Monte Mayor - a terra e a gente

Page 177

António Correia da Fonseca e Andrade e a História Manlianense - 10

e153 que da cidade o que quizesem e esperando lhe pedissem a metade della, que era o que detreminava dar lhe. Os Religiozos mostrando em tudo desinteresse154 lhe diseram que se pelo amor de Deos lhe quizese sua Alteza dar huma Igreja dentro na cidade o teriam por mercê grande, o que ouvindo el Rey e os cavalleiros ficaram adimirados de verem tam grande dezape[fl. 89-v.]go naquelles Religiozos e mais quando lhe chegaram a offerecer huma coroa de ouro e pedras preciozas, dadiva de Gonçalo Munhir, que foi cazado com huma filha del Rey Dom Bermudo segundo. E nam admittindo el Rey a offerta da Coroa lhe mandou dar para fazerem huma cruz de prata dos Zarcos (?), e conferindo lge todos os privilégios dos Reys seos predecesores, lhe deo algumas cazas na cidade, e155 a156 Igreja de Sam Pedro, que fazendo a Priorado de Lorvam lhe puzeram Religiozos, que a servisem, o que tudo consta do Privilegio que se conserva no archivo daquella caza. 89 Asi ficou el Rey Dom Fernando Senhor de Coimbra, Montemor157 e de todas as mais terras athe o mar, e seria entam igual a gloria que aquella cidade tivese, á em que esta villa tambem se vise por se acabar a opresam, em que os Barbaros a tinham, e lhe seriam mais pezados pelo aborrecimento que lhe cauzaria a lembrança dos antigos, pois como herdeiros do sangue o aviam de ser tambem do ódio e quem poderá dizer o q que entam fose e individuar o que succedese? Pois no discurso de duzentos e dezaseis annos158 que tantos pasaram desde que o Abbade Dom Joam deffendeo o Castello, atte o em que Dom Fernando logrou tanto triumpho, sendo as ahuas tam turvas, nam se vê nos regatos as áreas, e posto sejam sem conto as estrellas [90-r.] se há nublados, he imposivel devizadas, por serem os longes inimigos capitães das vistas que por mais que a perpicacia seja, sempre o ambaraçam névoas. 90 Purificou se a Cathedral e nella premiou el Rey a muitos159 do seo exercito, e asi armou cavalleiro ao valerozo Hércules daquelle tempo Cid Ruy Dias, de cujas proezas estam cheas as historias, de que daremos alguma noticia, pela grande veneraçam, que devemos ter á sua memoria, pois se achou como na conquista de Coimbra, na dita villa, e asi em capitulo particular se dezempenhará a nosa obrigaçam em o refferir. 91 Teve este Monarcha grandes e felices succesos nos seos reynos, e avendo dividido entre seos filhos os reynos herdados e adquiridos, tendo reynado trinta annos, morreo em Leam o de 1067, sendo de secenta de idade, donde está sepultado em Santo Izidoro, junto á Raynha sua molher, que falleceo sendo Religioza no anno de 1069,

153 - Segue-se à margem: Manda lhe pedissem os Religiozos e pedem só hua Igreja na cidade. 154 - Ao fundo da página: Feita aqui uma palavra que pelo sentido quer dizer dezapego das cousas do mundo mas que no original está expressa numa só palavra que foi cortada da tinta a não pode ler. 155 - Segue-se à margem: Benedit. Luz., l. 1, trat. 2, p. 2, cap. 7, pag. 326 e 327. 156 - Segue-se à margem: Da lhe el Rey a Igreja de S. Pedro e algumas cazas na cidade. 157 - Segue-se à margem: Marinh. Gran. de Lixboa, l. 4, cap. 1, pag. 363. 158 - Segue-se à margem: Havião pasado 216 annos que o Abbade D. João tinha defendido o Castelo. 159 - Segue-se à margem: Agiol. Luz., tom. 1, pag. 48 e 49.

175


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.