Issuu on Google+

CMAS PROGRAMA ESCOLA NA CASA-MUSEU 2012/13


APRESENTAÇÃO O PROGRAMA ESCOLA NA CASA-MUSEU, inserido na programação do serviço educativo da Casa-Museu Abel Salazar, converge no sentido de promover maior interação entre o seio escolar e o espaço cultural. São frequentes os projetos realizados em parceria com algumas escolas. E este programa surge da intenção de intensificar essas mesmas parcerias, aliando a vontade de informar, surpreender e criar algo novo por meio das ações promovidas. Tomando sempre as coleções da Casa-Museu Abel Salazar como ponto de partida, os ateliers, e demais atividades, destinam-se a aguçar a criatividade de crianças e jovens, através da descoberta e criação de práticas culturais que assumam um papel determinante na sua formação integral e de desenvolvimento. Esta brochura dá a conhecer as atividades propostas para o ano letivo 2012/13, sendo acrescida a esta um programação especial para os diferentes dias comemorativos presentes ao longo do ano.

1

VISITAS CASA-MUSEU As visitas à Casa-Museu Abel Salazar são sempre visitas guiadas. Nestas visitas é dado a conhecer o local onde Abel Salazar viveu durante 30 anos, assim como algum do espólio por ele deixado.

EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS O pavilhão contíguo à Casa-Museu Abel Salazar apresenta um programa diversificado de exposições temporárias, de artistas nacionais e internacionais.

Previamente à realização de cada atelier é feita a visita guiada à CasaMuseu Abel Salazar, sendo esta adaptada a cada nível de ensino.

2


ATELIERS Os diferentes ateliers são desenvolvidos com o intuito de estimular a criatividade e a experimentação, mobilizando a troca de saberes e conhecimentos.

À duração de cada atelier é acrescido o tempo da visita guiada à Casa-Museu.

COM QUANTAS PEÇAS SE FAZ UMA CASA? Mais ou menos colorida, mais ou menos preenchida... Quantas peças serão precisas para fazer uma casa? E se a Casa-Museu fosse um mosaico, quantos pedaços precisaria? PÚBLICO-ALVO: Pré-escolar e 1º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 25 alunos (máx.)

A MINHA MÁSCARA Para que serve uma máscara? Para esconder, resguardar ou para parecer uma coisa que não somos? Com muita ou pouca cor, com mais ou menos enfeite, cada uma será única, cada uma será especial. PÚBLICO-ALVO: Pré-escolar e 1º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h30 (Carnaval) LOTAÇÃO: 5 crianças (mín.) / 15 crianças (máx.)

COMO SERIA NO SÉCULO XX As mulheres que Abel Salazar caracterizou eram preferencialmente de dois estratos sociais. As mulheres trabalhadoras e as mulheres burguesas. Como as distinguimos? Como se vestiam? Que acessórios usavam? PÚBLICO-ALVO: Pré-escolar e 1º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 crianças (mín.) / 15 crianças (máx.)

ÁRVORE DA VIDA

COMO É BOM SER CRIANÇA

Quantos ramos tem a nossa árvore da vida? Serão muitos ou poucos? Quem é que faz parte dela?

Quando for grande quero ser pintor. Quero ser astronauta. Ou porque não professor? Se for bom nas letras até que posso ser escritor. Ou será que serei apenas um sonhador? Já sei! Quando for grande vou querer ser criança outra vez.

PÚBLICO-ALVO: Pré-escolar e 1º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 15 alunos (máx.)

O MEU PAI O meu pai é um super-herói. Ele consegue fazer tudo e estar em todo o lado. Ele é forte e corajoso. O nosso é sempre o melhor, porque é o nosso e não queremos mais nenhum. PÚBLICO-ALVO: Pré-escolar, 1º e 2º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h30 (Dia do Pai) LOTAÇÃO: 5 crianças (mín.) / 25 crianças (máx.)

MÃE HÁ SÓ UMA

PÚBLICO-ALVO: Pré-escolar, 1º e 2º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h30 (Dia mundial da criança,) LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 30 alunos (máx.)

REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR Já fui uma embalagem, hoje sou um livro. Já fui um livro, hoje sou um objeto decorativo... Será difícil transformar objetos? O que fazer com eles? DURAÇÃO: 1h30 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

PÚBLICO-ALVO: Pré-escolar, 1º e 2º ciclo Ensino Básico

Somos artistas se gostarmos de imaginar, de sonhar, de descobrir e de criar. Somos artistas se formos capazes de adaptar, de inventar e de mudar...

LOTAÇÃO: 5 crianças (mín.) / 25 crianças (máx.)

Se quiser posso criar um fantoche com formas humanas ou talvez um animal... Posso até fazer metade dos dois ou um ser especial... PÚBLICO-ALVO: Pré-escolar, 1º e 2º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h30 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 15 alunos (máx.)

MARCA O TEU LIVRO

A leitura pode ser colorida, pode ter forma e até cheiro. Atividade plástica de criação de marcadores de livros, para tornar a leitura mais apetecível. PÚBLICO-ALVO: 1º e 2º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h00 (Dia do livro) LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 15 alunos (máx.)

PÚBLICO-ALVO: Pré-escolar, 1º e 2º ciclo Ensino Básico

O que representa para mim a minha mãe? Será muito importante? Mãe só há uma, a minha e mais nenhuma. DURAÇÃO: 1h30 (Dia da Mãe)

HOJE POSSO (RE)CRIAR QUEM QUISER

TODOS SOMOS ARTISTAS

VISITA INTERATIVA O que é uma Casa-Museu? Para que serve? Como funciona? Ser explorador por um dia! Está lançado o desafio. Quem é que irá conseguir reunir todas as pistas? Quem é que irá completar todas as tarefas? PÚBLICO-ALVO: 1º e 2º ciclo Ensino Básico

PÚBLICO-ALVO: Pré-escolar, 1º e 2º ciclo Ensino Básico

DURAÇÃO: 1h00

DURAÇÃO: 1h00

LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 15 alunos (máx.)

LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

4


POR AS MÃOS NA MASSA Colocar o avental e o chapéu de cozinheiro, ler a receita, pegar nos ingredientes e meter mãos na massa! PÚBLICO-ALVO: 1º e 2º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h30 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 15 alunos (máx.)

JOGO DA MEMÓRIA Não é preciso sermos grandes para nos esquecermos de certas coisas... Nem sempre sabemos onde deixamos os livros, canetas ou jogos. Ou o nome de um certo cantor ou artista. Às vezes temos a resposta na ponta da língua, mas nem sempre ela se solta. PÚBLICO-ALVO: 1º e 2º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

AUTORRETRATO Representar a ideia que temos de nós próprios, aquilo que vemos ao espelho e aquilo que achamos que somos. Abel Salazar pintou para além do que via ao seu redor, para além daquilo que imaginava... Foi pintor das coisas do mundo e de si próprio. PÚBLICO-ALVO: 1º, 2º e 3º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

A CARTA VAI DENTRO DO ENVELOPE Escrever uma carta pode ser um processo simples... Mas se for uma carta charada será que quem a recebe a consegue ler? PÚBLICO-ALVO: Ensino Básico DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

QUEM CONTA UM CONTO Quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto... Esta será uma história feita por todos e por cada um. Seremos os narradores e os atores, as vozes e os ouvidos. PÚBLICO-ALVO: Ensino Básico DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 15 alunos (máx.)

É A MINHA CARA Sou um pouco do que tenho E daquilo que quero ter. Sou um pouco de cada coisa E no que me consigo rever. PÚBLICO-ALVO: 2º e 3º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

6


CIÊNCIA DIVERTIDA Vamos ser cientistas e investigadores. Vamos fazer experiências e observar resultados. Vamos criar um laboratório na casa... Na Casa-Museu Abel Salazar. PÚBLICO-ALVO: 2º e 3º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h30 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

AO RITMO DA MÚSICA

Pronto para o espetáculo? Os instrumentos estão afinados? E por que não sermos nós a faze-los? Podemos criar instrumentos novos e originais. PÚBLICO-ALVO: 2º e 3º ciclo Ensino Básico DURAÇÃO: 1h30 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 15 alunos (máx.)

A MINHA CASA-MUSEU Mais que uma casa, mais que um museu, é a Casa-Museu. Aqui viveu, Abel Salazar, durante 30 anos. Hoje a casa é visitada por muitos. Será que todos a vêm da mesma forma? Como é que ela é para nós? PÚBLICO-ALVO: Ensino Básico e Secundário DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

A MINHA (PRIMEIRA) TELA Olhar e apreciar a obra de Abel Salazar... Será fácil ser pintor? O que se sente quando se pinta? Qual a inspiração? Qual o estilo? Criação de uma pequena tela tendo como base a obra plástica de Abel Salazar. PÚBLICO-ALVO: 2º e 3º ciclo Ensino Básico e Secundário DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

CRIAR, MOLDAR E DAR FORMA Partindo das criações de Abel Salazar, nomeadamente a escultura, vamos explorar as dimensões, as formas e os traços. Vamos analisar e criar as nossas próprias esculturas.

GRAFITAR COM ARTE

LIVRO EM MOVIMENTO

Exprimir uma vontade um desejo ou uma emoção. O graffiti pode ser uma forma de liberdade ou expressão, uma forma de arte e de convicção. PÚBLICO-ALVO: 3º ciclo Ensino Básico e Secundário

Um livro que em movimento conta uma história... Essa história pode ser mais ou menos comprida... E não é preciso ter palavras para entender o que lá está representado.

CARICATURARTE

DURAÇÃO: 1h30

PÚBLICO-ALVO: 3º ciclo Ensino Básico e Secundário

Vamos exagerar nos nossos desenhos, vamos alterar aquilo que vemos do real, vamos rir com os outros e de nós próprios.

LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 15 alunos (máx.)

DURAÇÃO: 1h30

QUEM SOU EU?

PÚBLICO-ALVO: 2º e 3º ciclo Ensino Básico e Secundário DURAÇÃO: 1h30 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 15 alunos (máx.)

LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

DURAÇÃO: 1h00

Alto ou baixo? Novo ou velho? Poeta ou pintor? Será que com as perguntas certas saberei quem sou?

LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

PÚBLICO-ALVO: 3º ciclo Ensino Básico e Secundário

além do referido, sendo essa intenção comunicada e

DURAÇÃO: 1h00

confirmada previamente.

PÚBLICO-ALVO: 2º e 3º ciclo Ensino Básico e Secundário

As atividades direcionadas para um determinado dia comemorativo podem ser realizadas noutro dia para

LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 20 alunos (máx.)

8


NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS A Casa-Museu Abel Salazar procura aprofundar a ligação com escolas vocacionadas para grupos com necessidades educativas especiais, através da criação de propostas adequadas às características de cada grupo. Os objetivos passam por promover um trabalho criativo e estimulante, apelando ao total envolvimento e dedicação dos participantes.

Mais informações, através do contacto com os serviços da Casa-Museu Abel Salazar.

VISITA INTERATIVA

À FLOR DA PELE

O que é uma Casa-Museu? Para que serve? Como funciona? Ser explorador por um dia! Está lançado o desafio. Quem é que irá conseguir reunir todas as pistas? Quem é que irá completar todas as tarefas?

Por à prova os nossos sentidos e reinventar outros tantos. Nem imaginas as coisas que somos capazes de fazer. Vamos criar algo novo e original.

DURAÇÃO: 1h00

DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 10 alunos (máx.)

LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 10 alunos (máx.)

DEIXA QUE O VENTO OS LEVE

DE CORPO E ALMA

Não voa, mas gira. Para girar precisa de vento. Se não há vento, criamo-lo.

Vamos usar o nosso corpo como meio para a arte. Ou vamos tentar fazer com que nós próprios sejamos o objeto de arte. Vamos pintar e deixar ser pintados. DURAÇÃO: 1h30 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 10 alunos (máx.)

DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 10 alunos (máx.)

PINTURA RECICLADA Fazer um desenho sem lápis, sem tintas ou marcadores. Fazer um desenho improvisando com materiais do uso quotidiano. DURAÇÃO: 1h00 LOTAÇÃO: 5 alunos (mín.) / 10 alunos (máx.)

FÉRIAS NA CASAMUSEU Durante os períodos de férias a decorrer ao longo do ano letivo, convidamos os mais novos a participar num conjunto de várias atividades (dos 6 aos 13 anos) que motivam a aprendizagem, a descoberta e a criatividade. DURAÇÃO: férias escolares NATAL: 17 a 21 de dezembro PÁSCOA: 18 a 22 de março VERÃO: junho, julho e agosto

Mais informações, através do contacto com os serviços da Casa-Museu Abel Salazar.

10


INFORMAÇÕES ÚTEIS

Esta brochura contém as atividades do PROGRAMA ESCOLA NA CASA-MUSEU, de setembro 2012 a setembro de 2013.

HORÀRIOS CASA-MUSEU ABEL SALAZAR

VISITAS E ATELIERS

segunda-feira a sexta-feira 09h30 - 12h30 | 14h30 - 17h00

Sujeitos a marcação e confirmação prévia.

INGRESSOS Todas as visitas e ateliers que estão sujeitos à compra de bilhetes serão entregues no ato de cada atividade. Grupos escolares – entrada gratuita ATL’s, menores de 18 anos e maiores de 65 (inclusive) - €1,00 Público geral - €2,00

OBSERVAÇÕES A programação está sujeita a alterações. Esta brochura apresenta de forma sucinta as informações relativas ao programa de atividades. Os ateliers são preparados e adaptados consoante o contexto escolar e nível de ensino. Sendo também possível criar novos ateliers, mediante proposta dos professores. Para informações mais detalhadas consultar os serviços da Casa-Museu.

sábados 14h30 - 17h00 (horário aplicável aquando de exposições temporárias)

ACESSOS Transportes STCP: 600 (Aliados / Barca ou Maia) 604 (H.S.João / Aeroporto)

CONTACTOS Rua Dr. Abel Salazar | 4465-012 S. Mamede de Infesta Tel. 22 903 98 26 | Fax. 22 903 98 28 http://cmas.up.pt | cmuseu@reit.up.pt

ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS Graça Alves

DESIGN BROCHURA Ana Alves | acamalves@gmail.com


Programa Escola na Casa-Museu 2012/13