Page 11

Informação da Câmara Municipal do Barreiro • Fevereiro 2008

Protocolo visa formação para utentes da PERSONA

CMB e Fundação Minerva assinam protocolo

Apoiar a integração socioprofissional de pessoas com doença mental, ou em situação de desfavorecimento social, através de acções de formação (teórica/prática) nas áreas e espaços verdes da competência da CMB. É este o objectivo do protocolo assinado, a 28 de Novembro, entre a Autarquia e a PERSONA - Associação para a Promoção da Saúde Mental. De acordo com o protocolo, a CMB irá disponibilizar formação, na área de jardinagem, a formandos integrados na Empresa de Inserção “Paisagem Protegida”, da PERSONA. Por seu lado, à associação cabe “disponibilizar apoio psicossocial e socioprofissional (assegurando, para o efeito, acompanhamento individual e colectivo por uma equipa técnica composta por um psicólogo e um sociólogo) e, bem assim, planos de integração social, aos formandos integrados na Empresa de Inserção”.

Proporcionar no futuro um trabalho de estudo e investigação de qualidade é o objectivo do Protocolo assinado entre a Câmara Municipal do Barreiro e a Fundação Minerva - Cultura, Ensino e Investigação Científica/Instituto Lusíada de Investigação e Desenvolvimento, no passado mês de Dezembro. O acordo assenta nos seguintes domínios: no Projecto de Investigação (PI) “O Estuário do Tejo e as suas Áreas Ribeirinhas: Estratégias para a sua Sustentabilidade”, na realização de estudos e projectos de arquitectura e urbanismo no Concelho e na execução de estágios nos Serviços da CMB destinados a alunos da Licenciatura de Arquitectura. Para o Presidente da CMB “uma cidade tem de aproveitar os saberes e as experiências de outras instituições”.

Tomada de posse do Conselho Municipal de Educação

A CMB está a proceder à adaptação do piso térreo em duas lojas de um edifício na urbanização Ribeira das Naus, na Avenida Escola dos Fuzileiros Navais, na freguesia de Santo André. Este espaço está destinado a salas para a creche “Os Reguilas”, com capacidade para 33 crianças, dos 0 aos 3 anos de idade. A obra, orçada em cerca de 100 mil euros, deverá terminar durante o mês de Março.

CMB recupera documentação da “Casa dos Ferroviários”

Recuperar, tratar e inventariar a documentação de valor histórico que se encontrava nas instalações da “Casa dos Ferroviários” é o objectivo do Protocolo assinado, a 28 de Novembro, pela CMB e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário. O acervo documental, que será, posteriormente disponibilizado para investigação, é uma importante fonte de conhecimento sobre as actividades do Sindicato dos Ferroviários e do próprio Concelho. Os resultados do trabalho serão depois editados e divulgados pela CMB, em parceria com o Sindicato dos Ferroviários, sob a forma de Guia Documental.

OS REPRESENTANTES do Conselho Municipal de Educação tomaram posse no dia 15 de Janeiro, após aprovação em reunião de Câmara e Assembleia Municipal. Este órgão consultivo do Concelho em matéria de educação é constituído pelos Presidentes da CMB e da Assembleia Municipal do Barreiro, Vereadora da Autarquia responsável pela Educação e representantes de várias entidades, designadamente Direcção Regional da Educação de Lisboa, Juntas de Freguesia do Concelho do Barreiro, ensino superior público, Pessoal Docente do Ensino Secundário, Básico e Pré-escolar Público, estabelecimentos de Educação e de Ensino Básico e Secundário privados, Associações de Pais e Encarregados de Educação, Associações de estudantes, Instituições Particulares de Solidariedade Social, serviços públicos de saúde, serviços de Segurança Social, serviços de Emprego e Formação Profissional e representante das Forças de Segurança. Entretanto, o Conselho Municipal de Educação, na reunião de 29 de Janeiro, pronunciou-se “favoravelmente quanto ao conteúdo da Carta Educativa do Concelho do Barreiro”.

NOVA CRECHE E JARDIM-DE-INFÂNCIA “OS REGUILAS”

Fraldinhas abre brevemente

.11

Boletim Municipal - FEV08  
Boletim Municipal - FEV08  

Boletim municipal Design: CMB/DC in issuu.com/CMBcomunicacao

Advertisement