Issuu on Google+

Edição 04 | Ano 1 | Junho de 2013

www.clubedomalte.com.br

senta que lá vem a história Guinness: sinônimo de cerveja stout Pag 04 e 05

Estilo do mês Conheça um pouco mais sobre o estilo Barley Wine Pag 03

Beerpack O mês das Jóias da Coroa Pag 06

Receita do chef O Chef Fábio Pimentel te ajuda a preparar uma receita de Caesar Salad Pag 07

portas abertas Cervejas Nogne no Brasil Pag 02


02

CERVEJA DE TODOS OS JEITOS | portas abertas | JUNHO 2013

NOGNE NO BRASIL

portas abertas Olá querido leitor, Chegamos a quarta edição do nosso jornal Cerveja de Todos os Jeitos trazendo para você ainda mais novidades e informações sobre a nossa amada cerveja. Nessa edição, o destaque de capa é a cervejaria Guinness, uma lenda em todo o mundo com as suas inigualáveis cervejas escuras e a sua propaganda inteligente e envolvente. Conheça as principais movimentações do mercado cervejeiro como o lançamento da segunda edição do Single Hop Project, da Way Beer, que utiliza uma mesma base de cerveja para testar o resultado com diferentes lúpulos. Tem também o destaque do Dia Brasileiro da Cerveja, um movimento criado pelos Blogueiros Brasileiros de Cerveja para cultuar o movimento das cervejas especiais no Brasil. Na cerveja do mês, conheça um pouco mais sobre a Barley Wine, um estilo de cerveja muito complexo e para os paladares mais refinados. Na receita do mês, aprenda com o nosso chef como fazer uma Caesar Salad pra lá de invocada.

MUNDO CERVEJEIRO DIA DA CERVEJA BRASILEIRA É CELEBRADO NO MÊS DE JUNHO

D

ata ainda pouco conhecida no Brasil, o Dia Brasileiro da Cerveja tem a sua segunda edição no dia 05 de junho. Criada em 2012 pelo BBC - Blogueiros Brasileiros de Cerveja, a data homenageia o mítico cervejeiro catarinense Rupprecht Loeffer, o “Seu Lefra”, um dos mais longevos mestres cervejeiros do País, que dirigiu durante anos a Cervejaria Canoinhense. “Seu Lefra” era o mais antigo mestre cervejeiro brasileiro em atividade até falecer, em 27 de fevereiro de 2011, aos 93 anos. As suas cervejas escreveram parte da história da “bebida mais saudável que existe” – como afirmava um de seus antigos rótulos – no Brasil. Em seu primeiro ano, a comemoração envolveu diversos bares, cervejarias, lojas especializadas e e-commerces. Além disso, nas redes sociais e na grande mídia a data também foi destaque. No segundo ano de comemoração, o objetivo é aumentar ainda mais essa participação. Fiquem atentos porque a segunda edição promete ainda mais promoções.

Um brinde a cerveja: a solução e a causa de todos os nossos problemas

Publisher

Esperamos que você goste. Boa leitura e que dessa fonte nunca seque!

Jornalista Responsável

Douglas Salvador douglas.salvador@clubedomalte.com.br Jorge Gomes Rosa Neto Mtb 3288

Colaborador

Fábio Pimentel

Revisão

Lia Salvador

Direção de Arte Mariana Ramos

Impressão

Gráfica Monalisa www.graficamonalisa.com.br Douglas Salvador

Tel: 55_41_3014-3414

- hommer simpson

EXPEDIENTE

Confira também a programação mensal do Beer Pack, que destaca as cervejas inglesas, reconhecidas e admiradas em todo o mundo.

douglas.salvador@clubedomalte.com.br

EDITORIAL

Chegaram ao Brasil as cultuadas cervejas norueguesas Nognes.

Realização

Clube do Malte faleconosco@clubedomalte.com.br (41) 3014-3414

SINGLE HOP PROJECT EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO

C

hega ao mercado a segunda edição do Single Hop Project, da Way Beer. Para quem não teve a oportunidade de conhecer no ano passado, o projeto utiliza a receita da Way American Pale Ale para testar a receita com novos lúpulos. Na primeira edição, os destaques foram os lúpulos Cascade, Amarillo e Citra. Neste ano, os lúpulos utilizados foram o Topaz, Mosaic, Motueka e HBC342. A edição é limitada e cada kit será numerado. Quer saber mais? Visite o nosso site e confira.


CERVEJA DE TODOS OS JEITOS | ESTILO DO MÊS | JUNHO 2013

Estilos de cerveja

03

BARLEY WINE A Schmitt foi a primeira cervejaria brasileira a acreditar no estilo.

BARLEY WINE, A CERVEJA QUE PARECE UM VINHO

A

Barley Wine é um estilo de cerveja peculiar e geralmente muito apreciado pelos cervejeiros mais entusiastas. Feita a partir de um mosto muito concentrado (OG entre 1,1 e 1,30), é uma cerveja muito encorpada, frutada e, acima de tudo, extremamente alcoólica, com abv entre 8% e 12%. Esse é um dos motivos pelos quais o estilo foi batizado de “vinho de c ev ada” . Geralmente não é uma cerveja de barril sim de garrafa, sendo frequentemente engarrafada em vasilhames pequenos. O seu consumo também é muito diferente da tradicional loira gelada. As Barley Wines são

cervejas perfeitas para os dias mais frios, para harmonizar com pratos de sabor marcante ou até mesmo com sobremesas. Muitas cervejarias produzem versões com baixa carbonatação para que a cerveja possa ser consumida também como um licor. Uma outra característica marcante desse estilo é o potencial de envelhecimento. Como o teor alcoólico é elevado, a cerveja adquire uma resistência muito alta às ações da madeira e consegue absorver novas características que deixam ainda mais complexo a gama de sabores do estilo. Uma dica do Clube? A Pagan Barley Wine será o grande destaque do nosso próximo Beer Pack.

BEERPEDIA MOSTO: É a primeira etapa da cerveja. A

mistura dos maltes moídos com a água são levados a uma rampa de mostura onde se obtém um líquido viscoso e extremamente rico em açúcares.

ENCORPADA: Cervejas encorpadas são cervejas mais marcantes, mais licorosas, mais densas e com uma carga maior de açúcares e proteínas na sua versão final. Quando bebemos esse estilo de cerveja, temos a sensação de “preenchimento” na boca. ABV: Alcohol by volume, é a graduação alcoólica da cerveja geralmente medido em percentual de álcool para cada 1000ml de cerveja.

CARBONATAÇÃO: É a quantidade de gás na cerveja que auxilia na formação de espuma e sensação de refrescância da bebida.


04

CERVEJA DE TODOS OS JEITOS | senta que lá vem a história | JUNHO 2013

senta que lá vem

a história

A

há mais de 250 anos, a guinness é produzida com a mesma composição

GUINNESS é sem duvida uma das cervejas mais espetaculares já criadas. Tudo começou em 1756 quando Arthur Guinness recebeu £100 de herança e comprou uma micro cervejaria no condado de Kildare, na Irlanda. Três anos depois, em 1759, no coração de Dublin - em St. James’s Gate - ele alugou a planta de uma cervejaria inativa por £45 ao ano, e assinou o histórico contrato de arrendamento de 9.000 anos, intensificando a produção de suas cervejas que foram inicialmente lançadas com o nome de GUINNESS PORTER e GUINNESS ALE. Só em 1799, Arthur Guinness resolveu encerrar a produção da cerveja tipo Ale para se concentrar na fabricação da Porter. As Stout eram consideradas estilos do grupo Porter, que caracterizavam uma versão de Porter mais forte, mas não necessariamente mais alcoólico. Graças à GUINNESS, a Stout Porter adquiriu personalidade própria e desde então é denominada apenas como Stout. O símbolo da Harpa Irlandesa foi adotado em 1862, e registrado oficialmente em 1876, quando definitivamente a GUINNESS já fazia parte da vida dos irlandeses. Em 1881 a planta de GUINNESS, em St. James’s Gate, foi considerada a maior cervejaria do mundo com produção anual de 1.2 milhões de barris.

AS CERVEJAS DA GUINNESS: GUINNESS DRAUGHT

4.1% - Sabores de fruta e creme são equilibrados pelo amargor, com alcaçuz e caramelo escuro emergindo em direção ao um final seco.

GUINNESS foreign extra stout

7.5% - Sabor rico de malte, café amargo e alcaçuz. A acidez do final suaviza seu forte ter alcoólico.


CERVEJA DE TODOS OS JEITOS | senta que lá vem a história | JUNHO 2013

05

Guinness: sinônimo de cerveja stout em todo o mundo. Por manter sempre um rigoroso padrão de qualidade de produção e um consistente plano comercial e de expansão, a GUINNESS tornou-se em 1908 a cerveja mais consumida do mundo. Em 1967 a cerveja GUINNESS DRAUGHT foi introduzida no mercado americano dando sequencia a sua estratégia de expansão internacional, sendo que já em 1985, a cerveja era vendida em mais de 120 países. Em 1997, a GUINNESS entrou em um processo de fusão com o grupo Grand Met, para formar a Diageo, em um negócio de mais de £24bilhões. Há mais de 250 anos, a GUINNESS é produzida com a mesma composição que a consagrou. O malte é torrado, o que lhe confere a coloração escura e o paladar tostado. Esta mistura única proporciona uma cerveja tipo stout, de alta fermentação, cujo balanço entre o amargor do lúpulo e a doçura do malte é facilmente perceptível. Em sua sede, em Dublin, a cervejaria mantém um museu contando a história da cerveja e vendendo dezenas de produtos licenciados com a marca, como: roupas, copos e objetos de decoração. Em várias partes do mundo, especialmente na Europa, algumas datas comemorativas são sinônimos de GUINNESS e uma tradição da marca, como: o St. Patrick’s Day, o Dia Mundial do Rock e o Halloween, que também tem origem celta e foi levado para os Estados Unidos pelos Irlandeses.

CURIOSIDADE: Há uma bolinha dentro das latas de Guinness. Por quê? Fergal Murray, mestre-cervejeiro da GUINNESS explica: “Trata-se de uma cápsula propulsora de nitrogênio que, misturada ao gás carbônico, mantém o sabor da bebida. Essa cápsula também tem a função de compactar as bolinhas de gás da cerveja, levando todo o gás para o colarinho, tornando-o denso e cremoso. A cápsula de nitrogênio libera o gás no momento em que a lata é aberta. Por isso, aconselha-se que o consumo de Guinness não seja feito diretamente na lata, mas colocando toda a bebida em um pint. Assim, consegue-se o mesmo efeito visual e a qualidade de um chope Guinness”.


06

CERVEJA DE TODOS OS JEITOS | BEERPACK | JUNHO 2013

BEERPACK

BROOKLYN ANIVERSARY LAGER Chega ao Brasil o lançamento da Brooklyn para comemorar os 25 anos da marca.

mês das cervejas de trigo barco kings and queens cervejaria barco

Estilo: Strong Pale Ale Teor Alcoólico: 5.84% www.segueobarco.com.br

Estilo: Hop Weiss Teor Alcoólico: 8.2%

www.cervejariaklein.com.br

Estilo: Scottish Ale Teor Alcoólico: 4.5% www.mcewans.co.uk

Estilo: Northern English Brown Ale Teor Alcoólico: 4.7% www.broonale.co.uk

Complexidade pode ser o termo que melhor define esta cerveja. Uma Strong Pale Ale com um defumado marcante, que se complementa com um frutado um tanto cítrico e suaves notas de caramelo. A Kings & Queens é uma cerveja complexa que pretende unir apreciadores provocando discussões quanto as diversidades de suas características e aromas.

A Barco é uma marca de cervejas que agrega cervejeiros caseiros, consumidores e cervejarias para produzir colaborativamente e buscar pelas melhores e mais inusitadas cervejas e produtos. A Barco não é uma cervejaria e nem tem uma cerveja feita em série. A versão especial que desenvolveram é produzida na Cervejaria Saint Bier, em SC.

klein brown ale

cervejaria klein

A Klein ostenta o título de ser a primeira cervejaria brasileira a produzir o estilo inglês Brown Ale, que leva lúpulo e maltes ingleses e que conferem a cerveja um aroma de nozes e sabor que lembra caramelo. É uma cerveja que harmoniza perfeitamente com queijos (Camembert e Parmesão), carnes vermelhas e pratos condimentados.

A Klein foi fundada em 2009 no Paraná por dois apreciadores de cervejas especiais: Suelen e Henrique Presser. Iniciaram a produção com uma capacidade de 20.000 litros/mês e produzindo 3 estilos de chope: Klein Pilsen, Klein Stout e Klein Brown. Em 2011, a Klein lançou suas versões em garrafas e ampliou seu portfólio de produção em mais dois estilos.

mcewans export

wells and youngs

A McEwan Export é talvez a cerveja mais viajada do mundo. Primeiramente fabricada para saciar a sede dos ingleses que trabalhavam sob o quente sol indiano, ela foi rotulada como “exportação” e o nome pegou. Esta cerveja começou a ser produzida em 1860, quando seus barris seriam carregados em navios à vela para uma viagem de 5.000 milhas para a Índia.

A McEwan Export é produzida pela britânica Wells & Young’s Brewery, que também produz clássicas como: Wells Bombardier e Young’s Double Chocolate Stout. Com suas origens que remontam ao seculo XIX, quando iniciou sua produção, a Wells & Young’s é atualmente a maior cervejaria privada e independente do Reino Unido, com um portfólio invejável.

newcastle brown ale

newcastle brewery

A Newcastle Brown Ale tem a tradicional aparência marrom que remete a madeira envelhecida. É encorpada, característica do estilo Northern English Brown Ale, e o creme, é denso e consistente. Tem ainda um aroma com abundantes notas de maltes levemente tostados e um caráter frutado e de caramel, que marcam o retrogosto. Esta cerveja é sem dúvida a grande referência no estilo.

A Newcastle Brown Ale começou a ser produzida em 1927 e logo alcançou o sucesso ganhando medalha de ouro no campeonato internacional de cervejas de 1928, em Londres. Desde então a marca não parou de crescer dentro do Reino Unido, sendo a mais vendida na versão garrafa. Recentemente Newcastle Brown Ale recebeu um indicador de proteção geográfica, símbolo da União Européia.


CERVEJA DE TODOS OS JEITOS | BEERPACK | JUNHO 2013

BEERPACK RECEITA DO CHEF Caesar Salad com Frango Defumado e Croutons (2 porções) Por Fábio Pimentel

Chef de cozinha, professor, consultor de restaurantes e blogueiro. gastronomiadescomplicada.com.br

Ingredientes: - 200g de frango defumado desfiado - 200g de alface americana ou romana - 50g de croutons - 1 dente pequeno de alho - 1 gema de ovo - 15g de anchova em conserva (opcional) - 15ml (1 colher de sopa) de vinagre - 50ml de óleo de milho - 60g de parmesão ralado grosso - Sal e pimenta do reino moída a gosto

07

SOUTHERN TIER CHEGA AO BRASIL Tarantino traz para o Brasil 4 rótulos da cervejaria americana

Toda edição, uma receita com cerveja preparada pelos melhores chefs do país. Modo de preparo: Higienize as folhas de alface e reserve; Com o auxílio de um liquidificador ou hand mixer, bata a gema de ovo com o vinagre até a mistura ficar ligeiramente branca. Adicione a anchova, o dente de alho e adicione o óleo aos poucos, como se fosse uma maionese. Adicione sal e pimenta a gosto. Montagem: Em uma travessa, rasgue as folhas de alface e misture com o molho. Sirva as folhas, cobertas com o frango de fumado desfiado, o parmesão ralado e os croutons de brioche. Comer imediatamente. Para quem gostar, pode-se aumentar a quantidade de alho ou de anchova, ou pode-se adicionar cheiro verde ao molho!


Bier Hoff Pilsner medalha de ouro no South Beer Cup 2013

OURO

www.BierHoff.com.br www.facebook.com/BierHoff.Microcervejaria


Cerveja de Todos os Jeitos | JUN 13