cidade". Cada noite assinalou um tema específico, fazendo sobressair cada área importante da comunidade mangualdense: Associativismo - “Sociedades Recreativas”, Comércio e Indústria - “Armazéns da Memória”, “Histórias e gentes” - Património, “Encontros na Lua Cheia” - Artes

e Letras. Nas noites do evento foi ainda possível assistir a “leituras ao luar”, com textos de autores mangualdenses nas vozes dos jovens leitores, alunos do Agrupamento de Escolas de Mangualde. No mesmo período, os jovens do Curso Científico Humanístico geral de Artes, do Agrupamento de Escolas de Mangualde, sob orientação das professoras Anabela Pascoal e Cristina Vouga, desenvolveram várias instalações artísticas. Figuraram ainda do programa o Workshop e Raid Fotográfico, o Workshop de Banda Desenhada e as Oficinas de Pop Up.

JORNAL BRITÂNICO CONSIDERA LIVE BEACH UMA DAS MELHORES PRAIAS URBANAS DA EUROPA O jornal britânico “Metro” destacou a praia artificial de Mangualde como “uma das melhores praias urbanas da Europa”. A autora do artigo, Mandy Marliah, afirma que “todos gostamos de ir à praia, mas que não temos de estar à beira-mar para desfrutar os seus prazeres”. Acrescenta ainda que “a Europa possui excelentes praias urbanas”, algumas situadas nas margens de rios ou perto de lagos, e que outras, nem água têm. A Live Beach de Mangualde recebe ainda os elogios de um dos fotógrafos que registaram as imagens que ilustram o artigo, incluindo um comentário elogioso à praia urbana portuguesa na legenda da fotografia. “Se vivêssemos em Portugal, nunca sairíamos desta praia!”, comentou.


MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

AUTARQUIA CONTINUA A MANTER VIVA A CONFEÇÃO DOS BORDADOS DE TIBALDINHO Terminou, no dia 16 de junho, mais uma formação dedicada aos "Pontos de Bordados Tradicionais/ Bordados de Tibaldinho". A iniciativa, que contou com a participação de 20 formandas, realizou-se na sede da Sociedade da Banda Filarmónica de Tibaldinho, em Tibaldinho, sob orientação da formadora Cidália Rodrigues. A Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal, Maria José Coelho, esteve presente na cerimónia de encerramento.

M

aria José Coelho aproveitou a oportunidade para saudar a formadora e as formandas pelo empenho, dedicação, entusiasmo e boa disposição demonstradas ao longo da formação. A Vereadora da autarquia enalteceu os trabalhos apresentados e salientou a ‘importância de manter viva esta arte como fator de identidade local’. Agradeceu, ainda, a colaboração prestada pela Junta de Freguesia de Alcafache e pela Sociedade Filarmónica de Tibaldinho. Enquadrada nas Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), esta formação tinha como objetivo manter viva a confeção dos Bordados de Tibaldinho e preservar, promover e valorizar este património cultural que constitui parte da identidade mangualdense. Este curso resultou da parceria entre a Câmara Municipal, o CEARTE - Centro de Formação Profissional do Artesanato e a Junta de Freguesia de Alcafache.

MANGUALDE REGISTA PRODUÇÃO TRADICIONAL DO BORDADO DE TIBALDINHO Com o objetivo de certificar a produção do Bordado de Tibaldinho, a Câmara Municipal apresentou o pedido de registo da produção tradicional do mesmo ao Registo Nacional de Produções Artesanais Tradicionais Certificadas, tendo o mesmo merecido um parecer positivo. Para o presidente da Câmara Municipal, João Azevedo "foi dado um passo de gigante, porque esta arte é feita em Mangualde há mais de 200 anos por pessoas muito dedicadas, mas sem ter o valor acrescentado que devia".

26

27


EDUCAÇÃO E SOCIAL

PARCERIA CÂMARA DE MANGUALDE E CEARTE: DOÇARIA INTERNACIONAL O Chefe Valdemar Onofre esteve em Mangualde para ministrar o curso de culinária “Confeção de Doçaria Internacional de Sobremesas”. A iniciativa decorreu de 20 de junho a 10 de julho, na cozinha da Escola Ana de Castro Osório, e resultou da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e o CEARTE – Centro de Formação Profissional do Artesanato. No encerramento, as participantes apresentaram algumas sobremesas que aprenderam a confecionar ao longo do curso. As formandas mostraram-se muito satisfeitas com as competências que adquiriram e manifestaram o desejo de, no próximo ano, poderem frequentar outra formação de culinária. A vereadora da autarquia mangualdense, Maria José Coelho, deu os parabéns a todas as participantes pelas capacidades realçadas com a apresentação final dos doces e das sobremesas. Reconheceu o mérito do formador, gratificou a continuidade da colaboração com o CEARTE ao apostar em ações de formação no concelho de Mangualde e agradeceu ao Agrupamento de Escolas de Mangualde pela cedência das instalações.

MEIO MILHAR DE SENIORES NO ARRAIAL COMEMORATIVO DO DIA DOS AVÓS Cerca de meio milhar de seniores e avós do concelho de Mangualde participaram, no dia 26 de julho, no "Arraial Sénior" comemorativo do Dia dos Avós. A iniciativa teve lugar no Monte Nossa Senhora do Castelo e foi organizada pela Câmara Municipal, no âmbito da Rede Social. O Presidente da autarquia, João Azevedo, marcou presença neste convívio carregado de tradição e animação. O dia começou com a celebração de eucaristia, seguindo-se uma tarde de convívio com troca de merendas, bolo dos avós e muita animação.

ENTRADA GRATUITA NAS PISCINAS MUNICIPAIS NO DIA INTERNACIONAL DA JUVENTUDE No dia 12 de agosto, a Câmara Municipal ofereceu entrada gratuita na Piscina Municipal a todos os jovens entre os 12 e os 30 anos. A iniciativa associou-se às comemorações do Dia Internacional da Juventude e foi promovida em conjunto com o Instituto Português do Desporto e Juventude. Sob a temática "O caminho para 2030: erradicar a pobreza e alcançar o desenvolvimento sustentável", a iniciativa pretendia apostar em atividades desportivas, lúdicas, de sensibilização e pedagógicas, promovendo estilos e comportamentos de vida saudáveis.


MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

“DURMA BEM, SINTA-SE MELHOR": AUTARQUIA APOSTA NO BEM-ESTAR DOS MAIS IDOSOS A Câmara Municipal promoveu, durante o mês de julho, a ação “Durma Bem, Sinta-se Melhor”, em parceria com o 5 Sentidos – Espaço de Reabilitação e Intervenção Psicoeducacional. A formação foi desenvolvida no âmbito do Plano de Ação 2016 da Rede Social de Mangualde, no Eixo de Intervenção “Capacitar para o Envelhecimento Ativo” com o objetivo de promover a comodidade dos profissionais, para garantir uma prestação de cuidados com maior qualidade, melhorando o bem-estar dos idosos. A iniciativa decorreu em várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) com respostas sociais para idosos, nomeadamente no Centro Paroquial de Fornos de Maceira Dão, no Centro Paroquial de Alcafache, no Centro Paroquial de Chãs de Tavares e no Centro Paroquial da Cunha Baixa.

MANGUALDE NA LINHA DA FRENTE DA DISCUSSÃO SOBRE A IGUALDADE DE GÉNERO No âmbito do encerramento do projeto LGE - Local Gender Equality, a Câmara Municipal, através da Vereadora da Ação Social, Maria José Coelho, participou no Colóquio Internacional “Local Gender Equality – Mainstreaming de Género nas Comunidades Locais” que decorreu em Lisboa, no dia 27 de junho. Na sessão de abertura foi enaltecida a importância estratégica desta temática para o desenvolvimento nacional. A iniciativa contou com a presença do Ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, da Presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Fátima Duarte, do Primeiro Secretário da Real Embaixada da Noruega, Bent Bakken, do Representante do Centro de Estudos Sociais, Manuel Carvalho da Silva e da Coordenadora do Projeto, Virgínia Ferreira. De seguida, e através da apresentação do projeto OXLO, da responsabilidade da Unidade para a Integração e Diversidade da Cidade de Oslo, as mais de 80 pessoas presentes ficaram a conhecer as boas-práticas de igualdade existentes na Noruega.

LOCAL GENDER EQUALITY: O PROJETO O projeto Local Gender Equality propõe-se a desenvolver metodologias e instrumentos para a promoção da igualdade de género e facilitação da conciliação entre esferas da vida, pelas estruturas de governação local, assente num consórcio entre entidades parceiras, que envolve a conceção, experimentação e validação com os seus destinatários finais diretos (municípios) e indiretos (atores locais nos vários domínios de atuação territorial - economia, cultura, desporto, urbanismo,

ação social). Financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2009-2014 (EEA Grants), é operado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Para além do Município de Mangualde, fazem parte o CES (Centro de Estudos Sociais), de Coimbra, a fundação CEFA (Centro de Estudos e Formação Autárquica), de Coimbra e os municípios de Póvoa de Lanhoso, Lagoa, Ferreira do Alentejo e Pombal.

28

29


DESPORTO

BIKE ‘N ROLL

CICLISTAS DE TODO O PAÍS PEDALARAM EM MANGUALDE

N

o fim de semana de 16 e 17 de julho, Mangualde acolheu o evento de ciclismo BIKE ‘N ROLL. Inserida nas comemorações dos 30 anos da elevação de Mangualde a cidade, a iniciativa foi organizada pelo Azuribike Mangualde Team com o apoio da Câmara Municipal. 180 atletas, provenientes de várias localidades do país, participaram numa prova de resistência em BTT e num passeio gastronómico. Paralelamente, decorreu o campeonato regional da ARCV - Associação Regional de Ciclismo de Viseu, onde o clube Azuribike Mangualde Team se fez representar por vários atletas, tendo-se sagrado Campeão Regional, na categoria Master 50, o atleta mangualdense António Jorge Marques.

FESTIVAL DE ARTES MARCIAIS No dia 5 de junho, o Largo Dr. Couto foi palco do 1º Festival de Artes Marciais. A iniciativa, integrada na programação da semana da saúde, foi organizada pela autarquia mangualdense em colaboração com o Centro Bujutsu de Mangualde. O Presidente da Câmara Municipal esteve presente na iniciativa realçando que "a autarquia continua a apostar no desporto, dando palco às mais variadas modalidades, tendo

inclusive investido em Tatami, um tipo de tecido de palha entrelaçada, usado como tapete ou revestimento no piso tradicional japonês". Durante o festival foi possível participar em vários workshops da modalidade bem como assistir a demonstrações de Aikido, Kendo, Tai Chi, Karaté, Keysi, Taekwondo, Ultimate Full Contact, Thay Kick, Kenpo Americano, BJJ e Krav Maga.


MANGUALDE ATUAL

OUT 2016

MANGUALDENSE MIGUEL MONTEIRO CAMPEÃO DO MUNDO SUB23 EM LANÇAMENTO DO PESO F40 A Câmara Municipal prestou homenagem ao atleta mangualdense Miguel Monteiro por se sagrar Campeão do Mundo Sub23 em Lançamento do peso F40, nos Jogos Mundiais da IWAS – Praga 2016. João Azevedo recebeu o atleta e a equipa nos Paços do Concelho e reconheceu "as qualidades humanas e desportivas de Miguel Monteiro". Dirigiu ainda palavras de "agradecimento aos técnicos e dirigentes da Casa do Povo de Mangualde pela formação de mais um campeão", sublinhando também a importância da aposta na "continuidade da requalificação de infraestruturas desportivas, como a construção a curto prazo de uma pista de salto em comprimento certificada pela IAAF".

MAIS DE UMA CENTENA DE CRIANÇAS NO FESTIVAL DE VERÃO DAS PISCINAS MUNICIPAIS Decorreu no dia 26 de junho o Festival de Verão das Piscinas Municipais, no qual participaram mais de 100 crianças dos níveis de iniciação, aprendizagem, aperfeiçoamento e competição. Este momento, de convívio e de festa, assinalou o encerramento da época desportiva 2015/16. No ano letivo transato, as Piscinas Municipais registaram a maior taxa de utilização desde a sua abertura ao público, com 550 utentes inscritos nas diferentes modalidades.

Neste Festival de Verão esteve presente o Vice-presidente da Câmara Municipal, Joaquim Patrício, que agradeceu aos professores o excelente trabalho desenvolvido em prol da saúde e do bem-estar dos mangualdenses. No final do evento, as famílias dos utentes tiveram a possibilidade de usufruir de uma entrada gratuita nas piscinas exteriores.

PEDRO ELVAS DESTACA-SE EM PROVA INTERNACIONAL DE KARATÉ Pedro Elvas do CBMA alcança 5º Lugar em Kumité Sénior, na X Taça Internacional de Almeirim. A UKSB marcou presença no fim de semana 11 de junho, na X Taça Internacional de Almeirim, com os seus atletas, Martinho e Silva, Alexandra Veloso, Mariana Veloso, Rodrigo Remédios, Pedro Elvas e André Silveira. Com um total de 500 atletas inscritos, a UKSB conseguiu alcançar um 3º lugar em Kata, para o atleta Martinho e Silva e um 3º lugar em Kumité para a atleta Alexandra Veloso. Conseguiu ainda três 5º lugares, sendo um deles do atleta Pedro Elvas, do Centro Bujutsu de Mangualde (CBMA) em Kumité Sénior, que executou 4 combates com grande categoria e de elevado nível técnico-tático.

30

31


DESPORTO

MAIS DE MEIA CENTENA DE PARTICIPANTES PERCORRERAM OS “TRILHOS DA QUINTA DO BISPO”

N

o passado dia 12 de junho, o Presidente e o Vice-Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo e Joaquim Patrício, deram o ‘tiro de partida’ para a 6ª Caminhada “Trilhos da Quinta do Bispo”. A iniciativa organizada anualmente pela Associação Sócio Cultural e Desportiva de Santa Luzia reuniu mais de meia centena de participantes. A atividade teve início às 8h30, com concentração dos participantes e chegada das entidades oficiais convidadas na sede da associação. Após o pequeno-almoço, oferecido pela organização, o executivo mangualdense deu o “tiro de partida” para a caminhada às 10h, que teve duração de três horas. No final, houve um almoço convívio para todos os participantes. No mesmo dia, e com vista à melhoria das instalações, para maior comodidade dos sócios, foi também inaugurada a obra de requalificação da cozinha e casas de banho da sede da Associação.

ESCOLA MUNICIPAL DE NATAÇÃO ALCANÇA 20 LUGAR NO CIRCUITO MUNICIPAL DE ESCOLAS DE NATAÇÃO

D MANGUALDENSES NOS JOGOS PARALÍMPICOS DO RIO DE JANEIRO De 7 a 18 de setembro, os atletas mangualdenses Cristiano Pereira, Carina Paim e Miguel Monteiro, da Casa do Povo de Mangualde, representaram Portugal nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a decorrer no Brasil. O Presidente da Câmara Municipal, João Azevedo, reuniu com os atletas e com o treinador João Amaral, antes da partida destes para o Rio de Janeiro, para desejar boa sorte e pedir bons resultados. O evento juntou mais de 4.300 atletas de 176 países naqueles que serão os primeiros Jogos na América do Sul. Portugal esteve representado por uma delegação composta por 28 atletas que competiram nas modalidades de atletismo, boccia, ciclismo, equitação, judo, natação e tiro. Os atletas da Casa do Povo de Mangualde tiveram excelentes prestações desportivas, alcançando Diplomas Olímpicos.

epois das 9 concentrações do Circuito Municipal de Escolas de Natação 2015/16, a Escola Municipal de Natação de Mangualde, com a orientação técnica do professor Luís Gomes, alcançou um brilhante 2º lugar com 821 pontos, só superada pela Escola de Natação de Castro Daire que obteve 907 pontos e que já compete num nível federado. Fechou o pódio a equipa da EMN de Nelas com 803 pontos. Três nadadores da equipa mangualdense, foram ainda consagrados como nadadores do ano: António Fernandes (Sénior), Mónica Silva (Júnior) e Ricardo Machado (Infantil).


MANGUALDE

ANTES  DEPOIS estrada barragem fagilde

estrada quintela de azurara

ponte de espinho

32


ANIMAÇÃO | SHOWCOOKINGS | WINE PARTY | EXPO VINHOS | ARTESANATO | INDÚSTRIA | AGRICULTURA WORKSHOPS | SEMINÁRIO | EXPOSIÇÕES | GASTRONOMIA | MÚSICA | EXPO FREGUESIAS

Mangualde

4, 5 e 6 novembro

visite-nos!

Mangualde Atual - Magazine Municipal N.3/27  
Mangualde Atual - Magazine Municipal N.3/27  

Mangualde Atual N.º 3/27 - Outubro | Novembro | Dezembro

Advertisement