Page 1


FESTIVAL DO ARROZ E DA LAMPREIA | SABORES DO CAMPO E DO RIO 13 A 22 MARÇO 2014 MONTEMOR-O-VELHO Com arrojo e determinação, o concelho de Montemor-o-Velho volta a juntar à mesma mesa o único e genuíno arroz carolino do Baixo Mondego e a intensa lampreia pescada no rio Mondego, que continuam a ser os embaixadores de excelência da renovada edição do Festival do Arroz e da Lampreia. Na edição deste ano do evento que marca indelevelmente a agenda gastronómica nacional, estão a ser preparadas algumas novidades, como o aumento significativo da área do festival, de aproximadamente 3.000 m2, ou o reforço dos instrumentos de certificação da qualidade dos seus produtos e da sua gastronomia.

Assim, de 13 a 22 de março de 2015, o renovado espaço da Feira Quinzenal da Vila de Montemor-o-Velho será o palco de uma apurada viagem pelos sabores do campo e do rio.

Mantendo como princípio estratégico a divulgação do património cultural local, é ensejo da entidade promotora – Câmara Municipal de Montemor-o-Velho – a expansão do festival com o aprofundamento e maior oferta dos serviços disponíveis devidamente direcionados a vários segmentos de público, nomeadamente os de fruição familiar e noturna. Além do espaço infantil (Morlândia) e de uma zona exclusiva de bares, o público terá ao ser dispor uma mostra de artesanato do concelho, bem como postos de venda do arroz carolino produzido no Baixo Mondego e um fresco mercadinho de hortícolas.

2


Com vista para o imponente Castelo, durante 10 dias, Montemor-o-Velho é um ponto de encontro, destino gastronómico de qualidade, local que oferece um pretexto para juntar a família e os amigos numa celebração inesquecível, sempre condimentada pelos sabores característicos e diferenciadores da região, destacando-se as hortícolas, o sável ou a tentadora doçaria regional e conventual. Sim, porque a tentação mora neste Festival, com os doces da região a adoçar o programa: do reconfortante arroz doce, às cobiçadas queijadas de Pereira, passando pelas singulares espigas doces de Montemor, sem esquecer os maravilhosos pastéis de Tentúgal.

LINHAS DE FORÇA A gastronomia, enquanto manifestação cultural, desempenha um importante papel de promoção dos produtos locais, de recuperação de vivências e modos de fabrico de outros tempos, de atrativo turístico e de dinamização da população e da economia local. A edição do Festival de 2015 volta a apostar na promoção de produtos autênticos, genuínos e enraizados na cultura de Montemor, apelando aos sentidos de quem nos visita e reforçando o enfoque na qualidade, que vai, certamente, marcar a 13ª edição do festival gastronómico. Queremos continuar a trabalhar para fazer o melhor festival de todos! E, para o conseguirmos, contamos com o apoio do tecido associativo que está a ser desafiado a dinamizar o evento, dos produtores e pescadores, da população do concelho de Montemor, dos parceiros e dos patrocinadores, que gentilmente se propuseram a enobrecer o evento. Fundamental é também a parceria estratégica com a Turismo Centro de Portugal, e os apoios da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Baixo Mondego, da Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho, da LACTICOOP, de Vítor Martinho, da NOVARROZ, da Delta Cafés, da GazMondego e do Sweet Atlantic Hotel.

3


NOVIDADES E DESTAQUES EDIÇÃO 2015 RESTAURANTES ADERENTES DIVULGAM O FESTIVAL DURANTE TODO O MÊS Num esforço contínuo de imprimir maior dinâmica à premissa de “Valorizar o que é nosso” e de potenciar a economia local, foi lançado o desafio aos restaurantes concelhios para se associarem aos valores do Festival. Assim, os aderentes poderão participar no Festival de forma mais alargada, transformando o mês de março no mês do Arroz e da Lampreia em Montemor-o-Velho. Numa sólida parceria, o Município compromete-se a disponibilizar as ementas, tanto no recinto do Festival como nos diversos espaços de divulgação da atividade municipal – www.cm-montemorvelho.pt, www.facebook.com/municipio.montemorvelho, www.facebook.com/mmv.culturmor

REPRESENTAÇÕES ETNOGRÁFICAS REFORÇAM ENTIDADE LOCAL Dando seguimento às mudanças efetuadas em 2014, a edição de 2015 quer continuar a proporcionar momentos que contribuam, simultaneamente, para o reforço da identidade local e para mostrar as diversas vertentes etnográficas que são capazes de agradar e surpreender as diversas faixas etárias. O vestuário e os momentos específicos ligados à atividade agrícola, tais como as cegadas ou a penhora do arroz são alguns dos elementos diferenciadores da nossa memória coletiva que queremos divulgar e partilhar nesta edição do Festival Gastronómico de referência nacional. 13 de março | “Homenagem às Mulheres e Homens do Baixo Mondego” - Desfile de Trajos de Trabalho 14 de março | Reconstituição da Tradição da Penhora do Arroz

4


15 de março | Reconstituição de Cortejo de Casamento do Século XIX no Baixo Mondego 21 de março | Reconstituição de um Serão Tradicional do Século XIX no Baixo Mondego

FESTIVAL PARA TODAS AS IDADES Queremos que o Festival seja cada vez mais uma experiência completa e que para além da excelência da gastronomia se possa sentir toda a grandeza do nosso território. Assim, a tenda foi alargada a pensar no público mais jovem e os três mil metros de área contemplam uma área vocacionada para a juventude, com um espaço de fruição noturna, com bares e animação própria. Os mais novos também vão ter motivos para visitar o festival, uma vez que preparámos um espaço próprio com insufláveis e atividades pedagógicas. À sua disposição estará ainda o “Alvazil”, um jogo de estratégia da Rede de Castelos e Muralhas do Mondego que vai ensinar mais sobre a linha defensiva do Mondego.

MULTIBANCO e WI-FI no RECINTO DO FESTIVAL Pela primeira vez, os pagamentos nas tasquinhas vão poder ser efetuados por multibanco. A imprescindível parceria com a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Baixo Mondego vem dar resposta a uma solicitação há muito reivindicada. Também com a intenção de reforçar, promover uma multiplicidade de experiências e intensificar um sentido de partilha, os visitantes vão poder usufruir de rede Wi-Fi na tenda do festival.

5


A VILA COMO PALCO DO FESTIVAL Com o Castelo, património nacional, como cenário, o Festival, referência indelével na agenda gastronómica nacional, promete uma experiência inesquecível de sabores, tradição e cultura.

TENDA, ACESSOS E LUGARES DE ESTACIONAMENTO MELHORADOS Este ano procurámos melhorar ainda mais as condições do Festival e, por isso, o certame vai realizar-se no novo recinto da feira. O acesso está mais facilitado, a área de estacionamento cresceu e melhorámos as acessibilidades, num claro reforço de segurança.

10 DIAS DE FESTIVAL DO ARROZ E DA LAMPREIA A tenda, localizada no Largo da Feira, no centro da vila de Montemor-o-Velho, vai estar aberta todos os dias, ao almoço e ao jantar. A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, num esforço conjunto com as associações participantes, promove assim uma edição reforçada do Festival do Arroz e da Lampreia. Entre os dias 16 (segunda-feira) e 19 (quinta-feira), só será servida lampreia mediante encomenda, que pode ser feita ligando para a CMMV.

6


COZINHA TRADICIONAL AO VIVO Os deliciosos sabores tradicionais do Baixo Mondego vão ser confecionados ao vivo na tenda do festival pelas associações participantes e outros agentes. Os segredos gastronómicos mais bem guardados do concelho de Montemor-o-Velho vão ser desvendados na “Cozinha Tradicional ao vivo”.

ASSOCIATIVISMO O tecido associativo concelhio respondeu com garra ao desafio proposto pela Autarquia Montemorense de participar e dinamizar o Festival do Arroz e da Lampreia - Sabores do Campo e do Rio. Nesta edição de 2015, todas as tasquinhas presentes no Festival são da responsabilidade de associações do concelho de Montemor-o-Velho. Também na animação o associativismo volta a dar cartas, com uma concorrida agenda de momentos culturais.

Comissão de Verificação da Qualidade Tendo como objetivo a avaliação da participação de cada uma das tasquinhas, volta à cena a comissão de verificação da qualidade, constituída por um representante de cada Unidade de Produção de Alimentos (tasquinha) e um técnico da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho. A comissão irá avaliar, através de uma “Prova Cega”, os diferentes arrozes de lampreia. O vencedor terá como prémio a admissão e isenção do pagamento na edição de 2016 do Festival.

7


Prémio melhor decoração As tasquinhas devem ser decoradas com artefactos típicos de cada localidade, tendo sempre como referência o tema do arroz e da lampreia, do rio e do campo. No final, será atribuído um prémio pela melhor decoração, tendo em conta a adequação à temática, a originalidade, criatividade e a harmonia. A associação que receber o galardão poderá escolher a localização da tasquinha na edição do festival no ano seguinte.

Hortícolas (mercadinho e menus) Próximo do recinto do festival, aberto ao sábado de manhã, o Mercadinho de Hortícolas dá enfoque aos produtos do campo, mostrando o que de melhor se produz em Montemor-o-Velho e apoiando, simultaneamente, os agricultores locais que diariamente se esforçam por apresentar produtos de excelência. A iniciativa fomenta também a proximidade entre produtores e consumidores que partilham um denominador comum: a ligação a Montemor-o-Velho.

Entrada gratuita A entrada no recinto do Festival é gratuita.

8


Artesanato Com o objetivo de dar a conhecer os artesãos de Montemor-o-Velho, reservámos uma vasta área da tenda para esta valência, sendo que o destaque é para as atividades relacionadas com a temática do festival e os visitantes vão poder ver os artesãos a trabalhar ao vivo. No âmbito do Festival continuam a ser feitas fotorreportagens mensais que mostram a arte de Montemor-oVelho, até agora esquecida. Na última sexta-feira de cada mês, a Câmara de Montemor-o-Velho dá visibilidade aos artesãos do concelho e desvenda um pouco mais da cultura, da tradição e da memória de Montemor-o-Velho.

VISITAS GUIADAS | 14, 15, 21 E 22 MARÇO | 10H30 E 15H30 Venha conhecer o Castelo e o Centro Histórico de Montemor-o-Velho e deixe-se transportar para os tempos de reis, princesas e conquistas. Parta, connosco, à aventura por terras de Montemor-o-Velho, aos sábados e domingos, às 10h30 e às 15h30. O ponto de encontro é no posto de turismo do Castelo. Reservas: Posto de Turismo do Castelo (239 680 380 | postodeturismo.mov@gmail.com)

9


RESTAURANTES ADERENTES 1 A 31 MARÇO 2014 CONCELHO DE MONTEMOR-O-VELHO A Grelha | Montemor-o-Velho | 239 689 372 Ementa: Arroz de Lampreia – 19€ Do Mar: perca grelhada com legumes – 9€ | Salmão grelhado com legumes – 9.50€ |Robalinho grelhado com legumes – 9.50€ Da Quinta: arroz de pato à antiga – 9€ | Entrecosto de novilho na grelha com arroz – 9€ | Secretos de porco preto na grelha com arroz – 11€ | Grelhada mista com arroz de feijão – 9.50€ | Lombinhos de porco na grelha com arroz – 9.50€ | Entremeada na grelha com arroz de feijão – 9€ | Entrecosto na grelha com arroz de feijão – 9€ | Bife de vitela na grelha à cortador com arroz – 11.50€ | Costeleta de novilho na grelha à cortador com arroz – 12€ | Franguito no churrasco guarnecido com arroz – 8€

A Lampreia | Ereira | 910 937 342 Ementa: Sável Frito com Arroz de Tomate e Ovas – 17,50€ | Peixe Frito do Rio com Arroz de Tomate e Ovas – 12.50€ | Arroz de Lampreia – 25€ | Arroz de Cabidela – 15€ Sobremesa | Arroz Doce – 1,50€ Nota: Encomendar todos os pratos com 24 Horas de antecedência Todos os pratos incluem bebidas (vinho da casa, água ou sumo) café e sobremesa.

10


A Brasileira | Montemor-o-Velho | 239 688 234 | 910 095 204 Ementa: arroz de polvo – 7€ | arroz de pato – 7€ | feijoada à brasileira – 8€ | arroz de feijão com panados – 6€ | arroz à grega – 6.50€ | tranças de vitela com arroz de legumes – 8€ | strogonoff de frango com arroz – 7€ | costeleta de porco com arroz – 7€ | carne de porco à portuguesa com arroz – 7€ | coxas de frango no forno com arroz – 6€ | bifinhos com cogumelos e arroz – 7€ | feijoada de chocos -7€ | arroz de lulas – 7€ | dobrada com arroz – 8€ | frango à brasileira – 8€ /// Sobremesa: arroz doce – 1.50€ /// Todos os pratos incluem 1 bebida (água, sumo ou vinho).

Casa Arménio | Tentúgal | 239 951 175 Sopa: Sopa de feijão seco com arroz – 2€ /// Ementa: arroz de miúdos de pato (cabidela) – 10€ | arroz de pato (cabidela) – 16€ | arroz de galinha (cabidela) – 13€ | arroz de pato seco no forno de lenha (só com reserva) – 16€ /// Sobremesa: arroz doce – 2.5€

Cozinha Regional A Moagem | Montemor-o-Velho | 239 680 225 | 915 582 438 Buffet (de terça-feira a sexta-feira) – 10€ - inclui a bebida e o café /// Buffet (sábado e domingo) – 11€ + bebidas /// Pratos de arroz do buffet (2 por dia): arroz de pato | arroz de polvo | arroz de cabidela | arroz à valenciana | arroz branco, de tomate, de feijão, de pimentos e de grelos |arroz de lampreia- 25€ com as entradas e sobremesas do buffet

11


Escondidinho | Pereira | 239 647 246 Ementa: arroz de lampreia - 18€ | arroz de feijão com pataniscas – 7.50€ | arroz de tomate com peixe frito – 7.50€ | arroz de cabidela – 6.50€ | pato escondido com arroz – 8€ | arroz manteiga com bifinhos e cogumelos – 6.50€ /// sobremesa: arroz doce 1.50€

Encosta de São Pedro | Carapinheira | 964 565 632 Ementa: Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Tomate – 7.50€ | Frango de Churrasco com Arroz de Feijão – 7.50€ | Costeleta de Porco com Arroz de Ervilhas – 7.50€ | Fêveras à Casa com Arroz de Legumes – 7.50€ | Piascas de Vitela com Arroz Branco – 7.50€ | Entremeada de Porco com Arroz – 7.50€ | Arroz de Lampreia /// Sobremesa: Arroz Doce – 1.50€ /// Nota: arroz de lampreia necessita de encomenda com 24 horas de antecedência.

Floripes | Montemor-o-Velho | 239 680 322 | 918 095 511 Sopa: Canja de Arroz – 1,50€ | Sopa de Arroz e Feijão – 1,50€ /// Peixe: pataniscas de bacalhau com arroz de feijão – 6,50€ | pataniscas de bacalhau com arroz de tomate – 6,50€ | pataniscas de bacalhau com arroz de grêlos – 6,50€ | peixe frito com arroz de feijão – 6,50€ | peixe frito com arroz de tomate – 6,50€ | peixe frito com arroz de grelos – 6,50€ /// Carne: arroz de pato de cabidela – 6,50€ | arroz de galo de cabidela – 6,50€ | arroz de pato no forno – 6,50€ /// Sobremesa: arroz doce – 1,50€ | leite-creme – 1,50€ /// Ementa – valor total 9.50€

12


O Manjar do Tojal | Pereira | 239 645 179 | 919 830 499 Entrada: Morcela de arroz /// Ementa: Opção 1: Arroz de galo de cabidela – 12.50€ /// Opção 2: Arroz de Lampreia – 18.50€ /// Sobremesa: Arroz doce /// Complementos: Vinho tinto / branco da casa, água, sumo, cerveja e café /// O arroz de lampreia deverá ser marcado com antecedência mínima de 24 horas e para um número mínimo de 4 pessoas. /// (Tudo incluído)

Marinheiro | Montemor-o-Velho | 239 680 137 | 969 072 755 Sopas: sopa de Peixe | sopa de Hortaliça com arroz | sopa de Feijão-verde com arroz | sopa de Nabo com arroz | sopa de alho francês com arroz | sopa de lavrador com arroz. /// Ementa: Opção 1 – Arroz de Lampreia – 20€ /// Opção 2 – Enguias fritas com arroz – 15€ /// Sobremesa: Arroz doce. /// (Tudo incluído)

Nobres Sabores | Meãs do Campo | 239 621 270 | 963 033 452 Ementa: Arroz de Lampreia – 15€ | Arroz de Línguas de Bacalhau – 12€ | Arroz de Entrecosto em vinho D’alhos – 10€ /// Sobremesa: Arroz Doce Merengado – 2€

O Califa | Santo Varão | 239 645 512 | 916 535 762 Entradas: Pão / Azeitonas /// Sopa de legumes /// Ementa: Arroz de galo de cabidela – 10€ | Arroz malandro de pato – 10€ | Arroz de lampreia – 18€ /// Sobremesa: Arroz doce /// Complementos: Vinho tinto / branco da casa (1/2 jarra ou 2 bebidas com cápsula por pessoa) | Café / descafeinado e digestivo /// O arroz de lampreia deverá ser marcado com antecedência mínima de 8 horas e para um número mínimo de 4 pessoas. /// (Tudo incluído)

13


O Mosteiro | Montemor-o-Velho | 239 689 446 Peixes: Arroz de marisco – 12.50€ | Arroz de lulas – 9€ | Filetes com arroz de legumes – 9€ | Solha frita com arroz de grelos – 8.50€ /// Carnes: Arroz à valenciana – 10€ | Picanha com arroz de feijão – 12.50€ | Cabidela de galinha – 8.50€ | Pato no forno com arroz de miúdos – 10€ /// Sobremesa | Arroz doce – 1.50€

O Poço | Arazede | 239 621 453 | 239 111 162 Ementa: arroz de marisco – 6.50€ | arroz de cabidela – 6.50€ | arroz de pato – 6.50€ | arroz de tomate com petinga frita – 6.50€ | arroz de feijão com panados – 6.50€ | arroz branco com grelhada mista – 6.50€ | arroz branco com costeletas de novilho grelhadas – 9€ | arroz branco com costeletas de porco grelhadas – 6.50€ | arroz branco com fêveras grelhadas – 6.50€ | arroz branco com secretos – 10€ | arroz branco com picanha – 10€ | arroz de feijão com grelhada mista – 6.50€ | arroz de feijão com costeletas de novilho grelhadas – 9€ | arroz de feijão com costeletas de porco grelhadas – 6.50€ | arroz de feijão com fêveras grelhadas – 6.50€ | arroz de feijão com secretos – 10€ | arroz de feijão com picanha – 10€ /// sobremesa: arroz doce – 1€ /// Nota: O preço pago pelo prato inclui entradas (pão e azeitonas), bebida e café

O Serrado | Arazede | 239 607 218 Ementa: Arroz de Pato – 8€ | Arroz de Cabidela – 7.50€ | Arroz de Marisco – 11€ | Arroz de Polvo – 8€ /// Sobremesa: Arroz Doce – 1,50€

14


Paraíso | Carapinheira | 239 629 488 Ementa: Cabidela de galo | Cabidela de leitão | Arroz de tomate com peixe frito | Arroz primavera com grelhada mista /// Todos os pratos são 7€ e incluem pão, azeitonas, bebida (água, sumo, vinho ou cerveja) e café

Patinhos | Carapinheira | 239 623 535 | 965 615 073 Entradas: Escabeche de petinga e sável – 3.00€ | Bolinhos de arroz – 0,80€ | Paté de atum com salpicos de arroz – 2.50€ | Presunto – 3.00€ /// Arroz de míscaros com filetes de polvo – 12.50€ | Arroz de sames de bacalhau com tomate e pimento – 10.00€ | Arroz de robalo – 12.00€ | Arroz de Lampreia – 19.00€ | Arroz de galo malandro – 10.00€ | Arroz de pato – 11.00€ | Arroz de míscaros com lombinho de vitela braseado – 13.00€ /// Arroz doce, mousse de arroz e chocolate, leite creme – 2.50€ /// Menu 1 | Lampreia, entradas, vinho, sobremesa e café – 30.00€ /// Menu 2 | Um dos restantes pratos, sobremesa, vinho e café – 17.50€ /// Todos os pratos de arroz são confecionados com arroz: CAROLINO DO MONDEGO “DIAMANTE AZUL”

Pimpão | Seixo de Gatões | 239 621 421 | 961 055 266 Ementa /// terças-feiras: Entrecosto grelhado com arroz de feijão – 8€ /// quartas-feiras: Petingas com arroz de tomate – 8€ /// quintas-feiras: Arroz de lampreia – 25€ /// sextas-feiras: Arroz de cabidela de galinha – 8€ /// sábados: Pataniscas de bacalhau com arroz de grelos – 8€ /// domingos: Arroz de pato no forno – 8€ /// Menu inclui: pão, azeitonas, vinho da casa ou bebida de cápsula, sobremesa e café

15


Refúgio do Paul | Carapinheira | 239 621 063 Ementa /// Opção 1: Arroz de Tamboril – 9€ | Arroz de Polvo – 9€ | Arroz de lampreia – 15€ (É necessário marcar com 24 horas de antecedência) /// Opção 2: Arroz de Mariscada – 7.50€ | Arroz de Cabidela – 6.50€ | Arroz de Pato – 6.50€ /// Os pratos que estão na opção 2 incluem bebida e café.

Sítio Certo | Meãs do Campo | 239 629 473Ementa: segundas-feiras: Sopa – Fêveras Grelhadas com Arroz Frito – Arroz Doce – 8€ /// terças-feiras: Sopa – Arroz de Cabidela – Arroz Doce – 8€ /// quartas-feiras: Sopa – Filetes com Arroz de Legumes – Arroz Doce – 8€ /// quintas-feiras: Sopa – Petinga Frita com Arroz de Feijão – Arroz Doce – 8€ /// sextas-feiras: Sopa – Panados de Frango com Arroz de Ervilhas – Arroz Doce – 8€ /// sábados: Sopa – Calamares com Arroz e Salada – Arroz Doce – 8€ /// Nota: O restaurante poderá alterar a ementa

Quinta de São Luiz | Pereira | 239 642 000 | 962 056 035 Entradas: raviolis de camarão com alho francês e gengibre – 4.50€ | vieiras e amêijoas salteadas ao molho e bulhão pato – 7€ /// Sopa: Aveludado de codorniz com espargos verdes assados – 3€ | Creme de abóbora assada com cogumelos ao manjericão – 2.50€ /// Peixe: Arroz do baixo Mondego de camarão e patanisca de grelos – 11€ /// Carne: Peito de pato corado com molho gengibre e lima, arroz do baixo Mondego e Portobello, caneloni de tomate cereja, brócolos e alho francês – 15€ /// Sobremesas: Parfait de chocolate e pimenta rosa com redução de vinho do Porto – 3€ | Trio conventual (Abade Priscos, torta de laranja e leite creme) – 3€ | Queijada de Pereira com areia de amendoim e gelado de pêssego – 3€

16


TENDA DO FESTIVAL 13 A 22 MARÇO 2014 13 | INAUGURAÇÃO | 19h – 02h 14, 15, 20, 21 e 22 | 12h – 02h 16, 17, 18e 19 | 12h – 24h TENDA | LARGO DA FEIRA | MONTEMOR-O-VELHO

TASQUINHAS Casa do Povo de Abrunheira ESPECIALIDADES: Paté de Peixe | Croquetes de Peixe | Morcela Doce de Arroz | Alheira de Peixe | Buchos Avinhados | Bifana no Pão | Sardinhas Albardadas | Moelas | Pataniscas de Peixe do Rio | Jaquinzinhos | Petinga Frita | Ruivacos | Lagostins | Arroz à Roupa Velha | Lampreia Quinhentista | Arroz de Lampreia | Enguias Fritas | Jaquinzinhos com Arroz* | Petinga Frita com Arroz* | Sável Frito com Arroz* | Tibornada de Polvo | Arroz de Cabidela | Borrego Estufado com Nabiças e Arroz* | Galo Estufado com Arroz* | Grelhada Mista com Arroz* | Secretos de Porco Bísaro com Arroz* (* Arroz de Grelos, Tomate, Feijão, Primavera ou Branco) | Pastel de Arroz doce | Arroz Doce | Mousse de Chocolate | Folhado de Lampreia d’ Ovos | Papas de Moado

17


Centro Beira Mondego – Santo Varão ESPECIALIDADES: Sopa de Legumes | Sopa Galega | Sopa de Feijão com Couve | Sopa à Lavrador | Caldo Verde | Sopa de Peixe | Arroz de Lampreia | Arroz de Cabidela | Arroz de Tomate com Pataniscas | Arroz de Tomate com Enguias | Arroz de Tomate com Secretos de Porco Preto | Morcela de Arroz com Migas | Arroz de Feijão com Pataniscas | Arroz de Feijão com Enguias | Arroz com Pato Assado | Arroz de Feijão com Grelhada | Arroz Manteiga com Carne Marinhoa | Lampreia à Bordalesa com Grelos | Arroz de Cabidela | Arroz de Legumes com Pataniscas | Arroz de Legumes com Enguias | Arroz de Legumes com Secretos de Porco Preto | Arroz de Legumes com Novilho Marinhoa | Morcela de Arroz com Migas | Arroz de Frutos Secos com Carne Marinhoa

Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro ESPECIALIDADES: Sopa Gandareza | Arroz de Lampreia | Enguias Fritas com Arroz de Grelos | Leitão à Gandareza com Arroz de Cenoura e Salada | Costeleta de Novilho com Arroz de Feijão e Salada | Grelhada Mista com Arroz e Migas | Arroz de Galo de Cabidela | Arroz Doce | Crepe com Bola de Gelado e Calda de Morango / Chocolate | Pudim Caseiro | Tarte de Nata | Serradura

Grupo Folclórico da ACDR de Meãs ESPECIALIDADES: Sopa de legumes | Arroz de Lampreia | Arroz de Cabidela | Arroz de Pato | Arroz Velho | Arroz de Feijão com: Grelhada Mista, Picanha, Enguias Fritas, Pataniscas de Bacalhau ou Petinga | Arroz Doce | Arroz Doce com Ovos | Arroz Doce com Fios d’Ovos | Arroz Doce com Chocolate | Arroz Doce com Amêndoa | Arroz Doce no Forno | Casamento Feliz

18


Grupo Folclórico da Ereira ESPECIALIDADES: Sopa a Pescador | Arroz de Lampreia | Enguias Fritas | Sável com Arroz de Ovas | Peixe do Rio frito com Arroz de Tomate | Machinhos Grelhados (enguia) com Arroz Feijão | Jaquinzinhos com Arroz de Tomate | Pataniscas com Arroz de Tomate | Picanha | Secretos | Mista | Arroz Doce | Lampreia Doce Folhada | Salada de Fruta | Doce D’Avó | Baba de Camelo | Fruta da Época

POSTO DE VENDA DE ARROZ CAROLINO DO BAIXO MONDEGO Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho Vítor Martinho

ANIMAÇĂO, ETNOGRAFIA & MÚSICA AO VIVO TENDA | LARGO DA FEIRA | MONTEMOR-O-VELHO 13 março | sexta-feira 20h| Reconstituição Etnográfica | Desfile de Trajos de Trabalho 21h| Cozinha Tradicional ao Vivo | Casa Arménio 22h| Afriklave 00h| Dj Bastez

19


14 março | sábado 14h| Ensemble de Clarinetes da Associação Filarmónica União Verridense 18h| Cozinha Tradicional ao Vivo | Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro 20h| Reconstituição Etnográfica | Serão Tradicional | Rancho Folclórico da C.P. Tentúgal 21h| Iconic Girls 00h| Dj’s Seventeen, Striker e L3ader

15 março | domingo 12h| Cozinha Tradicional ao Vivo | Chef Artemy Lopatin | Sweet & Co 15h| Reconstituição Etnográfica | Cortejo de Casamento 16h| Rancho das Cantarinhas da Filarmónica Instrução e Recreio de Abrunheira 17h| Grupo Folclórico da ACDR de Meãs 18h| Cozinha Tradicional ao Vivo | Grupo Folclórico da Ereira 19h| Grupo de Dança As Traquinas 20h| Ensemble de Saxofones da Academia Musical Arazedense

20 março | sexta-feira 19h| Cozinha Tradicional ao Vivo | Casa do Povo de Abrunheira 20h| Orquestra Ligeira de Carapinheira 21h| AlfaBrass 00h| Soul Funk Brothers

21 março | sábado 14h| Cozinha Tradicional ao Vivo | Restaurante Patinhos 16h | Grupo de dança MD Team / Mind Dance 17h| Rancho Folclórico Amores-perfeitos do Bebedouro

20


17h30| Cozinha Tradicional ao Vivo | Grupo Folclórico da ACDR de Meãs 18h| Gruteca da Lacam 19h| Aula de Zumba por Morfit 20h| Reconstituição Etnográfica | Penhora do Arroz | Rancho Folclórico e Regional do Seixo 22h| Dancequi 23h| Dj Diogo Almeida 23h30| Thegriffo quresma, Emerson Rosrio e DUX Vitor 00h| Dj Frank Bullace

22 março | domingo 12h| Cozinha Tradicional ao Vivo | Chef Artemy Lopatin | Sweet & Co 15h| Grupo de Cantares Arroz aos Molhos 16h| Rancho Folclórico Malmequeres de Reveles 17h| Cozinha Tradicional ao Vivo | Centro Beira Mondego – Santo Varão 18h| Grupo Folclórico da Vila de Pereira

21


RECONSTITUIÇÕES ETNOGRÁFICAS

13 março | sexta-feira | 20h Desfile de Trajos de Trabalho

14 março | sábado | 20h Serão Tradicional | Rancho Folclórico da C.P. Tentúgal

15 março | domingo | 15h Cortejo de Casamento

21 março | sábado | 20h Penhora do Arroz | Rancho Folclórico e Regional do Seixo

22


COZINHA AO VIVO 13 março | 18h Casa Arménio

14 março | 18h Centro de Assistência e Cultura do Tojeiro

15 março | 12h Sushi de lampreia com arroz carolino do Baixo Mondego by Chef Artemy Lopatin | Sweet & Co

15 março | 18h Grupo Folclórico da Ereira

20 março | 19h

23


Casa do Povo de Abrunheira

21 março | 14h Restaurante Patinhos

21 março | 17h30 Grupo Folclórico da ACDR de Meãs

22 março | 12h Sushi de lampreia com arroz carolino do Baixo Mondego by Chef Artemy Lopatin | Sweet & Co

22 março | 17h Centro Beira Mondego – Santo Varão

24


DEBATE 19 março | quinta-feira | 14h | Mercado Abastecedor | Carapinheira Agricultura: Potencialidades e Oportunidades do território

PARTICIPAÇÕES INSTITUCIONAIS Turismo do Centro Câmara Municipal de Condeixa Câmara Municipal de Miranda do Corvo Câmara Municipal de Penacova Câmara Municipal de Penela Câmara Municipal de Soure Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares Associação Digo de Azambuja Teatro dos Castelos APPACDM de Coimbra – Unidade Funcional de Montemor-o-Velho Adega Cooperativa de Cantanhede

DOÇARIA REGIONAL Associação Fernão Mendes Pinto

25


Grupo Folclórico da Vila de Pereira Pousadinha

POSTO DE VENDA DE CAFÉ Associação Cultural Desportiva Recreativa e Social de Quinhendros

ARTESANATO Ana Laranjeiro | MEÃS DO CAMPO Abel Lopes Cardoso | ARAZEDE Ana Paula Rodrigues | PEREIRA Artesanato José Oliveira | ARAZEDE Bertina da Cruz Picanço Lé Freitas | GATÕES Delminda Maria Valente Duarte | VERRIDE EMTEADAS Escola de Tecelagem da LACAM | CARAPINHEIRA Fernanda Cadima | MONTEMOR-O-VELHO Florista AVIFLOR | Montemor-o-Velho João Pedro Pereira | LICEIA Mário Alberto Marques Ferraz Ferreira | ARAZEDE Maria José Canteiro Santos | GATÕES Irene Lopes | LEÇA DA PALMEIRA

26


Maria Filomena da Cruz Gomes | COIMBRA Moreir’Art | CASTANHEIRA DE PÊRA Paula Maria Brito e Sousa Trindade Teixeira | COIMBRA Paula Maria Silva Lopes Tavares | OVAR Ruth da Silva | TÁBUA Sónia Moreira | CASTANHEIRA DE PÊRA

BARES, COMÉRCIO e SERVIÇOS Carla Carina Coelho Reis Centro de Recreio Popular de Formoselha - ACDS Firmino João Martins Jornal de Montemor Marinho Jorge Rosa Pascoal – Ginga de Óbidos Sabores do Douro Gomas7.come Turismor Unipessoal, Lda.

27


MORLÂNDIA - Espaço Infantil | Ateliês da Pequenada | 12H-22H OFICINAS CRIATIVAS | JOGO DE ESTRATÉGIA “ALVAZIL”

O FESTIVAL DO ARROZ E DA LAMPREIA | SABORES DO CAMPO E DO RIO EM NÚMEROS 21 unidades de restauração aderentes durante todo o mês (15 restaurantes aderentes na edição 2014)

Tenda | Vila de Montemor-o-Velho | 13 a 22 de março de 2015: 3.000 m2 de tenda (mais de 1/3 relativamente à edição de 2014) 2 Postos de Venda de Arroz Carolino do Baixo Mondego 10 Espaços de participação institucional 19 Espaços de Artesanato (privilegiar as artes e ofícios locais e o trabalho ao vivo); 3 Espaços Doçaria Regional (Montemor-o-Velho, Pereira e Tentúgal) 5 Tasquinhas 8 Espaços de Bares Comércio e Serviços 1 Espaço ‘Cozinha ao Vivo’ (gastronomia local). 1 Espaço Infantil – Morlândia - (insufláveis, oficinas e jogo de estratégia “Alvazil”) 1 Posto de Venda de Café

28


ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal de Montemor-o-Velho

PARCEIRO ESTRATÉGICO: Entidade Regional de Turismo do Centro

APOIOS: Caixa de Crédito Agrícola Mutuo do Baixo Mondego Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho DELTA Lacticoop Novarroz GazMondego Vítor Martinho

29


COLABORAÇÕES: Associações Concelhias Câmara Municipal da Figueira da Foz Câmara Municipal de Penela Juntas de Freguesia do Concelho Sweet&Co, Sweet Atlantic Hotel Sushi Love, Chef Artemy Lopatin

30

Press kit fal 2015  
Press kit fal 2015  
Advertisement