Page 13

Informação da Câmara Municipal do Barreiro • Fevereiro 2008

.13

Diversidade caracteriza espaços culturais

Desfiles de Carnaval 2008 Escolas e Mov. Associativo CERCA de 2500 alunos de vários estabelecimentos de ensino do Barreiro participaram nos desfiles do Carnaval das Escolas 2008. Personagens dos desenhos animados, índios, piratas, príncipes e princesas, índios, bruxas, fadas, entre muitas outras máscaras encheram de cor e alegria as ruas do Concelho. Organizados pela CMB, Juntas de Freguesia do Concelho e Comunidade Educativa, os desfiles realizaram-se nos dias 30 e 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro. Contaram com a participação de alunos de escolas do Barreiro, Alto do Seixalinho, Santo André e Lavradio.

Nos dias 3 e 5 de Fevereiro, milhares de pessoas saíram à rua para ver os desfiles de Carnaval. O Centenário da Companhia União Fabril (CUF) no Barreiro inspirou a edição deste ano. Centenas de foliões desfilaram nas Ruas da Cidade e representaram com alegria e cor a escola, a colónia de férias, os operários da CUF, a chegada do comboio ao Barreiro, entre muitos outros aspectos históricos. Recorde-se que participaram seis freguesias do Concelho: Barreiro, Palhais, Alto do Seixalinho, Verderena, Santo André, Santo António e o respectivo movimento associativo.

A programação cultural no Concelho continua a ser rica e diversificada. Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC), Galeria Municipal de Arte, Espaço J e outros locais nobres do Concelho têm acolhido múltiplas manifestações culturais de artistas potenciais ou consagrados. Cinema, teatro, música, dança, exposições, entre elas as da ILUSTRARTE - Bienal Internacional de Ilustração para a Infância, e uma variada programação “Júnior” encontram-se à disposição da população. Em Março, como já vem sendo tradição, haverá “Mês do Teatro”. Como curiosidade e motivo de interesse sublinhe-se nesta iniciativa o empenho da organização na descentralização, levando a cada uma das oito freguesias do Concelho um momento do evento. Na Galeria Municipal está patente ao público a exposição de pintura de Dália Cordeiro (de 16 de Fevereiro a 13 de Março). A programação integral do AMAC foi oportunamente distribuída pelas caixas de correio dos munícipes. Para mais pormenores sobre o calendário consulte na Internet www.cm-barreiro.pt e http://amacbarreiro.blogspot.com, ou solicite informações através do telefone 21 214 7400, do fax 21 214 7401, ou dos e-mails cultura@cm-barreiro.pt e bilheteira@cm-barreiro.pt. Para receber a newsletter da programação do AMAC, o contacto de e-mail para inscrição é: cultura@cm-barreiro.pt.

Passeios de Domingo 2008 NO ÂMBITO das Comemorações do Centenário da Companhia União Fabril no Barreiro este ano, a Câmara Municipal do Barreiro promove a iniciativa “Passeios de Domingo pelo Património Industrial” dedicada à divulgação de bens imóveis e móveis no âmbito do património industrial, proto-industrial e arqueológico-industrial local, regional e nacional. Os “Passeios” efectuam-se mensalmente, no último Domingo de cada

mês, no período da manhã, contudo o programa poderá estar sujeito a alterações. O calendário prevê as próximas iniciativas: 24 Fevereiro - Museu do Trabalho Michel Giacometti - Setúbal; 30 Março - Oficinas da REFFER - Barreiro; 27 Abril - Museu da Cerâmica - Sacavém; As marcações iniciam-se na segunda - feira que antecede o “Passeio”, a partir das 9h00, para o número de telefone 21 214 87 65.

AUDITÓRIO MUNICIPAL AUGUSTO CABRITA (AMAC)

14 A 30 DE MARÇO

1º Salão Ilustrarte do Livro Infantil do Barreiro

15ena da Juventude

O 1º Salão ILUSTRARTE do Livro Infantil do Barreiro foi um espaço de divulgação e promoção do livro infantil, um ponto de encontro de autores, ilustradores, editores e público de todas as idades. A iniciativa decorreu no Auditório Municipal Augusto Cabrita (AMAC) e resultou de uma organização conjunta da Câmara Municipal o Barreiro (CMB), da Associação Ver Pra Ler e foi apadrinhada pelo Salon du Livre et de la Presse Jeunesse de Montreuil. Na sua inauguração, o Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho agradeceu aos comissários da Ilustrarte que “ajudam a construir a ideia do Barreiro Capital da Ilustração para a Infância e a cooperação de autores e ilustradores que aqui estão connosco durante os quatro dias e às editoras que têm um papel fundamental para o êxito da iniciativa”.

A 15ena da Juventude, que se realiza, este ano, de 14 a 30 de Março, é já uma referência. Promovida pela CMB, ela é, essencialmente, idealizada por e para jovens. Do vasto programa, sublinhem-se os concursos de Vídeo e Fotografia, que anualmente atraem cada vez mais participantes e revelam novos talentos. Do programa do evento constam, iniciativas de música, teatro, cinema, exposições, encontros/fóruns, ateliês e workshps, e desporto. O Concerto de Abertura será protagonizado pelos “Cool Hipnoise” (a 14 de Março, pelas 21h30, na SIRB “Os Penicheiros”).

Boletim Municipal - FEV08  

Boletim municipal Design: CMB/DC in issuu.com/CMBcomunicacao

Advertisement