Issuu on Google+

Acesse | www.cepe2004.com.br

Ano 24

n

nº 219

n

Santos

n JANEIRO n

2017

Curta

facebook.com/clube2004santos

FELIZ ANO NOVO!

Quem não pôde vir ao Reveillon na Barraca de Praia do CEPE perdeu uma linda festa. Por 16 minutos, o que deu a Santos o título de 2ª maior queima de fogos do país, assistimos a um belo espetáculo. Confira as fotos da festa nas páginas 4 e 5.


BEM ESTAR

TAI CHI CHUAN E SAÚDE EMOCIONAL: UMA PRÁTICA PARA UM NOVO ANO DE RENOVAÇÃO, EQUILÍBRIO E PAZ!

P

opularmente, foi difundida a imagem do Taijiquan (Tai Chi Chuan) como uma prática relaxante que promove equilíbrio e alongamento em forma de meditação. Porém, essa arte esconde muitos outros benefícios que o diferenciam, junto com outras artes internas orientais, de uma simples prática relaxante de alongamento do corpo físico. Estudos presentes na literatura científica recente trataram de tentar definir o que são práticas corporais alternativas, na qual o Taijiquan está inserido. Uma das principais ideias era a possibilidade de equilíbrio emocional através de práticas corporais que proporcionassem a dissolução de “couraças” emocionais, segundo a perspectiva do médico e psicanalista Wilhelm Reich. De diferentes modos, os sujeitos acumulam, ao longo da vida, quantidades de “energia” emocional em determinadas partes do corpo, criando o que ele denominou couraças. Ainda segundo essa perspectiva, o trabalho corporal é uma das formas de liberar tais acúmulos, promo-

vendo saúde mental, emocional e bem-estar dos indivíduos. Considerando o atual conceito de saúde da OMS, que “saúde é um estado dinâmico de completo bem-estar físico, mental, espiritual e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, chegamos à definição de saúde emocional como um estado dinâmico de equilíbrio dos aspectos vitais do Ser, incluindo a relação com o corpo, a mente e o espírito. Vale lembrar que práticas de origem chinesa como o Taijiquan, a acupuntura, as terapias com ventosas e ervas da MTC (medicina tradicional chinesa) e várias formas de ginásticas e exercícios bioenergéticos como Qi Gong e Lian Gong são baseados nos princípios culturais simbólicos da filosofia taoísta. Essas práticas se preocupam com o reequilíbrio de uma bioenergia que se movimenta no nível emocional (Qi/Chi na China, Ki no Japão, Prana na Índia, etc) No Taijiquan, os movimentos corporais têm o objetivo de promover os movimentos de energia vital pelos meridianos. O praticante é guiado a focar e sentir essa

concentração de energia vital e fazê-la percorrer a extensão desses canais, normalizando o fluxo de Qi. A principal ferramenta, ou tecnologia, presente nas práticas chinesas são os exercícios chamados Qi Gong (Chi Kung). Esses exercícios consistem em posturas aliadas a exercícios respiratórios que se configuram em um método estruturado muito eficiente de educação da energia sutil. Além de inúmeros estudos sobre o Taijiquan, que apontam para benefícios no tratamento de problemas osteo-articulares e fisiológicos, há um interessante estudo focado na recuperação da saúde emocional e mental de pessoas que sofreram torturas ou traumas, através da introdução da prática de Taijiquan e QiGong. Um artigo científico de 2008 propõe ainda que o Qi Gong seja considerado por si só a medicina bioenergética, do nível vital. O mesmo estudo comprovou ainda que esta mudança de estilo de vida ocasionou a mutação de 453 genes causadores de câncer para o estado inativo e de 48 genes que atuam na regeneração do organismo doente para o estado ativo. O tratamento também se

mostrou eficaz na regulação de diversos parâmetros metabólicos e redução de gordura abdominal. Tal pesquisa só foi possível através do advento da Epigenética e do reconhecimento das práticas integrativas e complementares no meio científico. Com tudo isso, podemos concluir que a forma de encarar a saúde das práticas orientais que se baseiam na Medicina Tradicional Chinesa, como Taijiquan e Qi Gong, abarcam benefícios físicos e emocionais capazes de trazer espírito de mudanças que todos desejamos para um novo ano mais equilibrado, sereno e saudável! No CEPE Santos Clube 2004, as aulas são ministradas pelo professor Fábio Santos todas as terças e quintas, das 17h30 às 18h30. Para mais informações sobre a modalidade e aula experimental, entre em contato com a Secretaria pelo telefone (13) 3261.2004. Texto baseado no trabalho acadêmico de Tiago Oviedo Frosi; Mauro Luiz Pozatti - Revista Didática Sistêmica, v. 13, n. 1, (2011)

EXPEDIENTE Av. Dino Bueno, 95, Ponta da Praia, Santos/SP | Fone: (13) 3261.2004 | | E-mail: cepe2004@terra.com.br | CLUBE 2004 JORNAL é uma publicação mensal distribuida aos associados e empregados da Petrobrás via correio e também na RPBC | Tiragem: 3 mil exemplares | Jornalista Responsável: Leandro Olimpio - MTB 60120SP | Fotos: Wilson Mello | Diretor de Comunicação e Imprensa: Fábio Alexandre Peres Loureiro. Você pode contribuir com o Jornal. Envie sugestões de matérias nas próximas edições ou uma colaboração para o Departamento de Comunicação.

| Fernando Malingre - Presidente | Maurício Pinto da Silva Soares - Vice-presidente Administrativo/Diretor de Futebol | Fábio Alexandre Peres Loureiro - Vice-presidente Social / Diretor de Comunicação e Imprensa | Eder Valdes Modesto - Vice-presidente Financeiro | Roberto Konig da Silva - Vice-presidente Patrimonial | Fernando Correa da Costa - Vice-presidente Esportes | José Julio Rasteiro - Diretor Responsabilidade Social | Eduardo Soares Freire Pres. Conselho Deliberativo/Diretor de Handebol | Adaedson Costa - Diretor do Depto Jurídico | Carlos Alberto C. da Silva - Conselheiro/Diretor de Área Grupo 5 | Edmilson Cordeiro Alves - Presidente do Conselho Fiscal | Edmilson Braga - Diretor de Área Transpetro - Alemoa | Jairo Francisco Cabral - Diretor de Área Grupo 1 | João Marques Filho - Diretor de Área Grupo 2 | Nivaldo da Hora Jr. - Diretor de Área Grupo 4 | Norberto Donizete Bergamini - Diretor de Futebol de Mesa | Rafael Malingre - Cons./Diretor de Comunicação (site) | Roberto Apolinário da Cruz - Diretor de Área - UO-BS | Waldir Pereira dos Santos - Diretor de Área RPBC | Wagner Roque - Diretor de Natação | Gilberto Alves dos Santos - Diretor de Barraca | Wesley de Oliveira Batista - Diretor de Esportes


ATIVIDADES

ALUNAS DE BALLET FECHAM 2016 NO TEATRO MUNICIPAL As alunas do curso de Ballet do Clube 2004, que tem a coordenação da professora Celia Del Papa, se apresentaram no Teatro Municipal no dia 5 de dezembro de 2016. Parabéns, meninas!

VS Buffet Organizamos cerimônias para todos os tipos de eventos, jantares, coquetéis, coffe break, mesa de frios, frutas e churrasco (13) 3261.2004 / 98114.4485 Av. Dino Bueno, 95 Ponta da Praia No Clube 2004

LOCAÇÃO DO CAMPO SOCIETY Consulte horários disponíveis INFORMAÇÕES (13) 3261.2004


VEM, O ano de 2016 não foi nada fácil. De um jeito ou de outro, a crise política e econômica do país afetou todos nós. Mas quem disse que 2017 não chegaria? O novo ano chegou e com ele a esperança se renova e as forças para seguir em frente com nossos sonhos também. E não temos dúvidas de que celebrar a vida, estar ao lado dos nossos amigos e familiares, nos torna muito mais fortes. Nós, do Clube 2004, nos sentimos privilegiados de muitas vezes servimos de palco para esses momentos únicos de alegria e esperança. Confira as fotos da nossa festa de Reveillon na Barraca de Praia.


2017!

FIQUE LIGADO NA PROGRAMAÇÃO DE 2017 JANEIRO DIA 13, HAPPY SAMBA, NO SALÃO VERDE ÀS 20H FEVEREIRO DIA 17, HAPPY HOUR,NO SALÃO AMARELO ÀS 20H DIAS 25 E 26, MATINÊ NO SALÃO VERDE DAS 16 ÀS 20H MARÇO DIAS 3 E 24, HAPPY HOUR, NO SALÃO VERDE, ÀS 20H


ATIVIDADES SOCIAIS

MUITA FESTA PARA SE DESPEDIR DE 2016 E RECEBER DE BRAÇOS ABERTOS O ANO QUE CHEGA Todo final de ano é assim: nossos associados e amigos não abrem mão de se despedir do ano que termina com uma boa festa. Foi assim com a turma da Associação dos Amigos do Mês (AAA), com o Grupo dos Aposentados (GAP) e G25 e o pessoal da Musculação. Confira as fotos!

No dia 16 de dezembro, a turma da Associação dos Amigos do Mês (AAA) realizou a sua confraternização de final de ano com um jantar dançante para associados e amigos. A associação, presidida por Wladimir José Fonseca Martins, é formada por um grupo de aposentados que se reúnem no CEPE toda última sexta-feira do mês.

A turma da musculação, sob a orientação do professor Thiago Mariussi, fez a sua confraternização de final de ano no dia 17 de dezembro, na churrasqueira social do Clube.

No dia 15 de dezembro, o Gap (Grupo dos Aposentados da Petrobras) e G25 fizeram sua festa de final de ano com associados e amigos no Salão Verde do Clube 2004.


FESTA DO CHOPP FECHA CALENDÁRIO DE FESTAS NO CLUBE 2004 EM 2016 COM GRANDE ESTILO A Festa do Chopp com grande churrasco, realizada no dia 17 de dezembro, foi um sucesso. Casa cheia, com a presença de diversos associados, amigos e familiares que ao longo de 2016 fizeram do clube um espaço agradável e familiar. O evento contou com o show musical do Dj Fabbio Ayres e do Grupo Família. Uma festa certamente inesquecível pra fechar com chave de ouro o calendário de atividades sociais nas dependências do clube em 2016.


RESERVE SUA FESTA NO RECANTO FAMILIAR, NOVO ESPAÇO DO CLUBE

Está pronto o mais novo espaço do Clube 2004 para seus associados, familiares, amigos e seus convidados. Quer fazer um churrasco, um assado e até mesmo uma pizza? O Recanto Familiar é o espaço ideal para a sua festa. O Recanto Familiar tem capacidade para 40 pessoas e o valor da reserva para sócio é de R$ 250,00. Fornecemos duas grelhas,

uma tábua de carne, um refratário para tempero e uma pá de pizza. Não se esqueça de trazer o carvão ou a lenha, caso queira fazer pizza, além de todos apetrechos necessários para servir seus convidados. Não esqueça de agendar com antecedência a data de sua preferência. Estamos aguardando o seu agendamento!

88

CLUBE 2004 DISPÕE DE REDE WIFI

PROTEJA SEU MAIOR PATRIMÔNIO, SEGURO RESIDENCIAL O Seguro Residencial foi feito para garantir o seu patrimônio e superar suas expectativas. Além de todas as coberturas, um completo seguro residencial, tem garantias que vão desde danos elétricos, incêndio e roubo até responsabilidade civil, ele oferece vários benefícios para você e sua casa, através da mão de obra dos Serviços oferecidos gratuitamente ou contratados em clausulas especiais. Os serviços são diversos como alguns por

PARA SÓCIOS

ACESSE!

Av. Pedro Lessa, 3.076, conj. 23, Embaré, Santos

DICAS DE SEGURO & CIA exemplo: Dedetização, desentupimento, caça vazamento, fixação de suporte TV e Quadros, Conserto e fixação de Micro-ondas, Help Desk, Instalação chave tetra, Olho Mágico, Trilho, Varal, Rede, Ventilador de Teto, Pet Residência, Reparo Elétricos, Hidráulicos, Freezer, Fogão a Gás, Maq.de Lavar e Secar Roupas, Louças, Geladeira, Ar condicionado, vidraceiro, entre outros. Também temos planos para Residência Veraneio, com check-up anual Total.

Adalton Vidigal da Costa – Vidigal Corretora de Seguros Corretor e Consultor de Seguros

(13) 3271.2001


Jornal Clube 2004 Janeiro 2017