Page 16

.16

Informação da Câmara Municipal do Barreiro • Fevereiro 2008

Discussão Pública do Futuro Centro da Cidade

Av. Alfredo da Silva vai ser reconstruída O período de discussão pública do Estudo Prévio sobre o Centro do Barreiro chegou ao fim. Centenas de pessoas deram o seu contributo nas diversas iniciativas promovidas pela Câmara Municipal do Barreiro, tais como debates e plenário com a população, reuniões com eleitos, vendedores do mercado 1º de Maio, com comerciantes da zona e uma exposição do estudo que esteve patente ao público na Galeria Municipal de Arte. No próximo mês de Março, iniciam as obras do Mercado 1º de Maio e a transferência dos vendedores para o mercado provisório junto à Escola Secundária Alfredo da Silva.

NO ÚLTIMO plenário com a população participaram cerca de uma centena de barreirenses, a 8 de Fevereiro, no Auditório da Biblioteca Municipal do Barreiro. Esta acção ficou marcada pela apresentação do referido Estudo por parte do seu autor, o arquitecto catalão Joan Busquets. O Presidente Carlos Humberto de Carvalho agradeceu, especialmente, a presença de Joan Busquets e de representantes da empresa Multi Development e destacou a cooperação desta com a CMB. Pela primeira vez, o autarca anunciou que a reconstrução da Avenida Alfredo da Silva, também estará a cargo da referida empresa, para além do Mercado 1º de Maio, da Praça 1640 e dos estudos urbanísticos da Rua Miguel Bombarda e da Avenida Alfredo da Silva. O autarca referiu que a estratégia a desenvolver será de “consolidar o actual centro e alargá-lo forma sistemática e paulatina, pois temos a preocupação da deslocalização do centro com a construção do Forum para aquela zona e a consequente desertificação do actual centro da cidade”. Segundo o Presidente “precisamos de encontrar outros equipamentos âncora que nos ajudem a consolidar esta ideia da Avenida Alfredo da Silva ser o principal centro do Barreiro”.

“A AVENIDA ALFREDO DA SILVA ESTÁ PERPENDICULAR À AVENIDA DA LIBERDADE” Joan Busquet explicou que quando fez o trabalho tentou entender a cidade e a margem sul do Tejo. O arquitecto assinalou no mapa a Av. Alfredo da Silva que se localiza de forma perpendicular à Av. da Liberdade e comparou as duas avenidas que são cada uma delas uma referência para Barreirenses e lisboetas. O arquitecto descobriu os espaços verdes da cidade e a sua relação com o Barreiro antigo. Ao nível do trânsito, constatou que 70 por centro dos autocarros passam pela Avenida Alfredo da Silva e considerou desnecessário que o tráfico de carros passe pelo centro. Defendeu outras alternativas. “A cidade necessita dos carros, mas estes não devem andar no centro, pois é importante que o carro coexista com o peão e a bicicleta”. Mostrou a Avenida Alfredo da Silva e o aumento dos passeios em calçada portuguesa, a sua arborização e a criação de zonas de cargas e descargas, na qual só se possa circular a 30 km/h. A solução da Rua Miguel Bombarda passa pelo alargamento dos passeios, arborizar a zona oriente e contempla zonas de cargas e descargas. Para o arquitecto “o mais

importante é recuperar a presença de árvores que criam sombra”. Joan Busquets pretende que o mercado tenha “um sistema organizado da venda, boas dimensões para as lojas, boas condições de higiene, tão bonito como o centro comercial”. Defendeu que o mercado, a praça e o parque Catarina Eufémia devem estar ligados e deve haver intercâmbio entre os três elementos. O estudo destaca três pontos fundamentais: a zona das cordoarias (Forum Barreiro e zona envolvente), do Mercado 1º de Maio e praça 1640 e o último ponto, junto ao rio. Em relação ao futuro edifício do Mercado e zona envolvente, a solução pretende aumentar a dimensão do edifício, conservando duas fachadas. A fachada que está de frente para o parque será totalmente nova e terá primeiro andar. Prevê-se criar uma cave de estacionamento, com acesso pela Rua D. Câmara Pestana (através de elevador). Entre este edifício e o Parque Catarina Eufémia será criada uma praça que se estende entre a Av. Alfredo da Silva e a Rua Câmara Pestana, tornando-se na plataforma de entrada no Barreiro Antigo, uma vez que esta ficará alinhada à Rua Dr. Eusébio Leão.

Boletim Municipal - FEV08  

Boletim municipal Design: CMB/DC in issuu.com/CMBcomunicacao

Advertisement